PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, novembro 10, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] MINI FUNDOS










ELEIÇÕES 2010 (ILHA DE VERA CRUZ): ''DOBRADINHA DE TUTU''

Aécio e Ciro articulam estratégia conjunta

Autor(es): Julia Duailibi
O Estado de S. Paulo - 10/11/2009

Mineiro deve receber deputado em encontro público na próxima semana



O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e o deputado Ciro Gomes (PSB), pré-candidatos à Presidência da República, costuraram uma estratégia conjunta de atuação com o objetivo de se fortalecerem na corrida presidencial de 2010. Os dois articularam agenda pública comum para mandar mensagem de unidade e de capacidade de aglutinar forças políticas a seus partidos e adversários.

A ideia é que já na próxima terça-feira Aécio e Ciro almocem juntos no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, para dar publicidade à dobradinha. Os dois, que cultivam boa relação pessoal, têm conversado com frequência, no momento em que encontram dificuldades para colocar na rua suas candidaturas ao Planalto.

Aécio disputa com o governador paulista, José Serra, a indicação do PSDB para concorrer à Presidência. Nas últimas semanas, entrou numa queda de braço com Serra para antecipar a data de escolha do candidato tucano - o paulista é contra a antecipação da candidatura. Aécio, com projeção nacional menor que Serra, quer que a escolha do nome seja feita até o começo do ano que vem. Os dois governadores conversaram anteontem por telefone e devem se encontrar nos próximos dias para tentar um entendimento.

O encontro com Ciro é útil para Aécio, porque ilustra o que o mineiro tem dito ser o seu diferencial: ter condições de agregar mais forças políticas em torno do projeto presidencial tucano que Serra - o paulista e Ciro são desafetos políticos.

Para Ciro, a boa relação com o Minas vem a calhar. Está melhor colocado nas pesquisas que a pré-candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), mas, além de não ter respaldo na cúpula do governo para lançar sua candidatura, setores do PT trabalharam para asfixiá-la retirando o apoio de outras legendas. "Sou pré-candidato a presidente. Se Aécio não conseguir sua indicação no PSDB, quero ter a simpatia de Minas", disse o deputado. O pré-acordo entre PT e PMDB também prejudicou entendimento em torno da indicação de Ciro para vice de Dilma, posto defendido por setores do PSB.

Na corrida para viabilizar seu nome, o governador mineiro passou o dia em São Paulo onde se encontrou com empresários do Lide (Grupo de Líderes Empresariais). Ao comentar as críticas feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao governo Lula, Aécio afirmou que se deve tomar cuidado para não cair na "armadilha" do debate plebiscitário, defendido pelo PT - em artigo no Estado há quase dez dias, o ex-presidente classificou de "autoritarismo popular" a gestão petista.

Embora tenha defendido FHC, ao dizer que o ex-presidente tem "autoridade intelectual e política", Aécio afirmou que, "do ponto de vista eleitoral, devemos o construir uma estratégia que fuja da armadilha da eleição plebiscitária". "Não é um jogo de vida ou morte", completou.

Aécio montou seu discurso para os empresários apresentando-se como alternativa política, com maior condição de governabilidade. "Não queremos apenas vencer as eleições e criar de novo um radicalismo que assistimos em 94, 98, 2002 e 2006. Não gostaria que 2010 fosse a reedição das últimas eleições, onde quem perde vai para o outro canto do ringue, criando dificuldades".

Seguindo FHC, ele subiu o tom das críticas. Disse que o aumento dos gastos do governo prejudica a capacidade de investimento. "(O País) perdeu oportunidades num ciclo expansivo da economia mundial e menos ainda agregou o que quer que seja do ponto de vista administrativo. Nesse caso, registre-se, ocorreu retrocesso." À tarde, em entrevista ao programa Show Business, de João Dória Jr., na Band, disse que o Brasil vive uma "monarquia republicana", em razão da concentração de recursos nas mãos da União.
------------

ELEIÇÕES 2010 (ILHA DE VERA CRUZ): CUSTO BRASIL

Quem paga tanta generosidade

O Estado de S. Paulo - 10/11/2009

Não há muito o que contestar no argumento utilizado pelo governo Lula para justificar sua política de aumentos de vencimentos de funcionários de diferentes carreiras da administração pública. Um país moderno, eficiente e capaz de assegurar presença destacada no cenário internacional precisa contar com quadros qualificados, como diz a secretária em exercício de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Maria do Socorro Mendes Gomes. E isso custa dinheiro ? do contribuinte.

No entanto, o que a sociedade vem pagando para sustentar a folha de pessoal cada vez mais onerosa do governo federal não tem resultado em melhora da qualidade dos serviços públicos. Tem resultado, isto sim, na melhora da vida de um grupo de brasileiros que não precisa temer a demissão, pois goza de estabilidade, nem precisa se preocupar com a renda futura, pois terá aposentadoria tranquila. É esse grupo que, com a aproximação da eleição, vem merecendo atenção cada vez mais generosa do governo do PT.

A reportagem publicada pelo jornal Valor na segunda-feira sobre a remuneração média do funcionalismo federal, comparando-a com a dos empregados do setor privado, não deixa dúvidas: ganha-se muito mais no governo federal do que na empresa particular. É a enorme diferença em favor do funcionalismo que explica o índice, observado em concursos para determinados cargos, de quase 400 candidatos por vaga.

A situação privilegiada dos funcionários da União não surgiu no governo Lula. Em 1993, por exemplo, quando estava prestes a começar o governo FHC, a média dos salários do funcionalismo federal era 51,4% maior do que a dos empregados das empresas particulares. Em 2002, último ano do governo FHC, a diferença tinha subido para 78,9%. No ano passado, o sexto da gestão do PT, chegou a 101,3%. Em 2009, a diferença deve ser ainda maior e certamente continuará a crescer daqui para a frente, em razão dos benefícios concedidos a partir de 2003.

A folha de pessoal da União vem aumentando seguidamente desde 2004, por conta de generosas correções dos vencimentos do funcionalismo, com índices superiores aos da inflação, da contratação desenfreada de servidores e dos ajustes específicos para diferentes carreiras do funcionalismo. Os aumentos diferenciados, incluídos os concedidos aos militares, resultarão no crescimento de R$ 40 bilhões nos gastos com pessoal até 2012.

Nos sete anos do governo Lula, o Executivo contratou liquidamente 57,1 mil funcionários. Mais 14,4 mil poderão ser contratados no ano que vem, de acordo com leis já aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente. A proposta de Orçamento da União para 2010 cria mais 77,7 mil cargos federais, dos quais 56,8 mil poderão ser preenchidos no próximo ano, embora não esteja claro de onde virá o dinheiro para essas contratações.

Trata-se, no caso dos aumentos salariais para algumas carreiras, de "investimento na inteligência operacional e estratégica do Estado", procurou justificar a secretária Maria do Socorro Mendes Gomes, em entrevista ao Valor. Não há, porém, nenhuma comprovação de que à melhora dos salários do funcionalismo "mesmo em época de crise, como a que o País enfrentou até há pouco e ainda provoca a redução da arrecadação tributária e forçou as empresas particulares a adotar drásticas medidas de contenção de gastos, inclusive com pessoal" venha correspondendo uma melhora na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Em defesa de sua política de pessoal, o governo anuncia o estabelecimento de um sistema de avaliação do desempenho dos servidores federais. Mesmo, porém, que coloque em prática o esquema de avaliação, seus resultados, em termos de qualidade do serviço, serão muito limitados. Nas principais carreiras beneficiadas com grandes aumentos no governo Lula, foi reduzida a diferença entre o salário de admissão, que subiu muito, e o de fim de carreira. Se, por mau desempenho, não receber nota boa na avaliação, o funcionário não terá muito a perder. E, mesmo que receba nota péssima, não tem por que se preocupar. Não pode ser demitido e já ganha muito mais do que ganharia na mesma função na iniciativa privada. Melhorar o desempenho, então, para quê?
------------

TRÊS PODERES: ''COMO PODE UM PEIXE VIVO..."

De calças curtas

Dora Kramer - Dora Kramer
O Estado de S. Paulo - 10/11/2009

Os políticos costumam celebrar os feitos de Juscelino Kubitschek, sendo o mais célebre - mas não necessariamente o mais celebrado, é verdade - a construção de uma cidade no meio do nada e a transferência da capital da República do Rio de Janeiro para Brasília.


O senso comum costuma atribuir os males da política a essa mudança e, a ela, o distanciamento entre representantes e representados. Há os que também responsabilizam a transferência da capital pelo início dos dissabores que assolam o Rio, mas essa é uma outra história.

O que nos interessa aqui é o fato: Brasília é a capital do Brasil há quase 50 anos. E é na capital que funciona a sede do Congresso Nacional, local de trabalho de deputados federais e senadores.

Quando a sede da República era no Rio, todos moravam na cidade e não havia discussão, nem visitas semanais obrigatórias às bases ou jornada de trabalho reduzida às terças e quartas-feiras.


Para o atendimento das demandas locais existem os deputados estaduais e os vereadores. Parece claro.

Mas não é tão cristalino assim para suas excelências que não apenas passam a maior parte do tempo longe do local de trabalho onde deveriam dar expediente, como querem tirar vantagem da ausência e ainda nos convencer de que estão no gozo de seu direito pleno.

No domingo, o jornal O Globo publicou uma dessas reportagens que não revelam nenhuma novidade, mas retratam uma lamentável realidade com a qual se convive pela força da inércia.

O jornal fez algo muito simples e de grande utilidade: na quinta-feira passada pôs um repórter-fotográfico a registrar os deputados que marcavam presença em plenário e outro a conferir o movimento de saída no aeroporto.

Claro que flagrou várias excelências - algumas de bom histórico - no exercício da mais deslavada das gazetas. Os mesmos deputados que vinte minutos, meia hora, uma, duas ou três horas antes marcavam o ponto no plenário, preparavam-se para o embarque em direção aos seus Estados, deixando as presenças devidamente registradas como se lá estivessem.

Uma fraude, certo? Nenhuma diferença em relação ao servidor que assina o ponto sem trabalhar, só para constar e tornar regular o pagamento registrado no contracheque, correto?


Não para a corregedoria nem para a procuradoria da Câmara, muito menos para os parlamentares flagrados. Com anuência do corregedor e do procurador, eles justificam que a prática é habitual e não se configura como gazeta porque o regimento interno os libera quando as votações são simbólicas, como em geral ocorre às quintas-feiras.

E quem disse que o trabalho do parlamentar se resume ao plenário? E quem disse que é certo marcar uma presença inexistente?

O regimento? O mesmo que não proibia o desvio da cota de passagens aéreas? Pois é, nem tudo na vida é manual. Há aspectos que só compreende quem tem um mínimo de escrúpulos.



Honra ao demérito

Entre punir a turba de 700 agressores ou castigar a aluna agredida, a Universidade Bandeirante fez a escolha que lhe pareceu financeiramente mais vantajosa. Numa visão pragmática, optou pela maioria: antes a baixa de uma mensalidade que o risco de um déficit de receita mais pesado.

As garantias individuais, a liberdade de ir e vir, a civilidade, o princípio da igualdade, da tolerância, do respeito ao próximo, tudo foi mandado devidamente às favas em nome da supremacia da vontade da maioria e sob uma justificativa esfarrapada: as atitudes "provocativas" da moça que vai de saia curta à escola.

Algo a ver com política? Tudo, principalmente nessa quadra em que o mais importante é o resultado e os fins justificam o uso de quaisquer meios.

Ainda que as armas preventivas de defesa da moral e dos bons costumes representem um elogio à selvageria coletiva e agridam o artigo 5º da Constituição Federal. Lá está escrito que todo cidadão é livre para fazer tudo o que estiver dentro da lei e que ninguém será submetido a tratamento degradante.

Qual o crime da estudante Geisy Arruda? Divertir-se sacudindo a libido alheia.

Qual a atrocidade dos bárbaros indomados? Impingir a outrem tortura moral e ameaça de linchamento físico.

Qual a infração da Universidade? Impor sua opção pela lei do mais forte em detrimento à lei mais forte do País, extinguindo por conta própria os ditames da Constituição.

Na Uniban não vigora o Estado de Direito. Lá viceja a liberdade de injuriar, agredir, humilhar, desrespeitar e barbarizar.

Se não há garantias para Geisy, não há para mais ninguém que desobedeça aos critérios de conduta impostos pela malta à qual a Uniban conferiu salvaguarda para defender o "ambiente escolar" com a truculência que achar conveniente à ocasião.

Até no recuo de última hora pautado pela repercussão negativa, não pela convicção do que é certo e do que é o errado, a Uniban assemelha-se ao pior da política.
---------------

ELEIÇÕES 2010 (ILHA DE VERA CRUZ):

Lula brinca ao sugerir ‘mais 5 anos’ com Alencar

"A gente até aguentaria mais 5 anos", diz Lula

Autor(es): Clarissa Oliveira
O Estado de S. Paulo - 10/11/2009

Homenagem a José Alencar, ontem à noite na Fiesp, reuniu os principais nomes cotados para a corrida de 2010 como Dilma, Serra, Aécio e Ciro

Os principais nomes colocados para a corrida presidencial do ano que vem deram uma trégua nas críticas e se juntaram na noite de ontem em uma plateia montada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para homenagear o vice-presidente José Alencar. Na cerimônia em que o vice recebeu o título de presidente emérito da entidade, dividiram espaço a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e os governadores tucanos José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais, além do deputado Ciro Gomes (PSB-CE).


Em geral, o tom de homenagem guiou os discursos. Ainda assim, coube ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva reservar espaço em sua fala para alguns apartes sobre temas eleitorais. O presidente, que chegou a derrubar algumas lágrimas ao lembrar a parceria com Alencar, brincou sobre a possibilidade de um terceiro mandato. "A gente até que aguentaria mais uns cinco anos."

Serra e Lula - únicos a discursar além de Alencar e do presidente da Fiesp, Paulo Skaf - se revezaram em elogios ao vice. Serra recorreu ao discurso sobre o perfil trabalhador e empreendedor de Alencar. Já Lula descreveu o vice como sua "cara-metade". "Foi uma dádiva de Deus ter te encontrado", disse.

No discurso, contudo, Lula encaixou uma alfinetada discreta em Serra. Após o governador tucano ter cumprimentado as autoridades presentes em seu discurso, o presidente abriu sua fala dizendo que não reverenciaria a todos, pois não tinha em mãos uma nominata. "Mas como não sou mais candidato nem preciso cumprimentar muita gente", emendou.

Lula também arrancou lágrimas de Alencar ao relembrar o convite que lhe fez para compor a chapa presidencial de 2002. "Quem sabe se a gente tivesse se conhecido há muito mais tempo, eu não tivesse perdido tantas eleições", disse Lula. "Eu já estava cansado de ter sempre 30% dos votos."

O presidente disse ter sido indagado por Alencar se o PT o aceitaria na Vice-Presidência. "Eu é que estava aceitando, que estava precisando."

Serra procurou dizer que Alencar se aproximou do povo paulista. "Essa proximidade com São Paulo parece até uma coisa de predestinação", afirmou, ao lembrar que o local de nascimento do vice, em Minas, costumava se chamar São Paulo do Muriaé.

Alencar, por sua vez, também não economizou nos afagos a Lula. "Ninguém vota no vice-presidente. Vota no titular. Eu procurei não atrapalhar as duas campanhas e acho que não atrapalhei, porque nós ganhamos", disse. E, reconhecendo que passou bastante tempo no exercício da Presidência, lembrou que achava que Lula não viajaria muito para o exterior. Ainda assim, o vice garantiu em seu discurso ao menos uma brincadeira tradicional. Ao falar do crescimento econômico, observou: "Não é graças aos juros altos não. É apesar deles."
---------------------

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

10 de novembro de 2009

O Globo

Manchete: Bicho pagou festa para desembargadores no Rio
Coquetel bancado pela Liga das Escolas encerrou encontro de presidentes de TREs

A Liga Independente das Escolas de Samba, controlada pelos bicheiros, pagou uma festa oferecida no encerramento do encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais. O evento, com visita à Cidade do Samba, show e coquetel, aconteceu em 28 de agosto deste ano e foi patrocinado pela liga a pedido do então presidente do TRE-RJ, desembargador Motta Moraes. Ao discursar no coquetel, Motta Moraes homenageou os bicheiros Aniz Abraão David, o Anísio, e Luizinho Drummond, ambos da cúpula da Liga. Anísio foi preso na Operação Furacão, em 2007. A Liga informou que o custo da festa foi baixo, mas não divulgou valores. O desembargador Motta Moraes disse não ver problemas em pedir apoio da Liga para um evento de magistrados: "Fiz e faria de novo." (págs. 1 e 3)

MEC faz propaganda do governo no Enade

Das dez questões de conhecimentos gerais comuns às 27 carreiras do ensino superior avaliadas anteontem pelo Enade, seis elogiam ações do governo Lula ou criticam a imprensa. Uma trata do "possível êxito" da campanha para reduzir o uso de sacos plásticos. Outra, em afinidade com o Planalto, diz que Lula foi criticado pela mídia ao afirmar que a crise seria uma marolinha no Brasil, mas que agora tais previsões são confirmadas pela imprensa estrangeira. Numa pergunta sobre F-1, todas as opções de resposta criticam a mídia. (págs. 1 e 5)

Gazeta da 5ª feira ignora fila de projetos

A desculpa dos deputados gazeteiros de que não há o que fazer na Câmara às quintas-feiras esbarra em uma fila de projetos ainda não votados na Casa. Pelo menos 53 aguardam votação até o fim do ano, e só 11 foram apreciados até agora. Na opinião de alguns deputados, a quinta-feira poderia ser mais produtiva. "A quinta é o dia da vazante", critica o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). (págs. 1 e 8)

Uniban recua e mantém aluna que usou minissaia

Ministério exigiu explicações e MP abriu inquérito para investigar crimes contra Geisy

Pouco depois de receber do MEC o prazo de dez dias para tentar explicar a expulsão da estudante Geisy Arruda, que usou minissaia em sala de aula, a Universidade Bandeirante (Uniban), de São Paulo, recuou da decisão. O Ministério Público Federal instaurou inquérito para apurar o caso, que foi amplamente noticiado pela imprensa internacional. Em entrevista, Geisy chorou e disse que pretende continuar na Uniban até o fim do ano. "Eu me senti um lixo", protestou. Seu advogado diz que ela foi vítima de sete crimes. (págs. 1 e 4)

Foto legenda: A nova queda do Muro

Um gigantesco dominó é derrubado numa extensão de 1,3 km em Berlim, num ato simbólico que festejou 20 anos da queda do Muro. (págs. 1, 25 e 26 e Míriam Leitão)

Corte de gás-estufa ficará em 40%

O governo admitiu ontem um corte de emissões de gases-estufa de cerca de 40% em 2020 - em relação à projeção de lançamentos. Já o governador de São Paulo, José Serra, sancionou redução de 20% sobre números de 2005. (págs. 1 e 28)

Venda de ar condicionado sobe e luz cai

Com o forte calor dos últimos dias, a venda de condicionadores de ar e ventiladores cresceu até 40%. Alguns modelos sumiram das prateleiras. A Aneel vai inspecionar instalações da Light para saber o motivo da falta de luz em 30 bairros do Rio. (págs. 1 e 19)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: FGTS tem o menor ganho da história

Rendimento em 2009 será de 3,9%, abaixo dos 4,27% que o mercado projeta para a taxa de inflação

o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) terá, neste ano, o menor ganho desde sua criação, em 1966. Com a queda da Selic, taxa básica de juros, o governo teve de reduzir a TR (Taxa Referencial), que corrige o FGTS e a poupança.

As contas do FGTS dos trabalhadores vão fechar o ano reajustadas em 3,9%, abaixo da inflação projetada pelo mercado -4,27%, informa Marcos Cézari. A cada ano, o poder de compra do dinheiro depositado no FGTS vem diminuindo. (págs. 1 e B1)

Universidade volta atrás e anula expulsão de estudante

Em comunicado assinado pelo reitor Heitor Pinto Filho, a Uniban revogou a decisão de expulsar a aluna do curso de turismo Geisy Arruda, 20, tomada pelo Conselho Universitário da instituição na última sexta-feira.

Em 22 de outubro, Geisy foi hostilizada por colegas por usar um vestido curto. Sua expulsão fora divulgada anteontem pela universidade, por anúncio em jornais. A Uniban não informou se vai adotar medidas para protegê-la. A aluna não comentou o recuo. (págs. 1 e C1)

José Simão: Universitárias têm três opções: burca, xador e saco de lixo! (pág. E9)

Foto legenda: 20 anos nesta noite

Fogos iluminam portão de Brandemburgo no aniversário da queda do Muro de Berlim; líderes dos países que dividiram a Alemanha no pós-guerra participaram (págs. 1 e A11)

Governo de SP adia prova de 2,5 milhões de alunos

Em cima da hora, o governo paulista adiou as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP) que seriam aplicadas a partir de hoje a 2,5 milhões de alunos das redes pública e privada.

O Saresp mede a qualidade do ensino das escolas do Estado. O exame será feito na semana que vem, de terça a quinta. Segundo o governo, houve falha da empresa contratada para imprimir e distribuir as provas. (págs. 1 e C9)

Brasil não terá meta obrigatória para reunião do clima, diz Dilma

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse que o governo federal deve levar um "objetivo voluntário", e não uma meta obrigatória, de corte das emissões dos gases-estufa à conferencia da ONU sobre o clima, no mês que vem, em Copenhague.

O valor pode ficar em 40% de redução até 2020. O anúncio oficial está previsto para o fim da semana. (págs. 1 e A4)

SP sanciona lei que prevê corte de 20% na emissão de CO2 em relação a 2005. (págs. 1 e A6)

Erro na conta de luz causa perda de R$ 631 foi só no 1º semestre

As perdas para o consumidor em razão da falha na metodologia de cálculo do reajuste das tarifas de energia elétrica chegaram a R$ 631 milhões só no primeiro semestre deste ano, segundo cálculos da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Das dez distribuidoras analisadas, a que recebeu mais dinheiro do consumidor devido à metodologia errada foi a Eletropaulo, com R$ 174 milhões. (págs. 1 e B5)

Justiça na Bahia acata ação contra três empreiteiras

A Justiça Federal na Bahia acatou denúncia contra executivos da Camargo Corrêa, da Andrade Gutierrez e da italiana Impregilo, acusadas de fraude e formação de cartel e quadrilha na licitação do metrô de Salvador.

O Ministério Público Federal acusa consórcio de ter "comprado" o primeiro lugar na licitação. Empresas negaram ilegalidade. (págs. 1 e A10)

Cotidiano: Tribunal errou quando anunciou que guarda tinha sido absolvido (págs. 1 e C4)

Editoriais

Leia "USP na encruzilhada", sobre a eleição para reitor, e
"Fiscalização Isenta", acerca de tribunais de contas. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Dólar cai a R$ 1, 70 e BC prevê que câmbio seguirá instável

Cotação volta ao patamar anterior ao IOF e mercado espera novas medidas

Pela primeira vez desde que o governo decidiu cobrar IOF sobre os investimentos estrangeiros em renda fixa e variável, o dólar recuou para a casa de R$ 1,70. A moeda americana perdeu ontem 1,05% e fechou cotada a R$ 1,701. É o menor valor desde 15 de outubro - quatro dias depois, o ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou a medida, e no dia seguinte o dólar subiu para R$ 1,744. A nova baixa se explica pelo grande interesse dos investidores estrangeiros pelo Brasil, e analistas consideram que o governo deverá tomar novas medidas para conter a valorização do real. Em entrevista ao Estado, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse esperar que o dólar siga "com certa volatilidade". Para ele, porém, a situação não deverá afetar o "crescimento forte" da economia do Brasil. (págs. 1, B1 e B3)

Economia pós-crise cresce 9%

A economia brasileira cresceu quase 9% no terceiro trimestre do ano, segundo projeções de consultorias, que levam em conta a taxa anualizada do PIB. No quarto trimestre, porém, a expansão deve recuar para cerca de 6%. (págs. 1 e B3)

Festa do Muro lembra vítimas do comunismo

Os 20 anos da queda do Muro de Berlim foram lembrados ontem na capital alemã com homenagens às vítimas do regime comunista. Milhares de pessoas enfrentaram a chuva e o frio para se reunir no Portão de Brandenburgo. "Antes da alegria da liberdade, muitos sofreram", discursou a chanceler alemã, Angela Merkel. (págs. 1, A12 e A13)

Foto legenda: Dominó histórico - Mil peças de isopor de 2,5 melros de altura, pintadas por 15 mil crianças e jovens, representando pedaços do Muro, formaram fila de 1,5 quilômetro

Emenda facilita criação de municípios

Emenda constitucional pronta para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado devolve aos Estados a prerrogativa para criar, incorporar, fundir e desmembrar municípios. A emenda altera a Constituição que, desde 1996, estabelece que a concepção de novos municípios depende de lei federal. Atualmente, 1.400 cidades não têm recursos para se sustentar e dependem de repasses feitos pela União. (págs. 1 e A4)

Criticada, Uniban recua de expulsão

A repercussão negativa da expulsão de Geisy Arruda, sob acusação de “provocar” o assédio coletivo que sofreu ao usar vestido curto, fez o reitor da Uniban, Heitor Pinto Filho, revogar a decisão. O recuo ocorreu após discussões com a área de publicidade da instituição. "Estão me chamando de coisas que eu não sou", afirmou Geisy. (págs. 1, A16 e A17)

Foto legenda: Medo - Geisy chora em entrevista e diz temer nova humilhação

Análise: Roldão Arruda
O estímulo a preconceitos latentes

O caso da Uniban é questão de direitos civis. O que se viu foi a volta do patriarcalismo, que apesar das conquistas femininas continua nos assediando. (págs. 1 e A11)

Governos usam 'esquema legal' contra mídia, diz SIP

O presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Enrique Santos Calderón, alertou que está despontando na América Latina um sofisticado "esquema legal" que governos estão implantando para enfraquecer a imprensa. Calderón destaca os casos de Venezuela e Argentina. (págs. 1, A10 e A11)

‘Estado’ sob censura há 102 dias (pág. 1)

Planalto muda e aceita fixar meta ambiental

O governo mudou sua posição sobre não adotar meta de redução de emissões de gases do efeito estufa. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse que o Brasil levará “um compromisso com um número" para a conferência do clima de Copenhague, no mês que vem. (págs. 1 e A18)

Polêmica: José Celso Martinez Corrêa

Lula faz política culta e com arte

Acho, diferentemente de Caetano, que temos em Lula o primeiro presidente antropófago brazyleiro. Ele tem phala e sabedoria carnavalesca nas artérias. Lula não para de carnavalizar, de antropofagiar, pro País não parar de sambar, usando as próprias oligarquias. (págs. 1 e D11)

Caetano explica declarações

Cantor diz que "fala analfabeta" de Lula não é algo meramente negativo. (págs. 1 e A6)

Notas e Informações: Chávez vai à guerra

Na América Latina, guerras já foram travadas por motivos menos graves do que as ambições de Hugo Chávez e o seu medo de ver a maioria dos seus súditos se voltar contra ele. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Vendas de veículos desafiam a crise

Foi o 3° melhor outubro para carros. Nos caminhões, aumento de 12%

A queda na comercialização de veículos mês passado era esperada, mas a resposta do mercado surpreendeu: foi o terceiro melhor outubro em vendas da história da indústria. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a redução de 4,6% está relacionada ao fim do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados. Porém houve crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2008. O efeito também se registrou com os caminhões, com aumento de 12,2%. Mais credito, juros baixos e menor inadimplência, associados à maior confiança na economia, seriam as causas. (págs. 1 e Economia A15)

Repressão recua: Entidades intercedem a favor de Geisy

Uniban volta atrás e reintegra pivô da crise do vestido curto
Mec não interfere para preservar a autonomia universitária
Alunas da PUC, com pernas à mostra, criticam a colega
(págs. 1 e Tema do dia A2 a A4)

Foto legenda: Ousadia vence - Geisy conseguiu voltar à universidade, mas foi reprovada por alunas da PUC

Número de acidentados cai 26,7% com Lei Seca

Mais de 390 pessoas escaparam da morte ou de ferimentos provocados por acidentes de trânsito em outubro, no Rio. O resultado é atribuído à Operação Lei Seca, que em seu oitavo mês consecutivo obteve queda de 26,7% no número de vítimas, em comparação com outubro do ano passado. Cerca de 20 mil multas já foram expedidas. (págs. 1 e Cidade A14)

Helicóptero seria alvo de sem-terra

Um helicóptero que sobrevoava a Fazenda Santa Bárbara, no Pará - invadida na semana passada por grupos de sem-tem - teria sido alvo de disparos na tarde de domingo. A bordo, uma equipe filmava para a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). (págs. 1 e País A6)

Todos festejam Queda do Muro

Líderes mundiais do passado e do presente reuniram-se ontem na capital alemã para comemorar o 200 aniversário da Queda do Muro de Berlim. Peças gigantes de dominó foram colocadas ao longo do trecho original do muro e derrubadas. (págs. 1 e Internacional A20 e A21)

Coisas da política

Lula, metamorfose e outras palavras. (págs. 1 e A2)

Informe JB

MP de olho no PMDB em Mato Grosso do Sul. (págs. 1 e A4)

Anna Ramalho

Gilberto Gil declara voto em Marina Silva. (págs. 1 e A13)

Editorial

Caso Geisy é um símbolo da intolerância. (págs. 1 e A8)

Sociedade Aberta

Ademar Seabra da Cruz Jr.
Diplomata

Com a Queda do Muro, um admirável mundo novo. (págs. 1 e A21)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Castigos sem crimes

Advogado de Brasília e estudante paulista são vítimas de arbitrariedade e intolerância

Aldenor, o homem que pagou por um assassinato inexistente

Depois de condenar o advogado Aldenor Ferreira da Silva por um homicídio em 1980, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal admitiu ter cometido um “erro judicial lastimável”. A vítima do suposto assassinato foi presa em 1995, em São Paulo. Aldenor chegou a ficar um ano e sete meses na Papuda por causa da acusação. “Só suportei tudo isso por conta dos meus filhos e da minha mulher, que se mantiveram firmes ao meu lado”, diz. (págs. 1, 23 e 24)

Expulsa e readmitida, Geisy vai mudar de faculdade em 2010

A Universidade Bandeirante (Uniban) tentou reparar o estrago, mas já era tarde. A expulsão de Geisy Nova Arruda, 20 anos, provocou a reação do Ministério Público, da Polícia Civil, da OAB, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres e do Congresso Nacional. Ao Correio, o advogado da estudante, Nehemias de Melo, disse que manterá a ação de indenização contra o que considera falso moralismo e agressão aos direitos da mulher. (págs. 1 e 8)

Comércio tem três mil vagas abertas

Shoppings e lojas de entrequadras preencheram apenas metade dos empregos temporários oferecidos para o fim de ano. A seleção de trabalhadores continua (págs. 1, 33 e QR Code com a análise de especialistas sobre o mercado)

Berlim reafirma a liberdade

Milhares de alemães se emocionaram ontem, em frente ao Portão de Brandemburgo, com a queda de peças de dominó gigantes que simbolizaram a derrubada do muro, a reunificação da Alemanha e o fim do domínio comunista soviético, há 20 anos. (págs. 1, 18 e 19)

Copa 2014: VLT e balão do aeroporto receberão R$ 361 mi

O GDF recebeu da União a garantia de empréstimos para a melhoria do transporte e da infra-estrutura viária para a Copa do Mundo. Após reunião com os ministros das Cidades, do Planejamento e dos Esportes, o governador em exercício Paulo Octávio confirmou negociações na obtenção de recursos este ano. (págs. 1 e 34)

Câmbio: Em queda, dólar pode chegar a R$ 1,55 no fim do ano

Nem mesmo a taxação de 2% sobre o fluxo do capital externo no país, adotada pelo Banco Central há três semanas, conseguiu deter a desvalorização da moeda dos EUA frente ao real. Ontem, a cotação baixou a R$ 1,70. Especialistas ouvidos pelo Correio apostam em redução acentuada nas próximas semanas. (págs. 1 e 11)

Fraude: Emissão de diplomas falsos vira caso de polícia

A Delegacia de Defraudações e Falsificações abriu inquérito para apurar denúncias de venda de certificados do ensino médio pelo Ilal. Segundo reportagens do Correio, alunos aprovados em vestibulares se valeram de documentos sem valor legal para entrar na faculdade. (págs. 1 e 27)

----------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
----------