PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, junho 16, 2008

XÔ! ESTRESSE II [In:] TEMPOS DE DUNGA [''MORTE SÚBITA'']












[Homenagem aos chargistas brasileiros].

XÔ! ESTRESSE [In:] (GUARÂNIA + FUTEBOL ANÃO) = 2 x 0










[Homenagem aos chargistas brasileiros].

MINISTRO/GOVERNO LULA: ''DESAFINADO'' OU ''DESAVISADO'' ?

.
Ministro Miguel Jorge reitera posição contrária à criação da CSS
.
.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, reiterou hoje (13) sua posição contrária à criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). Ele argumenta que por princípio qualquer ministro que esteja à frente de sua pasta tem que ser contra a criação de novos impostos.

“Ele tem que defender, coisa que eu faço, a redução da carga tributária sobre o sistema produtivo”,
afirmou, após participar de painel no 28º Ciab Febraban - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras. O ministro defendeu a proposta de reforma tributária do governo, em tramitação na Câmara dos Deputados, afirmando que não aumentará a carga tributária, e sim simplificará o sistema tributário. “Se ela [reforma tributária] for aumentar a carga, certamente o Congresso Nacional deve rejeitá-la. Eu acredito que ela possa ser aprovada ainda este ano, e espero que seja, porque ela é o primeiro passo para outras discussões de reformas mais amplas. Temos que avançar nas reformas das quais falamos há dez, 15 anos”, afirmou.
______________
Fonte: Rádio Nacional. Foto matéria.
http://www.politicoemacao.com.br/noticia_int.asp?cod=2000

CBF/SELEÇÃO BRASILEIRA: SÓ FALTOU A ''BOLA''

.

CBF leva ministro do TCU com seleção
.

A CBF escolheu Marcos Vilaça, ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), para chefiar a delegação da seleção que jogou ontem em Assunção.
O órgão do qual faz parte Vilaça criará, por sugestão do ministro Aroldo Cedraz, um grupo de trabalho para fiscalizar os gastos públicos na Copa-2014.
"O governo vai acabar assumindo encargos, sejam financeiros ou de articulação dos atores envolvidos na Copa de 2014. Ou seja, nós seremos, de qualquer forma, demandados para fiscalizar", afirmou Cedraz, no final do ano passado, quando surgiu a idéia do grupo.
A iniciativa de Cedraz foi apoiada por Vilaça -chamou a intervenção de "preciosa"- em texto que ele escreveu numa "comunicação ao plenário" em novembro de 2007 e que está no site do TCU.
A organização da Copa-2014 estará nas mãos de Ricardo Teixeira, o presidente da CBF, responsável por indicar os chefes de delegação da seleção, cargos quase sempre figurativos.
Geralmente ele fica com presidentes de federações. Em alguns casos, de políticos, de diferentes partidos, com quem a CBF tem bom relacionamento.
Em outras viagens, a confederação já bancou despesas de desembargadores, juízes e políticos para acompanhar o time nacional ou eventos do futebol.
Teixeira diz que a Copa de 2014 não terá recursos do governo na sua organização propriamente dita. O dinheiro estatal seria para obra de infra-estrutura, sem a participação do comitê organizador, que será tocado por ele. Mas há diversos governos estaduais que prevêem recursos públicos para a construção de estádios.
A Folha não conseguiu localizar ontem Vilaça no estádio Defensores del Chaco.
No site da CBF, ele aparece numa foto ladeado por membros da comissão técnica do time nacional, que ficou hospedado no hotel Sheraton, um dos mais caros de Assunção.
Em seu site, a CBF lembra que o ministro da TCU já foi um cartola do futebol, quando dirigiu o Náutico nos anos 60.
"Participei da campanha do hexacampeonato pernambucano, um título que só o Náutico possui", afirmou Vilaça ao site da CBF, onde ainda lembrou que, quando tinha dez anos em Limoeiro, sua cidade natal, em Pernambuco, fundou o Monte Real Futebol Clube.
No TCU, Vilaça, que também é membro da Academia Brasileira de Letras, é um dos principais responsáveis pela investigação do estouro do orçamento para o Pan do Rio -sempre foi bastante crítico com isso.
O Tribunal de Contas da União também quer fiscalizar os gastos da candidatura do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016.
>
>
(Folha Online, do ENVIADO A ASSUNÇÃO; PAULO COBOS)
- 1606. Fotos: Celso Adorno, Reuters (Robinho), sítio da CBF (Ministro Vilaça).

BNDES/PAULINHO: DA FORÇA OU NA FORCA [Uma questão ortográfica?]

.
Novo grampo reforça suspeita contra Paulinho


Um grampo capturado no dia 23 de janeiro, durante as investigações da Operação Santa Tereza, é apontado pela Polícia Federal como novo elo entre o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, e a suposta organização criminosa que operava desvios de verba do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na gravação, dois dos réus da Santa Tereza discutem quem "é o chefe que define os porcentuais". Para os federais, "o chefe" é Paulinho.

A PF crava a informação ao cruzar o conteúdo da gravação com o interrogatório do coronel Wilson Consani Junior, realizado no dia 24 de abril. Na ocasião, afirmou: "Paulinho é nosso chefe maior." Há quatro dias, Consani compareceu à Justiça Federal. Apesar de seu depoimento ter sido remarcado para o dia 23 de junho, reafirmou à imprensa: "O chefe é mesmo o Paulinho. É o tratamento que dávamos a ele." Os réus pegos no grampo são Jamil Issa Filho - assessor do prefeito de Praia Grande (SP), Alberto Mourão (PSDB) - e o dono do prostíbulo WE Original, Manuel Fernandes de Bastos Filhos, o Maneco, até hoje foragido. Eles ainda não haviam sido tão fortemente ligados ao parlamentar. Contudo, para os federais, quando Maneco fala com Jamil a respeito da verba do BNDES para Praia Grande, o acusado está falando de Paulinho. De acordo com a Polícia Federal, o deputado receberia R$ 256.547,13 pelo empréstimo de R$ 123 milhões do banco estatal à prefeitura paulista. O valor foi encontrado em planilha na sede da Progus Consultoria, empresa de Marcos Mantovani, também réu da Santa Tereza. O advogado de Paulinho, Antonio Rosella, afirma que as acusações contra o deputado são absurdas e as citações a seu nome não significam que ele esteja envolvido no esquema do BNDES. O defensor critica ainda o que denomina de "grampolândia".

TRECHO DO GRAMPO

Jamil: "Escuta"

Maneco: "Fala Jamil"

Jamil: "O Beto comentou alguma coisa contigo?"

Maneco: "O quê?"

Jamil: "Ele foi lá pra liberar pra você"

Maneco: "É que o Mourão deve ter mandado ele ir lá"

Jamil: "Bom, e aí o Zé falou que era pra liberar 4%. De repente ele tá jogando"

Maneco: "Certo"

Jamil: "Ele tá jogando, entendeu?

Maneco: "Tá"

Jamil: "E de repente ele não tá jogando e os caras estão querendo ainda ganhar um e meio"

Maneco: "Ganhar um e meio de quem?"

Jamil: "Hahaha, do chefe."

Maneco: "Mas o chefe é que tem que ter ligado avisando qual era o porcentual"

Jamil: "É"
______________

[Roberto Almeida, Estadão. 1606]. Foto Celso Junior/AE.

PETRÓLEO: ONDE ESTÁ A ''SUJEIRA'' [II] ?

Arábia Saudita vai aumentar produção de petróleo

- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a Arábia Saudita irá aumentar sua produção de petróleo em uma tentativa de fazer com que os altos preços do produto caiam.

Os líderes sauditas, que se reuniram com Ban Ki-moon neste domingo em Jeddah, na Arábia Saudita, concordaram em produzir um adicional de 200 mil barris por dia - cerca de 2% da atual produção - a partir do próximo mês. A decisão teria sido tomada depois de pedidos de clientes, supostamente refinarias. Ban se reuniu com ministro saudita para o petróleo, Ali al Naimi, e com o rei Abdullah. O governo saudita não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Anteriormente, os sauditas disseram que haviam aumentado sua produção em 300 mil barris por dia no mês passado, mas as declarações de Ban parecem indicar que o aumento mencionado durante o encontro deste domingo será adicional. Ban disse também que os líderes sauditas disseram que poderiam responder positivamente a outros pedidos para aumentar o fornecimento de petróleo. Analistas acreditam que a Arábia Saudita seja o único produtor com capacidade para extrair substancialmente mais petróleo cru. Os integrantes da Opec, a Organização dos Países Produtores de Petróleo, têm argumentado que os altos preços do petróleo têm sido causados por especuladores no mercado financeiro e não pela falta do produto.
A Arábia Saudita irá realizar um encontro entre produtores de petróleo na próxima semana.
_____
BBC Brasil. Estadão. 1606.

ETANOL: ONDE ESTÁ A ''SUJEIRA'' ?

Sucesso do etanol do Brasil revela 'segredo sujo', diz 'LA Times'

- A ascensão da economia brasileira, impulsionada pelo combustível obtido a partir da cana-de-açúcar, traz à tona "o segredo sujo do etanol": as condições primitivas de trabalho às quais são submetidos os catadores da cana, afirma uma reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal americano Los Angeles Times.

O jornal afirma que o Brasil, "a Arábia Saudita dos biocombustíveis", tem mais de 300 mil trabalhadores temporários na indústria da cana vivendo sob condições que variam de "deploráveis à completa servidão". Fontes do Ministério Público ouvidas pelo LA Times afirmam que "pelo menos 18 cortadores de cana morreram nos últimos anos, vítimas de desidratação, ataques cardíacos ou outros fatores ligados à exaustão em regiões onde a floresta passou a dar lugar à agricultura". "Isto não inclui um número desconhecido de outros que morreram em acidentes, por excesso de trabalho. Até prisioneiros têm melhores condições de vida", disse o promotor Luis Henrique Rafael ao diário americano.

Cachaça

"A única forma de lazer deles é a cachaça", acrescentou ele.

O jornal cita o relatório divulgado no mês passado pela Anistia Internacional em que a organização denunciou que mais de mil catadores de cana foram resgatados em junho de 2007 após serem submetidos a trabalho escravo por um grande produtor de etanol, Pagrisa, no Pará. "Apesar de os casos de escravidão ganharem mais destaque, há casos de abusos diários, como baixos salários, longas horas de trabalho, baixos padrões de segurança, ausência de serviços sanitário e de saúde, além de exposição a pesticidas e outros produtos químicos". O Los Angeles Times afirma que as crescentes críticas internacionais provocaram a reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que o governo e produtores querem melhorar as condições de trabalho na indústria da cana. O jornal destaca uma parte do discurso do presidente durante a conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos (FAO), em Roma, em que ele diz que "o trabalho nas lavouras de cana não é mais difícil do que nas minas, que foram a base para o desenvolvimento da Europa". "Peguem uma faca para cortar cana e depois vão a uma mina a 90 metros de profundidade para explodir dinamite. Vocês verão o que é melhor", disse Lula na conferência. Trabalhadores de cana entrevistados pela reportagem reclamaram do regime do trabalho, dizendo trabalhar 12 horas por dia, às vezes sete dias por semana sob um sol escaldante. "Como migrantes de outros países, eles sucubem às suas reivindicações diante da falta de oportunidades de emprego", afirma o jornal.
.
BBC Brasil. Estadão. 1606.

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA"

16/junho/2008.

Folha de S.Paulo
Inflação já afeta 71% dos preços pesquisados

O Estado de S.Paulo
Inflação freia vendas no Norte e Nordeste

Jornal do Brasil
Polícia pedirá prisão de 11 militares

Gazeta Mercantil
Novo ciclo de riquezas virá com a potência do petróleo

Valor Econômico
Ritmo de consumo vigoroso puxa indústria do Nordeste

Jornal do Commercio
BC e Fazenda afinam discurso contra inflação


>
Roteador desprotegido cria rede de 'internet sem fio grátis' em São Paulo
O custo relativamente baixo, a facilidade de instalação das redes de compartilhamento de internet via tecnologia sem fio (Wi-Fi) e a falta de conhecimento dos usuários sobre segurança de rede criou, em algumas regiões de São Paulo, áreas onde é possível encontrar pontos de acesso liberados à web. Especialistas em direito, no entanto, alertam que o uso de redes privadas sem autorização pode, eventualmente, ser considerado crime. G1, SP.
>
Vaticano impede filmagem de "Anjos e Demônios"
O Vicariato de Roma negou as permissões para que o diretor americano Ron Howard grave nas igrejas de Roma cenas do filme "Anjos e Demônios", adaptação do livro de mesmo título de Dan Brown que tem como protagonista o ator Tom Hanks. (...) "Concedemos freqüentemente a entrada a nossas igrejas para filmes que tenham uma finalidade ou compatibilidade com o sentimento religioso, mas não àqueles que possam prejudicá-lo", contou à revista Marco Fibbi, um dos porta-vozes da Diocese de Roma. Efe, Roma, Folha Online.
>
Alckmin nega racha no PSDB e manda recado a Kassab
O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, Geraldo Alckmin, afirmou neste domingo que seu partido "não está rachado", apesar do apoio de aliados do governador de São Paulo, José Serra, também tucano, à candidatura do atual prefeito Gilberto Kassab (DEM). "Não vejo nenhum problema de as pessoas participarem de outras convenções, é civilidade", disse Alckmin. A convenção que oficializou a candidatura do democrata, ontem, teve a presença dos tucanos Walter Feldman, secretário de Esportes de Kassab e do vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, que falou em nome de Serra (e acabou chamando Kassab de Alckmin). "O partido não está rachado. Não tenho dúvida de que depois do dia 22 [de junho, data da convenção do PSDB], o partido estará unido para trabalhar por São Paulo", disse Alckmin na Vila Prudente, zona leste de São Paulo, onde foi assistir ao jogo da seleção brasileira contra o Paraguai. Ontem, Kassab alfinetou Alckmin em seu discurso na convenção democrata. "Todos sabem que não se trata de projeto pessoal [a candidatura]. E quem é político responsável sabe a importância de esquecer as vaidades e os projetos pessoais quando se trata de preservar alianças, agir com lealdade", afirmou.
[DEH OLIVEIRA; colaboração para a Folha Online].

GOVERNO LULA ''BY'' LULA: CRESCER SEM SUSTO

.
Economia do País deve crescer sem 'sobressaltos', diz Lula


SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao responder no seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, a uma pergunta sobre o crescimento do PIB no primeiro trimestre em 5,8%, sobre igual período de 2007, disse: "Nós precisamos crescer com muita responsabilidade e sem nenhum sobressalto". Ele salientou que o resultado do primeiro trimestre foi bom, mas alertou que é preciso que o ritmo da economia acompanhe com muita clareza a demanda, "porque se a gente continuar consumindo mais do que produz, o resultado é que a gente tenha uma inflação", disse o presidente.
"Então nós vamos continuar trabalhando de forma séria, eu diria, muito equilibrada, para que a economia continue crescendo forte e que a gente possa ter um consumo também forte, mas não maior do que aquilo que a economia pode atender", afirmou Lula. O presidente disse entender que "é extremamente importante o crescimento do PIB neste momento, porque isso significa que nós vamos ter mais emprego, os salários vão continuar crescendo, a renda das famílias vai continuar crescendo. Segundo porque os números são mais equilibrados e isso ajuda a combater a inflação. E nós vamos continuar nesse ritmo para que haja aumento do PIB sem oferecer risco para a demanda interna do País".

Educação básica
Na parte final do seu programa de rádio, o presidente comentou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), também divulgado na última semana, salientando que ele cresceu em todas as etapas do ensino entre 2005 e 2007. O presidente destacou que, entre as regiões, o Nordeste se destaca com um dos maiores saltos de qualidade da educação básica. "Mesmo tendo ultrapassado as metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para este ano, o caminho que devemos percorrer para chegar ao patamar dos países desenvolvidos ainda é muito longo. Significa que nós temos que trabalhar muito, mas muito mesmo para que a gente possa melhorar a educação básica no nosso País". Lula disse pensar que, agora que saiu o Índice geral, logo, logo vai sair o índice por escola e "aí nós vamos precisar de prefeitos, governadores, presidente da República, pais de alunos, alunos sabendo, cada escola, como é que está a sua média. Todo mundo se unificar para que a gente possa melhorar definitivamente a educação desse país, detectando quais são os problemas que tem nas escolas de menor índice e, ao mesmo tempo, tomando decisões para que possamos melhorar definitivamente a educação básica no nosso País".

Milton F. da Rocha Filho, da Agência Estado - 1606. Foto AE.