PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, julho 26, 2010

XÔ! ESTRESSE [In:] FIAsco !!!

...















Homenagem aos chargistas brasileiros.

ELEIÇÕES 2010 [In:] NÓS, ''CARAS PÁLIDAS'' TAMBÉM QUEREMOS SABER !!! (2)

...
Diogo Mainardi

O nome é Angela Maria Slongo

"O Palácio do Planalto contratou a mulher de Olivério Medina, representante das Farc no Brasil. Enquanto uma fatia do estado brasileiro prendia um criminoso internacional, uma outra fatia o protegia, oferecendo à sua mulher um salário de apaniguada".


A mulher de Olivério Medina, o representante das Farc no Brasil, foi contratada pelo governo Lula. Agora só falta arranjar um emprego para a mulher de Fernandinho Beira-Mar, outro criminoso ligado às Farc.

Em 29 de dezembro de 2006, Angela Maria Slongo foi nomeada pelo ministro da Pesca, Altemir Gregolin, para o cargo de oficial de gabinete II, com um salário de DAS 102.2. Angela Maria Slongo é mulher de Francisco Antonio Cadena Collazos, também conhecido como Olivério Medina, ou Padre Medina, ou Camilo López, ou El Cura Camilo. Quando Angela Maria Slongo foi nomeada pelo Palácio do Planalto – sim, o Ministério da Pesca é ligado diretamente ao gabinete do presidente da República –, Olivério Medina estava preso em Brasília, a pedido da Colômbia, seu país de origem, onde era acusado de atos terroristas e assassinatos.

Pausa. Respire fundo. É melhor repetir o que acabei de dizer. Pode ser que alguém tenha passado batido. É o seguinte: enquanto uma fatia do estado brasileiro cumpria a lei, prendendo um criminoso internacional, uma outra fatia – mais especificamente, Lula e seus ministros – o protegia, oferecendo à sua mulher um salário de apaniguada, a fim de que ela pudesse permanecer perto dele, numa chácara em Brasília, à espera do julgamento do STF, que iria decidir sobre sua extradição. Ele só saiu da prisão domiciliar no fim de março de 2007. Angela Maria Slongo até hoje continua aparelhada no Ministério da Pesca, recebendo seu salário de apaniguada, que acumula com o salário pago pelo governo do Paraná. VEJA pediu esclarecimentos sobre a escolha de seu nome para o cargo de confiança. O Ministério da Pesca informou que ela apenas mandou um currículo e foi selecionada por critérios profissionais. Simples? Simples.

Publicamente, Lula tenta se afastar da companhia das Farc. Às escondidas, seu governo dá cada vez mais sinais de irmandade com o grupo terrorista, como nesse caso da mulher de Olivério Medina.

Nos computadores de Raúl Reyes, o terrorista morto pelos soldados colombianos, foi encontrada uma mensagem de Olivério Medina em que ele dizia poder contar com o apoio da "cúpula do governo" brasileiro, em particular com o ministro Celso Amorim. O papel de Olivério Medina no Brasil, de acordo com o jornal colombiano El Tiempo, era "trocar cocaína por armas e fazer o recrutamento de simpatizantes". O recrutamento de simpatizantes podia ser feito até mesmo no Ministério da Pesca. Já a troca de cocaína por armas passava por outros canais. Numa de suas mensagens sobre o tema, Olivério Medina referiu-se a um certo "Acácio", identificado como o Negro Acácio, sócio de Fernandinho Beira-Mar no narcotráfico.

Um relatório oficial da Abin acusou Olivério Medina de ter oferecido dinheiro das Farc à campanha eleitoral de candidatos petistas. Quando VEJA fez uma reportagem sobre o assunto, um monte de gente chiou. Para os agentes da Abin, os membros do PT que receberiam o dinheiro eram aqueles das correntes mais esquerdistas do partido, como a do ministro da Pesca, que contratou a mulher de Olivério Medina. Sempre que alguém morre no Brasil por um crime relacionado ao tráfico de drogas, pode-se dizer que há um dedo das Farc. O grupo terrorista está perdendo terreno na floresta colombiana. Mas chegou ao poder nos morros brasileiros e na Esplanada dos Ministérios.


http://veja.abril.com.br/040608/mainardi.shtml

--------

ELEIÇÕES 2010 [In:] NÓS, ''CARAS PÁLIDAS'' TAMBÉM QUEREMOS SABER !!!

...

JÁ QUEBREI A PROMESSA! ENTÃO EU TAMBÉM VOU FALAR DO PT E DAS FARC, PRONTO!

Eu estou de férias, como sabem. Meus textos de despedida — temporária, viu, Petralhas!? — são estes dois dos links abaixo, em vermelho. Mas topo dividir o meu calor com vocês se o momento pede. E o momento pede. A declaração do deputado Índio da Costa deixou a bugrada da política brasileira bastante excitada. E a bugrada do jornalismo também. Todas se converteram em freiras pudicas a bradar seus “ais” e seus “uis” com medo do… PT! Na sexta-feira, Lula acusou o governo de São Paulo de sabotar convênios com o PAC —o que é mentira! As freirinhas, inclusive as da oposição, ficaram quietas. Acham que isso não é grave. Bem, os links da despedida, reitero, são estes. E eu vou entrar no bafafá. Com muito gosto.

- ATÉ BREVE! E UMA CONVOCAÇÃO;
-
UMA CARTA AOS LEITORES. LANÇO HOJE UMA LUTA E VOLTO A SER UM MILITANTE: MINHA CAUSA, AGORA, É O “ESTADO DO BEM-ESTAR DEMOCRÁTICO”. E EU OS CONVOCO

O bafafá
O que é estar “ligado” às Farc? Bem, depende, evidentemente, do que se considera “ligado”. Fazer de conta que PT e Farc são como água e óleo, por exemplo, com moléculas que não se comunicam, ah, isso é falso. Falsíssimo!

1 - O PT é um dos fundadores do Foro de São Paulo, entidade da qual as Farc faziam parte. Oficialmente, deixaram a entidade — “deixaram”, não foram expulsas. Quando estavam lá, já seqüestravam, já matavam, já mantinham campos de concentração na floresta. Sob o mesmo teto de Lula, o chefão do grupo, e de Fidel Castro, o outro chefão! Isso é estar ligado? O PT não vai me processar por isso. Não vai porque eu falo a verdade. É uma ligação?

2- Em 2005, petistas mantiveram em Brasília uma reunião com representantes das Farc. Um agente da Abin disse que a organização prometeu US$ 5 milhões ao partido. Não há comprovação de que o dinheiro tenha sido entregue. Mas a reunião aconteceu. E o PT, de novo, não vai me processar porque isso é um fato. É ligação?

3 - Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, requisitou a mulher de Olivério Medina, representante das Farc no Brasil, para trabalhar no Ministério da Pesca em Brasília. Vai ver para catar lambari no Lago Paranoá. Num e-mail, Medina comunica o fato ao terrorista Raúl Reys (aquele pançudo que foi morto no Equador) e deixa claro que a contratação faz parte de uma operação para proteger aquela que chama “Mona” (apelido da patroa). O PT não vai me processar por isso porque o requerimento assinado por Dilma existe e porque o e-mail de Medina a Reyes existe. É uma ligação?
Assim escreveu o “marido da Mona” para o terrorista Reyes sobre a contratação:
Na segunda-feira, dia 15, a “Mona” começou em seu novo emprego e para garanti-la ou impedir que a direita em algum momento a hostilize, a colocaram na Secretaria da Pesca, trabalhando no que chamam aqui de cargo de confiança ligado à Presidência da República.

Tá bom. Publico abaixo o documento assinado por Dilma requisitando a mulher de Medina, uma grande especialista em… pesca!

dilma-solicita-mulher-de-medina

- Reportagem do jornal El Tiempo, da Colômbia - integra aqui, demonstra que Medina continua ligado aos terroristas. Na verdade, é um dos chefões de uma organização que tem 400 núcleos espalhados pelo mundo. No Brasil, segundo o El Tiempo, ele responde pela troca de drogas por armas. E sua mulher, não obstante, foi requisitada pessoalmente por Dilma para trabalhar em Brasília. O PT não vai me processar por isso porque a reportagem, com fartura de dados, existe. Isso é uma ligação?

- A Revista Cambio, da Colombia, publicou uma série de e-mails que estavam no computador do terrorista Raul Reyes, morto por forças colombianas no Equador, listando aqueles que seriam “os amigos” das Farc no Brasil, a saber: José Dirceu, Roberto Amaral, Gilberto Carvalho, Erika Kokay, Celso Amorim, Marco Aurélio Garcia, Perly Cipriano (da Secretaria de Direitos Humanos), Paulo Vannuchi e Selvino Heck, assessor de Lula. A integra da reportagem da revista colombiana está aqui. Carvalho, chefe de gabinete de Lula, chegou a se manifestar. Disse ter intercedido em favor de Medina quando estava preso por motivos humanitários. Marco Aurélio afirmou que os e-mails eram uma armação. A Interpol o desmentiu: são verdadeiros. O PT não vai me processar por isso porque os e-mails existem, e a reportagem existe. Não vai também porque o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, forneceu os documentos a Lula. Não aconteceu nada.

No e-mail, datado de 29 de julho de 2005, por exemplo, Medina escrevia para o chefão do terror: “Os amigos daqui [do Brasil] me advertiram que deveria ficar atento, pois há uma comissão da Procuradoria que tem uma ordem de captura”. Em seguida, Medina diz que esses amigos lhe asseguraram que não deveria se preocupar porque “a cúpula do governo com apoio de Celso Amorim estavam a par. Eles não apoiariam uma captura por crimes políticos”. Isso é uma ligação?

Em entrevista histórica ao jornal Le Figaro, Marco Aurélio Garcia, aquele que aparece como amigo das Farc na revista Cambio, afirma que o Brasil é neutro sobre o caráter terrorista das Farc. Marco Aurélio acha que um grupo que seqüestra, degola, assalta, faz tráfico de droga não pode ser considerado ainda terrorista. A entrevista está neste link: ESCÂNDALO! ESCÁRNIO! ESTUPIDEZ! É TOP TOP GARCIA NA ÁREA. E vocês certamente se lembram da imagem inesquecível deste senhor, com o seu chapéu Panamá, se embrenhando na selva, numa operação liderada pela turma de Chávez, para libertar reféns, numa operação NEGOCIADA com as Farc, que não tinha o endosso do governo colombiano. O PT não vai me processar por isso também. Porque isso também é um fato.

Encerro
Não sou político, não pertenço a partido nenhum e não preciso dançar o minueto com o PT. Se Lula pode subir num palanque em Diadema e MENTIR que o governo de São Paulo cria dificuldades para as obras do PAC dentro do Estado, acho que posso falar a verdade sobre este binômio “PT-Farc”. A reação petista tem muito de cálculo. Segundo li, está mais interessado em desqualificar o deputado Índio da Costa, com a ajuda das franjas petistas ou filopetistas da imprensa, do que em negar propriamente a ligação com as Farc. Usa a entrevista do outro como uma janela de oportunidades.

O PT gosta de democracia? Não gosta! E a VEJA fez muito bem em estampar na capa, na edição passada, o monstrengo do autoritarismo. Ou aquele programa do “rubriquei, mas não traguei” não era mais uma iniciativa, entre tantas, para censurar a imprensa? O Brasil está mais democrático com o PT? Uma ova! Crescimento econômico e distribuição de renda podem se combinar bem com democracia, mas não são coisas sinônimas. Um governo que viola o sigilo bancário de um caseiro e o sigilo fiscal de um dirigente da oposição não está mais democrático, mas menos. Já expliquei aqui por quê. Confundir melhoria das condições de vida com mais democracia é coisa que agrada a ditadores. Ou o Brasil do ciclo militar foi mais democrático do que o país que o antecedeu?

Se o PT não quer ser confundido com um partido da desordem, que, então, não se confunda com ele. Ademais, as Farc não são o único grupo terrorista com o qual a legenda já flertou. Lula já manifestou o interesse em bater um papinho com o Hamas. E é hoje o grande aliado de Ahmadinejad, que financia o terror em três outros países.

Entendo que o PT, os petistas e os jornalistas isentos estejam bravos. Mas não dá pra turma posar de vestal indignada a esta altura do campeonato. Se o PSDB e até o DEM ficam com receio de chamar as coisas pelo nome, eu não fico. Com os devidos links para o divertimento dos meus leitores.

Pronto, queridos! Agora deixem o Tio Rei curtir o seu calor, enquanto vocês amargam esse frio desgraçado do aquecimento global…

Sejam contidos nos comentários. A mediação está sendo feita por outra pessoa. Colaborem! Ah, sim: pesquisem na rede a infiltração das Farc na Amazônia brasileira.

Por Reinaldo Azevedo;
VEJA.

ELEIÇÕES 2010 [In:] ÍNDIO QUER ''SABER'', CARA PÁLIDA !!! (3)

...

‘PT não tem autoridade de nos questionar’, diz Guerra


O PSDB resolveu adotar a tática do ’olho por olho, dente por dente’: vai responder a todas as entrevistas de petistas com entrevistas coletivas e a todas as ações dos adversários na Justiça com ações. O primeiro dia dessa estratégia ocorreu nesta segunda. Em São Paulo, o presidente tucano, senador Sergio Guerra, convocou coletiva ao lado do vice-presidente-executivo, Eduardo Jorge, e do senador Alvaro Dias (PR). “Nós não vamos aceitar essa provocação do PT, essa tentativa de vitimização deles, da candidata deles. Não reconhecemos a menor autoridade do Partido dos Trabalhadores, que não cumpre a lei, que não respeita nada, de nos questionar”, disse Guerra.

Guerra endossou as declarações do deputado Indio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice na chapa de José Serra, que relacionou o PT às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Mais cedo, os petistas anunciaram que vão entrar com ações na Justiça pelas declarações.

“É uma tentativa de passar para a sociedade que estão sendo vitimizados”, rebateu Guerra. “O PT tem relação com as Farc, eu conheço o assunto”, acrescentou. O presidente do PSDB disse ainda que o partido não irá “aceitar a provocação”.

Coube ao senador Alvaro Dias anunciar que o partido vai ingressar com uma representação na Procuradoria-Geral da República pedindo apuração sobre reportagem de VEJA, sobre imagens que comprovariam uma reunião entre a candidata petista, Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, e Lina Vieira, ex-secretária da Receita Federal. No ano passado, Lina afirmou que teria recebido um pedido de Dilma para “agilizar” a fiscalização de empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

Guerra – Sergio Guerra rebateu as declarações dos petistas sobre Indio. “O deputado Indio da Costa não promoveu nenhum crime de opinião e a Justiça vai dizer isso”, disse o senador. “Não vamos aceitar essa provocação. Ao contrário, vamos para cima deles. Vamos exigir o cumprimento da lei e esse pessoal não vai nos intimidar.”

“Nós não fabricamos dossiês, não andamos pelo subterrâneo. Aloprados não estão no nosso partido”, afirmou Guerra. “Existe gente que fala, que tem opinião, umas mais ofensivas outras menos, mas que estão no plano da democracia”, complementou o senador tucano, referindo-se às declarações de Indio.

Segundo o senador, as declarações do vice não obedeceram a orientações de ninguém.Guerra endossou o coro encabeçado por Serra, de que Dilma seria produto de marketing. “Temos candidatos com projeto e eles têm uma fraude”, criticou.

Eduardo Jorge disse que a quebra de seu sigilio “é um método de trabalho” do PT. “A informação que a Receita precisa para identificar o autor da quebra leva 10 minutos.”

(Fernando Mello);

VEJA.

ELEIÇÕES 2010 [In:] ÍNDIO QUER ''SABER'', CARA PÁLIDA !!! (2)

...

‘Todo mundo sabe’ da ligação PT-Farc, diz Serra


O candidato tucano à Presidência da República, José Serra, afirmou, em Minas Gerais, que “todo mundo sabe” da ligação do PT com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Ele salientou que isso não significa que o partido tenha vínculos com o narcotráfico. Ao participar de inauguração de um comitê no centro de Belo Horizonte, Serra foi questionado sobre as declarações de seu vice, Indio da Costa (DEM), que disse em uma entrevista: “Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso”. O vídeo foi retirado do ar.

Apesar de dizer que os esclarecimentos cabem a Índio, Serra complementou: “A ligação do PT com as forças armadas revolucionárias colombianas, isso todo mundo sabe, tem muitas reportagens, tem muita coisa. Apenas isso. Agora, as Farc são uma força ligada ao narcotráfico. Isso não significa que o PT faça o narcotráfico.”

O tucano afirmou que o PT sempre age como vítima quando é atacado e citou como exemplo o episódio sobre a violação do sigilo fiscal de Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB.

(Fernando Mello)

VEJA.

ELEIÇÕES 2010 [In:] ÍNDIO QUER ''SABER'', CARA PÁLIDA !!!

...

21/07/2010

às 18:58

PT e as Farc

"Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior." Com esta declaração, o até então discreto vice de José Serra, deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ), elevou a temperatura da campanha. Petistas acusam baixaria e recorrem à Justiça. Tucanos endossam o disparo do democrata, mas amenizam o tom: existe vínculo com as Farc, sim; com o narcotráfico, não.

--o0o--

Indio desafia Dilma a explicar relação entre PT e Farc


Se ainda havia alguma dúvida sobre o papel reservado a Indio da Costa na campanha de José Serra, o corpo-a-corpo que os dois candidatos fizeram na tarde desta quarta-feira em Jacarepaguá trata de esclarecer: o vice de Serra está disposto a comprar brigas, assumir polêmicas e não deixar arrefecer discussões que incomodem e desgastem Dilma e o PT. Enquanto Serra distribuía sorrisos na zona oeste carioca, Indio voltou a atacar a relação entre o Partido dos Trabalhadores e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“Uma pergunta que não foi respondida pela Dilma, e ela tem que esclarecer: o PT tem ou não tem ligação com as Farc?”, provocou, para, em seguida, estabelecer uma conexão ainda mais danosa à imagem da candidata. “Qual é a opinião da Dilma sobre isso? Veja só: o PT e as Farc; as Farc e o narcotráfico; o narcotráfico e o Rio de Janeiro, com o Comando Vermelho demonstrando indícios muito claros de relacionamento com a guerrilha. Será que ela acha que tem algum problema nesta relação?”, disse Indio.

O candidato a vice disse não temer ser processado pelo PT por causa das declarações recentes sobre o partido e o narcotráfico. E negou, também, que esteja baixando o nível da campanha. “Chega a ser ridículo eles falarem sobre processo e em baixar o nível da campanha. Ela acha que é legal quebrar sigilo bancário e fiscal do cidadão brasileiro? Isso não é baixar o nível da eleição?”, perguntou, fazendo referência à violação de dados do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira. Serra chamou a quebra violação de sigilo de “crime contra a constituição brasileira”.

(Karina Di Nubila).

VEJA.


FARC/PT [In:] O ''SAL'' DA TERRA...

...

O PT e o pó

O PT está indignado com a acusação de que tem ligações com as Farc e o narcotráfico. A explicação é simples: o partido pensava que aquele pó branco que os companheiros colombianos vendem era açúcar.

O PT não tem nada a ver com a cocaína. Adriano Imperador e Vagner Love também não. Todos eles só gostam de passear ao lado de traficantes armados até os dentes, conversar com eles por telefone, unir forças contra os agentes do mal.

Essa doce revolução do oprimido levou, por acaso, o líder narcoguerrilheiro Raul Reyes a escrever várias cartas a Lula. Todas devidamente recebidas pelo presidente brasileiro, porque trazidas em segurança por parlamentares do PT. Não há notícia de qualquer palavra de Lula de repúdio, crítica ou mesmo desconforto com essa situação.

Ninguém jamais ouviu o presidente brasileiro esclarecer, em alto e bom som: não mantenho e não manterei diálogo com terroristas financiados pelo narcotráfico.

Não. Os companheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são interlocutores do PT, já até tomaram assento juntos em colóquios formais, à luz do dia. Nessas ocasiões, possivelmente os bravos correligionários de Lula ainda pensavam que cocaína é açúcar.

O mais novo indignado com as acusações de ligação com as Farc é Hugo Chávez. O presidente venezuelano criou mais uma crise internacional para sua coleção, rompendo relações com a Colômbia. Ficou zangado porque disseram que há gente das Farc abrigada na Venezuela.

Deu a louca nos bolivarianos de butique. Tendo a seu lado o grande Diego Armando Maradona – que também não sabe diferenciar açúcar de cocaína –, Chávez protestou contra a afirmação de que há narcoguerrilheiros colombianos instalados em seu território. O que terá ele feito com seus hóspedes das Farc? Terá exportado a turma para algum acampamento seguro do MST?

Não está dando para entender a esquerda sul-americana. No Brasil, depois de anos e anos de flerte com os revolucionários do pó branco, o PT fica chateado com uma frase de Indio da Costa sobre a poética narcótica da relação. Esses amantes são mesmo suscetíveis.

Do jeito que as coisas vão, daqui a pouco o partido de Lula vai dizer que não conhece Dilma Rousseff. Ou que só a conhece socialmente, assim como os fuzis e o açúcar que passarinho não cheira.

---------

http://colunas.epoca.globo.com/guilhermefiuza/

---------

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

26 de julho de 2010

---------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Maioria já deu, levou e é contra proibir palmadas

54% dos entrevistados discordam do projeto de lei; 72% foram castigados, revela Datafolha

A maioria dos brasileiros já apanhou dos pais, já bateu nos filhos e é contra o projeto de lei do governo federal que proíbe palmadas, beliscões e castigos físicos em crianças, conforme pesquisa feita pelo Datafolha.

Enviada ao Congresso no começo deste mês, a proposta "estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos corporais ou de tratamento cruel ou degradante".

Disseram ser contra o projeto de lei do presidente Lula 54% dos 10.905 entrevistados, enquanto 36% revelaram concordar com a mudança. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, meninos costumam apanhar mais, e as mães (69%) batem mais do que os pais (44%). No total, 72% disseram ter sofrido castigo físico - 16% afirmaram que isso acontecia sempre. (Págs. 1 e C1)

Lei da Palmada Maioria é contra
6% - Indiferente

54% - contra

36% - a favor

4% - Não sabe

58% - já bateram

72% - já apanharam

"Uma palmadinha vez ou outra é saudável, mas agressão física já é outra coisa"
Júlio Medaglia, maestro

"Apanhei muito e até hoje me faz mal. Minha mãe não tinha pena. Batia com corda de náilon"
Cosme de Lima Araújo, porteiro

"Tomei poucas e foram bem dadas. Há coisas que não adianta transferir para a lei"
José Gregori, secretário de Direitos Humanos da Prefeitura de SP

Entrevista da 2ª Jorge Castañeda: Lula acumula fracassos em sua política externa

O historiador mexicano critica prioridades do governo Lula e diz, em entrevista a Sylvla Colombo, que o presidente se esqueceu dos conflitos entre os vizinhos.

A crise política na qual Colômbia e Venezuela estão mergulhadas deve ser o principal tema do debate sobre democracia na América Latina, hoje em São Paulo, para o qual Castañeda é um dos convidados. (Págs. 1 e A18)

Marta lidera voto ao Senado, com Tuma e Quércia em 2º

Pesquisa Datafolha feita em parceria com a Rede Globo mostra que a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) lidera a corrida ao Senado no Estado. Ela tem 32% das intenções de voto.

O senador Romeu Tuma (PTB) e o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) estão tecnicamente empatados na disputa pela segunda cadeira, com 22% e 21%, respectivamente. (Págs. 1 e A4)

Papéis secretos indicam ações ilegais dos EUA no Afeganistão

Quase 92 mil papéis secretos dos EUA obtidos pelo site Wikileaks revelam detalhes da guerra do Afeganistão que incluem destacamento militar para matar insurgentes sem julgamento.

Centenas de mortes de civis não foram relatadas, revelam os documentos. O governo chamou de "irresponsável" o vazamento e alegou que os papéis antecedem a gestão Obama. (Págs. 1 e A12)

Boa notícia: Nove estações de trem do século 19 são tombadas (Págs. 1 e C4)

The New York Times: Golfo do México levará décadas para se recuperar de vazamento (Pág. 1)


Editoriais

Leia "Mais um remendo", sobre medidas para estimular os investimentos de longo prazo; e "PAC paliativo", acerca dos resultados do Pronasci. (Págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Valor das lavouras no PIB rural quadruplica

Renda bruta da agricultura passa de R$ 23,3 bilhões para R$ 108,1 bilhões, mostra análise da FGV

A participação da agricultura no valor bruto da produção do campo, incluindo silvicultura, saltou de 45,4% para 75,1% em dez anos. Ao analisar os dois últimos censos da agropecuária brasileira - 1996 e 2006 -, economistas da Fundação Getúlio Vargas concluíram que, em termos absolutos, o valor nominal das lavouras mais do que quadruplicou no período: era de R$ 23,3 bilhões em 1996 e passou para R$ 108,1 bilhões em 2006. Destaque para o milho que, em dez anoS, perdeu 5,9% da área plantada, mas teve 65% de aumento na produção. A pecuária, porém, teve aumento relativo bem menor na década: de R$ 18,3 bilhões para R$ 28,8 bilhões. E a participação do setor na produção rural caiu de 35,6% para 20% no mesmo período. (Págs. 1 e Economia B1)

Mecanização. Durante a década, a venda de máquinas agrícolas cresceu a um ritmo anual de 8,7%

Chávez: 'Não mandaremos nenhuma gota'

Hugo Chávez ameaçou ontem cortar o fornecimento de petróleo para os EUA caso a Colômbia ataque a Venezuela. Cerca de 15% do petróleo importado pelos americanos vem de Caracas. Mas a sanção também afetaria gravemente a economia venezuelana. (Págs. 1 e Internacional A12)

Tiros e mortes na retomada de Serra Pelada

Três execuções, tiroteios e um suposto suicídio, além de intervenção de coronel que fora agente do SNI, marcaram o período em que a canadense Colossus operou em Serra Pelada (PA), num contrato com a cooperativa local de garimpeiros pela retomada da mineração. (Págs. 1 e Nacional A4)

Indústria utiliza ações para lucrar com remédios

Pesquisa mostra concentração dos processos para compra de remédios não incluídos no SUS nas mãos de poucos advogados e sugere que laboratórios estão por trás disso. (Págs. 1 e Vida A15)

Só um em cada dez usa cinto no banco traseiro

Estudo da CET mostra que apenas uma em cada dez pessoas usa o cinto no banco de trás. Com isso, o risco de morte do motorista e do passageiro da frente aumenta cinco vezes. (Págs. 1 e Cidades C1)

Negócios: Próximo destino: o interior do País

A aviação regional brasileira volta a atrair o interesse das grandes companhias e avança com o crescimento econômico fora das capitais e com a saturação dos principais aeroportos. (Pág. 1)

Parceria privada ajuda pouco na nota do Enem (Págs. 1 e Vida A18)

Trem-bala SP-Rio: viável só com lotação integral? (Págs. 1 e Economia B4)

Carlos Alberto Di Franco: Para decifrar o enigma Dilma

Dilma é o terceiro mandato de Lula sem o carisma, sem a habilidade, sem o domínio das bases e sem a ginga do criador. Isso precisa ser dito. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Notas & Informações: Os filtros processuais do TST

Quase dez anos após a provação do princípio da transcendência, o TST volta à estaca zero. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Estagnação da economia faz BC rever alta do juro

O índice de atividade do Banco Central mostra que a estagnação da economia detectada em maio persistiu em junho, quando o indicador pode ter ficado até ligeiramente negativo, e em julho. O crédito para as empresas deixou de crescer e não há reação em julho, enquanto os financiamentos à pessoa física dão sinais de exaustão, indicando que os cidadãos já podem estar perto de seu limite de endividamento.

Os números de crescimento do emprego com carteira assinada estão sendo fortemente influenciados pela construção civil, que, pelo aumento do crédito e programas de habitação popular, vem em forte expansão e dá ocupação a grande contingente de mão de obra não qualificada, até então fora do mercado de trabalho. No restante da economia, a expansão do emprego não é exuberante. (Pág. 1)

Foto legenda: A velha "bolsinha"

André Cristiano da Silva, carregador da zona cerealista de São Paulo: mesmo com volume menor de negócios, "bolsinha" continua a definir preços do feijão no mercado brasileiro. (Pág. 1)

Indefinições marcam futuro da Eletrobras

A Eletrobras vai deixar para o próximo governo uma série de decisões que afetam sua rentabilidade e podem alterar a dinâmica do mercado de energia do país. Entre os anos de 2012 e 2013, a empresa tem de renovar contratos de 6.000 megawatts. No ano seguinte, em 2014, serão mais 3.500 MW. Essa energia é suficiente para derrubar os preços se o futuro governo der prioridade à modicidade tarifária ou, na mesma medida, é capaz de aumentar a receita da Eletrobras se a nova gestão primar pela recuperação dos índices de lucratividade da companhia.

A empresa ainda será afetada pelo término das concessões em 2015, decisão que ficará para o próximo governo, como tem reiterado o Ministério das Minas e Energia. Mesmo se as concessões da Eletrobras forem renovadas, o banco Santander estima uma perda de 40% da receita da companhia na parte de transmissão de energia. (Págs. 1 e B7)

Companhias reduzem os custos do endividamento

As melhores condições de mercado estão levando as empresas brasileiras a antecipar o pagamento de suas dívidas com ofertas de R$ 2,2 bilhões de debêntures e notas promissórias. Ao contrário dos últimos dois anos, hoje as companhias podem emitir títulos oferecendo taxas menores e prazos mais esticados.

A distribuidora de energia Elektro, a fabricante de bens de consumo Hypermarcas, o frigorífico Minerva e a Sabesp, de saneamento, são algumas das empresas que estão refinanciando seus passivos agora. Pelos cálculos do banco Itaú BBA, as companhias estão conseguindo emitir dívidas de quatro anos pagando a mesma taxa que estavam oferecendo há um ano por uma emissão com vencimento de apenas dois anos. (Págs. 1 e C1)

Estados batem as metas do 'Minha Casa'

Oito Estados já superaram as suas metas de contratação de moradias do programa "Minha Casa, Minha Vida" para as famílias com renda de até 3 salários mínimos e outros cinco estão próximos de alcançá-las. A faixa de renda mais baixa é a que até agora teve melhor resultado.

São Paulo, Estado com maior déficit de moradias do país, recebeu nos últimos quatro anos investimentos crescentes em habitação tanto do governo estadual quanto do federal e será palco do confronto das políticas habitacionais defendida pelos candidatos à Presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). (Págs. 1, A5 e A8)

Sabesp vai tratar resíduo industrial

A Sabesp vai diversificar sua atuação para a área ambiental e investir em uma unidade de tratamento de resíduos industriais em parceria com a Estre Ambiental. Uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) será criada com 45% de participação da Sabesp e 55% da Estre para construir uma estação de tratamento especializada em efluentes líquidos da indústria na Vila dos Remédios, em São Paulo. O investimento será de R$ 40 milhões. (Págs. 1 e B1)

Bancos terão até 2018 para se adaptar a novas exigências de capital e liquidez (Págs. 1 e C2)

BP troca comando para tentar superar crise do vazamento de óleo (Págs. 1 e B9)

Brasileiros no exterior

O Censo Demográfico 2010, que o IBGE inicia no dia 1º de agosto, tentará apurar quantos brasileiros moram no exterior. O dado mais recente mostra 3.040.993 pessoas em 117 países. (Págs. 1 e A2)

Previdência sem reforma

O Ministério da Previdência prepara medidas infraconstitucionais para corrigir distorções nos pagamentos e adiar a realização de uma reforma. (Págs. 1 e A3)

Recorde de turistas

A Argentina deve bater este ano um recorde histórico e receber 1 milhão de turistas brasileiros que, na média, gastam mais que outros visitantes estrangeiros. (Págs. 1 e B4)

Demanda por cloro e soda

A demanda por cloro e soda cáustica teve forte alta no primeiro semestre deste ano e deverá se manter firme nos próximos meses no país. O crescimento médio da produção dos dois produtos foi de 8%. (Págs. 1 e B8)

Vendas exuberantes

As vendas da Volvo para a América do Sul cresceram 89% e 75% para a Mia, em relação ao mesmo período de 2009. A empresa teme superaquecimento nessas regiões. (Págs. 1 e B8)

Carne para os americanos

No rastro das negociações para a retomada das exportações de carne processada brasileira para os EUA, Washington passará a exigir mais testes laboratoriais. (Págs. 1 e B11)

Menos cana

Por causa da seca que deixou regiões do Centro-Sul sem chuva por até 130 dias, a consultoria Datagro reduziu estimativa de moagem de cana-de-açúcar para 585 milhões de toneladas. (Págs. 1 e B11)

Salários nos bancos

Citigroup e 16 outras companhias de serviços financeiros socorridas pelo governo dos EUA remuneraram os executivos em US$ 1,6 bilhão a mais do que o devido. (Págs. 1 e C1)

Investidores externos

Pela primeira vez desde abril, os fundos de ações da América Latina receberam dinheiro dos investidores internacionais. O bom desempenho se deve ao Brasil. (Págs. 1 e D2)

Concorrência na bolsa

Quatro instituições se cadastraram na concorrência da BM&FBovespa para selecionar o gestor que terá a licença exclusiva para a criação do ETF, que replicará o Índice Financeiro. (Págs. 1 e D3)

Ideias

Sergio Leo

Enquanto BNDES destina dinheiro para formar ‘campeões nacionais’, verbas dos fundos de inovação e tecnologia são retidas. (Págs. 1 e A2)

Ideias

Luiz Werneck Vianna

Resistente a mudanças, processo da revolução passiva, de Vargas a Lula, persiste como se fosse atributo do caráter nacional. (Págs. 1 e A10)

------------------------------------------------------------------------------------


RADIOBRAS.

FÓRMULA 1 [In:] A HISTÓRIA SE REPETE. QUE VERGONHA !!!

...



[Uma ''infeliz'' imagem. (by) Sponholz].
---