PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, outubro 20, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] ''MY WAY''

...





[Homenagem aos chargistas brasileiros].
---

ASTROS & ESTRELAS [In:] O CÉU ERA O LIMITE...

Cientistas europeus anunciam a descoberta de 32 exoplanetas

Folha Online

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) anunciaram a descoberta de 32 novos exoplanetas orbitando em estrelas distantes, nesta segunda-feira (19).

O que é mais importante, segundo o jornal norte-americano "The Washington Post", é que os planetas foram encontrados em torno de uma variedade de estrelas, sugerindo que os planetas são comuns na nossa galáxia.

Os planetas gigantes, compostos de gases, foram encontrados orbitando em torno de estrelas "pobres em metal" (que carecem mais em elementos como hidrogênio e hélio do que outras), que até então eram considerados lugares inóspitos para a formação de planetas.

O primeiro exoplaneta foi encontrado em 1995. Com a descoberta do ESO, a contagem total de exoplanetas sobe para 400. O planeta cuja massa é mais baixa tem por volta de cinco vezes a massa da Terra. Os astrônomos esperam, algum dia, encontrar um planeta com massa e órbita semelhantes à da Terra --circundando uma estrela de modo que haja possibilidade de encontrar água em estado líquido na sua superfície.

Os astrônomos que anunciaram a descoberta de hoje usaram um espectrográfico para estudar possíveis planetas próximos às estrelas. O instrumento mede leves mudanças causadas na luz das estrelas devido à órbita de um planeta, que não pode ser observado diretamente.

Segundo o astrônomo Stephane Udry, da Universidade de Gênova, um novo instrumento está em desenvolvimento. Conhecido como Espectrográfico para Exoplanetas Rochosos e Observações Espectroscópicas Estáveis Echelle (Espresso, na sigla em inglês), "deve possibilitar a detecção de gêmeas da Terra em todos os tipos de estrelas solares, dentro de cinco ou dez anos".

"Pessoalmente, estou convencido de que planetas estão em todos os lugares", disse Udry.

ILHA DE VERA CRUZ (ELEIÇÕES 2010): OLHOS DE VER...

PARA PRESIDENTE DO STF, LULA E DILMA ANTECIPAM CAMPANHA

GILMAR: LULA E DILMA ESTÃO TESTANDO JUSTIÇA ELEITORAL


Autor(es): Carolina Brígido, Adriana Vasconcelos e Maria Lima
O Globo - 20/10/2009
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse ontem que as viagens da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar obras do PAC devem ser examinadas pela Justiça Eleitoral. Para ele, muitos atos ditos como de governo têm características de antecipação de campanha política — Dilma é a candidata de Lula e do PT à Presidência em 2010. O ministro não quis fazer juízo de valor sobre eventuais irregularidades nas ações do governo federal, mas disse que nem a pessoa mais ingênua acredita que se trata de fiscalização de obras.

— É uma questão que terá de ser examinada. Muito do que está se fazendo, sorteios, entrega de brindes, tem característica de campanha — disse Gilmar ao GLOBO ontem.

Semana passada, Lula e Dilma passaram três dias visitando as obras de transposição do Rio São Francisco em quatro estados, acompanhados de políticos aliados. Subiram em palanques, discursaram, Lula comandou sorteio de casas e fez ironias ao criticar o governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência.

— Estão testando a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral. É uma situação que, se se tornar repetida e sistêmica, há de merecer reflexão. É uma viagem feita com recursos públicos.

Nem o mais cândido dos ingênuos acredita que isso é uma fiscalização de obras. Não se tinha visto até então a ministra Dilma fiscalizar obras.

A questão tem que ser discutida.

Gilmar alertou para a regra constitucional de igualdade de oportunidade na competição eleitoral: — O processo eleitoral implica em igualdade de competição. O Estado não pode beneficiar um dos candidatos.

Quem está no governo normalmente tem uma mais-valia, é natural.

Agora, caberá à Justiça Eleitoral verificar (as viagens). Apresentar alguém como candidato em atividades de governo é compatível com a Constituição? Não vou emitir juízo quanto a isso.

É um desafio para a Justiça Eleitoral saber o que é atividade de governo e o que é campanha eleitoral.

Para o presidente do Supremo, é possível que o Brasil precise adotar o que fizeram outros países, em que essa diferença é clara na legislação: — Muito provavelmente isso tenha que ser definido. Se isso (misturar atos de governo com campanha) é permitido no plano federal, dá margem para o estadual e o municipal.

Em entrevista ao programa “É notícia”, da Rede TV, Gilmar, que já presidiu o TSE, disse também que o “governo Lula testa os limites de tolerância da Justiça Eleitoral”.

Oposição pede apuração da Justiça

Os palanques de Lula e Dilma pelo país incomodam também a oposição.

Irritados com o que consideram inércia da Justiça Eleitoral em relação ao suposto uso da máquina e campanha antecipada de Dilma, líderes da oposição decidiram recorrer ao TSE questionando a caravana do governo pelo Rio São Francisco. E cobraram de seus pré-candidatos que intensifiquem suas agendas eleitorais.

Sem consenso entre os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) sobre quem disputará o Planalto, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), sugeriu aos dois que estabeleçam uma agenda de viagens, juntos ou separados. Com cuidado para que a ação não caracterize antecipação da campanha, Guerra confirmou que Serra e Aécio serão as estrelas dos próximos programas do partido no rádio e TV. As inserções nacionais irão ao ar nos dias 17, 19, 24 e 26 de novembro. E o programa de dez minutos, no dia 3 de dezembro. Cada um deverá produzir suas aparições.

Mesmo tendo perdido ações semelhantes na Justiça Eleitoral, DEM, PSDB e PPS devem protocolar hoje nova ação no TSE pedindo punição para o que consideram campanha eleitoral fora do prazo. Para reforçar a ofensiva, os tucanos devem, inclusive, ceder o tempo de TV do partido nos estados a Serra e Aécio.

— Está na hora de os dois pré-candidatos visitarem as regiões, verem de perto as situações enfrentadas pelos cidadãos, para definir a proposta de governo que vamos apresentar ao país no próximo ano — disse Guerra.

Para o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), e o presidente nacional do PPS, Roberto Freire (PE), é preciso pedir rigorosa punição para Lula e sua candidata.

— Não só a Justiça Eleitoral tem que se pronunciar. A Justiça comum também tem que investigar e punir o desvio de recursos públicos e a corrupção. Construíram uma tenda árabe no meio do sertão, com nove cozinheiros, 22 garçons, um cantor de forró e aviões e helicópteros cruzando para lá e para cá, levando a turma da campanha. Isso não custou menos de R$ 1 milhão, e quem vai pagar? Eles abriram a guarda. A Justiça não pode fingir que isso tudo é normal — atacou Aníbal.

Outro líder tucano, o senador Artur Virgílio, afirmou: — Confio na boa-fé e no bom senso da Justiça. Mas, em não havendo isso, não tem por que não fazer também.

Nessa fase, só poderiam aplicar multas, e dinheiro não acho que seja o problema deles. O ideal seria se já tivéssemos uma definição do candidato.

Então, até lá, que o Serra e o Aécio percorram o Brasil todo com agendas populares, não só reuniões com tucanos, ou visitando shoppings.

O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), avisa: — Se o presidente, que é guardião da Constituição, viaja três dias em campanha com sua candidata e a Justiça Eleitoral não considera isso campanha antecipada, estou liberado para lançar minha campanha ao governo de Goiás.

O processo eleitoral implica igualdade de competição. O Estado não pode beneficiar um dos candidatos. Quem está no governo normalmente tem uma mais-valia, é natural. Agora, caberá à Justiça Eleitoral verificar (o caso das viagens de Dilma e Lula).

Apresentar alguém como candidato em atividades de governo é compatível com a Constituição? Não vou emitir juízo.

É um desafio para a Justiça Eleitoral saber o que é atividade de governo e o que é campanha eleitoral

Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal

Não é só a Justiça Eleitoral que tem que se pronunciar.

A Justiça comum tem que investigar e punir o desvio de recursos públicos.

Construíram uma tenda árabe no meio do sertão.

-----------------

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

20 de outubro de 2009

O Globo

Manchete: Para presidente do STF, Lula e Dilma antecipam campanha

Gilmar Mendes diz que TSE deve examinar questão para garantir igualdade

Ao comentar as seguidas viagens do presidente Lula e de sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, alertou para os riscos de antecipação da campanha eleitoral e disse que "nem o mais cândido dos ingênuos acredita que isso é uma fiscalização de obras". Na última semana, Dilma e Lula passaram três dias visitando obras de transposição do Rio São Francisco em quatro estados. Ontem, estavam em São Paulo. Desde o começo de 2009, Lula passou 136 (ou 46%) dos 292 dias fora de Brasília. Para Gilmar, as viagens do presidente e sua candidata para visitar obras do PAC têm que ser examinadas pela Justiça Eleitoral. "Muito do que está se fazendo, sorteios, entregas de brindes, tem característica de campanha", disse o ministro, para quem "estão testando a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral". A oposição vai recorrer ao TSE e avisou que também porá seus candidatos nas ruas, já que Dilma não é punida. (págs. 1 e 3)

Enquanto isso, em SP...

A Justiça Eleitoral cassou e tornou inelegíveis por três anos 13 dos 55 vereadores de São Paulo, além de um suplente. Os cassados receberam da Associação Imobiliária Brasileira doações consideradas irregulares. Todos vão recorrer ao TRE-SP. (págs. 1 e 5)

Chefe de ataques teve benefício penal

PM apreende cinco armas, entre elas uma do tipo que pode ter derrubado helicóptero

Apontado como o traficante que chefiou a invasão do Morro dos Macacos - que resultou na derrubada de um helicóptero da PM -, Fabiano Atanásio da Silva é mais um que fugiu após deixar a prisão, beneficiado em 2002 com o regime semiaberto. Na Favela da Chatuba, em Mesquita, a PM apreendeu cinco armas que podem ter sido usadas na invasão. Há um rifle .30 capaz de derrubar helicópteros. (págs. 1, 10 a 14, Míriam Leitão, editorial "Sem defesa" e Cartas dos Leitores)

'Vamos limpar a sujeira que essa gente impõe'

A afirmação foi feita pelo presidente Lula, referindo-se ao tráfico. Ele admitiu que vai "levar um tempo" para se resolver o problema. (págs. 1 e 13)

Membro do COI: atentado em Londres foi pior (págs. 1 e 15)

Foto legenda: O coronel Ivanir Linhares exibe duas das armas que podem ter sido usadas na invasão do Morro dos Macacos, entre as quais um rifle .30

Governo taxa entrada de capital estrangeiro

Para tentar conter a enxurrada de dólares no país, o governo anunciou taxação adicional de 2% sobre os investimentos estrangeiros em bolsa de valores e renda fixa. No ano passado, já houve tributação de 1,5%. O objetivo é evitar que a cotação do dólar despenque. Ontem, a moeda fechou a R$ 1,713, em alta de 0,29%. (págs. 1, 21 e 22)

Vale mostra a Lula projetos que já tinha

Horas depois de ouvir mais uma reclamação pública do presidente da República - que pediu que a direção da Vale levante da cadeira -, Roger Agnelli apresentou a Lula projetos de US$ 12,9 bilhões que já tinha. (págs. 1 e 23)

EUA: maconha para uso médico não terá punição

Em mais uma mudança radical em relação ao governo Bush, o presidente dos EUA, Barack Obama, determinou que consumidores de maconha, para uso médico, não serão presos nem processados. A medida é válida nos 14 estados do país em que o consumo terapêutico da maconha é legal. (págs. 1 e 28)

Descobertos 32 planetas de uma só vez (págs. 1 e 30)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Justiça cassa 13 vereadores de SP

Em 2008, candidatos receberam doações de entidade acusada de servir de fachada a sindicato; cabe recurso

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloisio Sérgio Silveira, cassou e declarou inelegíveis por três anos 13 dos 55 vereadores paulistanos (23,6% da Câmara) por terem recebido da Associação Imobiliária Brasileira doações tidas como ilegais.

O caso foi revelado pela Folha em abril. A AIB é acusada de ser entidade de fachada do Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário) para doar a políticos, o que o Secovi nega. A Lei Eleitoral veta doações de sindicatos. (págs. 1, A4 e A6)

Capital externo vai pagar taxa de 2% ao entrar no país

O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou que recursos vindos de fora para serem aplicados na Bolsa ou em renda fixa passarão a pagar 2% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) a partir de hoje. Os investimentos produtivos - em indústrias ou infra-estrutura - não sofrerão cobrança.

"Nossa preocupação é com quem entra para especular e com o excesso de valorização do real", disse Mantega. A sugestão de especialistas era taxar recursos que ficassem por pouco tempo no país, mas a nova regra não prevê permanência mínima. (págs. 1 e B1)

Caixa transfere R$ 5 bi ao Tesouro (págs. 1 e B4)

Vinicius Torres Freire
Volta do imposto sobre dólar sugere ingenuidade do governo federal

O IOF sobre investimento externo em ações e renda fixa deve afetar parte pequena do mercado cambial, embora tenda a elevar o custo de capital para empresas. Mais importante, sugere que o governo padece de interpretação ingênua da vida real e não tem como adotar medidas efetivas para conter excessos especulativos.

Em resumo, a promessa de compra de divisas pelo Banco Central sempre vai estimular os bancos a trazer ainda mais dólares. (págs. 1 e B4)

Ex-promotor é preso após 8 anos foragido

Foragido desde 2001, o ex-promotor Igor Ferreira da Silva, 42, foi preso na zona leste de SP. Segundo a polícia, ele não resistiu à prisão.

O ex-promotor foi condenado a 16 anos de prisão pela morte da mulher, Patrícia Aggio Longo, grávida de oito meses, em julho de 1998. (págs. 1 e Cotidiano)

Foto legenda: O ex-promotor Igor Ferreira da Silva é apresentado pela polícia depois de ser preso em rua da Vila Carrão (zona leste de São Paulo)

Rifle que pode ter atingido aeronave é achado no Rio

A polícia apreendeu rifle que pode ter sido usado no ataque ao helicóptero da PM derrubado no sábado, quando o morro dos Macacos (zona norte do Rio) foi invadido por criminosos. Com a morte ontem de um cabo ferido na ocasião, o número de vítimas subiu para 22. (págs. 1 e C4)

Leia artigo de Jânio de Freitas na pág. A6.

Foto legenda: Policial em patrulha ao lado de bar na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio, onde três ônibus foram queimados no sábado

Dinheiro: STJ julga hoje ação de R$ 7 bi da Camargo Corrêa contra a União (págs. 1 e B5)

Editoriais

Leia "Arsenal de guerra", sobre os confrontos no Rio; e "A Aneel nada fez", acerca do valor indevido nas tarifas. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Capital externo pagará 2% de IOF

Medida visa a reduzir entrada de dólares e atinge investimentos em renda fixa e variável

O ministro Guido Mantega (Fazenda) decidiu impor o Imposto sobre Operações Financeiras sobre a entrada de capital estrangeiro para investimentos em renda fixa e variável, conforme antecipou o Estado. O IOF será cobrado apenas na entrada e não terá diferença entre curto e longo prazo. A partir de amanhã, os recursos estrangeiros que ingressarem no País por meio de Bolsa, título público e renda fixa terão incidência de IOF com alíquota de 2%. Mantega disse que não haverá taxação sobre investimento estrangeiro direto. Segundo o ministro, a medida visa a evitar “excesso de especulação” na Bolsa e no mercado de capital em razão da grande liquidez do mercado internacional hoje. Além disso, Mantega afirmou que é preciso proteger a produção nacional, impedindo que o real se valorize em excesso, o que barateia importações e dificulta exportações. Para especialistas, a medida terá efeito temporário e não deverá inibir a atração de capitais. (págs. 1, B1 e B3)

Análise: Celso Ming
Um jeito de 'fazer alguma coisa'

É estranho que mexidas no câmbio sejam antecipadas a conta gotas. Não se pode ser leviano com essa matéria. (págs. 1 e B2)

Justiça Eleitoral cassa 13 dos 55 vereadores de SP

Punidos por receber doação ilegal, eles vão recorrer sem deixar cargo

A Justiça Eleitoral cassou ontem 13 dos 55 vereadores de São Paulo - um suplente também foi cassado. Eles foram condenados por terem sido beneficiários de doações da Associação Imobiliária Brasileira (AIB). Apontada como braço político do Secovi, o sindicato da habitação, a AIB ganhou notoriedade ao figurar entre os maiores doadores das eleições de 2008 no Estado - foram R$ 10,6 milhões. A legislação eleitoral proíbe associações de efetuarem doações para campanhas e limita o repasse de entidades a 2% de sua receita no ano anterior. Segundo a sentença, havia interesse direto em projetos como a Nova Luz, o plano de revitalização da Cracolândia. Os cassados inelegíveis por três anos, poderão permanecer no cargo até o julgamento final dos recursos. (págs. 1, C1 e C3)

Foto legenda: Rio: Falta de investimento em segurança

Policial toma posição durante ação na Favela do Jacarezinho, zona norte do Rio, depois de fim de semana com 17 mortos em razão de confrontos entre traficantes e a polícia. Dados da Secretaria da Fazenda do Rio mostram que o Estado só conseguiu aplicar R$ 102,1 milhões dos R$ 421 milhões previstos para segurança pública em 2009. Programas como modernização operacional da PM, que previam investimento de R$ 16,99 milhões, praticamente não saíram do papel. (págs. 1 e C10 e C11)

Lula recua e agora aceita bases dos EUA na Colômbia

Presidente diz acreditar que uso militar será interno

O presidente Lula declarou ontem que aceitou as explicações da Colômbia sobre o uso de bases militares pelos EUA. Ao lado do presidente colombiano, Álvaro Uribe, Lula disse acreditar nas garantias dadas por Bogotá e Washington de que as bases servirão para “questões internas". "O Brasil não tem por que ficar incomodado se o objetivo é esse", afirmou. Em agosto, Lula havia se alinhado às críticas de Venezuela e Equador em relação às bases. (págs. 1 e A9)

Ex-promotor Igor é preso após 8 anos

Réu por assassinato, ele nega culpa

O ex-promotor de Justiça Igor Ferreira da Silva foi preso ontem em São Paulo, após mais de oito anos foragido. Ele fugiu em 2001, depois de ter sido condenado pelo assassinato da mulher grávida de sete meses, com dois tiros na cabeça. O crime ocorreu em condomínio de Atibaia (SP). (págs. 1 e C9)

Ciência: Descobertos 32 planetas distantes

Achados reforçam a ideia de que o universo está repleto de possíveis palcos para a vida. (págs. 1 e A16)

Educação: USP começa a eleger reitor hoje

Primeiro turno escolhe lista de oito nomes. Representatividade eleitoral é questionada. (págs. 1 e A15)

Direto da Fonte: Hora do banho mais barato

A Agência Nacional de Energia Elétrica está propondo banho mais barato fora do horário de pico (entre 18 e 21 horas). Com isso, calcula 15% de economia nas contas de luz. O projeto inclui a implantação de um sistema de medição inteligente. (págs. 1 e D2)

Notas e Informações: O Rio perde essa guerra

É lamentável que o fato de o Rio ter sido escolhido para sediar a Olimpíada esteja sendo visto como incentivo de esforços do poder público no campo da segurança. Essa deveria ser meta permanente. (págs. 1 e A3)
------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
----------------