PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, dezembro 28, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] PAU-NETONE !!!

...









[Homenagem aos chargistas brasileiros].
;;;

SURINAME: UM PRESENTE DE GREGO, DE NATAL...

Suriname: padre relata 7 mortes

Padre afirma que houve mortes


Jornal do Brasil - 28/12/2009

O padre José Vergílio, que visitou Albina, no Suriname, disse que sete brasileiros morreram no ataque de surinameses a um grupo de garimpeiros na véspera do Natal. O Itamaraty, que não confirmou a informação, enviou ontem diplomatas ao país.

Itamaraty não confirma informações sobre vítimas. Avião da FAB traz cinco feridos de volta

O padre José Vergílio, que visitou a cidade de Albina, no Suriname, região onde um grupo de brasileiros foi vítima de agressões na véspera de Natal, informou ontem que sete pessoas morreram em consequência do ataque. Vergílio afirma ainda que o confronto foi maior do que o que está sendo divulgado oficialmente.

Em um relato no site de uma rádio surinamesa, o padre afirmou que entre os mortos estaria uma mulher grávida que teve a barriga cortada. As informações, porém, não foram confirmadas pelo Itamaraty. Até a tarde de ontem, a embaixada brasileira no país falava apenas em 25 feridos – sete em estado grave – e um surinamês morto. Um grupo de diplomatas brasileiros foi enviado ao Suriname para acompanhar as investigações e prestar assistência às vítimas. Um avião da FAB enviado ao país trouxe de volta, na noite de ontem, cinco vítimas. Uma delas foi ferida na cabeça por um facão.

José Vergílio classificou o incidente do dia 24 como “muito grave”, e acrescentou que o governo surinamês está cooperando bastante para elucidar o que realmente ocorreu.

– O governo prestou ajuda às pessoas desde o primeiro momento e pediu desculpas formais aos brasileiros – afirmou o padre. – Há relatos terríveis.

As vítimas do ataque estão instaladas em hotéis e outros locais providenciados pelo governo do Suriname, e recebem atendimento do Exército e de voluntários.

Os diplomatas brasileiros desembarcaram ontem em Paramaribo, capital do Suriname, por volta das 14h (horário de Brasília), onde encontrariam as vítimas. Hoje, eles seguem para Albina, a cerca de 150 km da capital.

Também há casos de brasileiros feridos encontrados ontem na Guiana Francesa, território francês cuja fronteira com o Suriname fica nas proximidades de onde ocorreu o ataque. A notícia foi dada pela cônsul do Brasil na Guiana, Ana Lélia Beltrame, que estava na cidade de Saint-Laurent-du-Maroni, separada de Albina apenas pelo Rio Maroni.

Entre os feridos está uma mulher que perdeu também perdeu o bebê. Ela não estaria em estado grave e teria apenas um ferimento na mão.

O garimpeiro Antônio José Silva Oliveira, uma das cinco pessoas trazidas ontem pelo avião da FAB, disse que se escondeu na mata, durante toda a noite, com mais 30 brasileiros, para escapar do ataque à vila. Segundo ele, eram mais de 80 surinameses – homens e mulheres – que tinham paus, pedras e facões.

Albina tem cerca de 5 mil habitantes e é o principal ponto de travessia entre o Suriname e a Guiana Francesa. Segundo o embaixador do Brasil no Suriname, José Luiz Machado e Costa, a maioria dos cerca de 2 mil brasileiros que vivem na região se dedica ao garimpo, atividade considerada ilegal naquele país.

As autoridades do Suriname abriram uma investigação para apurar as circunstâncias do ataque. Segundo o ministro do governo Chandrikapersad SantokhiSantokhi, vários suspeitos já foram presos. Ele afirmou ainda que “não há justificativa para o que aconteceu”. Os brasileiros foram atacados em represália à morte de um morador local, supostamente assassinado por um brasileiro.

--------------

Suriname reforça segurança após ataque a brasileiros

Após ataque, Suriname promete reforçar segurança de brasileiros


Autor(es): João Domingos e Rosa Costa,
O Estado de S. Paulo - 28/12/2009

O governo do Suriname informou ao Brasil que reforçou a segurança na cidade de Albina, a cerca de 150 quilômetros da capital, Paramaribo, para garantir a integridade física de brasileiros que vivem na região. A chanceler interina do Suriname, Jane Aarland, ligou na noite de sábado para o secretário-geral do Itamaraty, Antônio de Aguiar Patriota, para relatar as providências tomadas após o conflito ocorrido na noite de Natal.

Na ocasião, brasileiros e chineses que participavam de uma festa em Albina foram atacados por surinameses. O padre José Vergílio, diretor da Rádio Katólica, de Paramaribo, que foi ao local na sexta-feira, disse à emissora de TV a cabo Globonews que pelo menos sete pessoas haviam sido mortas. O Itamaraty não confirmou as mortes - registrou apenas a existência de quatro feridos graves, que foram levados para a capital e internados.

Ainda segundo a versão do padre, o conflito teria começado após o suposto assassinato de um morador local por um brasileiro. Veículos e casas foram queimados. Também foram registrados saques em lojas de comerciantes de origem chinesa.

O embaixador brasileiro no Suriname, José Luiz Machado e Costa, que no sábado relatou a existência de pelo menos 25 brasileiros feridos, foi ontem para Albina, cidade de cerca de 10 mil habitantes, acompanhado de autoridades do Suriname.

Na noite de ontem, o Itamaraty divulgou nota em que afirma que "não houve comprovação de mortes de brasileiros". "As declarações dos nacionais ouvidos coincidiram no sentido de que não testemunharam nenhum assassinato de brasileiro. A maioria dos relatos se referia à violência das agressões e à brutalidade do ataque, mas sem qualquer menção a mortes", diz a nota.

TESTEMUNHOS

Ao todo, diplomatas conversaram com 81 brasileiros de Albina que haviam viajado para a capital surinamesa. Apenas cinco aceitaram a oferta de voltar ao Brasil em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O garimpeiro Fernando Lima, atacado por um grupo de quilombolas surinameses descendentes de escravos africanos - os chamados "marrons" - desembarcou à noite em Belém. Ele levou um golpe de facão na cabeça. "Pensei que ia morrer", disse ele, abraçado a parentes e amigos.

Lima disse que, mesmo ferido, se atirou no rio que banha a cidade para escapar da fúria dos homens que o agrediam. Foi socorrido por estranhos que o levaram para um hospital. Agora, não quer mais saber de voltar para o Suriname.

Outro paraense, o também garimpeiro Antonio José Oliveira, 24, se embrenhou numa floresta da região e passou a noite escondido. "Tinha gente batendo e jogando brasileiros na água. Caí no rio e ajudei o pessoal que não sabia nadar.''

Ainda segundo o Itamaraty, as autoridades de Albina informaram que foram presos 22 surinameses suspeitos de terem participado do ataque. A polícia local disse também que o brasileiro suspeito de ter assassinado um surinamês, fato que teria precipitado o conflito, está foragido, provavelmente na vizinha Guiana Francesa.

A cônsul brasileira do país vizinho, Ana Lélia Beltrame, foi para Saint-Laurent, cidade fronteiriça com o Suriname, e encontrou nove brasileiros feridos no principal hospital da cidade.

Na lista de sobreviventes encontrados pela cônsul brasileira está Denicléa Furtado Teixeira, que estava grávida de três meses e que, no tumulto, sofreu um aborto. O padre Vergílio chegou a divulgar a informação de que ela teria sido "retalhada" por atacantes. O Itamaraty informou que ela foi ferida "com gravidade nas mãos" e que recebeu tratamento médico.

O padre também divulgou a versão de que cerca de 20 mulheres haviam sido estupradas durante o confronto. A nota oficial não faz referência a essa informação.
----------------
>

Vítimas deixam o Suriname

Itamaraty confirma 17 feridos


Autor(es): Bernardo Mello Franco, Carolina Brígido e Gerson Camarotti
O Globo - 28/12/2009

Dos brasileiros atacados no Suriname, três estão internados e cinco deixaram o país

A Embaixada do Brasil no Suriname confirmou ontem que 17 brasileiros ficaram feridos ao serem atacados por cerca de 300 surinameses em Albina, a 150 quilômetros da capital, Paramaribo, quinta-feira à noite.

Uma das vítimas foi a paraense Deniclea Furtado Teixeira, de 34 anos, que estava grávida de três meses e perdeu o bebê. O aborto teria sido provocado pela situação de tensão a que Deniclea foi submetida.

Dos 81 brasileiros que fugiram de Albina, cinco embarcaram ontem de volta para o Brasil num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e chegaram à noite em Belém.

O Ministério das Relações Exteriores negou que o conflito tenha resultado em outras mortes, como chegou a ser relatado por vítimas e pelo padre brasileiro José Vergílio, que está no país há oito anos.

Ontem de manhã, o Itamaraty enviou a Paramaribo uma missão com dois diplomatas, que embarcaram de Brasília num avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O embaixador José Luís Machado e Costa, que estava na capital do país, foi até a região do conflito para conversar com autoridades locais.

No início da noite de ontem, três brasileiros ainda estavam em observação num hospital em Paramaribo.

São eles: os maranhenses Francimar Nascimento Pinheiro, de 32 anos, e Raimundo da Silva Pereira, de 36; e o tocantinense Antonio Rodrigues da Silva, de 46.

As outras 14 vítimas foram atendidas e liberadas, sendo 11 na capital do Suriname e três em SaintLaurent-du-Maroni, na Guiana Francesa.

Conflito em área de garimpo

O conflito ocorreu num acampamento usado por brasileiros que emigraram para trabalhar em garimpos ilegais no Suriname. O local foi invadido por descendentes de quilombolas, após o assassinato de um surinamês por um brasileiro, na véspera do Natal. Os agressores destruíram mantimentos e incendiaram parte das instalações usadas pelos brasileiros.

O padre José Vergílio, que chegou a anunciar que sete brasileiros haviam morrido no conflito, voltou atrás ontem à tarde e afirmou não saber o número de supostas vítimas.

Mesmo assim, acusou as autoridades brasileiras de tentarem atenuar as consequências do ataque.

— As autoridades estão com prudência exagerada. Sei que existem mortos, e muitas mulheres que foram violentadas barbaramente. As pessoas foram encontradas boiando no rio e dizem que não houve nada.

Até o embaixador brasileiro está falando besteira — disse.

Vítima diz ter visto corpos boiando

O garimpeiro Enoque Luz também insistiu que, ao contrário do que informou o Itamaraty, haveria brasileiros mortos em decorrência dos ataques. Segundo ele, pelo menos quatro teriam morrido em Paramaribo. Ele afirmou ainda que foram vistos corpos boiando no Rio Maroni, próximo ao local dos ataques.

— Encontramos no rio corpos e pedaços de gente. Sei que lá no hospital tem quatro corpos na geladeira.

Eles não deixam a gente ir lá reconhecer. Eles não anunciam isso nem no jornal daqui — afirmou Enoque.

O garimpeiro também disse que, entre os brasileiros, não se saberia o paradeiro de pelo menos dez pessoas após o episódio. Ainda segundo Enoque, muitas mulheres foram estupradas no dia 24: — Aconteceram vários estupros.

A gente teve hoje essa informação de mulheres que foram atendidas no hospital de Saint-Laurent.

O governo do Suriname garantiu ao Itamaraty que iria fazer todos os esforços possíveis para manter a segurança e integridade física dos brasileiros residentes naquele país. A informação foi repassada sábado à noite pela ministra interina de Negócios Estrangeiros do Suriname, Jane Aarland, ao secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, Aarland teria demonstrado boa vontade em resolver e apurar o episódio na conversa telefônica que teve com Patriota, além de ter explicitado que o Suriname iria apoiar os brasileiros naquele país. O empenho do governo do Suriname foi explicitado ao designar o número três da diplomacia daquele país, Robby Ramlakhan, para acompanhar ontem o embaixador José Luiz Machado e Costa.

Brasileiros são atraídos pelo ouro

Ramlakhan e Machado e Costa seguiram ontem de Paramaribo até a região do conflito. O Itamaraty também recebeu a informação de que o ministro da Defesa do Suriname, Ivan Fernald, lamentou publicamente o ocorrido. No sábado, o Itamaraty chegou a entrar em contato com o Ministério da Defesa sobre a possibilidade de enviar para o local alimentos e medicamentos.

No entanto, o pedido não chegou a ser confirmado. Os brasileiros, em sua maioria garimpeiros, saem sobretudo dos estados do Norte e Nordeste brasileiro, atraídos pelas riquezas minerais do Suriname, como o ouro.

— Essa é uma área violenta e de muito conflito. São constantes os relatos de incidentes envolvendo brasileiros nessa região. E é preciso assistência diplomática aos brasileiros que estão lá — afirmou ontem o deputado federal Luciano Castro (PR-RR)

---------------

BRASIL: 25 ANOS DEPOIS.... (BRASIL, MEU BRASIL BRASILEIRO...)

25 anos de democracia

Fernando Rodrigues


Autor(es): FERNANDO RODRIGUES
Folha de S. Paulo - 28/12/2009

A avalanche de escândalos recentes dá a impressão de que as coisas só pioram na política. Não é bem assim. O Brasil completa em 2010 seu 25º ano de democracia plena, iniciada com a eleição da chapa de Tancredo Neves (presidente) e José Sarney (vice) depois de 21 anos de ditadura militar.


É fácil lembrar o que deu errado de lá para cá. Escândalo da ferrovia Norte-Sul e hiperinflação no governo Sarney. O impeachment de Fernando Collor. Os casos da compra de votos e de manipulação do leilão da Telebrás durante os anos FHC. O mensalão sob Lula.

Em 2009, houve a lista sem fim de imposturas no Congresso, indo do deputado do castelo às verbas indenizatórias, dos atos secretos no Senado à farra das passagens aéreas. Sem contar o escândalo final em Brasília, o mais imagético de todos -com panetones e vídeos mostrando dinheiro nas meias, na cueca e até uma oração da propina.

Mas a pergunta a ser feita é: esses crimes passaram a existir só durante a democracia ou já eram praticados antes e ninguém tomava conhecimento? Difícil responder, embora um fato seja irrefutável: a transparência agora é maior.

O exemplo mais evidente é o Congresso (sobretudo a Câmara), o mais aberto Poder da República.

Sabe-se quanto cada deputado gasta com gasolina, viagens e restaurante. Nada era conhecido em anos passados. É claro ainda faltam instrumentos de controle à disposição da sociedade. Pouco se sabe do Judiciário e do Ministério Público. Cidades e Estados são instâncias opacas. O país não tem uma lei de acesso a informações públicas.
Mas o saldo tem sido positivo.
Outros escândalos virão conforme a democracia for se aperfeiçoando.
É um processo em andamento. O caminho é longo, mas parece que o Brasil entrou numa rota correta.


A avalanche de escândalos recentes dá a impressão de que as coisas só pioram na política.

GOVERNO LULA/ELEIÇÕES 2010/PAC [In:] O ETERNO ''EMOBRAS'' ELEITORAL

PAC FAZ 3 ANOS COM APENAS 10% DAS OBRAS CONCLUÍDAS

PAC: PRAZO ACABANDO. OBRAS, NÃO


Autor(es): Gustavo Pau
O Globo - 28/12/2009

Para ONG Contas Abertas, só 9,8% das 12.520 iniciativas estavam concluídas


Com obras espalhadas por vários municípios e cujos valores vão de poucos milhões até bilhões de reais, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) completa três anos em 2010 ainda longe de concluir metade do que se propôs. De acordo com levantamento da ONG Contas Abertas, das 12.520 obras do programa em todo o país, apenas 1.229 estavam concluídas, o que representa 9,8% do total. Esse montante inclui os programas de habitação e saneamento, que formam sua grande maioria. Sem esses dois setores, os números melhoram, mas ainda ficam distantes das metas do PAC em 2010: o volume de obras concluídas sobe para 31% dos 1.340 empreendimentos contabilizados.

Do total, as obras que sequer saíram do papel — consideradas em contratação, em ação preparatória ou licitação —chegam a 62% do total.

Apenas 29% estão em pleno andamento.

A compilação dos dados só foi possível em 16 de dezembro, quando a Casa Civil divulgou os cadernos estaduais do PAC, que detalham todas as obras do programa. Os números se referem ao balanço de agosto.

— O governo terá de trabalhar em um ano mais do que fez em dois anos e oito meses para entregar boa parte das obras ao final do mandato — diz o economista Gil Castelo Branco, coordenador do Contas Abertas.

Programa cresce e ultrapassa 2010

Ao lançar o PAC em uma grande solenidade em janeiro de 2007, o governo tinha como horizonte apenas o ano de 2010, fim do mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. A previsão era gastar R$ 503,9 bilhões em obras no setor de logística, energia e nas áreas social e urbana. Em fevereiro de 2009, ao completar dois anos, o governo turbinou o programa com R$ 142,1 bilhões de novos investimentos previstos até 2010. Além disso, foram computados mais R$ 502,2 bilhões para após a gestão Lula.

Com isso, o PAC passou a ter um orçamento de R$ 646 bilhões até 2010. A Casa Civil contesta o levantamento, sob argumento de que ele leva em conta apenas o número de obras. No 8oBalanço do PAC, divulgado em outubro, o governo federal informou que 32,9% das ações estavam concluídas, considerando o montante de recursos.

“Consideramos que o critério de valor seja mais adequado para calcular o percentual de conclusão de obras, pois o PAC é composto de um número muito grande de obras com dimensões muito diferenciadas. Esse fato provoca distorções”, informa a assessoria da ministra Dilma Rousseff, em nota.

Eles lembram que o PAC Funasa, voltado para saneamento, contabilizava 6.916 empreendimentos no valor de R$ 3,5 bilhões. Isso representaria 40% da quantidade de obras e apenas 0,5% do valor total do PAC até 2010. Ao mesmo tempo, a Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, orçada em R$ 13,5 bilhões, equivale a 2% do PAC.

Para a Casa Civil, em 2010 as expectativas são melhores, pois algumas obras ganharam ritmo e outras sairão do papel. Mas grandes obras previstas para 2009 não começaram.

É o caso do trem-bala entre Rio e São Paulo, cujo edital só foi lançado para consulta pública em 18 de dezembro.

A usina de Belo Monte só deverá ser licitada no início de 2010, e até a terceira etapa das concessões rodoviárias, prevista para junho passado, foi transferida para abril de 2010.

Paulo Godoy, que preside a associação de empresas de base (Abdib), lembra que há problemas, mas acredita que o programa trouxe um novo modelo de gestão de obras públicas.

Dados orçamentários levantados pela Contas Abertas mostram que, até 15 de dezembro, dos R$ 27,9 bilhões previstos para o ano foram empenhados R$ 21,4 bilhões (76,7%). Efetivamente pagos foram R$ 6,7 bilhões (24%). A maior parte dos R$ 15 bilhões restantes deve ser paga em 2010.

Foram incluídos no programa os R$ 7,3 bilhões do programa Minha Casa, Minha Vida. Mas a maior parte do orçamento do PAC de R$ 29,8 bilhões deverá ficar com o futuro presidente.

Gil Castelo Branco alerta que ainda há um estoque de R$ 8,9 bilhões de restos a pagar acumulados de 2007 e 2008. Com isso, o governo já teria comprometido cerca de R$ 23 bilhões de restos a pagar em 2010. Somados aos recursos novos orçados para o ano que vem, se o governo gastar o que já empenhou e o que poderá empenhar, terá de quitar cerca de R$ 53 bilhões em 2010, segundo a ONG: — Com certeza essa conta será herdada pelo futuro presidente.

A Casa Civil ressalta que, considerando apenas os recursos orçamentários, a execução do PAC tem crescido de maneira expressiva ano a ano. Sobre o montante de restos a pagar, afirma que se deve a uma contingência da estrutura das contas públicas.

----------

BRAS-ILHA. ELEIÇÕES 2010: O VELHO COM CARA DE NOVO NO CURRAL ELEITORAL

Como serão as eleições após a Caixa de Pandora

Chacoalhada eleitoral


Autor(es): Lilian Tahan
Correio Braziliense - 28/12/2009


Cenário eleitoral mudou depois da impossibilidade de reeleição do atual governador. Políticos quase descartados podem se lançar na disputa.



Operação Caixa de Pandora modificou o cenário para a disputa ao Palácio do Buriti e novos nomes cogitam entrar no páreo



A impossibilidade de o governador José Roberto Arruda (sem partido) concorrer à reeleição no ano que vem — consequência da Operação Caixa de Pandora — chacoalhou o cenário eleitoral para 2010. O afastamento do nome favorito ao GDF até o início do escândalo abriu espaço para candidaturas até então consideradas tímidas e em alguns casos completamente fora de cogitação.

No início de 2010, Maria de Lourdes Abadia (PSDB) completará seu terceiro ano no ostracismo político. Desde que perdeu o governo em 2006, Abadia deu um tempo da vida partidária. Magoada com a postura do ex-governador Joaquim Roriz durante as eleições passadas — o ex-governador fez corpo mole na campanha da tucana e não rejeitou o nome de Arruda na disputa —, Abadia acabou deslocada do contexto político. Desde o início de 2007, ela se dedica à vida acadêmica. Mas essa condição deve mudar em 2010. O nome da ex-governadora começa a ser ventilado por colegas de partido como uma opção nas eleições de outubro do ano que vem.

Presidente de honra do PSDB no DF, Geraldo Campos avalia que o distanciamento de Abadia do governador Arruda e do próprio Roriz, de quem foi vice-governadora no mandato de 2003 a 2006, pode favorecer a indicação da tucana para a competição ao governo em 2010. “Ela é dona de um nome que até agora não foi tocado, acusado de nada, além de ter experiência e uma história de longa data com essa cidade. Considero Abadia uma das pessoas mais indicadas para voltar ao cenário político nesse momento”, opina Campos.

O revés político ocorrido nas últimas semanas também pode ser usado dentro do PT para rever os papéis definidos antes da crise que destruiu os planos de reeleição do governador Arruda. O deputado federal Geraldo Magela pretende reabrir a discussão sobre o acordo firmado antes dos acontecimentos que tiraram Arruda da disputa eleitoral. Pouco antes do início do escândalo no DF, Magela havia acertado com o partido a desistência da candidatura ao governo e amarrado sua indicação ao Senado. O caminho estava livre para Agnelo Queiroz.

Jogo zerado

Na opinião do grupo que apoia Magela dentro da legenda, as denúncias que impediram a reeleição do atual governador “zeram” o jogo eleitoral. O grupo que defende a indicação de Agnelo ao GDF, no entanto, aposta que a disposição de Magela para retomar as discussões é mais uma tentativa de se cacifar e consolidar sua indicação ao Senado do que uma intenção real para assumir a dianteira na corrida eleitoral do ano que vem. Magela usará como argumento para negociar melhores condições na chapa, a relatoria do orçamento, que o aproximou do governo federal e o projetou na mídia.

As repercussões políticas provocadas pela Caixa de Pandora alcançam quase todo o leque da esquerda no DF. A primeira reação do PDT após as acusações que afetaram a expectativa de poder do atual governador foi sugerir a candidatura de Cristovam Burque em 2010. A hipótese chegou a ser colocada pela direção nacional da legenda, que enxerga chances reais de eleger o partidário.

Mas Cristovam afirma que não será o candidato. “Brasília completará 20 anos elegendo sempre os mesmos candidatos. Acho que eu e Roriz daremos uma boa contribuição para a cidade se não formos governadores. Além disso, meu partido já tem um nome para lançar no ano que vem, que é o Reguffe”, afirmou o senador. Nesse contexto de terra arrasada, o nome do distrital ressurge agora com mais comprometimento do partido. Reguffe havia sido cotado para a disputa do principal cargo no DF em 2010, mas sua indicação havia perdido envergadura dentro do partido, que ainda não estava seguro de como se posicionar numa disputa onde a reeleição de Arruda era dada como bastante provável pelas pesquisas.

O número
279
Quantidade de dias que faltam para o primeiro turno das eleições em 2010


A situação de cada um

Adauto Cruz/CB/D.A Press - 30/3/09


Geraldo Magela (PT)

Pouco antes de estourarem as denúncias reveladas na Operação Caixa de Pandora, Magela fechou um acordo no PT para ser candidato ao Senado pelo partido. Pelo acerto, o deputado federal deveria desistir das prévias com Agnelo Queiroz para a indicação ao Governo do Distrito Federal em troca de ser a primeira opção da legenda no Senado, com a exigência, inclusive, de que o partido evitasse a concorrência de Cristovam como eventual segundo candidato numa chapa de esquerda. Magela ainda negociou no pacote tornar-se o concorrente à presidência nacional do partido mais bem votado no DF, como de fato ocorreu. Em contrapartida, apoiaria a eleição de Roberto Policarpo para o comando do PT no DF. O que também foi cumprido. Com o novo cenário, que deu chances reais de uma boa performance para o PT em 2010, Magela vai querer rever os papéis dentro da legenda. Ele deve retomar as discussões de uma prévia para a disputa ao Buriti no ano que vem.


Daniel Ferreira/CB/D.A Press - 19/10/07

Maria de Lourdes Abadia (PSDB)

Afastada há três anos do cenário político, desde que perdeu as eleições de 2006, a ex-governadora deve retomar a vida partidária em 2010, com chances de se lançar na disputa ao governo. O nome de Abadia vem sendo tratado como opção do partido para colocar em prática uma estratégia de sobrevivência política que consiste na tentativa de se desvincular do governo Arruda, de quem o PSDB se manteve oficialmente como aliado até o início do escândalo. Adversária de Arruda em 2006, Abadia pode ressurgir como a alternativa tucana mais distante da convivência com o DEM mantida nos últimos anos. Abadia saiu da campanha passada magoada com Roriz, o que pode ser usado mais à frente para reforçar um rompimento com o ex-governador. Esse raciocínio, no entanto, não descarta uma reconciliação com o grupo de Roriz.


Paulo de Araújo/CB/D.A Press - 6/5/09

José Antônio Reguffe (PDT)

O nome do distrital chegou a ser ventilado antes da crise política para disputar o Governo do Distrito Federal. Mas, até o início do escândalo, essa hipótese havia perdido força, porque o próprio indicado não sentia por parte da legenda um comprometimento com a pré-candidatura. Depois do início da Operação Caixa de Pandora, a disposição do partido em lançar candidatura própria é outra. O senador Cristovam Buarque garante que o PDT vai se colocar na disputa para 2010. Ou com candidatura própria, ou numa composição que inclua Reguffe, no mínimo, como vice numa chapa encabeçada por Agnelo Queiroz (PT).






Cadu Gomes/CB/D.A Press - 25/6/07

Antônio Carlos de Andrade (PSol)

Nas eleições de 2006 para o Palácio do Buriti, Toninho teve 56,8 mil votos atingindo a preferência de apenas 4,3% do eleitorado no Distrito Federal. Com candidatura anunciada para o governo em 2010, ele está confiante de que sua performance pode melhorar nas urnas, alavancada pela crise política iniciada há algumas semanas. Para o indicado do PSol, as opções de esquerda — especialmente a sua, de caráter socialista e radical — devem ser projetadas a patamares mais competitivos porque serão um contraponto ao escândalo que atingiu o atual governo.







Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 30/11/09

Cristovam Buarque (PDT)

O nome de Cristovam surge quase como uma reação aos escândalos de corrupção que há um mês desgastam o grupo que está no poder. Apontado como demagogo pelos adversários, mas lembrado como um político carismático e de perfil ético entre aliados e simpatizantes, o nome do ex-governador voltou a circular em conversas políticas, especialmente entre dirigentes nacionais do PDT, como uma opção na disputa ao governo do DF. Mas a indicação, por enquanto, é evitada por Cristovam, que não admite ser candidato no ano que vem e insiste que a alternativa do partido para as próximas eleições é Reguffe.






Breno Fortes/CB/D.A Press - 22/9/09



Rodrigo Rollemberg (PSB)

A combinação de duas circunstâncias pode viabilizar a candidatura de Rodrigo Rollemberg ao governo em 2010. Uma delas é a saída de Arruda do contexto eleitoral. A outra, uma eventual confirmação de Ciro Gomes como candidato do PSB à presidência da República. Diante de um panorama favorável, Rollemberg pode repetir a tentativa feita em 2002 de comandar o governo do DF, quando chegou em terceiro lugar na disputa pelo Palácio do Buriti.

------------------



SAÚDE: LEVANTAMENTO DE ''GARFO''

7 mitos sobre emagrecer com exercícios físicos

Você está malhando corretamente? Sabe para que servem os exercícios que o fazem suar a camisa? Confira os principais mitos da malhação e descubra que abdominal não acaba com a gordura localizada

LAURA LOPES



Professores de Educação Física que trabalham diariamente com pessoas que querem emagrecer a todo custo – principalmente no verão – costumam escutar bobagens absurdas. Com Marcio Atalla, colunista de ÉPOCA (leia aqui suas colunas), não é diferente. Junto com ele, ÉPOCA apurou sete mitos mirabolantes que servem de muletas às frustrações de não conseguir emagrecer. Segundo Atalla, para a atividade física ter resultados, ela precisa de três fatores: frequência com que é feita na semana, duração do exercício e intensidade com que ele é feito. Você caminha no parque papeando com a amiga e acha que vai emagrecer? Ledo engano. Mas, ainda assim, é melhor do que ficar em casa, parada e, pior, comendo. Leia os mitos abaixo e confira se você está cometendo alguns desses pecados.

sxc.hu
1. Subir escadas faz perder gordura localizada
Mito dos brabos.
O primeiro problema é que a pessoa que acredita nisso e começa a subir escadas em vez de ir de elevador não consegue ultrapassar o segundo andar. Mesmo que consiga chegar ao quarto, sua respiração estará tão ofegante que ela irá parar. Esse exercício que ela acabou de fazer foi anaeróbico, fazendo seus batimentos cardíacos dispararem. Para perder gordura localizada indica-se exercícios aeróbicos e durante 30 minutos, ou mais, permanecendo numa frequência cardíaca não tão alta. "Uma pessoa sedentária não vai conseguir manter essa atividade porque sua frequência vai subir, e frequência alta não é eficiente para perder gordura", diz Atalla.

O que há de bom em subir as escadas: A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que uma pessoa suba 9 andares por dia. Essa sugestão faz parte de uma campanha para que a população mundial comece a se movimentar mais, no combate à obesidade. Além disso, tal atividade melhora o condicionamento físico. Mas não adianta subir três lances de escada e pegar o carro para ir à padaria, que fica a três quadras da sua casa – as ações precisam ser tomadas em conjunto. Uma hora subindo escadas gasta em média 1.000 calorias. Mas nem mesmo um profissional treinado consegue passar dos 20 minutos...

2. Abdominal emagrece
Mito barrigudo.
Nenhum abdominal do mundo pode fazer emagrecer. Ele não é suficiente para perder gordura localizada. Esse tipo de exercício fortalece a musculatura, mas não faz a gordura desaparecer. A pessoa que faz muitos abdominais todos os dias pode até ter uma barriga tanquinho, mas debaixo de uma pancinha de gordura.

O que há de bom nos abdominais: combinado a exercícios aeróbicos, que irão queimar as gorduras, podem revelar um abdome durinho.

3. Malhar em jejum emagrece
Mito perigoso.
Ao levantar, normalmente um pessoa está há oito horas sem comer e com a taxa de glicose bem baixa no sangue. Com a glicose baixa, e para todas as atividades físicas, de tomar banho a malhar, o corpo deverá se alimentar de outra fonte de energia e, antes de escolher a gordura, foca na massa muscular. A pessoa acaba perdendo massa muscular sem perder gordura. E pode até desmaiar. Antes de malhar, coma uma fonte de carboidrato leve, uma fruta, um suco ou um pedacinho de pão. E, ao longo das duas horas posteriores à atividade, faça uma refeição mais completa. Essas horas são as mais importantes para se alimentar. É nesse momento que seu metabolismo está acelerado, hora certa de repor os carboidratos, proteínas e boas fontes de gorduras (como azeite, castanha e leite desnatado), perdidos durante o exercício.

sxc.hu
4. Suar significa emagrecer
Mito molhado.
"Eu vejo gente que coloca roupas superpesadas para transpirar mais durante o exercício, pensando que isso ajuda a emagrecer", diz Atalla. Pelo contrário: a pessoa vai desidratar, cansar-se mais rapidamente, fazer menos atividade física porque vai parar antes do que deveria e o resultado só piora. Da mesma forma, medicamentos diuréticos, que aceleram a eliminação da água do corpo através da urina, fazem perder até 2kg. No dia seguinte, a pessoa que ingeriu o remédio repõe naturalmente esses quilinhos apenas com as refeições tradicionais. Pior: os diuréticos fazem o corpo perder muitos sais minerais, causando um desiquilíbrio de cálcio e potássio que é muito perigoso. "E começa a fica mais perigoso ainda em mulheres perto dos 40 anos, próximas à menopausa. Perder cálcio pode levar à osteoporose", afirma o especialista.

5. Musculação não emagrece
Mito forte.
Apenas um exercício localizado não faz emagrecer. Mas fazendo todos os exercícios da musculação, você pode emagrecer, sim. Como? Aumentará sua massa muscular, o que faz aumentar seu metabolismo. Para o corpo continuar vivo, precisa de 40 calorias por dia para manter 1kg de músculo. Para manter 1kg de gordura, bastam 5 ou 6 calorias. Ou seja, o gordinho tem um metabolismo menor que o musculoso, sendo que este último precisa de muito mais calorias só para respirar (e provavelmente tem hábitos mais saudáveis que o primeiro).

sxc.hu
6. Caminhar emagrece
Mito leve.
Não é o simples fato de caminhar que faz emagrecer e eliminar gorduras, mas o ritmo correto da caminhada. Se a pessoa consegue caminhar e conversar, está muito leve. Por outro lado, se ela não consegue trocar nenhuma frase com outra pessoa, a caminhada está muito pesada. O ideal é que ela não esteja tão confortável a ponto de não conseguir conversar e nem tão ofegante que não consiga falar direito. Outro detalhe é o tempo. Indica-se ao menos 30 minutos de caminhada porque, a partir do vigésimo minuto, a gordura passa a ser fonte primária da queima de energia no exercício físico. "Uma boa dica é da OMS: acumular 150 minutos durante a semana, ou 30 minutos por cinco dias", afirma Atalla.

7. É melhor não fazer nada do que ser atleta de fim de semana
Mentira
.
Fazer exercício físico só no fim de semana é melhor do que não fazer nunca, mas deve ser controlado: tanto na intensidade quanto no tempo – de 1h a 2h. Não pode exagerar: jogar três partidas seguidas de futebol, por exemplo, pode ser prejudicial. Esse tipo de "atleta de fim de semana" controlado consegue melhorar um pouquinho seu sistema cardiovascular, mas não vai emagrecer. A atividade física é importante porque mantém os fatores de risco mais controlados, diminuindo a glicemia e a pressão.
----------------
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI112529-15257,00-MITOS%20SOBRE%20EMAGRECER%20COM%20EXERCICIOS%20FISICOS.html
-----------

ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE, AQUECIMENTO... [In:] ''ESQUECIMENTO'' GLOBAL

Perspectiva 2010

O ano zero da economia limpa

Svante Arrhenius era um desconhecido físico sueco quando, em 1896, fez um alerta: se a humanidade continuasse a emitir dióxido de carbono na atmosfera no mesmo ritmo que fazia desde a alvorada da Revolução Industrial, em 1750, a temperatura média do planeta subiria de maneira dramática, em decorrência do efeito estufa.

Pouca gente escutou o apelo de Arrhenius em seu tempo, um período sem carros, sem megalópoles, com apenas 1,2 bilhão de pessoas no mundo. Quase ninguém seguiu seu raciocínio na maior parte do século seguinte. Foi assim até que novas evidências científicas surgiram, além das catástrofes naturais. E nos anos 1960 brotou uma ideia romântica, utópica e alternativa de preservação da natureza. Ela hoje entrou na corrente principal do pensamento ocidental, ajudou a transformar os processos de produção industrial e moldou o perfil dos líderes empresariais que conduzem o capitalismo no século XXI. Há muito ainda a ser feito. Evidentemente, é um frágil equilíbrio, mas trata-se, agora, de agir já para pagar menos depois.

Um relatório produzido em 2006 pelo economista inglês Nicholas Stern, então no Banco Mundial, indica que investir imediatamente, a cada ano, 1% do PIB global pode evitar perdas de até 20% desse mesmo PIB até 2050. É informação que os líderes reunidos na COP15, em Copenhague, neste mês, tinham com nitidez. Esses números não os fizeram avançar muito, em uma cúpula que entrará para a história pelos tímidos resultados que ofereceu. Não há problema. Existe uma mensagem clara: os estados não se entendem, escorregam na burocracia e em interesses egoístas, mas a iniciativa privada saiu na frente. As empresas e a sociedade já fazem mais e melhor que os governos no combate ao aquecimento global. Eles ainda patinam para entregar sua principal - se não única - contribuição, a de definir um quadro institucional estável e favorável à livre-iniciativa, à inovação e ao empreendedorismo.

Nas próximas 62 páginas, VEJA faz um amplo painel dos lançamentos de produtos, das ideias e das posturas que, a partir de 2010, começarão a delinear mais claramente o cotidiano baseado na economia limpa.

As 10 ideias e posturas de um novo mundo

Ecodesign
1. O apagar das luzes da lâmpada de Edison
Emissão zero em cidade nos Emirados Árabes

Carros elétricos
2. A chegada dos primeiros modelos de grandes montadoras

Executivos verdes
3. O perfil do líder moderno dentro das empresas

Energias renováveis
4. O vento é limpo mas ainda custa caro

Logística reversa
5. A reciclagem de resíduos já é bom negócio

Responsabilidade
6. Apagar o passivo ambiental vale dinheiro

Propaganda
7. A militância (e a polêmica) na publicidade

Globalização 2.0
8. A era da cidadania global

Capital natural
9. Está na hora de cobrar pelos recursos naturais

Créditos de carbono
10. Falta ainda saber quanto custa poluir

E mais:
• artigos de Carlos Ghosn, Jared Diamond e Élisabeth Laville
cinquenta anos de história da luta ambientalista
dez empregos de futuro

SAÚDE PÚBLICA: ''É DANDO QUE SE RECEBE...''

Ministério da Saúde lança campanha de doadores de medula

O objetivo da iniciativa é ampliar o cadastro de doadores de medula óssea no Brasil. Atualmente, 979 pacientes estão em busca de um doador compatível no país.


Redaçõa Época
Incentivo
A campanha será mostrada na TV, rádio e revistas

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (22) a Campanha Nacional de Doação de Medula Óssea. Com o tema Seja o amigo oculto de alguém por toda a vida as autoridades de saúde querem ampliar o cadastro de doadores de medula óssea no Brasil.

A campanha será exibida na TV, rádio e revistas até o dia 27 deste mês. A iniciativa pega carona no clima de fim de ano para sensibilizar a população para a importância de ser um doador. O primeiro filme traz o depoimento de um doador desejando uma vida de alegria e saúde para quem recebeu a doação. O segundo vídeo traz a cena de um garoto de 10 anos, que agradece o maior presente que ele já recebeu: a vida.

Atualmente, o Brasil tem o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. O Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula (Redome), instalado no Instituto Nacional de Câncer (Inca), tem 1.369.754 doadores cadastrados, um crescimento de 10.814% em relação a 2001.

O número alcançou a meta do Programa Mais Saúde do governo federal três anos antes da data inicialmente prevista, que era alcançar 920 mil doadores até 2011.

Apesar de todo esse avanço, os pacientes com leucemia ainda enfrentam dificuldade em encontrar um doador compatível. Isso acontece porque, quando não há um parente próximo incompatível para doação, o caminho é buscar um doador no Redome. Porém, estima-se que, para um milhão de pessoas, há apenas um doador compatível.

O ideal, segundo os médicos, seria que todos os jovens e adultos fossem doadores, o que aumentaria as chances de se encontrar um doador compatível. Atualmente, 979 pacientes estão em busca de um doador compatível no Brasil.

Para se cadastrar no Redome, o doador deve procurar o hemocentro de sua cidade. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos de idade e que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue pode se cadastrar. Caso seja verificada a compatibilidade com algum paciente, o doador é convocado a realizar testes confirmatórios e fazer a doação. A medula óssea recompõe-se em poucos dias e não faz falta para quem doa.

Os transplantes de medula óssea são realizados no Brasil desde 1970. O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) brasileiro alcançou padrão de qualidade internacional por meio da criação do Redome, em 2000, e da integração deste Registro, desde maio deste ano, com a maior rede de registros de doadores de medula óssea do mundo, o National Marrow Donor Program (NMDP), nos Estados Unidos.

Além de ser indicado para o tratamento de leucemia, o transplante de medula óssea é utilizado em casos de linfomas e de alguns tipos de anemias.
-----------------
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI112413-15257,00-MINISTERIO%20DA%20SAUDE%20LANCA%20CAMPANHA%20DE%20DOADORES%20DE%20MEDULA.html
------------------

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

28 de dezembro de 2009

O Globo

Manchete: PAC faz 3 anos com apenas 10% das obras concluídas;
Levantamento mostra ainda que 62% dos projetos não saíram do papel


O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) completa três anos em janeiro longe de concluir metade do proposto pelo governo. Levantamento da ONG Contas Abertas mostra que, das 12.520 obras do programa em todo o país, apenas 1.229 foram concluídas, o que representa 9,8% do total, incluindo os projetos de habitação e saneamento. Sem esses dois setores - que são maioria no PAC- os números melhoram e apontam para 31% dos empreendimentos concluídos. Do total, as obras que nem sequer saíram do papel - estão em fase de contratação, em ação preparatória ou em licitação - chegam a 62%. Nos últimos meses, o PAC foi engordado e passou a ter orçamento de R$ 646 bilhões até 2010. A Casa Civil contesta o levantamento e diz que ele leva em consideração apenas o número de obras. No Rio, a Petrobras ajudou a puxar os investimentos. (págs. 1 e 15)

Para Minc, Lobão parou no tempo

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criticou as declarações de seu colega de Minas e Energia, Edison Lobão, que reclamou do mau humor e da lentidão do Meio Ambiente. "Parece que ele parou no tempo", disse. (págs. 1 e 15)

Vítimas deixam o Suriname

Dos 81 brasileiros que fugiram de Albina, no Suriname, onde foram vítimas de uma onda de violência, cinco já voltaram ao Brasil. O governo confirma 17 feridos, três deles ainda internados. Uma mulher, grávida de três meses, perdeu o bebê. O Itamaraty não confirma o relato de sobreviventes de que há mortos. (págs. 1, 3 e 4)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Bancos públicos superam privados em ativos e lucro
Bom desempenho do BNDES foi decisivo para avanço de instituições federais

Cinco bancos públicos federais superaram as instituições privadas nacionais em tamanho e lucro, segundo balanços do terceiro trimestre do Banco Central. No período, esse grupo atingiu R$ 1,39 trilhão em ativos e ganhou R$ 5,3 bilhões. No mesmo trimestre, instituições privadas nacionais chegaram a R$ 1,34 trilhão em ativos e obtiveram lucro de R$ 4,9 bilhões. Não entram nesse cálculo bancos privados de controle estrangeiro que atuam no país, como Santander e HSBC. Uma razão importante para o resultado foi o bom desempenho do BNDES -o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social recebeu farto volume de recursos da União para elevar os empréstimos na época mais aguda da crise. Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste, outros quatro agentes federais, também ganharam espaço no mercado de crédito no ano. (págs.1 e B1)

Fundos de investimento fecharão 2009 com recorde de patrimônio e captação. (págs. 1 e B3)

EUA restringem movimentação de passageiros durante voos

A Casa Branca ordenou revisão completa dos sistemas de inteligência e incremento de medidas de segurança em aeroportos americanos e em voos no país. Pelas regras, a partir de uma hora antes do pouso, passageiros não poderão se levantar nem levar objetos no colo. A revista será mais rigorosa. A Agência Nacional de Aviação Civil disse não ter informações de mudanças na segurança de voos do Brasil aos EUA. (págs. 1 e A9)

Para cientista, EUA e China vão ressuscitar mundo bipolar

Para o cientista político Yan Xuetong, um dos mais influentes intelectuais chineses, o mundo multipolar que se desenha hoje será substituído pelo G2, com a liderança de duas superpotências, EUA e China. Ele acha que a China não será "aceita no clube dos países desenvolvidos ocidentais" e que deve reforçar alianças com o mundo em desenvolvimento. (págs. 1 e A12)

Polícia prende 22 por ataque a brasileiros no Suriname

A polícia do Suriname deteve 22 suspeitos de participação nas agressões a um grupo de 81 garimpeiros brasileiros na noite de Natal em Albina, perto da fronteira com a Guiana Francesa. Diplomatas enviados à região contataram todos os brasileiros - só cinco quiseram deixar o país. Dos 14 feridos no ataque, dez tiveram alta hospitalar. O embaixador do Brasil no Suriname, José Luiz Machado e Costa, avaliou a situação como "tranquilizadora". (págs. 1 e A8)

Editoriais

Leia "Fronteira esquecida", sobre ataque a brasileiros; e "A nova lei da cultura", acerca de política. (págs. 1 e A2)

IPT vai apontar erro de execução no Rodoanel Sul

Em laudo a ser divulgado hoje, o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) conclui que foi erro de execução, e não de projeto, que provocou, em novembro, a queda de vigas do trecho sul do Rodoanel, informa Renata Lo Prete. A obra era tocada pelas empreiteiras OAS, Mendes Jr. e Carioca Engenharia. (págs. 1 e A4)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Participação no lucro tem alta de até 36%
Crise afeta pouco pagamento de PLR, que se refere ao exercício de 2008

Mesmo sob os efeitos da Crise global, os trabalhadores conseguiram negociar acordos de participação nos lucros ou resultados (PLR) que garantiram pagamento de valores até 36% superiores aos de 2008. Os 18,2 mil funcionários da Volkswagen em São Bernardo do Campo e em Taubaté (SP), por exemplo, receberam este ano R$ 8.477, o que representa um aumento de 36,4% em relação ao ano passado. Levantamento do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região indica que a PLR injetou cerca de R$ 95,3 milhões na economia local. Segundo a consultaria de RH Hay Group, como a crise só prejudicou os negócios no fim de 2008, o impacto maior deverá recair sobre o PLR relativo a 2009, a ser pago em 2010. (págs. 1 e B1)

Número: R$ 95,3 milhões foi o dinheiro injetado em Taubaté e região, com o PLR pago aos metalúrgicos.

Suriname reforça segurança após ataque a brasileiros

Itamaraty não confirma mortes, mas sobrevivente fala em 'carnificina'

O Suriname informou ao Brasil que reforçou a segurança na cidade de Albina para proteger os brasileiros que vivem na região. Na noite de Natal, brasileiros que participavam de uma festa foram atacados a pauladas e a golpes de facão por surinameses - seria vingança pela morte de um deles por um brasileiro. O Itamaraty não confirmou nenhuma morte - relatos iniciais falavam em sete. Um dos sobreviventes, o paranaense Maurice Alves, relatou que várias mulheres fora estupradas. "Escapei da morte porque dei tudo que tinha", disse ele. Boa parte dos brasileiros que vivem em Albina trabalham em garimpos de ouro, atividade proibida no Suriname. São quase todos ilegais. (págs. 1 e A4)

Frase
Maurice Dias Alves - sobrevivente.
"Foi horrível, uma carnificina. (Os agressores) não são humanos. A brutalidade é impressionante. Era uma multidão. Todos estavam armados"

Matrícula de deficientes no 3º grau aumenta 425%

Nos últimos nove anos, a inclusão de pessoas com deficiência na universidade cresceu 425%. O aumento está relacionado às novas políticas de inclusão e a uma maior conscientização promovida por movimentos sociais. Esses alunos, no entanto, representam 0,22% dos mais de 5 milhões de universitários brasileiros. Existem no País 24,6 milhões de portadores de necessidades especiais. (págs. 1 e A12)

Mulheres são um terço dos flagrados pelo bafômetro

Um levantamento feito pela Polícia Militar (PM), a pedido do Estado, mostra que, de janeiro a outubro, o índice de mulheres ao volante flagradas embriagadas passou de 5,16% para 38,6%. Dois fatores explicam o aumento: mudanças na blitz, que agora para qualquer motorista, e não apenas quem está aparentemente embriagado, e o fato de que as mulheres estão consumindo mais álcool. (págs. 1 e C1)

Notas e Informações: O balanço do TST em 2009

O bom balanço do Tribunal Superior do Trabalho é consequência das medidas que têm sido adotadas desde a Reforma do Judiciário, como a uniformização dos procedimentos. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Turista estrangeiro ocupa 40% dos hotéis
Réveillon do Rio atrai 15% a mais de visitantes em relação a 2008

A redução dos efeitos da crise global, a escolha da cidade para sede da Olimpíada de 2016 e as ações da prefeitura para melhorar a infraestrutura da festa na orla fizeram aumentar a procura de turistas estrangeiros pelo Réveillon do Rio. A Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) estima que o número de turistas aumente 15% em relação a 2008. Já a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio (ABIH-RJ) calcula que os estrangeiros vão ocupar 40% das unidades, contra 20% no ano passado.(págs. 1, A2 e A3)

Indústria do Rio aposta em 2010

O setor industrial fluminense crê que a economia brasileira, em 2010, seguirá em prosperidade. Segundo pesquisa da Firjan, entre representantes de 225 empresas, 95,1% disseram estar confiantes ou muito confiantes em um ano de bom desempenho. (págs. 1 Economia A18)

Suriname: padre relata 7 mortes

O padre José Vergílio, que visitou Albina, no Suriname, disse que sete brasileiros morreram no ataque de surinameses a um grupo de garimpeiros na véspera do Natal. O Itamaraty, que não confirmou a informação, enviou ontem diplomatas ao país. (págs. 1 e Internacional A20)

Outras páginas

Da dívida pública à sucessão de Lula. (págs. 1 e A6)

Editorial

Copa de 2014 precisa deixar legado ao país.(págs. 1 e A10)

Coisas da Política

Máscaras de uma cultura autoritária. (págs. 1 e A2)

Carlos Eduardo Novaes

Lembranças do João Sem Medo.(págs. 1 e A23)

Sociedade Aberta

Tarcísio Padilha Júnior
Engenheiro

O imediatismo à nossa volta. (págs. 1 e A11)

Sociedade Aberta

Roberto Pereira
Coordenador geral do Cedus

A Aids e as vítimas da burocracia. (págs. 1 e A13)

------------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
----------------------