PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, março 03, 2010

XÔ! ESTRESSE [In:] OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS (*)

...











[Homenagem aos chargistas brasileiros].
---------
(*) Operação mãos limpas.

A Operação Mãos Limpas ou Mani pulite foi uma investigação judicial de grande envergadura em Itália que visava esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990, na sequência do escândalo do Banco Ambrosiano em 1982, que implicava a Mafia, o Banco do Vaticano e a loja maçónica P2. A Operação Mãos Limpas levou ao fim da chamada Primeira República Italiana e ao desaparecimento de muitos partidos políticos. Alguns políticos e industriais cometeram suicídio quando os seus crimes foram descobertos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_M%C3%A3os_Limpas

---------------

BRASIL [In:] UMA ECONOMIA INDUSTRIALIZADA?

''O Brasil está se desindustrializando''


Autor(es): Leandro Modé
O Estado de S. Paulo - 03/03/2010


No fim do ano passado, o Brookings Institute, respeitado think-tank (instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é debater e formular ideias) americano lançou um livro para analisar o atual momento do Brasil. Brazil As An Economic Superpower? Understanding Brazil"s Changing Role In The Global Economy (Brasil Superpotência? Entendendo o Papel de Mudança do Brasil na Economia Global, em tradução livre) foi coordenado pelo diretor para América Latina do Instituto, Mauricio Cárdenas.

O colombiano, que já foi ministro do Desenvolvimento Econômico e dos Transportes de seu país, conversou ontem com o Estado sobre a posição do Brasil no mundo e seus desafios. Ele esteve em São Paulo para participar de um evento da Votorantim Metais.

O Brasil tem elementos para ser uma superpotência?

Sim, mas é preciso qualificar esta resposta. Depende do que considerarmos como superpotência. Se pensamos na importância dos setores agrícola e energético e na biodiversidade, ninguém questiona que se trata de uma superpotência. Mas isso não é o que normalmente se associa a uma superpotência. Superpotência é um país que tem influência global - na agenda política, na agenda cultural e na agenda econômica. Também se associa superpotência à área militar e, em alguns casos, ao fato de ter armas nucleares. Em certo sentido, o Brasil está na estrada para se converter em superpotência, mas não chegou lá.

Os analistas internos são muito mais críticos com o Brasil do que os externos. Por quê?

É mais fácil conquistar mérito no exterior do que no próprio país. A percepção internacional, por definição, costuma ser pintada com brocha. A percepção interna é algo que se faz com mais detalhes. Sempre é mais importante ouvir esse "pincel", essa letra fina, que é a análise interna. Essa avaliação próxima mostra a dualidade do Brasil. Há um lado moderno, representado pelas multinacionais brasileiras, etc. - que é ajudado pela imagem pessoal de Lula. De outro lado, há a realidade que chamo de "Brasil latino-americano", que tem uma série de problemas comuns à região. Entre eles, a informalidade, a qualidade da educação, etc. O Brasil moderno só prevalecerá se os temas internos forem resolvidos.

Qual parte vai prevalecer?

Depende da política. Nada está ganho. O País teve 16 anos de governos muito competentes, que o transformaram. Agora é preciso construir sobre isso. Como construirá e se vai construir dependerá das opções que os brasileiros farão politicamente.

Os principais candidatos à presidência estão em bom caminho?

Não conheço detalhes das propostas. Mas creio que o Brasil requer continuidade em certos aspectos, mas mudanças em outros. Uma delas é no relacionamento comercial com o resto do mundo. O Brasil é um país relativamente protecionista, mas, cada vez mais, seu crescimento vai depender de remover obstáculos nos mercados internacionais, notadamente na Europa e nos EUA. O Brasil precisa disso para dar impulso grande à agricultura e para poder ser competitivo com suas manufaturas. Se não fizer isso, vai perder mercados agrícolas no mundo e manufatureiros para a China. Diferentemente da China, para o Brasil, é indispensável que as manufaturas possam entrar nos EUA em condições atrativas. Do contrário, o Brasil terá mercado doméstico forte e exportações essencialmente de commodities. Não é uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo.

O Brasil corre o risco de desindustrialização?

Sim, e já a está vivendo. O Brasil está se desindustrializando e se "commoditizando". Se compararmos os Brics, China e Índia estão se industrializando, enquanto o Brasil está se desindustrializando. Qual é o modelo? A China e a Índia produzem as manufaturas para os mercados globais e o Brasil produz as matérias-primas. Pode-se ter uma estratégia bem- sucedida como produtor de commodities, como a Noruega e o Chile. Mas, para uma economia tão grande como o Brasil, provavelmente seria melhor ter um sistema de desenvolvimento muito mais balanceado.

Como sair dessa armadilha?

É preciso compensar a perda de competitividade decorrente do real valorizado com (1) investimentos em infraestrutura e (2) acesso preferencial a os mercados de EUA e Europa.

Como vê as propostas de mexer na taxa de câmbio?

O Brasil não deve mexer nos fundamentos econômicos.

Qual é o risco de ser o "queridinho" dos mercados?

Com os mercados, é sempre importante ter reservas. Assim como se apaixonam, se desapaixonam rapidamente.

---------------

CUBA/FIDEL/DIREITOS HUMANOS [In:] FIDELidade Corintiana...

Fidel: Lula sabe que Cuba nunca torturou nem matou

Fidel defende Lula e nega torturas em Cuba


Autor(es): Agencia O Globo/ Mauricio Vicent
O Globo - 03/03/2010

O ex-líder cubano Fidel Castro garantiu ontem que Cuba jamais ordenou o assassinato de um adversário.

Num comunicado lido por um locutor da TV estatal, Fidel reagiu às críticas internacionais contra o governo comunista após a morte do dissidente Orlando Zapata Tamayo, que sucumbiu a quase três meses de greve de fome na cadeia, semana passada.

Na nota, ele defendeu especialmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também sob uma enxurrada de críticas por não condenar a morte de Zapata na recente visita que fez a Havana.

Dois dissidentes desistem de protestar com greve de fome “Alguns invejosos de seu prestígio e glória e pior ainda, aqueles que servem ao império (Estados Unidos), criticaramno por visitar Cuba. Mas, há muitos anos, Lula sabe que em nosso país nunca se torturou ninguém, nunca se ordenou o assassinato de um adversário, nunca se mentiu para o povo. Ele tem certeza de que a verdade é companheira inseparável de seus amigos cubanos”, afirmou Fidel.

Lula se reuniu com Fidel e seu irmão, o atual presidente cubano, Raúl Castro, em Havana, há uma semana. Na presença dele, Raúl pronunciou as primeiras palavras sobre o caso Zapata, perguntado por jornalistas brasileiros que acompanhavam a comitiva presidencial.

— Não houve tortura e não houve execução. Isso acontece na Baía de Guantánamo — alfinetou Raúl, referindo-se aos escândalos de abuso contra presos acusados de terrorismo na base militar administrada pelos EUA em solo cubano.

Ontem a televisão cubana divulgou um vídeo com a versão oficial sobre o tratamento de Zapata na prisão. Numa reportagem de quase nove minutos, vários médicos asseguraram que ele recebeu atendimento médico rigoroso e que, quando seu estado de saúde se agravou, lhe ministraram “produtos alimentícios de última geração” para salvar sua vida. Os especialistas dizem ter atendido o dissidente no hospital de Camagüey e também no Hospital Nacional de Presos, na principal penitenciária de Havana. O vídeo acusa ainda a “contrarrevolução de levantar uma campanha de difamação contra o governo”.

Enquanto isso, dois dissidentes cubanos presos decidiram suspender a greve de fome iniciada na semana passada em protesto à morte de Zapata.

Na noite de segunda-feira, Diosdado Gonzalez, que cumpre pena de 20 anos na prisão Kilo 5 da província de Pinar del Rio, desistiu do protesto e, ontem, foi a vez de Eduardo Díaz Fleitas, que cumpre uma sentença de 21 anos na mesma cadeira, também interrompeu o jejum.

Apesar da desistência, ainda há outros dois presos, além do jornalista Guillermo Fariñas, firmes na decisão de não comer ou mesmo beber. Segundo o também dissidente e porta-voz da Comissão de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), Elizardo Sanchez, os dois militantes ainda atrelados ao protesto são Nelson Molinet e Fidel Suárez. Todos ignoraram os pedidos de Sanchez para abandonar a manifestação.

A morte de Zapata acendeu um sinal amarelo na dissidência e dividiu opiniões. Nos últimos dias, a maioria dos dissidentes expressou repúdio às greves de fome nas prisões de Cuba. Ativistas de direitos humanos e parentes de presos vêm tentando convencer os grevistas a mudar de atitude, alegando que o governo comunista é completamente insensível, além de alertar para a necessidade de preservar a saúde dos detentos.

Segundo o porta-voz do CCDHRN, é provável que todas as greves de fome cheguem ao fim, à exceção de Fariña. Conhecido ativista político, ele tem no currículo 23 greves desde 1995. Na maior, em 2006, passou seis meses em protesto, com intervalos de internação hospitalar para ser alimentado por via intravenosa, para exigir acesso irrestrito à internet, algo que ainda não existe na ilha.

— Ninguém conseguiu convencê-lo: nem a mãe, a esposa ou a filha — contou Sanchez.

PT/MENSALÃO [In:] ''ALÔ, ALÔ MARCIANO!!! "

A mesada do pai do mensalão

Dirceu: "É trabalho, não é dinheiro fácil"


Autor(es): Agencia O Globo
O Globo - 03/03/2010

O ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu (PT-SP) voltou a usar o seu blog para rebater as acusações de que fez lobby em favor do empresário Nelson dos Santos, da Eletronet — empresa que o governo pretende usar para implantar um plano nacional de banda larga.

Pela primeira vez, Dirceu mencionou o valor recebido de Santos. Segundo ele, foram R$ 20 mil mensais por um contrato de assessoria que durou de março de 2007 a setembro de 2009.

“Há que deixar claro que não recebi uma bolada de R$ 620 mil, como parte da imprensa insiste em deixar no ar, mas R$ 20 mil mensais, durante 31 meses de trabalho prestado, o que demandou viagens, reuniões e muita preparação. É trabalho, não é dinheiro fácil”, escreveu ele.

Dirceu afirmou que a consultoria que prestou a Santos “foi a respeito de cenários para investimentos em países da América Latina no setor elétrico; legislação e regulação nos países latino-americanos; e avaliação da situação político-econômica no continente”.

“Não sou lobista, nunca fiz lobby”, anotou no blog.

Dirceu repetiu que o contrato foi assinado dois anos antes de o empresário assumir a Eletronet. Na sequência, frisou que em maio de 2007 — “dois meses depois do início da minha consultoria” — o governo desistiu de estudar um projeto de recuperação financeira para a companhia.

“Se a consultoria que prestei a uma das empresas de Nelson dos Santos foi mesmo sobre a Eletronet e se eu sou de fato lobista, como me acusa parte da imprensa, gostaria de saber por que, dois meses após o início do contrato de consultoria, o governo brasileiro tomou uma decisão contrária aos interesses dos controladores privados da Eletronet?”, perguntou ele.

Sobre o fato de só agora ter falado sobre a remuneração recebida, Dirceu escreveu que “qualquer contrato de consultoria econômica tem uma cláusula de confidencialidade, que deve ser respeitada pelo consultor”.

--------------

“Agora que o próprio contratante deu informações à Folha (ao jornal ‘Folha de S.Paulo’) sobre esse documento, (...), também me sinto à vontade para fazer os esclarecimentos aqui presentes.” No início de seu texto, o ex-ministro afirmou que seu objetivo “é que não pairem dúvidas sobre este episódio e sobre as minhas atividades profissionais”.

Segundo ele, o episódio tem servido a propósitos eleitorais.

“A campanha eleitoral começou. Os ataques da mídia também. Outros virão, e temos que estar preparados. (...) A eleição presidencial deste ano será a mais dura que o PT já enfrentou. Mas vamos superar as calúnias, vencer as eleições e continuar com os projetos do PT e do governo do presidente Lula”, escreveu Dirceu.

ELEIÇÕES 2010/GOVERNO LULA ''versus'' GOVERNO DE SÃO PAULO [In:] EGOTRIP...

LULA E SERRA TRAVAM DISPUTA EM INAUGURAÇÃO

EM DISCURSOS, LULA E SERRA DISPUTAM QUEM TEM OS MELHORES PROJETOS


Autor(es): José Maria Tomazela
O Estado de S. Paulo - 03/03/2010
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), travaram uma disputa de programas ontem, durante a inauguração da fábrica de máquinas agrícolas da Case New Holland, em Sorocaba.


Diante da cúpula mundial do grupo Fiat, detentor da marca, o presidente e a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata à sucessão, apontaram projetos do governo federal - como o Programa de Aceleração Econômica (PAC), o Mais Alimentos, que financia tratores para a agricultura familiar, e o Minha Casa Minha Vida, de financiamento de casas (veja texto na página A8) - como responsáveis por evitar que a crise internacional provocasse maiores estragos no País.

Serra, por sua vez, invocou investimentos em programas habitacionais, na geração de empregos e na formação profissionalizante, o que teria contribuído para a decisão da Case de retornar para São Paulo - uma unidade menor foi fechada há dez anos.

O tucano destacou que o governo estadual contribuiu para a superação dos efeitos da crise. "São Paulo conseguiu manter o nível de investimento em 2009, que foi o mais elevado da nossa história."

No primeiro evento em que Serra e Dilma se encontraram depois que a ministra assumiu a pré-candidatura - e depois de seu crescimento na pesquisa do instituto Datafolha -, foi Lula quem se portou como candidato. No interior da fábrica, abraçou os funcionários e foi ovacionado. Fez questão de examinar peças e apanhar um bico de solda, mostrando sua familiaridade com processos industriais. Depois, subiu numa colheitadeira, ao lado do presidente mundial da Fiat, Sérgio Marchionne. Serra repetiu o gesto em seguida, mas sozinho.

Nos discursos, o presidente e o governador procuraram assumir a "paternidade" da fábrica, que custou R$ 1 bilhão e vai gerar 6 mil empregos diretos e indiretos. Dilma disse que o programa de financiamento de tratores do governo Lula "não deixou que a crise nos abatesse e beneficiou de uma forma especial São Paulo".

Lula comparou a inauguração da indústria ao nascimento de uma criança e, de forma indireta, defendeu a continuidade de sua administração. "Se não dermos sequência ao que vem acontecendo no Brasil para ela vender mais, da mesma forma que abriu, ela fecha as portas."

Depois de dizer que a arte de governar é fazer o óbvio, o presidente destacou que o País vive um momento ímpar e fez coro a Dilma, que atribuiu o sucesso da economia ao consumo de 190 milhões de brasileiros. Ele alfinetou governos anteriores por "não agir com simplicidade" e disse que, depois de muitas décadas perdidas, o Brasil tem a oportunidade de se transformar na quinta economia mundial. "A diretoria do grupo Fiat compreendeu que a economia e a política do Brasil são sérias e que, se nas outras crises o Brasil tinha quebrado, agora estava mais sólido para enfrentar."

Usando um tom mais político do que em outras ocasiões - e destacando que viveu a infância em uma vila operária de São Paulo -, Serra disse que a contribuição do governo estadual para o investimento do grupo Fiat foi decisiva. "Incluímos (a empresa) no programa Pró-Veículos, que utiliza os créditos acumulados de ICMS." Já foram usados R$ 47 milhões, mas, no total, segundo ele, serão R$ 117 milhões. "É um incentivo direto", pontuou. Segundo ele, a empresa se beneficiou do Pró-Trator, programa estadual que está financiando tratores para 4 mil produtores agrícolas.

Mais tarde, ao discursar para uma platéia de administradores do Banco do Brasil, Lula deu mostras de que não teme o potencial eleitoral de Serra. Ao citar a negociação comandada pelo BB para comprar o banco paulista Nossa Caixa, em 2009, disse que é um exemplo de que não se deixa levar pela "mesquinharia política".

"Muita gente não queria que comprássemos. Por que o Lula vai comprar a Nossa Caixa em um ano que antecede as eleições? Vai colocar R$ 6 bilhões na mão de um possível candidato a presidente da República? De uma pessoa que vai disputar a eleição?", provocou. "Não vamos truncar as possibilidades do Banco do Brasil por mesquinharia política."

NORDESTE/BRASIL [In:] ''O SERTÃO VAI VIRAR MAR...''

CAATINGA PODE VIRAR DESERTO

CAATINGA AGORA SERÁ MONITORADA

Autor(es): Luciana Abade
Jornal do Brasil - 03/03/2010

Considerado o único bioma 100% brasileiro, a caatinga já teve 45% de sua área devastadas. E, caso esse ritmo de desmatamento continue, o Nordeste vai perder um terço de sua atividade econômica até o fim do século. A transformação da mata nativa em lenha e carvão é a maior ameaça à caatinga, que pode virar deserto.

Ibama vai iniciar operações de combate ao desmatamento na Caatinga

BRASÍLIA - Entre 2002 e 2008, a caatinga, único bioma 100% brasileiro, perdeu 16.500 km² de sua cobertura original. A taxa anual média de desmatamento entre 2002 e 2008 foi de 2.763 km ². A caatinga já teve 45% de sua área desmatada. Se o desmatamento continuar no ritmo em que está, um terço da atividade econômica do Nordeste vai desaparecer até o final deste século. A vulnerabilidade social das pessoas que vivem na região torna o dado ainda mais preocupante.

A principal causa da destruição da caatinga é a extração da mata nativa que é transformada em lenha e carvão para as indústrias siderúrgicas do Espirito Santo e Minas Gerais. O uso dessa matéria prima como fonte de energia em pequenas indústrias e residências no Nordeste, assim como a pecuária bovina, tem contribuído para a devastação.

– Proporcionalmente, o desmatamento da caatinga tem sido semelhante ao da Amazônia – afirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que lançou terça-feira, em Brasília, o monitoramento da caatinga. Até o momento, apenas a Amazônia era monitorada. O objetivo do ministério é ter os seis biomas brasileiros – caatinga, amazônico, cerrado, pantanal, pampa e mata atlântica – sob monitoramento até o final do ano.

Segundo Minc, para burlar a fiscalização, os transportadores ocupam um terço do caminhão, a parte de cima, com carvão de manejo e os dois terços inferiores com carvão feito de mata nativa, o que é ilegal.

– No dia que esta criatividade for usada para coisas boas, teremos um país bem melhor – ponderou o ministro.

O ministro destacou que é preciso pensar em alternativas energéticas para que a caatinga possa ser poupada. O grande potencial de energia eólica e solar do Nordeste, por exemplo, ainda tem sido desprezado.

Desmatadores

A Bahia e o Ceará foram os estados que mais desmataram a caatinga até agora. Enquanto a Bahia já desmatou 154 mil km² dos 300 mil km² que tinha de caatinga, o segundo já devastou 58 mil km² dos seus 147 mil km² originais. Alagoas aparece no oitavo lugar da lista de estados que mais desmataram o bioma. Mas a situação é grave porque Alagoas já perdeu quase 11 mil km² dos poucos 13 mil km² que tinha originalmente.

O Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) começará na próxima semana uma série de 25 operações de fiscalização na caatinga. A ideia é autuar de quem extrai de forma incorreta a madeira até o receptor. As ações de combate à pratica ilegal na região, no entanto, são dificultadas pela pulverização do desmatamento.

Começará quarta-feira em Petrolina (BA) e Juazeiro (BA) uma reunião para tratar do Plano de Combate à Desertificação no Nordeste com a participação de todos os governadores e secretários de Meio Ambiente da região.

Segundo Minc, também existe a intenção de destinar metade do Fundo de Mudanças Climáticas para a recuperação da caatinga. Já o Banco do Nordeste estuda a criação do Fundo Caatinga.

ELEIÇÕES 2010 [In:] DIGITAL LIMPA...

Candidatos terão que comprovar ficha limpa

TSE aprova divulgar "lista suja" na internet

Autor(es): RANIER BRAGON e
LUCAS FERRAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Folha de S. Paulo - 03/03/2010

Candidatos terão de apresentar documentos sobre a situação de processos criminais; tribunal tenta fechar brecha para doação oculta

Corte detalha como serão doações pela internet por cartões de crédito e débito; número de vagas por Estado na Câmara não foi alterado


Os eleitores poderão consultar pela internet, nas eleições deste ano, a "ficha criminal" dos candidatos. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou na noite de ontem a obrigação de os políticos apresentarem, no pedido de registro da candidatura, documentos informando detalhadamente o teor e a situação de eventuais processos criminais a que respondam.
O tribunal promete digitalizar a papelada e colocá-la na internet, no campo em que é feita a divulgação das candidaturas.
Até então, os candidatos só eram obrigados a provar que não sofreram condenação definitiva, ou seja, não precisavam dar informações sobre processos que respondem, mas em relação aos quais ainda cabe recurso. Hoje o tribunal pode estender a medida e exigir informações sobre processos também da área cível, como os de improbidade administrativa.
"Isso permitirá aos eleitores votar de forma mais esclarecida e consciente", disse o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto.
A medida relativa aos "fichas sujas" é fruto de uma pressão de setores da sociedade como a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), que em 2008 divulgou na internet a lista dos processos respondidos por alguns candidatos.
Os ministros do TSE aprovaram na noite de ontem a maioria das regras que vão orientar as eleições de outubro, entre elas a que abre a possibilidade de restrição das chamadas "doações ocultas", a antecipação da prestação de contas pelos partidos políticos e os detalhes sobre como se dará a doação por meio de cartão de crédito e de débito, novidade aprovada pelo Congresso em 2009.
Em relação às doações ocultas, há hoje pelo menos quatro formas de uma empresa financiar um candidato sem ter o nome vinculado diretamente a ele: as principais consistem em doar não diretamente ao candidato, mas ao partido ou a um comitê coletivo de arrecadação, que "mistura" a doação no caixa único antes de repassá-la ao político, impossibilitando a ligação direta doador-candidato.
O texto do TSE obriga os partidos a discriminar a origem e a destinação da doação, mas dependerá do sistema eletrônico a ser elaborado a definição sobre se essa discriminação será feita doação a doação -o que acabaria com esses dois modelos de doação oculta.
Os partidos, pela decisão de ontem, também terão que antecipar sua prestações de contas para novembro. Antes, eles só precisariam fazer isso em abril do ano que vem.
No caso da doação por meio de cartão de crédito e débito, os partidos montarão sites específicos para esse tipo de arrecadação. O recibo eleitoral da doação será emitido automaticamente, de forma eletrônica.
O TSE aprovou ainda o voto em trânsito para presidente da República. O eleitor terá que informar a qualquer cartório eleitoral do país, de 15 de julho a 15 de agosto, que estará ausente de seu domicílio eleitoral nos dias de votação (3 e 31 de outubro, caso haja segundo turno) e em qual capital do país pretende realizar o voto.
Apesar de ter avaliado a hipótese de redefinir a distribuição entre os Estados das vagas na Câmara, o TSE decidiu manter o atual modelo, atendendo aos argumentos dos Estados que perderiam vagas. O tribunal deixou em aberto a possibilidade de discutir a mudança depois, para a eleição de 2014.

MENSALÃO DO DEM [In:] ROGAI POR NÓS...

BRUNELLI RENUNCIA, MAS SUPLENTE ESTÁ NA PAPUDA

DA CÂMARA À PAPUDA E VICE-VERSA

Autor(es): # Lilian Tahan
Correio Braziliense - 03/03/2010




Um dos protagonistas da oração da propina não é mais deputado distrital. Júnior Brunelli abriu mão do mandato para concorrer à reeleição em outubro. O suplente do ex-parlamentar é ninguém menos que Geraldo Naves, preso no complexo penitenciário da Papuda por envolvimento em coação de testemunha. Naves tem planos de ocupar a vaga de Brunelli apesar do constrangimento de exercer o mandato na cadeia. Outros suplentes (ao fundo) tomaram posse ontem no Legislativo local e garantiram votar a favor do parecer que defende o impeachment de Arruda. A votação está marcada para amanhã.



Com a renúncia de Júnior Brunelli, Geraldo Naves — preso desde 12 de fevereiro — pode assumir definitivamente como deputado distrital. Ele deve usar os 30 dias que tem de prazo para tomar posse, na esperança de ser solto até lá


Marcelo Ferreira/CB/D.A Press - 9/12/09
Naves está preso em caráter preventivo na ala da PF na Papuda: segundo seu advogado, ele aguardará ser liberado, tomará posse e se licenciará

Iano Andrade/CB/D.A Press - 27/1/10
Brunelli dá adeus à Câmara: ele escapa da cassação e da inelegibilidade

O escândalo da Caixa de Pandora empurrou o deputado da oração da propina, Júnior Brunelli (PSC), para fora da Câmara Legislativa. Ele renunciou ao mandato para se livrar de um processo por quebra de decoro parlamentar. O próximo com direito de se sentar na cadeira deixada por Brunelli, no entanto, está na Papuda. O suplente de distrital Geraldo Naves (DEM) está preso preventivamente desde o último dia 12. Ele é suspeito de ter colaborado na tentativa de suborno atribuída ao governador afastado e também preso, José Roberto Arruda (sem partido).

Naves, que é jornalista e apresentava o programa policial Barra Pesada, é o terceiro suplente da coligação encabeçada pelo DEM, que elegeu três distritais. Entre eles, Brunelli e Leonardo Prudente, que renunciou na semana passada para evitar a cassação do mandato e a perda dos direitos políticos. Prudente foi flagrado em vídeo escondendo nas meias dinheiro entregue por Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do GDF. Com a saída dos dois políticos enrolados na Operação Caixa de Pandora, que investiga o suposto pagamento de mesada do Executivo para os deputados da base aliada ao governo, Naves pode se tornar titular na Câmara Legislativa.

Luta pela vaga
Na tarde de ontem, a distrital Jaqueline Roriz (PMN) leu em plenário a carta de renúncia de Júnior Brunelli. No texto, ele se diz vítima de conspiração política e afirma que está com a alma despedaçada. “Infelizmente, é com o coração agonizante e a alma em frangalhos que confesso: todo esse histórico de luta e de trabalho incessante em favor daqueles que não têm um teto para morar, dos desempregados, dos injustiçados, não foi suficiente para garantir meu mandato”. Com a saída, Brunelli poderá se candidatar este ano.

O suplente de Brunelli, preso por ter sido o emissário de uma das supostas provas reunidas sobre uma operação frustrada de tentativa de suborno — o bilhete escrito por Arruda e entregue ao jornalista Edson Sombra —, não está disposto a abrir mão do mandato. Avalia que, com as prerrogativas de deputado, será mais fácil se explicar e se defender ao sair da detenção. De acordo com o advogado do suplente, Ronaldo Cavalcanti, Naves tem prazo de 30 dias, prorrogáveis por igual período, para confirmar-se no cargo de deputado. A data é contada a partir do momento da notificação, o que poderia ocorrer até mesmo dentro da prisão, segundo acredita Cavalcanti.

A defesa de Geraldo Naves confia que, durante esse período, o suplente será solto e definirá seus próximos passos políticos. “Ele aguardará ser liberado, tomará posse, se licenciará para decidir com mais calma o que fazer. Não faz nenhum sentido ele renunciar nas condições em que se encontra”, disse o advogado. Para sustentar que, apesar de inusitada, a posse de Naves é possível, Cavalcanti lembrou o caso de José Edmar (PR), que em 2003 foi detido em flagrante por suposto envolvimento com grilagem de terras. Edmar não deixou o mandato de deputado distrital, apesar de ter ficado preso por 29 dias na carceragem da Polícia Federal.

Notificação
A opção de assumir o mandato é defendida também por uma filha de Geraldo Naves, Andressa, que acompanha a atuação política do pai. Andressa tem visitado o pai na Papuda. “Meu pai não tem por que abrir mão do mandato, não é culpado de nada. Mas essa é uma decisão que só ele poderá tomar”, considerou a filha.

A contagem do prazo de 30 dias para uma decisão por parte de Geraldo Naves, no entanto, depende da iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, que tem 48 horas para estipular como se dará a notificação do suplente. Até ontem, não havia uma definição oficial de como será o processo. É possível, inclusive, que os deputados busquem amparo legal para evitar o constrangimento de convocar um suplente preso. Nos bastidores, a abertura de um processo de quebra de decoro contra Geraldo Naves é considerada inevitável atualmente, caso ele se confirme como titular de distrital.

Internautas acertam
O site do Correio publicou na última semana enquete com a seguinte pergunta: você acha que os distritais que estão sendo processados por quebra de decoro vão renunciar? Ao todo, 1.101 votos foram computados, e a maioria dos internautas (85,2%) respondeu sim. Com a renúncia, tanto Júnior Brunelli quanto Leonardo Prudente mantêm os direitos políticos e, se quiserem, podem concorrer nas próximas eleições. Apenas 14,8% dos votantes disseram que os parlamentares não renunciariam. Entre os alvos de processo, a única a não abrir mão do mandato é Eurides Brito.

O número
8.672
Número de votos que o terceiro suplente Geraldo Naves obteve nas últimas eleições


Filha de Roriz chama Eurides de “cara de pau”

Helena Mader


Edílson Rodrigues/CB/D.A Press
Eurides Brito: “Fui lá receber um dinheiro que me deviam”

O prazo para a deputada Eurides Brito renunciar sem correr o risco de perder os direitos políticos acabou ontem. A parlamentar do PMDB não quis abrir mão do mandato e preferiu enfrentar o processo de cassação. Ela foi notificada pela Comissão de Ética da Câmara Legislativa à tarde e, a partir de agora, fica sujeita às eventuais punições, mesmo se deixar o cargo. Em meio à luta para se salvar da degola, Eurides entrou em mais um embate com Joaquim Roriz (PSC). Depois de declarar que o dinheiro entregue por Durval Barbosa tinha como origem o ex-governador, ela reafirmou a versão ontem, mas teve que ouvir acusações da deputada Jaqueline Roriz (PMN), filha de seu antigo aliado.

Em plenário, Jaqueline não poupou críticas à colega. “Ela (Eurides) é uma grande cara de pau. O ano em que ela perdeu a eleição foi o ano em que não teve o apoio dele (Roriz). (…) As imagens falam por si. É bom que ela esclareça (os vídeos), pois achar outro bode expiatório é muita falta de caráter”, desafiou Jaqueline.

Eurides Brito preferiu contemporizar. Repetiu que tem “apreço” pelo ex-governador, mas se colocou à disposição para uma eventual acareação.

Como já havia postado em seu blog, a deputada disse ontem, em entrevista coletiva, que o dinheiro repassado por Durval Barbosa serviu para pagar despesas com 12 reuniões com lideranças comunitárias para divulgar os próprios projetos e candidatura de Roriz ao Senado. Eurides afirmou desconhecer a origem dos recursos: “Fui lá receber um dinheiro que me deviam e, por isso, considero esse dinheiro legal. Se ele pagou com fonte ilegal, o problema é dele e não meu.”

Eurides Brito ficou conhecida como a “deputada da bolsa”, em alusão ao vídeo gravado por Durval na campanha de 2006, no qual a deputada pega maços de dinheiro e os guarda no acessório. “Na minha vida, na minha bolsa, nunca entrou nenhum dinheiro ilegal”, defendeu-se. Questionada por que não recebeu os recursos por meio de transferência bancária, ela respondeu: “Se eu estivesse passando o dinheiro para alguém, certamente faria assim (por transferência)”. Ao todo, a distrital estima ter recebido cerca de R$ 30 mil para as reuniões. Ela admitiu que não se preocupou em guardar notas fiscais dos gastos e lembrou que sua prestação de contas foi aprovada.

Sem dar detalhar, a deputada diz que apresentou sua versão para a Corregedoria da Câmara Legislativa. Em relação às eleições de outubro, ela não adiantou se vai apoiar algum candidato ou se pretende, mais uma vez, fazer campanha para Roriz. O futuro de Eurides Brito será definido pelo plenário da Câmara. Amanhã à tarde, a Comissão de Ética se reúne para a escolha do novo presidente — Bispo Renato deixou o posto — e o sorteio do relator.
É bom que Eurides esclareça (os vídeos), pois achar outro bode expiatório é falta de caráter”
Jaqueline Roriz, deputada distrital



Despedida

Leia trechos da carta de renúncia apresentada por Júnior Brunelli:

“Acabei vítima de uma conspiração política”

“A chamada ‘Oração da Propina’, largamente divulgada, não passou de uma manipulação grosseira. Já que aquela prece aconteceu em setembro de 2009 e não em 2006, após o suposto recebimento de ajuda
para a campanha política daquele ano”

“O dinheiro que aparece no vídeo, num momento de disputa eleitoral, em setembro de 2006, era destinado a um evento de campanha. Isso, tão-somente. Nada mais. Essa é uma prática comum dos partidos políticos brasileiros. Se existe algo de errado, que se faça, com a urgência necessária, a tão reclamada Reforma Política e Partidária”

“A tão comentada oração foi dirigida a uma pessoa, que, naquele momento, vivia grandes conflitos emocionais, um dilema íntimo. (…) Assim, aquela oração não visava bens materiais, mas o reconforto de uma alma em conflito e angustiada pelos diversos problemas pessoais e administrativos que enfrentava”

“Renuncio ao meu mandato para não ser submetido ao julgamento político previamente decidido. Buscarei provar na Justiça a minha inocência”

EDUCAÇÃO E CULTURA [In:] NÃO LÍ, NÃO GOSTEI!

Lya Luft

Alegres e ignorantes

"Estar informado e atento é o melhor jeito de ajudar a construir a sociedade que queremos, ainda que sem ações espetaculares"

Ilustração Atômica Studio

Há fases em que, inquieta, eu talvez aponte mais o lado preocupante da vida. Mas jamais esqueço a importância do bom humor, que na verdade me caracteriza no cotidiano, mais do que a melancolia. Meu amado amigo Erico Verissimo certa vez me disse: "Há momentos em que o humor é até mais importante do que o amor". Eu era muito jovem, na hora não entendi direito, mas a vida me ensinou: nem o amor resiste à eterna insatisfação, à tromba assumida, às reclamações constantes, à insatisfação sem tréguas. Bom humor zero. Desperdício de vida: acredito que, junto com dinheiro, sexo e amor, é a alegria que move o mundo para o lado positivo. Ódio, indignação fácil, rancores e inveja – e nossa natureza predadora – promovem mediocridade e atos cruéis.

Quando, seja na vida pessoal, seja como cidadãos ou habitantes deste planeta, a descrença e o desalento rosnam como animais no escuro no meio do mato, uma faísca de bom humor clareia a paisagem. Mas há coisas que nem todo o bom humor do mundo resolveria num riso forçado. Como senti ao ler, numa dessas pesquisas entre esclarecedoras e assustadoras (quando vêm de fonte confiável), que mais de 30% da nossa chamada elite é de uma desinformação avassaladora. Aqui o termo "elite" não tem a ver com aristocracia, roupa de grife, apartamento em Paris ou décima recostura do rosto, mas com a gente pensante. A que usa a cabeça para algo além de separar orelhas. Pois, segundo a pesquisa, entre nós a imensa maioria dos ditos pensantes não consegue dizer o nome de um só ministro desta nossa República. Senadores, nem falar.

A turma que completa o 2º grau, que faz faculdade, que tem salário razoável, conta no banco, deveria ser a informada. Essa que não precisa comprar carro em noventa meses e deixar de pagar depois de quatro. A elite que consegue viajar conhece até algo do mundo, e poderia ter uma pequena biblioteca em casa. Em geral, não tem. Com sorte, lê jornal, assiste a boas entrevistas e noticiosos daqui e de fora, enfim, é gente do seu tempo. Para isso não se precisa de muita grana, acreditem. Mesmo assim, essa elite é pouco interessada numa realidade que afinal é dela.

Resolvi testar a mim mesma: nomes de ministros atuais desta nossa República. Cheguei a meia dúzia. São quase quarenta. Então começo a bater no peito, em público, aliás. Num país onde mais da metade dos habitantes são analfabetos, pois os que assinam o nome não conseguem ler o que estão assinando, ou vivem como analfabetos, pois não leem nem o jornal largado na praça, os que sabem ler deveriam ser duplamente ativos, informados e participantes. Não somos. Nossos meninos raramente sabem o título de seus livros escolares ou o nome dos professores (sabem o dos jogadores de futebol, dos cantores de bandas, das atrizezinhas semieróticas). Agimos como se nada fora do nosso pequeno círculo pessoal nos atingisse.

Além das desgraças longe e perto, vindas da natureza ou do homem, estamos num ano eleitoral. Inaugurado o circo de manobras, mentiras e traições escrachadas ou subliminares que conhecemos. Precisamos de claridade nas ideias, coragem nos desafios, informação e vontade, e do alimento dos afetos bons. Num livro interessante (não importa o assunto) alguém verbaliza velhas coisas que a gente só adivinhava; um filme pode nos lembrar a generosidade humana; uma conversa pode nos tirar escamas dos olhos. Estar informado e atento é o melhor jeito de ajudar a construir a sociedade que queremos, ainda que sem ações espetaculares. Mas, se somos desinformados, somos vulneráveis; se continuarmos alienados, bancaremos os tolos; sendo fúteis, cavamos a própria cova; alegremente ignorantes, podemos estar assinando nossa sentença de atraso, vestindo a mordaça, assumindo a camisa de força que, informados, não aceitaríamos.

Alegria, espírito aberto, curiosidade, coisas boas desta vida, todos as merecemos. Mas me poupem do risinho tolo da burrice ou da desinformação: o vazio por trás dele não promete nada de bom.

Lya Luft é escritora

---------------------------------

http://veja.abril.com.br/030310/alegres-ignorantes-p-024.shtml

----------------

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

03 de março de 2010

O Globo

Manchete: PSDB amplia Bolsa Família e líder do governo é contra

Senadora acusa tucanos de fazer uso eleitoral do principal programa de Lula

Projeto do senador tucano Tasso Jereissati que prevê um aumento do Bolsa Família vinculado ao bom desempenho escolar das crianças foi aprovado ontem na Comissão de Educação do Senado e seguirá diretamente para a Câmara. Contrariada com a proposta do tucano, que põe a digital do PSDB na grande bandeira de campanha da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), votou contra. Três outros petistas votaram a favor. "Não consigo entender o motivo esdrúxulo e cruel (da proposta do tucano). Isso vai provocar uma pressão sobre a criança", protestou Ideli, que disse ver um viés eleitoral no projeto e ameaçou recorrer para que haja votação no plenário. Já o senador Cristovam Buarque, do PDT, elogiou a aprovação, dizendo que o projeto "tenta resgatar a filosofia inicial do antigo Bolsa Escola". (págs. 1 e 3)

Foto legenda: Palanque único: Serra, Lula e Dilma inauguram fábrica em SP. Do presidente, ouviram que governar é fazer o óbvio. Mais tarde, em almoço das montadoras, Lula disse que o brasileiro deixará de fazer oposição se tiver mulher bonita, casa, carro e computador. (págs. 1, 3 e Elio Gaspari)

Enquanto isso, na superestatal de Aécio ...

Se depender do que é oferecido pela Cemig em Minas, o carioca não deve esperar melhoria nos serviços da Light, recentemente multada pela Aneel em R$ 9,5 milhões. Em 2008 e 2009, a estatal mineira teve indicadores piores do que a distribuidora do Rio, com mais interrupções no fornecimento de energia. (págs. 1 e 21)

Aécio Neves (PSDB) inaugura amanhã o novo centro administrativo do governo de Minas, projetado por Niemeyer. (págs. 1 e 8)

Foto legenda: O novo Centro Administrativo do governo de Minas, que Aécio vai inaugurar amanhã

Fidel: Lula sabe que Cuba nunca torturou nem matou

Em nota lida na TV, o ex-líder cubano Fidel Castro defendeu o presidente Lula das críticas que recebeu por não condenar a morte do preso político Orlando Zapata, enquanto visitava o país. "Lula sabe que em nosso país nunca se torturou ninguém, nunca se ordenou o assassinato de um adversário." No Irã, o premiado cineasta Jafar Panahi, que dirigiu "O balão branco" e "O círculo", foi preso por apoiar a oposição ao presidente Ahmadinejad. (págs. 1 e 31)

Eleições: TSE proíbe doações ocultas

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou ontem regra que impedirá doações ocultas (sem revelar o doador) para candidatos nas eleições deste ano. Também foi aprovado o uso de cartão de crédito para contribuir com campanhas. (págs. 1 e 9)

A mesada do pai do mensalão

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu publicou ontem em seu blog que de fato recebeu honorários do empresário Nelson dos Santos (da Eletronet): "Não recebi uma bolada de R$ 620 mil, mas R$ 20 mil mensais por 31 meses de trabalho. Não é dinheiro fácil.” (págs. 1 e 22)

Governo já admite FGTS na Petrobras

Para evitar derrota na votação dos projetos do pré-sal, o governo passou a negociar a liberação do uso do FGTS pelos trabalhadores na capitalização da Petrobras. O acordo em negociação, que restringe a compra a quem já adquiriu ações da estatal com dinheiro do Fundo, prevê o uso de até 20% do saldo da conta do FGTS. A oposição, porém, pressiona para chegar a 50%. (págs. 1 e 23)

Socorro no Chile ainda é lento

Governo faz ponte aérea para zonas atingidas por tremor

O governo chileno iniciou plano para entregar ajuda humanitária às áreas afetadas pelo terremoto, com 14 mil militares e 50 aviões. O socorro, contudo, ainda é muito lento. Trinta brasileiros desembarcaram em São Paulo, no avião reserva do presidente Lula. Além de idosos e doentes, havia um grupo de escritores que incluía Lygia Bojunga e Ana Maria Machado. (págs. 1, 27 a 30 e Míriam Leitão)

Foto legenda: Camping no Tom Jobim: sem ter como regressar, chilenos montam barraca no saguão do aeroporto do Rio

Novo tribunal não exige tempo para aposentar

O novo texto para a criação de outro tribunal de contas no estado, aprovado ontem por comissão da Alerj, abre brecha para que os sete futuros conselheiros se aposentem sem a exigência de tempo mínimo de trabalho. (págs. 1 e 13)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: País cumpre só 1/3 das metas para a educação

União, Estados e municípios não atingem objetivos de plano nacional

Relatório feito sob encomenda para o Ministério da Educação revela que só 33% das 294 metas do Plano Nacional de Educação, criado por lei em 2001, foram cumpridas, relatam Angela Pinho e Larissa Guimarães.

O estudo, que abrange o período de 2001 a 2008, aponta ainda alta repetência, baixa taxa de universitários - apesar dos programas criados nos últimos anos - e acesso à educação infantil longe do proposto.

Criado para implantar políticas educacionais que sobrevivam a trocas de governo, o plano atribui metas a União, Estados e municípios. Muitas delas não têm indicador que permita acompanhar sua execução.

O governo Lula disse que o relatório é preliminar, prometeu dobrar o atendimento de crianças em creches e citou avanços em indicadores dos ensinos fundamental e médio. (págs. 1 e Cotidiano - Leia análise de Antônio Gois na pág. C3.)

Foto legenda: Paz e amor?

Observados pelo presidente Lula, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), pré-candidatos à Presidência, trocam beijos durante inauguração de complexo industrial em Sorocaba (SP); discursos dos dois criaram ambiente de debate eleitoral antecipado (págs. 1 e A8)

Elio Gaspari

Serra não se desloca e sente o poste de Lula se aproximar

José Serra e o PSDB precisam se lembrar das palavras do técnico Gentil Cardoso: "Quem se desloca recebe, quem pede tem preferência". O tucanato não se desloca e não pede, mas quer a preferência da patuleia. Resultado: o poste de Lula encosta no grão-tucano. (págs. 1 e A8)

Candidatos terão que comprovar ficha limpa

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou ontem a obrigação de os políticos apresentarem, no registro da candidatura, documentos com a situação de eventuais processos criminais a que respondam. Até então, os candidatos precisavam apenas provar que não tinham condenação definitiva.

O TSE aprovou ainda a restrição das chamadas "doações ocultas", a antecipação da prestação de contas pelos partidos e os detalhes sobre as doações via cartão de crédito e de débito, novidade aprovada pelo Congresso em 2009. Foi aprovado o voto em trânsito para presidente. (págs. 1 e A17)

Senado amplia isenção de IR para aposentado

Os aposentados poderão ter o benefício da isenção adicional do Imposto de Renda a partir dos 60 anos - e não somente aos 65, como é hoje. O benefício foi aprovado ontem pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A mudança precisa passar na Câmara dos Deputados. (págs. 1 e B11)

PF investiga o vazamento de exame da OAB

A Polícia Federal investiga o vazamento de parte das questões do exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil após um candidato ser flagrado em Osasco (SP) com um papel contendo cinco respostas de questões de direito penal. A divulgação dos resultados, prevista para hoje, foi suspensa. (págs. 1 e C4)

Cidade chilena que teve mais mortes ainda espera ajuda

Sem energia e sem água, Constitución, no sul do Chile, não havia recebido ontem alimentos, roupas e remédios em quantidades expressivas. O balneário está também isolado pelo colapso na comunicação.

Além de ser sacudida pelo tremor, a cidade foi varrida por onda gigante 30 minutos depois do abalo.

Das 795 mortes em consequência do terremoto de sábado no país, 350 ocorreram em Constitución. (págs. 1 e A20)

Editoriais

Leia "Anemia verde", acerca da economia de baixo carbono; e
"Congresso reprovado", sobre pesquisa Datafolha. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Chile amplia restrições e força militar

Saques após tremor levam governo a estender toque de recolher e a mandar mais soldados

Mais de 14 mil militares tomaram ontem o controle das cidades mais afetadas pelo terremoto que, no sábado, matou ao menos 796 pessoas no Chile. O objetivo é conter a onda de saques. Para a prefeitura de Concepción, porém, a situação só se acalmou graças à organização dos moradores. As autoridades ampliaram em mais duas horas o toque de recolher - das 18 horas até o meio-dia de hoje. A presidente Michelle Bachelet, criticada pelo presidente eleito Sebastián Pinera por suposta omissão, advertiu que aplicará "o máximo rigor da lei" contra saqueadores. O Exército recebeu ordens de atirar para matar a fim de fazer valer o toque de recolher. Na noite de segunda-feira, ao menos 60 pessoas foram detidas em tentativas de saques. (págs. 1, A14, A16 e A17)

Hillary leva telefones a chilenos

Antes de sua visita ao Brasil, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, levou ao Chile 25 telefones via satélite para ajudar o governo a monitorar as áreas afetadas pelo tremor. (págs. 1 e A16)

Lula e Serra travam disputa em inauguração

Presidente e Dilma destacam ações anticrise; tucano diz que SP investiu

No primeiro evento em que José Serra e Dilma Rousseff se encontraram depois que a ministra assumiu a pré-candidatura à Presidência da República, o presidente Lula e o governador de São Paulo travaram disputa de programas ontem, durante inauguração de fábrica de máquinas agrícolas em Sorocaba. O presidente e a ministra apontaram programas federais como responsáveis por evitar a crise. Já o governador invocou investimentos em programas no Estado. (págs. 1 e A4)

Atrasos no PAC

As obras de melhoria de infraestrutura em aeroportos e portos no País estão com atrasos de até 41 meses. (págs. 1 e A8)

Secretário vai para campanha

O secretário de Relações Institucionais do Estado de São Paulo, José Henrique Reis Lobo, deverá ser o primeiro membro da equipe de José Serra a se licenciar do cargo para se dedicar à candidatura do governador à Presidência. (págs. 1 e A4)

Foto legenda: Governo e oposição – Dilma, Lula e Serra, durante cerimônia de inauguração de fábrica em Sorocaba: discursos tiveram tom político

Fraude faz OAB cancelar segunda fase de exame

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) determinou ontem a suspensão da correção e da divulgação dos resultados da segunda fase do exame nacional, após denúncia de irregularidade e vazamento da prova, no dia 28, em Osasco (SP). O presidente da entidade, Ophir Cavalcante, pediu ao diretor-geral em exercício do Departamento de Polícia Federal, Luiz Pontel de Souza, a apuração urgente dos fatos. Representantes da OAB devem se reunir no domingo para avaliar as medidas que serão tomadas em relação ao exame. (págs. 1 e A24)

Desmate já atinge quase metade da Caatinga

O desmatamento na Caatinga em 10 Estados do País atingiu 16.576 km² entre 2002 e 2008, o equivalente a 11 vezes a área da cidade de São Paulo. Há cerca de 930 espécies vegetais na região, sendo 320 exclusivas. Da área original do bioma, 45,39% já foram desmatados. (págs. 1 e A21)

Proposta de capitalização da Petrobrás é aprovada

O plenário da Câmara aprovou ontem o texto-base do projeto que permite a capitalização da Petrobrás, uma das propostas do marco regulatório do pré-sal. A votação foi simbólica - o DEM e o PSDB votaram contra. Hoje será votada a proposta que permite o uso do saldo do FGTS por acionistas minoritários na compra de novas ações da estatal. A liderança governista na Câmara admite que o Planalto, que é contrário a essa emenda, pode sofrer uma derrota. (págs. 1 e B1)

Notas e Informações: Ameaça à liberdade de imprensa

O que acontecerá à liberdade de imprensa se outro nome do PT, após Lula, ocupar a Presidência da República? (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Rio terá 700 km de piso novo este ano

Nova secretaria garante que asfaltar buracos é prioridade

A nova Secretaria Municipal de Conservação já tem uma prioridade. Criada para cuidar da manutenção de diversos aspectos da cidade, a pasta vai atacar inicialmente a questão dos buracos nas ruas. O secretário Carlos Roberto Osório apresentou o novo modelo de caminhão tapa-buraco, cuja missão será facilitar o esforço de recuperação de 700 km de asfalto nas ruas do Rio até o fim do ano. Ex-integrante do comitê organizador da Rio 2016, Osório vai atuar com poderes de cobrar das outras Secretarias o cumprimento das metas. (págs. 1 e Cidade A14 e A15)

Foto legenda: Paciência andina...

Se em Camburiú (SC) a prefeitura paga estada e alimentação dos turistas chilenos, no Rio os visitantes esperavam até ontem à noite a volta para casa, no Galeão, sem orientação das empresas aéreas ou do poder público. (págs. 1 e Internacional A20 a A23)

Espaço para os consumidores

O JB vai oferecer aos leitores, a partis de 15 de março, Dia do Consumidor, assessoria jurídica gratuita. A coluna JB em ação será feita por advogados de um escritório modelo, que terá comunicação com os leitores por meio de e-mail, blog, telefone e cartas. A ideia é, inicialmente, buscar acordo entre consumidores, empresas e entidades. (págs. 1 e Economia A18)

Caatinga pode virar deserto

Considerado o único bioma 100% brasileiro, a caatinga já teve 45% de sua área devastadas. E, caso esse ritmo de desmatamento continue, o Nordeste vai perder um terço de sua atividade econômica até o fim do século. A transformação da mata nativa em lenha e carvão é a maior ameaça à caatinga, que pode virar deserto. (págs. 1 e Tema do dia A2 a A4)

Coisas da política

O PSDB e o nó da corrida presidencial. (págs. 1 e A2)

Paul Krugman

A encruzilhada da reforma financeira. (págs. 1 e A18)

Anna Ramalho

Ministro do Turismo vai aprender na África. (págs. 1 e A13)

Informe JB

Jobim e Vannuchi em duelo de ministros. (págs. 1 e A4)

Sociedade Aberta

Marcus Quintella
Engenheiro

A urgência das obras para a Olimpíada de 2016. (págs. 1 e A11)

Sociedade Aberta

Jary de Carvalho e Castro
Presidente do Crea-MS

O sonho das calçadas livres. (págs. 1 e A15)
---------------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
----------------