PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, julho 03, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] O CRIADOR E A CRIATURA...

...













[Homenagem aos chargistas brasileiros].
.....

SARNEY/LULLA: AMIGOS PARA SEMPRE!!!

Sob custódia do Planalto

Dora Kramer - Dora Kramer O Estado de S. Paulo - 03/07/2009

Muito bem: o presidente Luiz Inácio da Silva intervém no Senado, faz de José Sarney um presidente tutelado pelo Palácio do Planalto, assume a custódia das lixeiras do Parlamento, submete o PT a um vexame ímpar e o que isso influi no processo da sucessão presidencial?


Ou, antes, o que a eleição de um presidente da República e a boa governança de um País têm a ver com a sustentação de um esquema político obsoleto e moralmente apodrecido?

A rigor, nada. Bem como a manobra não acrescenta um voto - podendo tirar muitos - a candidaturas governistas nem tampouco serve como garantia da adesão do PMDB à chapa com patrocínio oficial.

Não obstante, o argumento por trás dos movimentos do presidente Lula em defesa do presidente do Senado é o de que Lula age em prol da governabilidade e do êxito eleitoral de seus aliados em 2010.

Alega-se que o presidente da República atua no propósito de preservar a estabilidade política e de evitar uma "crise sem precedentes" no Senado que poderia "comprometer o restante do seu mandato".

Crise sem precedentes o Senado vive há pelo menos oito anos, período em que assiste ao permanente questionamento público dos presidentes escolhidos pelo colegiado, já se vê, por critérios que não levam em conta normas de boa conduta.

A intervenção explícita - de maneira nunca vista - do Poder Executivo, se influência tiver sobre a crise, será no seu agravamento. Quanto ao comprometimento do mandato de Lula, não é visível o motivo do receio.

São três as possibilidades de solução até agora apresentadas: a licença do presidente Sarney até a conclusão da investigação e desmonte das atividades da rede de ilicitudes montada ao longo dos últimos 14 anos; renúncia e realização de novas eleições; formação de um grupo suprapartidário para encaminhar as soluções, independentemente de Sarney sair ou ficar.

Objetiva e friamente nenhuma delas configura um problema.

Se Sarney pedir licença, assume o primeiro vice, Marconi Perillo, do PSDB. Alega-se que o governo "não aceita" entregar a presidência do Senado ao partido que será seu maior adversário em 2010 e que, ademais, Lula "detesta" Perillo.

Questão de gosto. Muita gente no Parlamento também deve "detestar" algum ministro do Executivo e nem por isso a nomeação de todos eles deixa de ser prerrogativa do presidente. No tocante à "entrega" do Senado à oposição, é de se perguntar por quê. Descontada a hipótese de o PSDB fazer a revolução, de que loucuras seria capaz o partido?

Tocaria a presidência com o mesmo espírito de composição que preside o Senado e pautou a escolha de um tucano para a primeira vice-presidência na Mesa comandada por Sarney.

Se Sarney renunciar, realizam-se novas eleições. E daí? Realizaram-se várias. Em quantidade maior que as regulamentares de dois em dois anos, em função de vacâncias anteriores no curso do mandato. Seria apenas mais uma. Com a mesma dificuldade de sempre: ausência de nomes de consenso.

Desta vez só seria preciso cuidado redobrado no quesito folha corrida.

A terceira possibilidade - recusada, mas até agora a mais ponderada - é a do grupo suprapartidário. O PSDB apresentou a sugestão, o PT encampou, mas a Mesa Diretora recusou, também suprapartidariamente, com receio de perder poder.

Não teria, é verdade, o controle absoluto sobre as investigações e eventuais reformulações, mas manteria suas funções habituais. O grupo administraria a crise e a Mesa continuaria no comando do Senado.

Falar em perda de poder pontual, deste ou daquele, nessa altura é irrelevante, pois o nome do jogo é a recuperação de um poder já perdido coletivamente.

Ou o Senado percebe que trata da sua sobrevivência ou os grupos dominantes continuarão a reboque das conveniências do Palácio do Planalto. Hoje ou amanhã, seja Lula ou outro o presidente da República.

O único risco real à governabilidade é exatamente o aprofundamento do desequilíbrio de poder entre os Poderes. Este é o tema atinente ao interesse do Parlamento como instituição.

Não é a motivação do presidente Lula para sustentar o insustentável.

A ele interessa apenas e tão somente concluir o seu mandato com índices altos de popularidade. É o seu patrimônio. Não pode inscrever em sua biografia nenhuma grande mudança estrutural no Brasil.

Sua obra se circunscreve à obediência de parâmetros instituídos pelo antecessor e mundialmente adotados. Caso se rebelasse contra eles, não governaria. Isso na economia.

Na política, seu legado será o do retrocesso. Lula leva da presidência a inédita popularidade.

É na preservação desse capital que joga quando opta pelo caminho do conservadorismo, em detrimento da aposta na moralização e na modernização de procedimentos.

Para isso, não hesita em sacrificar o PT.

Quando o senador Aloizio Mercadante cobra o reconhecimento da iniciativa do partido ao enfrentar o grupo de Sarney, comete apenas o equívoco de fingir que o presidente Lula não tem nada a ver com isso.

LULA [In:] FILHOS DE ÍCARO (Voar, voar, subir, subir...) ***


Chegou anteontem, já viaja hoje
Da Líbia para a França, com breve escala no Brasil


Autor(es): Luiza Damé
O Globo - 03/07/2009

O primeiro semestre, Lula passou 77 dias longe de seu gabinete em Brasília e já visitou 19 países


BRASÍLIA. No auge da crise no Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca hoje para mais uma viagem internacional, após ter chegado anteontem à noite da Líbia. Lula segue à noite para Paris, onde receberá, na próxima terça-feira, o prêmio da Unesco de colaboração para a paz. Acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, ele passará o fim de semana na capital francesa, sem compromissos oficiais. O presidente só voltará ao país na noite da sexta-feira da semana que vem, depois de passar pela Itália, para reuniões de grupos econômicos internacionais.

No primeiro semestre deste ano, o presidente passou 77 dias fora de seu gabinete em Brasília, intercalando roteiros no Brasil e no exterior. Só em junho, foram 14 dias de viagem, sendo oito no exterior.

Ao chegar da Líbia quarta-feira à noite, na breve escala no Brasil, Lula assistiu ao jogo entre o seu Corinthians e o Internacional, pela final da Copa do Brasil. Ontem, comemorou a conquista do título, recebendo a delegação corintiana no Alvorada. Além de uma solenidade de lançamento do plano para regularizar a situação de estrangeiros no país, enquadrou a bancada do PT, num jantar ontem, para garantir a permanência do aliado José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado. Hoje, antes de seguir para Paris, Lula deve se reunir com Sarney, com quem falou por telefone ontem.

Neste ano, Lula já passou por 19 países diferentes, incluindo EUA, Rússia, Cazaquistão, Catar e Inglaterra, além dos vizinhos Argentina, Venezuela e Chile. Lula tem um acordo com os presidentes Cristina Kirchner (Argentina) e Hugo Chávez (Venezuela) de fazer reuniões regulares, revezando-se os locais dos encontros.

Até agora, Lula também visitou 60 cidades brasileiras, algumas mais de uma vez, como São Paulo e Rio de Janeiro. Ele costuma visitar grupos de municípios num único dia. Por exemplo, em 12 de maio, teve compromissos em Paulínia, Cubatão, São Paulo e São Bernardo do Campo. Há cerca de dez dias, embarcou de manhã para Londrina (PR), passou por Congoinhas (PR) e encerrou a agenda no Rio, numa homenagem a Apolônio de Carvalho.

-------------

(***) Sonho de Ícaro; Byafra. Composição: Pisca / Claudio Rabello

Voar, voar
Subir, subir
Ir por onde for
Descer até o céu cair
Ou mudar de cor
Anjos de gás
Asas de ilusão
E um sonho audaz
Feito um balão...

No ar, no ar
Eu sou assim
Brilho do farol
Além do mais
Amargo fim
Simplesmente sol...

Rock do bom
Ou quem sabe jazz
Som sobre som
Bem mais, bem mais...

O que sai de mim
Vem do prazer
De querer sentir
O que eu não posso ter
O que faz de mim
Ser o que sou
É gostar de ir
Por onde, ninguém for...

Do alto coração
Mais alto coração...

Viver, viver
E não fingir
Esconder no olhar
Pedir não mais
Que permitir
Jogos de azar
Fauno lunar
Sombras no porão
E um show vulgar
Todo verão...

Fugir meu bem
Pra ser feliz
Só no pólo sul
Não vou mudar
Do meu país
Nem vestir azul...

Faça o sinal
Cante uma canção
Sentimental
Em qualquer tom...

Repetir o amor
Já satisfaz
Dentro do bombom
Há um licor a mais
Ir até que um dia
Chegue enfim
Em que o sol derreta
A cera até o fim...

Do alto, coração
Mais alto, coração...

Faça o sinal
Cante uma canção
Sentimental
Em qualquer tom...

Repetir o amor
Já satisfaz
Dentro do bombom
Há um licor a mais
Ir até que um dia
Chegue enfim
Em que o sol derreta
A cera até o fim...

Do alto, o coração
Mais alto, o coração...(2x)

http://letras.terra.com.br/biafra/44571/

--------

CINE BRAS-ILHA [In:] MAZZAROPI (O CORINTIANO) **


Com taça, sem crise
Lula troca crise política pela taça do Corinthians


Autor(es): Leonencio Nossa
O Estado de S. Paulo - 03/07/2009

Presidente recebe campeões da Copa do Brasil e passeia com atletas pelo Palácio do Alvorada


Em meio às turbulências da crise no Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde de ontem, no Palácio da Alvorada, um grupo de jogadores e cartolas do Corinthians, que na noite anterior conquistara a Copa do Brasil ao empatar em 2 a 2 com o Internacional, em Porto Alegre. "Morram de inveja quem não é corintiano", disse Lula a cinegrafistas e fotógrafos. O presidente beijou e ergueu o troféu ao lado dos jogadores Ronaldo, Dentinho, Willian, Cristian, Jorge Henrique e o técnico Mano Menezes.

Durante o encontro, Lula conversou em reservado com Ronaldo. A relação do presidente com o jogador já teve altos e baixos. Na Copa de 2006, Lula irritou o atacante ao avaliar que o craque estava acima do peso. Um assessor que participou do encontro relatou que o presidente perguntou se o jogador pretendia voltar a atuar na Europa. Ronaldo respondeu que seu ciclo no futebol estrangeiro "acabou". Depois, em tom de brincadeira, o presidente disse que Jorge Henrique parecia filho de Romário.

Lula propôs, numa conversa com o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, um pacto para manter o elenco até 2010, quando o clube disputará a Taça Libertadores da América, direito conquistado com o título da Copa do Brasil.

Lula contou que assistiu a parte do jogo do Corinthians com o Internacional na Base Aérea de Brasília, após viagem a Líbia. Em seguida, o presidente mostrou as dependências do Alvorada aos jogadores.

Foi a segunda vez que o presidente recebeu uma delegação vitoriosa do Corinthians. Em 2005, Lula recepcionou o time que foi campeão brasileiro.

TORCIDA

Do lado de fora do palácio, cerca de 150 torcedores do clube que moram em Brasília e cidades próximas esperavam os jogadores. Os torcedores vaiaram e chamaram de "são-paulinos" os Dragões da Independência, soldados do Batalhão Presidencial que usavam roupas brancas e vermelhas e botas e cintos pretos. Muitos torcedores reclamaram do esquema de segurança, que contou com homens do Exército e da Polícia Militar do Distrito Federal. "A segurança está ótima demais, não consegui me aproximar", disse o analista de sistemas Rômulo Nascimento, 24 anos.

Exaltada, a estudante de direito Tatiana Sarkis, 27, reclamou que os jogadores não foram "humildes". "Eles não deram nem um aceno do aeroporto até aqui", disse. "Faltou respeito e humildade", completou.

Já a funcionária pública Monique Rocha, 24, disse que a delegação corintiana poderia mostrar o troféu para a torcida.

Na saída do Alvorada, um grupo de torcedores cercou o carro da senadora corintiana Ideli Salvatti (PT-SC), que esteve no palácio para pegar um autógrafo de Ronaldo. "Ôôô, a Dilma é do timão", gritavam os torcedores, confundindo a parlamentar com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Antes, Ideli disse que a visita do grupo de jogadores compensava a semana de dificuldades da base aliada com a crise no Senado. "Agora deixe eu voltar para o inferno", afirmou.
------------
(**)

O Corintiano
Fonte: Cinemateca Brasileira
Um torcedor fanático entra em conflito com os filhos e os vizinhos "palestro-italianados".mais sobre o filme

Elenco


Mazzaropi • Elizabeth Marinho • Lucia Lambertini
Nicolau Guzzardi (Totó) • Carlos Garcia • Roberto Pirillo
Leonor Pacheco • Roberto Orosco •
Augusto Machado de Campos
Xandó Batista • Francisco Gomes • Olten Ayres de Abreu
Gláucia Maria • Herta Hille • Ziara Freire
João Batista de Souza • Humberto Militello • Rogério Camara
Augusto César Ribeiro • Kapé • Claudio Maria
Eliza - chefe da torcida corintiana


comédia, ficção; 98 minutos; livre
--------.
http://www.museumazzaropi.com.br/filmes/19corin.htm
--------------

LULA & SARNEY: "ESSES MOÇOS, POBRES MOÇOS..." *


Lula manda e PT defende permanência de Sarney
Enquadrado, PT faz defesa de Sarney por "governabilidade"


Autor(es): ANDREZA MATAIS
Folha de S. Paulo - 03/07/2009

Petistas agora dizem que senador não é responsável por "14 anos de atos secretos"

Após ter pedido a licença de Sarney, partido recua diante da ameaça de perder o apoio dos líderes do PMDB no Senado e na eleição de 2010

Lula Marques/Folha Imagem

O senador Aloizio Mercadante (SP), líder do partido na Casa, durante discussão no plenário

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA


Depois de ter sido enquadrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os senadores do PT liderados por Aloizio Mercadante (SP) se revezaram por três horas e meia no plenário para defender que a aliança com o PMDB é fundamental para garantir a governabilidade, isentar o senador José Sarney (PMDB-AP) de ser o único responsável por "14 anos de atos secretos" e dizer que a crise política não pode se reduzir a uma única pessoa.
"Não há governabilidade sem aliança do PMDB. PSDB e DEM nunca nos deram espaço e é verdade que também nunca demos a eles, mas queremos ter aliança e queremos que ela continue", disse Mercadante.
Anteontem, o partido havia sugerido o afastamento de Sarney do cargo por 30 dias, mas recuou de formalizar o pedido como uma posição de bancada diante da ameaça do peemedebista de renunciar, o que, para o governo, representaria perder o apoio dos caciques do PMDB no Senado e na disputa de 2010.
Mercadante, líder do PT, usou no plenário a tática de jogar para outros senadores a responsabilidade pela crise.
"Disse publicamente e quero repetir da tribuna: não me parece uma boa atitude a que estamos assistindo, por exemplo, a atitude da bancada do DEM [de pedir afastamento de Sarney]. Estiveram na Primeira Secretaria durante todo o período em que estive nesta Casa. Como simplesmente se retirar neste momento e dizer que a responsabilidade da crise é exclusivamente do presidente? Isso não ajuda", disse.
Dez senadores apartearam Mercadante, a maioria do PT e no mesmo tom. O senador Delcídio Amaral (PT-MS), que empregou uma sobrinha de Sarney, foi um dos que o defendeu.
A bancada petista se reuniria com Lula ontem à noite. Desde o início da crise, Lula já defendeu Sarney cinco vezes. É a primeira vez que o presidente recebe a bancada para um jantar no Alvorada neste mandato.
Mercadante tentou em vários momentos explicar que a sugestão para que Sarney se afastasse não significava uma imposição e que o partido nunca defendeu a renúncia, mas uma licença. Ressaltou ainda que é preciso assegurar um clima político favorável a Sarney pela "importância histórica que ele tem na vida democrática do país e para esta Casa."
A instituição está mergulhada numa crise política e administrativa desde fevereiro, quando Sarney assumiu a presidência. Foram exonerados cinco diretores, entre eles Agaciel Maia, que era diretor-geral há 14 anos.
O presidente da Casa também passou por outros constrangimentos ao admitir que recebia auxílio-moradia irregularmente e que emprestou apartamento funcional a um ex-senador e a uma funcionária do gabinete, algo proibido.
Numa ação articulada, os caciques do PMDB não acompanharam o discurso. O líder do partido, Renan Calheiros (AL), passou pelo plenário, concedeu entrevistas e foi embora.
Coube ao senador Wellington Salgado (PMDB-MG) representar o partido. "Surge um movimento para tirar Sarney e quem vai assumir, o vice, do PSDB? Podemos reclamar, brigar e discutir, mas a partir desse momento temos de caminhar juntos", disse. Peemedebistas vêm tratando a defesa pela saída de Sarney como briga entre governo e oposição.
Considerado ao lado da senadora Marina Silva (PT-AC) a principal resistência no partido ao apoio a Sarney, o senador Tião Viana (AC) disse que "Lula terá que dividir com a bancada a responsabilidade" por essa decisão de manter Sarney no comando do Senado. "Não há dúvida de que existe esse risco para o governo [de prejudicar a governabilidade]. É esse o dilema que vive a bancada do PT."
---------------
(*) Esses Moços (Lupicínio Rodrigues; Composição: Lupicínio Rodrigues);

Esses moços, pobres moços
Oh! Se soubessem o que sei
Não amavam, não passavam
Aquilo que já passei
Por meu olhos, por meus sonhos
Por meu sangue, tudo enfim
É que eu peço
A esses moços
que acreditem em mim
Se eles julgam que há um lindo futuro
Só o amor nesta vida conduz
Saibam que deixam o céu por ser escuro
E vão ao inferno à procura de luz
Eu também tive nos meus belos dias
Essa mania e muito me custou
Pois só as mágoas que eu trago no peito
E estas rugas que o amor me deixou

http://letras.terra.com.br/lupcinio-rodrigues/284979/
-------------

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?..."

03 de julho de 2009

O Globo

Manchete: PMDB ameaça deixar o governo e enquadra PT

Lula reúne bancada petista para reforçar apelo por apoio a Sarney

Sem alternativa para a sucessão no Senado, o PMDB ameaçou deixar o governo Lula e a candidatura de Dilma Rousseff em 2010, enquadrou o PT e garantiu uma sobrevida para José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa. Sarney ficou mais forte desde que, na véspera, ameaçara renunciar, assustando as cúpulas do governo e do PT. A aliança com o PMDB é considerada essencial pelo Planalto para assegurar a candidatura presidencial de Dilma e o controle da CPI da Petrobras. Cinco senadores petistas ainda querem o afastamento de Sarney. Mas, em discurso no Senado, o líder do PT, Aloizio Mercadante, embora reconhecendo as divergências da bancada, voltou a defender Sarney e reafirmou o apelo. "Não há governabilidade sem aliança com o PMDB." O presidente Lula convocou a dividida bancada petista para pedir, durante um jantar, apoio ainda mais explícito a Sarney. (págs. 1, 3 e 4)

Chegou anteontem, já viaja hoje

Só este ano, Lula passou 77 dias fora

O presidente Lula, que chegou da Líbia anteontem, viaja hoje novamente - para Paris, onde passará o fim de semana sem agenda. Dali, seguirá para Roma. Nas poucas horas em Brasília, recebeu o time do Corinthians, campeão da Copa do Brasil, e enquadrou o PT para garantir Sarney no comando do Senado. No primeiro semestre do ano, passou 77 dias fora de Brasília. (págs. 1, 9 e 32)


Foto legenda: Lula ergue a taça ao receber a delegação do Corinthians no Alvorada

Foto legenda: A sombra do Congresso

Pivô do escândalo, o ex-diretor do Senado Agaciel Maia depôs ontem à Polícia Legislativa e, para se defender, apontou novas irregularidades na Casa. (págs. 1 e 4)

Rio já tem 90 mil alunos em vans piratas

O Sindicato das Empresas de Transporte Escolar estima que 90 mil crianças sejam transportadas diariamente por vans piratas no Estado do Rio. A Associação de Pais do Colégio Pedro II indicou 45 vans sem licença para transporte escolar, inclusive a envolvida no acidente que matou quatro estudantes. O motorista negou ter sido culpado e pediu perdão aos parentes das vítimas. (págs. 1, 12 e 13)

Airbus caiu inteiro no Atlântico

O primeiro relatório do acidente que matou 228 pessoas no voo AF 447 concluiu que o avião caiu intacto no Atlântico, e não se desintegrou no ar, como se dizia antes. O choque teria sido de barriga. (págs. 1 e 20)

Obama dá partida em sua 1ª guerra

Na primeira grande operação militar ordenada pelo presidente Barack Obama, quatro mil marines dos EUA avançaram ontem sobre o bastião dos talibãs; no Sul do Afeganistão, para expulsar a milícia. (págs. 1 e 26)

Europa poderá parar jogo por racismo (págs. 1 e 32)

Chifrinho derruba ministro

A dois meses das eleições, a frágil situação do primeiro-ministro português, José Sócrates, se agravou por um gesto de seu ministro da Economia, Manuel Pinho, que chamou de "chifrudo" um deputado comunista. Pinho renunciou e Sócrates pediu desculpas. (págs. 1 e 27)

Foto legenda: Pinho gesticula ao deputado: renúncia após sessão no Parlamento

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Desemprego nos EUA e na Europa volta a piorar

Americanos perdem 467 mil vagas, mais de 140 mil acima do previsto

A economia dos EUA perdeu mais 467 mil empregos em junho, o que elevou para 14,7 milhões o total de desempregados. A expectativa era que o corte ficasse no patamar de maio (322 mil). O número, porém, superou as previsões mais pessimistas e frustrou expectativas de saída mais rápida da recessão.

A taxa de desemprego nos EUA, a maior desde agosto de 1983, atingiu agora 9,5%. O resultado influenciou a queda das Bolsas no mundo: a de Nova York recuou quase 3%, e a Bovespa, 1,0l %.

Na zona do euro, formada pelos 16 países que têm a moeda em comum, o desemprego em maio ficou no maior nível em dez anos: a taxa foi a 9,5%, 0,2 ponto percentual maior que em abril, o que se traduziu na perda de 273 mil postos.

Desde maio de 2008, 3,4 milhões de pessoas perderam seus empregos na zona do euro. A Espanha continua a liderar o desemprego na região, com 18,7%. (págs. 1 e Dinheiro)

No Brasil, a produção industrial cresceu 1,3% em maio, mas caiu 5,1% no acumulado de 12 meses, segundo os dados do IBGE. (págs. 1 e B5)

Vinicius Torres Freire

Há areia movediça no fundo do poço (págs. 1 e B4)

Foto legenda: Corinthians na cabeça

Cercado por integrantes da equipe corintiana no Palácio da Alvorada, Lula ergue troféu da Copa do Brasil, conquistada pelo time anteontem; campeões cancelaram festa em São Paulo, no Parque São Jorge, para se reunir com o presidente em Brasília. (págs. 1 e D1)

Lula manda e PT defende permanência de Sarney

A bancada do PT no Senado recuou e passou a defender a permanência de José Sarney (PMDB-AP) na presidência da Casa, alegando que ele não pode ser o único culpado pela crise política e que a aliança com o PMDB é essencial a governabilidade.

O PT sugerira que Sarney se afastasse por 30 dias. Recuou após o presidente Lula intervir. O senador disse a aliados que, se confirmado o apoio, sua saída estaria "fora de cogitação". (págs. 1, A4 e A6)

Empresa de ex-diretor do Senado negociou crédito consignado na Câmara (págs. 1 e A7)

Airbus não explodiu no ar, diz relatório francês

Relatório preliminar das autoridades francesas que investigam a queda do voo 447 da Air France indica que o Airbus atingiu o Atlântico intacto, sem explodir no ar. O acidente matou 228 pessoas que iam do Rio para Paris na noite de 31 de maio.

Segundo o Birô de Investigações e Análises, os destroços indicam que o avião caiu "de barriga" no oceano, embora não seja possível dizer em qual ângulo. O relatório descarta problemas com sensores de velocidade como motivo da queda. (págs. 1 e C1)

Para EUA e Alemanha, peso político do G20 supera o do G8

Merkel diz que grupo de potências está obsoleto, e assessor de Obama vê próxima reunião corno ensaio de cúpula mais ampla, relata Clóvis Rossi. (págs. 1 e A13)

Chefe da OEA vai a Honduras preparar retomo de presidente

O secretário-geral da OEA desembarca hoje em Honduras para preparar o retorno do presidente deposto Manuel Zelaya. Expira amanhã o prazo dado pelo organismo ao governo golpista para reconduzi-lo ao cargo.

''Vamos a Honduras solicitar que mudem", disse José Miguel Insulza. ''Mas será difícil (...) em dois dias."

O governo interino diz que a volta de Zelaya não está em discussão. Considera, porém, antecipar as eleições de novembro. (págs. 1 e A11)

Suíça congela conta atribuída a francês ligado ao caso Alstom

A Suíça bloqueou conta atribuída a um banqueiro francês que vive no Brasil, por indícios de que ele teria recebido propina da Alstom.

Em 2001, Jean Marie Lannelongue intermediou contrato de R$ 110 milhões (atuais R$ 221 milhões) entre a Alstom e a estatal Eletropaulo, quando trabalhava no banco Societé Générale.

O advogado de Lannelongue disse que não teve acesso a dados citados na acusação e não falaria. O banco não quis comentar. (págs. 1 e A9)

Editoriais

Leia "Ruídos diplomáticos", acerca de contradições na política externa; e "Nova Luz, novo capítulo", sobre reforma. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Com apoio do PT, Sarney se segura no cargo

Partido acata ordem de Lula para ajudar o presidente do Senado e preservar a aliança com o PMDB para 2010

A cúpula do PMDB comemorava ontem a vitória na queda de braço com o PT e dava como certa a permanência de José Sarney na presidência do Senado. Por determinação do Planalto, coube ao líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), anunciar que o partido tinha desistido de exigir que Sarney se licenciasse do cargo. Da tribuna, o petista defendeu que o mais importante era garantir a governabilidade e o projeto político para 2010, quando o PMDB deverá ser parceiro na campanha da ministra Dilma Rousseff. Sarney - acusado de usar atos secretos para favorecer parentes e aliados políticos - se mostrava mais tranquilo. Falta ainda uma conversa do peemedebista com o presidente Lula, prevista para hoje, mas o grupo pró-Sarney já contabiliza o apoio de pelo menos 7 petistas, 5 parlamentares do DEM e mais 4 do PSDB que, somados aos aliados de sempre, totalizam 53 dos 81 senadores. Na avaliação geral, a menos que surja mais uma denúncia comprometedora contra o presidente do Senado, ele não deixará o cargo. (págs.1, A4, A6 e A7)

Frase

"Dizer que a responsabilidade é exclusivamente de Sarney? Isso não contribui"
Aloizio Mercadante, Senador (PT-SP)

Dora Kramer: Sob custódia do Planalto

O presidente Lula vira tutor de José Sarney, assume a custódia das lixeiras do Parlamento, submete o PT a um vexame ímpar. E o que isso influi no processo da sucessão presidencial? A rigor, nada. (págs. 1 e A6)

Senador omitiu casa em declaração ao TRE

Imóvel é avaliado em R$ 4 milhões

Uma casa avaliada em R$ 4 milhões, em área nobre de Brasília, é do presidente do Senado, José Sarney, que nela reside. Mas a propriedade, comprada em 1997, não consta das declarações feitas por Sarney à Justiça Eleitoral em 1998 e 2006, anos em que concorreu a eleições. A assessoria do senador informou ao Estado tratar-se de "erro de um técnico". (págs. 1 e A8)

Foto legenda: Com taça, sem crise

Em meio à turbulência do Senado, o presidente Lula recebeu Ronaldo e a delegação do Corinthians, campeão da Copa do Brasil. (págs. 1 e A12)

Foto legenda: Afeganistão: maior ofensiva de Obama

Na Operação Khanjar (Golpe da Espada), soldados americanos fazem ataque-surpresa na Província de Helmand, no sul do país, onde se concentram os rebeldes do Taleban e a produção de ópio. (págs. 1 e A15)

OEA vai a Honduras pedir volta de Zelaya

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, chega hoje a Honduras. Ele vai entregar aos mediadores da crise carta da OEA determinando que o presidente deposto, Manuel Zelaya, seja reconduzido ao cargo até amanhã. (págs. 1 e A13)

Indústria mantém recuperação gradual

Embora em ritmo lento, a produção industrial brasileira acentuou sinais de recuperação em maio, com alta de 1,3% em relação a abril, a quinta taxa positiva consecutiva, segundo o IBGE. Em 12 meses, houve recuo de 5,1%. No ano, a queda acumulada até maio é de 13,9%. (págs. 1 e B1)

Vírus da gripe suína ataca mais os pulmões

Estudos de cientistas dos EUA e da Holanda apontam que o vírus A (H1Nl), da gripe suína, replica-se com maior facilidade nas regiões próximas aos pulmões, podendo infectar o órgão, enquanto o da gripe sazonal costuma permanecer no inIcio das vias respiratórias. (págs. 1 e A16)

FAB diverge de relatório francês sobre o voo 447

Divulgado em Paris, relatório de investigação sobre o voo 447 provocou contestação por parte do Brasil. Investigadores franceses dizem que o desaparecimento do avião demorou a ser constatado, o que atrasou em uma ou duas horas o início das buscas. A FAB contesta. (págs. 1 e C1)

Notas & Informações: Para que serve o Mercosul?

A Argentina está realizando uma política industrial à custa do Brasil. Há enorme diferença entre ser solidário numa crise e aceitar barreiras protecionistas concebidas como instrumentos de industrialização. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Mulher perde mais empregos na crise

A desigualdade entre os sexos no mercado de trabalho voltou a aparecer com a crise econômica. Estudo divulgado ontem pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do governo federal, mostra que de outubro de 2008 a abril deste ano a queda na ocupação de postos foi de 3,1% para as mulheres e de 1,6% para os homens. A maior redução no grupo feminino se deu entre as empregadas sem carteira assinada no setor privado - 13,53%, contra 10,1% no masculino na mesma situação. Entre os trabalhadores com carteira assinada, o preenchimento de vagas caiu 0,6% para elas e cresceu 0,82% para eles. (págs. 1 e Economia A18)

Ministro da Educação dispensa dinheiro

Enquanto muitos brigam por dinheiro, o ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que a pasta não terá condições de executar um orçamento ampliado em R$ 9 bilhões, provenientes da Desvinculação das Receitas da União. (págs. 1 e País A6)

Metade do país não tem acesso a saneamento

Dados do Sistema Nacional de informação sobre saneamento revelam que pouco menos da metade da população brasileira (49,44%) tem rede de esgoto. Os números são ainda mais dramáticos, pois mostram que o percentual de pessoas que têm saneamento é muito inferior ao das que têm água encanada (81,11%), lixo coletado (86,79%) e eletricidade (98,18%). (págs. 1 e País A4)

A maior ofensiva da era Obama

Numa confirmação de que seu alvo militar prioritário será a insurgência talibã, o presidente dos EUA, Barack Obama, iniciou a Operação Khanjar, no sul do Afeganistão. É o maior emprego em campo de fuzileiros navais desde a Guerra do Vietnã. (págs. 1 e Internacional A21)

Hora marcada para liberdade

Com o argumento de diminuir a violência infanto-juvenil, juízes da infância e da juventude de municípios de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Paraíba decretaram toque de recolher para menores. A ação é criticada por organizações. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

Sociedade Aberta

Marcelo André Bulgueroni
Mestre em direito internacional

Perderemos privacidade com o Google Street View? (págs. 1 e A24)

Sociedade Aberta

Antonio Carlos Lemgruber
Ex-presidente do BC

Poderemos ter crescimento zero ou negativo do PIB. (págs. 1 e A18)

Sociedade Aberta

Hugo Leal
Deputado federal

Há omissão, ilegalidade, negligência e imprudência no trânsito. (págs. 1 e A11)

Sociedade Aberta

Felipe Pena
Jornalista e romancista

A literatura não pode ser um clubinho no umbigo da erudição. (págs. 1 e A13)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Rumo ao colapso

Brasília está próxima de chegar a 1,1 milhão de carros. Em um ano, a capital passará a ter a quarta maior frota do país. Medidas do governo podem reduzir congestionamentos

A capital federal segue em alta velocidade a caminho da superpopulação de carros. Com o maior percentual de crescimento da frota no país, Brasília tem 1,086 milhão de veículos e, em um ano, será o quarto mais motorizado centro urbano brasileiro. Além de enormes congestionamentos, como no Eixo Monumental, brasilienses enfrentam dificuldades para estacionar, especialmente na aérea central da cidade. “Não tem vaga. Já rodei meia hora e nada. Por isso parei em cima da calçada. Ou paro aqui ou carrego o carro na cabeça”, reclama o funcionário público Pedro Pinheiro, irritado com a disputa por espaço no Setor Bancário Sul. Segundo estimativas do governo, o programa Brasília Integrada pode reduzir cerca de 30% do contingente viário. Além de numerosa, a frota brasiliense se renova rapidamente. Do total de veículos em circulação, 59% foram produzidos há menos de nove anos, um dos melhores índices nacionais, mas a capital ainda não dispõe de um serviço de inspeção regular. (págs. 1, 23 e 24)

Justiça manda hospital atender

Liminar obtida pela Cassi garante a usuários do plano de saúde acesso aos serviços dos hospitais Brasília e JK (págs. 1 e 33)

Concurso: Inscrições prorrogadas para analista

Secretaria de Planejamento do GDF ampliou até o dia 12 o prazo para os interessados em concorrer às 100 vagas de nível superior. O salário subiu de R$ 7.339 para R$ 8.238. (págs. 1 e 13)

---------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
---------