PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, janeiro 30, 2007

HAPPY-HOUR2: "A SAIDEIRA".... (Ops !!!)


HAPPY-HOUR:"QUANDO EU FALAVA DESSES HOMENS SÓRDIDOS..."

"(...) VOCÊ NÃO ME ESCUTOU (VOCE NÃO QUER ACREDITAR)...",

Paisagem na Janela (Milton Nascimento).












PAC: "GOVERNADORES... PESQUE & PAC"



GOVERNADORES querem fatia da CPMF e aumento na particação na CIDE:

Brasília: 12 governadores reunidos na residência oficial do gov. do DF, José Roberto Arruda (PFL), fecharam uma pauta de 10 pontos para negociar com o governo federal (...) em 6 de março.

(...) Os governadores querem receber uma fatia do percentual da Cide (Contribuição sobre o Domínio Econômico) destinado aos estados e municípios. Eles querem aumentar o repasse dos 29% para 46%.
Os governadores também querem a criação do DRE - Desvinculação das receitas dos estados - nos mesmos moldes do DRU federal, que permite desvincular até 20% da receita.
(Fonte: Globo Online),
(:.T&Gn].

$UDAM: O RETORNO (RE)PARTE II


SUDAM ressurge respondendo a 290 inquéritos:

Belém. Extinta em 2001 pelo ex-pres. FHC, por ser símbolo de corrupção na administração pública, a SUDAM, recriada pelo pres. LULA em 4 de jan. p.p., pode renascer envolvida nos velhos problemas. A autarquia responde por 290 inquéritos.
Todos investigam desvios (...) calculado em quase R$ 2 bilhões.
Mesmo com o pres. Lula deixando em aberto a data de implantação da autarquia, nos bastidores é dado como certo que ela ficará sob influência de 3 políticos: o deputado Jader Barbalho, o senador José Sarney (PMDB-AP) e - correndo por fora - o ex-gov. do Acre Jorge Viana (PT).
Jader renunciou o mandato em 2001, acusado de comandar a corrupção na SUDAM, tem costurado em surdina acordos para emplacar um nome na direção da autarquia.
Sarney, que não conseguiu indicar um correligionário para a pres. da ELETRONORTE, pode usar essa parda como vantagem futura. Viana com influênci junto ao LULA, já "emplacou" um nome na pres. do Banco da Amazônia - BASA.
Fonte: O Globo online.
[T&Gn].

EDITORIAL: EFEITO ESTUFA & CO2


A semana que passou, ficamos impossibilitados de editar nossa opinião sobre os fatos mais marcantes, em virtude de termos sidos visitados por “competentes hackers” (ver “ratos e urubus...”), onde, a despeito do mais (in)competente antivírus instalado ele não foi capaz de proteger o “hard” do computador ...
(O Panda[1] nosso de cada dia, nos dai hoje ...).
................
O que pretendíamos enfatizar e o que ora fazemos (Libertas quae sera tamen), é sobre uma noticia veiculada pela “vênus platinada” no seu programa de entretenimento (sic) dos domingos à noite (21/01/2007).

A notícia enfatizava o “efeito estufa” e a variação brusca do clima do “globo”, cujos efeitos são os níveis excessivos de calor ou frio, bem como o agravamento dos problemas ecológicos: nevascas, chuvas, tempestades tropicais, maremotos, Tsunami, El Niño, La Niña, entre outras catástrofes.

O que se sabia, até então, é que “diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo” (http://www.wwf.org.br/)[2].

Entretanto, a mesma notícia “dava conta de que” o responsável pelo aumento do buraco na camada de ozônio (O3) da Terra é o gado vacum, através de seus gases e dejetos (a montante e a jusante... Iac!) que, quando liberados, produzem (gás) dióxido carbônico (CO2) diuturnamente.

Daí o eterno questionamento: a quem serve a mídia?
A resposta, se não óbvia, pode suscitar outros “questionamentos”. Senão vejamos:

No dia 19/01/2007 (dois dias antes), o governo, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) disponibilizou online, o Plano Agrícola e Pecuário 2006-2007, com o seguinte lema, “o campo tem o seguinte desafio: voltar a ser a locomotiva da economia e grande gerador de empregos, manter os expressivos saldos da balança comercial e continuar promovendo a interiorização do desenvolvimento e a inclusão social” (p.1).

Em estudo anterior, do MAPA, “Projeções do agronegócio...”, (2005, p. 9), afirma: “O Brasil é um grande produtor, consumidor e exportador de carnes. Em relação à carne bovina, o Brasil é o segundo maior produtor mundial atualmente e seu consumo é o terceiro maior do mundo. Sua liderança ocorre também nas exportações, ocupando, a partir de 2004, a posição de primeiro lugar, com 26,4% das exportações mundiais de carne bovina”, (ver Quadro 1).
___________________________________________________
Quadro 1. BRASIL/Mundo. Exportação carne bovina. 2000/05. (Em %)

(2000) 2001 (2002) 2003 (2004) 2005
(8,55) 13,18 (14,14) 18,65 (25,05) 26,4
___________________________________________________
Fonte: MAPA. “Projeções...”. Dados brutos.

No mesmo estudo, à p. 38, tem-se: “O FAPRI[3] projeta uma produção mundial de carne bovina de 60,4 milhões de toneladas em 2014, e um crescimento anual até esse ano de 1,4%. O Brasil mantém-se segundo essa projeção, como o principal exportador mundial de carne bovina”.

Contudo, como “Deus é PAE...”.

Em 08/08/2006, uma matéria da Folha de SP, “Solução para excesso de CO2 pode estar no mar, dizem cientistas”, dizia:

“A superfície do fundo do mar poderia ser a solução para o excesso de dióxido de carbono (CO2), um dos principais fatores que levam ao aquecimento global, segundo estudo publicado pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Os Estados Unidos, considerados um dos principais poluentes atmosféricos do mundo, contam com uma enorme quantidade desses sedimentos.
Cientistas do Instituto Tecnológico de Massachusetts e da Universidade de Harvard apontaram que os sedimentos do fundo do mar poderiam abrigar, aparentemente sem limites, esse gás produzido pela queima de combustíveis fósseis. Segundo Daniel Schrag, professor de Ciências Planetárias e da Terra da Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Harvard, (...)”. "Devido ao fato de os combustíveis fósseis, sobretudo o carvão, provavelmente continuarem sendo a fonte de energia dominante no século 21, a estabilidade das concentrações de dióxido de carbono atmosférico iria requerer o armazenamento permanente desse gás para impedir que continue sendo acumulado”, disse. (grifos nossos).

(UFA!!!!)

Voltando à questão: A quem serve a mídia?
______________________________________

[1] Neste caso, uma marca de antivírus.
[2] WWF (World Wildlife Fund) foi traduzido como “Fundo Mundial da Natureza”. É uma “ONG” internacional, cujo símbolo é o ursinho Panda.
[3] Food and Agricultural Policy Research Institute.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA: [DE]BATE (... EM QUEM ???)

Debate agrava 'racha' da base governista

Às vésperas da eleição o tom ríspido marcou o confronto dos três candidatos à presidencia da Câmara.
...........
O Debate realizado nesta segunda-feira (29) entre os candidatos à presidência da Câmara - Arlindo Chinaglia, Aldo Rebelo e Gustavo Fruet - agravou a crise entre os partidos da base governista expondo a fratura entre o PT de Arlindo Chinaglia (SP) e o PC do B de Aldo Rebelo (SP).

No fim do debate, Aldo chegou a dizer que a eventual vitória do petista seria negativa para a democracia.

A franqueza de Aldo surpreendeu os petistas que foram ao estúdio da ''TV Câmara'' e assistiram as mais de duas horas de debate.

Chinaglia foi cobrado várias vezes a dar explicações sobre o apoio que recebe de deputados e partidos envolvidos no mensalão, como o PP, o PTB e o PL, além do próprio PT.

Gustavo Fruet insistiu na necessidade de independência do Legislativo e afirmou que a vitória de Chinaglia ou de Aldo significaria a subordinação da Câmara ao Palácio do Planalto.

Ele também defendeu a instituição do voto aberto para as votações na Casa, à exceção da votação de vetos impostos pelo presidente da República a matérias aprovadas pelo Legislativo. Fruet observou que sete dos escândalos dos últimos meses teve origem no Congresso. "Temos que inverter essa ordem", afirmou, alertando para pesquisas segundo as quais 47% dos entrevistados afirmam que a democracia pode continuar sem deputados e sem senadores. O tucano disse que uma das suas propostas é a de "colocar um agenda positiva, tirar a Câmara do noticiário policial e colocá-la no noticiário político".

Os três candidatos reconheceram o tom ríspido do debate. ''Só me defendo, eu nunca puxo a faca primeiro'', disse Chinaglia. ''Vou procurar na lista telefônica o nome de um psicólogo para sugerir a Chinaglia.

Ele só queria me atacar e ao PSDB'', comentou Fruet.

''Quando estava ficando bom, acabou'', brincou Aldo.

...............

(Fonte: Agência Estado);

[:.T&Gn].

PAC: " ... PR´Á NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES"(*)

PAC dá novo impulso para a indústria de microcomputadores:

Entre as iniciativas definidas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal, a de desoneração de impostos para computadores vai dar mais um forte incremento ao setor, que já colheu resultados expressivos no ano passado.
O programa Computador para Todos, que concedeu isenção dos tributos Cofins e PIS para produtos de até R$ 3 mil, foi uma das ações que contribuíram para o aumento das vendas.
..............
Agora, por meio do PAC, o governo federal estende a desoneração para os computadores com valores de até R$ 4 mil, além de conceder incentivos fiscais também para outros quatro segmentos estratégicos para o desenvolvimento do País: semicondutores, equipamentos aplicados à TV Digital e insumos e serviços usados em obras de infra-estrutura e perfis de aço.
(*)Fonte: SECOM-PLANALTO.
..........
[:. T&Gn].

"... VÁ PLANTAR BATATAS lei da oferta e demanda !!! "

Supersafra de batata prejudica produtores

Guarapuava. A Prefeitura de Guarapuava distribuiu ontem à população 120 toneladas de batatas que iriam ser jogadas fora pelos produtores locais.

Por causa do excesso de produção e do preço baixo há duas semanas, os produtores estavam jogando o produto no aterro sanitário da cidade.
A Prefeitura, no entanto, alega que só soube do desperdício na última sexta-feira, depois que o assunto foi divulgado na mídia, e por isso as doações começaram só agora.
Dados do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura, mostram que enquanto nessa mesma época de 2006 os produtores estavam recebendo em média R$ 50 pela saca da batata, este ano o preço da saca está na faixa de R$ 7.

“Nós recolhemos o excedente nos armazéns dos produtores e distribuímos em frente ao albergue da cidade ontem pela manhã. Entregamos também para dez entidades assistenciais e para as associações de moradores dos bairros também”, contou a secretária municipal da Promoção Social, Maria do Carmo Abreu.

O aumento na produção de batatas no Paraná nesta safra, comparada com a safra 2005/2006, foi de 35%. Segundo o técnico do Deral, Dirlei Antonio Manfio, por causa do alto preço do ano passado os produtores aumentaram a área plantada e também investiram em tecnologia nesta safra. Entretanto, em 2006 o clima não colaborou e a produção foi mais baixa.
Já este ano, explicou Manfio, aconteceu o contrário em todo o País. A colheita da 1.ª safra do ano passado foi de 313 mil toneladas em todo o Estado. Este ano a previsão é que se colha 423 mil toneladas.
O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, anunciou ontem duas medidas para reduzir a crise enfrentada pelos produtores de batata. A primeira oferta o acesso direto dos produtores às cinco Ceasas (Centrais de Abastecimento do Paraná) instaladas em Curitiba, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel.
(Fonte: Paraná Online),
[:.T&Gn].