PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, setembro 11, 2008

XÔ! ESTRESSE [IN:] NÃO VAI DAR CERTO...


BRASIL: TECNOLOGIA COM POUCOS RECURSOS

>
Brasil fica para trás na corrida por inovações


PEQUIM - O Brasil perde espaço em inovação tecnológica e o País usa mal seus recursos destinados à ciência. Em seu levantamento anual, a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi) aponta que, entre 2004 e 2005, o número de patentes pedidas no País caiu 13,8%, enquanto em praticamente todo o mundo aumentou. Hoje, um quarto de toda a tecnologia disponível no planeta já está nas mãos de apenas três países asiáticos: China, Japão e Coréia do Sul. Os dados de 2005 são os últimos disponíveis para todo o mundo e, na avaliação da entidade ligada à ONU, são um espelho dos avanços tecnológicos de um país. Em 2005, 600 mil patentes foram dadas a empresas e universidades em todo o mundo. Mas a concentração é grande: 74% delas estão no Japão, Estados Unidos, China, Coréia e Europa. O caso mais impressionante é o da China. Entre 2004 e 2005, Pequim observou um aumento de 33% nas patentes registradas no país. Para a OMPI, isso prova que a China não seria mais apenas o país da pirataria, mas também tenta desenvolver sua tecnologia. Em apenas dez anos, o número de patentes registradas se multiplicou por dez na China.Um dos dados mais relevantes é o fato de que o crescimento é baseado nos pedidos das próprias empresas chinesas. Entre 2004 e 2005, o número de solicitações ao escritório de patentes de Pequim aumentou 42%, ante uma média mundial de 6,6% e até uma redução no Brasil. Na avaliação da entidade com sede em Genebra, os números refletem as políticas do governo chinês de transformar o país em um centro de tecnologia, e não apenas de montagem de produtos elaborados no exterior.
---------------------
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

JAMIL CHADE - Agencia Estado

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"


11 de setembro de 2008
O Globo
Manchete: Bolívia: explosão em gasoduto reduz fornecimento ao Brasil
Uma explosão atribuída a um atentado contra um gasoduto na Bolívia, no qual a Petrobras tem participação, já provocou a redução de 13% do envio de gás natural para o Brasil, num dos mais graves episódios da crise que opõe o governo de Evo Morales a Estados autonomistas. A explosão ocorreu perto da cidade de Yacuíba, no Sul da Bolívia, quando manifestantes anti-Morales tetavam sabotar uma válvula do gasoduto, de onde sai a maioria do gás para São Paulo. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, a perda para o Brasil deverá ser de cerca de 4 milhões de metros cúbicos por dia, mas não deve haver problemas de abastecimento graças às reservas brasileiras e à adoção de um plano de contingência pela Petrobras. Em meio à crise, Morales ordenou a expulsão do embaixador dos EUA, acusando-o de apoiar a oposição. (págs. 1 e 35 a 37)
PIB vai a 6,1%; BC, dividido, sobe juros
O aumento da taxa de investimento, os gastos de governos e a agropecuária fizeram o Produto Interno Bruto (conjunto de bens e serviços produzidos no país) crescer 6,1% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período de 2007, acima das previsões mais otimistas. Bancos, empresários e governo esperam expansão de até 5,5% este ano. Por 5 votos a 3, o BC subiu os juros em 0,75 ponto, para 13,75%.(págs. 1, 27 a 33 e editorial 'PIB alentador')
Delegado mentiu à CPI sobre Abin
O delegado da PF Protógenes Queiroz mentiu à CPI ao negar a participação institucional da Abin na Operação Satiagraha. A Abin cedeu 56 servidores e gastou R$ 250 mil na operação, segundo seu diretor de Contra-Inteligência. A CCJ do Senado aprovou projeto que aumenta a pena por escuta ilegal. (págs. 1 e 14 a 16)
Nova descoberta no pré-sal quase dobra reservas (págs. 1 e 34)
Tropas iniciam operação eleição
Começa hoje a ocupação militar itinerante de 27 comunidades onde as eleições estão ameaçadas pela milícia ou pelo tráfico. (págs. 1 e 3)
Detro tirou das ruas 14 mil vans piratas
A fiscalização do Detro, que quatro candidatos a prefeito do Rio querem rever, já retirou das ruas da cidade cerca de 14 mil vans irregulares, reduzindo o número de veículos piratas em circulação de 20 mil para 6 mil. Foram registradas na capital 23.960 infrações, ou 74% do total do estado. (págs. 1 e 4)
Eleições 2008 - ' É necessário conter as favelas'
Candidato a prefeito do Rio, o deputado federal Fernando Gabeira (PV/PSDB/PPS) defendeu ontem, em sabatina no Globo, a contenção das favelas e a regularização fundiária dessas regiões. "Uma das saídas é a libertação da cidade de milícias e tráfico de drogas", afirmou. Ele quer recuperar a zona portuária com a ajuda da iniciativa privada. Mas avisa: "Tem que ter o envolvimento da cidade e não tem jeito em quatro anos". (págs. 1, 10 e 11)
Eleições 2008 - Candidatos insistem em ocultar doadores
Só Gabeira, Chico Alencar e Molon apresentaram os nomes de seus doadores. Os demais ocultaram a informação. (págs. 1 e 5)
Eleições 2008 - Alckmin é forçado a trocar de publicitário
O tucano Geraldo Alckmin perdeu o publicitário de sua campanha, impedido de criticar a gestão de Gilberto Kassab. (págs. 1 e 13)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: PIB cresce 6% com investimento recorde
Puxado por investimento recorde, agropecuária e aceleração dos gastos públicos, o PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre do ano cresceu 6,1% em relação ao mesmo período de 2007. A aceleração foi 1,6% superior à do primeiro trimestre. Segundo o ministro Guido Mantega (Fazenda), a performance levou à reestimativa oficial de crescimento de 5% para até 5,5% no ano. Os investimentos do setor produtivo, que garantem a oferta futura de bens e serviços e reduzem pressões inflacionárias, foram o carro-chefe do crescimento: com alta de 16,2% no trimestre, atingiram o maior patamar da série histórica do IBGE, que começou em 1996. Foi o 18º trimestre consecutivo de alta nos investimentos, e há cinco trimestres a taxa supera 14%. Os investimentos em máquinas e equipamentos foram também responsáveis por alta nas importações. Para o economista Luiz Gonzaga Belluzo, conselheiro informal do presidente Lula, apesar do desempenho animador, já há sinais de desaquecimento. “O Brasil vai ter que atravessar um período de ajustamento, no tempo que durar a recessão global’, afirma. (págs. 1 e Dinheiro)
Governo afirma que vai exigir diesel mais limpo em 2009
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse que a resolução que exige a oferta de diesel mais limpo e motores adequados a partir de 2009 terá que ser cumprida. Minc descartou a possibilidade de aumentar prazo para montadoras e a Petrobras cumprirem a resolução. A Petrobras afirmou que investe na produção do combustível. A Anfavea, que representa as montadoras, não se manifestou. (págs. 1 e C6)
Dividido, BC sobe juro em 0,75% ponto(págs. 1 e B7)
Artigo: Paulo Nogueira Batista Jr.
Brasileiro desconfia de boa notícia, mas economia melhorou: Desde o ano passado, vem ocorrendo uma aceleração gradual da economia. Todos os macrossetores estão crescendo de forma respeitável. Brasileiro desconfia de boa notícia. E com razão. Ficamos todos mais ou menos traumatizados pelos choques e frustrações que o país experimentou durante quase 25 anos. (págs. 1 e B2)
Justiça bloqueia fundo de Dantas
A Justiça Federal de SP ordenou bloqueio de fundo de investimentos de R$535,8 milhões de Daniel Dantas e outras quatro pessoas. O Coaf considerou operações do Grupo Opportunity, de Dantas, “irregulares no mercado financeiro”, relata Lílian Christofoletti. Diretor de departamento da Abin afirmou em CPI que 52 agentes trabalharam com a PF na operação que prendeu Dantas. (págs. 1 e Brasil)
Atentado na Bolívia afeta gás no Brasil
Uma explosão rompeu trecho do duto que leva gás da Bolívia ao Brasil na conturbada região de Chaco. A empresa que administra o duto, a Transierra , com participação da Petrobras, investiga as causas, mas o governo de Evo Morales acusa oponentes de “atentado terrorista” contra o gasoduto. A Bolívia mencionou redução de 3 milhões de metros cúbicos de gás, ou 10% da quantidade diária enviada ao Brasil – informação confirmada pela Petrobras. Em nota, o governo brasileiro afirmou que se solidariza com Morales e “lamenta o recrudescimento dos atos de desacato às instituições e à ordem legal”. Acusado por Morales de conspirar com opositores, o embaixador americano, Philip Goldberg foi expulso do país. Diplomacia americana afirma que a expulsão foi “grande erro”. (págs. 1 e Mundo)
Editoriais
Leia "Alta velocidade", sobre crescimento do PIB; e "Expectativa cósmica", acerca de acelerador de partículas. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Investimento puxa alta de 6,1% no PIB
A força da economia brasileira surpreendeu os analistas e o PIB cresceu 6,1% no segundo trimestre de 2008, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE. O resultado ficou acima da maioria das previsões. Os números são igualmente expressivos quando se leva em conta o comportamento da economia num período mais longo. Nos quatro últimos trimestres, a expansão do PIB foi de 6%. Trata-se da maior alta em 12 meses desde 1996. O bom desempenho animou o governo, que reviu para mais de 5% a previsão de crescimento para este ano. "Teremos um excelente Natal para as famílias", disse Guido Mantega. Os empresários também ficaram otimistas. A Fiesp elevou sua projeção de crescimento em 2008 de 4,8% para 5,4%. O avanço do PIB vem sendo impulsionado pela ampliação dos investimentos, o que garante efeitos de mais longo prazo na economia. No segundo trimestre, as aplicações subiram nada menos que 16,2%, em comparação com 2007. As estatísticas do BNDES confirmam o avanço do financiamento para a produção de máquinas e equipamentos industriais. Só para a fabricação de caminhões, em 12 meses houve ampliação de 48% na aprovação de crédito. (págs. 1 e B1 a B6)
BC racha, mas juro sobre 0,75 ponto...
Dividido, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, para 13,75% ao ano. Foi a quarta alta seguida. Na reunião de ontem, porém, não, houve unanimidade de votos. Após três horas de discussão, três dos oito diretores do Copom preferiram um avanço mais modesto, de 0,50 ponto. A decisão acabou confirmando as expectativas no mercado financeiro: de 55 analistas consultados pela Agência Estado, 54 apostavam que o Banco Central repetiria a dose dada em julho. Industriais criticaram a decisão. (págs. 1 e B8)
Notas e informações: Crescimento firme
A economia brasileira manteve um firme crescimento no segundo trimestre, apesar da crise internacional, da menor expansão das potências do mundo rico e do aumento de juros.(págs.1 e A3)
Oposição boliviana explode gasoduto
A tensão entre o governo de Evo Morales e a oposição boliviana cresceu após a explosão de um gasoduto, causada por manifestantes. A ação, chamada de "terrorista" pela estatal YPFB, cortou 10% do gás para o Brasil. Para o Itamaraty, Evo não age porque não tem apoio dos militares. (págs. 1, A18 e A19)
Petrobras tem novo supercampo...
A Petrobras informou que o campo de Iara, localizado na Bacia de Santos, tem reservas de até 4 bilhões de barris de petróleo e gás do tipo mais valorizado. Só o Campo de Tupi é maior. (págs. 1 e B10)
Tecnologia: Brasil fica para trás em inovação (págs. 1 e A23)
R$ 545 milhões bloqueados no Opportunity
O juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal de São Paulo, bloqueou R$ 545,79 milhões do Opportunity. O Coaf, que controla atividades financeiras, identificou movimentações "suspeitas de lavagem de dinheiro" que envolveriam Daniel Dantas, controlador do banco, e Dorio Ferman, presidente. "Há um quadro de perseguição contra Dantas", reagiu Nélio Machado, advogado do banqueiro. Protógenes Queiroz, que liderou a operação da PF contra Dantas, disse que recebeu 250 caixas de documentos da Justiça americana sobre a suposta participação do banqueiro na espionagem de sócios em empresas telefônicas. (págs. 1, e A4 a A7)
No PSDB, 'fogo amigo' acirra crise (págs. 1 e A16)
Protógenes usou 52 agentes da Abin...
Revelação foi feita na CPI dos Grampos por Paulo Maurício Pinto, ex-diretor da Abin. (págs. 1 e A7)
'Tropa de choque' do PCC é solta por decisão do STF
Nove membros da 'tropa de choque' do PCC obtiveram habeas corpus no STF e vão deixar a cadeia, informa o repórter Marcelo Godoy. Presos há quatro anos, eles não foram julgados. O processo atrasou por falta de escolta policial para levá-los para a audiência judiciais. (págs. 1, C1 e C3)
Artigo: Pesquisa na internet
Fernando Reinach: Estudo mostra que a digitalização fez a erudição diminuir. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Manchete: Chegam ao Rio 3.500 soldados para eleição
Um exército de 3.500 soldados desembarca hoje no Rio e deflagra a Operação Guanabara. Os integrantes das Forças Armadas começam a trabalhar com a ocupação de sete comunidades, tendo como missão garantir a segurança dos moradores, da imprensa e dos candidatos durante a fase final da campanha eleitoral. Até 4 outubro, em sistema de rodízio, a tropa se dividirá entre 27 favelas controladas pelo crime organizado. (págs. 1 e Eleições A6)
Economia cresce 6% no semestre. E BC impõe mais juros
Superando as previsões, a economia cresceu 6,1% no segundo trimestre, fechando o semestre com 6% de alta em relação a 2007. Os investimentos em produção também surpreenderam e atingiram um patamar recorde. Mas o Banco Central insiste em enxergar risco no horizonte e aumentou os juros em 0,75 ponto percentual. (págs. 1, Economia A20 e A21)
Pré-sal tem mais um megacampo
A Petrobras informou que o campo de Iara, no pré-sal da bacia de Santos, tem reserva estimada de 3 a 4 bilhões de barris de petróleo. Somado ao vizinho megacampo de Tupi, levam as reservas para 12 bilhões de barris. Ao todo, o país tem 13,9 bilhões. (págs. 1 e Economia A22)
Ataque reduz 10% do gás da Bolívia que chega ao BrasilA explosão de um gasoduto boliviano vai reduzir em 10% (ou 3 milhões de metros cúbicos por dia) o envio de gás ao Brasil durante 15 a 20 dias. O presidente Evo Morales expulsou o embaixador dos EUA, Philip Goldberg, acusando-o de "buscar a divisão da Bolívia". (págs. 1 e Economia A22)
Grampo leva PF a investigar PF
Dois delegados da Polícia Federal foram enviados a São Paulo para ouvir policiais, cruzar os registros armazenados no sistema de grampo telefônico conhecido por Guardião e concluir se partiu dali a escuta no gabinete do presidente do STF, Gilmar Mendes. (págs. 1 e A11)
Candidatos poupam Cesar no esporte
Alvo de intensas críticas dos candidatos à sua sucessão, o prefeito Cesar Maia escapa na área esportiva. Projetos das vilas olímpicas em comunidades carentes serão mantidos. (págs. 1 e Eleições A10)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: Agora, sim...o espetáculo do crescimento
Nem o mais otimista dos analistas esperava tanto. No primeiro semestre, o Produto Interno Bruto brasileiro cresceu impressionantes 6% em termos anualizados. O ritmo frenético da economia, desta vez, não esteve ancorado nos gastos do governo. O consumo das famílias saltou 6,7% no segundo trimestre e os investimentos, nada menos do que 16,2%. A produção agrícola se expandiu 7,1%, a reboque das grandes safras de café, arroz e soja. Preocupado com o efeito sobre os preços, o Banco Central voltou a elevar a taxa de juros em 0,75 ponto percentual, fixando a Selic em 13,75% ao ano. (págs. 1, 18 e 19)
Araponga teve acesso a papéis secretos em operação da PF
O ex-espião Francisco Ambrósio do Nascimento, identificado como responsável pelo grampo sobre o presidente do STF, manuseou documentos sigilosos da Operação Satiagraha a pedido do delegadoProtógenes Queiroz. (págs. 1 e 3 a 6)
No Senado: Pizza à Efraim sai do forno
Corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP) nada viu que pudesse comprometer o colega Efraim Morais (DEM-PB). (págs. 1 e 2)
Explosão corta gás boliviano (págs. 1, 30 e 31)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico
Manchete: Demanda interna no país já cresce em ritmo chinês
O ritmo acelerado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre já provocou uma revisão para cima nas projeções para a evolução da economia em 2008 e também em 2009. Neste ano, os economistas prevêem que o PIB pode repetir o desempenho do ano passado e ficar próximo a 5,4%. Para 2009, as estimativas ficam em torno de 3,5%. Quem esperava menos, reviu a taxa para cima e quem pretendia reduzir a taxa em função do aperto da política monetária - ontem, o Copom elevou novamente a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, para 13,75% ao ano - decidiu mantê-la nesse nível.O PIB do segundo trimestre cresceu 6,1% sobre igual período do ano passado e 1,6% sobre os primeiros três meses deste ano, segundo o IBGE. O consumo das famílias e do governo e o investimento mantiveram um ritmo chinês nos últimos quatro trimestres. Com alta de 8,4%, a demanda interna puxou o crescimento de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) no semestre, em relação aos primeiros seis meses de 2007.Mais otimista e sem acreditar em contágio da crise externa, o governo espera que esses dados tenham uma influência ainda maior em 2009. Na avaliação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, o forte desempenho do PIB no segundo trimestre - ancorado em uma alta de 16,2% no investimento sobre igual trimestre de 2007 - garante uma evolução de 4,5% para o PIB de 2009. Segundo ele, crescimento com queda de inflação é sinal da boa composição do atual crescimento brasileiro. Com esse resultado, a taxa de investimento sobre o PIB ficou em 18,7%, a maior já registrada para um segundo trimestre desde 2000, início da série histórica do IBGE.O consumo das famílias, com peso de cerca de 60% no PIB, continuou em nível elevado, mas desacelerou ligeiramente e passou de 6,9% para 6,7% entre o primeiro e o segundo trimestres, na comparação com igual período do ano anterior. Esse ritmo forte - que sancionou aumentos de preços nos últimos meses na avaliação do Copom - justificou as preocupações da autoridade monetária, que ontem decidiu por novo aumento dos juros. Desta vez, não houve unanimidade entre os diretores do BC: cinco votaram por 0,75 ponto e três, por 0,50. (págs. 1, A3, A4 e C1)
Lula tenta mediar conflito na BolíviaUm trecho do gasoduto boliviano que traz gás ao Brasil foi danificado ontem por uma explosão. Segundo o governo do presidente Evo Morales, a explosão - provocada por grupos radicais de oposição que nos últimos dias intensificaram os protestos em vários pontos do país - poderá levar a uma redução de 10% no fornecimento ao mercado brasileiro.O presidente Lula, por meio do Itamaraty, ofereceu ajuda para tentar uma aproximação entre os dois lados, mas nem governo nem oposição se mostraram abertos a uma mediação. Autoridades brasileiras acreditam que a tensão vai prosseguir nos próximos dias.O presidente interino da estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Santos Ramírez, disse que "o atentado terrorista" provocará redução de 3 milhões de metros cúbicos por dia no fluxo de gás ao Brasil. A Bolívia produz 40 milhões metros cúbicos diários, dos quais 30 milhões são destinados ao Brasil – entre 6 e 7 milhões vão para o mercado interno e o resto para a Argentina. Segundo Ramírez, o governo levará 20 dias para reparar a tubulação.Apesar de Evo Morales ter denunciado os protestos como "o início de um golpe de Estado", nem autoridades brasileiras nem analistas na Bolívia corroboram essa tese. Há, sim, uma falência político-institucional do país. Sem Congresso e Judiciário operantes, parte da oposição viu as ruas como a melhor forma de pressionar Morales a negociar. (págs. 1 e A11)
Lula quer vice do PMDB para Dilma
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está empenhado na indicação de um vice do PMDB para a chapa de sua candidata preferida à Presidência, Dilma Rousseff. Lula já falou do assunto com integrantes da cúpula pemedebista, ministros e governadores, que entendem da mesma maneira as razões do presidente: trata-se de uma aliança lógica, tanto do ponto de vista da governabilidade quanto eleitoral. No PMDB, o tema é visto com cautela, em razão do tempo até as eleições presidenciais. Caciques do partido desconfiam do PT e dizem que não se sentem obrigados a nada em 2010. (págs. 1 e A14)
Pré-sal
A Petrobras estima reservas recuperáveis entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris de petróleo leve e gás no campo de Iara, na Bacia de Santos, cuja descoberta foi anunciada no início de agosto. O poço faz parte do mesmo bloco onde se encontra o campo de Tupi. (págs. 1 e A5)
STJ restringe grampos
Decisão da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça anulou sentença criminal condenatória dos antigos sócios da Sundown baseada em provas obtidas por meio de escutas telefônicas que duraram quase dois anos. A ação será novamente julgada em 1ª instância. (págs. 1 e E2)
Inércia de Congresso pode levar ao desaparecimento de 57 municípios (págs. 1 e A9)
Investimentos em aço somam US$ 64 bi
Há 46 projetos siderúrgicos em fase de estudos ou implantação no Brasil até 2012, dos quais 24 são novas usinas. Os investimentos previstos somam US$ 64 bilhões. Desse total, 20% estão em execução, 10% aprovados, 55% em estudo de viabilidade e 6% foram suspensos temporariamente. Os dados são de levantamento da filial brasileira da SMS Demag, grupo alemão que é um dos líderes globais na produção de equipamentos e tecnologia para a indústria do aço. O empreendimento de maior porte é a usina da Techint, no litoral do Rio, estimado em US$ 10 bilhões e ainda em fase de avaliação. (págs. 1 e B7)
Justiça bloqueia fazenda e garante dívidas da Vasp
O pagamento de metade da dívida que a Vasp tem com seus ex-funcionários já está garantido. A Justiça do Trabalho determinou o bloqueio dos bens da Agropecuária Vale do Araguaia, de propriedade do ex-controlador da companhia aérea, Wagner Canhedo - e da decisão não cabe mais recurso. A empresa é dona da Fazenda Piratininga, um enorme complexo agropecuário de 135 mil hectares ao norte de Goiás avaliado em R$ 421 milhões.A decisão foi tomada em ação do Ministério Público do Trabalho que tramita desde 2005 e garante aos funcionários o recebimento dos créditos independentemente do rateio que deverá ser feito entre todos os credores da empresa - como fornecedores e bancos - se a falência da Vasp, decretada nesta semana, for mantida pela Justiça. (págs. 1, E1 e E2)
Gargalo logístico
Com exportação recorde de 623 milhões de litros de álcool no mês passado, a capacidade de escoamento dos portos brasileiros aproxima-se do seu limite. Dois grandes projetos para ampliar a infra-estrutura ainda engatinham. (págs. 1 e B12)
Indústria química
Apesar da queda de 5,7% em volume em relação ao mês anterior, a importação de produtos químicos em agosto registrou o recorde de US$ 3,6 bilhões, alta de 2,4%, reflexo do aumento dos preços no mercado internacional. No ano, as importações já somam US$ 22,7 bilhões. (pág. 1)
------------------------------------------------------------------------------------
Gazeta Mercantil
Manchete: PIB em alta e descoberta no pré-sal reanimam a semana
A economia brasileira cresceu 6,1% no segundo trimestre e superou as expectativas do mercado. Entre os dados apresentados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de Formação Bruta de Capital Fixo foi recorde e registrou uma expansão de 16,2%. “Foi um crescimento bom, sustentado pelos investimentos, que refletiram obras públicas e importação de máquinas e equipamentos”, afirmou Rebeca Palis, gerente de Contas Trimestrais do IBGE. No primeiro semestre, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 6%. A forte expansão dos investimentos no segundo trimestre do ano amplia a capacidade de o País crescer sem produzir pressões inflacionárias. Apesar do quadro positivo, o Banco Central (BC) ainda não está livre de preocupações no curto prazo.A Petrobras anunciou nova estimativa para a região do pré-sal ao confirmar a existência de 3 bilhões a 4 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás) no campo de Iara, situado no bloco BM-S-11, na bacia de Santos. A descoberta fica na mesma área onde está localizada a jazida de Tupi (com potencial de 5 bilhões a 8 bilhões de barris), até então a única reserva projetada pela estatal. Agora, um único bloco na região pode ter 12 bilhões de barris. (pág. 1, A4, A5 e A8)
Copom eleva juros e dólar recupera perdas
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu elevar a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, para 13,75% ao ano. Com um placar de cinco votos a três, a decisão do colegiado ficou em linha com as expectativas da maior parte do mercado financeiro. Foi a quarta elevação na taxa Selic este ano. Nas reuniões anteriores, o Copom promoveu dois aumentos de 0,5 ponto e uma elevação de 0,75 ponto. As altas este ano somam 1,75 ponto percentual. A decisão do Colegiado mantém o Brasil na liderança do ranking mundial de juros reais, com 8,1% ao ano, à frente de países como a Turquia e o México. No mercado de câmbio, o dólar comercial cravou ontem sua oitava alta consecutiva, encerrando o pregão com valorização de 0,79%, para R$ 1,787 na venda. Com o avanço de ontem, a moeda norte-americana zerou as perdas acumuladas no ano e passou a ter alta de 0,82%. A divisa acumula ganhos de 6,76% na semana e de 9,26% no mês. (pág. 1 , A8 e B2)
Bolívia reduz fornecimento de gás ao Brasil
O governo boliviano informou ontem que reduziu em 10% as exportações de gás natural para o Brasil devido a um “atentado terrorista” contra um gasoduto, atribuído a manifestantes de oposição da região sudeste do Chaco. A Bolívia está sofrendo com fortes protestos em sua região leste, controlada pela oposição, que resiste aos planos do governo de instaurar uma Constituição socialista. O governo já começa a falar em “guerra civil”. Ontem, o presidente da Bolívia, Evo Morales, ordenou a expulsão do embaixador dos Estados Unidos no país, Philip Goldberg, acusando-o de apoiar a oposição conservadora e de querer a divisão do país. (págs. 1, C6 E A16)
Company é da Brascan por R$ 200 milhõesApós a queda generalizada das ações das companhias do mercado imobiliário listadas na Bovespa, ficou muito mais fácil comprar empresas do setor. Em menos de 90 dias, quatro grandes negócios foram fechados, num movimento de mais de R$ 3 bilhões. Ontem, a Brascan Residential Properties desembolsou R$ 200 milhões para adquirir a incorporadora paulista Company, numa negociação que envolveu também 76,9 milhões de ações. Em junho, a Cyrela comprou o controle da Agra por R$ 1,5 bilhão. Logo em seguida, foi a vez da Brasil Brokers abocanhar 51% do braço imobiliário da Abyara, por R$ 250 milhões. A surpresa do setor, no entanto, foi a aquisição da Tenda pela Gafisa, que investiu R$ 990 milhões no negócio. O processo de fusões e aquisições do setor tem sido apontado por analistas de mercado como uma saída para a sobrevivência de algumas companhias que abriram o capital, nos últimos dois anos, mas que não vão conseguir atravessar a volatilidade desse mar turbulento. Entre dezembro de 2007 e setembro deste ano, 22 companhias do segmento perderam R$ 20 bilhões em valor de mercado. A todo momento, o mercado escolhe uma empresa como bola da vez para ser negociada, algumas com problemas de caixa, outras para racionalização de custos, ampliação geográfica, ou simplesmente por ser um bom negócio. Desta vez, a escolhida foi a Company, que já havia negociado com a Cyrela e a Helbor. (págs. 1 e C7)
Pão continua caro, apesar da queda do trigo
A cotação do trigo ao produtor agrícola caiu 22%, nos últimos dois meses, mas o preço do popular pãozinho recuou lentamente nesse período (0,22%). Dados da empresa de consultoria Safras & Mercado mostram que, entre janeiro e maio, o trigo em grão teve alta de 30,1%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o pãozinho aumentou 18,1%, acompanhando a tendência do mercado naquela ocasião. Para evitar alta ainda maior, o governo isentou toda a cadeia do trigo do recolhimento do PIS e da Cofins (9,25%). Os representantes dos moinhos garantem que o benefício foi repassado ao preço da farinha. No Moinho Anaconda, a queda foi de 19,2% entre abril e agosto, afirma Luiz Martins, presidente do grupo. “A isenção dos impostos contribuiu para que os preços recuassem bastante.” Alexandre Pereira Silva, da Abip (entidade que representa as padarias), diz que o cálculo deveria ser feito ao longo de um ano. Para ele, os custos no varejo cresceram 40%, mas o repasse foi de “apenas 25%”. Para Fábio Silveira, da RC Consultores, o recuo só ocorrerá a médio prazo. (págs. 1 e C10)
Mercado imobiliário: caderno valoriza setor em crescimento
A indústria da construção civil vive um momento ímpar no País. A contar pelo número de lançamentos, esse setor ganhou status de um dos mais importantes do País. Só nos seis primeiros meses do ano, o Estado de São Paulo, por exemplo, registrou 16,5 mil lançamentos imobiliários. Em todo o País, o segmento criou 229 mil novos empregos. Para ir ao encontro da necessidade dessa indústria que cresce como nunca, a Gazeta Mercantil publica, a partir de hoje e todas as quintas-feiras, um caderno especial, que trará um panorama do que acontece de mais importante no segmento: lançamentos,tendências, índices, fusões e aquisições estarão entre os temas tratados. Contribuíram para o cenário otimista da indústria da construção civil — que prevê continuidade no crescimento até o fim do ano — a estabilidade econômica, a manutenção da taxa de inflação e, principalmente, a volta do crédito imobiliário. Segundo o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), João Crestana, o brasileiro tem aprendido a lidar com o financiamento de imóveis. “Com juros menores, prazos mais longos e menos burocracia,as prestações passaram a caber no bolso do consumidor.” Com toda essa movimentação, construtoras e incorporadoras foram à Bolsa de Valores para captação de recursos. Além disso, os interesses se voltam para a classe C, que tem à disposição vários lançamentos e o setor sente a falta de mão-de-obra especializada e treinada. Problemas existem, mas o setor festeja com propriedade. (pág. 1)
Opinião: Rodrigo da Rocha Loures
Aderindo a uma proposta dos industriais, os cidadãos paranaenses estão listando as prioridades para seus municípios e se preparam para cobrá-las dos próximos prefeitos. (págs. 1 e A3)
GDF-suez estréia em eólica no país
A franco-belga GDF-Suez estréia hoje em geração eólica no Brasil ao colocar em operação uma usina situada em Beberibe, a 80 quilômetros de Fortaleza (CE). A nova central, de 26 MW de potência, foi adquirida recentemente da norte-americana Econergy. (págs. 1 e C6)
------------------------------------------------------------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir