PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, abril 01, 2008

XÔ! ESTRESSE [In:] OFICINA DO MESTRE GEPETO












[Chargistas: Dálcio, Cláudio, Aroeira, Angeli, Amarildo, Paixaão, Humberto, Henrique, MJacbosen, Heringer].
______________
Em tempo: Nome do filme (O Dossiê Pelicano). Título Original: "The Pelican Brief", Warner Bros, EUA (1993), com Julia Roberts, Denzel Washington, Sam Shepard.
SINOPSE: Darby Shaw (Julia Roberts), uma estudante de Direito de Nova Orleans, descobre uma trama que envolve o assassinato de dois membros da Suprema Corte na mesma noite e prepara um dossiê contendo suas opiniões e estudos sobre os crimes. Ela chega à uma surpreendente conclusão e, nas mãos erradas, as informações daquele documento significariam uma revolta na política do país.

GOVERNO LULA: O "CRÉDITO" NO SEGUNDO MANDATO

Crédito bem-vindo (*)

AO TOMAR posse para seu segundo mandato, em janeiro do ano passado, o presidente Lula fez um discurso surpreendentemente comedido em matéria de promessas e metas. Não arriscou previsões sobre criação de empregos nem mesmo citou seu recorrente desejo de que o PIB (Produto Interno Bruto) tenha um crescimento anual na casa de 5%. Um dos únicos números que ele incluiu no pronunciamento foi a pretensão de elevar o volume de crédito para 50% do PIB (Produto Interno Bruto) no país em 2010. A declaração do presidente Lula foi, então, considerada bem-vinda, embora pudesse ser um pouco mais ousada. Naquele mês em que o presidente fez o pronunciamento, o crédito representava 30,7% do PIB. De fato, nos meses que se seguiram, a relação aumentou gradativamente, até chegar a 34,9% agora em fevereiro, segundo dados divulgados na semana passada pelo Banco Central. É preciso deixar claro que essa relação é muito baixa para a economia brasileira e está muito aquém da verificada em outros países, sejam eles emergentes ou ricos. O nível médio internacional de crédito representa cerca de 100% do PIB. No Chile, é quase 70%, na Coréia, 90%, na China, 115%.
Portanto, mesmo que o desejo do presidente Lula se torne realidade em 2010, o país estará ainda muito longe do nível ideal para manter a economia em ritmo saudável de crescimento. Parece estranho, portanto, que o crescimento do crédito do ano passado, embora modesto diante da meta do próprio presidente, tenha provocado preocupações dentro do governo, a ponto de pensar na imposição de restrições ao crédito -felizmente desmentidas pelo ministro da Fazenda. Nunca é demais lembrar que o crédito é um óbvio instrumento de desenvolvimento, que explica o crescimento dos países asiáticos, do Japão à China, e também está na base do avanço do continente europeu no período que se sucedeu à Segunda Guerra Mundial. O Plano Marshall injetou recursos de US$ 13 bilhões no continente, uma fábula em valores da época, recolocando os países devastados pela guerra no caminho da prosperidade. Pensar em restringir o crédito neste momento, quando a relação com o PIB está ainda em míseros 34,9%, sob o argumento da pressão de demanda, é um insulto ao país -como é um insulto também elevar a taxa básica de juros, decisão tida como certa para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária do BC. Que a demanda está em expansão não se discute, mas também não há dúvidas de que os principais setores industriais aumentam gradativamente a oferta em razão de novos investimentos. No setor do aço, por exemplo, a produção nacional deve crescer neste ano 11%, nível superior ao da expansão prevista para o consumo. Apesar disso, haverá aumentos de preços, não pela pressão de demanda, mas pelo aumento de custos de matérias-primas em escala internacional. Não há nenhum mal em assumir dívidas, seja para o consumidor, seja para o produtor. Essa é uma atitude saudável e construtiva, desde que exista sempre responsabilidade e critério, o que atualmente é atestado pelos baixos níveis de inadimplência. Uma crise americana decorrente da concessão de crédito irresponsável não deve nos levar a ter medo de usar esse instrumento em sua plenitude. A principal alavanca do crescimento econômico do ano passado foi o crédito. E, na verdade, sem essa alavanca, nenhuma economia pode crescer. O presidente Lula está certo em propor aumento da relação crédito/PIB, embora sua meta seja pouco ambiciosa.
__________________
(*) BENJAMIN STEINBRUCH , 54, empresário, é diretor-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, presidente do conselho de administração da empresa e primeiro vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

RIO/DENGUE: UM "RIO" DE DENGUE

Rio confirma mais 13 mortes; já são 67 vítimas da dengue

RIO - Nesta segunda-feira, 31, o município do Rio teve 13 mortes por dengue, elevando o número total de mortos de 31 para 44. Desses, 23 são de crianças até 12 anos. Em todo o Estado, foram pelo menos 67 mortes. A epidemia de dengue preocupa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também do resto do país, que registrou, este ano, 120.570 casos de dengue. Desse total, 74 morreram - 48 pela forma hemorrágica da doença e o restante por complicações provocadas pela infecção. Segundo o presidente, a chave para diminuir a incidência de dengue, que só este ano, no Rio, já atingiu mais de 45 mil pessoas, é "cuidar da dengue antes de sermos picados pelo mosquito". "Depois que ele pica a situação fica complicada", afirmou Lula durante o evento de início das obras do PAC em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As piores situações são a do Amazonas, que teve o maior aumento no número de casos, e a do Rio de Janeiro, que registrou 36% dos casos de dengue de todo País, além de pelo menos 55 mortes devidas à doença ou suas complicações. As Forças Armadas abriram nesta segunda-feira três hospitais de campanha para ajudar no atendimento aos doentes da epidemia de dengue. O número de casos notificados em todo o Estado já chega a 45 mil desde janeiro - nos 12 meses de 2007, foram cerca de 66,5 mil casos da doença. Além dos hospitais, o secretário estadual da Saúde do Rio, Sérgio Cortês, afirmou que quer buscar pediatras em outros Estados com o intuito de fortalecer o atendimento de crianças com dengue na cidade.
A Secretaria da Saúde informou que está enfrentando dificuldades em contratar novos profissionais, devido à falta de procura dos médicos, e por isso vai arcar com as despesas de transporte e hospedagem dos médicos, além de pagar pelos plantões realizados. “Fazer a revisão dos óbitos é muito importante não apenas para que os mesmos erros não sejam cometidos, mas para que o Brasil comece a montar a sua literatura da experiência do combate à doença. A dengue, neste momento, assumiu uma gravidade na infância jamais vista e nós temos pouca expertise no tema”, afirmou a presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Maria de Fátima Coutinho. (Estadão, 0104. Com informações de Talita Figueiredo, Alexandre Rodrigues e Lígia Formenti). Foto/arte: Gugo Cassiano.
>

"PORQUE SOU UM CIENTISTA, O MEU PAPO É FUTURISTA, É LUNÁTICO..." (*)

No 1º de abril, confira as cinco maiores mentiras da história da ciência

Hoje, todo mundo sabe, é o Dia da Mentira. Como o G1 é um portal sério, não podemos contar mentiras. Mas podemos entregar as mentiras que outros contaram -- e na história da ciência elas aparecem aos montes. A lista completa de fraudes científicas jamais poderia ser compilada -- são muitas -- e abarca pelo menos 20 séculos de história registrada.
[Salvador Nogueira; Do G1, em São Paulo, 1º abril de 2008].
_______________
(*) Lindo Balão Azul [Guilherme Arantes]. "Porque sou um cientista/ O meu papo é futurista,/ É lunatico/ Eu vivo sempre no mundo da lua/ Tenho alma de artista/ Sou um gênio sonhador/ E romântico/ Eu vivo sempre no mundo da lua/ Porque sou aventureiro/ Desde o meu primeiro passo/ Pro infinito/ Eu vivo sempre no mundo da lua/ Porque sou inteligente/ e/ Se você quer vir com a gente/ Venha que será um barato/ Pega carona nessa cauda de cometa/ Ver a Via-Lactea, estrada tão bonita/ Brincar de esconde-esconde numa nebulosa/ Voltar para casa nosso lindo Balão azul".

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

Obra do Expresso Tiradentes cede e atinge viaduto em SP. SÃO PAULO - Parte da estrutura do piso por onde circularão os ônibus do Expresso Tiradentes caiu, no final da noite de segunda-feira, 31, sobre o Viaduto Grande São Paulo, na Vila Prudente, região sudeste da capital paulista. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego(CET), ambos os sentidos do viaduto estão interditados. Ninguém ficou ferido e nenhum veículo foi atingido. O impacto do choque da estrutura que cedeu sobre o viaduto foi amortecido pela mureta de concreto da própria obra e da plataforma - de madeira e ferro - usada pelos operários na concretagem do talude. Funcionários da Prefeitura, engenheiros e técnicos da São Paulo Transportes (SPTrans) estão no local para avaliar os danos causados na obra e tentar apurar a causa do desabamento. Ricardo Valota, do estadao.com.br. 0104. Foto Werther Santana/AE.
>



>
Plano dos EUA dá mais poder ao Fed. O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, apresentou ontem um plano que, se aprovado, promoverá a maior reforma na regulação do sistema financeiro do país desde a Grande Depressão, iniciada em 1929. Paulson negou que a proposta tenha o objetivo de resolver a atual crise econômica, originada justamente no mercado financeiro. Segundo ele, o projeto de 218 páginas começou a ser elaborado um ano atrás, ou seja, antes de os problemas no setor de hipotecas explodirem. "Grande parte de nosso sistema regulador foi criada após a Grande Depressão e desenvolvida como reação, criando entidades reguladoras em resposta a inovações de mercado ou a problemas nos mercados." Estadão, 0104.
"Congelamento" começa após alta de tarifa bancária. Os consumidores já podem saber o valor das tarifas que serão cobradas pelos bancos a partir do dia 30 pelos serviços considerados prioritários pelo Banco Central e que só poderão ser majoradas 180 dias depois, segundo determinação do órgão. Para driblar o "congelamento", no entanto, algumas instituições financeiras já aumentaram os preços ou vão passar a cobrar por serviços que antes eram gratuitos. (...) No banco Safra, por exemplo, houve majoração de 150% na tarifa cobrada pelo fornecimento de talão de cheque, contra uma inflação medida pelo IPCA de 5,54% para o período. Já na Caixa Econômica Federal, a variação foi de 33%. Houve aumentos expressivos também na comparação entre os preços que serão cobrados a partir do dia 30 com os que estão em vigor agora. O Itaú vai subir de R$ 15 para R$ 150 a tarifa para confecção de cadastro de novos clientes. Folha Online, TATIANA RESENDE. 0104.
Presos sete suspeitos de fraudar seguro-desemprego. A Polícia Federal deu início, nesta terça-feira (1º), em Uberlândia, à Operação Pleno Emprego , que tem o objetivo de desarticular um grupo suspeito de fraudar o seguro-desemprego. O delegado Marinho Silva Rezende disse ao G1 que sete pessoas foram presas, incluindo dois funcionários do Ministério do Trabalho e cinco contadores. De acordo com ele, a quadrilha criava vínculos falsos de emprego e modificava salários de trabalhadores para conseguir o valor máximo do benefício. G1, SP.
Agentes da dengue trabalham sem repelentes, diz Tribunal de Contas. Enquanto a população corre para as farmácias atrás de repelentes para se defender da dengue, os agentes de controle de endemias, que trabalham combatendo as larvas dos insetos, não têm acesso ao produto, pois não recebem o material da prefeitura do Rio. A denúncia foi feita pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) que informou em seu último relatório sobre a dengue que os agentes não recebem o protetor da Secretaria municipal de Saúde. G1, RJ.
Novas regras para planos de saúde entram em vigor nesta quarta. A partir desta quarta-feira (2), 26 milhões de brasileiros que têm plano de saúde terão direito a cirurgias e tratamentos que hoje não são cobertos. As mudanças - cerca de cem novos procedimentos - valem para todos os planos contratados a partir de 1999. As empresas serão obrigadas a oferecer cirurgias com o uso de videolaparoscopia, além do chamado autotransplante de medula óssea e de procedimentos como vasectomia e laqueadura. Também passam a ser cobertos o fornecimento e colocação de DIU, exames de DNA para tratamento de doenças genéticas e a mamografia digital. O segurado ainda terá direito a uma sessão por mês com psicólogo e seis por ano com fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional. Do G1, com informações do Bom Dia Brasil. 0104.

MIN. PÚBLICO/DOSSIÊ GESTÃO FHC (esperamos que não seja um "1º de abril")


O procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza decide nos próximos dias o que fazer com uma representação formulada pelo PSDB. O tucanato pede a abertura de inquérito para investigar a confecção do dossiê com gastos sigilosos da gestão FHC. Em diálogos privados, Antonio Fernando disse que trabalha com três alternativas. Nenhuma delas passa pelo puro e simples arquivamento do pedido.
O chefe do ministério público revela que pende para a adoção da seguinte providência: deve requisitar explicações sobre o dossiê a pelo menos três ministros. Os auxiliares de Lula enviariam manifestações por escrito à Procuradoria da República. São eles: Dilma Rousseff (Gabinete Civil), Tarso Genro (Justiça) e Jorge Hage (Controladoria-Geral da União). As outras duas alternativas, que o procurador Antonio Fernando acomoda em segundo plano, são: 1) abrir formalmente um procedimento investigatório antes mesmo da manifestação dos ministros; 2) remeter a representação do PSDB aos procuradores Eliana Pires Rocha e Carlos Henrique Martins Lima, delegando a eles a atribuição de requisitar dados sobre o dossiê. A dupla investiga, desde 2003, os gastos com cartões corporativos do governo. A representação tucana foi protocolada no Ministério Público na semana passada. Nesta segunda-feira (31), o deputado Carlos Sampaio (SP), que é promotor licenciado e integra a Executiva nacional do PSDB, aditou à peça original uma nova petição. No texto, apresenta o que chama de “novas provas” da confecção do dossiê. Pede, de resto, a adoção de providências para apurar um “delito” que atribui a Tarso Genro. Na visão de Sampaio, o ministro da Justiça teria incorrido em “crime de prevaricação” ao dizer, de forma peremptória, que a Polícia Federal não vai investigar a confecção do dossiê, atribuída ao Planalto. “Em 21 anos de Ministério Público, nunca tinha visto um ministro da Justiça afirmar, diante das câmeras de TV, que a PF não investigará um caso. Ele não pode, como chefe maior da PF, determinar aos seus subordinados, que não investiguem fatos que lhes cheguem e que dêem, mesmo que de forma indiciária, a demonstração da ocorrência de um ilícito”.
Quanto às novas “provas” que Sampaio levou ao procurador-geral, na verdade meros indícios, destacam-se três:
1) Desencontro de versões: num primeiro momento, Dilma negara a existência de um dossiê. Chegara mesmo a telefonar para a ex-primeira-dama Ruth Cardoso para assegurar que o Planalto não confecionara nenhum levantamento clandestino de despesas do governo passado; depois, a chefe da Casa Civil e Tarso Genro disseram que os gastos da gestão FHC estavam sendo recuperados por determinação do TCU. Algo que, na seqüência, o próprio tribunal de contas negaria. Por último, o ministro José Múcio, coordenador político de Lula, reconheceu a existência do dossiê. Atribuiu-o a pessoa interessada em prejudicar o governo e a ministra Dilma;
2) Assessora da ministra: Sampaio levou à Procuradoria a notícia da Folha, segundo a qual foi Erenice Alves Guerra, a secretária-geral da Casa Civil, braço direito de Dilma, quem deu a ordem para que fossem levantados os dados da gestão passada;
3) Conhecimento prévio: o deputado tucano anexou à representação do PSDB a transcrição de trecho do depoimento que o ministro Jorge Hage, chefe da Controladoria da União, prestara à CPI dos Cartões do Congresso. Antes da divulgação do dossiê, Hage insinuara que, escarafunchando os gastos do Planalto, os parlamentares chegariam a impropriedades ainda desconhecidas. Mencionou especificamente a aquisição de “caviar”. Um dos gastos exóticos atribuídos a FHC no dossiê é justamente a compra de caviar. “Juntei notas taquigráficas daquilo que falou o ministro Hage”, disse Sampaio. “Ele afirmou que, se investigássemos, o caso não ficaria apenas na despesa com a tapioca. A comissão chegaria ao caviar. Depois, o caviar aparece no dossiê. Ou o ministro tinha ciência do que estava para acontecer ou estamos diante de uma baita coincidência.”
O repórter perguntou a Carlos Sampaio o que acha da intenção do procurador-geral Antonio Fernando de Souza de requisitar informações aos ministros Dilma, Tarso e Hage antes de decidir se abre ou não um procedimento de investigação. E ele: “Acho que seria o mais correto. Por dois motivos: primeiro, ao pedir informações aos ministros, o procurador evita o eventual uso eleitoral de um instrumento importantíssimo, que é a representação ao Ministério Público. Em segundo lugar, ele dá a oportunidade de os ministros se manifestarem, o que é absolutamente correto.”
Escrito por Josias de Souza, Folha Online, 0104.