PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, janeiro 28, 2013

XÔ! ESTRESSE [In:] É FOGO !

...









--









-----

DESCASOS OU FATALIDADE?



Incêndio em boate no Sul mata mais de 230 jovens e choca país


Valor Econômico - 28/01/2013
 

Um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, localizada na região central do Rio Grande do Sul, provocou a morte de pelo menos 233 jovens até às 20h de ontem - 120 homens e 113 mulheres -, na madrugada do domingo. Além das vítimas fatais, outras 131 pessoas ficaram feridas na tragédia, ocorrida entre 2h30 e 2h45, durante uma festa universitária. Foi o segundo pior incêndio do país em número de vítimas, e os relatos indicam que a tragédia se desenrolou em poucos minutos.
Durante todo o dia, a cidade de 260 mil habitantes conviveu com imagens de desespero dos familiares e dos amigos dos jovens. As vítimas fatais foram levadas para um centro esportivo, enquanto equipes de socorro tentavam identificar os corpos. Os governos estadual e federal mobilizaram agentes de saúde para dar atendimento psicológico aos familiares.
A prefeitura de Santa Maria decretou luto de 30 dias, o governo estadual, de sete dias, e o federal, de três. A presidente Dilma Rousseff cancelou agenda de trabalho no Chile e voou para Santa Maria na manhã de ontem, acompanhada dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Aloizio Mercadante (Educação). "Eu pedi a todos os meus ministros que possam contribuir para minorar as consequências da tragédia para virem a Santa Maria", disse a presidente, com lágrimas nos olhos, acrescentando que o país estava junto "nesse momento de tristeza".
De acordo com a Defesa Civil, 92 frequentadores da casa noturna estavam internados na noite de ontem em hospitais de Santa Maria, enquanto outros 14 foram transferidos para a capital Porto Alegre em helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB).
As causas do acidentes estão sendo apuradas e o Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul vai acompanhar as investigações. Relatos de frequentadores, funcionários e policiais indicam que o local estava muito lotado, havia uma única porta de entrada e saída (sem nenhuma alternativa de emergência) e que o alvará do plano de prevenção e combate a incêndios estava vencido desde agosto passado. Além disso, no início do incêndio, os seguranças da casa noturna teriam barrado a saída das pessoas, imaginando que era um tumulto e que frequentadores tentavam sair sem pagar.
Os relatos colhidos na tarde de ontem eram muito díspares quanto ao total de presentes na festa no momento do incêndio e variavam desde 400 até 1,5 mil pessoas. De acordo com depoimentos de pessoas presentes à festa, o incêndio teria começado quando um dos integrantes da banda "Gurizada Fandangueira", que se apresentava no local, acionou um artefato pirotécnico conhecido por Sputnik.
As chamas teriam sido produzidas por faíscas que alcançaram o teto do palco da boate, encapado por uma espuma usada como isolamento acústico. Seguranças e os artistas tentaram apagar o fogo com extintores, mas o equipamento não teria funcionado. Minutos depois, houve empurra-empurra na tentativa de abandonar a boate, que tinha apenas uma porta. Os bombeiros abriram um buraco na parede da boate para facilitar o acesso e a retirada das vítimas.
A estudante Taynne Vendrúsculo contou à "Globo News" que só conseguiu sair da boate porque estava perto da porta de saída. "Um amigo viu o fogo. Saímos rápido, dois minutos após o incêndio. O fogo se alastrou muito rápido."
A maioria dos 116 pacientes que permaneciam internados sofreu intoxicação respiratória e 20% estavam com grandes queimaduras. A avaliação também é que a maioria das mortes foi provocada por asfixia e não por carbonização. Os hospitalizados podiam aumentar nas horas seguintes, segundo as equipes médicas. "É comum as pessoas que respiram gás não sentirem os sintomas no primeiro momento. Mas, horas ou dois, três dias depois, elas podem desenvolver o que chamamos de pneumonia química", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
De acordo com a Polícia Civil de Santa Maria, um dos donos da boate já havia se apresentado para prestar depoimento, mas o conteúdo não foi revelado até às 20h de ontem. (Agências noticiosas)

QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

28 de janeiro de 2013

O Globo

Manchete: Descaso mata 231 jovens no Sul
Boate com plano de prevenção de incêndio vencido e lotada de universitários pegou fogo após músico usar efeitos pirotécnicos no palco. Ao tentar escapar, estudantes encontraram a única saída bloqueada por seguranças

Uma sucessão de erros e falhas na segurança resultou na segunda maior tragédia provocada por incêndios já registrada na História do país. Foram pelo menos 231 mortos, em sua maioria jovens que participavam de uma festa organizada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria na boate Kiss, em Santa Maria (RS). O fogo começou às 2h30m da madrugada, quando a banda Gurizada Fandangueira se apresentava e fez uso de efeitos pirotécnicos. As chamas começaram a se espalhar pelo teto. A primeira tentativa de combate ao fogo não deu certo porque o extintor não funcionava. A fumaça espessa provocou pânico. Centenas de pessoas tentaram desesperadamente fugir para a única saída da casa, mas, num primeiro momento, foram impedidos de escapar por seguranças que exigiam o pagamento da conta. Ao chegarem, bombeiros se depararam com um cenário de horror: uma barreira de corpos bloqueava a passagem das equipes de resgate. Boa parte das vítimas morreu asfixiada no banheiro. Segundo relatos, pensaram se tratar de uma saída de emergência. O estabelecimento estava com plano de prevenção e controle de incêndios vencido. (Págs. 1 e 3 a 16)

“Foi um horror. Meninas com o cabelo queimado, gente jogada na calçada Não sabia quem estava vivo ou morto. Gente morreu na saída da boate”
Eduardo Buriol
Estudante de agronomia

A gente gritou que estava pegando fogo, mas o segurança tentou manter a porta fechada. Uns cinco ou seis caras puseram a porta abaixo”
Murilo Tiecher
Estudante de Medicina

Tragédia em Santa Maria

Morri em Santa Maria hoje. Quem não morreu? Morri na Rua dos Andradas, 1925. Numa ladeira encrespada de fumaça./A fumaça nunca foi tão negra no Rio Grande do Sul. Nunca uma nuvem foi tão nefasta./Nem as tempestades mais mórbidas e elétricas desejam sua companhia. Seguirá sozinha, avulsa, página arrancada de um mapa. /A fumaça corrompeu o céu para sempre. O azul é cinza, anoitecemos em 27dejaneiro de 2013. /As chamas se acalmaram às 5h30, mas a morte nunca mais será controlada. /Morri porque tenho uma filha adolescente que demora a voltar para casa. / Morri porque já entrei em uma boate pensando como sairia dali em caso de incêndio. /Morri porque prefiro ficar perto do palco para ouvir melhor a banda. /Morri porque já confundi a porta de banheiro com a de emergência. /Morri porque jamais o fogo pede desculpas quando passa. / Morri porque já fui de algum jeito todos que morreram. / Morri sufocado de excesso de morte; como acordar de novo? / O prédio não aterrissou da manhã, como um avião desgovernado na pista./A saída era uma só e o medo vinha de todos os lados. / Os adolescentes não vão acordar na hora do almoço. Não vão se lembrar de nada. Ou entender como se distanciaram de repente do futuro. / Mais de duzentos e trinta jovens sem o último beijo da mãe, do pai, dos irmãos. / Os telefones ainda tocam no peito das vítimas estendidas no Ginásio Municipal. / As famílias ainda procuram suas crianças. As crianças universitárias estão eternamente no silencioso. /Ninguém tem coragem de atender e avisar o que aconteceu. /As palavras perderam o sentido. (Fabrício Carpinejar, poeta gaúcho)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Fogo em boate mata 233 no RS; série de erros causou tragédia
Sem alvará desde agosto, casa noturna de Santa Maria não tinha saída de emergência nem sinalização. 90% das vítimas morreram por asfixia, a maioria jovem. Polícia afirma que houve negligência. Há 127 feridos

Em poucos minutos, um incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), provocou a morte de 233 pessoas. Outras 127 ficaram feridas. A tragédia começou às 2h30 de ontem, no início do show da banda Gurizada Fandangueira. Um músico acendeu um sinalizador, para criar efeitos pirotécnicos, e uma fagulha se espalhou pelo sistema de exaustão, incendiando o teto. Cerca de 2 mil pessoas acompanhavam a festa, organizada por universitários. A maioria das vítimas morreu asfixiada. Uma série de erros potencializou a tragédia, como a falta de porta de emergência e sinalização e seguranças impedindo a saída do público. Os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde parentes faziam o reconhecimento dos mortos. O velório coletivo também foi realizado no local. A tragédia teve repercussão internacional. Emocionada, a presidente Dilma Rousseff chorou duas vezes ao falar do caso - ainda no Chile, de manhã, onde participava de um encontro com presidentes, e à tarde, ao lado do governador Tarso Genro, já em Santa Maria. A Polícia investiga a responsabilidade dos envolvidos: o grupo musical, os promotores da festa, os responsáveis pela boate e as autoridades municipais. Foi o incêndio mais letal desde 1961, quando 503 morreram num circo em Niterói. (Págs. 1 e Cidades)

Depoimento
E o policial atendeu o celular

"Quando liguei para o meu filho, um policial atendeu e disse que ele estava morto”, contou Ana Paula Oliveira, de 35 anos, que soube da morte antes de chegar ao Centro Desportivo. (Págs. 1 e C4)

Faísca se espalhou pelo teto a partir do sistema de exaustão

A Polícia Civil já sabe que a fagulha de um sinalizador usado no palco pela banda entrou no sistema de exaustão da casa noturna e provocou o fogo. Segundo membros do grupo musical, os efeitos pirotécnicos já foram usados em outros shows. (Págs. 1 e C7)

Solidariedade em palavras

Luis Fernando Veríssimo: Revolta, a emoção útil

Depois do choque, vem a revolta. Que no fim é a única emoção útil. (Págs. 1 e C3)

Fabrício Carpinejar: Tragédia em nossa vida

Morri em Santa Maria. Morri numa ladeira encrespada de fumaça. (Págs. 1 e C10)
Senado amplia gastos em 57%
Sob a presidência do PMDB, o Senado teve, nos últimos dez anos, um aumento real de 57% nos gastos com pessoal e uma ampliação de 741% no número de cargos comissionados. O partido deve manter sua hegemonia com a volta de Renan Calheiros ao comando da casa. (Págs. 1 e Nacional A4)
Maduro leva ‘bilhete de Chávez’ ao Chile
O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, levou um bilhete de Hugo Chávez a Santiago. (Págs. 1 e Internacional A8)
Notas & Informações
O vale-tudo dos partidos

O cerne da política é a luta pelo poder. Mas o cidadão não aceita o vale-tudo como regra geral. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Quem vai pagar por este horror?
Um show pirotécnico causou um incêndio devastador numa boate de Santa Maria (RS) e provocou uma das maiores tragédias do país, com centenas de vítimas. Primeiras investigações apontam para uma criminosa sucessão de erros e negligências

231 mortos

117 feridos

Em menos de 30 segundos, o incêndio que começou no forro da boate Kiss, lotada de universitários, se espalhou por todo o ambiente. A fumaça negra e espessa intoxicou e cegou as vítimas, que procuravam a porta de saída. Bombeiros e estudantes que conseguiram escapar quebraram paredes e forçaram a abertura de passagens. O fogo provocado pelo sinalizador transformou o salão fechado numa câmara de gás. A presidente Dilma suspendeu a agenda e foi prestar solidariedade às famílias. (Págs. 1 e 2 a 10)

Brasiliense ajuda a resgatar corpos (Págs. 1, 2 e 3)

Pedido de socorro pelas redes sociais (Págs. 1 e 8)

Lista oficial dos mortos (Págs. 1 e 10)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Aplicação no exterior ganha força entre os investidores
A diversificação de investimentos pessoais com aplicações no exterior ganhou força em 2012 e especialistas acreditam que essa opção terá interesse crescente ao longo do ano. Com a perspectiva de que o juro básico se manterá em níveis baixos por um bom tempo e a escassez de oportunidades na bolsa brasileira - sem novas estreantes e com as companhias preferidas dos gestores consideradas caras -, cresce a busca por ganhos no mercado internacional. Um movimento que vale para todos os tipos de investidores, individuais e institucionais, e que, segundo executivos, se acelerou de forma relevante nos últimos meses.

Os números do setor de fundos mostram a demanda de forma evidente. O valor alocado no exterior quase triplicou, passando de R$ 12,9 bilhões ao fim de 2011 para R$ 36,9 bilhões em dezembro, com um claro movimento de aceleração do processo no segundo semestre. (Págs. 1, D1 e D2)
BNDES estuda cortar crédito de curto prazo
Para garantir o financiamento aos investimentos em infraestrutura e ampliação da produção industrial, o BNDES deve remanejar recursos hoje destinados a linhas de curto prazo criadas recentemente e destiná-las aos projetos de longo prazo, informou o presidente do banco, Luciano Coutinho, ao Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor". Ele citou especificamente linhas que foram desenvolvidas no ano passado, "como as que estão relacionadas a capital de giro, que podem ser enxugadas. A prioridade é financiar o crescimento dos investimentos". Paralelamente, o banco vem discutindo com associações de investidores e de bancos como desenvolver mercados para papéis privados de renda fixa de longo prazo. (Págs. 1 e A9)
Internet de baixo custo atrai poucos 
O Programa Nacional de Banda Larga, lançado pelo governo federal em 2010, completou dois anos com uma inesperada rejeição dos consumidores pelo serviço. O projeto foi desenvolvido para massificar o acesso à internet, com oferta de conexão de banda larga com velocidade de 1 Mbps (megabit por segundo) a preços bem mais baixos do que os praticados há três anos.

O relatório mais recente da Anatel, que se refere à implantação do programa no terceiro trimestre de 2012, mostrou uma redução nas vendas dos planos do programa governamental, ao mesmo tempo em que antigos assinantes deixaram de usar a banda larga popular. A Anatel informa que as operadoras Telefônica/Vivo, Oi, Sercomtel e Algar (com a marca CTBC) venderam 1,4 milhão de assinaturas, o que coloca o programa muito distante da meta de chegar a 20 milhões de domicílios até 2014. (Págs. 1 e B1)
Fotolegenda: De luto
A tragédia causada por incêndio numa boate em Santa Maria (RS), com 233 mortes e 131 feridos, fez a presidente Dilma Rousseff deixar antes do previsto reunião no Chile. Ela foi à cidade prestar solidariedade a parentes e amigos das vítimas e checar ações governamentais de apoio. (Págs. 1 e A3)
Oposição muda estratégia para tentar influir 
Uma oposição 34% menor na Câmara e 50% no Senado, mas mais eficiente. Esse é o retrato do que ocorreu com os partidos que se opõem ao governo dez anos depois de o Partido dos Trabalhadores chegar à Presidência da República. O partido de esquerda que chegou ao governo com uma coalizão minoritária, em ambas as Casas do Parlamento, ampliou sua base, seja pelo voto ou pela cooptação, e está prestes a formar o maior - embora não necessariamente mais coeso - bloco de apoio desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a ocupar o Palácio do Planalto, em janeiro de 2003.

Minguada, a oposição mudou de estratégia e vem tentando influenciar de outras maneiras, afirmam cientistas políticos. Recorre mais a instrumentos de obstrução e busca empurrar o confronto para outras arenas, como o Judiciário. Os cientistas políticos Acir Almeida, do Ipea, e Andréa Freitas, do Cebrap, destacam o aumento no número de emendas aos projetos do Executivo entre os governos Fernando Henrique Cardoso e Lula. Na era FHC, o texto original do governo foi aprovado em metade das vezes. Nos anos Lula, somente 35% das propostas passaram sem alterações. (Págs. 1 e A12)
Bancos europeus antecipam pagamentos de crédito ao BCE
Centenas de bancos da Europa estão correndo para pagar os empréstimos baratos que receberam do Banco Central Europeu há um ano, numa demonstração de que os mercados financeiros estão recobrando a saúde três anos depois do início da crise de dívida no continente.

O BCE vai receber € 137 bilhões de 278 bancos em 30 de janeiro, o primeiro dia em que os empréstimos de três anos podem ser pagos - e quase dois anos antes do vencimento. O montante representa mais de um quarto dos € 489 bilhões que os bancos obtiveram do BCE em 2011. (Págs. 1 e B10)
Tomates gourmet conquistam espaço no mercado brasileiro
Com o aumento da oferta, os tomates gourmet estão caindo no gosto dos brasileiros e garantindo uma renda extra aos produtores. Embora não haja estimativas oficiais, a Embrapa Hortaliças explica que o segmento se fortaleceu nos últimos dez anos e calcula que responda por 20% da produção nacional de tomates de mesa, estimada em 2,2 milhões de toneladas anuais. O Brasil ainda produz cerca de 1,3 milhão de toneladas de tomates para a fabricação de molhos. Ao todo, o mercado movimenta cerca de R$ 4,2 bilhões por ano no país.

Eduardo Trebeschi é um dos que passaram a apostar em tomates de maior qualidade, como a variedade "Intense", desenvolvida por uma empresa da Bayer CropScience. A Trebeschi Tomates, de Araguari (MG), produz 5 mil toneladas por ano de tomates gourmet. "É pouco em relação aos convencionais, mas não dá para ignorar a tendência". (Págs. 1 e B12)
Estado reduz esforço fiscal para investir
A menor contribuição dos Estados ao resultado primário de 2012 já havia sido sinalizada pelos governos estaduais nas leis de diretrizes orçamentárias. Entre os dez Estados de maior arrecadação, cinco - Rio, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Goiás - indicaram nos orçamentos para 2012 metas menores do que as de 2011. Entre os dez Estados, sete já apresentavam resultados piores até outubro do ano passado em relação ao mesmo período do ano anterior.

O menor superávit primário no acumulado até outubro foi em parte resultado de um crescimento maior das despesas correntes - de pessoal e custeio - em relação ao das receitas correntes. Isso aconteceu em nove dos dez Estados pesquisados. Em alguns deles - Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Paraná - os investimentos liquidados no período tiveram elevação maior que a das receitas. (Págs. 1 e A4)
A dívida ativa da União cresceu 15% no ano passado e chegou a R$ 1,14 trilhão (Págs. 1 e A3)

Acesso à qualificação
O programa Brasil sem Miséria superou a meta de abertura de vagas em cursos profissionalizantes em 2012. No total, 266,6 mil alunos carentes foram matriculados em escolas técnicas federais e do Sistema S. (Págs. 1 e A2)
Banda para passagens aéreas
Após defender publicamente a abertura dos voos domésticos às empresas aéreas estrangeiras, Embratur e Ministério do Turismo propõem uma banda tarifária para as passagens domésticas. (Págs. 1 e B3)
Cerco ao 'junk food'
Prestes a ser sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, projeto de lei que proíbe a propaganda de alimentos e bebidas com baixo teor de nutrientes e alto teor de gordura dirigida às crianças preocupa os fabricantes, que estudam ir à Justiça. (Págs. 1 e B4)
Cobb-Vantress amplia produção
A Cobb-Vantress, uma das maiores empresas de genética avícola do mundo, iniciou a produção de matrizes em sua nova granja de Itapagipe (MG). Meta é transformar o país em plataforma de exportação. (Págs. 1 e B9)
Sinistros no campo somam US$ 23 bi
No ano passado, os pedidos de cobertura de seguro à produção agrícola chegaram ao recorde de US$ 23 bilhões em todo o mundo. Desse total, US$ 15 bilhões foram para agricultores americanos, prejudicados pela seca. (Págs. 1 e B9)
Juros em alta?
O risco de maior pressão inflacionária no curto prazo, destacado na ata do Copom, levou alguns gestores a considerar a possibilidade de aumento da Selic este ano, como o BNP Paribas Asset Management. (Págs. 1 e C3)
Negócio da China
Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas (Abest), que hoje representa 55 grifes nacionais, participará pela primeira vez, em março, do ENK Mode Shanghai, principal salão de negócios de moda da China, um dos mercados-alvos da entidade. (Págs. 1 e D5)
Responsabilidade limitada
Começa a se consolidar no Judiciário o entendimento de que, com a retirada dos conteúdos ilícitos, provedores e sites não devem ser responsabilizados por materiais ofensivos postados por terceiros na internet. (Págs. 1 e E1)
Ideias
Renato Janine Ribeiro

Inclusão não é fácil — a conquista de espaços sociais pela nova classe média brasileira continua frágil. (Págs. 1 e A6)

Peter Sutherland

A posição de David Cameron sobre Europa prenuncia nova era de turbulência e incertezas para a Grã-Bretanha. (Págs. 1 e A11)
------------------------------------------------------------------------------------
------------