PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, outubro 19, 2010

XÔ! ESTRESSE [In:] EGOLÓGICO (EGO VERDE !)

...


















Homenagem aos chargistas brasileiros.

FRANÇA/SARKOZY [In:] REFORMA DA PREVIDÊNCIA. LONGE, TÃO PERTO!

...

Sarkozy promete ação contra manifestantes e refinarias

Presidente classifica greve de antidemocrática e reitera que aprovará reforma da previdência


19 de outubro de 2010 | 8h 51
Agência Estado e Associated Press


Estudantes desariam policiais em Nanterre, perto de Paris.

PARIS - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, jurou intervir nas ações dos "arruaceiros" que entrarem em confronto com a polícia nos protestos que tomaram o país nos últimos dias contra uma reforma no sistema previdenciário.


lista Entenda: Reforma na previdência motiva greve

Sarkozy disse compreender "a inquietação" gerada pela reforma, insistiu que a oposição tem direito de manifestar-se "sem violência" e reiterou que não voltará atrás porque o déficit atual do sistema de previdência "não pode durar".

O presidente francês assinalou que no seu retorno a Paris nesta tarde vai resolver a questão, porque "há muita gente que quer trabalhar" e "não pode porque não tem combustível". Ele indicou que trabalhará com as forças da ordem para conter os atos de violência.

Sarkozy ainda disse que a paralisação das atividades nas refinarias - o que causa falta de combustíveis nos postos do país - "não podem existir em uma democracia, onde há pessoas que querem trabalhar". O presidente insistiu que é seu dever aprovar a reforma da previdência, embora as manifestações estejam ganhando proporções maiores e caráter violento.

Segundo Sarkozy, o aumento demográfico e da expectativa de vida demandam a extensão da idade mínima para a aposentadoria - que passará de 60 para 62 anos. O presidente ainda disse que outras nações europeias já tomaram a mesma decisão.

Paralisação

Os serviços aéreo, ferroviário, rodoviário e de abastecimento de combustíveis na França estão prejudicados pelas paralisações, que contam com a adesão dos movimentos estudantis.

Todas as 12 refinarias da França continuam em greve. Os produtos derivados de petróleo não estão deixando as fábricas, exceto aqueles enviados para suprir os serviços de emergência, informou a Confederação Geral do Trabalho (CGT), central sindical que representa os trabalhadores. "Todas as refinarias estão em greve", disse Charles Foulard, acrescentando que a ação continuará em "quase todas" as refinarias até sexta-feira, já que os trabalhadores votaram a favor da manutenção do protesto.

Os protestos nacionais chegaram ao 6º dia nesta terça-feira. Estão programados mais de 200 protestos de rua na França. Nas cidades de Lyon e Nanterre, já foram registrados confrontos entre estudantes e as forças de segurança. Segundo uma pesquisa do instituto CSA, as manifestações contra a reforma da previdência têm o apoio de 71% dos franceses.

Ainda que o país tenha reservas de combustível para várias semanas e os distribuidores de combustível possam importar combustível de países vizinhos, há o temor de que a falta do produto leve muitas pessoas a correr para fazer estoques, acabando com as reservas nos postos em algumas áreas, alertou ontem Jean-Louis Schilansky, presidente da União Francesa de Indústrias Petrolíferas.


Outros serviços

A Sociedade Nacional de Caminhos de Ferro (SNCF, na sigla em francês) anunciou que, por enquanto, suas previsões estão sendo cumpridas. Para esta terça está prevista a circulação de 60% dos trens com saída ou destino a Paris, metade dos trens de alta velocidade (TGVs), 25% dos trens regionais e todos os Eurostar.

Nos aeroportos de Paris, serão cancelados 50% dos voos de Orly e 30% das chegadas e partidas do internacional Roissy-Charles de Gaulle. A companhia aérea Air France estima manter 100% dos voos de longa distância, 80% dos voos de média distância e 50% dos voos de curta distância.

Nas rodovias francesas, as ações de bloqueio conhecidas como "operações caracol" começam a ser sentidas sobretudo nas estradas de acesso a Paris. A greve também terá repercussão em La Poste - empresa pública de correios -, na France Télécom e no setor público audiovisual.

Um terço dos professores primários também cruzará os braços, segundo os sindicatos, número que o Ministério da Educação reduz para 10%. Além disso, cinco universidades se somarão à greve. Este será um dos pontos mais sensíveis da jornada, já que os protestos estudantis resultaram em 196 detenções e em torno de 20 policiais feridos na segunda.


O ESTADÃO.

ELEIÇÕES 2O1O/BANCO DO BRASIL [In:] AI, MEUS DEBÊNTURES !!!

...
19/10/2010 - 06h41/FOLHA.

Banco do Brasil e Petrobras custeiam revista da CUT pró-Dilma


Proibida de circular pela Justiça Eleitoral pelo conteúdo favorável à campanha de Dilma Rousseff (PT), a edição deste mês da "Revista do Brasil", vinculada à CUT (Central Única do Trabalhador), teve anúncios pagos por Petrobras e Banco do Brasil, informa reportagem de Silvio Navarro, publicada nesta terça-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

A estatal e o banco confirmam que são anunciantes da revista, mas se recusaram a informar o valor repassado.


Ontem, o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Joelson Dias determinou a interrupção da circulação da revista, cuja tiragem é de 360 mil exemplares mensais.

OUTRO LADO

Responsável pela "Revista do Brasil", Paulo Salvador afirma que a decisão do TSE é "absurda" e que se trata de "censura de Serra".

O Banco do Brasil disse que "os critérios para veiculação de anúncios estão ancorados no relacionamento com os públicos da revista, de interesse para qualquer instituição bancária".

A Petrobras diz que "veicula anúncios e campanhas publicitárias em diversos meios de comunicação" para fortalecer sua imagem.

Leia a reportagem completa na Folha desta terça-feira, que já está nas bancas.


Editoria de Arte/Folhapress

Assine a Folha

ELEIÇÕES 2O1O/IGREJA [In:] HOMILIA HOMOGÊNEA

...
19/10/2010 - 09h08

Arcebispo do Rio diz que igreja 'não apoia candidatos nem partidos'


O arcebispo do Rio de Janeiro, d. Orani Tempesta, divulgou ontem à tarde artigo para reafirmar que a arquidiocese "não apoia candidatos e nem partidos", seguindo a "posição oficial" da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e "em sintonia com a atual legislação eleitoral".

Ele diz, no entanto, que a arquidiocese se "preocupa em oferecer critérios" ao fieis. Pede que estes votem "fora de qualquer pressão externa" em candidatos "que trabalhem em favor do povo, da valorização da vida, da coerência familiar e dos valores do Evangelho".


O artigo de d. Orani, que assumiu o cargo em 2009, inclui entre os critérios de voto o respeito "à vida desde a concepção até seu termo natural", incluindo a promoção da "dignidade no trabalho, saúde, habitação, lazer, comunicação".

Mesmo com referências indiretas ao debate sobre descriminalização do aborto e legalização da união civil de homossexuais, o texto tem tom mais contido do que nota divulgada na manhã de ontem pela Regional Leste 1 da CNBB.

A nota "incentiva" os fieis, "agora mais do nunca", a votar em quem respeita "o valor da vida desde sua concepção" e "a família com sua própria constituição natural". Também cita --diferentemente de d. Orani-- o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, enviado em maio ao Congresso:

"Renovamos nossa crítica ao PNDH-3, mesmo depois de ter sido retirada a proposta de legalização do aborto, porque foi falaciosamente indicada como 'questão de saúde pública'. Não é aceitável a visão da pessoa fechada ao transcendente."

Pressões de igrejas já haviam levado o governo Lula a suprimir do PNDH-3 frase que reivindicava a "autonomia da mulher para decidir sobre o próprio corpo".

O texto do arcebispo do Rio também é mais moderado do que o publicado na semana passada por um de seus bispos auxiliares, d. Antonio Dias Duarte, no site da Regional Leste 1.

"As experiências trágicas de 121 anos de República --governos corruptos, ditaduras, leis e medidas provisórias e decretos e programas nacionais de direitos humanos-- só deixaram um rastro de sangue e violência moral", disse d. Antonio.

O teor dos textos evidencia as divergências públicas entre líderes católicos desde que o bispo de Guarulhos, d. Luiz Gongaza Bergonzini, divulgou em julho artigo em que recomendava aos "verdadeiros" fieis que não votassem na petista Dilma Rousseff.

O texto --semelhante ao distribuído em Aparecida (SP) e Contagem (MG) no Dia de Nossa Senhora Aparecida-- estava até a semana passada no site da Regional Sul 1 da CNBB. No sábado, a regional divulgou nota em que "esclarecem que não vetam candidatos ou partidos".

Em reação a d. Luiz Gonzaga, os bispos de Jales (SP), d. Demétrio Valentini, e Caçador (SC), d. Luiz Eccel, divulgaram textos em defesa de Dilma. "A questão do aborto está sendo instrumentalizada para fins eleitorais", disse d. Demétrio. "Por que estão jogando pedras só na Dilma?", disse d. Luiz.


CLAUDIA ANTUNES
DO RIO - folha.

PF/OPERAÇÃO PANACÉIA [In:] NAS ''TEIAS'' DA ''NET''

...
19/10/2010 - 10h15

PF faz operação em seis Estados contra venda irregular de remédio na internet



A Polícia Federal desencadeou na manhã desta terça-feira uma operação para combater a venda de medicamentos proibidos ou irregulares pela internet. Ao todo, devem ser cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Rio, Maranhão, Minas, Paraíba e Ceará.

A operação, chamada Panaceia, conta ainda com a participação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). De acordo com a PF, eram comercializados pela quadrilha remédios de venda proibida e falsificados. Entre eles anabolizantes, abortivos, inibidores de apetite, entre outros.

Até as 10h10 desta terça-feira, ainda não tinha sido divulgado nenhum balanço da operação.

FOLHA.

CHINA [In:] ELEIÇÕES 2012. XI JINPING. A MÃO VISÍVEL

...
Xi Jinping, o futuro presidente da China


Atual vice-presidente da China, o político pró-mercado Xi Jinping foi alçado ao posto de vice-presidente da Comissão Central Militar, uma indicação de que vai substituir Hu Jintao em 2012.


José Antonio Lima
Andy Wong / AP
O FUTURO LÍDER Imagem de 2008 mostra Xi Jinping fazendo discurso em reunião do Politburo enquanto o presidente Hu Jintao observa.


As reformas das últimas três décadas transformaram a China socialista na segunda maior economia do mundo, mas a adoção do capitalismo não transformou o ambiente político do país asiático. Na política, ainda valem as tradições do Partido Comunista da China e, nesta segunda-feira (18), ficou claro o nome do sucessor de Hu Jintao como secretário-geral do PCC e presidente da China. A partir de 2012, o país deve ser chefiado por Xi Jinping.

A notícia que deixou clara a linha sucessória foi divulgada pela imprensa estatal do país. Durante o congresso anual do partido, encerrado no domingo (17), Xi Jinping foi alçado ao posto de vice-presidente da Comissão Central Militar, um cargo que tradicionalmente é ocupado pelo futuro secretário-geral do partido. Esse foi o último estágio pelo qual Hu Jintao passou antes de substituir Jiang Zemin, em 2003.

Xi é atualmente vice-presidente da China e um dos integrantes do famigerado Politburo do Partido Comunista Chinês, um comitê decisório que é, de fato, o responsável pelos rumos do país. Em 2007, quando foi eleito integrante do Politburo, Xi teve a companhia de Li Keqiang, atual vice-presidente executivo da China, visto como seu principal concorrente. A escolha de Xi para a Comissão Central Militar era esperada para 2009, mas como não foi anunciada na época, surgiram dúvidas a respeito da disputa entre os dois. Com a nomeação feita neste ano, parece claro que Xi entrará no lugar de Hu Jintao quando o mandato deste acabar, em 2012.

Novo líder é pró-mercado

A escolha de Xi Jinping significa que a China deve continuar no rumo pró-mercado que percorreu nos últimos anos. Em 2007, a revista Foreign Policy publicou uma análise de Xi e Li e mostrou que o primeiro é o candidato dos empresários e da classe média e que, nas províncias que administrou – Zhejiang e Xangai – fez um governo marcado pela promoção da iniciativa privada. De acordo com essa análise, Xi fará, se for confirmado como novo chefe do partido e da nação, um governo que promova a liberalização da economia, o crescimento rápido e a integração da China na economia mundial.

O perfil de Xi vai ao encontro das diretrizes que o Partido Comunista divulgou para o 12º Plano Quinquenal (2011-2015), que incluem a “participação ativa” na governança da economia global e a abertura econômica.

Ao site do canal de TV americano Bloomberg, o professor de história da Universidade da China em Hong Kong Willy Wo-Lap Lam afirmou que, segundo a tradição do partido, “Xi Jinping, como próximo secretário-geral, deve ser capaz de lidar com a comissão militar por dois anos antes da troca de poder”. Isso não deve ser uma dificuldade para Xi, que tem contatos militares por ter sido assessor do Ministério da Defesa.


Disputa interna

Xi faz parte de um grupo político conhecido como princelings (principezinhos, na tradução literal), por incluir filhos de figuras importantes do PCC. Xi Jinping é filho de Xi Zhongxun, ex-membro do Politburo nos anos 1980.

Com a ascensão de Xi, Li Keqiang, seu concorrente, deve ser o próximo primeiro-ministro da China, em substituição a Wen Jiabao. Li é um político de origem bem diferente da de Xi Jinping. Ele vem de uma família humilde, foi fazendeiro e chegou ao topo do comando do partido por meio da Liga da Juventude Comunista, um grupo de grande força política do qual também fez parte Hu Jintao.

Segundo a análise da Foreign Policy, ao optar por Xi, Hu Jintao evita críticas de que estaria favorecendo a Juventude Comunista, divisões entre este grupo e o dos principezinhos, entre as regiões costeiras – mais desenvolvidas – e o interior do país, e entre os setores mais favorecidos pelas reformas e aqueles que ainda não conseguiram melhorar suas condições de vida desde o início da abertura econômica. É uma opção para manter a tranquilidade de um partido que precisa de crescimento e estabilidade para evitar um estado de convulsão social que ameaçaria sua proeminência política.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI180220-15227,00-XI+JINPING+O+FUTURO+PRESIDENTE+DA+CHINA.html

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

19 de outubro de 2010

O Globo

Manchete: Petrobras muda prazo e passa a explorar o pré-sal na eleição
Início da atividade comercial de Tupi será antes do segundo turno

O presidente Lula e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, anunciaram ontem, num evento em São José dos Campos, que a estatal começará a exploração comercial do pré-sal na área de Tupi, na Bacia de Santos, entre 27 e 29 de outubro, a poucos dias do segundo turno das eleições. Tupi e a área com maior volume de reservas estimadas para o pré-sal. A operação estava programada para acontecer no fim do ano e foi antecipada. Segundo Lula, a data será um novo marco da indústria petrolífera do país. 0 anúncio ocorre no momento em que a Petrobras está no centro da disputa eleitoral. (Págs. 1, 10 e 25 e editorial "Partidarização de estatais e dirigismo")

Já Erenice, ficou para depois

A Casa Civil prorrogou por 30 dias os trabalhos da comissão de sindicância que apura denúncias de tráfico de influência na gestão de Erenice Guerra. Os resultados só saem após a eleição. A PF fez cópias dos arquivos dos computadores de Erenice. (Págs. 1 e 3)

Foto legenda: Guerra das estrelas. Entre Leonardo Boff e Chico Buarque, Dilma recebe apoio de intelectuais e artistas no Rio. No
"JN", ela agradeceu os 47 milhões de votos e comparou-se a Indira Ghandi. (Págs. 1, 10 e 11)

Foto legenda: Serra recebe o apoio de Gabeira, observado por Fernando Henrique e Fábio Feldmann: um dia após o PV optar pela neutralidade, alguns verdes declararam voto no tucano. (Págs. 1 e 15)

PT pede apuração sobre gráfica ligada a assessor tucano. (Págs. 1 e 4)

Cresce violência contra reformas na França

Nos protestos contra as mudanças na Previdência, 290 foram presos. Falta combustível em 2.500 postos, hoje haverá nova greve geral. A votação do projeto que aumenta a idade da aposentadoria foi adiada para quinta-feira. (Págs. 1 e 26)

México já tem prefeitos que moram nos EUA

Num cenário de execuções que ameaça o poder do Estado, 12 prefeitos já foram assassinados no México. A violência obriga alguns a se mudarem para os EUA e atravessarem a fronteira para trabalhar. (Págs. 1 e 30)

Para segurar o dólar, sobe mais o IOF do investimento externo (Págs. 1 e 26)


------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Foto legenda: Presidente 40 Eleições 2010
Meus caros amigos. FHC durante evento em que Fernando Gabeira declarou apoio a José Serra; ex-presidente aparece ao lado de candidato pela 1ª vez na campanha. (Págs. 1 e A13)

Essa moça tá diferente

Com o governador reeleito da Bahia, Jaques Wagner, na fila de trás, Dilma e Chico Buarque se abraçam em ato de apoio à petista no Rio. (Págs. 1 e A12)

Estatais bancam revista pró-PT vetada pelo TSE

Publicação que faz campanha para Dilma Rousseff (PT) segundo a Justiça Eleitoral, a edição deste mês da "Revista do Brasil" teve anúncios pagos pela Petrobras e pelo Banco do Brasil, informa Silvio Navarro.

O Tribunal Superior Eleitoral determinou a interrupção da distribuição da revista por ela ser ligada à CUT. Editor vê
"censura". (Págs. 1 e A4)

Em novas criticas à imprensa, o presidente Lula condenou o veto à circulação da "Revistado Brasil". (Págs. 1 e A4)

Apuração sobre Erenice sairá só após o 2º turno

A Casa Civil prorrogou por 30 dias o prazo para comissão de sindicância interna investigar tráfico de influência de servidores ligados a Israel Guerra, filho da ex-ministra Erenice Guerra. Com isso, a apuração sairá 56 depois da eleição. (Págs. 1 e 49)

Petista acusa Serra de evitar investigação

Dilma Rousseff (PT) acusou José Serra (PSDB) de "acobertar" suspeita de pagamento irregular a Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto. No "Jornal Nacional", Dilma comparou a situação ao caso Erenice, que está sendo investigado. (Págs.1 e A12)

Análise: Manifestações na França extrapolam seu objetivo inicial

Entre os franceses, os grandes movimentos de protestos - como o feito contra as propostas de mudança na aposentadoria - extrapolam o objetivo pelo qual foram desencadeados, escreve João Batista Natali.
É uma espécie de catarse pela qual a sociedade reitera sua fé no Estado. (Págs. 1 e B6)

Bin Laden está no Paquistão, diz agente à CNN

Sob anonimato, um agente sênior da Otan afirmou à rede americana CNN que o terrorista Osama bin Laden e seu braço direito, Ayman al Zawahiri, estão vivendo próximos, em casas, na região noroeste do Paquistão.

Os americanos dizem desconhecer o paradeiro do líder da Al Qaeda, e o governo paquistanês nega abrigar terroristas. (Págs. 1 e A17)

Projeto do maior jardim botânico de SP gera polêmica

Projeto da gestão Alberto Goldman (PSDB) para o Jardim Botânico de Cubatão - que será o maior do Estado - prevê desapropriar 1.400 casas. A prefeita Márcia Rosa (PT) diz que o plano não foi discutido. (Págs. 1 e C1)

Editoriais

Leia "Neutra", que comenta a decisão do PV de não tomar partido na disputa do segundo turno; e "Estatismo chavista", sobre a economia da Venezuela. (Págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: IOF vai a 6% para valorizar dólar
Imposto que incide sobre investimentos de estrangeiros já havia subido de 2% para 4%; governo atua também no mercado futuro

O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou ontem novas medidas para tentar segurar a entrada de dó1ares no mercado e, em consequência, conter a queda da moeda americana. Mais uma vez, o instrumento escolhido foi o Imposto sobre Operações Financeiras. A primeira medida é no mercado à vista: o IOF sobre os investimentos de estrangeiros em renda fixa subiu de 4% para 6%. A tarifa já havia sido elevada recentemente de 2% para 4%. A segunda medida e no mercado futuro: o IOF que incide sobre as margens que são pagas pelos investidores estrangeiros ao aplicar nesse mercado subiu de 0,38% para 6%. 0 aumento vale somente para os estrangeiros. 0 objetivo e reduzir a rentabilidade das operações no mercado futuro e diminuir a alavancagem. 0 volume de margem dos estrangeiros hoje e de US$ 20 bilhões, o que significa a possibilidade de fazer negócios da ordem de US$ 200 bilhões. (Págs. 1 e Economia B1)

Efeitos são incertos

Especialistas do mercado manifestaram dúvidas sobre as novas medidas anunciadas pela Fazenda. Nos últimos dias, o governo pressionou diretores da BM&F Bovespa para alertar regras do mercado futuro porque acredita que a maior pressão sobre o real venha dessas operações. (Págs. 1 e Economia B3)

Atos contra reforma na França ficam mais violentos

A radicalização dos movimentos contra a reforma da Previdência, em especial de petroleiros e estudantes, está levando a França ao desabastecimento de combustíveis e ao aumento da violência, informa o correspondente Andrei Netto. Mais de 200 manifestantes foram presos. Filas para encher o tanque do carro chegaram a uma hora de espera. Em Marselha, o lixo deixou de ser coletado. 0 presidente Nicolas Sarkozy defendeu a reforma. (Págs. 1 e Economia B6)

2,6 mil
É o numero de postos de combustível franceses, do total de 12,5 mil, que enfrentam desabastecimento. (Pág. 1)

Foto legenda: Protesto. Policiais reprimem manifestantes em Nanterre, em meio à onda de violência por conta da proposta de mudança da aposentadoria na França. (Pág. 1)

Panfletos viram motivo de guerra entre partidos

PT e PSDB recorrem ao TSE para barrar publicações

O Tribunal Superior Eleitoral virou palco de batalha de panfletos entre PT e PSDB. Petistas acusam tucanos de estar por trás de impressos com ataques de religiosos contra Dilma Rousseff - no domingo foram apreendidos cerca de um milhão de panfletos. 0 PSDB foi a Justiça para impedir a circulação de publicações da CUT que promovem a candidata. 0 pedido foi acolhido ontem pelo TSE. 0 tribunal proibiu que a Central Única dos Trabalhadores continue a distribuir um jornal e de divulgar na internet uma revista com textos elogiosos a Dilma e críticos a José Serra. (Págs. 1 e Nacional A4)

Sindicância na Casa Civil acaba só após a eleição (Págs. 1 e Nacional A11)

Pragmático é cotado para a Presidência da China (Págs. 1 e Internacional A18)

Mineiros cobram até US$ 25 mil por entrevista (Págs. 1 e Internacional Al7)

Dora Kramer: Conversa de surdos
No debate, pesou para Dilma o primeiro turno, e aí Serra, reanimado, joga com vontade de acertar; a petista, abatida, joga com pânico de errar. (Págs. 1 e Nacional A8)

Celso Ming: Adiar a aposentadoria

São os estudantes que engrossam os protestos na França, porque o adiamento da aposentadoria significa manter fechados postos de trabalho. (Págs. 1 e Economia B2)

Notas & Informações

A invasão dos importados

Até há pouco tempo falar em desindustrialização parecia um exagero. Não é mais. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Governo eleva para R$ 85 bi investimentos da Petrobras
O governo encaminhou ao Congresso dois projetos de lei ampliando os investimentos do grupo Petrobras este ano em R$ 6,41 bilhões. Do total, R$ 2,76 bilhões serão utilizados no exterior para a aquisição de um navio-plataforma FPSO e de equipamentos de produção e coleta para os campos de Barracuda e Caratinga. A Petrobras será autorizada também a investir mais R$ 454 milhões na implantação do gasoduto Urucu-Coari-Manaus.

O orçamento total de investimentos do grupo estatal para este ano, aprovado pelo Congresso Nacional, foi fixado em R$ 79,3 bilhões, sendo R$ 16 bilhões com gastos no exterior. Com os novos projetos, o total autorizado passará a R$ 85,7 bilhões. (Págs. 1 e B10)

CVM discute o futuro do ebitda

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) resolveu discutir o uso - ou o mau uso - do indicador de resultado das empresas preferido por dez entre dez analistas de investimentos. O lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, conhecido pela sigla em inglês ebitda (lajida, em português), não está entre as contas obrigatórias do balanço, como receita de vendas e lucro líquido, no entanto, as companhias costumam divulgar esse resultado "não contábil" em comunicados ao mercado, muitas vezes como substituto dos números oficiais.(Págs. 1 e D4)

IOF para estrangeiros sobe mais e vai a 6%

O governo endureceu as restrições ao ingresso de capital estrangeiro, tanto nas aplicações em renda fixa quanto nas operações com derivativos na BM&FBovespa. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou novas medidas para frear a apreciação do real frente ao dólar: aumentou de 4% para 6% a tributação do IOF sobre o ingresso de dólares para aplicações nos "mercados financeiros e de capital", e elevou de 0,38% para 6% o IOF sobre as operações de câmbio para "constituição de garantias" em bolsas de valores, de mercadorias e futuros. (Págs. 1 e A2)

Foto legenda: Força nacional

As redes nacionais Bristol Plaza Inn e Solare se fundiram e criaram o 3º maior grupo hoteleiro do país, o Allia. A meta é construir mais de 30 hotéis até 2014, afirma André Monegaglia, presidente. (Págs. 1 e B4)

Débito direto ainda enfrenta resistência

Um ano após sua criação, o Débito Direto Automático (DDA) - sistema de emissão e postagem de boletos feitos pelos bancos - precisa vencer resistências culturais e se aperfeiçoar. O DDA atingiu 4,605 milhões de sacados, 80% deles pessoas físicas. A meta da Federação Brasileira de Bancos, feita na estréia do serviço, é de que metade dos 3 bilhões de boletos compensados pela rede bancária migrasse para o DDA em cinco anos.


A fé que move até os negócios

Um dos motivos de natureza pessoal que levou o empresário Estevam Duarte de Assis a vender a rede de supermercados Bretas para o grupo chileno Cencosud é surpreendente: "Vou me dedicar agora inteiramente a Deus", afirmou Assis, católico comprometido com as causas da Igreja. Com sua parte do que receberá da venda de R$ 1,35 bilhão do Bretas, que serão divididos entre 12 irmãos e sobrinhos, Assis vai investir em um centro de formação profissional voltado para terapias de regressão ao útero.

O grupo São Francisco, que administrará o patrimônio da família, fará aplicações em imóveis, sobretudo shopping centers e hotéis. A nova holding familiar terá sem seu estatuto a doação de 10% do lucro para trabalhos sociais ligados à Igreja. (Págs. 1, B1 e B4)

Brasil aceita discutir seguro contra dano ambiental causado por transgênicos (Págs. 1 e B13)

Aplicativos do Facebook vazam informações sobre usuários (Págs. 1 e B7)

Movile compra a Cyclelogic

A brasileira Movile, controlada pelo grupo sul-africano de Mídia Naspers, comprou a americana Cyclelogic, especializada em serviços para telefonia móvel, com atuação nos EUA e América Latina. (Págs. 1 e B3)

Net Jets compra aviões da Embraer

A NetJets, dos EUA, maior operadora de jatos executivos do mundo, assinou acordo com a Embraer para compra de 50 jatos Phenom 300, com opção para mais 75. O valor pode superar US$ 1 bilhão. (Págs. 1 e B10)

Localfrio em Suape

A empresa de logística e armazenagem Localfrio deve anunciar nos próximos dias a compra das empresas Suata e Atlântico Terminais, que operam terminal portuário e armazém alfandegado em Suape (PE). (Págs. 1 e B10)

Volks aposta em carro barato

A Volkswagem vai entrar no segmento de carros com preços entre R$ 20 mil a R$ 23 mil, hoje ocupado somente pelo UNO, da Fiat. O novo modelo será desenvolvido pela matriz, na Alemanha. (Págs. 1 e B11)

Importação de autopeças

Indústria brasileira de autopeças eleva a USR 4,5 bilhões a estimativa para o déficit comercial do setor este ano e vê ameaça a novos investimentos. (Págs. 1 e B11)

Suco rende mais

Valorização do suco de laranja nos últimos dois anos no mercado internacional deverá resultar em crescimento de 25% na receita das exportações brasileiras da commodity neste ano, somando US$ 2 bilhões. (Págs. 1 e B13)

Vendas antecipadas de algodão

Preços recordes do algodão no mercado internacional impulsionam as vendas antecipadas da commodity no Brasil. Na média do país, 45% da safra que será colhida em junho de 2011 já está negociada. (Págs. 1 e B14)

Qatar entra no Santander Brasil

O fundo soberano do Qatar comprou participação de 5% no capital da filial brasileira do banco espanhol Santander, por US$ 2,7 bilhões. (Págs. 1 e C7)

Carf derruba multa de montadora

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) cancelou a multa de R$ 300 milhões à Mitsubishi por uso acumulativo de incentivos no IPI. A Ford também tem ação contestando multa de R$ 2 bilhões. (Págs. 1 e E1)

Ideias

Antonio Delfim Netto

É mais do que evidente que o mundo exige um novo acordo global sobre taxas cambiais e movimento de capitais. (Págs. 1 e A2)

Ideias

Raymundo Costa

Erenice Guerra é o fantasma que assombra o Partido dos Trabalhadores na reta final da eleição presidencial. (Págs. 1 e A6)
---------------------------
RADIOBRAS.