PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, janeiro 18, 2007

HAPPY-HOUR: "EL CONDOR PASA"




El Condor Pasa
Raices de América

Composição: Paul Simon - Jorge Milchberg - Daniel A. Robles


En el imperio incaico el indio está, sin luz, sólo está, triste está. Detrás de los silencios quedará jamás, nunca más, volverá. El inca ya se fué, a morir rumbo al sol, y en su alma un condor va a llorar su dolor volando. Vuela, vuela el cóndor la inmensidad, sombra de la altipampa. Sueño de la raza americana sangre de la raza indiana. El inca há sido traicionado, llorando las quenas están. La Pachamama al coya enseño a morir por la libertad !

'AVANT-PREMIÈRE': "2 FILHOS DE INÁCIO"

Lula diz que Aldo e Chinaglia são como filhos:

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quarta-feira, a conciliação entre o líder do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), na disputa pela presidência da Casa. O presidente disse, no entanto que o Palácio do Planalto não vai interferir na disputa.
“— Não vai ter interferência do Planalto. O poder Legislativo é autônomo. Você sabe da relação que tenho com o Aldo e com o Arlindo. Trato todos como filhos. Eu nunca estou a favor de um filho. Vou sempre tentar criar a conciliação”— disse Lula, após participar de cerimônia no Palácio do Planalto com prefeitos.
(...)
“— Quando tem dois companheiros que você considera como irmãos e como filhos você não toma partido. Você espera que eles resolvam. Se eles não resolverem entre os dois, a democracia resolve” – afirmou.
[Título e grifos nossos).
(O Globo, 17/jan.)

MERCOSUL ou 'MERCOSUR': Reunião de cúpula

Reunião do Mercosul no Rio avaliará proposta de Chávez de criação do Banco do Sul:

RIO. Presidentes dos países do Mercosul iniciam nesta quinta-feira, no Rio – ao lado de outros chefes de estado latino-americanos – mais uma reunião de cúpula para tentar aparar as arestas que travam o avanço do principal bloco econômico regional. Na reunião, deverá ser avaliada uma proposta do sempre polêmico presidente venezuelano, Hugo Chávez: a criação do Banco do Sul.
Sob o argumento de que os países sul-americanos não podem mais continuar “mendigando’ junto aos organismos financeiros multilaterais, Chávez quer a criação de um banco comum e está disposto a depositar na instituição 10% de suas reservas internacionais (hoje em torno de US$ 36,2 bilhões).
(...)
A Venezuela é recém-associada ao Mercosul como membro pleno, mas somente com direito a voz – e não a voto, por não ter se adequado ainda às regras da união aduaneira. Mas a proposta do Banco do Sul, segundo uma fonte da área diplomática, está mesmo na pauta.
(...)
O principal objetivo do Banco do Sul seria financiar projetos de infra-estrutura - como estradas e ferrovias - para a chamada integração física do bloco, além de tentar reduzir as assimetrias entre as economias da região, que tem países muito pobres, como Bolívia, Equador, Paraguai e mesmo o Uruguai, e outros em um nível mais avançado de desenvolvimento, como Brasil, Argentina e Venezuela.
[Título e grifos nossos].
(N.B.: Em espanhol: MERCOSUR).
(O Globo Online).

LARANJA: "¡ HASTA LA VISTA ...!"

Washington. Uma tempestade vinda do meio oeste, que fez as temperaturas dos Estados Unidos caírem depois das últimas semanas de clima primaveril (...)

(...) Na Califórnia, as baixas temperaturas das três últimas noites destruíram mais de três quartos da colheita nacional de frutas cítricas, avaliados em US$ 1 bilhão. Outras safras, como as de abacate e morango, também sofreram danos causados pelo fenômeno que o secretário do Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia chamou de "geada que nunca será esquecida".
[Título e grifos nossos].
(N.B.: O governador da Califórnia é Arnold Schwarzenegger).
(EFE, 17/jan.).

SUCO DE LARANJA (SLCC): "commodity" ?

Exportação de suco cai 6,74% em 2006 (*)

Ribeirão Preto, SP (AE) - As exportações brasileiras de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ) caíram 6,74% em 2006 na comparação com 2005. E recuaram 5,59% nos primeiros seis meses da safra 2006/2007, em comparação a igual período da safra passada. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados ontem pela Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus), em 2006 foram exportadas 1,303 milhão de toneladas de FCOJ, contra 1,397 milhão de toneladas em 2005.
O volume acumulado na primeira metade da safra 2006/2007 entre julho e dezembro de 2006, foi de 651.761 toneladas, contra 690.360 toneladas exportadas na primeira metade de 2005/2006. “Estávamos prevendo até quedas maiores, porque os estoques nas indústrias brasileiras praticamente não existiram no ano passado e toda a produção de suco tinha de ser exportada” afirmou Ademerval Garcia, presidente da Abecitrus.
As exportações para os três principais destinos do suco de laranja brasileiro recuaram em 2006. Para a União Européia (UE), maior mercado da commodity, foram enviadas 836.765 toneladas de FCOJ do Brasil, queda de 9,07% ante as 920.306 toneladas exportadas para o bloco em 2005. A UE recebeu 64,21% de todo o suco exportado pelo País no ano passado.
O volume exportado para a região do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), de 190.059 toneladas, foi 5,83% menor em 2006. O Nafta é formado por Estados Unidos (que importou a maior parte do suco destinado ao bloco), Canadá e México.
As exportações para a Ásia caíram 18,62% no ano passado e foram de 145.305 toneladas.
Em compensação, os chamados outros mercados, principalmente Sudeste Asiático, Oceania e Oriente Médio, apresentaram um crescimento de 36,86% nas exportações de FCOJ brasileiro no ano passado, com 129.968 toneladas, ante 94.960 toneladas em 2005.
“O desempenho positivo aponta para maior diversificação nos clientes e na criação de mercados por parte das processadoras brasileiras que possam absorver no futuro o plantio de laranja que está sendo feito”, disse Garcia, que cita ainda países da África e da América Latina como novos mercados.
A queda nas exportações totais de suco de laranja em 2006 foi amenizada pelo bom desempenho das vendas em dezembro. No mês passado foram enviadas ao exterior 101.417 toneladas, 38 7% mais que as 73.115 toneladas de dezembro de 2005.
[:. Título e grifos nossos];
(*) Em "yahoogroups" disponibilizamos alguns artigos sobre esse mercado.