PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, fevereiro 09, 2010

XÔ! ESTRESSE [In:] BLOCO DE SUJOS

...................














[Homenagem aos chargistas brasileiros].
---

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

09 de fevereiro de 2010

O Globo

Manchete: Taxa de homicídio no Rio em 2009 foi a menor da década
Roubo a residências cresceu 11,3%; mas o de carros caiu 10% ano passado

Apesar do aumento nos números absolutos, a taxa de homicídios no Estado do Rio no ano passado foi a menor em dez anos, revela estatística do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgada ontem. Os números consolidados em 2009 mostram que a taxa de homicídios foi de 34,6 para cada grupo de cem mil habitantes, contra urna taxa de 34,7 em 2008 e 37,9 em 2007. Ano passado, o número total de homicídios dolosos no estado foi de 5.794, contra 5.717 em 2008: um aumento de 1,3% de um ano para outro. Em São Paulo, o índice de homicídios foi de mais 3%. Em 2009 no Estado do Rio, houve aumento dos roubos a residência (11,3%), de assalto a transeunte (4,4%); e queda no roubo de veículos (10%) e em assalto em ônibus (10%). O secretário de Segurança, Mariano Beltrame, afirmou que não é hora de festejar a queda, mas de trabalhar para manter a política de gestão que garante ser eficiente a médio e longos prazos. (págs. 1 e 10)

FH X Lula: vale a pena ver de novo?

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a comparar seu governo com o do presidente Lula e subiu o tom das críticas à ministra Dilma Rousseff, afirmando que ela ainda não inspira confiança: “Por enquanto ela não é líder, é ref1exo de um líder." O ministro Alexandre Padilha destacou o papel de Dilma nos projetos. Para o ministro Tarso Genro, a comparação é boa para o governo Lula. (págs. 1 e 3)



Dirceu: o eterno retorno

O ex-ministro José Dirceu também respondeu às críticas de FH a Dilma. Por todo o país, ele tem negociado apoios à ministra. Lula já pediu que esvaziem o poder de Dirceu, principal réu do mensalão petista. (págs. 1 e 4)

Eleições são ameaça à meta fiscal

O aumento de gastos no ano eleitoral pressionará as contas públicas. Para especialistas, como as receitas sofrem efeitos da crise e as despesas subiram, a meta fiscal de 3,3% do PIB não deve ser cumprida. (págs. 1 e 19)

TAM volta a liderar atraso em voos

Pelo quarto mês a TAM registrou em janeiro o maior índice de atrasos de voos: 23,9%. Por ordem da Anac, a partir de março, o passageiro tem de apresentar documento, com foto, ao embarcar na aeronave. (págs. 1 e 23)

EUA e França: sanções são a única saída contra o Irã

Os Estados Unidos e a França elevaram a pressão sobre o Irã ontem, depois de o governo Ahmadinejad comunicar formalmente a agência de energia nuclear da ONU que inicia hoje o enriquecimento de urânio a 20%. O Irã anunciou também a construção de dez novas usinas nucleares ate 2011. O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates e o chanceler francês, Bernard Kouchner, concordaram, em reunião em Paris, que as sanções são o único caminho que resta. Já o chanceler brasileiro, Celso Amorim, disse que não crê que estejam esgotadas as possibilidades de acordo com o Irã. (págs. 1 e 24)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: EUA e França defendem mais sanções contra o Irã

Potências reagem a anúncio sobre enriquecimento de urânio iraniano

Potências ocidentais pediram à ONU novas e mais fortes sanções contra o Irã após o país anunciar que aumentará o enriquecimento de seu urânio de 3,5% para 20% e que começará a construir ainda neste ano dez novas centrais nucleares.
Segundo o Irã, o objetivo do enriquecimento e abastecer reator usado para pesquisa médica. EUA e França, porém, temem o uso do urânio em bombas atômicas, o que os iranianos negam.
"Não nos resta opção a não ser buscar novas medidas no Conselho de Segurança da ONU", afirmou o ministro da Defesa francês, Herve Morin, depois de receber em Paris seu colega americano, Robert Gates.
Desde 2002, o Irã já foi submetido a três ciclos de sanções econômicas e comerciais em razão de seu programa nuclear. 0 Itamaraty disse acreditar que não estejam esgotadas as possibilidades de acordo. (págs. 1 e Al3)

Foto-legenda: Pimenta vermelha

Ao lado do deputado federal petista Carlos Zarattini, o vereador Zelão do PT é atingido por 'spray' de pimenta em ato de moradores do alagado Jardim Pantanal em frente à sede da prefeitura, no centro de São Paulo, durante confronto com a Polícia Militar. (págs. 1 e C3)

Governo propõe o fechamento de empresas por corrupção

Projeto de lei enviado pelo Planalto ao Congresso para reprimir a corrupção contra a administração pública prevê aplicar multas de até R$ 6 milhões e, em casos mais graves, fechar empresas.
A maioria das punições deverá ser aplicada administrativamente pelo governo. O fechamento dependerá de decisão judicial e poderá atingir empresas criadas para lavar dinheiro. (págs. 1 e A9)

Críticas de FHC ao presidente contrariam a tática de Serra

Um dia após publicar artigo no qual afirmou que Lula "enuncia inverdades" e desafiou petistas a citar sua gestão "sem mentir", o ex-presidente FHC questionou a capacidade de liderança da ministra Dilma Rousseff.
A crítica de FHC a Lula contrariou a estratégia de José Serra (PSDB) como pré-candidato à Presidência. Em público, o governador evitou a polêmica. (págs. 1 e A4)

Planalto quer mudar concessão para as ferrovias

O governo federal pretende que a concessão ferroviária funcione como em rodovias. O concessionário vai ter de construir e manter as linhas, além de controlar o tráfego de trens.
A ideia é usar o novo sistema em leilões que devem ser realizados neste ano. (págs. 1 e B1)

Esporte: BNDES não recebeu nenhum pedido de crédito para as obras da Copa (págs. 1 e D2)


Fernando de Barros e Silva

Desencontro de FHC e Serra tem valor de metáfora. (págs. 1 e A2)

Marcos Nobre

Submisso a Lula, PT não vai dizer amém a Dilma. (págs. 1 e A2)

Editoriais

Leia "Inércia política", sobre a convenção do PMDB; e "Ligação cara", acerca da tarifa da telefonia móvel no Brasil. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Europeus criticam Brasil por dificultar sanções ao Irã

Diplomatas questionam posição brasileira pelo diálogo ante escalada iraniana

Diplomatas europeus reclamam, nos bastidores, que a posição brasileira tem dificultado a imposição de novas sanções ao Irã pelo Conselho de Segurança da ONU, informou o jornal francês Le Monde. Segundo a França, seria necessária uma atuação em bloco dos membros do Conselho para que uma resolução seja aprovada. Só a unanimidade colocaria pressão sobre a China, membro permanente e com poder de veto, que não está disposta a apoiar novas sanções. EUA e França renovaram ontem a exigência de punição a Teerã, depois que os iranianos anunciaram planos para enriquecer seu próprio urânio. O Brasil havia assumido a posição de interlocutor entre o Irã e o Ocidente. O Itamaraty ainda defende um acordo para a troca de urânio enriquecido por combustível nuclear com os iranianos, e o chanceler Celso Amorim sugeriu que o Brasil não apoiara novas sanções. (págs. 1, A13 e A14)

Dívida vinculada à Selic é recorde

Dados do Banco Central mostram que, proporcionalmente, a dívida do governo nunca esteve tão atrelada ao juro básico da economia, a taxa Selic. Em dezembro do ano passado, 62% de todo o endividamento líquido do setor público era remunerado pela taxa, um novo recorde anual. Em 2006, a fatia era de 41,7%. Uma eventual alta dos juros, esperada pelo mercado, fará crescer a dívida. (págs. 1 e B1)

Mercado aposta em alta dos juros

Previsão é que o juro básico, hoje em 8,75%, suba a partir de abril, graças à inflação. (págs. 1 e B3)

FHC: 'Dilma não é líder, é só reflexo de um líder'

O ex-presidente Fernanda Henrique Cardoso criticou ontem a provável candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, dizendo que ela e apenas o “reflexo de um líder". FHC, que já havia atacado a presidente Lula em artigo publicado no Estado de domingo, causando reação do Planalto, disse que Dilma "não inspira confiança”. (págs. 1 e A4)

Moralidade não depende de religião, diz estudo

Características comumente associadas a religiosidade, como a moralidade e o instinto de cooperação, são inatas ao ser humano e independem da religião, segundo um novo artigo científico. Um dos autores do estudo, Marc Hauser, de Harvard, disse ao Estado que a religião molda opiniões sobre temas específicos, como aborto, mas não é fonte da moralidade intuitiva humana. (págs. 1 e A18)

Problema no modelo Prius agrava crise da Toyota

A crise da Toyota nos EUA não para de se agravar, informa o correspondente Gustavo Chacra. Depois do Corolla, entre outros modelos, agora a montadora deve anunciar recall do Prius. O veículo híbrido, que roda com energia elétrica ou gasolina, tem problema nos freios. Amanhã, o presidente da empresa nos EUA, Yoshimi Inaba, vai depor no Congresso. A concorrente Honda teme que todo o setor seja afetado. (págs. 1 e B17)

Notas e Informações

Governo cede, barreiras ficam

A Argentina maneira o protecionismo comercial contra o Brasil, embora não tenha nenhum argumento razoável para insistir nessa política. Como sempre, a delegação brasileira concordou, como se essa orientação fosse boa para o Mercosul. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: Prisões cresceram 22% no Rio em 2009

Roubos a residências aumentaram 11% em relação ao ano anterior

A prisão de maior número de criminosos no Rio de Janeiro foi a melhor notícia divulgada em levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), que comparou números de 2009 com as do ano anterior. Segundo o estudo, as prisões aumentaram 22% no ano passado em comparação com 2008. A má notícia dada pela Secretaria de Segurança Pública é que os roubos a residências tiveram crescimento de 11%, possivelmente como reação dos bandidos ao maior rigor no combate ao tráfico de drogas - apreensões aumentaram 13%em um ano. Para este ano, a meta do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, é aumentar o combate contra homicídios dolosos, latrocínios, roubo de veículos e roubos em ruas. (págs. 1 e Cidade A14)

Novo check-in na porta do avião

A partir de março, os passageiros com embarque em aeroportos brasileiros terão de apresentar documento de identidade com foto na porta de acesso as aeronaves. Segundo a Anac, a novidade é uma adequação a procedimentos já adotados na Europa e nos EUA, que visam aumentar a segurança de voo. (págs. 1 e Economia Al7)

Coisas da política

FHC em alta voltagem eleitoral. (págs. 1 e A2)


Informe JB

José Alencar na corrida pelo governo de Minas. (págs. 1 e A4)

Editorial

Agentes da lei precisam de treinamento. (págs. 1 e A10)

Sociedade Aberta

Gilson Caroni
Sociólogo

Fernando Henrique Cardoso precisa de bons amigos. (págs. 1 e A6)

Sociedade Aberta

Paulo Skaf
Empresário

Brasil, o país do presente. (págs. 1 e A6)
-------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-----------