PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, março 02, 2007

HAPPY-HOUR2: "A SAIDEIRA"



"Todos pensam que Pelé foi o grande goleador de todos os tempos, o único a passar dos 1000 gols, e que Romário é um babacão que fica jogando até os 40 anos e contando gols de amistosos no Qatar pra alcançar a sonhada contagem.Pois se preparem: Pelé não é o maior goleador de todos os tempos.Pelé alega ter marcado 1284 gols em 1375 jogos. Nesta sua conta, ele não se prende a jogos de Primeira Divisão, muito pelo contrário. Dentre os 1284, encontram-se 14 gols em 11 jogos por um tal "Time Militar", gols por um combinado Santos/Vasco, gols pelo Sindicato dos Atletas de São Paulo e, pasmem, até gols em jogos beneficentes. Até hoje, não sei como a Fifa reconhece esses gols. Dos 1284, 519 foram marcados nos chamados jogos "não-oficiais", ou amistosos. Apenas os 765 restantes teriam sido marcados em jogos oficiais (lê-se: Copa do Mundo, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista, Campeonato Norte-Americano, Torneio Rio-São Paulo, etc.). Anotem aí: 765". (http://overmundo.com.br/overblog/atencao-pele-fraude).

HAPPY-HOUR: "O RATO ROEU A ROUPA DO REI..." (*)








(*) O Rato Roeu/O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA/ O RATO ROEU A ROUPA DO REI DA RÚSSIA/ O RATO ROEU A ROUPA DO RODOVALHO…/O RATO A ROER ROÍA./ E A ROSA RITA RAMALHO/ DO RATO A ROER SE RIA./ A RATA ROEU A ROLHA/ DA GARRAFA DA RAINHA. (Folclore; Trava-línguas).

ENTREVISTA: PAULO MALUF [in] "LULA MALUFOU"


ENTREVISTA: Paulo Salim Maluf: ‘‘Lula malufou’’:
(Agora como deputado, o velho político diz que o presidente está à sua direita e promete brigar com o Ministério Público).

A voz anasalada é a mesma. As frases de efeito, sempre viscerais, também. Mas Paulo Maluf é uma nova pessoa com 75 anos de idade. Em sua vida pública foi prefeito de São Paulo duas vezes, governador uma e candidato derrotado outras sete. Amargou 40 dias numa cela da Polícia Federal, e volta à política como deputado federal com 739 mil votos. Maluf chega a Brasília mais sereno e esbanjando bom humor. Está feliz com as obras – as de Lula. Afinal, segundo Maluf, tudo o que sonhou fazer se um dia fosse eleito presidente (um acalento que jamais será realizado, conforma-se), seu velho adversário Lula agora está realizando. Lula faz – e faz melhor do que Maluf, admite. “O Lula está mais malufista do que eu”, ironiza.
ISTOÉ – O sr. voltou à política falando bem do presidente Lula e até o visitou no Palácio. O Maluf lulou? Paulo Maluf – Não. O Lula é que malufou. Ele está aderindo às minhas idéias. Na festa dos 30 anos da ISTOÉ, o Lula disse que quem na juventude é socialista está certo e quem depois dos 60 anos continua com as mesmas idéias tem que procurar um psiquiatra. Ele caiu na real e hoje defende as idéias do Paulo Maluf quando foi candidato à Presidência há 15 anos. E defende as idéias liberais com mais ardor do que eu. Ele escuta mais o Delfim Netto, meu companheiro de 47 anos, do que o PT. Hoje ele está à minha direita. O Lula é mais malufista que eu.
ISTOÉSeus eleitores, adversários históricos do PT, aceitam sua aliança com o governo? Maluf – Eles precisam entender que não há terceiro turno. O Lula ganhou no segundo turno e acabou. Tenho 13 netos. Aqui dentro do meu coração, se eu puder ajudar o governo a acertar, não estarei ajudando o Lula, mas meus netos e os milhões de netos que estão aí. Mas, naquilo que ele estiver errado, ele pode ter a convicção de que não me dobra.
ISTOÉComo o sr. avalia o Brasil na era Lula? Maluf – O Brasil de hoje está melhor do que o de cinco anos atrás. Mas não está melhor que a China ou a Índia de cinco anos atrás. O Brasil progrediu, mas minha angústia é que a velocidade do crescimento brasileiro não vai fazer o Brasil chegar aonde nós gostaríamos. Há 20 anos éramos a oitava potência industrial do mundo. Hoje somos a 14ª.
ISTOÉ – E o Plano de Aceleração do Crescimento?Maluf – Vai dar certo, mas é muito tímido. Ele se propôs a crescer 4,5% ao ano. Vai conseguir, mas isso me entristece. A minha proposta, quando eu fui candidato a presidente da República, era crescer 9% ao ano. Se o Lula prosseguisse com as reformas, como a da Previdência, se reduzisse os gastos públicos, chegaria a 7%. Mas ninguém quer fazer os sacrifícios, nem o Executivo, nem o Legislativo, nem o Judiciário.
ISTOÉ – No seu discurso de estréia na Câmara, o sr. pregou a estatização do Banco Central. O que isso significa? Maluf – Você tem que fazer um governo para o povo ou para algumas instituições do povo. Mas aí vieram dois governos de esquerda, o FHC e o Lula, que defenderam os banqueiros com tanto fervor que agora me sinto comunista. O Banco Central do Henrique Meirelles faria até o saudoso Roberto Campos se envergonhar. Ninguém é contra um banqueiro. Certa vez eu era o tradutor de uma conversa entre o David Rockefeller, presidente do Chase-Manhattan Bank, e o Amador Aguiar, do Bradesco. E o Rockefeller, que tinha o segundo maior banco do mundo, disse: “Amador, estou com ciúmes de você quando vejo seus balanços.” Porque nos Estados Unidos você aplica um dinheiro a 5% ao ano e o banco lhe empresta a 8% para você comprar uma casa. Então o spread é 3 pontos. Aqui você põe no banco a 12% e no cartão de crédito ele te cobra 200%. Um banco lá fora, para ter um lucro de US$ 3 bilhões, como têm o Itaú e o Bradesco, precisa ser 20 vezes maior. Lembro que o saudoso Roberto Campos nunca defendeu banqueiros.
ISTOÉO Lula, quando falava de malufar, sempre dava uma conotação de corrupção e de clientelismo. Depois de tantos escândalos no governo e no PT, como o do mensalão, o sr. se sente vingado? Maluf – O Delfim fala com muito gosto que eles fizeram tudo aquilo que pensavam que nós fazíamos. Eles nos acusavam de tudo. Repare nessa história do mensalão. Quando fui prefeito de São Paulo, dos 55 vereadores eu tinha 28. Com a maior dificuldade eu tinha a metade mais meio. Já a dona Marta Suplicy chegou a ter 70% da Câmara. Quais encantos ela usou para isso?
ISTOÉ O sr. está acusando Marta Suplicy de ter corrompido vereadores? Maluf – Não tenho provas, mas alguns vereadores do meu partido saíram para formar a base de apoio do PT. Sempre me pergunto quais são os encantos outros que a Marta tem, a não ser a oferta de cargos e de empregos para parentes. Quando fui governador, tinha a metade da Assembléia. Eram 79 deputados e eu tinha exatamente 40. Era uma briga cada vez que precisava aprovar um projeto de lei. O Mário Covas apareceu, apareceu o Geraldo Alckmin, agora o José Serra. São 94 deputados, eles têm 70 na base de apoio. Eu não sei qual é o encanto deles. Só pode ser a explicação do Delfim, que eles fazem tudo aquilo que eles pensavam que nós fazíamos.
ISTOÉO sr. enriqueceu com a política? Maluf – Fiquei menos rico. Continuo, graças a Deus, com independência financeira. Se amanhã, vamos supor, eu quisesse comprar um apartamento em Nova York, eu faria um cheque em dois minutos e compraria um bom apartamento lá. Agora, quando perguntam se tenho apartamento em Nova York, eu digo que tenho dez mil. São dez mil quartos que estão à disposição, é só você telefonar e reservar. Você tem que facilitar a vida. Para mim é simples: se eu quiser passar uns dias em Paris, pego um apartamento por uma semana no Plaza Atenée. (IstoÉ Online; Hugo Marques, Hugo Studart).

DANIEL DANTAS: ISTO-(que)É "OPPORTUNITY" !!!


Daniel Dantas compra 51% da Editora Três, que publica a "IstoÉ":

Depois de três meses de negociações, o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, comprou 51% da Editora Três, do empresário Domingo Alzugaray. O negócio será assinado até a próxima terça-feira, quando o grupo deverá fazer um comunicado oficial do negócio. Dantas disputou a compra da Editora Três, que publica a revista "IstoÉ", com o empresário Nelson Tanure, do 'JB', e com os grupos Bandeirantes/Camargo Comunicações. Alzugaray optou pela proposta de Dantas. Nos dois últimos dias, a TV Record, do Bispo Edir Macedo, ainda tentou fazer uma proposta para a compra da editora, mas Alzugaray considerou o lance inviável. Os detalhes e os valores da operação de transferência de controle da Três para Dantas ainda não são conhecidos. Assim que o negócio for oficializado, ficou acertado que Dantas irá regularizar os salários atrasados. A maioria dos jornalistas da Editora Três encontra-se em estado de greve desde o início da semana. (Folha Online).
_____________
N.B.: Na foto, Daniel Dantas em depoimento na CPI/Brasília.

ETANOL BRASILEIRO & BIOCOMBUSTÍVEIS ["¿Y NOSOTROS?"]


Chávez, Fidel e MST criticam produção de etanol:

A poucos dias da visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, à América Latina, os presidentes de Venezuela, Hugo Chávez, e Cuba, Fidel Castro criticaram a utilização do etanol como alternativa ao petróleo.

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) também criticou a expansão da indústria da cana na América Latina e a aproximação entre Brasil e Estados Unidos na produção de etanol. O assunto dos biocombustíveis é um dos principais temas da pauta de Bush em sua passagem pelo Brasil, nos dias 8 e 9 de março. Em uma conversa por telefone com o presidente cubano, na terça-feira, Chávez e Castro ironizaram a utilização de alimentos para produção de combustíveis. “Você sabe quantos hectares de milho são necessários para produzir um milhão de barris de etanol?”, perguntou Chávez a Fidel, durante a transmissão radiofônica do programa Alô, Presidente. “Creio que você falou outro dia em 20 milhões de hectares, algo como isso, mas me lembre”, afirmou Fidel, entre risos. (...) “Um hectare de milho corresponde a 18,8 litros de etanol (...) 70% da água utilizada na agricultura é para a manutenção de monoculturas. Milhões de famílias poderiam ser alimentadas com esse milho que está sendo convertido em etanol”, criticou Chávez. “Os Estados Unidos precisam reduzir o consumo de energia, essa é a solução”, afirmou. Milhões de famílias poderiam ser alimentadas com esse milho que está sendo convertido em etanol. Chávez poupou o Brasil de críticas. Segundo ele, a decisão do governo brasileiro é “compreensível” considerando que apenas recentemente o país alcançou a auto-suficiência em produção petroleira. Brasil e Estados Unidos juntos respondem por 70% da produção e consumo mundial do etanol. (BBC Brasil).

BUSH & LULA: [CUBA/VENEZUELA "CHAVECANDO"]


Chávez visitará países excluídos da agenda de Bush:

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que visitará Argentina e Bolívia nos mesmos dias em que o presidente americano, George W. Bush, estará no Brasil, no Uruguai e na Colômbia. Chávez descartou que, com isso, esteja "conspirando" contra o líder americano. O líder venezuelano confirmou a viagem durante o seu programa diário Alô, presidente. O giro de Bush pela América Latina inclui ainda México e Guatemala, mas os dois países que Chávez escolheu para visitar ficaram de fora da agenda do presidente americano pela região. "É pura coincidência que 'mister' Bush chegue a Brasília quase ao mesmo tempo em que eu chego a Buenos Aires, e que estará em Montevidéu, quando continuarei na capital argentina. E que chegará à Colômbia, quando estarei na Bolívia", declarou. (BBC Brasil).

BUSH & LULA: ETANOL ("ETA NÓIS...")


EUA descartam reduzir tarifa para etanol brasileiro:

A parceria que Brasil e Estados Unidos visam firmar na produção de etanol não prevê redução de tarifas cobradas sobre o álcool brasileiro para entrar no mercado americano. "O tema das tarifas não está na mesa de negociações", disse Greg Manuel, coordenador do setor de Energia do Departamento de Estado americano. Atualmente, o álcool brasileiro paga sobretaxa de US$ 0,54 por galão (R$ 0,30 por litro) para entrar no mercado americano. O representante dos Estados Unidos foi um dos participantes do evento “Etanol, Biodiesel e a Revolução dos Biocombustíveis”, realizado nesta terça-feira no Brazil Institute do centro de pesquisas políticas Woodrow Wilson Center, de Washington. Ele versava sobre os assuntos relativos ao combustível que devem ser debatidos durante a visita do presidente americano, George W. Bush, ao Brasil no próximo dia 8 de março, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos no dia 31 do mesmo mês. (BBC Brasil, Washington).

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"


Igreja pode liberar camisinha no casamento, dizem especialistas (BBC Brasil).
Bush vai à América Latina 'de mãos vazias', diz democrata Gregory Meeks (BBC Brasil).
EUA querem etanol no combate à pobreza na América Latina (via EUA e Brasil), [BBC Brasil];
'Diplomacia do etanol' traz Bush ao Brasil, diz Economist [A visita do presidente americano, George W. Bush, ao Brasil é parte do esforço dos Estados Unidos de promover a “diplomacia do etanol” na América Latina, afirma a edição publicada nesta quinta-feira da revista britânica The Economist.]; (BBC Brasil).
Em carta a Bush, deputados dos EUA defendem parceria com Brasil (BBC Brasil).
Serra pede a Lula para transferir porto de Santos para governo de SP (Folha Online).
Bovespa recua 1,26% com nervosismo na Europa e Ásia (Folha Online).
Bush terá em SP esquema de segurança inédito no Brasil (Folha Online).
Prost quer Fórmula 1 com carros a álcool [O ex-piloto de Fórmula 1 Alain Prost disse nesta terça-feira que está trabalhando com a Federação Internacional de Automobilismo para que o álcool seja adotado como combustível nas corridas de Fórmula Um]. (BBC Brasil).
Estudo de Chinaglia diz que Câmara trabalha mais sob seu comando (Folha Online).
Chinaglia diz que debate sobre reforma política vai começar do zero (Folha Online).
Livro reúne balanço de bens de políticos; [Essa é uma das principais informações do livro "Políticos do Brasil", resultado de pesquisa feita durante cinco anos pelo jornalista Fernando Rodrigues, da Folha. No mesmo período, segundo dados da Justiça Eleitoral, o ganho patrimonial médio dos reeleitos foi de 41,8% --acima da inflação de 27,2%.]. (Folha Online).
Chávez terá programa diário na Venezuela [Um discurso semanal de televisão e rádio do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deverá passar a ser diário, mas em uma versão mais curta]. (BBC Brasil).

LULA: DESCARTA (SUA) CANDIDATURA PARA 2010


Hipótese do 3º mandato presidencial é descartada:

Brasília (AE) - Na parte da conversa em que discorreu sobre questões políticas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou ontem - de início com uma mínima ressalva, em seguida categoricamente - a possibilidade de disputar um terceiro mandato em 2010. Indagado pelos jornalistas sobre a hipótese, reagiu: “É muito improvável. É inexeqüível.” Os repórteres insistiram: “É improvável, mas não impossível?” O presidente foi, então, mais enfático: “Coloquem que é impossível. Seria brincar com a democracia. Não tem hipótese. Disputei dentro das regras e vou respeitar as regras.”
Lula apontou como seu objetivo político de médio prazo “terminar o segundo mandato em condições melhores do que o primeiro e ter influência na eleição de um companheiro”. Fechou o raciocínio com um comentário que pareceu uma estocada no antecessor, Fernando Henrique Cardoso, que em 2002 teve presença escassa na campanha do então candidato do PSDB ao Planalto, José Serra: “Nada pior para um político do que ver que seus pares não querem vê-lo em cima do palanque.” (O Estado do Paraná).

SALÁRIOS DOS GOVERNADORES: "... O PODER EMANA DO POVO"


Governadores ganham mais que Lula:

Depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que elevou o teto salarial dos juízes e desembargadores nos estados para R$ 24,5 mil, os salários de alguns governadores puderam subir bastante, já que seus vencimentos são vinculados à remuneração dos Tribunais de Justiça dos estados. Conforme levantamento do site G1, da Globo.com, dos 27 governadores do País, somente a chefe do Executivo do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), recebe menos (R$ 7.140,70) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os outros 26 governadores recebem salário superior ao de Lula da Silva (PT), que desde 2003 é de R$ 8,9 mil.
Entre os governadores, o maior salário é do governador do Estado do Paraná, Roberto Requião, cujo salário é de R$ 24,5 mil. Porém, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), vem ganhando R$ 28 mil desde 2006, embora seu salário real seja de R$ 22,1 mil. De acordo com o que o site G1 apurou, o governo do Tocantins informou que Miranda está recebendo 24 parcelas de R$ 5.911,14, que serão quitadas em janeiro de 2008, correspondentes à diferença salarial não recebida de janeiro a dezembro de 2005.
A remuneração base de Miranda é correspondente à dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Tocantins. Os governadores André Puccinelli (PMDB), do Mato Grosso do Sul, Binho Marques (PT), do Acre, e Marcelo Déda (PT), do Sergipe, recebem proventos semelhantes a de Miranda - R$ 22,1 mil cada um. Um sexto governador também recebe salário acima de R$ 20 mil - Waldez Góes (PDT), do Amapá, ganha R$ 22 mil por mês.
Especialistas em direito constitucional entendem que o aumento para a remuneração dos governadores não é automática. O que ocorre é que a decisão do STF abre brecha para o reajuste. No Paraná, a remuneração do governador, assim como a do vice-governador, que corresponde a 95% do chefe do Executivo estadual, foi aprovada pela Assembléia Legislativa em 15 de dezembro passado.
Nos estados mais ricos do País os subsídios pagos aos governadores são bem mais modestos. Em São Paulo, José Serra (PSDB) ganha R$ 14,8 mil, no Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) recebe R$ 12,76 mil e em Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) tem o salário de R$ 10,5 mil.
No Estado de Pernambuco, a remuneração do governador Eduardo Campos (PSB) é de R$ 9 mil, um valor menor que o do prefeito da capital, Recife. O prefeito de Recife, João Paulo (PT), obteve aumento salarial de 46,35%, mas tem afirmado que só aceitará 20%. Assim, o salário dele será de R$ 12 mil, ao invés dos R$ 10 mil atuais.
De acordo com o G1, a pensão vitalícia aos ex-governadores é a regra. Somente São Paulo, Amapá, Tocantins e o Distrito Federal nunca pagaram o benefício.
As disparidades entre os salários, contudo, são permitidas pela Constituição. Conforme entrevista do advogado Fábio Kujawski ao G1, a disparidade entre as remunerações de governadores não serve de parâmetro para se considerar inconstitucional o ato normativo de um estado que tenha atribuído ao seu governador vencimento superior àquele pago em outro.(Paraná Online).

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA: ("SIGUUURA, PIÃO !!!)


Ministro da Agricultura busca apoio da bancada ruralista para ficar no cargo:

Ameaçado de perder o cargo na reforma ministerial, o ministro da Agricultura, Luiz Carlos Guedes Pinto, procurou a bancada ruralista do Congresso para buscar apoio ao seu nome. Na última segunda-feira, o ministro foi à Câmara para uma visita de cortesia aos deputados da comissão de Agricultura e recebeu uma missão. Se conseguir que o governo faça uma espécie de PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2 para atender ao setor, a bancada dará apoio para que ele continue no cargo. A Folha Online apurou que o ministro foi aconselhado a demonstrar --neste período que antecede a reforma ministerial-- que briga pelo setor, tem coragem para enfrentar a Casa Civil e defender as propostas da bancada ruralista. "Nos não estamos preocupados com nomes, mas com uma pessoa que demonstre ter influência no governo para atender ao setor. Se o atual ministro conseguir isso, daremos respaldo a ele", disse o deputado Dagoberto (PDT-MS).Contra o ministro está o fato de ele ser um técnico. A maior parte da bancada ruralista defende a indicação de um deputado ligado ao setor para a vaga. A avaliação é que a combinação de força política com experiência pode ajudar o setor a deslanchar e evitar que se repita o que ocorreu no primeiro mandato do presidente Lula com o ex-ministro Roberto Rodrigues. O ex-ministro tinha trânsito no Congresso, mas não no governo.O nome do ministro das Cidades, Márcio Fortes (PP), esbarra no mesmo problema. A indicação dele para a Agricultura vem sendo especulada como alternativa para "liberar" a pasta das Cidades para o PT. Fortes já trabalhou no Ministério da Agricultura. Nos últimos dias ganhou força, no entanto, a versão de que o ministério ficará com o PMDB. Nesse caso, o indicado seria o deputado Waldemir Moka (MS). Com a desistência do partido de brigar pela pasta da Saúde, o PMDB estaria se definindo pela Agricultura. (Folha Online).

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA: NÃO HAVERIA OUTRA "PROVIDÊNCIA" ?


PDT quer emplacar Paulinho ou Lessa no Ministério da Previdência:

Com a recusa do presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), de aceitar o Ministério da Previdência, dirigentes do PDT decidiram brigar pela vaga. O nome mais forte para assumir a pasta é o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT/SP), o Paulinho, da Força Sindical. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria preferência, no entanto, pelo deputado Miro Teixeira (RJ), líder do partido. Miro respondeu pelo Ministério das Comunicações de janeiro de 2003 a janeiro de 2004. O PDT não ocupa cargos no governo desde 2003, quando rompeu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda sob o comando de Leonel Brizola. Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, qualquer ministério que tenha relação com as bandeiras do partido será bem vindo. "Se for designado para o partido o Ministério da Previdência será bem vindo porque é uma pasta de grande importância. O partido vai assumir com muito respeito", afirmou. Lupi negou que o partido já tenha indicado o nome de Paulinho para Lula. No PDT quem decide sobre as indicações é a Executiva. "Ele é um nome e temos vários outros", disse. Lupi citou como ministeriável o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa. Paulinho, no entanto, tem o apoio da bancada. Ele até desistiu de disputar a liderança do partido na Câmara, o que abriu caminho para Miro ser eleito sem disputa.O PDT tinha como primeira opção o Ministério da Educação, mas o presidente Lula já sinalizou que deve manter Fernando Haddad na pasta, o que fez o partido mudar de planos. Outros ministérios cobiçados eram Minas e Energia --que está sob o comando do PMDB--, e do Trabalho, dirigido pelo PT. Essas duas pastas também não devem ter mudanças. (Folha Online).

____________________
N.B.: O deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho, da Força Sindical, é um dos deputados cujo mandato está sendo contestado na Justiça (ver matéria do dia 28/02/2007).

LULA: [In] OS NOVOS MINISTROS DO "REI"



Lula diz que não tem "espada na cabeça" para apressar troca de ministro: (*)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou mais uma vez hoje que não tem pressa para anunciar os novos nomes da equipe ministerial do seu segundo mandato. Esperada inicialmente para meados de dezembro passado, a reforma ministerial deve ser anunciada na segunda quinzena de março. "Eu não tenho nenhuma preocupação de mudar o governo, eu não tenho pressa, não tenho pressão, não tem espada na minha cabeça", afirmou ele após cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Pólo Petroquímico de Suape, em Pernambuco. Lula afirmou que é ele quem dita o tempo da reforma ministerial. "Esse tempo é meu, somente eu é que decido o dia, a hora e quando fazer. "O presidente afirmou que a nova equipe ministerial deverá executar as medidas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). "Eu tenho um desejo: na hora em que a gente consolidar todo o esquema que estamos trabalhando para o PAC, trocar as pessoas que eu acho que precisam ser trocadas e colocar gente para ajudar a executar o PAC." (Folha Online).
__________________
(*) N.B.: A expressão correta deveria ser: "espada no pescoço". Nos tempos do Rei Arthur a "espada na cabeça ou no(s) ombro(s)" era o gesto de homenagem nas cerimônias, prestado aos "cavaleiros" e demais súditos.

GOVERNO LULA: PIB DE 2,9% vs. US$100 BILHÕES DE RESERVAS (CUSTO SOCIAL???)

Economia está blindada pelo sucesso, diz Lula:

Um dia depois do anúncio de que a economia do Brasil só cresceu 2,9% em 2006, bem abaixo da média global de 5,1% e da média dos emergentes, de 6,5%, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro nesta quinta-feira que não vai mudar o comando da economia e elogiou: "A área econômica está blindada pelo sucesso". Se a manchete dos jornais de ontem foi o baixo crescimento do PIB, que foi de 2,6% no primeiro mandato, equivalente à da primeira gestão de Fernando Henrique Cardoso (98-2002), Lula preferiu comemorar um outro dado da economia: as reservas internacionais superaram US$ 100 bilhões, um recorde.
Em conversa com jornalistas, durante café da manhã no Planalto, Lula contou que, em 2004, durante viagem à Índia, ele soube que aquele país tinha reservas de US$ 100 bilhões e pensou no dia em que o Brasil chegaria lá. Concluiu, então: "Taí. Chegamos". Um dos jornalistas perguntou se, na viagem de 2004, ele não tinha sonhado também em chegar ao crescimento de quase 10% da Índia. [OPS!!!]. Lula esquivou-se, dizendo que o Brasil teve pico de crescimento de até 14%, chegou a índices médios de 7% com Juscelino Kubitschek e que isso não reverteu em redistribuição de renda: "O povo ficou mais pobre". O presidente também descartou pela primeira vez em público a intenção de concorrer ao segundo mandato, criticou "erros históricos" dos EUA com a América Latina e falou de seu encontro com o presidente George W. Bush, em São Paulo, no próximo dia 9. O café durou cerca de uma hora e meia, havia onze jornalistas e não foi permitida gravação. As declarações do presidente, portanto, foram anotadas pela Folha. (Folha Online; grifos nossos).