PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, novembro 30, 2012

XÔ! ESTRESSE [In:] ''O GRITO'' NOSSO DE CADA DIA

 #

#



























...
...

MENSALÃO: UMA ''ANUIDADE'' SEM FIM


O mensalão e os ensinamentos do presente



O Globo - 30/11/2012
Não é preciso distanciamento histórico para se dimensionar a importância da punição de personagens poderosos da política atual, algo raro neste país - fato sempre registrado em textos da imprensa internacional sobre o julgamento do mensalão. Quando, há sete anos, o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciou o esquema, em entrevista à "Folha de S.Paulo", e situou, como chefe da organização, o ministro da Casa Civil, José Dirceu, antever este desfecho do escândalo seria um grande delírio.
Mas aconteceu - graças à atuação, como reais organismos de Estado, e não de governo, do Ministério Público Federal (Procuradoria-Geral da República), da Justiça, em especial o Supremo, e da Polícia Federal. Cinco anos depois de o STF aceitar a denúncia da "organização criminosa", o processo, relatado pelo ministro Joaquim Barbosa, chega ao fim da parte de condenação e cálculo de penas com Barbosa na presidência da Corte e, dos 37 réus julgados, 25 condenados, 13 deles a temporadas atrás das grades, entre os quais o alto-comando do PT à época da denúncia: José Dirceu, José Genoíno, presidente formal da legenda, e Delúbio Soares, tesoureiro.
E, para ressaltar este peso histórico, há a feliz e pedagógica coincidência de o processo do mensalão aproximar-se do fim enquanto começa a repercutir outro escândalo descoberto nas proximidades de Lula, e, por um desses acasos, com a participação de personagens do processo no STF - Dirceu e Valdemar Costa Neto (PR-SP), deputado mensaleiro, conhecido nos subterrâneos da baixa política brasiliense, um dos 25 condenados.
A descoberta do esquema de corrupção montado a partir da ex-secretária particular de Lula e chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo, Rose Noronha, se conjuga com o mensalão e torna ainda mais estridente o alerta para o ponto a que chegou, nos últimos anos, a degradação ética no manejo da administração pública.
As causas de tudo isto podem ser várias. É possível que o apoio popular aos donos do poder os tenha inebriado a ponto de fazê-los confundir partido com Estado. E ir a extremos ao seguir o deletério entendimento de que causas nobres (avanços sociais) justificam toda sorte de desvios (roubo do dinheiro público, uso do Erário para financiar projetos de poder privados etc).
O Supremo recoloca as coisas no lugar: governo e Estado não se misturam e não se pode atentar, sob qualquer pretexto, contra a independência entre os Poderes. No caso, com objetivos autocratas de perpetuação no poder.
Mas o julgamento do mensalão ainda não acabou de fato.
Os ministros precisam apressar o acórdão e se preparar para conter novas manobras advocatícias protelatórias, executadas por meio dos agravos regimentais. A edificante história deste julgamento não pode ser manchada no último ato.
----

OPERAÇÃO PORTO SEGURO e MENSALÃO: A CONFUNDIR O PÚBLICO COM "PRIVADA"



FH afirma que Lula confunde o público com o privado



Autor(es): Gustavo Uribe
O Globo - 30/11/2012

"Uma coisa é o governo, outra coisa é a família, a confusão leva à corrupção, um cupim da democracia", diz ex-presidente
No momento em que a ex-secretária do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é investigada por tráfico de influências, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou seu sucessor no Palácio do Planalto e acusou o PT de confundir o público com o privado.
Em palestra realizada na capital paulista, FH avaliou que o erro do PT foi imaginar que, para mudar o país, era necessário "ocupar o Estado".
- A confusão entre o público e o privado, nós não podemos aceitar. Esse é pilar fundamental da crença do PSDB. Uma coisa é o governo, outra coisa é a família. A confusão entre o interesse de família e o interesse público leva à corrupção, um cupim da democracia - criticou ele.
Perguntado se estava se referindo à Operação Porto Seguro, respondeu negativamente:
- Não, é geral. Não gosto de entrar em detalhes e não sou da investigação, mas é geral, não dá certo. O maior problema do Brasil, tradicionalmente na nossa cultura política, é o clientelismo e o patrimonialismo, confusão do público com o privado. Isso vem de sempre, desde o império, a colônia, mas tem de acabar.
A ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha, que acompanhou Lula em várias viagens oficiais, é apontada pela PF como integrante de um esquema que levava empresas a obterem vantagens em órgãos federais. Rosemary também usou sua influência para obter cargos em empresas públicas para sua filha e até para o ex-marido.
- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda ontem, em vez de explicar as relações confusas que foram estabelecidas em seu governo e que deram em corrupção, citou de novo que tirou milhões da pobreza. Tirou, porque nós (do PSDB) mudamos o Brasil - afirmou o dirigente tucano.
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) não vê problemas no fato de Rosemary ter acompanhado Lula em viagens oficiais:
- É natural, ela era chefe de gabinete, secretária, trabalhava com o presidente Lula. Eu mesmo tenho uma secretária que trabalha comigo há 20 anos. Quando tem que viajar ou fazer alguma atividade que seja de interesse da atividade ou do mandato, ela faz.
Maia considerou estranho Fernando Henrique ter se referido a conflito de interesses entre o público e o familiar:
- É uma declaração, se é que ele a fez mesmo, absurda e despropositada. O que está se trabalhando é a relação de pessoas que tinham vínculo com o poder público e se utilizaram desse vínculo com ações que não são do interesse público. Não se trata de falar de relações pessoais e familiares, não entendi essas declarações do presidente Fernando Henrique.
--------------

OPERAÇÃO PORTO SEGURO: UM ''TRIO'' DE QUATRO ou CINCO (II) *



'Nunca fiz nada ilegal ou imoral que tenha favorecido José Dirceu ou o ex-presidente Lula'



O Globo - 30/11/2012
 

Em nota, Rosemary reafirma "forte amizade" com Paulo Vieira;

SÃO PAULO 
Uma semana depois de ser indiciada pela Polícia Federal por suposto tráfico de influência e corrupção, Rosemary Noronha, ex-chefe do gabinete da Presidência em São paulo, queixa-se de ter a vida "devassada" e nega ter cometido irregularidades no exercício do cargo para favorecer seus ex-chefes: o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Enquanto trabalhei para o PT ou para a Presidência da República, nunca fiz nada ilegal, imoral ou irregular que tenha favorecido o ex-ministro José Dirceu ou o ex-presidente Lula em função do cargo que desempenhavam. Nunca soube também de qualquer relação pessoal ou profissional deles com os irmãos Paulo e Rubens Vieira", escreveu Rosemary ontem, em nota divulgada por seu advogado, Luiz José Bueno de Aguiar.
Rose, que secretariou o PT por 12 anos, escreveu na nota que é amiga de Paulo Rodrigues Vieira há dez anos. Vieira é acusado de chefiar uma suposta quadrilha que, com o apoio de Rose, atendia a interesses privados com tráfico de influência no poder público. "Há mais de dez anos, tenho com o senhor Paulo Vieira uma forte relação de amizade, hoje abalada por detalhes da operação da Polícia Federal. Mesmo perplexa com o caso, tenho absoluta certeza de minha inocência. Não cometi tráfico de influência nem qualquer ato de corrupção, como em breve ficará provado", informa a nota.
Rosemary fala ainda das 24 viagens que fez ao exterior na comitiva do então presidente Lula. "Quero dizer que todas as viagens que fiz ao exterior foram por solicitação do cerimonial da PR (Presidência da República), em decorrência de meu cargo e função e, para isso, fiz curso no Itamaraty, não havendo, portanto, nada de irregular ou estranho neste fato".
----
(*) "... TUDO QUE EU GOSTO É ILEGAL, É IMORAL OU ENGORDA'' (Roberto Carlos).

OPERAÇÃO PORTO SEGURO [In:] UM ''TRIO'' DE QUATRO ou CINCO



ROSE DISSE A IRMÃOS VIEIRA QUE FALARIA COM LULA SOBRE CARGOS

EM E-MAIL, ROSE DIZ TRATAR COM LULA DE NOMEAÇÕES DOS VIEIRAS, SEGUNDO PF


Autor(es): FAUSTO MACEDO
O Estado de S. Paulo - 30/11/2012
 

Ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo escreveu em e-mails que levaria indicações ao "PR"
Relatório da Polícia Federal revela que Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, disse que falaria com o "PR" sobre a nomeação de Paulo Vieira para a diretoria de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA) e do irmão dele, Rubens, para a diretoria de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informa o repórter Fausto Macedo. A PF não cita nominalmente o ex-presidente Lula, mas investigadores da Operação Porto Seguro - que desmantelou organização que se infiltrou em órgãos públicos para compra de pareceres técnicos - não têm dúvida de que Rose, como é conhecida, se referia a Lula. Em nota, a defesa diz que Rose "repudia todas as acusações" e "tem certeza que sua inocência será provada".

Relatório de inteligência da Polícia Federal revela que a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, disse aos irmãos Rubens e Paulo Vieira que trataria de suas nomeações para agências reguladoras com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento da PF não cita nominalmente o petista, mas investigadores da Operação Porto Seguro - que desmantelou organização criminosa que se infiltrou em órgãos públicos para compra de pareceres técnicos - estão certos de que Rose se referia a Lula ao escrever "PR". O jargão é usado entre funcionários do governo para se referir ao chefe do Executivo.
Paulo Vieira, apontado pela PF como chefe do esquema, era diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA). Seu irmão Rubens foi nomeado diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ambos no governo Lula.
Os e-mails entre Rose, Paulo e Rubens - aos três são imputados crimes de corrupção e tráfico de influência - estão copiados no capítulo "troca de favores", do dossiê número 9 da Porto Seguro, rotulado R9 pela PF. A transcrição das correspondências preenche dois volumes inteiros de 250 páginas cada. Em várias situações, Rose usa a sigla JD, segundo os investigadores em referência ao ex-ministro José Dirceu, condenado como chefe do mensalão.
Os analistas demonstram perplexidade ante a intensa dedicação da ex-chefe de gabinete para nomeações e obtenção de mimos. "Diante de tantas trocas de favores buscou-se produzir, com base nos elementos de prova colhidos até o momento, uma relação sobre favores, pedidos, cobranças, ou vantagens que Paulo pede para Rose, e também, favores, cobranças, pedidos ou vantagens que Rosemary pede para Paulo."
O R9 indica o início das negociações do grupo para assumir cargos estratégicos nas agências reguladoras. No dia 20 de janeiro de 2009 Rubens mandou e-mail para Rose, às 14h52, no qual anota. "Tendo por referência a conversa mantida com Paulo na data de hoje passo a descrever a questão da diretoria da Anac. No próximo mês de março termina o mandato do diretor Ronaldo Seroa da Mota e o presidente Lula poderá indicar um novo titular para o cargo."
Rubens prossegue. "O diretor Ronaldo, tal qual os demais, foram indicados pela diretora presidente Solange Paiva de modo que essa tem ascendência (manda mesmo!) em todos eles . Tal fato é muito ruim para o funcionamento da agência, pois desvirtua o caráter colegiado."
A partir daí, ele começa a fazer lobby de si mesmo, "Eu preencho todos os requisitos para o cargo. Sou o corregedor geral da agência desde 2006, nomeado pelo presidente da República."
No dia seguinte, às 10h46, Rose retorna. "Oi Rubens, vou tentar falar com o PR na próxima terça feira na sua vinda a São Paulo. Me envie seu currículo atualizado e os artigos que o Paulo falou. Se você estiver aqui em SP posso te colocar no evento de terça feira à tarde. Pelo menos vê se cumprimenta só para ele lembrar de vc, aí eu ataco. Bjokas. Rosemary."
No dia 24 de agosto de 2009, às 14h07, Paulo inicia assim mensagem para a então chefe de gabinete do escritório da Presidência. "Prezada Rose, caso da ANA." Ele cita uma pessoa que exerceu cargos públicos nos governos do PSDB em São Paulo e passa informações para análise de Rose. "Todos na diretoria (fora o Machado que o mandato acaba em dezembro) são técnicos da área de Hidrologia. Não há membros especialistas em regulação, licenciamento, fiscalização e, notadamente, questões jurídicas e de administração pública. A minha experiencia com questões do setor portuário e hidrovias ajuda bastante em questões de licenciamento ambiental e outorga para hidrovias e usinas. Há forte interação entre as atividades da ANA e da Antaq (Associação Nacional de Transportes Aquaviários), onde estou há quatro anos. O Sandro Mabel (deputado de Goiás pelo PMDB) me disse que falou com a Dilma que passou a questão a um de seus assessores." Na ocasião, Dilma Rousseff ocupava a cadeira dem inistra chefe da Casa Civil no governo Lula.
Oito minutos depois, Rose respondeu a Paulo. "Posso dar para o PR esse paper do jeito que está?"
Em 13 de abril de 2009 às 14h13, Paulo envia e-mail a Rose informando sobre os nomes de Bruno Pagnoccheschi e Dalvino Troccoli. "São os caras que hoje estão lá", em referência à ANA. "Os mandatos deles vão só até meados deste mês." E diz: "Acredito que foram nomeados pela Marina e pela burocracia", em alusão à Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente.
Quarenta minutos depois, Rose responde: "Ok. Já estou agendando a conversa com o JD" - JD, segundo a PF e o Ministério Público Federal, é o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, de quem Rose foi secretária.
Ela ainda informa. "A agenda com o Dep. Vacarezza vai ficar para dia 24, te aviso a hora." Referia-se ao deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), então líder do PT na Câmara.
Um mês antes, Rubens escreveu a Rose às 16h41: "Rose, só devo chegar a São Paulo na terça por volta das 11h e fico até 4ª. Pode ser? E aí, alguma novidade do nosso caso aqui?". Cinco minutos depois, ela devolveu: "Sim o PR falou comigo hoje disse que na 3ª. feira quando voltar dos USA resolve tudo do seu caso." E anota ainda: "Você não vem pra festa do JD?".
Na leitura e análise das comunicações, a PF identificou momentos de tensão na relação entre Rose e Paulo. O email 93 da longa sequência, segundo a PF, exemplifica "uma série dessas "cobranças" que estão sendo feitas entre Paulo e Rose".

OPERAÇÃO PORTO SEGURO [In:] TRIO PARADA DURA *



A ajuda dos Vieira a Valdemar

Quadrilha deu uma ajuda no mensalão


Autor(es): PAULO DE TARSO LYRA
Correio Braziliense - 30/11/2012
 

Irmãos indiciados por venda de pareceres, auxiliaram juridicamente o deputado condenado no mensalão.

Presos pela Polícia Federal, irmãos Vieira prestaram consultoria jurídica ao deputado Valdemar Costa Neto antes do início do julgamento no Supremo Tribunal Federal

Os irmãos Paulo Vieira e Rubens Vieira, indiciados pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro, prestaram consultoria jurídica e processual ao deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) no julgamento do mensalão. Conversas telefônicas gravadas com autorização judicial mostram os irmãos Vieira preocupados com a situação do secretário-geral do PR, traçando estratégias para tentar diminuir a pena, propondo pesquisas para ver se, em caso de prescrição de crimes, Valdemar poderia ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. "A gente tem que afastar a (condenação) mais complicada", disse Paulo Vieira, em deteminado trecho da conversa. Não deu certo. Valdemar acabou condenado a sete anos e 10 meses de prisão.
Eles reconhecem, em diálogo travado em 10 de abril deste ano, que se tentassem buscar a prescrição dos crimes para amenizar uma possível condenação, a estratégia não funcionaria para o caso de lavagem de dinheiro. "Rubens, esse da lavagem me assustou, viu. A prescrição dele é um século", comenta Paulo Vieira. "É, pela prescrição dele não dá", admite Rubens. O Código Penal prevê pena de três a 10 anos de prisão. Em caso de punição máxima, a condenação por esse delito prescreveria apenas em 2023, no caso de Valdemar Costa Neto.
Os dois irmãos demonstram familiaridade com o processo do mensalão, que começaria a ser julgado cinco meses depois no Supremo Tribunal Federal. Destrincham quais os crimes que serão examinados e quem está indiciado em cada um deles. Afirmam, por exemplo, que o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu está enquadrado no crime de corrupção ativa. "O procurador (Roberto Gurgel) diz que o Zé Dirceu comprou o Valdemar e o Bispo Rodrigues (antigo líder do então PL na Câmara)", explica Rubens. "Eu vi, mas o Valdemar está como corrupção passiva", completa Paulo.
Um pouco antes, eles justificam por que Zé Dirceu precisava "comprar" Valdemar e Bispo Rodrigues. "Supostamente, eles teriam aceitado essa promessa (receber recursos em troca de votar a favor das reformas tributária e previdenciária), não é isso?", indaga Paulo Vieira. "Isso", responde Rubens, laconicamente.
Os dois debatem até quais os argumentos políticos que os advogados de Valdemar deveriam apresentar ao Supremo para comprovar que não fazia sentido o PL ser acusado de se vender para aprovar as duas reformas. "Eu não sei se eles já levaram esse argumento, de que não precisamos comprar ele, ele é o governo (sic)" questiona Rubens. "Esse aí (o argumento) já foi levado", responde Paulo. "Foi levado?", insiste Rubens. "Foi, com certeza", completa Paulo.
Os dois prosseguem o diálogo. Paulo, comprovando o fato de realmente ser próximo de Valdemar — o próprio parlamentar admitiu ao Correio que "eles são amigos e que o irmão Vieira tem feito muita coisa por ele" —, preocupa-se com o estado emocional do padrinho político. Valdemar empenhou-se no partido para que Paulo Vieira pudesse ser indicado como diretor da Agência Nacional de Águas (ANA). "Eu acho que o trabalho aí é de duas linhas, eu já tenho uma ideia de como fazer esse trabalho. Agora, precisa segurar um pouco a onda dele, né?", afirma o diretor da Ana. "Por que?", indaga Rubens. "Porque ele começa a ficar desesperado e pedir (ajuda) para muita gente, começa a fazer besteira", prossegue Paulo.
Sem remuneração
Em entrevista ao Correio na última quarta-feira, Valdemar admitiu que está vivendo "um verdadeiro inferno, uma tortura chinesa e que o julgamento do STF foi uma tragédia". Reconheceu o vínculo que tem com Paulo Vieira. "É meu amigo de longa data e tem me ajudado muito", completou.
A assessoria do PR confirmou que os irmãos Vieira prestaram "consultoria processual" ao réu do mensalão. Completou que isso não se restringiu apenas a 2012, tendo iniciado no ano passado, desde o instante em que a denúncia contra os envolvidos no caso foi formalmente aceita pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo apurou o Correio, Paulo Vieira auxiliou o advogado Marcelo Bessa, inclusive, na elaboração de memórias de defesa do parlamentar do PR.
De acordo com aliados do secretário-geral do PR, Paulo Vieira prestou serviços a Valdemar Costa Neto sem receber qualquer remuneração pela consultoria jurídica. Não fez isso por caridade e, sim, de olho em ganhos futuros. "Se você tem interesses políticos e se propõe a ajudar um cacique de qualquer legenda, não vai cobrar por isso. Vai esperar para pedir algo lá na frente", declarou um dos participantes das conversas entre Paulo, Rubens e Valdemar.
» Colaboraram Juliana Colares e Edson Luiz
Inquérito da PF chega à Câmara
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou ontem, ao chegar à posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, que já recebeu o documento sobre o envolvimento do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) na Operação Porto Seguro. "Não fiz uma leitura aprofundada dos documentos, mas o que aparece são aquelas conversas envolvendo o deputado", declarou. "Eu vou poder falar com mais segurança depois que passar pela análise técnica da Câmara, para onde já enviei o material e que poderá fazer uma leitura mais pormenorizada do documento", completou.
-----
(*) Nome de ''dupla'' sertaneja.
---

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS

30 de novembro de 2012

O Globo

Manchete: Cerco à corrupção - Número 2 repassava e-mails sigilosos da AGU a quadrilha
Rosemary diz que submeteu a Lula nomeação de irmãos presos pela PF

Novas revelações aumentam suspeitas de ligação do esquema com o Ministério da Educação: além de manipular dados para beneficiar sua própria faculdade, Vieira teve acesso a informações de outras instituições de ensino

José Weber Holanda Alves, o ex-número dois da AGU indiciado pela PF na Operação Porto Seguro, vazou para Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional de Águas, chefe da quadrilha, todo o conteúdo de mensagens trocadas entre advogados da União. Weber transferia as mensagens do e-mail institucional da AGU para um e-mail pessoal, e depois as encaminhava a Vieira. De acordo com o “Jornal Nacional" documentos obtidos pela PF mostram que a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em SP Rosemary Noronha afirmou ter tratado com o então presidente Lula as nomeações de Paulo Vieira e de seu irmão Rubens para as diretorias de agências reguladoras. (Págs. 1 e 3 a 7)
Na mesma ONU, na mesma data
Judeus e palestinos comemoram, no mesmo 29 de novembro, mas com 65 anos de diferença, uma votação histórica. Com apenas nove votos contrários e 41 abstenções, e num claro desafio a EUA e Israel, a Assembleia da ONU aceitou ontem a Palestina como Estado observador. Em 1947, o plenário aprovava a partilha da Palestina, então sob mandato britânico, em um Estado Judeu e outro árabe. Mas, daquela vez, os árabes rejeitaram a decisão. (Págs. 1 e 35)
A volta de Felipão
Quer moleza? ‘Vai trabalhar no Banco do Brasil’

Felipão continua o mesmo. Na entrevista em que assumiu o cargo de técnico da seleção, ele deu o primeiro "carrinho" ao ser perguntado sobre a pressão para o time conquistar o título da Copa de 2014: "Se não tiver pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil." O banco emitiu nota, irônica, desejando ao treinador o mesmo sucesso do vôlei, que patrocina. Mais tarde, Felipão ligou para o presidente do BB e pediu desculpas. (Págs. 1 e Caderno Esportes)
É hoje o dia - Royalty: novo recuo deve favorecer Rio
A presidente Dilma deve anunciar hoje veto parcial ao projeto de lei que altera a distribuição de royalties. Dilma teria desistido de congelar as receitas ao nível de 2012, o que desagradava ao governador Sérgio Cabral. Dilma defendeu "um rigoroso respeito aos contratos”. (Págs. 1, 29 e Ilimar Franco)
Novas concessões: Mais RS 11 bi ao setor elétrico
O governo cedeu às pressões e elevou as indenizações às empresas do setor elétrico em quase R$ 11 bilhões. A paulista Cesp receberá mais R$ 752 milhões se renovar sua concessão. O objetivo é baixar a tarifa de luz. (Págs. 1 e 30)
Expectativa de vida: Aposentadoria vai subir pela 1ª vez
A expectativa de vida do brasileiro passou dos 74 anos, o que significa, pela primeira vez, que parte das aposentadorias pelo INSS poderá ter ligeira elevação com base no fator previdenciário. (Págs. 1 e 11)
Blecaute de informação: Síria sem internet nem telefones
Os EUA acusaram o regime de Bashar al-Assad de provocar um blecaute de comunicações que atingiu todo o território da Síria. O governo sírio culpou "terroristas". (Págs. 1 e 36)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo

Manchete: Ex assessora usou Lula para conseguir cargos
E-mails revelam que Rosemary tirou proveito da proximidade com ex-presidente

A ex-chefe de gabinete da Presidência em SP Rosemary Noronha usou a proximidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para conseguir nomear os irmãos Paulo e Rubens Vieira para agências reguladoras.

E-mails apreendidos pela PF na operação Porto Seguro sugerem que, dessa mesma forma, ela obteve cargo para a filha na Anac (agência de aviação civil).

Rosemary foi exonerada; os irmãos Vieira, afastados.

Relatório da polícia mostra também que Rosemary obteve diploma falso de bacharel em administração para que o ex-marido entrasse no conselho da Brasilprev, seguradora controlada pelo Banco do Brasil.

“Não cometi tráfico de influência nem qualquer ato de corrupção”, disse, em nota, a ex-assessora da Presidência. (Págs. 1 e Poder A10 a A16)
FHC criticou Lula por se esquivar de explicações e o acusou de misturar interesses públicos e privados. (Págs. 1 e A13)
Fotolegenda: Éden tropical
Casa do ex-senador Gilberto Miranda na ilha das Cabras (SP); PF investiga se ele obteve parecer da AGU para não desocupar a ilha. (Págs. 1 e Poder A16)
Ruy Castro: Rosemary achou ser a Cleópatra de si mesma
Nelson Rodrigues dizia que “o mais humilde mata-mosquito pode se julgar um Napoleão, um César, e agir de acordo”. Como tinha costas quentes, Rosemary convenceu-se de que era a Cleópatra de si mesma. (Págs. 1 e Opinião A4)
ONU reconhece Palestina como Estado observador
Com 138 votos favoráveis, nove contrários e 41 abstenções, a ONU aprovou a elevação do status da Palestina para Estado observador não membro. O Brasil votou a favor da mudança. (Págs. 1 e Mundo A21)

Moisés Naím: O que teria acontecido se os foguetes lançados pelo Hamas tivessem tido mais êxito? (Págs. 1 e A26)
Dilma vai vetar artigo de projeto de royalties que afeta produtores
A presidente Dilma decidiu vetar o artigo do projeto aprovado na Câmara que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo nos campos já licitados.

Fica mantida a lei atual que destina a maior parcela da receita às regiões produtoras, como defendia o Rio.

Para os novos campos do pré-sal, valerá o modelo aprovado no Congresso. O governo deve editar medida provisória para destinar a receita à educação. (Págs. 1 e Poder A6)
Arrecadação de tributos cresce e tem índice recorde
O dinheiro arrecadado pelo governo com tributos bateu recorde em 2011, passando de 33,53% do PIB em 2010 para 35,31% em 2011, índice recorde desde 2002. O total arrecadado foi de R$ 1,463 trilhão. Enquanto a carga subiu R$ 200 bilhões, os repasses à Previdência e a programas sociais cresceram R$ 65 bilhões. (Págs. 1 e Mercado B1)
Indenização dará em 30 anos mais R$ 10 bi a elétricas (Págs. 1 e Poder A19)

Governo quer dar bolsa para cotista de universidade
Alunos de baixa renda que entraram em universidades federais por meio da nova lei de cotas poderão receber, já em 2013, bolsa do Ministério da Educação para despesas na graduação. O maior alvo são alunos de cursos de tempo integral, como medicina. A bolsa deve ser de R$ 400. (Págs. 1 e Cotidiano C1)
Jornalista Joelmir Beting morre aos 75 anos em SP (Págs. 1 e Mercado B6)

Estilo Felipão
Técnico irrita bancários ao comentar pressão na Seleção. (Págs. 1 e Esporte D1)

“Se não quer pressão é melhor não jogar na seleção, vão trabalhar no Banco do Brasil, num escritório”
Felipão ontem; depois ele se desculpou

“O Banco do Brasil lamenta o comentário infeliz”
nota oficial do BB, em resposta
Marina Silva: Brasileiro já não se choca com tragédia do aquecimento global (Págs. 1 e Opinião A4)

Editoriais
Leia “Processo histórico”, sobre últimas etapas do julgamento do mensalão, e “De chinelos a ilhas”, acerca de novo caso investigado pela PF. (Págs. 1 e Opinião A4)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Rose disse a irmãos Vieira que falaria com Lula sobre cargos
Ex-chefe do gabinete da Presidência em São Paulo escreveu em e-mails que levaria indicações ao ‘PR’

Relatório da Polícia Federal revela que Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, disse que falaria com o “PR” sobre a nomeação de Paulo Vieira para a diretoria de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA) e do irmão dele, Rubens, para a diretoria de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informa o repórter Fausto Macedo. A PF não cita nominalmente o ex-presidente Lula, mas investigadores da Operação Porto Seguro - que desmantelou organização que se infiltrou em órgãos públicos para compra de pareceres técnicos - não têm dúvida de que Rose, como é conhecida, se referia a Lula. Em nota, a defesa diz que Rose “repudia todas as acusações” e “tem certeza que sua inocência será provada”. (Págs. 1 e Nacional A4)

AGU

Luís Inácio Adams contrariou parecer técnico da AGU e manteve petição que prejudicou governo e favoreceu o ex-senador Gilberto Miranda. (Págs. 1 e A5)
Carga tributária bate recorde e chega a 35,3% do PIB em 2011
A carga tributária em 2011 chegou a 35,3% do Produto Interno Bruto (PIB), maior alta registrada em 10 anos, de acordo com dados divulgados pela Receita Federal. O avanço em relação a 2010 é de 1,8 ponto porcentual. A carga tributária é recorde mesmo se descontados os impostos que voltaram para a população. O aumento já era esperado pelos técnicos do Fisco. (Págs. 1 e Economia B1)

ONU aceita Palestina como Estado observador
Por 138 votos a favor, 9 contra e 41 abstenções, as Nações Unidas reconheceram a Palestina como Estado observador da entidade. Israel e EUA estiveram entre os países contrários ao reconhecimento. Por outro lado, os principais emergentes, incluindo Brasil e China, votaram a favor. Com o novo status, agora há o temor de que Israel seja alvo de processos. (Págs. 1 e Internacional A12)

Papel do Brasil

O País voltou a ser ovacionado por copatrocinar a resolução aprovada ontem e tentar atrair os latino-americanos para o campo palestino. (Págs. 1 e A17)
Memória: Joelmir Beting * 1936-2012
O jornalista que traduziu o ‘economês’

Joelmir Beting morreu aos 75 anos. Conhecido por popularizar a economia, foi colunista do Estado de 1991 a 2003. (Págs. 1 e Economia B8)
Novo fator previdenciário beneficia futuro aposentado (Págs. 1 e Economia B3)

Celso Ming
Joelmir

Sua maior contribuição foi ter quebrado a resistência das pessoas, das mais simples às de escolaridade superior, para as coisas da economia. (Págs. 1 e Economia B2)
Roger Cohen
Unidos pelo separatismo

A crise estimula planos independentistas de catalães, escoceses, bascos e até texanos. Mas enfrentam a lógica política, global e dos negócios.(Págs. 1 e Visão Global A18)
Washington Novaes
Inútil caminho

Tenta-se, inutilmente, “derrotar a seca” no semiárido nordestino. Soluções há, mas é necessário adotar os caminhos corretos. E fazer. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)
Notas & Informações
Um passo à frente

Penas aos condenados do mensalão podem ser o marco inaugural do fim da impunidade. (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense

Manchete: Mais hospitais do DF usam técnico no lugar de médico
A prática ilegal de substituir médicos auxiliares por técnicos em enfermagem durante cirurgias vai além dos cinco maiores hospitais privados do Distrito Federal. Depois de o Correio publicar reportagens sobre o uso de mão de obra inadequada, capaz de pôr em risco a saúde de pacientes, empregados de centros médicos menores e mais afastados do Plano Piloto procuraram o sindicato da categoria para contar que o desvio de função também ocorre nessas unidades. “A regra é não ter médico auxiliar”, disse um dos funcionários. As denúncias foram protocoladas no Conselho Regional de Medicina e no Ministério Público. Hoje, no DF, há 48 hospitais particulares. Juntos, eles atendem a quase 30% da população. (Págs. 1, 21 e 22)
Palestinos obtêm novo status na ONU
Elevada à condição de Estado observador não membro, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Palestina passa agora ter acesso a organismos internacionais e ao Tribunal Penal Internacional (TPI). É uma vitória histórica. Dos 188 países, 136 — inclusive o Brasil — votaram a favor. EUA e Israel foram contra. (Págs. 1 e 16)
A ajuda dos Vieira a Valdemar
Irmãos indiciados por venda de pareceres, auxiliaram juridicamente o deputado condenado no mensalão. (Pág. 1 e 2 a 4)
Carestia das aéreas não é normal
É comum o preço das passagens subir nesta época, dizem governo e empresas. Mas em outros países não é bem assim. (Págs. 1, 9 e 10)
Blatter: nem todos da Fifa são anjos
Suíço tenta blindar brasileiro integrante da entidade que é investigado pela PF. E promete melhorar comitê de ética. (Págs. 1 e Super Esportes, 6)
Dupla identidade de Raad intriga investigadores (Págs. 1 e 23)

Menos polícia, mais negros assassinados (Págs. 1 e 8)

Primeira bola fora
Em sua reapresentação como técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari mostra o velho estilo e cria confusão ao dizer que quem não quer pressão deve “trabalhar no Banco do Brasil, sentar no escritório e não fazer nada”. BB emite nota de repúdio e treinador telefona para se desculpar. (Págs. 1 e Super Esportes, 2 e 3)
Aula de cidadania como mestre
Criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa mostra a alunos de escolas públicas o DF seus novos personagens: crianças soropositivas que ensinam a combater o preconceito. (Págs. 1 e 32)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico

Manchete: Tesouro já banca 51% dos empréstimos do BNDES
Os empréstimos do Tesouro Nacional ao BNDES são a fonte de mais da metade dos desembolsos do banco para empresas e projetos de infraestrutura. Dos R$ 285 bilhões que o Tesouro foi autorizado a emprestar ao banco de fomento de janeiro de 2009 até setembro deste ano, R$ 250,2 bilhões já foram sacados. Somados aos retornos desses financiamentos, são R$ 276,6 bilhões em empréstimos. O valor corresponde a 51,4% dos desembolsos totais de R$ 538,2 bilhões feitos pelo banco estatal nesse período.

No documento em que presta contas do uso de recursos repassados pelo Tesouro - encaminhado trimestralmente ao Congresso Nacional -, o BNDES argumenta que os empréstimos totais de R$ 276,6 bilhões possibilitaram investimentos superiores a R$ 374 bilhões e foram responsáveis pela manutenção ou geração de 8,6 milhões de empregos. As transferências do Tesouro ao BNDES surgiram em 2009, no auge da crise internacional, como parte da política anticíclica adotada pelo governo para evitar impactos recessivos na economia brasileira. (Págs. 1 e A3)
Festival de ‘contrabando’ em MPs
O Congresso aprovou na quarta-feira quatro medidas provisórias repletas de emendas sem qualquer ligação com o teor original das MPs. Em poucas horas, Câmara e Senado aprovaram textos que estendem benefícios fiscais a diversos setores, lançam um fundo de investimento com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), extinguem um princípio da legislação trabalhista, reduzem multas cobradas pela Receita e criam cargos na estrutura do Estado. Até a MP 574, que já perdeu a validade, foi reinserida em outra. Editada para permitir a renegociação de dívidas de Estados e municípios com o Pasep, ela foi incluída na MP 575, que facilita a formação de parcerias público-privadas. (Págs. 1 e A10)
Carrefour encolhe e ajusta o foco
Depois de enfrentar as tempestades dos mercados, o Carrefour vive momentos de bonança. Há seis meses na presidência, Georges Plassat colhe os primeiros frutos de sua estratégia de redesenhar o mapa geográfico da segunda maior varejista mundial, com a rápida venda de ativos na Malásia, Colômbia, Cingapura e Indonésia. O grupo quer se concentrar nos países onde já é ou pode ser líder. Sua meta é retomar o ímpeto na Europa Ocidental (sobretudo França e Espanha) e expandir seus negócios no Brasil e na China, onde prevê abrir 24 hipermercados em 2013, após 21 inaugurações neste ano. Nos últimos seis meses, as ações subiram 36,3%. (Págs. 1 e B3)
Delta define seu plano de recuperação
A Delta pretende pagar seus credores não financeiros com equipamentos. A intenção é diminuir os bens ociosos com a redução de 50% no número de obras contratadas desde o início do ano. Bancos e instituições financeiras só começarão a receber em junho de 2014, em 72 parcelas mensais, com correção pelo CDI mais 1% ao ano, segundo plano de recuperação da empresa protocolado ontem na 5ª Vara Empresarial da Justiça do Rio de Janeiro. A assembleia de credores está marcada para 7 de dezembro. Ao todo, são R$ 273 milhões em débitos, dos quais R$ 170 milhões com bancos. O Bradesco é o maior credor. (Págs. 1 e B13)
Fotolegenda: Choque de opiniões
Maurício Tolmasquim: "O governo tem fama de ser estatista e agora está sendo acusado de prejudicar as estatais". Elena Landau: "Vocês jogaram um paralelepípedo em uma bacia". O "Eu & Fim de Semana" traz um debate entre o presidente da EPE e a economista (ex-BNDES). (Pág. 1)
FHC diz que o Brasil perde influência no continente
O Brasil só exerce liderança com seus vizinhos cedendo. Esta é, em síntese, a opinião do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre as relações do Brasil na América do Sul. Em entrevista ao Valor, ele disse que o país deixou de ser o ator mais influente da região, que vive um momento de fragmentação, com a criação de um terceiro bloco de países, a Aliança do Pacífico.

Essa opinião contrasta com a imagem de "global player" que o Brasil passou a ter na comunidade internacional durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. "Houve muita retórica. Quando você é 'global player', não tem que bater tanto no peito dizendo que é", afirmou FHC. (Págs. 1 e Caderno especial "O Brasil na América do Sul")
Indústria de shoppings tem forte expansão
A indústria de shopping centers atravessa o melhor momento de sua história no país, com crescimento sem precedentes. Neste ano, foram inaugurados 28 empreendimentos e, para 2013, estão previstos mais 48. "O setor cresce em todas as regiões", comemora Adriana Colloca, superintendente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

No fim do ano, o Brasil terá 458 shoppings em funcionamento, com 80 mil lojas, 735,7 mil vagas de estacionamento e 2.745 salas de cinema. O setor gera 775,4 mil empregos. Depois de um primeiro semestre em marcha lenta, os negócios engrenaram e o faturamento deve crescer 12%, para R$ 121 bilhões. Pela primeira vez, o número de shoppings no interior (226) superou o das capitais. (Págs. 1 e Caderno especial "Shopping Centers")
Medicina dá um novo status à dor
Dor é um problema sério. Responde por mais da metade das consultas médicas. As vendas mundiais de analgésicos somam US$ 40 bilhões anuais. Mas ela é há muito minimizada pelos médicos, que a tratam mais frequentemente como sintoma do que como doença com existência própria. Mesmo quando uma queixa subjacente foi curada, a dor que ela desencadeou muitas vezes continua a atormentar o paciente, deixando centenas de milhões de pessoas com dificuldade para trabalhar ou viver com conforto.

Mas há atualmente novos sinais de avanços revolucionários na ofensiva contra a dor. Os laboratórios farmacêuticos estão intensificando os investimentos e várias novas categorias de drogas vêm sendo testadas. A consultoria de pesquisa de mercado Datamonitor contabiliza quase 200 medicamentos experimentais em fase de testes. (Págs. 1 e B14)
MEC une-se ao Cade para aumentar regulação sobre universidades (Págs. 1 e A5)

Pesquisadores testam vacina para viciados em cocaína (Págs. 1 e B8)

Aviões para a Gol
A BOC Aviation, maior empresa de leasing de aviões da Ásia, anunciou acordo para operação de compra e posterior arrendamento de oito aviões Boeing 737-800 para a Gol, com entregas entre o início de 2013 e o fim de 2014. (Págs. 1 e B3)
Educação Corporativa
Banalização da sigla MBA toma cada vez mais importante a atenção a aspectos como a reputação da instituição de ensino, a qualidade do corpo docente, a abrangência do currículo e a carga horária, afirma Renato Casagrande, diretor-executivo da Alleanza Brasil. (Págs. 1 e Especial)
Aperam quer parceria florestal
Aperam Bioenergia negocia com investidores estrangeiros parceria na expansão de suas florestas de eucalipto no norte de Minas, que abastecem sua siderúrgica no Brasil. (Págs. 1 e B13)
Seguro rural terá R$ 1,3 bi
Plano Trienal do Seguro Rural prevê R$ 1,3 bilhão para 2013/15 em subvenções ao prêmio das apólices contratadas pelos produtores. Será possível contratos para mais de uma cultura, até o limite de R$ 192 mil. (Págs. 1 e B17)
Elo ainda busca aceitação
Lançada em abril de 2011, a bandeira nacional de cartões Elo, sociedade entre Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, ainda é quase desconhecida do consumidor. Desenvolvimento de tecnologia e aceitação entre lojistas ainda são desafio. (Págs. 1 e C1)
Inadimplência resiste ao juro menor
Há seis meses os juros nas operações referenciais de crédito vêm registrando baixas históricas, mas essa queda não se reflete na redução da inadimplência. Empréstimos e financiamentos em atraso há mais de 90 dias seguem no nível mais alto da série do BC, iniciada em 2000. (Págs. 1 e C3)
Precedente perigoso
Para o presidente do BC, Alexandre Tombini, decisão da Justiça americana que obriga a Argentina a pagar credores insatisfeitos pode prejudicar negociações de dívida em outras partes do mundo. “Hoje é a Argentina. Amanhã poderá ser um país europeu”. (Págs. 1 e C14)
ISS no leasing é da cidade-sede
O ISS sobre as operações de leasing deve ser recolhido nos municípios que sediam as companhias. A decisão, tomada em recurso repetitivo, é do Superior Tribunal de Justiça. (Págs. 1 e E1)
Ideias
Claudia Safatle

Planalto sabe que se estabeleceu um diálogo de surdos e mudos entre o governo Dilma e os empresários. (Págs. 1 e A2)

Maria Cristina Fernandes

É um capítulo da sucessão presidencial o que se escreve na queda de braço das medidas provisórias do setor elétrico. (Págs. 1 e A6)
------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------