PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, março 10, 2010

XÔ! ESTRESSE [In:] IMpacTANTE (''sic")

...

...
[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...

ELEIÇÕES 2010 [In:] PALANQUEADURA...

LULA DIZ TER O CASCO DURO. OU: O QUE FOI FEITO, AMIGO, DA VELHA METÁFORA?

segunda-feira, 8 de março de 2010 | 15:41

Pois é… Eu aponto adesismo de boa parte da imprensa. Mas Lula, como se nota, ainda não está contente. Acha pouco. Quer mais. Já publiquei aqui vários textos demonstrando que essa crítica faz parte de um método; tenta forçar o jornalismo a demonstrar que as coisas não são bem assim; e, aí, tome oficialismo como reação. Leiam o que publica o Estadão Online:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a se queixar da imprensa brasileira, em cerimônia de inauguração de um centro esportivo na Rocinha, no Rio de Janeiro. “A imprensa brasileira, por hábito ou por desvio, não gosta de falar em obras inauguradas. Ou seja, coisa boa não interessa, o que interessa é desgraça “, afirmou.
Lula citou uma matéria que questionava a presença da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ontem, na inauguração de um hospital estadual no Rio. De acordo com Lula, o governador tem o direito de convidar a ministra e a parceria com o governo federal permitiu que o Estado tivesse recursos para investir no hospital.
Lula disse ter aprendido a fazer política na adversidade. “Tenho o casco duro”, afirmou. Segundo ele, uma parte da sociedade “não aceita que um metalúrgico seja presidente da República e que tenha feito mais do que eles”.
Presente ao evento, a ministra Dilma também afirmou que existem recursos do governo federal no custeio do hospital estadual inaugurado ontem. No entanto, ela não deu maiores detalhes sobre a participação federal no projeto. De acordo com a assessoria da ministra, a Casa Civil e o Ministério da Saúde devem divulgar nota à imprensa, ainda hoje, para explicar a parceria.

Comento

Comentar o quê? No interior, quando a gente quer dizer que resiste às coisas, que não se deixa intimidar, afirma: “Tenho o couro duro”. Já ouvi a variante “casca dura”. Esse negócio de ter “casco duro”, para mim, é uma inovação no terreno das figuras de linguagem.

Ou, talvez, Lula tenha dado início à fase do governo sem metáforas. Agora, vai tudo na base da linguagem referencial, denotativa. E vocês, que não têm casco nem mole nem duro, saberão comentar com elegância, não é?

------------------

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lula-diz-ter-o-casco-duro-ou-o-que-foi-feito-amigo-da-velha-metafora/

-------------------

AINDA SOBRE O CASCO DURO

segunda-feira, 8 de março de 2010 | 19:17

Se Lula diz que tem “o casco duro”, quem sou eu para contestar — o que evidencia que é falsa aquela história de que sempre discordo do presidente. Só acho que ele poderia ser mais generoso: todos os petistas apresentam esta mesma e notável qualidade.

-------------

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/ainda-sobre-o-casco-duro/

----------------

SÃO BERNARDO DO CAMPO/LULA [In:] ''MARCAS DO QUE SE FOI...'' (*)

São Bernardo preserva as marcas de Lula

São Bernardo prepara "tombamento" de Lula


Autor(es): Marli Olmos,
de São Bernardo do Campo
Valor Econômico - 10/03/2010

A nove meses do fim do mandato presidencial, sem a perspectiva de novas lideranças sindicais da região ascenderem ao topo da política nacional, São Bernardo do Campo prepara um "tombamento" em vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O processo começou pelo antigo estádio de Vila Euclides, agora chamado de 1º de Maio. O prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT), anunciou o plano de criar no local, tombado provisoriamente, o Museu do Trabalho. No diretório do PT, cujo andar superior esteve prestes a abrigar uma pizzaria, o presidente terá suas mãos impressas em tinta nas paredes. No Sindicato dos Metalúrgicos, o prédio carece de reformas, mas ninguém ousa mexer nas marcas de balas nas paredes, relíquia da época da intervenção, em 1980.

Wanderley Salatiel conheceu Luiz Inácio Lula da Silva em 1979 quando, aos 17 anos, trabalhava num bar em frente ao estádio da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo. Hoje, aos 49 anos, presidente do diretório municipal do PT em São Bernardo do Campo, Salatiel conseguiu evitar que uma pizzaria se instalasse no segundo andar do prédio e agora tenta agendar o dia em que o presidente da República poderá ir até à sede estampar suas mãos nas paredes que ajudou a erguer. A nove meses do fim do mandato presidencial, sem a perspectiva de novas lideranças sindicais da região ingressarem no topo da política nacional, o reduto petista do ABC prepara um tombamento de Lula em vida.

O tombamento começou pelo estádio de Vila Euclides, agora chamado de 1º de Maio. Foi na assembleia dos 100 mil metalúrgicos ali reunidos em abril de 1979 que Lula projetou-se para a política. O prefeito de São Bernardo , Luiz Marinho (PT), anunciou o plano de criar ali o Museu do Trabalho. O prédio foi tombado provisoriamente pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo em 2002.

Um poster de mais de quatro metros de comprimento cobre toda a parede da sala onde trabalha Salatiel. Lembrança da última campanha presidencial. O retrato gigante com o sorriso de Lula, que abre os braços para uma criança erguida por um soldado, foi usado num caminhão de som. Assim que o material de propaganda começou a ser retirado, o dirigente decidiu levar o cartaz ao partido.

A casa que abriga o diretório do PT recebeu melhorias recentemente. Para acomodar as visitas, foram colocados sofás vermelhos no saguão de entrada. As paredes e janelas ganharam tinta nova nas cores branca e vermelha. A reforma só preservou os buracos de bala de revólver na porta de ferro lateral - herança dos tempos de intervenção militar. O dirigente guarda um filme em que Lula aparece ajudando a despejar cimento durante a construção.

A próxima parada do circuito São Bernardo de Lula é o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Com muitas salas e um auditório, o prédio de três andares deixou de ser funcional, segundo o presidente, Sérgio Nobre. Ao contrário dos anos de ditadura, a agenda da entidade inclui muitas negociações com as empresas e um novo formato de representação dos trabalhadores, com dezenas de comitês. Mas, por uma questão histórica, ninguém ousa mexer no edifício.

Aos seus amigos de São Bernardo, Lula tem dito que uma das primeiras coisas que pretende fazer quando deixar Brasília é descansar no sítio que possui à margem da represa Billings. A expectativa dos amigos no ABC é que Lula, vez ou outra, retome a rotina de churrascos e jogos de bola no sítio. Os amigos dizem que o presidente é bom cozinheiro e esperam que ele retome o hábito de cozinhar coelho.

O sítio de Lula fica em Estoril, no Riacho Grande, um distrito ao sul da área urbana que, além da represa, reune os bairros rurais de São Bernardo do Campo. Cercado de muito verde, em meio à Mata Atlântica, na Serra do Mar, o refúgio do presidente fica na mesma rua do clube de campo do sindicato dos metalúrgicos.

A altura do mato à entrada do terreno - pequeno, segundo contam - revela que há tempos a família Lula da Silva não passa por lá. Uma placa suspensa sobre o portão de madeira anuncia o nome do sítio: "Los Fubangos". Ideia dos filhos do presidente, fubango é gíria usada por jovens que querem se referir a uma pessoa mal arrumada ou sem dinheiro.

O acesso é no início da Estrada Velha de Santos. Para quem segue pela via Anchieta, sentido Baixada Santista, "Los Fubangos" fica numa região logo após a ponte que passa por cima da represa, do lado esquerdo. No lado direito está a prainha, onde há bares e restaurantes, inclusive um flutuante, que no passado era um destino chique de casais de namorados. Esses estabelecimentos ainda funcionam, mas o Riacho Grande perdeu o glamour. Deteriorou-se. Falta estrutura para receber visitantes e há até pouco tempo os moradores reclamavam da falta de iluminação.

A prefeitura tem planos de revigorar a região. O governo federal vai dar uma mão. Em meados de dezembro, o Ministério do Turismo liberou R$ 10 milhões para revitalizar a prainha e o Estoril. O projeto prevê desde redes de água e esgoto, até a construção de quiosques, deques, ciclovia e reforma de um antigo teleférico.

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Turismo de São Bernardo, Jefferson da Conceição, ex-economista do Dieese, a atual administração entende que é preciso resgatar a vocação turística de Riacho Grande. Isso servirá, segundo ele, para montar estrutura de turismo voltada aos que visitam a região a negócios. Apesar de abrigar diversas multinacionais, a cidade nunca teve rede de hoteis de alto padrão. O secretário está em busca também de parceiros para instalar um museu do automóvel.

O sítio de Lula é vizinho ao do prefeito, Luiz Marinho. O presidente animou-se a comprar terreno por lá depois que Marinho e dois amigos metalúrgicos haviam comprado um, em parceria. Um dos sócios do imóvel era o atual deputado federal Vicente Paulo da Silva. Vicentinho e o outro colega venderam suas partes para Marinho, que agora está prestes a morar no sítio de Riacho Grande.

Em seu gabinete, no último andar do enorme edifício no Paço Municipal, Marinho reclama da infiltração de água, cada vez mais comum. O paço inunda a cada temporal e, segundo diz, só não há goteiras no gabinete do prefeito. O único, ironiza, que recebeu manutenção das últimas administrações, comandadas por PTB, PSB e PSDB.

O PT e muitas das suas lideranças nasceram do movimento sindical de São Bernardo. Mas não se pode dizer que a cidade, com mais de 800 mil habitantes, é um reduto do partido. Ao contrário de Mauá, por exemplo, também no ABC, onde Lula sempre venceu nas eleições presidenciais.

Em São Bernardo, o PT só ganhou as eleições municipais em 1988 e 2008. Um dos amigos mais próximos de Lula, Marinho nunca escondeu o desejo de administrar a cidade. Mas permaneceu no cargo de presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) quando Lula assumiu o primeiro mandato de presidente da República. De lá saiu para assumir o Ministério do Trabalho e depois, o da Previdência. A presença de Marinho numa central poderosa com muitas facções a manteve sob controle no início do governo.

Marinho almeja a reeleição. Isso o levou a abortar a ideia de ser candidato ao governo estadual nas próximas eleições. Ele tem planos de reurbanização da periferia - "que parecia campo de concentração". Para isso, espera obter ajuda de linhas de financiamento dos governos federal e estadual. Sobre a sua mesa estão os desenhos das plantas dos projetos que mais o entusiasmam: a construção de várias unidades de CEU (Centro Educacional Unificado), criado por Marta Suplicy em São Paulo.

A administração petista enfrenta forte oposição. Marinho só conseguiu maioria na Câmara Municipal graças a uma aliança com o DEM, principal opositor do governo Lula. O vereador Admir Ferro (PSDB), líder da oposição, diz que os primeiros meses da administração petista foram "bastante conturbados". Ferro, o vereador mais votado, repete discurso comum dos opositores do PT no ABC: "Quem ganhou a eleição em São Bernardo foi Lula e não Marinho". Para ele, Lula continuará a agir como o principal cabo eleitoral do PT quando deixar a Presidência.

A iminência do término do mandato presidencial provoca sentimentos antagônicos entre as lideranças operárias em São Bernardo do Campo. O retorno do líder ao reduto causa euforia e muita expectativa por um lado, mas um sentimento de vazio por outro. Pela primeira vez desde que o Partido dos Trabalhadores começou a disputar eleições, em 1982, Luiz Inácio Lula da Silva não está no páreo. O ABC ainda não tem um trabalhador candidato a substituto de Lula. Mas o sindicalismo não quer perder espaço no poder. Há poucos dias, durante um congresso, os dirigentes dos metalúrgicos da CUT decidiram que o movimento sindical deve continuar interferindo na política nacional.

"Primeiro, vamos nos alinhar com a candidatura de Dilma", diz o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Carlos Aberto Grana. Além disso, os metalúrgicos decidiram fortalecer a presença dos sindicalistas na vida política. "Para que esse projeto não fique em oito anos", diz.

A maior parte dos sindicalistas e políticos alinhados com o PT que atuam no ABC hoje era formada por jovens operários quando Lula despontou na política sindical. E vieram, assim como ele, de outras regiões do país.

É o caso do presidente do diretório, Wanderley Salatiel. Ele abandonou a vida de cortador de cana em Sertãozinho, da região de Ribeirão Preto (SP), para procurar trabalho em São Paulo. E assim como Lula, chegou na carroceria de um caminhão. Arrumou emprego no bar do tio, aquele de onde assistia Lula discursar na Vila Euclides. Começou a carreira sindical numa fábrica de produtos de higiene, base dos químicos do ABC.

Foi nessa mesma época que, um dia, enquanto jogava bilhar no sindicato, Lula recebeu a visita de um jovem desconhecido, que foi pedir ajuda numa greve. Era Carlos Alberto Grana, hoje presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos. Grana conhecia o movimento sindical do ABC desde os 14 anos porque participava de uma organização chamada Juventude Operária Católica. Logo que entrou na Brosol, extinta fabricante de carburadores de Ribeirão Pires, o metalúrgico recém-formado no Senai ajudou a organizar uma greve. Mas garante que a empresa só aceitou negociar depois que Lula apareceu no carro de som.

Assim como Lula, Grana, passou mais tempo da vida trabalhando como militante do que como metalúrgico. Nas próximas eleições, ele se candidatará a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo. O dirigente contesta a tese de que as fábricas deixaram de formar lideranças políticas. Garante que surgirá muita gente preparada para a política entre os 2 milhões de trabalhadores que formam a base de metalúrgicos no Brasil. Para um cenário mais próximo, Grana aposta as fichas em Luiz Marinho.

Para Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, os sindicalistas hoje estão prontos para atuar de uma forma diferente da época de Lula. Ele lembra que naqueles tempos era preciso fazer greves de pelo menos 40 dias porque somente a partir disso, o estoque de matéria-prima e peças terminava.

A globalização trouxe o desafio do trabalho sem estoques, o que antecipou o diálogo com os empresários. "Criamos em São Bernardo a negociação permanente", afirma. Nobre diz que a agenda do sindicato hoje é outra. Enquanto nos tempos de ditadura o movimento sindical se concentrava na briga por melhores condições dentro das fábricas e havia conflito por qualquer coisa, hoje os desafios são outros. "A agenda mudou", diz. "Agora há uma nova realidade econômica e política no país e, por isso, os sindicatos precisam estar preparados para questões como o enfrentamento da crise, o desenvolvimento regional e relações internacionais", completa.

Para Ademir Médici, pesquisador do ABC, os metalúrgicos se elitizaram. Ele lembra que muitas empresas, como a Volkswagen, que ameaçavam deixar a região, decidiram permanecer e aproveitar a especialização da mão-de-obra local.

Os lulistas do ABC aguardam o fim do mandato presidencial com grande expectativa. Seu reduto espera que, com a experiência do Planalto na bagagem, Lula continue de alguma forma engajado em movimentos populares. Essa legião de seguidores já está informada de que o presidente provavelmente se dividirá entre São Bernardo e missões internacionais em países em desenvolvimento.

Para o professor Luiz Roberto Alves, pesquisador da Universidade de São Paulo e coordenador da cátedra de gestão de cidades, no ABC, os admiradores de Lula já se conformaram em não tê-lo mais por perto porque entendem que ele é alguém construído a partir da história deles. "É o povo pobre que saiu de regiões como o Nordeste para trabalhar nas fábricas do ABC e que cresceu ouvindo a mãe contar as histórias de que pobres quase sempre perdem, mas pode haver uma esperança", afirma.

O Sindicato dos Metalúrgicos o aguarda o presidente para participar do segundo congresso da mulher metalúrgica, no fim deste mês. O primeiro foi no mandato de Lula como dirigente, em 1978. A confederação dos metalúrgicos já o aclamou presidente de honra. E, no diretório do PT, Salatiel ainda tem esperanças de que o presidente tenha tempo para ajudá-lo a organizar o partido na cidade.

Ele gostaria de preparar uma grande festa "de volta às origens". Pensou numa fila de pessoas de mãos dadas à entrada da cidade. Difícil saber, no entanto, qual entrada, já que São Bernardo do Campo faz divisa com São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema e Cubatão.

A vizinhança do apartamento da Avenida Prestes Maia também está na expectativa. O administrador de empresas Carlos Borges, que mora no quarto andar, petista e escorpiano como Lula, é fã do presidente. Mas ele já presenciou a cena de vizinhos erguendo faixas com "fora, Lula", em épocas de eleição. Nathali Requena, que mora nas redondeza, já se cansou do ruído dos geradores dos carros de televisão. Ela diz que não imagina Lula circulando pelo bairro com tranquilidade mesmo depois de deixar a Presidência.

Mas não é apenas a base política que espera ansiosamente pelo fim do mandato presidencial. Num modesto e agradável Restaurante do bairro Assunção, o ex-metalúrgico Juno Rodrigues Silva, o Gigio, já se prepara para servir a chuleta preferida de Lula como nos bons tempos: com o cliente sentado na mesa número 1 ou na número 2, como ele costumava fazer.

Gigio passou os dois mandatos levando o prato do presidente para o prédio da Avenida Prestes Maia, em boa parte das vezes em que ele passava pela cidade. Chegou ao requinte de enviar a carne crua, já temperada, até Brasília. Por isso, ele diz não se incomodar se a próxima missão de Lula for novamente longe do restaurante -"Eu mando a chuleta onde ele estiver".

A chuleta do Gigio pesa 850 gramas. O prato completo, que acompanha arroz, feijão, fritas e salada de alface, tomate, cebola, presunto e mussarela, custa R$ 45. O Gigio"s, nome do estabelecimento que só funciona no horário do almoço, oferece outras opções. Mas a chuleta é a preferida da clientela - formada por executivos da região e políticos "da esquerda e da direita", segundo ele. Diariamente saem, em média, 25 a 30 chuletas.

Fã inveterado do presidente, Gigio montou uma galeria de fotos antigas dos tempos sindicais e uma, mais atual, ao seu lado. O caprichado salão com capacidade para 120 pessoas começou pequenino, há 22 anos. Depois de perder o emprego na fábrica e não se dar bem na política, o metalúrgico decidiu vender uma casa e comprar um bar velho. "Deus e Nossa Senhora vão te ajudar", disse Lula quando o amigo revelou os planos. Quem sugeriu a chuleta foi um camioneiro de passagem. O prato caiu no gosto graças a um bom açougue na mesma rua e ao tempero de Dona Divina, a esposa, que comanda a cozinha.

Os amigos de Lula no ABC têm um certo receio de falar com jornalistas. Gigio lembra um deles que "aprontou" depois de visitar o restaurante em busca de fotos que mostrassem o presidente da República tomando bebida alcóolica. Era Larry Rohter, o repórter do "New York Times" que chegou a ter o visto brasileiro suspenso depois de escrever, há seis anos, a polêmica reportagem sobre a suspeita de que o presidente consumiria bebida alcoólica além do razoável.

Essa é também a preocupação de Rosa Kido, a dona do bar vizinho do sindicato dos metalúrgicos. Descendente de japoneses, ela se instalou por ali em 1968 e não gosta nem de lembrar dos tempos da intervenção militar. Rosa estabeleceu uma relação especial com o passado sindical e se diz orgulhosa por conhecer políticos famosos que hoje ainda passam por lá. Desconfiada, ela vai logo dizendo que quando ia no bar, Lula só tomava guaraná e comia pastel - "E, de vez em quando um Domecq".

Entre os dois mandatos, Getúlio Vargas se refugiou numa fazenda em sua terra natal, São Borja (RS). Ninguém consegue imaginar um cenário semelhante com Lula em São Bernardo. Para o professor Luiz Roberto Alves, Getúlio, construiu "um mito que desaparecia nos intervalos de poder". Com Lula, pode ser diferente. "A liderança de Lula excede a do presidente. Se ele conseguir retornar à base sem a mitificação, terá dado um passo importante na história". diz.

-------------

(*) MARCAS DO QUE SE FOI (The Fevers/Zurana).

---------

LULA [In:] CUBA É AQUI...

LULA COMPARA PRESO POLÍTICO DE CUBA AOS BANDIDOS DE SP

LULA CONDENA GREVE DE FOME DE CUBANOS DISSIDENTES


Folha de S. Paulo - 10/03/2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu respeito às decisões do governo de Cuba e condenou o uso da greve de fome por dissidentes como instrumento para que eles sejam soltos, comparando-os a criminosos comuns durante entrevista à agência Associated Press. Em 23 de fevereiro o preso político Orlando Zapata Tamayo morreu depois de 85 dias sem comer.


Para brasileiro, jejum é "insanidade" e a Justiça de Cuba deve ser respeitada

Artifício usado por presos políticos não deve servir de "pretexto de direitos humanos para liberar pessoas", diz presidente


Desmond Boylan/Reuters
O dissidente cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há 15 dias pela libertação de presos

DA REDAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem, em entrevista à agência Associated Press, respeito às decisões da Justiça cubana e condenou o uso da greve de fome por dissidentes como instrumento para serem libertados da prisão.
"Temos de respeitar a determinação da Justiça e do governo cubanos de deter as pessoas em função da legislação de Cuba. A greve de fome não pode ser utilizada como um pretexto de direitos humanos para liberar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade."
Em 23 de fevereiro, um dia antes de Lula visitar Cuba e se reunir com os irmãos Castro, o preso político Orlando Zapata Tamayo morreu após fazer greve de fome por 85 dias. Desde então, aumentaram as pressões internas e as críticas por parte de EUA, Europa e ONGs, pedindo respeito aos direitos humanos na ilha.
Para honrar a causa de Zapata e reivindicar a libertação de outros 26 presos de consciência doentes, outro dissidente, o jornalista Guillermo Fariñas, iniciou greve de fome que hoje completa 15 dias.
"Gostaria que não ocorressem [detenções de presos políticos], mas não posso questionar as razões pelas quais Cuba os deteve, como tampouco quero que Cuba questione as razões pelas quais há pessoas presas no Brasil", disse o mandatário brasileiro, lembrando que ele mesmo fez jejum nos anos 1980, durante a ditadura militar brasileira, e classificando a prática de "insanidade".
A posição brasileira contrasta com a francesa -ontem, a Chancelaria da França se disse "cada vez mais preocupada com o estado de saúde de Fariñas, muito debilitado por sua greve de fome" e fez um "chamado solene" ao regime castrista pela libertação dos presos políticos, que pede que ocorra em caráter de "urgência".

Carta a Lula
Também ontem, um grupo de dissidentes cubanos disse que a Embaixada do Brasil em Havana não enviou, por falta de assinaturas, a carta que eles tinham escrito e endereçado a Lula pedindo a interferência brasileira pelos presos políticos da ilha e no caso Fariñas, citando a "credibilidade, liderança regional e interlocução privilegiada" do presidente com as autoridades cubanas.
O dissidente Manuel Cuesta Morúa relatou à agência Efe que a carta do "Comitê Pró-Liberdade dos Prisioneiros Políticos Orlando Zapata Tamayo", criado na semana passada, não estava assinada pelos cerca de cem membros do grupo, "dada a urgência do caso Fariñas". Segundo ele, porém, a carta não seria encaminhada pela embaixada ao presidente brasileiro até que fosse devidamente assinada. "Então, entre hoje [ontem] e amanhã vamos buscar assinaturas", agregou.
O segundo-secretário da embaixada, Marcio José Bezerra dos Santos, disse à agência que a representação soube da carta pela imprensa e que um jornalista lhe enviou o texto. Só três horas depois um texto idêntico chegou à recepção da embaixada, informou.

Com agências internacionais

PF/ARRUDA [In:] QUE DOENCINHA ''AD HOC'', HEIM???

PGR REPROVA PRISÃO DOMICILIAR PARA ARRUDA

PROCURADOR É CONTRA A PRISÃO DOMICILIAR


Autor(es): # Noelle Oliveira, Edson Luiz e
Adriana Bernardes
Correio Braziliense - 10/03/2010


A saúde de José Roberto Arruda tornou-se um embate entre os advogados de defesa, o Ministério Público e a Polícia Federal. Amigos e a primeira-dama, Flávia Arruda, fazem apelos sobre o estado físico do governador, mas o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, é contrário ao benefício da prisão domiciliar. Segundo as autoridades, Arruda está recluso em condições dignas, e exames médicos não apontam alteração no quadro clínico do preso. O Superior Tribunal de Justiça autorizou o cardiologista Brasil Caiado, médico particular de Arruda, a visitá-lo na Superintendência da PF. Caiado examinou o paciente por uma hora e meia. Verificou pressão arterial e taxa de glicose altas, mas descartou a necessidade de internação. Hoje Arruda será submetido a exames de urina, sangue, eletrocardiograma e monitoramento de pressão.



Defesa do governador afastado ainda não pediu o benefício, mas chefe do Ministério Público Federal se adianta e entende que Arruda está em condições dignas na Polícia Federal. Superior Tribunal de Justiça permite a entrada do cardiologista pessoal na cadeia

Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press
Flávia Arruda, o advogado Thiago Bouza e o médico Brasil Caiado (terno claro) estiveram com Arruda ontem à noite: novos exames hoje

Cadu Gomes/CB/D.A Press
Roberto Gurgel é contrário ao pedido de prisão domiciliar

Apesar de os amigos e a defesa do governador afastado, José Roberto Arruda (sem partido), declararem que a saúde dele está comprometida e piorando, autoridades do Ministério Público Federal e da Polícia Federal descartam a necessidade de prisão domiciliar. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse ontem que é contrário ao benefício para Arruda, preso desde 11 de fevereiro na Superintendência Regional da Polícia Federal.

O procurador reiterou que o governador afastado vive em condições dignas na sala da Polícia Federal. Ao comentar sobre o estado de saúde, uma fonte da Polícia Federal garantiu que Arruda é atendido duas vezes por dia por um médico ou enfermeiro da corporação e que os exames realizados na última segunda-feira no Hospital Juscelino Kubistchek, no Sudoeste, não indicaram alteração no estado de saúde. As informações são registradas no prontuário dele.

Ainda não existe um pedido de prisão domiciliar protocolado na Justiça, mas a defesa de Arruda conseguiu uma vitória na tarde de ontem que pode ser a porta de entrada para o requerimento. A pedido dos advogados de defesa, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Fernando Gonçalves permitiu que Arruda fosse atendido pelo médico pessoal, o cardiologista Brasil Caiado. “Não temos nada a reclamar do atendimento que ele está recebendo aqui (na Polícia Federal). Só queremos a opinião de um outro médico que conhece o histórico de saúde dele”, disse a primeira-dama, Flávia Arruda.

Brasil Caiado, médico pessoal de Arruda há oito anos, foi avisado por Flávia sobre a autorização do STJ para que ele visitasse Arruda. Ela e o advogado Thiago Bouza o acompanharam até a Polícia Federal. Depois de ficarem uma hora e meia com Arruda, o médico informou que o governador afastado está com a pressão e a glicose elevadas, depressão mais acentuada do que antes de ser preso e um edema no pé direito.

Caiado antecipou que hoje fará exames de sangue, urina, eletrocardiograma e monitoramento da pressão de Arruda. “Quanto ao edema ainda não é possível esclarecer as causas. Mas é comum pacientes sofrerem de trombose após cirurgias como a que ele realizou no tornozelo no fim do ano passado”, disse. Os exames devem ser feitos na própria Superintedência Regional da Polícia Federal. Após o resultado, Brasil Caiado pretende pedir outros exames complementares para avaliar o edema. “Pelo quadro que vi, não é caso para internação. Mas ainda não sei qual é o quadro clínico como um todo”, explicou.

A defesa de Arruda também pediu ao STJ para encontrar-se a portas fechadas com o cliente. Neste caso, porém, o ministro quer um parecer do Ministério Público Federal antes de decidir. “Eu não tenho dúvida quanto ao posicionamento do MP, ele jamais irá se opor a isso. Trata-se apenas de uma atitude respeitosa do ministro”, afirmou o advogado de Arruda, Nélio Machado.

Preso normal
A Polícia Federal preferiu não polemizar com a defesa de Arruda e com Flávia Arruda, que ao conversar pela primeira vez com a imprensa em quase um mês da prisão de seu marido, reclamou que ele não completou o pós-operatório e está com edema na perna direita. Flávia afirmou que Arruda não tem conseguido ficar de pé, mas fontes da Polícia Federal disseram que ele tem tido o banho de sol normalmente. A PF afirmou que o estado de saúde dele é bom, apesar do inchaço no tornozelo.

O delegado Marcos Ferreira dos Santos, chefe do Comando de Operações Táticas (COT) da PF, onde Arruda está detido, não quis tratar do assunto, já que a detenção do governador afastado foi determinada pelo STJ. Segundo uma fonte da PF, ao negar a entrada do médico particular e manter os cuidados por contas de profissionais da corporação, Arruda é tratado como um preso normal.

Apesar disso, na semana passada, a PF estudava a possibilidade de ajustar alguns procedimentos em relação à prisão de Arruda. Um deles seria permitir a entrada de um aparelho de DVD para que Arruda assista a filmes. O outro é dar mais tempo a Arruda com sua família, principalmente com Flávia. Porém, todas as normas têm que ser analisadas antes pelo ministro do STJ, Fernando Gonçalves.


Primeira-dama resolve falar

Uma primeira-dama afônica, quatro quilos mais magra e preocupada com a saúde do marido. Flávia Arruda resolveu quebrar o silêncio e falou pela primeira vez com a imprensa desde a prisão do governador José Roberto Arruda. Durante a conversa com os jornalistas, na Superintendência Regional da Polícia Federal, Flávia disse que as imagens em que Arruda aparece recebendo dinheiro das mãos de Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais, são antes de seu casamento, em época de campanha eleitoral, e que a cena não a abalava. “Não me surpreende porque eu sei que todo mundo recebe. Sei que a política no Brasil é assim, as pessoas precisam receber dinheiro para a campanha”, afirmou. Ela destacou, porém, que todo o dinheiro entregue ao governador foi declarado por Arruda.

Flávia também se mostrou indignada com a Justiça e afirmou que o governador afastado já não tem mais qualquer estabilidade emocional. Ontem, inclusive, ele se recusou a almoçar. “Estou levando tudo de volta. Cuido da alimentação dele, mas mesmo assim o quadro de saúde está piorando”, disse. “O maior prejudicado nessa história toda é ele próprio e a nossa família, não a população de Brasília. Essa cidade nunca esteve tão organizada como está hoje, todo mundo sabe disso”, desabafou.

Fisioterapia
A primeira-dama acredita que o estado de saúde do marido tenha piorado pois, com a prisão, precisou ser interrompido o processo de fisioterapia recomendado pelos médicos para os quatro meses seguintes à operação do tornozelo, que Arruda foi submetido em novembro do ano passado. “Ele vinha fazendo uma série de exercícios em casa, acompanhado por um fisioterapeuta do Hospital Sarah. Aqui ele só faz um exercício de extensão, com um elástico que eu trouxe há poucos dias”, afirmou.

Visivelmente abatida, Flávia disse que a filha, de um ano e meio, reclama diariamente a falta do pai, chora muito e que já apresentou febre de 41ºC. “Ela calça os sapatos dele e sente muitas saudades”, disse. Segundo ela, os advogados já conseguiram a autorização da PF para que a criança visite o pai, mas a primeira-dama ainda não sabe se levará a filha. “Tenho medo da reação dela na saída”, disse, chorando. (NO)



O que diz a lei

A prisão domiciliar é prevista no artigo 117 da Lei de Execução Penal (7.210, de 1984). Trata-se de uma medida considerada excepcional só concedida em situações extremas, quando o local em que se encontra o preso não lhe garante condições de saúde. As situações previstas na lei são condenados com mais de 70 anos e com doença grave, além do caso de mulheres grávidas ou com filho menor ou deficiente físico ou mental.

Embora a Lei de Execução Penal trate de condenados, há situações em que a Justiça estende o benefício a quem está preso preventivamente, ou seja, não cumpre ainda pena. Nessas situações, a pessoa pode ficar em casa, com a família, mas não pode receber visitas sem autorização judicial. A residência fica monitorada por policiais. Para conseguir a benesse, o preso precisa comprovar que corre algum risco na prisão.

MENSALÃO/PT/VACCARI [In:] BANCOOP. UMA COOPERATIVA ''PrivaTizada''

Caso Bancoop: ex-segurança acusa Vaccari

Bancoop: depoimentos acusam PT e Vaccari


Autor(es): Agencia O Globo/Leila Suwwan
O Globo - 10/03/2010

O inquérito policial que investiga o rombo de R$ 100milhões naBancoop e o suposto abastecimento de campanhas petistasdesde 2002contém depoimentos com acusações ao partido e ao JoãoVaccari Neto,tesoureiro do PT e presidente licenciado da Bancoop.

Testemunhas relatam que recursos eram sistematicamente desviados das construções, por meio de superfaturamentos, notas frias e arrecadações paralelas.

Alémdisso,Vaccari é apontado como articulador do esquema e teriarecebidoenvelopes de dinheiro da Bancoop em 2003 e 2004. Ele negaRelatórioparcial da investigação, com depoimentos colhidos desde 2007,sugereque Vaccari estaria envolvido no esquema, como elo entre aBancoop, oSindicato dos Bancários e o PT. Segundo Andy RobertoGurczynska,segurança particular do exdirigente da Bancoop LuisMalheiro, morto emacidente de carro em 2004, envelopes com quantiassacadas em dinheiroeram entregues a Vaccari.

Gurczynska afirmouem janeiro de 2008que seu chefe se encontrava com Vaccari Neto fora dasede da Bancoop.Luís Malheiros determinava ao declarante que entregasseenvelopeslacrados retirados do Banco Bradesco, diz um trecho dodepoimento, queprossegue: Sendo que o declarante então escoltava LuisMalheiro, queentregava tais envelopes a Vaccari Neto na sede doSindicato dosBancários.

De acordo com Gurczynska, as reuniões aconteciam toda semana, entre 2003 e 2004.

Apósamorte de Malheiro, Gurczynska foi dispensado, e Vaccari Neto,queassumiu a presidência da Bancoop, contratou serviços de segurançadaempresa Caso, de propriedade de Freud Godoy, um dos envolvidosnoescândalo dos aloprados, quando petistas foram flagradostentandocomprar um falso dossiê contra tucanos.

Uma mala com R$ 1,7 milhão, de origem desconhecida, foi apreendida.

O MP investiga o pagamento de R$ 1,5 milhão da Bancoop à empresa de Godoy.

Emoutrodepoimento, em maio de 2008, o irmão de Malheiro, Hélio, disseque aBancoop abasteceu a campanha petista de 2002, sob promessa deserbeneficiada após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Hélio esuamãe ingressaram no programa de proteção à testemunhas.

Presidentedo PT diz que partido é alvo de ataques Ele disse que seuirmão tinhaque ceder a pressões políticas e muitas vezes se viaobrigado a entregarvalores de grande monta para as campanhaseleitorais do PT, desviandorecursos da Bancoop. As pressões viriam deVaccari, que à época presidiao Sindicato dos Bancários.

Estou investigando a Bancoop.

Seseusdirigentes são ligados a um partido, não me importa qual, não mudanada.Ser político não estimula meu trabalho nem serve de salvo-condutoaoinvestigado disse promotor José Carlos Blat.

O presidentedo PT,José Eduardo Dutra, em nota, afirmou que o partido é alvo deumaescalada de ataques caluniosos e que representará no ConselhoNacionaldo Ministério Público contra Blat.

A Assembleia de SãoPauloinstalou a CPI da Bancoop. O advogado da cooperativa, FlávioDUrso,entrou com recurso para impedir a quebra de sigilo bancário deVaccaride 2001 a 2008. O pedido foi feito pelo Ministério Público.ParaDUrso, o pedido extrapola o período da investigação, de 2003 a 2005.

ELEIÇÕES 2010/PALANQUEADURA [In:] PETROBRAS. DADOS NO AFOGADILHO...

DILMA INFLA DADOS E PETROBRAS É OBRIGADA A DAR EXPLICAÇÕES

PETROBRAS TEM DE CORRIGIR DILMA


Autor(es): Agencia O Globo/Henrique Gomes Batista
O Globo - 10/03/2010

Uma frase dita pela ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, no palanque da terceira "vistoria" a obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), na tarde de segunda-feira, obrigou a Petrobras a emitir nota de esclarecimento ao mercado financeiro e ao órgão regulador acionário, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A ministra disse que a estatal deverá investir este ano R$85 bilhões. Porém, segundo o último plano de negócio publicado pela empresa, os investimentos não podem ultrapassar R$79,45 bilhões.

- Vi a Petrobras evoluir, saltar de uminvestimento de R$20 bilhõespara algo mais de quatro vezes superior.Hoje, este ano, a Petrobrasestá investindo mais ou menos R$85 bilhões -afirmou Dilma, que presideo Conselho de Administração da estatal.

Entretanto,como a Petrobras é uma companhia de capital aberto, comações negociadasna Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e em NovaYork, todainformação nova precisa seguir ritos específicos para serdivulgada.Isso porque um dado tornado público, de forma poucotransparente ou a umgrupo restrito, pode deixar alguns investidorescom informaçõesprivilegiadas. Para resolver essa situação, a Petrobraspublicou ontemde manhã uma nota à CVM, na qual esclarece que, no seuPrograma deDispêndio Global e do Orçamento Anual de Investimentos,consta o limiteorçamentário de investimento de R$79,45 bilhões. Ovalor dito por Dilmaé 6,98% superior. A Casa Civil não comentou oepisódio.

Aestatal e Dilma poderão ser investigadas na CVM, mas o órgãonãoconfirmou se isso ocorrerá. O diretor-geral da Agência NacionaldePetróleo (ANP), Haroldo Lima, já foi criticado por ter dito, duranteoanúncio do petróleo da camada do pré-sal, que as reservas seriam de33bilhões de barris - o dado só pode ser fornecido após uma sériedetestes; até agora, a estatal só confirma dez bilhões de barris.

Fonte da estatal diz que valor pode subir

Umafonte da Petrobras esclareceu que o valor de R$79,45 bilhõespoderá serrevisto para cima, o que o mercado também espera."Informamos também queo Plano de Negócios da Companhia para o períodode 2010 a 2014encontra-se em discussão e será divulgado amplamenteapós suaaprovação". Mas isso só pode se tornar público após aprovaçãopeladiretoria da estatal. A próxima reunião está marcada para 19 demarço.Uma reunião havia sido marcada para 26 de fevereiro, quandoseriamaprovados os resultados de 2009 da empresa - e provavelmente onovoplano de investimentos para os próximos quatro anos; mas foidesmarcadapor problemas de agenda de integrantes do conselho deadministração.

-O resultado de 2009 ainda não foi divulgado, mas todos osanalistasesperam um resultado forte e, com isso, uma ampliação dolimites para2010. Assim, a frase da ministra não alterou asexpectativas - afirmouLuiz Otávio Broad, da Ágora Corretora.

Segundo EricScott, analista de petróleo da SLW Corretora, a altadas ações daPetrobras ontem - as ações PN (preferenciais, sem direitoa voto)fecharam em alta de 2,2%, cotadas a R$36,50; as ações ON(ordinárias)tiveram ganho de 1,9% no dia, cotadas a R$40,71 - não teverelação comas declarações de Dilma.

- O mercado aproveitouum dia positivo no mercado internacionalpara corrigir o preço daempresa. Também pode estar antecipando algumanotícia positiva dacompanhia - disse Scott.

ELEIÇÕES 2010/PALANQUEADURA [In:] CUSTO PRÉVIO DE CAMPANHA

Despesa do Planalto com diária sobe 120%

Milhagem inflada na pré-campanha


Autor(es): # Tiago Pariz
Correio Braziliense - 10/03/2010


Os gastos da Presidência com diárias de funcionários para os preparativos das viagens de Lula somaram R$ 1,24 milhão em 2010. O valor é 120% superior ao de 2009. Lula dobrou o número de visitas a obras, a maioria das vezes na companhia de Dilma Rousseff.



Despesas da Presidência com diárias nos dois primeiros meses de 2010 crescem 120% em relação ao mesmo período do ano passado. Lula, com Dilma quase sempre ao lado, inaugurou 18 obras, contra nove em 2009




Em pleno ano eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a tiracolo, intensificou a agenda de inaugurações de obras e lançamentos de pedras fundamentais. Em paralelo, quase triplicaram os gastos com diárias de funcionários de órgãos envolvidos na preparação do bem-estar dos dois petistas em suas visitas fora de Brasília.

Os gastos de civis e militares contabilizados pela Presidência da República somaram, em janeiro e fevereiro deste ano, R$ 1,24 milhão, contra R$ 565 mil no mesmo período de 2009. Um crescimento de 120%. Esses números incluem dados da Secretaria de Administração, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Cerimonial e Gabinete Pessoal do presidente. Foram excluídas despesas com o centro gestor do Sistema de Proteção da Amazônia, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social e a Secretaria Nacional da Juventude. Diárias no exterior também não foram incluídas. Os dados foram levantados pelo Correio no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

Aliado a esses números, o presidente Lula participou de 18 eventos de inauguração e lançamento de obra fundamental. No mesmo período do ano passado, foram nove inaugurações e nenhuma pedra fundamental. Todas as visitas de Lula a hospitais, centros tecnológicos, fábricas, sindicatos e obras do Programa de Aceleração do Crescimento (a grande maioria com a ministra Dilma ao lado) mobilizam uma verdadeira trupe de servidores: seguranças pessoais, assessores, funcionários civis e militares. Nos dias que antecedem os eventos, o GSI realiza varreduras nos locais em que o circo presidencial será instalado para saber se há algum risco às autoridades.

O valor das diárias, no entanto, não reflete com exatidão o custo das viagens e inaugurações de Lula e Dilma. Dentro da Secretaria de Administração, por exemplo, há gastos de outros órgãos ligados à Presidência da República, como a Secretaria-Geral ou a Secretaria de Comunicação Social, que podem fazer o acompanhamento dessas visitas, mas também usam as despesas com diárias para realizar serviços próprios. A Casa Civil descartou relação eleitoral com o aumento de viagens de Lula e Dilma e disse que o aumento deve-se ao reajuste concedido pelo presidente em julho passado (leia abaixo).

Bombardeio
As diárias para servidores variam de R$ 177, para postos de nível intermediário e de auxiliares, a R$ 406,7 para cargos de natureza especial. Ministros(1) ganham de R$ 458,99 a R$ 581, a depender do deslocamento. Em 2009, a ministra Dilma Rousseff ganhou em diárias R$ 16.511,73, de acordo com o Portal da Transparência do governo federal. O dado de 2010 não estava disponível para consulta.

O crescimento das despesas com diárias ocorre num momento em que a oposição bombardeia Lula e Dilma com acusações de que estão em franca campanha eleitoral. Ambos estariam aproveitando eventos nos estados para divulgar a pré-candidatura da ministra-chefe da Casa Civil ao Planalto. O presidente defende-se sob o argumento de que tem direito de colher os frutos de sua administração e que leva Dilma por ela ser a gestora dos programas. Até agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não acatou qualquer reclamação de antecipação de campanha dos petistas feita pelos partidos de oposição.

No mais recente evento, a inauguração de um hospital no Rio de Janeiro, houve distribuição de sanduíches para moradores e trios elétricos pedindo voto para Dilma — o que é proibido pela legislação eleitoral vigente.

1 - Melindre e escândalo
As diárias são destinadas ao pagamento de despesas de alimentação, hotel e locomoção nas viagens nacionais. Ministros passaram a receber depois do escândalo dos cartões corporativos que mostrou irregularidades praticadas com gastos de funcionários do primeiro escalão.

As denúncias levaram à demissão da então ministra de Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.

O número
R$ 1,24 milhão
Gastos de civis e militares contabilizados pela Presidência em janeiro e fevereiro


O número
R$ 565 mil
Quantia gasta com a mesma rubrica no mesmo período do ano passado



Justificativa no reajuste

A Casa Civil informou, por meio de nota, que o aumento do uso de diárias deveu-se exclusivamente ao reajuste concedido pelo Decreto nº 6.907 de 2009. E rejeitou qualquer ligação com o aumento do número de viagens e inaugurações de obras e lançamento de pedras fundamentais pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O valor das diárias foi elevado em 105%, em julho de 2009, levando-se em conta a inflação acumulada desde 2003. Esse percentual é o mesmo do crescimento da despesa total de diárias no país e no exterior do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e da Secretaria de Administração, levando em conta civis e militares, comparando 2010 com 2009.

Segundo os dados das despesas apresentadas pela Casa Civil, os dois órgãos gastaram, entre janeiro e fevereiro, R$ 1,315 milhão, contra R$ 640 mil no mesmo período de 2009. No país, foram 1,246 milhão em 2010 e R$ 565,7 mil no ano passado.

A Casa Civil informou ainda que a Secretaria de Administração tem como área de competência os órgãos essenciais da Presidência: Casa Civil, Secretaria-Geral, Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria de Comunicação Social, Gabinete Pessoal, Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência. Além do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), Comissão de Ética Pública e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. (TP)

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

10 de março de 2010

O Globo

Manchete: Dilma infla dados e Petrobras é obrigada a dar explicações

Ministra anunciou investimento de R$ 85 bi, mas estatal diz que serão R$ 79,45 bi

Na terceira "inauguração" de obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), anteontem, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse que a Petrobras deverá investir R$ 85 bilhões este ano, o que obrigou a estatal a divulgar nota corrigindo a informação. Dirigida ao mercado financeiro e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a nota diz que os investimentos previstos hoje são de R$ 79,45 bilhões. Mas o mercado espera que eles serão aumentados ainda neste mês. Dilma, que é ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, não comentou o caso ontem. Como a estatal é uma companhia de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de São Paulo e em Nova York, toda informação nova precisa seguir ritos especiais para ser divulgada, já que um dado tornado público, de forma pouco transparente ou a um grupo restrito, pode deixar alguns investidores com informações privilegiadas. Dilma e a Petrobras podem ser investigadas pela CVM, mas o órgão não confirmou se isso ocorrerá. (págs. 1, 3 e 4 e Míriam Leitão)

Serra 'inaugura' pré-edital

Pré-candidato do PSDB à Presidência, o governador paulista José Serra viajou ontem a Santos para lançar uma ponte que ainda vai ser licitada. O também tucano Aécio Neves disse ontem que será um soldado da campanha de Serra. (págs. 1 e 8)

Caso Bancoop: ex-segurança acusa Vaccari (págs. 1 e 12)

Paes já gastou R$ 322 mil em jatinhos fretados (págs. 1 e 14)

Plano dá a militar poder de prisão na fronteira

A Câmara aprovou projeto de lei que dá aos militares poder de prisão em ações de patrulhamento em regiões de fronteira. A proposta, elaborada pelo ministro Nelson Jobim, como parte de um Plano Nacional de Defesa, reforça o poder do ministro sobre as Forças Armadas. O texto segue agora para votação no Senado. (págs. 1 e 9)

Governo quer rever concessões para mineração

O governo vai cassar as concessões, que chegam a 150 mil no país, de quem não cumprir as regras de pesquisa e exploração de minas.
"Ninguém vai estuprar ninguém. Vamos seguir as regras", disse o ministro Edison Lobão. (págs. 1 e 21)

Retaliação pode atingir Hollywood

O segundo passo da retaliação do Brasil aos EUA pode ter como alvos os direitos autorais de filmes e a cassação de patentes de medicamentos. (págs. 1, 23, Elio Gaspari e editorial "Sem alternativa")

Quebras de sigilo serão controladas

Procuradores e promotores serão obrigados a informar mensalmente à Corregedoria do Conselho do MP os números dos telefones e as pessoas que estão sendo investigados com "grampos" legais. (págs. 1 e 9)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Lula compara preso político de Cuba aos bandidos de SP

Presidente critica greve de fome; para dissidente, ele é 'cúmplice da tirania'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu respeito às decisões do governo de Cuba e condenou o uso da greve de fome por dissidentes como instrumento para que eles sejam soltos, comparando-os a criminosos comuns durante entrevista à agência Associated Press.

"Temos de respeitar a determinação da Justiça e do governo cubanos. A greve de fome não pode ser um pretexto de direitos humanos para liberar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade", afirmou.

Em 23 de fevereiro, um dia antes de Lula visitar Cuba e se reunir com os irmãos Fidel e Raúl Castro, o preso político Orlando Zapata Tamayo morreu depois de 85 dias sem comer. Desde então, aumentaram as críticas ao regime cubano e à sua política de direitos humanos.

O dissidente Guillermo Fariñas, em greve de fome há 15 dias pela libertação de 26 presos, disse em entrevista a Flávia Marreiro que Lula é "cúmplice da tirania dos Castro": "A maioria do povo cubano se sente traído por um presidente que um dia foi preso político". (págs. 1 e Mundo)

Governo manda a Fiat realizar recall do Stilo

Numa decisão inédita, o governo ordenou um recall dos veículos Stilo fabricados a partir de 2004 para reparar defeito na roda traseira.

A Fiat foi multada em R$ 3 milhões por ter continuado a vender o veículo mesmo após notificação. O problema é apontado como o motivo de pelo menos 30 acidentes - 8 deles com mortes.

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, orientou os donos dos veículos a procurar a montadora. A Fiat confirmou que fará em breve o recall.

A empresa classificou a decisão como "inusitada". Afirmou discordar
"totalmente" do laudo que embasou a exigência (págs. 1, B1 e B3)

Foto legenda: Chama eterna

Em Jerusalém, Joe Biden, vice de Barack Obama, visita memorial do Holocausto; Israel anunciou a construção de mais 1.600 casas em área reivindicada pelos palestinos, irritando os EUA (págs. 1 e A15)

Cooperativa sob investigação tem 19 obras que não saíram do papel

Dos 53 empreendimentos lançados pela Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários), 19 não chegaram a sair do papel. A entidade é investigada pelo Ministério Público por suposto desvio de recursos para ex-dirigentes e para o PT.

Associados da cooperativa questionam o destino do dinheiro das obras. A Bancoop diz que os projetos pararam "por falta de interesse dos cooperados"; a entidade nega ter havido desvio. (págs. 1 e A4)

Após pressão, Previdência susta cobrança de novo seguro

Pressionado pelo setor industrial, o governo Lula suspendeu a cobrança do novo seguro de acidente de trabalho para mais de 7.000 empresas que entraram com recurso. Houve contestação dos cálculos do Ministério da Previdência. A suspensão vale até que os processos sejam examinados pela pasta.

Para a confederação da indústria, há aumento de encargos. Segundo o governo, não existiu intenção de elevar a arrecadação. (págs. 1 e B4)

Cotidiano: Depois de ameaça de greve, governo Serra dá reajuste a policial (págs. 1 e C6)

Editoriais

Leia "Estratégia comercial", sobre retaliação aos EUA; e "Queda de braço", acerca da greve de professores em SP. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Lula defende regime cubano e compara dissidente a criminoso

Presidente diz que opositores de Cuba foram presos de acordo com a lei da ilha

O presidente Lula disse ontem, sobre os presos políticos cubanos, que é preciso “respeitar a determinação da Justiça e do governo cubano, de prender as pessoas em função da lei de Cuba". A declaração foi feita no dia em que dissidentes pediram a Lula que intercedesse pela libertação de 20 presos políticos. Por causa deles, um jornalista está em greve de fome. O presidente comparou os presos de consciência a criminosos comuns: "Greve de fome não pode ser usada como pretexto de direitos humanos para libertar pessoas. Imagine se os bandidos presos em São Paulo entrassem em greve de fome e pedissem libertação". Em fevereiro, Lula silenciou a respeito da morte de um dissidente cubano em greve de Fome. (págs. 1, A12 e A13)

Artigo: Para ser preso, basta a suspeita
Nik Steinberg pesquisador

Pela lei de "periculosidade" de Cuba, quem não cometeu nenhum crime pode ser preso sob a suspeita de que poderia cometê-lo no futuro. Atividades "perigosas" incluem tentar formar um sindicato independente. (págs. 1 e A12)

Foto legenda: Protesto - Fariñas está em greve de fome desde 24 de fevereiro para exigir libertação de 20 presos

EUA não oferecem acordo ao Brasil

O primeiro passo nas negociações de uma alternativa "pacífica" às retaliações comerciais do Brasil contra os EUA frustrou-se com a ausência de oferta americana. A expectativa brasileira era que uma proposta de compensação comercial fosse entregue, o que não ocorreu. O Brasil já está finalizando a lista de direitos de propriedade intelectual que podem ser objeto da retaliação. (págs. 1 e B1)

Frase
Miguel Jorge - Ministro do Desenvolvimento
"Claro que não vamos abrir mão das retaliações"

Serra e Dilma exploram obras que estão só no papel

A menos de um mês da desincompatibilização para disputar a Presidência, o governador paulista, José Serra (PSDB), e a ministra Dilma Rousseff (PT) aparecem ligados a grandes obras que aparecem apenas no papel. Ontem, o tucano foi a evento em que apresentou a maquete de uma ponte, a Santos-Guarujá. Do lado petista, o presidente Lula quer lançar, antes da saída de Dilma, projetos do PAC que só serão feitos no próximo governo. (págs. 1, A8 e A10)

Petrobras corrige dado da ministra

A Petrobras corrigiu ontem declaração feita na véspera por Dilma Rousseff. Em nota, a estatal diz que tem orçamento de R$ 79,5 bilhões para 2010 e não de R$ 85 bilhões, como anunciado pela ministra. (págs. 1 e A8)

CNJ aprova depoimentos a distância para presos

O Conselho Nacional de Justiça aprovou regras para que juízes ouçam testemunhas e presos por meio de videoconferência. A expectativa é de mais rapidez e menos riscos à segurança. Também está previsto uso de sistema eletrônico para comunicação de prisão em flagrante. (págs. 1 e C1)

Imunização de crianças reduz casos de gripe em 60%

Pesquisadores canadenses concluíram que a imunização de crianças e adolescentes que frequentam escola reduz em cerca de 60% a ocorrência de gripe comum. No Brasil, pessoas entre 3 e 19 anos não estão incluídas na campanha de vacinação contra gripe suína. (págs. 1 e A16)

Colunista Marcos Sá Corrêa

Estudo avisa que está passando a hora de o Brasil pensar em alternativas às hidrelétricas, como energia solar, eólica, das marés e biomassa. (págs. 1 e A18)

Automóveis: Governo determina recall do Fiat Stilo

Montadora terá de pagar multa de R$ 3 milhões por negar defeito em roda. (págs. 1 e B15)

Notas e Informações: 'Turbinação' consentida

A situação de pré-candidato parece isentar candidatos de responsabilidade pelo descumprimento da legislação. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Os riscos da facilidade em compras na internet

Confirmação em um só clique é tendência perigosa ao consumidor

Para comprar na internet há cada vez mais facilidades, com direito a aquisição de produtos com um único clique. Mas o conforto não é o mesmo para cancelar a compra. Entidades de defesa do consumidor lembram que os clientes que adquirirem produtos fora de estabelecimentos comerciais – por telefone ou lojas virtuais – tem até sete dias após a entrega para desistir da negociação. Dessa forma, o dinheiro empenhado deverá ser totalmente devolvido, e o cliente não pode gastar nenhum valor para efetuar a devolução. Mas no caso dos sites, não há uma política clara sobre o assunto. O Submarino, que lançou a opção de comprar a um só clique há 16 dias, não se pronuncia. A saraiva, que inaugurou o serviço esta semana, aconselha, no caso de desistência, o cliente entrar em contato com a empresa – que promete seguir as regras do Procon. (págs. 1 e Economia A17)

Lula defende Dilma de ataques

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a pré-candidata do PT a sua sucessão, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, não levará o país para a esquerda ou elevará excessivamente o controle do Estado sobre a economia. Dilma negou que esteja fazendo campanha antecipada e inaugurando obras inacabadas. (págs. 1 e País A4 e A5)

Decisão de Israel gera mal-estar

No dia em que o país recebia o vice-presidente americano, Joe Biden, o governo de Israel anunciou a construção de 1.600 casas para colonos judeus em Jerusalém Oriental, a parte da cidade de maioria árabe anexada pelo Estado hebreu em 1967, após a Guerra dos Seis Dias. Os EUA condenaram a decisão israelense. (págs. 1 e Internacional A20)

Fiat, multada, fará recall

A Fiat do Brasil será multada em R$ 3 milhões, pelo Ministério da Justiça, e terá que fazer recall de todas as unidades do modelo Stilo fabricadas a partir de abril de 2004. O Departamento Nacional de Trânsito informou que o problema foi constatado no conjunto do cubo da roda, que pode romper-se, como já ocorrera. (págs. 1 e Economia A18)

Informe JB

Dilma Rousseff na carona do Conselhão. (págs. 1 e A4)

Anna Ramalho

Alemães de olho no lucro de eventos no Brasil. (págs. 1 e A16)

Sociedade Aberta

José Luiz Niemeyer
Cientista político

José Serra e a grande chance de perder a eleição (págs. 1 e A12)

Sociedade Aberta

Carlos Alberto Rabaça
Sociólogo e professor

O despertar da mulher. (págs. 1 e A11)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: PGR reprova prisão domiciliar para Arruda

A saúde de José Roberto Arruda tornou-se um embate entre os advogados de defesa, o Ministério Público e a Polícia Federal. Amigos e a primeira-dama, Flávia Arruda, fazem apelos sobre o estado físico do governador, mas o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, é contrário ao benefício da prisão domiciliar. Segundo as autoridades, Arruda está recluso em condições dignas, e exames médicos não apontam alteração no quadro clínico do preso. O Superior Tribunal de Justiça autorizou o cardiologista Brasil Caiado, médico particular de Arruda, a visitá-lo na Superintendência da PF. Caiado examinou o paciente por uma hora e meia. Verificou pressão arterial e taxa de glicose altas, mas descartou a necessidade de internação. Hoje Arruda será submetido a exames de urina, sangue, eletrocardiograma e monitoramento de pressão. (págs. 1 e 27)

Foto legenda: E as férias continuam…

No segundo dia letivo, os alunos da UnB receberam o aviso de que ficarão sem aula. Os professores da universidade entraram em greve, como protesto pela suspensão do pagamento de gratificação. Corte no salário segue recomendação do Tribunal de Contas da União, mas está em análise no Supremo Tribunal Federal. (págs. 1 e 34)

Fiat terá que fazer recall do Stilo

Denatran determina reparos no modelo. Defeito pode romper o cubo e levar à soltura da roda. (págs. 1 e 19)

Eleições: Despesa do Planalto com diária sobe 120%

Os gastos da Presidência com diárias de funcionários para os preparativos das viagens de Lula somaram R$ 1,24 milhão em 2010. O valor é 120% superior ao de 2009. Lula dobrou o número de visitas a obras, a maioria das vezes, na companhia de Dilma Rousseff. (págs. 1 e 2)

Enem: MEC promete, mas não restitui taxa de inscrição (págs. 1 e 8)

-----------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-----------------