PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, maio 05, 2010

XÔ! ESTRESSE [In:] ESTADO e ''STADIUM''

...


---------

[Homenagem aos chargistas brasileiros].
---

CONGRESSO NACIONAL [In:] QUE SUJEIRA...

...

Quase metade do Congresso tem ficha suja

Cláudio Humberto - Cláudio Humberto
Jornal de Brasília - 05/05/2010

"Somos muito compreensivos em relação às autoridades federais"

Ex-presidente do Supremo Gilmar Mendes sobre a atuação da Justiça Eleitoral

QUASE METADE DO CONGRESSO TEM FICHA SUJA
Mais de 40% – ou 203 dos 513 deputados – da Câmara poderiam figurar na lista daqueles que teriam suas candidaturas rejeitadas, caso a Lei da Ficha Limpa estivesse em vigor nas eleições deste ano. No Senado, como indica levantamento junto ao Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, 38% são citados em processos na Justiça. Essa "bancada" é suficiente para enterrar o projeto Ficha Limpa.

TOMA LÁ E NÃO DÁ CÁ?
Desde a posse de Rogério Rosso, a Câmara do DF não vota matérias de interesse do governo. O boicote só acaba quando os deputados receberem os cargos prometidos em troca da eleição do governador.

POST IT
"Açeçorada" por um predador da língua portuguesa na internet, a campanha da ex-ministra Dilma deveria proibir desde já a expressão "deu Branco", quando ela não souber o que e como dizer.

PODER SEM PUDOR
O NOME, A MAIOR BANDEIRA
Estudante de Psicologia, em 1980, Raul Jungman militava no velho PCB e liderava o "Movimento Década", na Universidade Católica de Pernambuco. Certo dia, soube que o aluno Osvaldo Lenine Pimentel queria ser candidato a presidente o diretório acadêmico de Direito. Jungman vetou na hora:

– Companheiro, com esse nome? Lenine? Como vamos fazer a campanha num curso onde estudam dezenas de agentes da Policia Federal?
Assim, o hoje cantor Lenine, então com 18 anos, limitou sua participação no movimento estudantil apenas ao som, através de sua banda Flor de Cactus.

MÃO DE FERRO
O ministro Cezar Peluso (foto), dirigiu com mão de ferro sua primeira reunião no Conselho Nacional de Justiça. Ao conselheiro que divergia dele em um processo disciplinar contra um juiz do Maranhão, Peluso bradou: "Vossa Excelência supõe que eu seja tão imbecil a este ponto?"

CAMPEÃO
Entre os partidos, o PTB tem o maior numero de parlamentares que são réus na Justiça: nas esferas estadual e federal, 46% são citados.

O MAIORAL
Partido com o maior número de parlamentares no Brasil, o PMDB tem 39% dos seus 354 representantes enrolados em processos na Justiça.

POR REGIÃO
A Câmara Municipal de Manaus e a Assembleia do Mato Grosso têm o maior número de parlamentares no banco dos réus: 66% e 61%.

COM A BOLA TODA
O peso-pesado Ronaldo Fenômeno é o novo sócio do Clube Atlético Paulistano. Pagou R$ 185 mil, sob protesto de alguns da "zelite".

PELEGOS DO DF USAM O TERROR PARA GARANTIR GREVE
Porraloucas ligados ao Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF adotaram o terrorismo, derramando óleo diesel no chão da portaria do FNDE, em Brasília. E ameaçaram atear fogo em colegas que "ousassem" entrar para trabalhar. O Sindsep/DF vive período eleitoral: o paraíso da pelegada, de orçamento milionário, é alvo de disputa entre trotskistas da "Quarta Internacional" e, creia, "moderados" da CUT.

WILSON CANDIDATO
O presidente da Câmara Legislativa e ex-governador interino do DF Wilson Lima (PR) bateu o martelo: é candidato a deputado distrital.

VOCÊ JÁ SABIA
A agência Reuters confirmou o que a coluna noticiou, domingo: Eike Batista vai construir, com os chineses, uma refinaria de US$ 30 bilhões.

EMBROMATION
A lentidão do governo para aprovar o reajuste dos aposentados rendeu ao líder do governo Cândido Vaccarezza (PT-SP) o apelido "Vagareza".

INSPEÇÃO FANTASMA
É só factóide a "inspeção" da Fifa, por três semanas, em cidades sedes da Copa de 2014. O passeio da comissão é só para cutucar políticos, inspecionando obras que não existem e coletando dados que já tem. A Fifa está de olho no calendário eleitoral, não no calendário da Copa.

DUNGA EM PRIMEIRO LUGAR
Em conversa com um deputado, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, confessou sua prioridade: "Ganhar a Copa da África do Sul, neste momento, é mais importante que pensar na Copa de 2014 no Brasil".

E O CONTRIBUINTE, Ó...
Professores da Universidade de Brasília, que emendaram férias com greve há dois meses, querem mais: reduzir de 24 para 13 anos o prazo mínimo legal para atingir o topo da carreira. Assim, um jovem professor poderá requerer aposentadoria aos 38 ou 40 anos. De idade.

LULA É "PIRATA" NO PARAGUAI
O deputado paraguaio de oposição Carlos Soler disse ontem, numa rádio local, que "Lula nos enganou mais uma vez", no encontro com o presidente Fernando Lugo. "Foi chantagem entre amigos" ter energia financiada pelo Mercosul. O Paraguai barrou a Venezuela no bloco.

NOVA ATRAÇÃO

Será no Brasil a próxima Offshore Technology Conference (OTC), a maior feira de petróleo offshore. O desastre ecológico da British Petroleum, no sul dos EUA, é o assunto esta semana em Houston.

PENSANDO BEM...

...nesse ritmo de gafes e discursos disparatados, a candidata Dilma vai acabar n’ "A praça é nossa".

CÂMARA ''DOS'' DEPUTADOS [In:] FICHA LIMPA

...

Ficha Limpa avança na Câmara

Texto base do Ficha limpa passa na Câmara


Autor(es): Ivan Iunes/Flávia Foreque
Correio Braziliense - 05/05/2010
Deputados aprovam o texto base do projeto que barra a candidatura de pessoas com condenações criminais. Votações das emendas ficam para hoje. Manifestantes protestaram no Congresso

  • Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press
    Um grupo de deputados participou da lavagem da rampa do Congresso Nacional: proposta tramita em regime de urgência

    O cabo de guerra travado entre governo e oposição para capitalizar os benefícios eleitorais separou em duas partes a votação do projeto Ficha Limpa na Câmara dos Deputados. Escoltado por 1,5 milhão de assinaturas da população, a proposta que torna inelegíveis candidatos com condenações judiciais começou a ser analisada e teve o texto base aprovado por 388 parlamentares. As 11 emendas, com as principais partes do projeto, ficaram para ser votadas hoje.

    Em uma sessão que entrou pela madrugada de hoje, os deputados aprovaram o regime de urgência para a proposta e rejeitaram o pedido de alguns deputados do PR, PP, PTB e PMDB para que o projeto saísse da pauta de votações da Câmara.

    A votação do Ficha Limpa levou cerca de 70 manifestantes à Esplanada dos Ministérios para pressionar pela aprovação da proposta. A manifestação, promovida pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), teve lavagem simbólica da rampa do Congresso. Carregando uma vassoura e um balde, a secretária executiva do MCCE, Jovita Rosa, tentou passar um recado para os parlamentares. “A nossa tolerância com a corrupção é zero”, bradou. Ao lado de Jovita, o comerciante Anselmo Mourão, de 51 anos, vestiu o que chama de traje típico dos fichas sujas. “Eu faço o biotipo de candidato que quer ludibriar o eleitor”, brincou.

    O comerciante planejava uma encenação sobre os corruptos, mas teve o holofote roubado pelos próprios deputados. Trajada à rigor, com jaleco, vassoura e balde, a deputada federal Rita Camata (PSDB-ES) participou da manifestação. “No PSDB há um trabalho grande para que isso sirva para esta eleição. Em último caso, colocaremos a exigência de ficha limpa no regimento interno do PSDB”, prometeu Rita.

    Bônus
    A capitalização eleitoral do Projeto Ficha Limpa, segundo análise de vários defensores da proposta, se transformou em um dos principais empecilhos para a aprovação direta ontem em plenário. Setores da oposição e do próprio governo disputam o bônus do projeto.

    Com isso, os defensores do projeto optaram por aprovar apenas o texto base e o regime de urgência, que retira a necessidade de a proposta ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ir ao plenário. “A oposição se sente dona do projeto, quer capitalizar a proposta eleitoralmente, mas isso partidariza uma discussão em que, na verdade, cada deputado é um partido. Há oposicionistas contrários ao Ficha Limpa também”, critica o deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA).

    Nos bastidores, a protelação da votação do Ficha Limpa se deu por uma movimentação de última hora de setores do PMDB e de partidos, como PTB, PR e PP. Parlamentares dessas legendas são maioria entre os autores de emendas ao texto do projeto. Algumas colocam em xeque a própria viabilidade da proposta. Caso fosse posto em votação, o projeto teria voto contrário desses deputados.

    Avisados de que a votação do Ficha Limpa não seria feita de forma integral, os manifestantes terminaram a lavagem simbólica do Congresso de forma melancólica. Eles foram comunicados pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ). A fala oficial era de que o atraso se devia à votação do reajuste dos aposentados, que de fato entrou noite adentro (leia matéria na página 4).

    A razão real, contudo, esbarra em velhos obstáculos para a aprovação de medidas moralizadoras pelo Congresso. “A conscientização política da sociedade já é uma boa vitória. A gente não tem noção do quanto isso seria benéfico para a população”, pondera Jovita Rosa, do MCCE. Mesmo que seja aprovado pelo Congresso Nacional, depois da Câmara a proposta segue para o Senado, ainda há uma divergência jurídica sobre a entrada em vigor do Ficha Limpa já nas eleições de outubro (veja quadro ao lado). O mais provável é que a Justiça tenha que decidir sobre quando o projeto passará a valer.






    Entenda o caso
    Iniciativa popular

  • O projeto Ficha Limpa chegou ao Congresso Nacional em 29 de setembro do ano passado, apresentado por iniciativa popular, com assinaturas de 1,5 milhão de pessoas.
  • A tramitação teve início na Câmara dos Deputados, que criou um grupo de trabalho, em fevereiro. O relatório final, do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), não teve consenso com a maioria necessária para aprovar o projeto em plenário. Para ganhar tempo em busca de acordo, a proposta seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
  • Na CCJ, o relatório do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) apresentado na semana passada abrandou o projeto, permitindo que tribunais superiores suspendam a inelegibilidade até o julgamento de recursos. Apostando na possibilidade de acordo com o novo texto, defensores da proposta tentaram levar o texto à votação em plenário.
  • Com a oposição de setores significativos da bancada governista e da oposição, a proposta teve a votação adiada para hoje, em regime de urgência.
  • Assim que for aprovado pelos deputados, o projeto segue para o Senado, onde deve ser analisado por uma comissão especial antes de ser votado em plenário. Depois de passar pelos senadores, aguardaria apenas a sanção presidencial para entrar em vigor.
  • A interpretação vigente é de que a proposta valerá para as eleições de outubro, caso seja sancionada até 5 de julho, prazo final para registro de candidaturas. Um grupo de parlamentares, no entanto, acredita que ela só poderia valer para as próximas eleições caso tivesse sido aprovada até outubro de 2009, um ano antes das eleições. É bem provável que a decisão ficará com a Justiça.
  • PF/MÁFIA CHINESA [In:] ... ENTÃO ''DESLIGA'

    ...

    PF VÊ LIGAÇÃO DE TUMA JR. COM CHEFE DA MÁFIA CHINESA

    PF LIGA TUMA JÚNIOR, SECRETÁRIO NACIONAL DE JUSTIÇA, A CHEFE DA MÁFIA CHINESA


    Autor(es): Rodrigo Rangel de Brasília - O Estado de S.Paulo
    O Estado de S. Paulo - 05/05/2010

    Gravações sugerem que líder mafioso é próximo do secretário da Justiça; ministério nega investigação

    Telefonemas e e-mails interceptados pela Polícia Federal em investigação sobre contrabando ligam o secretário nacional da Justiça, Romeu Tuma Júnior, a Li Kwok Kwen, o Paulo Li, chefe da máfia chinesa paulista, informa Rodrigo Rangel. Segundo o inquérito, Li tinha livre trânsito na secretaria e ganhava dinheiro intermediando vistos para chineses ilegais. Por outro lado, o secretário, que preside o Conselho Nacional de Combate à Pirataria, aparece como cliente de Li, encomendando celulares e um videogame. Ao ser preso, Li telefonou para Tuma Júnior - que depois ligou para a PF em São Paulo e, em depoimento, declarou ignorar as atividades de Li. Em nota, o Ministério da Justiça afirmou que não há investigação contra Tuma Júnior, mas sim "trechos de conversas do secretário com um alvo da PF".



    Gravações telefônicas e e-mails interceptados pela Polícia Federal (PF) durante investigação sobre contrabando ligam o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, ao principal alvo da operação, Li Kwok Kwen, apontado como um dos chefes da máfia chinesa em São Paulo.


    A relação de Tuma Júnior com Kwen, conhecido como Paulo Li, foi mapeada ao longo dos seis meses da investigação que deu origem à Operação Wei Jin (trazer mercadoria proibida, em chinês), deflagrada em setembro de 2009.

    Paulo Li foi preso com mais 13 pessoas, sob acusação de comandar quadrilha especializada no contrabando de telefones celulares falsificados, procedentes da China.

    Ao ser preso, Paulo Li telefonou para Tuma Júnior na frente dos agentes federais que cumpriam o mandado. Dias após a prisão, ao saber que seu nome poderia ter aparecido no inquérito, Tuma Júnior ligou para a Superintendência da PF em São Paulo, onde corria a investigação, e pediu para ser ouvido. O depoimento foi tomado num sábado, para evitar exposição. Ele declarou que não sabia de atividades ilegais de Li. O surgimento do nome Tuma Júnior no inquérito seguia em segredo até agora.

    O esquema, estimou a PF à época, girava R$ 1,2 milhão por mês. Os aparelhos eram vendidos no comércio paralelo de São Paulo e no Nordeste. Denunciado pelo Ministério Público Federal pelos crimes de formação de quadrilha e descaminho, Paulo Li seguia preso até ontem.

    Além de ocupar um dos postos mais importantes da estrutura do Ministério da Justiça, Tuma Júnior preside, desde o último dia 23 de abril, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria.

    Foi investigando Paulo Li ? a quem a PF se refere nos relatórios como comandante de "uma das maiores organizações criminosas de São Paulo e do Brasil" ? que os policiais descobriram seus laços com Tuma Júnior. Entre os telefonemas gravados com autorização judicial, são frequentes as conversas de Li com o secretário nacional de Justiça.

    Vistos. Paulo Li, que de acordo com as investigações também ganhava dinheiro intermediando a emissão de vistos permanentes para chineses em situação ilegal no País, tinha livre trânsito na secretaria. Segundo o inquérito, Li conseguia agilizar processos em tramitação no Departamento de Estrangeiros, órgão subordinado diretamente ao secretário. Os telefonemas também revelam Tuma Júnior como cliente assíduo do esquema: sem hesitar, ele fazia encomendas por telefone de aparelhos celulares, computador e até videogame.

    As gravações mostram Li especialmente interessado nos bastidores da aprovação da lei que deu anistia a estrangeiros em situação irregular no País. Assim que a lei foi sancionada, em julho passado, o chinês logo passou a intermediar a aprovação de processos de anistia.

    As demandas de Paulo Li eram transmitidas abertamente a Tuma Júnior ? muitas delas, por telefone. Nos contatos, o secretário se mostrava diligente, de acordo com a PF. Num deles, em 1.º de agosto de 2009, ele convida Li para uma conversa em Brasília ou em Ribeirão Preto, onde daria palestra dias depois. "Eu tenho um monte de respostas daqueles negócios. Se você quiser vir...", disse. Tuma afirmou que a conversa com Li tem de ser "pessoalmente".

    Tuma demonstra ter proximidade com Li, a ponto de convidá-lo para dividir o quarto de hotel caso quisesse encontrá-lo durante seu compromisso oficial em Ribeirão Preto. "Mesmo que você tenha que dormir lá, você dorme comigo no quarto. Não tem problema. E você não paga hospedagem", afirmou.

    Busca e apreensão. Durante busca e apreensão no escritório de Li, os policiais federais apreenderam cartões de visita, com brasão da República e tudo, em que o chinês se apresentava como "assessor especial" da Secretaria Nacional de Justiça, comandada por Tuma Júnior.

    Nos contatos com o secretário, Li se mostrava ansioso pela aprovação da anistia. "Está todo mundo esperando a anistia, hein, caramba!", disse, em 29 de maio. "Eu sei, eu vou ver esta semana", respondeu Tuma.

    Assim que a lei foi aprovada no Congresso, semanas depois, Tuma se encarregou de dar a notícia ao amigo chinês. "Já aprovou, viu?", anunciou. "Ih, caramba! Coisa boa!", festejou Li. "Só que mantiveram a data de 1.º de fevereiro", ressalvou o secretário, referindo-se ao fato de a lei beneficiar imigrantes que ingressaram no Brasil até 1º de fevereiro de 2009.

    "Agora vai pro presidente, ele vai marcar uma data pra assinar", diz Tuma. O chinês pede: "Me avisa, hein". Tuma não só avisou mas colocou Li, à época já investigado pela PF, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia em que a lei foi sancionada, em 2 de julho.

    Li fez questão de guardar a foto com o presidente. O arquivo foi interceptado pela PF na caixa de e-mails do chinês.

    ELEIÇÕES 2O1O [In;] ''NADA A TEMER SE NÃO O PODER DA LUTA..." *

    ...

    Dilma oferece a vaga de vice a Michel Temer

    Dilma se acerta com Temer


    Autor(es): Tiago Pariz
    Correio Braziliense - 05/05/2010


    Pré-candidata petista faz convite oficial ao presidente da Câmara para que, em caso de apoio do PMDB, ele seja o vice de sua chapa na corrida pelo Palácio do Planalto.

    Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press
    Temer preside sessão da Câmara. Depois, participou de jantar com Dilma
    A pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, decidiu formalizar a indicação do presidente do PMDB e da Câmara, Michel Temer (SP), para vice de sua chapa. A campanha de Dilma, após intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, viu-se obrigada a acelerar a aliança para fazer um contraponto ao pré-candidato do PSDB, José Serra.

    O encontro entre Dilma e Temer ocorreu na casa da ex-ministra, no Lago Sul, e terminou pouco depois das 23h. “Ela me disse que, se o PMDB formalizar o apoio, gostaria muito que eu fosse o vice”, afirmou Temer. “Tenho muito apreço pelo Temer e o considero um nome muito importante dentro do PMDB para a pré-candidatura a vice”, complementou Dilma. A partir de agora, os dois disseram que vão unir esforços para resolver impasses nos estados.

    O encontro foi marcado após intervenção do presidente da República nos rumos da campanha(1). De Lula partiu o pedido pela realização do jantar para solidificar a aliança, num momento em que os coordenadores petistas encontram obstáculos no desempenho político da candidata e veem aumentar a ansiedade para ultrapassar o pré-candidato do PSDB, José Serra, nas pesquisas de intenção de votos.

    O PMDB discute internamente qual a melhor data para realizar a Convenção Nacional que formalizará o apoio. A primeira opção é por 12 de junho, um dia antes da data marcada pelo PT. Havia uma discussão para jogar a convenção para o dia 22 ou realizar um congresso do partido na próxima semana, mas os peemedebistas pró-aliança com Dilma preferem realizar um único encontro na data mais próxima da convenção petista.

    A estratégia de antecipar o convite a Temer foi um contraponto à campanha tucana, que ainda não tem definido como vai chegar ao nome do vice. Dentro do PSDB, não há consenso sobre o perfil do vice, nem de qual partido deve ser. Há possibilidade de o indicado partir do DEM ou do PPS. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso gostaria que o vice fosse mineiro. Um dos nomes sempre lembrado é o do ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, mas há políticos que preferem um nordestino.

    Investida no PP
    A investida em cima de Temer ocorreu depois de Dilma receber para um almoço a cúpula do PP, que também flerta com apoio ao PSDB de Serra e tem o presidente do partido, senador Francisco Dornelles (RJ), apontado como potencial vice da chapa tucana. O senador pelo Rio, no entanto, não quis comprometer o apoio de sua legenda aos petistas. Segundo ele, os diretórios regionais continuam liberados para formalizar alianças com o partido que for melhor para a estratégia de aumentar o número de deputados e senadores. Dos 27 diretórios estaduais do PP, 20 são favoráveis à aliança com Dilma e sete preferem o acordo com José Serra.

    1 - DEM contra Lula no TSE
    O DEM entrou ontem com mais duas representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Lula e a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Em ambas, o partido pede punição aos petistas por propaganda eleitoral antecipada em eventos da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). São 17 as ações contra Lula, Dilma e o PT no TSE. Duas já resultaram em multa.

    Encontro triplo
    Pela primeira vez, os três principais pré-candidatos à Presidência da República — a ex-ministra Dilma Rousseff (PT), o ex-governador José Serra (PSDB) e a senadora licenciada Marina Silva (PV) — estarão frente a frente. Eles vão se reunir, amanhã, com uma plateia de 600 prefeitos dos municípios mineiros, público qualificado na corrida dos pré-candidatos para angariar apoio e palanques. O encontro será no 27º Congresso Mineiro dos Municípios, em um painel sobre a autonomia municipal. Os pré-candidatos responderão a perguntas sobre concentração ou descentralização de verbas nos repasses pelo governo federal às prefeituras.

    Petebista na Conab

    Igor Silveira

    O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) recebeu, ontem, mais um afago do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de disputa com o PMDB pela Presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a legenda assumiu o cargo por meio do paraibano Alexandre Aguiar. A indicação política representa uma derrota para o presidente do PTB, Roberto Jefferson (RJ), que tenta tirar o partido da base aliada governista e, consequentemente, do apoio à candidatura da petista Dilma Rousseff. Jefferson prefere se alinhar ao candidato tucano à Presidência da República, José Serra.

    A cerimônia de posse de Aguiar teve viés partidário. Contou com a presença de nomes importantes do PTB, como o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do líder da legenda na Câmara, Jovair Arantes (GO), além do deputado Armando Abílio, presidente do partido na Paraíba — e sogro do novo comandante da Conab.

    Alexandre Aguiar, por sinal, pareceu não estar familiarizado com assuntos diretamente relacionados ao órgão, apesar de ter sido diretor administrativo da instituição na gestão passada. Depois de responder de maneira evasiva às perguntas dos jornalistas, quando câmaras e gravadores foram desligados, afirmou que iria se inteirar melhor, amanhã, por exemplo, sobre a demora para a realização dos leilões do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) e do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP).

    Disputa partidária
    O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) não considerou a escolha de um petebista para a Presidência da Conab um sinal de que o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, estaria perdendo força dentro da legenda. “O governo está usando as armas que pode para garantir o máximo de apoio possível. No entanto, esse esforço é pouco diante de uma candidatura tão desastrosa como é a da ministra Dilma Rousseff e da data de validade do governo petista”, ironizou.

    Um dos líderes do governo no Senado, Gim Argello (PTB-DF), garantiu que não houve qualquer tipo de “queda de braço” dentro do partido para a indicação de Aguiar ao cargo na Conab. De acordo com ele, o assunto foi tratado de maneira tranquila e a escolha do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, foi técnica. “Alexandre Aguiar já pertencia à Conab. Posso garantir que não foi necessária uma militância específica para que a opção fosse feita”, ressaltou.

    --------------

    (*) Milton Nascimento.

    ''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

    05 de maio de 2010

    O Globo

    Manchete: Câmara dá 7 ,7% a aposentados e decisão de vetar será de Lula

    Fator previdenciário cairá; impacto é de R$ 15 bi nas contas da Previdência

    A Câmara aprovou reajuste de 7,7% para aposentados que ganham acima do mínimo e o fim do fator previdenciário - que retarda aposentadorias precoces. O impacto na Previdência é de R$ 15 bilhões. O reajuste era de 6,14%, e o governo avisara que aceitaria 7%. Antes da votação, o ministro Paulo Bernardo reafirmou que o governo vetaria um valor "insuportável". Mas, em ano eleitoral, todos os partidos da base e da oposição votaram a favor. O PT liberou a bancada. O governo deve perder no Senado e o ônus do veto será de Lula. (págs. 1 e 3)

    Acusado de Nova York treinou no Paquistão

    Terrorista paquistanês, naturalizado americano, tentava fugir para Dubai quando foi preso

    Preso dentro de um avião ao tentar fugir para Dubai, embora na lista de passageiros proibidos de embarcar, o analista financeiro Faisal Shahzad confessou ser responsável pelo atentado frustrado com um carro-bomba em Nova York. Ele disse ter agido sozinho, mas admitiu que treinou no Paquistão na fabricação de bombas. Horas depois, foram presas, naquele país, oito pessoas ligadas a ele. Shahzad, de 30 anos, é casado tem dois filhos e foi acusado de cinco crimes. (págs. 1, 27 e 28)

    Foto legenda: A imagem de Faisal Shahzad é vista num telão enquanto autoridades americanas informam sobre sua prisão

    Temor sobre Espanha derruba bolsas

    Os rumores de que a crise da Grécia teria contaminado a Espanha e de que já estaria sendo elaborado um pacote de socorro de € 280 bilhões derrubaram os mercados globais. A Bolsa de Madri caiu, 5,41% e em Atenas, 6,68%, enquanto em Nova York a queda foi de 2,02%. No Brasil, a Bovespa recuou 3,35% e o dólar subiu 1,66%, para R$ 1,761. O euro perdeu 1,52% frente ao dólar. O presidente do governo espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, desmentiu os rumores, classificando-os como "absoluta loucura". (págs. 1, 21 e 22)

    Petrobras perde em dois dias R$ 22 bi (págs. 1 e 22)

    Foto legenda: Membros do Partido Comunista Grego colocam faixas de protesto na Acrópole de Atenas, em frente ao Parthenon: "Peoples of Europe, riseup" (Povos da Europa, ergam-se)

    MG emperra a aliança entre Dilma e PMDB

    Sem acordo com o PT nos palanques de vários estados, como Minas Gerais, o PMDB adiou para junho o anúncio de seu vice na chapa da petista Dilma Rousseff para disputar o Planalto. O PMDB quer o apoio a Hélio Costa para o governo de Minas, mas o PT tem candidato. O PP, partido da base de Lula, anunciou neutralidade na disputa. (págs. 1 e 4)

    'Sociedade é pedófila', diz bispo do RS

    O arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, de 73 anos, aumentou a polêmica ao tentar explicar as denúncias de pedofilia contra padres: “A sociedade atual é pedófila, esse é o problema." (págs. 1 e 3)

    Itaú Unibanco registra lucro recorde

    O lucro do Itaú Unibanco atingiu R$ 3,2 bilhões no primeiro trimestre, 60% acima do mesmo período de 2009, em novo recorde do setor. Puxaram os ganhos a receita com serviços e a inadimplência menor. (págs. 1 e 23)

    Telebrás vai gerir Plano Nacional de Banda Larga (págs. 1 e 25)

    ------------------------------------------------------------------------------------

    Folha de S. Paulo

    Manchete: Governo perde e Câmara muda as regras para aposentadoria

    Deputados aprovam reajuste de 7,7% e fim do fator previdenciário; Lula diz que vai vetar

    O governo Lula sofreu duas grandes derrotas na Câmara, que aprovou numa só medida provisória o fim do fator previdenciário e o reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo.

    A MP obteve o apoio de uma parte da base aliada. Ela ainda segue para o Senado, que deve manter o que foi aprovado pela Câmara. Em Buenos Aires, após ser informado do resultado, Lula disse que vetará o texto.

    O fator previdenciário é usado desde 1999 para calcular aposentadorias, reduzindo o seu valor na maioria dos casos. O reajuste aprovado, por sua vez, supera os 6,14% que o governo havia oferecido inicialmente.

    As estimativas do rombo variam. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT -SP), calcula que as duas medidas resultarão em um impacto de cerca de R$ 15 bilhões para os cofres públicos somente em 2010.

    Para deputados da oposição, as mudanças acarretarão gasto extra de R$ 10,9 bilhões. Segundo Vaccarezza, o governo vai trabalhar para fazer modificações no Senado; se o texto mudar, voltará para a Câmara. (págs. 1 e Dinheiro)

    EUA prendem suspeito de ataque em Nova York

    Preso dentro do avião quando tentava sair dos EUA rumo a Dubai, o paquistanês Faisal Shahzad, naturalizado americano, foi acusado formalmente pelo atentado frustrado na Times Square no sábado em Nova York, relata Cristina Fibe.

    O FBI investiga possível ligação com grupos terroristas. Shahzad disse ter sido treinado no Paquistão. Autoridades daquele país interrogaram sete pessoas por supostos elos com o suspeito. Algumas são parentes do acusado. (págs. 1 e A15)

    Foto legenda: Autoridades americanas falam sobre a investigação no atentado frustrado em Nova York, enquanto TV exibe Imagem de Shahzad

    Temor diante da crise grega derruba Bolsas

    A falta de confiança em que o pacote de € no bilhões da União Europeia e do FMI vai salvar a Grécia e impedir que outros países sejam contagiados fez as Bolsas registrarem desvalorização expressiva ontem.

    Em Atenas, houve recuo de 6,68%. Nos EUA, a baixa foi a maior em três meses. No Brasil, o Ibovespa caiu 3,35% e desceu ao pior nível desde fevereiro. O euro cedeu 1,35% ante o dólar e ficou em US$ 1,3019. (págs. 1 e B7)

    Empreiteira destinou 'mesada' ao PT paulista

    A empreiteira UTC Engenharia começou a pagar uma "mesada" ao diretório estadual do PT de São Paulo, em abril do ano passado, dois dias antes de fechar um contrato com a Petrobras no valor de R$ 114 milhões, informa Rubens Valente.

    A empresa fez doações mensais de R$ 150 mil ao partido, totalizando R$ 1,2 milhão, e foi escolhida por convite no contrato com a estatal. Segundo o PT, as doações são legais e foram declaradas ao Tribunal Regional Eleitoral. (págs. 1 e A4)

    Foto legenda: Brutalidade

    Foto mostra sinais de agressão a menina de 2 anos que teria sofrido maus-tratos da mãe adotiva, procuradora aposentada; houve tumulto quando a garota foi levada a delegacia no Rio (págs. 1 e Esp. C6)

    Telebrás vai gerir internet rápida

    Depois de seguidos adiamentos, o governo Lula anuncia hoje o Plano Nacional de Banda Larga, com a Telebrás como gestora.

    Nos locais em que as empresas privadas não tiverem interesse em atuar, o programa prevê que a estatal ofereça internet rápida.

    Uma das bandeiras da campanha do PT, o plano quer acesso universal à web, mas terá abrangência inicial de cem municípios. (págs. 1 e B6)

    Em SP, número de mortos pela PM cresce 40%

    O total de mortos em confronto com PMs cresceu no Estado de São Paulo. A alta foi de 40% no primeiro trimestre de 2010 ante o primeiro de 2009 (de 104 para 146). O secretário Antonio Ferreira Pinto (Segurança) não comentou. (págs. 1 e Esp. C1)

    Comissão relaxa lei que restringe gastos públicos

    No Senado, comissão aprovou projeto que afrouxa a Lei de Responsabilidade Fiscal. Pela proposta, que vai a plenário, Estados e DF poderão obter empréstimos estando no limite do endividamento permitido.(págs. 1 e A6)

    Leia coluna de Paulo Rabello de Castro na pág. B2.

    Editoriais

    Leia "Farsa eleitoral", sobre a campanha para a Presidência; e
    "Crédito educativo", acerca do financiamento de estudos. (págs. 1 e A2)

    ------------------------------------------------------------------------------------

    O Estado de S. Paulo

    Manchete: PF vê ligação de Tuma Jr. com chefe da máfia chinesa

    Gravações sugerem que líder mafioso é próximo do secretário da Justiça; ministério nega investigação

    Telefonemas e e-mails interceptados pela Polícia Federal em investigação sobre contrabando ligam o secretário nacional da Justiça, Romeu Tuma Júnior, a Li Kwok Kwen, o Paulo Li, chefe da máfia chinesa paulista, informa Rodrigo Rangel. Segundo o inquérito, Li tinha livre trânsito na secretaria e ganhava dinheiro intermediando vistos para chineses ilegais. Por outro lado, o secretário, que preside o Conselho Nacional de Combate à Pirataria, aparece como cliente de Li, encomendando celulares e um videogame. Ao ser preso, Li telefonou para Tuma Júnior - que depois ligou para a PF em São Paulo e, em depoimento, declarou ignorar as atividades de Li. Em nota, o Ministério da Justiça afirmou que não há investigação contra Tuma Júnior, mas sim "trechos de conversas do secretário com um alvo da PF". (págs. 1 e Nacional A4)

    Temor sobre Europa derruba mercado global

    No Brasil, dúvidas em relação ao processo de capitalização da Petrobrás acentuaram as pressões sobre a Bovespa, que caiu 3,35%, o menor nível desde fevereiro

    As incertezas sobre o pacote de ajuda à Grécia e o temor de que a crise contagie outros países da Europa, como Portugal e Espanha, sacudiram ontem o mercado financeiro global. As bolsas de valores despencaram, as moedas caíram em relação ao dólar e os títulos americanos voltaram a ter forte procura. A Bovespa caiu 3,35%, para o menor nível desde fevereiro, também sob pressão das dúvidas do mercado em relação à capitalização da Petrobras. Na Europa, a aversão ao risco fez a bolsa de Paris recuar 3,64%; Madri, 5,41%; Frankfurt, 2,60; Londres, 2,56%; Milão, 4,46%, e Lisboa, 4,21%. O euro ficou abaixo de US$ 1,30, o menor patamar em um ano. Não há certeza de que a Grécia fará o ajuste prometido para ter direito ao socorro de € 110 bilhões. (págs. 1 e Economia B1 e B4)

    € 280 bi seria a ajuda pretendida pela Espanha; o governo nega

    Foto legenda: Índio não quer usina

    Contrário à construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o cacique caiapó Raoni participa do programa de TV Le Grand Journal, na França. Empreiteiras como Camargo Corrêa, Odebrecht e Andrade Gutierrez ficarão fora do grupo de investidores da usina. Elas entrarão como contratadas para tocar a obra. (págs. 1 e Economia B6)

    Paquistanês é indiciado por terrorismo em NY

    Acusado foi preso ao tentar fugir dos EUA para Dubai

    O paquistanês naturalizado americano Faisal Shahzad foi indiciado ontem pela tentativa de explodir um carro-bomba na Times Square, em Nova York. Vários parentes e amigos dele foram presos no Paquistão por suposta cumplicidade no caso. Shahzad, de 30 anos, tentava fugir dos EUA, em um voo para Dubai, quando foi detido. (págs. 1 e Internacional A9)

    Foto legenda: O preso. Faisal Shahzad

    Carência de doutores afeta universidades

    A expansão das universidades federais aprofundou um antigo problema: a dificuldade de contratar professores com doutorado. A carência é pior nas regiões Norte e Centro-Oeste. Somente neste ano, as federais de Rondônia (Unir), Pará (UFPA) e Amazonas (Ufam) tiveram de reabrir concursos por falta de inscritos qualificados. (págs. 1 e Vida A14)

    Crédito consignado para servidor terá restrições (págs. 1 e Economia B7)

    Honduras divide Unasul e ameaça cúpula de Madri (págs. 1 e Internacional A12)

    Imprensa debate autorregulação do setor (págs. 1 e Nacional A8)

    Notas & Informações: A mídia entre duas culturas

    Na Venezuela, opinar virou delito. É esse o regime que Lula não se cansa de elogiar. (págs. 1 e A3)

    ------------------------------------------

    Correio Braziliense

    Manchete: PM libera tropa para fazer bico

    Na capital do país, policial militar pode ter outra ocupação que não seja garantir a segurança do cidadão. Uma portaria do Comando-Geral autoriza integrantes da corporação a exercerem atividade profissional na iniciativa privada, desde que não comprometa a escala de trabalho na tropa. A medida institucionaliza a prática generalizada de fazer bicos na área de segurança ou de transporte. O Ministério Público considera a portaria “estranha”. “Vamos observar a forma como a PM vai aplicar a medida para identificar se há abusos ou não. E, se ocorrerem, entraremos com ações contra eles”, afirma o promotor militar Nizio Tostes. O salário inicial de um policial militar no DF é de R$ 4,5 mil — o mais alto do Brasil. (págs. 1 e 23)

    As cidades campeãs de roubo de carros no DF (págs. 1 e 21)

    Foto legenda: O que é isso, companheira?

    Érika Kokay tornou-se o centro de um bate-boca na Câmara Legislativa. O depoimento de Durval Barbosa colhido pela deputada distrital teve duas versões. Na primeira, ela citou Geraldo Naves e Rogério Ulysses como mensaleiros de Arruda. Após a revisão das notas taquigráficas, Kokay retirou o trecho com as acusações. Naves, que ficou dois meses preso na Papuda, chamou a petista de “mentirosa”. (págs. 1 e 31)

    Previdência: Deputados aprovam reajuste de 7,7% aos aposentados

    O aumento votado pela Câmara atingirá os inativos que ganham mais de um salário mínimo, ao custo de R$ 1,7 bilhão aos cofres públicos. O governo sofreu outra derrota ontem com a derrubada do fator previdenciário, que dificultava a aposentadoria precoce dos trabalhadores. (págs. 1 e 4)

    Dilma oferece a vaga de vice a Michel Temer (págs. 1 e 3)

    Servidor público: Governo aumenta o controle sobre os consignados

    Os funcionários que tomarem empréstimos ou utilizarem os planos de saúde terão que pedir senhas para conseguir o desconto das prestações nos contracheques. A medida é para conter os abusos e limitar a margem das deduções a 30% dos salários, como está previsto na lei. (págs. 1 e 13)

    Católicos: Igreja ataca a pedofilia, mas divide culpa com a sociedade

    Conferência da CNBB criou comissão para debater o tema e reorientar os religiosos acusados de manter relações sexuais com crianças. Mas o arcebispo de Porto Alegre, Dadeus Grings, afirmou que esse crime é o resultado da liberalização sexual. Ele também criticou a homossexualidade. (págs. 1 e 7)

    Para os EUA, terrorista não agiu sozinho

    O paquistanês naturalizado americano Faisal Shazhad confessou ter planejado o atentado frustrado a Nova York. Mas outros suspeitos são detidos no exterior. (págs. 1 e 16)

    ------------------------------------------------------------------------------------

    Valor Econômico

    Manchete: Oferta de crédito cresce mais na Região Nordeste

    O crescimento da oferta de crédito no Nordeste, que há pelo menos cinco anos avança em ritmo mais acelerado que o das demais regiões do país, é alimentado com recursos captados na Região Sudeste, centro financeiro do país, onde está concentrado o maior volume do dinheiro captado pelas instituições financeiras para depois ser transformado em empréstimos.

    Dados do Banco Central (BC) referentes a janeiro deste ano - os mais recentes - mostram que as captações realizadas no Sudeste correspondiam a 72,2% de todo o dinheiro que é recebido pelos bancos no país. Os números incluem depósitos à vista, públicos e privados, além dos depósitos a prazo. A participação da região no crédito, no entanto, é de 57,2%. O Nordeste tinha 11,6% do crédito e apenas 8,5% dos depósitos. (págs. 1 e C2)

    Foto legenda: Escolha francesa

    Duas das 11 bases mundiais de operações da Rhodia serão no Brasil. Jean-Pierre Clamadieu, CEO global do grupo francês, disse que Brasil e China serão centros importantes da empresa. (págs. 1 e B1)

    Criador do Skype agora investe na AL

    Depois de um ano e meio de pesquisas de mercado, o empresário sueco Niklas Zennström, que virou o mundo da telefonia de cabeça para baixo ao criar o Skype, faz seu primeiro investimento na América Latina. A Atomico, empresa de capital de risco que Zennström fundou em 2006 para garimpar companhias inovadoras e nascentes, será sócia minoritária do Cinemaki - um site criado na Argentina que funciona como um portal colaborativo e rede social sobre cinema, no qual o usuário pode recomendar filmes e trocar informações com amigos. O lançamento do site dentro do portal IG está previsto para junho.

    Há dois meses, a empresa criou um novo fundo, de US$ 165 milhões, para injetar recursos em projetos de inovação nos próximos cinco anos. Zennström diz que há negociações em curso também com empresas brasileiras. (págs. 1 e B3)

    Grécia e China inquietam mercados e bolsa cai 3,35%

    Os mercados globais foram abalados ontem por temores de um agravamento da crise da dívida na zona do euro e preocupações com a situação da economia chinesa. Uma onda de vendas nos mercados asiáticos foi acelerada na Europa e nos EUA, em meio a novos temores de que o pacote de socorro à Grécia, de € 110 bilhões (US$ 143 bilhões), poderá não ser suficiente para impedir o contágio de outros mercados de dívida da eurozona.

    A aversão ao risco que assolou o mundo fez o Índice Bovespa cair 3,35%, aos 64.869 pontos, o menor nível desde 9 de fevereiro. Em apenas três sessões, o Ibovespa acumula perda de 4,57%. Já os contratos de juros futuros, negociados na BM&F, tiveram forte elevação. Em meio ao movimento de saída dos investidores externos, o dólar subiu 1,67%, para R$ 1,761, a maior alta desde 4 de fevereiro. (Com Lucinda Pinto). (págs. 1, C1, C2 e D2)

    Faltam gerentes para o Itaú

    O Itaú Unibanco planeja contratar cerca de dois mil gerentes em 2010, o dobro do ano passado, e já enfrenta dificuldades para encontrar mão de obra qualificada no mercado. Para suprir a demanda, o banco intensificou seus contatos com universidades e consultorias, além de contar com uma empresa especializada em recrutamento.
    "Embora a estratégia seja formar internamente, a rápida expansão dos negócios torna inevitável buscar profissionais de fora", afirma a gerente de atração e seleção, Indiara Danelli.

    O banco também tem procurado profissionais em outras áreas e na concorrência. Paralelamente, aumentou os investimentos em treinamento de R$ 85 milhões, em 2009, para R$ 130 milhões neste ano. Antes de assumir o cargo, o candidato passa por uma preparação de até três meses. (págs. 1 e D12)

    Espanha tira Honduras da cúpula UE-AL

    A Espanha vai atender à exigência do presidente Lula: o presidente de Honduras, Porfírio Lobo, não participará da Cúpula UE-América Latina e Caribe, dia 18, em Madrid. Sua presença será limitada a um encontro entre a UE e a América Central, para anúncio de um acordo.

    A confusão diplomática fica no momento resolvida. Lula tinha ameaçado não participar da cúpula se Lobo fosse convidado para o encontro entre as duas regiões. A UE também decidiu retomar as negociações para um acordo de livre comércio com o Mercosul durante a reunião de Madri. (págs. 1 e A3)

    Siderúrgicas dos EUA começam a acelerar a produção (págs. 1 e B6)


    Aquisições na área de TI continuam, mas valores diminuem (págs. 1 e B3)

    Suco de uva ganha importância

    Vinícolas do Sul do país investem no aumento da produção de suco de uvas, como alternativa à estagnação do mercado nacional de vinhos. (págs. 1 e B4)

    Iódice aposta em franquias

    Para quadruplicar a receita até 2014, a Iódice vai reforçar sua operação de jeans com franquias da Iódice Denin, financiadas pelo Itaú Unibanco, diz Adriano Iódice. (págs. 1 e B5)

    Matéria-prima própria

    A Asia Pulp&Paper, maior compradora de celulose brasileira, analisa alternativas para a produção da matéria-prima no país. (págs. 1 e B9)

    Colômbia busca investimentos

    Em encontro com empresários brasileiros, representantes do governo colombiano tentam atrair fabricantes de autopeças para se instalarem no país. (págs. 1 e B9)

    Copercampos amplia produção

    A Copercampos, de Campos Novos (SC), vai implicar a produção de suínos com uma nova unidade de abate para atender convênio firmado com a BRF Brasil Foods. (págs. 1 e B13)

    Culturas alternativas

    O governo federal anuncia amanhã um plano de estímulo ao plantio de dendê e à produção de óleo de palma nas regiões Norte e Nordeste do país. (págs. 1 e B14)

    Crescimento em várias frentes

    Com investimentos de R$ 158,6 bilhões em execução, o Rio de Janeiro reforça a diversificação da economia para além do petróleo e do turismo. (págs. 1 e Valor Estados/Rio de Janeiro)

    Renda fixa recupera o brilho

    Novo Ciclo de alta dos juros, que podem chegar a 11,75% em dezembro, segundo o boletim Focus, renova atratividade de investimentos mais conservadores. (págs. 1 e D1)

    Lucro do Itaú Unibanco

    O Itaú Unibanco, maior banco privado do país, teve lucro líquido de R$ 3,23 bilhões no primeiro trimestre, alta de, 60,5% em relação a igual período de 2009. (págs. 1 e D5)

    Febraban reúne munição

    Febraban encomenda parecer à Têndencias com descrição das atividades bancárias. Objetivo é subsidiar o STF para evitar a cobrança da Cofins sobre serviços financeiros. (págs. 1 e E1)

    Ideias

    Cristiano Romero
    Governo Lula chega ao fim sem ter concluído, como se propôs, a unificação das aposentadorias privadas e públicas. (págs. 1 e A2)

    Ideias

    Martin Wolf
    Ou a zona do euro permite inadimplências de países ou cria uma união fiscal com forte disciplina e recursos contra crises. (págs. 1 e A11)
    -----------------------------
    RADIOBRAS.