PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, outubro 05, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] ''PIRA'' OLÍMPICA

...




...



BRASIL: IDH (''RANKING'' MUNDIAL)

Brasil fica em 75º lugar no ranking do IDH; veja lista completa

da Folha Online

O Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) revelou neste domingo o seu ranking anual de nações pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que mostra o Brasil estável na 75ª posição.

O IDH varia de 0 a 1 e avalia índices de saúde, educação e o PIB (Produto Interno Bruto) per capita para medir e comparar o desenvolvimento humano dos 182 países.

De 2006 para 2007, o IDH brasileiro variou de 0,808 para 0,813 --valor considerado nível de alto desenvolvimento humano.


Arte /Folha de S. Paulo

Arte /Folha de S. Paulo

Arte/Folha de S. Paulo

Arte/Folha de S. Paulo

Arte /Folha de S. Paulo
Parte 5 de 5

--------------------

BRASIL: ''VIVA LA VIDA''

PT pune a liberdade de expressão

Autor(es): Carlos Alberto Di Franco
O Estado de S. Paulo - 05/10/2009

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), reunido no dia 17 de setembro, decidiu punir os deputados federais Luiz Bassuma (BA) e Henrique Afonso (AC). Por unanimidade, ambos tiveram os seus direitos políticos suspensos por 1 ano e 90 dias, respectivamente. Não poderão votar nem ser votados nas instâncias partidárias ou discursar em nome do partido. Impressionante! Será que o PT decidiu enfrentar as consequências do pragmatismo aético que transformou as antigas bandeiras partidárias num trapo rasgado e sujo? Será que as suas lideranças tiveram um choque de nostalgia ética e resolveram tirar os esqueletos do armário e encarar, enfim, a sucessão de escândalos (basta pensar no mensalão) que mancharam importantes lideranças do partido?

A resposta é um redondo não. Os dois deputados não meteram a mão no cofre público. Não mentiram. Não transformaram os seus mandatos em ferramenta de enriquecimento próprio. Não participaram de recorrentes ações de delinquência parlamentar. Não fizeram caixa 2. Seu crime foi defender a vida. Sua ousadia foi questionar a descriminalização do aborto. Os membros do Diretório Nacional decidiram que eles infringiram a ética partidária, pois o PT decidiu em seu terceiro congresso nacional uma posição a favor da descriminalização. A verdade, caro leitor, é uma só: o PT puniu a liberdade das consciências e algemou o direito à liberdade de expressão, valores consagrados na Constituição e pilares dos direitos humanos.

É curiosa a posição de certa "vanguarda". Como lembra o jornalista Alceu Castilho, editor do site Repórter Social, "temos um samba do crioulo doido".

"As pessoas de esquerda, acostumadas a pensar na sociedade em função do outro, da coletividade, tomam posição ferrenha "pró-escolha", pró-indivíduo. E de um jeito que eu não poderia classificar de tolerante - como mostra a suspensão dos deputados petistas", conclui Castilho.

A defesa da vida não é um assunto religioso. Pode até ter uma dimensão religiosa. Mas não se limita ao espaço da fé. Reduzir o debate sobre o aborto ao universo religioso é uma estratégia para desqualificar os defensores da vida. O problema do direito à vida é antropológico, científico e filosófico. Um embrião e um feto são também uma pessoa, tanto do ponto de vista científico como filosófico. Não ver isso é pôr lacre nos olhos.

É falsa a afirmação de que o feto faz parte do corpo da mãe e a mãe pode abortar por ter direito sobre o seu próprio corpo. Na verdade, a mãe é a hospedeira, protetora e nutriz de um novo ser diferente dela, um outro indivíduo. Biologicamente, o ser que está aconchegado dentro do seio da mãe é idêntico ao que estará sentado no seu colo com três meses ou à mesa com ela quando tiver 15, 20 ou 50 anos de idade. O embrião é distinto de qualquer célula do pai ou da mãe; em sua estrutura genética, é "humano", não um simples amontoado de células caóticas; e é um organismo completo, ainda que imaturo; e - se for protegido maternalmente de doenças e violência - vai-se desenvolver até o estágio maduro de um ser humano.

Aprovar a autorização legal para abortar - como bem comentam os filósofos Robert P. George e Christopher Tollefsen, em seu livro Embryo: A Defense of Human Life (Doubleday, 2008) - é dar licença para matar uma certa classe de seres humanos como meio de beneficiar outros. Defender os direitos de um feto é a mesma coisa que defender uma pessoa contra uma injusta discriminação, a discriminação dos que pensam que existem alguns seres humanos que devem ser sacrificados por um bem maior. Aí está exatamente o cerne da questão, que nada tem que ver com princípios religiosos nem com a eventual crença na existência da alma.

Fala-se, frequentemente, do "consenso por interesse". É útil recordar que fruto dele foi a legislação que, durante séculos, definiu que uma raça ou um povo são legalmente infra-humanos e, portanto, podem ser espoliados de direitos e tratados como "coisas", também para benéficas experiências científicas: é o caso do apartheid dos negros na África do Sul e dos judeus aviltados e trucidados pela soberania "democrática" nazista.

O juridicismo, hoje prevalente, equivale a prescindir de qualquer enfoque filosófico e naufragar nas águas sempre mutáveis do relativismo. Nada tem um valor consistente, tudo depende do "consenso" dos detentores do poder, movidos a pressões de interesses. É óbvio que, por esse caminho, ficam abertas as portas para as maiores aberrações. Que argumento válido se poderá opor, então, a um projeto de lei que aprove a eutanásia compulsória dos anciãos gravosos ao erário, ou a eliminação de doentes incapacitados para o trabalho, na mais alegre imitação da eugenia nazista? Será que o juridicismo tem resposta "válida" para isso?

O brasileiro é contra o aborto. Não se trata apenas de uma opinião, mas de um fato medido em inúmeras pesquisas de opinião. Por isso o PT e o governo precisam ir devagar com o andor. A legalização do aborto seria, hoje e agora, uma ação nitidamente antidemocrática. Ademais, existe a questão dos princípios. A democracia é o regime que mais genuinamente respeita a dignidade da pessoa humana. Qualquer construção democrática, autêntica, e não apenas de fachada, reclama os alicerces dos valores éticos fundamentais.

A honestidade intelectual não foge do debate, não impõe, não assume posições próprias do pior fascismo. Foi o que o PT fez: censurou, ameaçou, impediu o debate, puniu a liberdade de expressão.

Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra, professor de Ética, é diretor do Master em Jornalismo (www.masteremjornalismo.org.br) e da Di Franco - Consultoria em Estratégia de Mídia (www.consultoradifranco.com) E-mail: difranco@iics.org.br

AMÉRICA LATINA: DEMOCRATISMO

Autoritarismo Eleitoral

Autor(es): Lourdes Sola
O Estado de S. Paulo - 05/10/2009

Nos últimos anos vários governos latino-americanos eleitos democraticamente têm recorrido a fórmulas antidemocráticas com o objetivo de controlar a arena política e, assim, minimizar a concorrência eleitoral preexistente. Buscam livrar-se de um dos atributos da democracia eleitoral que lhes garantiram o acesso ao poder. É justamente esse impulso regressivo que chama a atenção como uma das características dos experimentos de "governo popular" em curso na Venezuela, na Bolívia, no Equador e na Nicarágua. Insisto: uma das marcas. Pois esse caráter regressivo se combina com o componente popular, inaugurando uma lógica e uma dinâmica política novas, das quais as noções de "populismo" ou "neopopulismo" não dão conta. Ao cientista social cumpre observar o fenômeno novo sem se esquivar da tarefa de nomeá-lo adequadamente, recorrendo a uma inovação conceitual, se necessário. Pode ser útil para refletir sobre as fórmulas de terapia preventiva mais adequadas.

Esses governos governam sob a égide de duas contradições que convém analisar melhor, pois delas derivam sua força e suas fraquezas. A primeira diz respeito à atitude para com a concorrência eleitoral: por um lado, são levados a jogar o jogo de eleições multipartidárias regulares, minimamente competitivas, para continuarem se legitimando - é que o otimismo democrático que varreu a América Latina desde 1980 e o resto do mundo a partir dos anos 90 fixou a preferência popular por eleições como o principal critério de legitimação para acesso ao Poder Executivo e ao Legislativo; por outro, onde há concorrência e, portanto, oportunidade de contestação, eleva-se o teor de incerteza quanto aos resultados das urnas. A contradição incômoda é resolvida pelo controle da arena eleitoral, que pode assumir várias formas: cerceamento dos direitos políticos e das liberdades civis, restrições aos meios de comunicação de massa e de financiamento quando em mãos oposicionistas, regras eleitorais discriminatórias.

Acabo de listar as características típicas de um novo animal: o autoritarismo eleitoral. É uma variedade de regimes cujo traço distintivo é uma profunda ambiguidade institucional. Têm eleições multipartidárias, socialmente inclusivas, porque baseadas no sufrágio universal, e são minimamente pluralistas, pois a oposição tem direito a concorrer e, embora nunca ganhe, obtém votos e cadeiras no Congresso. O autoritarismo eleitoral, em suma, caracteriza-se por fazer de eleições competitivas um instrumento de poder autoritário, não de democracia. A lista cobre países da antiga União Soviética, inclusive a Rússia; do Oriente Médio e do Norte da África, como Egito, Argélia e Tunísia; alguns do Leste e do Sul da Ásia, como Cingapura, Camboja e Malásia; além de vários da África subsaariana.

Os experimentos latino-americanos de autoritarismo eleitoral são uma espécie singular desse gênero porque resultam de uma dinâmica política regressiva - ao contrário dos demais, que em sua grande maioria nunca experimentaram instituições representativas e/ou sistemas de contrapesos entre Poderes. Estes têm matrizes autoritárias e são experimentos de liberalização política embrionários.

Uma segunda contradição, remete ao controle da arena política, graças à instrumentalização da participação popular. Por um lado, o recurso a eleições competitivas implica o reconhecimento institucional de um princípio de cepa liberal: a "vontade do povo soberano". Por outro, implica conceder ao eleitor e às oposições os recursos institucionais - e os valores - que os capacitam a contestar as eleições e o próprio regime. Com isso a coalizão dominante corre riscos de se deslegitimar, vendo-se obrigada a optar entre duas alternativas indigestas: arrochar o controle da arena política ou ceder mais espaço às oposições.

Essa caracterização vale para o gênero, mas a espécie dominante na nossa região se distingue pelo fato de que os governos relevantes têm (ou tiveram) raízes populares. É essa condição que lhes serve de incentivo para erigir a parcela majoritária do eleitorado em "vontade do povo soberano". Daí o impulso revisionista (das Constituições) e a vocação para legitimar-se por meio de plebiscitos. O problema é que, em condições mínimas de concorrência eleitoral e de liberdade de informação, periga que a "vontade do povo soberano" se revele volátil e, além disso, se apresente dividida. Por isso o controle da arena política passa necessariamente pelas restrições à liberdade de imprensa e pela tendência ao monopólio da informação. Deve-se isso a dois conjuntos de problemas, inerentes à democracia de massa e que a liberdade de imprensa contribui para atenuar - a par de instituições que obrigam os governantes a prestar contas. O primeiro é que a operação ideológica pela qual a vontade do eleitorado é convertida em "vontade do povo soberano" passa ao largo do xis da questão: quanto o eleitorado e a opinião pública sabem ou podem saber dos assuntos de interesse público? Mas há um segundo problema que se torna agudo nos países periféricos. Nas democracias de massa há uma enorme defasagem entre a democratização das informações, às quais a população tem acesso via rádio, TV, jornais, internet, e a capacidade que a população tem de elaborar as informações. No curto prazo, é à imprensa que cabe reduzir o espaço dessa defasagem, sempre e quando apresenta e divulga as formas possíveis e alternativas de elaboração da mesma informação por diferentes atores políticos. Nessas circunstâncias exerce um papel pedagógico.

A fórmula complementar para minimizar a defasagem, no longo prazo, é apostar na educação de qualidade.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

05 de outubro de 2009

O Globo

Manchete: Obras de transporte para 2016 começam este ano

Metrô até a Barra e corredor para ônibus serão as primeiras intervenções

A conquista dos Jogos Olímpicos de 2016 vai acelerar a retomada, ainda este ano, de projetos da área de transportes que estavam parados, como as obras do metrô entre a Barra e a Zona Sul (Linha Quatro) e a criação dos dois primeiros corredores expressos para ônibus (BRTs), um deles ligando a Barra à Penha (o T-5) e o outro unindo Santa Cruz à Barra pelo Túnel da Grota Funda. Ano que vem, a prefeitura começará a fazer mudanças na operação do tráfego, instalando um sistema de monitoramento no Túnel Rebouças. (págs. 1 e 8 a 14)

Foto legenda: A festa da vitória na Praia de Copacabana, que começou com o Monobloco e terminou com a bateria do Salgueiro

Após escolha, equipe do COI fará visita ao Rio em novembro (págs. 1 e 9)

Enem: PF tenta prender suspeito de vazar prova

A PF de São Paulo deve pedir hoje a prisão preventiva de Felipe Pradella, suspeito de vazar a prova do Enem. Ele seria segurança da Fort Knox, contratada pelo consórcio que aplicaria a prova. Dois outros acusados, um publicitário e um DJ, já foram indiciados. Se comprovado o envolvimento dele, o MEC deve trocar o consórcio. (págs. 1 e 3)

MP investiga se Infraero favoreceu lojas

A Infraero é investigada pelo Ministério Público Federal sob suspeita de lotear os aeroportos para a instalação de lojas e restaurantes. Pela denúncia, empresas ocuparam pontos privilegiados nos terminais sem disputar licitações ou graças a editais direcionados. Procuradores de várias regiões já iniciaram a devassa nos contratos. (págs. 1 e 5)

FMI: dólar demais pode ser problema para Brasil

O FMI alertou ontem que o sucesso do Brasil na recuperação dos efeitos da crise global pode "instigar o apetite" de investidores externos e fazer com que a abundância de dólares se torne um problema. Para o Fundo, o país deve considerar diminuir estímulos fiscais para evitar a valorização do real. (págs. 1, 19 e 20)

Pancadaria nas alturas

Autoridades indianas abriram um inquérito para investigar a troca de socos entre os dois pilotos de um voo da Air India e, uma aeromoça e um comissário. A confusão ocorreu no sábado de madrugada, a quase dez mil metros de altura, quando o avião, com 106 passageiros a bordo, sobrevoava o Paquistão. Os pilotos são acusados de assédio. (págs. 1 e 26)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Emigração é maior entre países em desenvolvimento

Estudo da ONU afirma que há 214 milhões de emigrantes no mundo

Relatório do Programa da ONU para o Desenvolvimento aponta que 50% dos emigrantes do mundo trocaram um país em desenvolvimento por outro em igual situação e 37% foram de uma nação em desenvolvimento a uma desenvolvida.

O estudo do Pnud acrescenta que 10% mudam-se entre países desenvolvidos e que há 214 milhões de emigrantes no mundo. O órgão defende a mobilidade como liberdade fundamental e o movimento humano como "exercício dessa liberdade". (págs. 1 e A12)

Brasil mantém 75º lugar no IDH

O relatório da ONU mostra que o Brasil melhorou seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mas manteve a mesma 75ª posição no ranking de nações elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O índice variou de 0,808 para 0,813.

O avanço se deu principalmente pelo crescimento do PIB per capita. Educação e saúde também progrediram, mas em ritmo menor. (págs. 1 e A14)

Lula concede redução de impostos para 4.000 rádios

Pequenas emissoras de rádio vão pagar menos imposto como compensação pelo tempo cedido para divulgar propaganda política. Esse benefício, atualmente, só vale para grandes empresas.

A iniciativa, parte da lei eleitoral sancionada pelo presidente Lula na última terça, segue o plano do governo de fortalecer mídias regionais. O presidente já havia aumentado o número de veículos que recebem publicidade federal. (págs. 1 e A4)

Ministro diz que erros do Pan são lições para Rio-2016

O ministro Orlando Silva Jr. (Esporte) disse que o Pan do Rio "deixou lições" e admitiu erros do evento de 2007. Para Silva Jr., o Pan ensinou que é preciso "planejar detalhadamente cada ação de um grande evento" e previu organização "mais consistente" para 2016.

O ministro apontou "outro erro do Pan" ao dizer que, para a Olimpíada, será necessário prever logo o destino das instalações esportivas pós-Jogos. (págs. 1 e A21)

MEC procura saída jurídica para romper com consórcio

O Ministério da Educação quer rescindir o contrato com o consórcio Connasel, responsável pela aplicação do Enem, e busca saída jurídica para tomar a medida sem correr risco de multa.

A Polícia Federal já indiciou por envolvimento no caso o DJ Gregory Camillo de Oliveira Craid e o empresário Luciano Rodrigues. Felipe Pradella, funcionário temporário do Connasel, será indiciado hoje. (págs. 1 e C1)

Embaixador em Buenos Aires vai para Washington

O novo embaixador em Washington será Mauro Vieira, atual titular da embaixada de Buenos Aires, informa Eliane Cantanhêde. Vieira é ligado ao ministro Celso Amorim desde os anos 80. Para o posto da Argentina irá Ruy Nogueira, subsecretário de Cooperação e Promoção Comercial do Itamaraty. (págs. 1 e A11)

Fernando de Barros e Silva: Lula é o mascote olímpico Misha dos novos tempos

A comunidade internacional está encantada com seu mascote. Quando o mundo busca um rosto humano para o capitalismo, Lula lhe oferece um espelho possível. A imagem guarda relação tênue com a vida real, mas quem se importa? (págs. 1 e A2)

Barros e Silva passa a escrever a coluna "São Paulo" de 2ª a 4ª, às sextas e aos sábados

Dinheiro: Governo prepara marco regulatório da internet para 2010 (págs. 1 e B1)

Editoriais

Leia "Samba-exaltação, que comenta cruzada ufanista do governo; e "Ainda o duopólio", sobre cartões de crédito. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Vazamento faz MEC substituir consórcio do Enem

Governo busca saída para romper contrato com o grupo que organizaria a prova, cujo sigilo foi quebrado

O Connasel, consórcio que havia sido contratado para aplicar o Enem, será substituído, informam os repórteres Renata Cafardo e Vannildo Mendes. A decisão ainda não foi oficializada porque o Ministério da Educação busca soluções jurídicas para romper o contrato, por falha de segurança. O MEC não definiu se uma nova empresa ficará a cargo da organização do teste ou se o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, responsável pela elaboração do Enem, fará esse trabalho. O exame, que seria realizado no fim de semana passado, foi cancelado na quinta porque seu sigilo foi quebrado, conforme revelou o Estado. Dois suspeitos já foram indiciados por participar da trama do vazamento. Um terceiro, que seria funcionário de uma das empresas do consórcio e teria obtido o exame, ainda não apareceu. Depoimentos indicam que uma quarta pessoa possa estar envolvida. (págs. 1, A16 e A17)

Data do exame sai nesta quarta

A nova data do Enem e os detalhes sobre a organização da prova serão divulgados na quarta, segundo o ministro Fernando Haddad (Educação). Será preciso reimprimir mais de 4 milhões de cadernos de questões e enviá-los para cerca de 1.800 municípios. (págs. 1 e A16)

FMI adota planos para ser 'BC global'

Ideia é ampliar segurança contra crise

O FMI adotou o plano de se converter num banco central global - missão recomendada pelo G-20. Segundo Dominique Strauss-Kahn, diretor-geral do FMI, a crise evidenciou a necessidade de criar fundos de segurança muito amplos. Na Bélgica, o premiê Herman Van Rompuy elogiou o presidente Lula ao citar a "marolinha", chamando-a de “minúscula onda". (págs. 1 e B1)

"O tsunami virou minúscula onda, como você disse", Herman Van Rompuy Premiê belga, falando a Lula

Zelaya quer acordo que prevê anistia mais ampla

A proposta de ampliar a anistia prevista no acordo que tenta pôr fim à crise em Honduras tornou-se ontem mais um ponto crítico, relatam Denise Chrispim Marin e Lourival Sant'Anna. O presidente deposto Manuel Zelaya quer o perdão também para a retirada de US$ 2,13 milhões que financiaria um plebiscito. (págs. 1 e A9)

Índios tentam vitória inédita nas eleições de 2010

Os índios brasileiros pretendem eleger ao menos cinco deputados federais e formar uma bancada forte em 19 Estados. Puxadores de votos serão lançados para a Câmara, como Almir Suruí, de Rondônia, Sandro Tuxa, da Bahia, e Júlio Macuxi, de Roraima. O Partido Verde é o mais cortejado por eles. (págs. 1 e A4)

Anos de chumbo: Relatório sugere traidor na ALN

Exército sabia nome de militantes que fizeram curso de guerrilha em Cuba. (págs. 1 e A7)

Censura reflete caos, diz ONG

Para a Repórteres Sem Fronteiras, o caso do Estado é resultado da "bagunça jurídica" no Brasil. (págs. 1 e A8)

'Estado' sob censura há 66 dias. (Págs. 1 e A8)

Notas e Informações: Por enquanto, juntar reservas

O FMI já começou a mudar. O acesso é fácil e os governos não têm a obrigação de cumprir metas. Mas, por enquanto, melhor é confiar em um bom volume de reservas. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Rio 2016: Lição de casa para os Jogos começa em novembro

Comitê Olímpico Brasileiro recorrerá a intercâmbio com sedes anteriores

Vencida a primeira etapa - a campanha para convencer o Comitê Olímpico Internacional (COI) - os organizadores dos Jogos no Rio começarão o trabalho de fato só no mês que vem. Segundo o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman nenhuma providência técnica poderá ser tomada até a realização de um seminário com integrantes do COI, em novembro, quando se decidirão estratégias de planejamento. Diferentemente do presidente Lula, que exigiu metas de cada confederação para que em 2016 o Brasil seja potência olímpica, Nuzman acha que o país precisa evitar fazer pressão sobre os atletas. A partir do próximo mês, o COB planeja reunir-se com os comitês organizadores das últimas olimpíadas. O JB percorreu pontos da cidade que precisarão receber a atenção dos governos federal, estadual e municipal. A lista de tarefas a cumprir envolve, entre outras coisas, reorganização do mobiliário urbano, limpeza, resolução de problemas ambientais e melhora dos transportes. (págs. 1 e Esportes D4 e D5 e Tema do dia A2 a A6)

Casas ainda não saíram do papel

Após seis meses, programa Minha Casa, Minha Vida ainda não teve nenhum empreendimento liberado no Rio. Entraves jurídicos e ambientais barram um a cada cinco terrenos cedidos pelo estado. Cerca de 2 mil unidades estão no papel. (págs. 1 e Cidade A12)

Enem: PF procura terceiro suspeito

Com dois homens já indiciados pela tentativa de venda das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, a Polícia Federal procura um terceiro suspeito, apontado como um dos responsáveis pelo vazamento. As novas datas do Enem serão anunciadas na quarta-feira. (págs. 1 e País A7)

Bomba iraniana de última geração

Relatório confidencial, produzido por altos funcionários da Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU, conclui que o Irã já tem informação suficiente para projetar e produzir uma bomba nuclear. (págs. 1 e Internacional A21)

Brasil é o 2° em número de spams

Atrás dos EUA, o Brasil é um dos países que mais geram lixo eletrônico no mundo: produziu em agosto 12% dos spams. Os dados constam de levantamento mundial, produzido por uma empresa de segurança na internet. O relatório sugere como se proteger. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A23)

Informe JB

Samba e oração na festa do Rio em Copenhague. (págs. 1 e A4)

Carlos Eduardo Novaes

Que as autoridades pensem nos atletas. (págs. 1 e D3)

Hilde

COB gastou graças ao cheque de Eike. (págs. 1 e B5)

Coisas da política

A América do Sul, segundo um embaixador. (págs. 1 e A2)

Editorial

Os consensos econômicos e sociais do país. (págs.1 e A8)
---------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
------------