PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, março 10, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] "NO NOVO TEMPO APESAR DOS PERIGOS..."

\o/










[Homenagem aos chargistas brasileiros].
/

OPERAÇÃO SATIAGRAHA [In:] "O CRIADOR E A CRIATURA" ?

.
Quebrado sigilo de 25 aparelhos de Protógenes
Justiça quebra sigilo de Protógenes


Autor(es): Fausto Macedo
O Estado de S. Paulo - 10/03/2009

A Justiça Federal decretou a quebra do sigilo de 25 linhas de celulares e rádios utilizados pelo delegado Protógenes Queiroz, mentor da Operação Satiagraha - investigação contra o banqueiro Daniel Dantas.


A decisão acolhe pedido da Corregedoria da Polícia Federal, que investiga Protógenes por suposta quebra de sigilo funcional, monitoramento clandestino de políticos e autoridades e uso de arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no cerco contra o dono do Grupo Opportunity.

A PF requereu acesso aos extratos telefônicos de Protógenes alegando que o objetivo "é reforçar as provas já colhidas no presente feito e para melhor aferir a verdade real dos acontecimentos durante o período dessa parceria espúria com servidores da Abin".

Para o delegado-corregedor Amaro Vieira Ferreira, que conduz inquérito contra o criador da Satiagraha, "se faz necessário um estudo dos contatos que foram mantidos pelo investigado, o que pode ser realizado pela análise dos registros das ligações telefônicas recebidas e efetuadas por ele".

O corregedor pediu "em regime de urgência" a quebra do sigilo dos registros relativos ao período de fevereiro a agosto de 2008. Protógenes usava celulares e rádios das operadoras Nextel, Vivo, Tim e Claro.

A Operação Satiagraha foi deflagrada na manhã de 8 de julho, quando Dantas foi capturado no Rio, por ordem do juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Federal de São Paulo.

Segundo o corregedor, "o investigado (Protógenes), por razões ainda não determinadas, fazia uso de telefones diversos, dos quais a identificação plena depende ainda de pesquisas junto às operadoras".

O delegado Amaro Ferreira destaca que "os elementos constantes dos autos confirmam a materialidade da prática de violação de sigilo funcional, conduta típica prevista no artigo 325, parágrafo 2º, do Código Penal".

O corregedor da PF adverte, ainda, para a violação ao artigo 10 da Lei 9.296/96 (Lei da Interceptação Telefônica), "ocorrida em função da atuação de servidores da Abin na citada operação durante os meses de fevereiro a julho de 2008, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, em completo desvio de finalidade".

Segundo o corregedor, "os elementos que constam dos autos convergem, indicando autoria de tais delitos, para o delegado Protógenes Pinheiro Queiroz, conforme detalhadamente exposto e fundamentado". Ferreira aponta "fatores de coação à regular investigação que aqui se processa".
-------------

RENAN CALHEIROS [In:] ÔNUS & BÔNUS

...
Renan dá obra a Collor e verba a escudeiro
Renan dá Comissão do Orçamento a escudeiro


Autor(es): Maria Lima
O Globo - 10/03/2009
Líder do PMDB recompensa parlamentares que o defenderam; depois de Collor, Almeida Lima é agraciado


Após dar ao ex-presidente Collor a comissão que acompanhará obras do PAC, o líder do PMDB, Renan Calheiros, entregou a Comissão de Orçamento do Congresso a Almeida Lima, seu escudeiro no processo em que escapou da cassação

Pouco mais de um ano após sua absolvição no processo de cassação que investigou uso de dinheiro de um lobista para pagar pensão a uma filha fora do casamento, o hoje líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), está premiando com cargos importantes no Senado a tropa de choque que assumiu a linha de frente de sua defesa. Depois de indicar o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) para a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), hoje a bancada do partido deve ratificar a indicação do nome de Almeida Lima (PMDB-SE) para a presidência da poderosa Comissão Mista do Orçamento (CMO), responsável pela elaboração do Orçamento de 2010, ano de sucessão presidencial. Renan também já deu ao ex-presidente Fernando Collor o comando da Comissão de Infraestrutura.

Com atuação apaixonada na época do processo, tanto Almeida como Salgado apresentaram votos em separado pela absolvição de Renan, o que acabou acontecendo no plenário, por 40 a 35 votos. A CMO tem troca de comando este mês. A relatoria deverá ficar com o deputado Walter Pinheiro (PT-BA), e a presidência com Almeida Lima, que é advogado e tem pouca experiência na área econômica. Senadores de todos os partidos, inclusive da base, estão apavorados com a notícia e acham que Renan articula para pôr no cargo um parlamentar de atuação fraca, a fim de criar mecanismos de dificuldade para o governo e operar, ele mesmo, a realização do Orçamento.

- O envolvimento do Renan em escândalos recentes acabou criando no Senado uma desconfiança em relação a suas indicações para essas comissões tão importantes. A pessoa que for presidir a Comissão de Orçamento vai ter que andar nos trilhos para não transformá-la de novo num foco de denúncias - diz o líder do PSB, Renato Casagrande, que teve seu parecer pela cassação de Renan aprovado no Conselho de Ética, mas derrotado no plenário.

Para um outro senador da base, Renan está procurando ampliar os mecanismos de controle político no Senado e no governo. Refez a parceria com Fernando Collor (PTB-AL) e o colocou na Comissão de Infraestrutura, indicou Salgado e, agora, Almeida.

Sem arrependimentos na defesa de peemedebista

Almeida chegou ontem a Brasília disposto a conversar com a bancada. Mas disse que não terá problemas, porque tem sido útil ao partido. Afirmou que se orgulha de ter defendido Renan, e que não será marionete de ninguém. Mas vai conversar muito com seu líder e com o presidente do Senado, José Sarney.
- Qualquer um que ouse dizer que serei marionete do Renan vai ser desafiado por mim a fazer uma checagem de sua vida com a minha. O maior vestal não chega ao rés dos meus pés em termos de ética e moral. Fui ousado de fazer aquela defesa do Renan, mas não me arrependo. Tenho muito orgulho. Eu estava certo, ele foi absolvido, e os inquéritos morreram - disse.

Ele reconhece que não tem o preparo "intelectual" para comandar a comissão, mas promete agir com rigor, ética e moral:

- Não nego minhas amizades. Os que criticam têm ciúmes da relação de companheirismo que tenho com Renan. Quando cheguei aqui, era uma ave desgarrada. Hoje me sinto confortado. Participo de um grupo político que me acolhe.

Renan foi procurado, mas não retornou.

--------------

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

10 de março de 2009

O Globo

Manchete: Justiça bloqueia os bens de grupo que representa MST

Entidade recebeu R$ 3,8 milhões do MEC e não prestou contas

O juiz da 14ª Vara Cível Federal em São Paulo, José Carlos Francisco, determinou o bloqueio dos bens da Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca), o braço formal do MST, que nem CGC tem. A denúncia do Ministério Público, de Improbidade administrativa, é sobre suposto desvio de verba de R$ 3,8 milhões repassada em 2004 pelo Programa Brasil Alfabetizado, do governo federal, para a Anca. O dinheiro, porém, foi parar nas mãos de secretarias regionais do MST. Auditoria do TCU encontrou uma série de irregularidades, como falta de comprovação do dinheiro para cursos, inexistência de notas fiscais e de fiscalização, conforme mostrou reportagem do GLOBO domingo. A ação foi protocolada pelo MPF na quarta-feira passada, e o juiz deu dois dias depois a liminar, fato tornado público ontem. Na decisão, o juiz não descarta responsabilizar o MST e a União neste caso por suposta falta de fiscalização. Á Anca disse que só se manifestará após ser notificada da decisão judicial. (págs. 1, 3 e 4, e editorial "Seguir adiante")

Dilma e Lula dão presente a mulheres

Ao participar de seminário em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a ministra Dilma Rousseff adaptou o discurso e disse que dará prioridade a elas na concessão de financiamentos do pacote habitacional. Vinte e seis prefeitos de capitais aceitaram reduzir o ISS e o ITBI dos projetos. (págs. 1 e 20)

O presidente Lula anunciou que vai transformar em ministério a atual Secretaria Especial das Mulheres. (págs. 1 e 9)

Foto lengenda - Dia Internacional da Mulher

Mulheres da Via Campesina no prédio do Ministério da Agricultura, invadido pelas manifestantes, que também fizeram protestos pelo país todo, destruindo inclusive madeira da Aracruz Celulose no Espírito Santo e entrando em confronto com a polícia em Pernambuco (pág. 1)

Petrobras suspeita que lucro 'vazou'

A Petrobras vai investigar se houve vazamento de informações sobre os resultados do quarto trimestre do ano de 2008, divulgados na última sexta-feira. A CVM acompanha a oscilação dos papéis. (págs. 1 e 23)

Câmara vai prorrogar CPI do Grampo para investigar Protógenes (págs. 1 e 8)

Renan dá obra a Collor e verba a escudeiro

Após dar ao ex-presidente Collor a comissão que acompanhará obras do PAC, o líder do PMDB, Renan Calheiros, entregou a Comissão de Orçamento do Congresso a Almeida Lima, seu escudeiro no processo em que escapou da cassação. (págs. 1 e 8)

Vendas na indústria caem 13,4%

Em janeiro, o faturamento na indústria registrou a maior queda desde 2003: 13,4% em relação ao mesmo mês de 2008. A expectativa é que essa retração force baixa maior dos juros. (págs. 1, 17 e Míriam Leitão)

Obama autoriza pesquisa de embrião

O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou ontem um decreto pondo fim à proibição de financiamento federal para pesquisas médicas com células-tronco tiradas de embriões humanos, imposta por George W. Bush em 2001. Obama disse que decisões sobre ciência devem ser pautadas por fatos e não por ideologia. Ele prometeu levar os EUA à liderança da área. (págs. 1 e 27)

Coreia do Norte ameaça com guerra

A Coreia do Norte pôs as Forças Armadas em "alerta total para combate" e ameaçou Coreia do Sul, Japão e EUA se houver interferência no lançamento de um satélite, suspeito de ser um míssil de longo alcance. (págs. 1 e 25)

A máquina de lavar, o Papa e a pílula

O Vaticano disse que a máquina de lavar pode ter feito mais pela liberação da mulher do que a pílula ou o direito de trabalhar. (págs. 1 e 26)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Senado paga R$ 6 mi em horas extras no recesso

3.883 funcionários da Casa foram contemplados com o beneficio

O Senado pagou pelos menos R$ ,2 milhões em horas extras para 3.883 funcionário em janeiro, mês em que a Casa estava em recesso e não houve atividade parlamentar, informam Adriano Ceolin e Andreza Matais. A autorização do pagamento foi feita pelo senador Efraim Morais (DEM-PB), três dias antes de ele deixar a primeira-secretária da Mesa do Senado, órgão que administra a Casa. Além do pagamento, a hora extra foi reajustada em 111% -o limite foi de R$ 2,5642,93. A Casa confirmou a despesa de R$ 6,2 milhões com horas extras em janeiro. Mas, segundo o Siafi (Sistema de acompanhamento de gastos do governo), o valor chegou a R$ 8 milhões. Segundo o senado, os servidores trabalharam além do expediente normal em janeiro. Presidente do Senado até janeiro, Garibalde Alves (PMDB-RN) disse que não foi consultado a respeito; “Realmente não sei como justificar isso”. Enfraim não foi localizado. (Págs.1 e A8)

Equipe da fazenda já reduz estimativa de crescimento

Técnicos do Ministério internamente que a alta do PIB bo ano deverá ser de 2,5%, ante os 4% citados como meta pelo ministro Mantega (Págs.1 e B1)

Petrobrás decide apuarar suposto vazamento de dados do balanço

A Petrobrás abriu investigação, interna para apurar o possível vazamento de dados do balanço da companhia, divulgado oficialmente na noite da última sexta; Segundo o balanço, o lucro da estatal foi de R$ 33,9 bilhões no ano passado, com alta de 58% em relação a 2007. O resultado foi anunciado após o fechamento das Bolsas, como determina a Comissão de Valores Mobiliários. No mercado, porém, havia a informação de que analistas tiveram acesso prévio ao balanço. (Págs.1 e B3)

Obama libera uso de verbas para estudo com células-tronco

O presidente Barack Obama derrubou o veto ao uso de fundos federais do EUA em pesquisas com cèlulas-troncos embrionárias, que podem se converter praticamente em qualquer tecido. “Devemos tomar decisões cientificas baseadas em fato, não em ideologia”, disse. Ele assinou ordem executiva determinando que decisões do governo relativa a fundos para pesquisas não podem levar em conta ideologia ou orientação religiosa. (Págs.1 e A15)


------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Sem-terra fazem invasões e depredações em 8 Estados

Protesto reúne 6,5 mil militantes; CNJ terá fórum para questões agrárias

O grupo de sem-terra Via Campesina promoveu ontem uma série de ações em oito Estados e no Distrito Federal, com 6,5 mil militantes, a maioria mulheres. Elas invadiram o Ministério da Agricultura, em Brasília, e um escritório do Instituto de Terras de São Paulo, em Presidente Prudente, além de fazendas, uma usina e duas empresas de celulose. O protesto, que aproveitou o Dia Internacional da Mulher, era contra o agronegócio, a falta de recursos para a agricultura familiar e o atraso na reforma agrária.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, anunciou um fórum no Conselho Nacional de Justiça para acompanhar as ações sobre reforma agrária. Ainda ontem, a Justiça bloqueou os bens de entidade que dá fachada ao MST, suspeita de desviar verba federal para alfabetização. (págs. 1 e A4 a A6)

O estilo fashion-campesino
As mulheres da Via Campesina foram bem preparadas para o protesto, até no visual. Cada grupo usou lenço colorido que o identificava. Havia poucas mulheres sem-terra - boa parte das manifestantes era estudantes e militantes de ONGs. (págs. 1 e A6)

Indústria já prevê PIB zero em 2009

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avalia que a atividade industrial tende a apresentar queda em 2009, expectativa semelhante à captada por pesquisa do Banco Central no mercado financeiro. Em duas semanas, a CNI divulgará novas projeções para a economia brasileira.“Deveremos revisar o crescimento do PIB para algo perto de zero", disse o economista-chefe da entidade, Flávio Castelo Branco. (págs. 1, B1 e B3)

NÚMERO
13,4% foi a queda das vendas industriais em janeiro.

Quadrilha invade quartel do Exército em SP e leva fuzis

Bandidos assaltaram o 6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava (SP), levando sete fuzis modelo FAL, com capacidade para 700 tiros por minuto. A quadrilha rompeu uma cerca nos fundos do quartel por volta das 23h30 de domingo e rendeu os soldados no momento da troca de turno. Os assaltantes agrediram os militares com coronhadas e os mantiveram dominados até o fim do roubo. Fugiram sem deixar pistas. (págs. 1 e C1)

Quebrado sigilo de 25 aparelhos de Protógenes

A Justiça quebrou o sigilo de 25 linhas de celular e rádio usadas pelo delegado Protógenes Queiroz, mentor da investigação contra o banqueiro Daniel Dantas. A decisão acolhe pedido da Corregedoria da Polícia Federal, que investiga Protógenes por suspeita de monitoramento clandestino de políticos e uso de agentes da Abin. (págs. 1 e A8)

Notas e Informações - O orçamento em perigo

Técnicos federais estimam para o ano perda de receita de R$ 40 bilhões, se o País reagir no segundo semestre. Na pior hipótese, o governo pode recolher R$ 64 bilhões a menos do que o programado. (págs. 1 e A3)

Arnaldo Jabor

O mal do Brasil não está na crueldade, mas na cordialidade. (págs. 1 e D10)

Droga avança e põe política de repressão em xeque

A expansão da cocaína na América Latina desencadeou onda de violência e de corrupção que tem instigado apelos para a revisão da política antidrogas. Esse debate deve dominar a cúpula da ONU sobre o tema, que começa dia 11 em Viena. "A guerra às drogas é um fracasso", disse César Gaviria, ex-presidente colombiano. (págs. 1 e A12)

Obama libera pesquisas com células-tronco embrionárias

O presidente dos EUA, Barack Obama, cumpriu ontem promessa de campanha ao revogar a restrição ao financiamento de pesquisas com células-tronco de embriões humanos. Obama disse que haverá apoio "vigoroso" aos cientistas. O uso de recursos públicos federais para esse trabalho havia sido proibido em 2001 pelo presidente George W. Bush, que era moralmente contra a destruição de embriões humanos. (págs. 1 e A16)


------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: Indústria do Rio despenca

Vendas no estado caem mais do que a média nacional: 19,7%, pior nível da história

A crise econômica internacional e a consequente redução das exportações do país fizeram o faturamento da indústria brasileira cair 13,4% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi o pior resultado registrado desde o início da série da pesquisa, em 2003, e o único com dois dígitos. A notícia mostrou-se ainda mais grave para o Rio de Janeiro, onde a queda chegou a 19,7%. Os industriais fluminenses fecharam, em janeiro, cerca de 4.900 postos de trabalho. Para a Federação das Indústrias do Rio (Firjan), os números demonstram que a crise chegou com toda a força ao estado. (págs. 1 e A16)


Poucas brasileiras na política

O Brasil ocupa posição desonrosa no ranking da presença feminina no Parlamento: 141º lugar entre 188 países - apenas 8,9% de mulheres no Congresso. No front Executivo, a oposição reclama que Lula não perde oportunidade de promover Dilma Rousseff. (págs. 1, A6 e A10)

EUA de olho no petróleo do Brasil

A inclusão do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, na comitiva do presidente Lula a Washington para reuniões com Barack Obama é vista como a confirmação de que a estatal pode vir a fornecer petróleo aos EUA, que tentam fugir da dependência da Venezuela. (págs. 1 e A18)

Sociedade Aberta - Ives Gandra Martíns

As crises estimulam a volta da esquerda radical. (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta – Cláudio Mauch

Os socorros de hoje reforçam os acertos do Proer de FHC. (págs. 1e A9)

Sociedade Aberta – Patrícia Saboya

Por que é preciso ter mais mulheres na política. (págs. 1 e A6)

Inclusão digital no Santa Marta

Numa nova forma de ocupar a favela, o governador do Rio, Sérgio Cabral, inaugurou a rede de internet sem fio no Morro Santa Marta, em Botafogo. As 16 antenas instaladas ontem significam o início da saída de toda uma comunidade da exclusão digital, de graça. (págs. 1, A2 e A4)

Obama libera células-tronco

Num ato histórico, o presidente dos EUA, Barack Obama, suspendeu as restrições de financiamento federal à pesquisa com células-tronco humanas. Em tom de crítica a George Bush, o democrata ressaltou que vai "tomar decisões científicas baseadas em fatos, não em ideologia". (págs. 1 e A21)



Plano de Obama está falhando

Três questões sobre a política econômica do presidente Barack Obama: o governo se dá conta de que não está fazendo o suficiente? Está preparado para fazer mais? O Congresso apoiará políticas mais assertativas? (págs. 1 e A19)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Polícia caça concurseiros a serviço de criminosos

O concurso para agente da Polícia Civil do DF, marcado para este domingo, terá uma vigilância maior do que a habitual. Uma investigação do Departamento de Atividades Especiais identificou a ação do crime organizado com o objetivo de se infiltrar na corporação. Os investigadores rastrearam candidatos que têm vínculo com o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC). A finalidade é impedir que os representantes das quadrilhas entrem nos quadros da Polícia Civil do DF. A segurança na seleção, com 23 mil inscritos, também se empenhará no combate a fraudes durante as provas.(págs.1, 23 e 24)

Lula vai despachar no CCBB ao lado de Dilma

O Centro Cultural Banco do Brasil vai abrigar parte da equipe do Palácio do Planalto durante a reforma do prédio projetado por Niemeyer, prevista para um ano. Enquanto a mudança sai, ministros que se sentiram desprestigiados por ficar longe de Lula brigam por espaço.(págs. 1 e 2)

Sem-terra promovem invasões em série pelo país

Mulheres ligadas à Via Campesina realizaram protestos em oito estados para marcar o início de uma aliança entre o movimento camponês e as organizações ambientalistas. Invadiram fazendas, usinas e portos. Em Brasília, ocuparam a sede do Ministério da Agricultura por quatro horas.(págs. 1 e 9)

Queda do consumo pode levar PIB a zero em 2009

Uma forte retração do consumo no último trimestre de 2008 provocará uma queda significativa do Produto Interno Bruto, segundo avaliação de analistas. O impacto da crise global é mais forte na indústria, que prevê crescimento zero para 2009. (págs. 1 e 12)

Arrocho

Arrecadação cai e GDF limita gastos. (págs. 1 e 7)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Crise global dá impulso a títulos do agronegócio

A crise global de crédito deu um grande impulso aos papéis lastreados em recebíveis do agronegócio. Esses títulos caíram no gosto de grandes tradings com dificuldades de acesso a linhas de crédito no exterior e passaram a rechear a carteira de bancos brasileiros. Os papéis também se transformaram em boa alternativa de investimento para grandes clientes corporativos.

Em 2007, o volume de negócios com esses instrumentos atingiu R$ 5,9 bilhões. No ano passado, ele deu um salto para R$ 37,6 bilhões e, em fevereiro, atingiu R$ 50,8 bilhões, segundo relatório da BM&FBovespa.

Tradicionais financiadoras do agronegócio, as tradings passaram a adotar esses títulos como uma importante fonte de crédito para continuar emprestando aos produtores rurais. A principal estrela é a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), papéis lastreados em recebíveis emitidos pelos produtores, como Cédulas de Produto Rural (CPR), duplicatas e notas promissórias rurais, além de contratos de financiamento e exportação. No ano passado, foram registrados R$ 35,8 bilhões em LCAs. Neste ano,já são R$ 6,2 bilhões em negócios.

Apesar do custo financeiro mais alto do que o dinheiro captado no exterior, os títulos do agronegócio têm aceitação pelo baixo risco, boa liquidez e garantia lastreada na produção. O custo chegaria a taxa Selic mais 2% ou 3% ao ano. Mas os benefícios fiscais são o principal atrativo. Ao usar os títulos de registro obrigatório para captar recursos, as tradings não pagam Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Além disso, os bancos ficam desobrigados de fazer o depósito compulsório de 25% sobre esses valores e não precisam cobrir 100% do risco das operações como prevê o Acordo de Basileia. Pela lei, as instituições também não são obrigadas a recolher 0,2% sobre cada operação para o Fundo Garantidor de Crédito, que dá garantia a depósitos em bancos de até R$ 60 mil. Na outra ponta, o investidor pessoa física é atraído pela isenção de IR.
O mercado potencial para os títulos é estimado em R$ 100 bilhões. Até agora, apenas 15 bancos operam com as LCAs. O Banco do Brasil, maior financiador do setor rural, ficou fora desse mercado. (págs. 1 e B12)

Justiça cassa liminar da Duke Energy

Em uma disputa iniciada em 2004, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) derrubou liminar que liberava a Duke Energy de pagar parte das tarifas pelo escoamento de sua energia no interior de São Paulo. A geradora americana terá que quitar uma dívida de R$ 89,7 milhões com duas distribuidoras do Estado. A vitória da Aneel não é definitiva.

A pendenga começou quando Duke, Cesp e AES Tietê se recusaram a assinar com distribuidoras contrato pelo uso de suas redes de infraestrutura. Em janeiro, a Aneel fechou um acordo extrajudicial de R$ 225 milhões para encerrar a disputa, mas a Duke preferiu manter o contencioso nos tribunais. (págs. 1 e B8)

Escassez de crédito ainda persiste

Seis meses após o acirramento da crise internacional, as torneiras do crédito continuam emperradas no mercado brasileiro. O prazo médio do capital de giro em janeiro encolheu em quase um quarto, para 384 dias, último dado dispon1vel. O juro médio subiu 3,2 pontos percentuais para 36,8 % ao ano, afetando pequenas e médias empresas.

Praticamente secou o crédito mais longo e barato para pessoas físicas, como o financiamento de veículos e o consignado. A saída foi recorrer ao cheque especial, com taxa de 172%, quase seis vezes maior do que com desconto em folha.

Não fossem os bancos públicos, a situação seria ainda pior. O estoque de empréstimos dessas instituições avançou 8,2% no período, o dos bancos privados, 2,7% e o dos estrangeiros, 3,5%.

Por conta do cenário adverso, o professor da Unicamp e ex-secretário de Política Economica do Ministério da Fazenda, Júlio Gomes de Almeida, espera um crescimento do crédito não superior a 5% neste ano. "É um baque muito grande para as empresas", disse. (págs. 1 e C1)

Ideias

Delfim Netto: a cavalar crise financeira destruiu a ilusão dos portadores da "verdadeira" ciência econômica. (págs. 1 e A2)

Ideias

Raymundo Costa: PT não trabalha apenas com a candidatura Palocci. (págs. 1 e A6)

Deflação no IGP-DI

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve deflação de 0,13% em fevereiro, contra uma pequena variação positiva em janeiro de 0,01%. Os preços no atacado caíram 0,31 %, após uma queda ligeiramente maior, de 0,33%, em janeiro. Os preços ao consumidor subiram 0,21%. (págs. 1 e A3)

Pessimismo na indústria

A utilização da capacidade instalada na indústria brasileira recuou pelo quarto mês consecutivo em janeiro, para 78,4% - ritmo semelhante ao de novembro de 2003. A CNI acredita que o crescimento da economia ficará próximo a zero neste ano. (págs. 1 e A3)

Cimenteiras mantêm vendas

As vendas de cimento no mercado interno em fevereiro cresceram 6,6% em relação a janeiro, considerando-se a média por dias úteis. No mês, o recuo foi de 3,2%, provocado mais pelo menor número de dias e pelas chuvas do que pela crise. (págs. 1 e B8)


Chuvas favorecem a produção

Ainda irregulares, as chuvas voltaram às principais regiões produtoras do país e a Conab corrigiu sua estimativa para a produção nacional de grãos na safra2008/09, cuja colheita de verão está em estágio avançado. A previsão agora é de uma safra de 135,3 milhões de toneladas. (págs. 1 e B12)

Maeda fecha Salto Belo

O grupo Maeda vai fechar a fiação Salto Belo, de Ituverava (SP), que emprega 120 trabalhadores. A decisão foi motivada pela crise econômica, as enchentes no Sul do país - onde está a maioria dos clientes -e a concorrência com produtos da Índia. (págs. 1 e B12)

Compra da Schering afeta a Mantecorp

A aquisição da americana Schering-Plough pela também americana Merck por US$ 41,1 bilhões, anunciada ontem, deve afetar os negócios da Mantecorp, o laboratório brasileiro controlado pela família Mantegazza.

Um acordo de licenciamento de vários medicamentos da Schering, que inclui a droga contra artrite reumatóide Remicade, um dos principais geradores de receita do laboratório brasileiro, vence neste ano e não deve ser renovado. Embora não haja informações oficiais, a Merck no Brasil espera a retomada dos medicamentos para seu portfólio. (págs. 1 e B9)

Bônus da Merrill sob investigação

No início de 2008, a Merrill Lynch apostou pesado no Brasil quando atraiu um ex-banqueiro de investimentos do UBS Pactual, Alexandre Bettamio, e nove outros especialistas em fusões no país oferecendo milhões em bônus garantidos. Bettamio recebeu pelo menos US$ 7 milhões, segundo pessoas a par do assunto. Os banqueiros de investimentos da Merrill na América Latina, incluindo Brasil, México e Argentina, geraram receitas de US$ 50 milhões até o fim de dezembro, enquanto criaram pelo menos US$ 100 milhões em despesas, a maioria ligada a salários. O revés é um raro exemplo de executivos que custaram a seu empregador mais do que renderam.

A Merrill fez acordo para ser comprada pelo Bank of America em setembro, mas agora seus bônus, pagos em dezembro, estão sob investigação do procurador-geral do Estado de Nova York, Andrew Cuomo. (págs. 1 e C4)


-----------------------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-------------