PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, julho 05, 2007

XÔ! ESTRESSE [In:] "O PODER EMANA DO POVO ..."





[Chargistas: Dálcio, Tiago, Thomate, Amarildo].

EDUCAÇÃO: QUE ESCOLA É ESSA???

Professora é colada em cadeira por alunos.

Uma professora de biologia foi colada à cadeira durante uma aula em Macatuba, cidade no interior de São Paulo a 315 km da capital. O caso aconteceu durante uma aula do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Fernando Valezi. A docente teve a roupa rasgada e sofreu lesões na pele. De acordo com nota da Diretoria de Ensino da região, divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde, os responsáveis ainda não foram identificados. A direção da escola registrou um boletim de ocorrência e a professora chegou a fazer exame de corpo de delito em função das lesões. Participavam da aula trinta e cinco alunos. Ao sentar na cadeira a professora percebeu a umidade, mas, mesmo assim, acabou grudada pela cola de secagem rápida. G1, SP.

*******************************
Aluno é transferido após agredir professora.



Um aluno de 15 anos será transferido de uma escola de Suzano, na Grande São Paulo, por ter agredido a professora quando ela saía da sala de aula. Segundo a professora, o estudante, da 8ª série do Ensino Fundamental, começou a xingá-la durante uma atividade. Ela pediu que ele se retirasse da sala. O garoto ficou no corredor, esperou o horário de troca de aulas e, na saída da educadora, agrediu-a no rosto e na cabeça. Ela também ficou com as mãos machucadas. A transferência do menino foi decidida por unanimidade no conselho de escola, formado pela direção, professores e pais de alunos. O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) participou da reunião como observador. A professora está de licença médica que deve durar 30 dias, mas pode ser prorrogada. A Diretoria Regional de Ensino deve discutir, ainda essa semana, providências a serem tomadas para evitar que outros casos aconteçam. Um levantamento da Apeoesp feito com 684 professores do estado de São Paulo apontou que 87% deles disseram que conhecem histórias de violência nas escolas. Em 93% dos casos, os responsáveis são os alunos. O estudo aponta, também, as principais causas dessa violência: 76% estão relacionados a conflitos entre os estudantes, 63% por causa de drogas e álcool e 45,6% pobreza generalizada. G1, BomDia SP. Imagem vídeo-matéria.

RENAN CALHEIROS: MEU BOI BUMBÁ! (PARQUE TEMÁTICO)


Renan em desvantagem no conselho.

Dos três senadores escalador para relataria do processo contra o presidente do Senado, apenas um é da “tropa de choque” do alagoano: Almeida Lima, de Sergipe. Após ser derrotado em suas manobras, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), terá seu processo no Conselho de Ética relatado por dois senadores que sempre defenderam o aprofundamento das investigações: Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS). Mas a oposição aceitou a indicação de Almeida Lima (PMDB-SE) para integrar o trio que vai relatar o processo por quebra de decoro parlamentar. Da tropa de choque de Renan, Almeida Lima foi um dos poucos a defendê-lo anteontem, quando senadores de oposição e da base, em coro, pediram afastamento do alagoano do comando do Congresso.Notas frias?Hoje, peritos da Polícia Federal devem definir o prazo para concluir o laudo dos recibos de venda de gado apresentados por Renan - há suspeita de que as notas sejam frias. O material integra a defesa do senador, que alega que tinha recursos próprios para bancar pensão e aluguel da jornalista Mônica Veloso, com quem tem filha fora do casamento. Ele nega que o lobista Cláudio Gontijo, da Construtora Mendes Júnior, tenha pago essas despesas.Hoje, o presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), aliado de Renan, teria reunião com os três relatores. Mas ontem ele viajou, dizendo que vai se “tratar de uma cólica renal”. Os senadores chegaram ao entendimento sobre a relatoria ontem à noite, após um dia de impasse. Aliados de Renan recusaram o nome de Demóstenes Torres (DEM-GO) por acreditar que ele está “compromissado” com a condenação do presidente da Casa. A oposição havia rejeitado Almeida Lima, sob alegação de que ele quer engavetar o processo, mas aceitou a indicação, para evitar nova paralisação no conselho. “Estão confundindo quando afirmam que faço parte da tropa de choque”, disse Lima. “Vou agir legalmente, mas em hipótese nenhuma deixarei que o conselho vire corte marcial”. Acuado, Renan culpou a imprensa pela crise que inviabiliza sua permanência na presidência do Senado. “Setores da mídia que não conseguiram derrubar o presidente Lula agora querem derrubar o presidente do Senado”, acusou o peemedebista. Estadão. Chargista, Solda.

FAMÍLIA, EDUCAÇÃO & ESCOLA: RESGATAR É PRECISO!!!

Servente é pisoteada por estudantes:

A Polícia Civil de Dracena, no Interior, começou a investigar nesta quarta-feira (4) o caso da servente Nair Silva Alves, 67 anos, que teve dois braços quebrados e ferimentos em um dos olhos ao ser pisoteada por estudantes de 5ª a 8ª séries da escola estadual Nove de Julho, uma das mais importantes da cidade. Nair foi "atropelada" pelos alunos na terça-feira (3), quando abriu o portão que dá acesso às salas de aulas. "Não vi quem foi. Só sei que alguns alunos me empurraram e cai de bruços; entrei em pânico e comecei a gritar por socorro", contou Nair. Ela disse que só teve coragem de ir à polícia registrar queixa nesta quarta. A servente, que disse temer retaliações dos alunos, acabou convencida pela filha Gessilene Alves de Abreu a formalizar a denúncia, mas mesmo assim, disse que as agressões podem ter ocorrido de forma "involuntária". O delegado Antônio Simonatto, que responde pela Delegacia da Mulher, disse que vai apurar um caso de lesões corporais envolvendo menores. "Hoje mesmo os investigadores foram na escola para descobrir quem foram os responsáveis pelos ferimentos causados na vítima", disse Nair, que completa 30 anos de atividades no ensino público de São Paulo em 27 de julho, disse que "em todo este tempo eu nunca passei por situação semelhante". "Este é o momento de maior decepção da minha vida", contou. "Os alunos não respeitam professores, funcionários, diretores, ninguém", afirmou. Ela se disse abalada pela situação e que sua vontade era deixar a profissão. "Passei grande parte da minha vida cuidando de estudantes e não sabia que se este seria o meu presente. Minha vontade é largar tudo agora, mas tenho de completar o tempo da aposentadoria. Felizmente, falta pouco para isso", conta. A direção da escola não quis comentar o caso, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação enviou uma nota dizendo que a servente recebeu "um esbarrão" dos alunos, caiu e sofreu ferimentos. G1, AE, SP. Foto-matéria.
*****************
Para família, diretora que teve carro queimado deve se aposentar


A diretora de escola pública Leonor Perez, de 62 anos, saiu de casa para o trabalho na tarde do dia 26 e, por volta das 20h, recebeu um telefonema de sua vizinha, avisando que a casa dela estava em chamas. Leonor chegou a tempo de ver o Logus 96 da família sumir entre as chamas, embora o Corpo de Bombeiros de Piraju, a 328 km de São Paulo, tenha usado dois caminhões-pipa para conter o fogo. A polícia, segundo Leonor, suspeita de dois garotos, estudantes na escola pública que ela dirige: um tem 13 anos, é aluno da 6ª série e já foi interno da Fundação Casa (ex-Febem). O outro, de 16 anos, é matriculado no 2º colegial e sempre estudou na mesma escola. Depois do incidente, Leonor não viu mais os rapazes, que prestaram depoimento e continuam soltos. A família dela está assustada. G1, Roney Domingos, SP. Foto vídeo-matéria. [N.B.: Repostagem]
***********************
"Não consigo sentir raiva dele', diz professora que teve dedo decepado"


Ainda traumatizada por ter parte do dedo decepado por um aluno de dez anos, a professora da 4ª série do ensino fundamental Eunice Martins dos Santos, de 47 anos, procura entender o que aconteceu. "Não consigo sentir raiva dele." No fim da tarde de quarta-feira (27), ela teve a mão direita prensada em uma porta e perdeu a ponta do dedo indicador na escola municipal onde dá aula, em São Bernardo do Campo, no ABC. A educadora vai procurar um especialista nesta sexta-feira (29) para saber se conseguirá fazer um enxerto. “Eu não esperava por nada disso. Ele bateu a porta com força e vi o pedaço do meu dedo no chão”, disse ela. Eunice contou que foi agredida porque correu atrás do aluno, que se escondeu no banheiro após o intervalo. Segundo ela, o menino não quis voltar para a sala de aula e a professora resolveu conversar com ele. Antes, o garoto teria empurrado vários alunos que seguiam para suas salas. “Ele entrou na cabine (do banheiro) e consegui empurrar um pouco a porta, mas depois ele bateu com força”. Eunice informou que decidiu denunciar o fato porque não acha justo que os profissionais de ensino sejam vítimas de agressões dentro da escola. “Acho que é hora de darmos um basta nisso. Espero que a lei me ampare”. Mas não foi isso que ela ouviu da polícia. Quando foi à delegacia registrar o boletim de ocorrência, teria ouvido do delegado que, como o menino é menor de idade, não haveria culpados. “Nem a mãe dele. Então eu sou a culpada?”, questionou. Eunice disse que o garoto nem é aluno dela. Ele fica na sala ao lado e, desde que entrou na escola, há três anos, apresenta problemas de disciplina. “Ele tem problemas sérios de agressividade. Bate nos colegas, atira a carteira (contra as pessoas). Outro dia, deu uma cabeçada no nariz da vice-diretora, que ficou com o rosto ensangüentado”, relatou a professora, que trabalha na profissão há 28 anos, 12 deles na escola que fica em uma favela na periferia de São Bernardo. De acordo com Eunice, o aluno deveria ter acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Por causa da agressão, ela está de licença médica por 15 dias. G1, Carolina Iskandarian, foto-matéria Valéria Gonçalves. [N.B.: Repostagem].

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

Com gol de Robinho, Brasil vence e pega o Chile nas quartas da Copa América. A seleção brasileira não empolgou --chegou a ser vaiada pela torcida venezuelana na cidade de Puerto La Cruz--, mas fez o suficiente para vencer o Equador por 1 a 0, nesta quarta-feira, na rodada de encerramento do Grupo B, e assegurou vaga nas quartas-de-final da Copa América. Com o resultado, o Brasil se classificou em segundo lugar na chave com seis pontos --o México, com sete pontos, terminou na liderança-- e enfrentará na próxima fase o Chile, o melhor terceiro colocado da fase inicial. O jogo será no sábado, às 21h50 (horário de Brasília). Chilenos e brasileiros já se enfrentaram nesta fase, e a seleção do técnico Dunga venceu por 3 a 0. Folha Online.
Lula nega que bioenergia ameace alimentos. Os biocombustíveis devem ocupar "um lugar de destaque numa estratégia planetária de preservação do meio ambiente", afirma o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em artigo publicado nesta quinta-feira (5) pelo jornal francês "Libération". Lula faz uma defesa inflamada dos biocombustíveis e explica as vantagens sociais, trabalhistas, econômicas e ambientais que eles podem gerar no Brasil. O presidente participa nesta quinta-feira, em Bruxelas, de uma conferência internacional sobre biocombustíveis. Também estará no evento o atual presidente da União Européia, o primeiro-ministro português, José Sócrates. G1, SP, com agências.
Servente é pisoteada por estudantes. A Polícia Civil de Dracena, no Interior, começou a investigar nesta quarta-feira (4) o caso da servente Nair Silva Alves, 67 anos, que teve dois braços quebrados e ferimentos em um dos olhos ao ser pisoteada por estudantes de 5ª a 8ª séries da escola estadual Nove de Julho, uma das mais importantes da cidade. G1, SP, com AE.
Fapesp libera verba para estudo polêmico sobre ecstasy. O projeto “Baladaboa”, que criou panfletos direcionados a universitários e freqüentadores de casas noturnas com orientações polêmicas sobre como diminuir os riscos ao usar o ecstasy, vai continuar. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), decidiu retomar os repasses dos recursos para a pesquisa, que haviam sido cortados. A Fapesp havia suspendido no dia 18 de junho a liberação de verbas. Por meio de uma nota, a fundação disse, na época, que a verba foi suspensa para que o projeto fosse averiguado. Do total de R$ 68.312,68 previstos para o estudo, R$ 13.663,85 foram bloqueados.Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (4), a Fapesp informou que vai autorizar a continuidade do projeto “até o final de sua vigência”. “O objetivo desta autorização é permitir que as pesquisadoras responsáveis possam dar conclusão ao projeto, realizando a análise quantitativa e a avaliação estatística das informações coletadas na pesquisa”. Simone Harnick, G1, SP.
Furacão: Anísio e Turcão seguem na cadeia. Apenas nove dos vinte presos da operação da Polícia Federal contra o jogo ilegal que tiveram liberdade autorizada pela Justiça vão deixar a cadeia, no Rio de Janeiro. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, concedeu habeas corpus para os vinte presos, mas onze deles têm prisão decretada em outros processos que investigam a mesma quadrilha. E, por isso, não poderão sair da cadeia. O sambista Neguinho da Beija-flor ficou decepcionado com a decisão. Ele fez plantão na porta do presídio para esperar a libertação do contraventor Aniz Abrão David, o Anísio, patrono da escola de samba Beija-Flor. Anísio é um dos acusados que não vai deixar a prisão. G1, SP, JG.

REFORMA POLÍTICA: ... INTERESSES EM "DESACORDO"

Deputados conseguem impedir votação da reforma política

BRASÍLIA - Os deputados contrários à proposta de reforma política em discussão na Câmara conseguiram impedir nesta quarta-feira a retomada das votações, usando um artifício regimental. A manobra demonstra a dificuldade de se alterar as regras eleitorais. Depois do sistema de votação por lista preordenadas, rejeitado na semana passada, a resistência agora é quanto ao financiamento misto de campanha, em que são usados recursos públicos e privados. A discussão de uma nova proposta começou ontem em plenário, mas foi interrompida depois que o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) apontou irregularidades formais na formulação da emenda apresentada pelos defensores da reforma. A correção dos erros seria corrigida nesta noite mesmo, mas a retomada a votação só deve acontecer na próxima terça-feira, porque hoje é um dia de baixo quorum. "É um arrastamento, um detalhe para procrastinar usado pelos que estão a serviço de dificultar a votação. Isso se chama chicana", reagiu o relator da reforma, Ronaldo Caiado (DEM-GO). "Eles acharam que podiam enfiar a reforma goela abaixo, mas não estão conseguindo", respondeu Faria de Sá. O erro encontrado pelo deputado petebista foi que os autores da nova proposta deixaram de citar os números das emendas que usaram para elaborar o texto apresentando no plenário. Além do financiamento misto, a proposta inclui ainda a fidelidade partidária, mas sem perda de mandato para os infiéis. Pelo projeto, as campanhas majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador) serão financiadas exclusivamente com recursos da União e as campanhas proporcionais (deputado federal, estadual, distrital e vereador), com recursos privados. Por pressão do DEM e do PMDB, foi enterrada a idéia de vetar doações de pessoas físicas. Embora com um limite máximo, as contribuições de empresas continuarão. Caiado, antes resistente, concordou com as mudanças, apesar de sua proposta de votação por lista fechada ter sido deixada de lado definitivamente. Já o PSDB e o PDT mantiveram a decisão de votar contra a proposta. Se forem aprovadas as regras do financiamento público, a União investirá R$ 630 milhões nas eleições do primeiro turno, tomando por base o eleitorado de 126 milhões. O valor é equivalente a R$ 5 por eleitor. No caso de eleição em segundo turno, a campanha custará mais R$ 37,8 milhões, se a disputa for pela presidência da República, ou R$ 0,30 por eleitor. Para governadores e prefeitos, a campanha em segundo turno custará o equivalente a R$ 0,90 por eleitor. A proposta de financiamento misto está confundindo os próprios deputados. "Se eu faço um cartaz com meu nome e do meu candidato a governador, estarei usando recurso privado na campanha majoritária?", questionou o tucano Jutahy Junior (BA), dando um exemplo das várias dúvidas. "Os candidatos majoritários serão os puros e nós, candidatos proporcionais, os impuros", resumiu Faria de Sá (SP), também contrário ao financiamento misto. O petista Henrique Fontana, que desde o início busca uma proposta de consenso para a reforma política, informou que candidatos nas eleições proporcionais (deputados e vereadores) poderão participar da campanha de candidatos majoritários (presidente, governadores, prefeitos e senadores). Negou, no entanto, que isso caracterize uso de recursos indevidos dos dois lados. "O deputado pode pedir voto para o candidato a governador, por exemplo. Aliás, eu devo defender o candidato a governador que representa o projeto do meu partido", disse Fontana. Nós podemos achar problema em qualquer sistema político. Mas melhorou porque candidato majoritário não pode usar recurso privado e proporcional tem teto para gastar", disse Fontana. Depois da sessão, o petista não quis demonstrar desânimo. "Perdemos um round", comentou ao encontrar Faria de Sá. Ouviu um comentário geral: "Um não, vários rounds!". O líder do DEM também defendeu a mudança nas regras atuais. "Com o financiamento público, os eleitos para o Executivo ficarão blindados dos lobbies das empresas. Eles não ficarão mais devendo favores às pessoas jurídicas que fizeram doações para suas campanhas. No caso das eleições proporcionais, haverá limite para as doações de empresas. Será um estímulo para as pessoas físicas contribuírem até chegarmos ao exemplo de outros países, onde só são permitidas doações de pessoas físicas", afirmou. A proposta fixa um teto para os gastos dos candidatos proporcionais. Será a média do que foi gasto pelos eleitos na campanha anterior, fixado por Estado. A contribuição de empresas fica restrita a R$ 500 mil por doadora. As doações de pessoas físicas não poderão ultrapassar 50% do total arrecadado pelos candidatos em eleições proporcionais. Os defensores das idéias argumentam que as campanhas ficarão mais baratas. A proposta da fidelidade partidária, se aprovada, impedirá o detentor de mandato que deixar o partido pelo qual for eleito de ingressar em outra legenda durante determinado período. Ele não perderá o mandato nem ficará impedido de se candidatar na eleição seguinte. Para ser candidato de novo, ele terá que ingressar em qualquer legenda um ano antes da eleição. Esta foi a proposta de consenso e possível de ser aprovada, segundo os negociadores do novo texto. A aprovação de uma punição mais rigorosa, como a perda de mandato, para os infiéis, foi considerada praticamente impossível pelos deputados. Luciana Nunes Leal e Denise Madueño, do Estadão.

GIM ARGELLO: TODOS DE "CASA"...

Vaga de Roriz será ocupada por suplente suspeito de irregularidades.

Com a renúncia de Joaquim Roriz (PMDB-DF) à vaga de senador, seu lugar no Senado Federal será ocupado pelo suplente, o ex-deputado distrital Gim Argello (PTB-DF). Argello é acusado de causar um prejuízo de R$ 1,7 milhão à Câmara Legislativa do Distrito Federal, além de responder a denúncias de que teria recebido propina. O suplente poderá assumir o cargo depois que a renúncia de Roriz for publicada no "Diário Oficial" do Congresso. Roriz chegou a cogitar uma renúncia em bloco --que incluiria Argello e seu segundo suplente, Marcos de Almeida Castro. A estratégia era garantir a realização de nova eleição para a vaga de senador pelo Distrito Federal --que seria aberta com a renúncia em bloco e obrigaria a realização de nova eleição para preenchimento do lugar. A idéia inicial de Roriz era tentar usar essa brecha para tentar se eleger senador na nova eleição. Com divergências jurídicas sobre essa possibilidade, o senador acabou desistindo da renúncia coletiva e decidiu entregar o cargo de forma individual. Argello é um dos vice-presidentes nacionais do PTB e já presidiu a Câmara Legislativa do DF, onde cumpriu dois mandatos como deputado (1998 a 2006). Segundo reportagem publicada pela Folha, foi divulgado em 2002 um vídeo em que um deputado distrital diz a outro que Argello recebeu 300 lotes em troca de apoio a aprovação de lei que regularizava o condomínio Alto da Boa Vista, em Brasília. Também enquanto comandava a Câmara do DF, Argello foi alvo de uma ação civil pública e um processo no Tribunal de Contas do DF --ainda não julgados definitivamente-- sob a suspeita de que estabeleceu contrato de informática para a Casa que causou um prejuízo de R$ 1,7 milhão aos cofres públicos. Argello apresentou recentemente sua defesa nesse processo. Outra pendência jurídica que o suplente de Roriz enfrenta é um inquérito no Tribunal Regional Federal da 1ª Região sob a suspeita de crime contra o sistema financeiro nacional. Consulta ao site da Receita Federal confirma que Argello tem pendência com o Fisco. Já entre as ações que correm na Justiça de primeira instância do Distrito Federal, há o processo de um cabo-eleitoral que o acusa de não ter fornecido material de segurança para trocar cartazes afixados no alto de postes de iluminação. O cabo-eleitoral afirma que recebeu descarga elétrica que resultou na amputação de parte do braço e em queimaduras em 20% do corpo. Na Justiça Eleitoral, Argello sofreu uma condenação em 2003 e foi obrigado a pagar multa de R$ 20 mil por fazer propaganda eleitoral irregular. Com Folha de S.Paulo Renata Giraldi, Gabriela Guerreiro, d Folha Online, em Brasília

JOAQUIM RORIZ: "O PODER EMANA DO POVO..."

Roriz renuncia ao mandato de senador e escapa de cassação.

SÃO PAULO - Joaquim Roriz (PMDB) renunciou ao mandato de senador na noite desta quarta-feira, 4. Ele não compareceu ao Senado e sua carta de renúncia foi lida pelo senador Mão Santa (PMDB-PI). A decisão de Roriz já havia sido tomada na manhã desta quarta depois que a Mesa Diretora do Senado aprovou o envio ao Conselho de Ética da representação do PSOL contra ele. Caberia ao órgão dar início ao processo de cassação. Com a renúncia, o ex-governador do Distrito Federal escapa de uma possível cassação e pode manter seus direitos políticos para concorrer nas próximas eleições. "Esta é para mim mais uma hora entre as inúmeras que já vivi em que devo tomar uma grande decisão...devo comunicar à vossa excelência e à Mesa do Senado a minha renúncia ao mandato de senador da República que o povo de Brasília me conferiu", escreveu Roriz. O peemedebista é acusado de negociar a partilha de R$ 2,2 milhões com o ex-presidente do BRB, Tarcísio Franklin de Moura, sacados em espécie com um cheque do empresário Nenê Constantino, dono da companhia aérea Gol. O parlamentar foi flagrado em escutas telefônicas, em março, conversando com Tarcísio Franklin, preso na Operação Aquarela, sobre a entrega e a partilha desse dinheiro. Também nesta quarta, o corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), afirmou que a situação de Roriz é "grave" e deu a declaração após receber os documentos da 1ª Vara Criminal do Distrito Federal sobre as investigações contra Roriz. "A situação não é agradável, é grave. Tem mais uma série de documentos, que são importantes pela gravidade com que se apresentam. O caso poderá alcançar outras autoridades e empresários, é bastante sério", afirmou. Na semana passada, em defesa emocionada da tribuna do Senado, Roriz negou as acusações, disse que autorizava quebra de sigilo e que apenas pediu dinheiro emprestado ao empresário Constantino de Oliveira, "amigo de longa data". "Quem nunca pediu empréstimo a um amigo?", questionou. Em diversas momentos do discurso, recorreu a "Deus". Estadão.