PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, abril 23, 2007

HAPPY-HOUR: "PAI, perdoa-lhes..." [Lucas, 23:34]**








[Chargistas: Frank, Sinfronio, Sponholz, Ronaldozh].
_______________________
** Inicialmente eu havia colocado a referência em "Lucas", para deixar a dedução ao(s) leitor(es), contudo, fui cobrado em ser explícito.

CPI DO APAGÃO AÉREO: "CÁ EM CASA MANDA ELA, E NELA MANDO EU" **

Chinaglia: não haverá obstáculos para CPI. Se STF decidir por sua criação, Chinaglia garante que CPI será instalada no prazo. Para ele, não há mais motivos para disputa em torno do assunto.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou nesta segunda-feira (23) que não vai colocar obstáculos para instalação da CPI do Apagão Aéreo caso o Supremo Tribunal Federal (STF) decida por sua criação em julgamento marcado para a próxima quarta-feira (25). Para Chinaglia, se o STF decidir pela CPI, não há mais motivos para disputa entre governo e oposição para tentar impedi-la. "Eu vou cumprir os prazos regimentais. Significa que os líderes terão prazo para indicar os seus componentes, e eu creio que o farão. Porque tudo o que podia ser feito de disputa política de ambos os lados, base do governo e oposição, já foi feito. Então, se o Supremo decidir, a CPI vai ser instalada no prazo adequado", afirmou. O plenário do STF julga na quarta o mandado de segurança da oposição para anular o arquivamento da CPI na Câmara. A CPI foi arquivada depois que a base do governo conseguiu aprovar, em plenário, um recurso do PT contra a investigação parlamentar do sistema aéreo brasileiro. Enquanto isso, o Senado prepara-se para dar início a uma CPI semelhante na Casa. O requerimento para uma CPI foi protocolado semana passada pela oposição com 34 assinaturas, sete a mais que o necessário. A expectativa é que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), leia a "criação" da CPI em plenário nesta semana. Depois disso, ele abre um prazo para que os líderes indiquem os membros da comissão para que ela seja, enfim, instalada. A oposição tem pressa para instalar a CPI no Senado porque teme que algum ministro do STF peça vista (mais tempo para analisar) do julgamento da Câmara, o que adiaria ainda mais a investigação dos deputados. Já os governistas admitem que ficou inevitável impedir uma CPI, e agora trabalham para que apenas a da Câmara, onde têm uma maioria mais folgada, funcione. g1.com. Leandro Colon, DF.
___________________
** Provérbio português.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

Morre aos 76 anos o presidente russo Boris Ieltsin. O primeiro presidente russo do período pós-comunismo, Boris Ieltsin, que governou entre 1991 e 1999, morreu nesta segunda-feira aos 76 anos em Moscou, informou o Kremlin. Sua ascensão ao poder marcou o fim da ex-União Soviética (URSS). O porta-voz do Kremlin, Alexander Smirnov, confirmou a morte, mas não forneceu detalhes sobre as causas. Folha Online.
RIO - O filme Cinema, Aspirinas e Urubus foi o grande vencedor do ´Oscar´ brasileiro; com prêmios nas categorias longa-metragem de ficção, direção (Marcelo Gomes), roteiro original (Marcelo Gomes, Paulo Caldas e Karim Aïmnouz), fotografia (Mauro Pinheiro Jr) e montagem (Karen Harley). A festa da Academia Brasileira de Cinema foi realizada no domingo, 22, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O Estadão.
Em 1926 a Espanha instaurou o dia 23 de Abril como Dia do Livro pois esta data coincide com a morte de Cervantes, imitando a Inglaterra que já o celebrava no mesmo dia porque também coincide com a morte de Shakespeare. (...) Assim, na Catalunha o 23 de Abril é o dia de São Jorge, da rosa e do livro: o dia do Santo Padroeiro, do amor e da cultura. A Conferência geral da UNESCO, reunida em Paris, considerando que o livro foi historicamente o instrumento mais potente de difusão dos conhecimentos, que todas as iniciativas para promover a difusão do livro são um fator de enriquecimento cultural, que uma das formas mais eficazes de promoção do livro é organizar todos os anos "O dia do livro", e constatando que esta fórmula ainda não fora adotada a nível internacional, em 15 de Novembro de 1995 proclamou o dia 23 de Abril "Dia mundial do livro e dos direitos de autor".
Batuta de Villa-Lobos é roubada de museu no Rio. A batuta do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos foi roubada do Museu dos Teatros, em Botafogo, na semana passada. O crime foi cometido entre a tarde de quarta-feira e a manhã de quinta-feira, mas só hoje foi divulgado. Os assaltantes também levaram um instrumento de sopro (petit bugle) da primeira orquestra do Theatro Municipal e acessórios da indumentária usada pelo ator Odilon Azevedo na peça O Imperador Galante, encenada em 1954, entre outros objetos. O museu, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura, não tem seguranças. www.br.noticias.yahoo.
STJ aceita pedido de licença de ministro acusado de ligação com máfia. O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, aceitou o pedido de licença médica feito pelo ministro Paulo Medina. A Polícia Federal colocou Medina no centro do esquema de comercialização de sentenças a favor de bingueiros e bicheiros.Medina, segundo a PF e a Procuradoria, pode ter negociado por R$ 1 milhão, por meio de seu irmão Virgílio (que permanece preso), uma liminar concedida por ele em 2006 (e depois cassada pelo STF). Folha Online.
Operação Têmis da PF: investigados continuam no trabalho em SP. Policiais passaram o fim de semana analisando documentos e memórias de computador. Desembargador acusado afirma que nunca decidiu em favor de bingos ou caça-níqueis. (...) Há mais de 40 pessoas acusadas, entre elas empresários, advogados e magistrados. São citados os juízes federais Maria Cristina Barongero e Djalma Moreira Gomes, além dos desembargadores Alda Maria Bastos, Roberto Luiz Haddad e Nery da Costa Júnior. g1.com. SP.
Ministério Público move ação contra funcionários da Infraero. O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública por improbidade administrativa contra 11 funcionários da Infraero (empresa que administra os aeroportos) e da construtora Talude por supostas irregularidades nas obras para reforma e ampliação do aeroporto de Viracopos, em Campinas (95 km de SP), realizadas entre 2000 e 2002. A ação pede que os acusados devolvam aos cofres públicos R$ 243,9 mil. Segundo a denúncia, o valor foi pago indevidamente pela Infraero à construtora, uma vez que parte dos serviços pagos antecipadamente não foi realizados. Folha Online.
CASAMENTO GAY É UM MAL E ABORTO É TERRORISMO, DIZ VATICANO. Declaração é do arcebispo Angelo Amato, próximo ao Papa. Ele é secretário da Congregação para a Doutrina da Fé. g1.com. Reuters.
Justiça dos EUA ameniza crime em processo contra Sobel. Com classificação de 'pequeno furto', caso seja condenado, Sobel não será preso. Processo foi transferido para Tribunal de Condado de Palm Beach. (...) Com a diminuição nos agravantes da acusação, caso seja condenado, Sobel não corre mais o risco de ir para a cadeia. Como pequenos furtos são considerados delitos leves nos EUA, a pena prevista para esse tipo de delito é a prestação de serviços comunitários. g1.com. SP.
OPERAÇÃO Furacão: OAB critica decisão do STF de dividir inquérito. Britto quer o mesmo tratamento nos processos de quem tem foro privilegiado.Declaração foi dada depois que STF decidiu desmembrar inquérito. (...) Britto fez esta declaração depois da decisão do ministro Cezar Peluso, relator do inquérito da "Operação Furacão" da Polícia Federal (PF), de desmembrar o inquérito e soltar da prisão os desembargadores federais e um procurador da República e deixando, assim, para a Justiça Federal a decisão sobre os demais, que não têm foro privilegiado e continuam presos. G1, Brasília.
Ministro da Justiça defende decisão que liberou magistrados presos pela PF. Os ministros Tarso Genro (Justiça) e Marco Aurélio Mello (do Supremo Tribunal Federal), defenderam hoje a decisão de Cesar Peluso, que neste final de semana mandou soltar quatro dos 25 presos pela Operação Hurricane (furacão), da Polícia Federal, sob o argumento que eles têm foro privilegiado. Tarso disse que "tecnicamente" concorda com a decisão do STF. "Acato inteiramente a decisão da Justiça. A Justiça entendeu que não haveria prejuízos para o andamento do processo e fez a sua liberação. Do ponto de vista rigorosamente técnico, não há nenhum erro nas decisões que foram tomadas até agora", afirmou Tarso hoje. Andreza Matais, Folha Online. DF.
Situação é mais grave que no governo Fernando Henrique, diz CUT. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) acredita que hoje, mesmo com vários setores do governo saídos do sindicalismo, o trabalho está mais frágil para resistir ao avanço contra direitos históricos, do que na gestão do ex-presidente Fernando Henrique. O motivo seria a diversidade ideológica de partidos aliados do presidente Lula (segmentos à direita estariam em condições de arrancar concessões) e a unidade dos principais partidos de oposição, PSDB e PFL, em torno do interesse empresarial. “O momento é pior, é mais grave do que quando tentaram mexer no artigo 618 da CLT”, diz o secretário-geral da CUT, Quintino Severo. André Barrocal – Carta Maior

FUSÕES & AQUISIÇÕES: BARCLAYS & ABN Amro ("corte" de empregos)

Barclays e ABN anunciam fusão e corte de 23 mil empregos. Aquisição do grupo financeiro holandês pelo britânico vai criar o 5º maior banco.

Os bancos Barclays e ABN Amro, controlador do Banco Real no Brasil, anunciaram nesta segunda-feira, 23, os detalhes de seu plano de fusão, um negócio avaliado em 45 bilhões de libras esterlinas, ou cerca de R$ 185 bilhões. O negócio, que na realidade consiste na aquisição do grupo financeiro holandês pelo britânico, se confirmado, vai criar o quinto maior banco do mundo, com operações em vários países, entre eles o Brasil, com 47 milhões de clientes e um valor de mercado de cerca de R$ 350 bilhões. A fusão prevê um corte de 23.600 empregos dos 217 mil funcionários do novo banco, 12.800 mil serão extintos e outras 10.800 serão transferidos para locais com custos de mão de obra mais baratos. O Barclays tem 123 mil funcionários e o ABN Amro 94 mil, excluindo-se os empregados do banco La Salle. Não há informações sobre quantos cortes serão feitos no País. Segundo o plano anunciado na manhã desta segunda-feira, o nome do novo banco será apenas Barclays, sem referência ao grupo holandês, mas sua sede seria localizada em Amsterdã. O Barclays vai usar 3,225 de suas ações ordinárias para comprar cada ação do ABM Amro. Isso representa um valor de 36,25 euros para cada ação do banco holandês, um pouco acima do que era esperado pelos analistas de mercado. A oferta, que representa um prêmio de 33% sobre o preço da ação do ABN Amro antes das negociações pela fusão terem sido anunciadas, prevê que a unidade do ABN nos Estados Unidos, o banco LaSalle, será vendida para o norte-americano Bank of America por US$ 21 bilhões. O futuro do banco holandês, porém, ainda não está totalmente definido. Executivos do ABN Amro vão receber nesta tarde os detalhes de outra oferta, que será apresentada por representantes de um consórcio formado pelo britânico Royal Bank of Scotland, o espanhol Santander, e o belgo-holandês Fortis. O conselho do ABN, porém, está recomendando o acordo com o Barclays. Se o negócio for concretizado, o Barclays controlará 52% do novo banco e o ABN Amro 48%. A fusão prevê que o atual executivo-chefe do Barclays, John Varley, assuma o mesmo cargo na nova instituição. Arthur Martinez, atual presidente do ABN Amro, manterá esse posto no novo banco. Os dois bancos calculam que, combinados, serão capazes de economizar 3,5 bilhões de euros até 2010. Cerca de 80% dessa redução de custos deve resultar de sinergias e o restante de melhoras no faturamento. Veja o perfil dos participantes do negócio: Barclays:» O Barclays tem mais de 3,6 mil agências, em mais de 50 países, e emprega 123 mil pessoais. Em 2006, mais de metade de seu lucro foi gerado no exterior. » O banco sediado em Londres tem seis divisões - operações bancárias britânicas; cartões de crédito Barclaycard; internacional; Barclays Capital (banco de investimento); a administradora de fundos Barclays Global Investors; e Barclays Wealth. » Suas origens remontam a 1690, quando foi criado como empresa para ajudar monarcas e negociantes a financiar empreendimentos em todo o mundo. Depois de diversas fusões entre empresas familiares, o nome Barclays foi escolhido para a instituição em 1896, porque era o primeiro por ordem alfabética na lista de diretores. » Novas aquisições vieram, e em 1918 o Barclays já era um dos "cinco grandes" bancos britânicos. » O Barclays patrocina a seleção inglesa de futebol desde 2001. ABN Amro: » O ABN Amro tem mais de 4,5 mil agências em 53 países, e emprega mais de 100 mil pessoas. O banco sediado em Amsterdã procurou crescimento fora de seu mercado de origem, a Holanda, e se concentra em clientes de pequeno e médio porte. » O ABN AMRO tem sua origem na Netherlands Trading Society, formada pelo rei Guilherme I em 1824, e adquiriu sua forma atual em 1991, pela fusão entre o Algemene Bank Nederland (ABN) e o Amsterdam-Rotterdam (Amro) Bank. » A Netherlands Trading Society emitiu dinheiro para facilitar comércio e transações, até 1946 em Xangai e até 1957 no Suriname. » Rijkman Groenink, o atual presidente do ABN Amro, era visto como "duro" e "impiedoso" pela imprensa holandesa, ao assumir o banco, em 2000, devido às suas medidas de corte de custos e ao seu papel em cobrar empréstimos problemáticos. » Um retrato da rainha holandesa Beatrix por Andy Warhol decora o saguão na sede do ABN Amro, em Amsterdã. (com Reuters) João Caminoto, O Estadão.

LULA É CONTRA REELEIÇÃO. TODOS SÃO, APÓS REELEITOS!

Lula diz que sempre foi contra a reeleição. Lula afirmou que deixará partidos resolverem a questão.Aproximação com a oposição é sinal de um país civilizado, disse.

Em seu programa semanal de rádio “Café com o presidente” desta segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que sempre foi contra a reeleição e não pretende participar das discussões sobre o assunto. "A tese da reeleição está ligada à reforma político-partidária. É preciso que os partidos políticos assumam a responsabilidade de fazer a reforma política no Brasil. E dentro da reforma vai entrar a questão da reeleição", explicou Lula. "Todo mundo sabe o que eu pensava em 2006, eu sempre fui contra a reeleição. Acontece que tem o instituto da reeleição e eu sou um presidente reeleito, portanto, eu não posso agora dar palpite", disse.

Ele avisa que não pretende se envolver na discussão. "Não me peçam opinião que eu não vou dar. Esse é um problema dos partidos políticos, é um problema do Congresso. Eu quero que os partidos resolvam isso, que os candidatos em 2010 resolvam."Lula também falou sobre sua aproximação com a oposição, principalmente sobre seu encontro com Tasso Jereissati e Antonio Carlos Magalhães. "Eu converso com eles sabendo que são da oposição, sabendo o que pensam e qual a definição do partido deles. Eu não tenho que pensar em eleição em 2010, tenho de pensar em cuidar deste país como se fosse meu filho. Nós precisamos fazer o Brasil dar um salto de qualidade, melhorar as coisas para o povo. E esse compromisso quero compartilhar com eles", afirmou.

"O Brasil está com sua democracia consolidada, com as instituições funcionando bem. Os partidos precisam funcionar cada vez melhor. É preciso que todos trabalhem para reconquistar a credibilidade política nas instituições, sobretudo nos partidos políticos", disse, depois de afirmar que as coisas estão bem na área econômica, que inflação foi controlada e que o Brasil vai crescer de forma robusta nos próximos anos.

Para Lula, após fazer os acordos com a base aliada para montar o governo, é preciso falar com a oposição. "Nós precisamos dar exemplos de uma pátria civilizada, em que o presidente não pode apenas ficar governando com os seus sem lembrar que é importante ouvir quem pensa diferente", justificou. "Quando o presidente não tem mais em seu horizonte a disputa presidencial fica mais fácil governar. Eu não tenho mais o que disputar em 2010, tenho que deixar o Brasil infinitamente melhor do que o Brasil que eu recebi. Isso me dá liberdade para conversar com todos os setores da sociedade. E vou conversar muito mais daqui para a frente", afirmou.

Ele diz que não havia porque não conversar com o Tasso Jereissati, com quem sempre teve uma boa relação que ficou "truncada" no primeiro mandato. "Coube a mim, presidente da República, chamar o Tasso para uma conversa."
O presidente afirmou que problemas de ordem administrativa não podem influenciar os interesses do povo brasileiro, por isso, conversou com governadores que eram da oposição. "Na hora de discutir a questão administrativa, não existe situação e oposição. Há o interesse de milhões de brasileiros que precisamos cuidar conjuntamente. Todos os projetos são de interesse de 190 milhões de brasileiros." g1.com SP.

CÂMARA "DOS" DEPUTADOS: A VOLTA AO MUNDO EM 60 DIAS ** ["O PODER EMANA DO POVO..."]

Em 2 meses, Câmara dá 255 voltas na Terra. Deputados gastaram R$2,5 milhões em gasolina, o que representa 1 milhão de litros. Foram reembolsados R$ 11,2 milhões da verba indenizatória.

Nos dois primeiros meses da atual legislatura, os deputados compraram combustível suficiente, com dinheiro da Câmara, para dar 255 voltas ao redor da Terra. Para comprovar, apresentaram notas fiscais - no total de R$ 2,5 milhões, o que daria para comprar 1 milhão de litros de gasolina - e foram ressarcidos pela Casa. Essa é apenas uma fatia dos R$ 11,2 milhões que o Legislativo reembolsou aos deputados entre fevereiro e março a título de verba indenizatória, segundo levantamento feito pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. As cifras engordam salários, alerta o Tribunal de Contas da União (TCU), sem o desgaste de aparecer no holerite dos parlamentares. Criada em 2001 pelo então presidente da Câmara e hoje governador Aécio Neves (PSDB-MG), justamente para compensar insatisfações salariais, a verba é até hoje de difícil fiscalização. Os dados são obtidos pelo site Transparência no portal da Câmara, mas não há totalizações oficiais por mês ou ano (saiba como acompanhar). Para chegar aos números, o Estado pesquisou informações de cada um dos 512 deputados em exercício e dos 22 licenciados ou que deixaram o mandato. Na lista assim obtida, o campeão de despesas é o deputado Deley (PSC-RJ), que declarou, mediante apresentação de notas fiscais - obrigatória para ter o reembolso da Câmara -, ter gasto R$ 43.585,41 nos dois primeiros meses de mandato, em usos diversos. Ele alega que errou na prestação de contas. Outros 42 deputados não gastaram nada ou não pediram reembolso. Pelas regras em vigor, cada parlamentar pode gastar até R$ 180 mil por ano, mas o reembolso máximo é de R$ 15 mil mensais. Quem ultrapassa a cota em um mês recebe o valor excedente no mês seguinte. No período pesquisado, 97 deputados estouraram o teto. AE, g1.com.
_________________
** "A volta ao mundo em 80 dias". O diretor Michael Anderson leva às telas um clássico do cinema (1956), onde mostra um nobre inglês que aceita uma milionária aposta e tem que dar a volta ao planeta em exatamente 80 dias. Ele cumpre seu objetivo com aventuras em todos os continentes. Vencedor de 5 Oscars. www.adorocinema.com.br [Por certo, o deputado Deley, superaria esse filme em número de "Oscars"...].

CARREFOUR & ATACADÃO: MUDANÇAS NO "RANKING" SETOR ALIMENTOS/VAREJO

Carrefour compra Atacadão e se transforma em líder do setor no Brasil

O gigante francês Carrefour anunciou nesta segunda-feira a compra da rede de hipermercados brasileira Atacadão por R$ 2,2 bilhões, transformando-se no "número um" do setor no Brasil em faturamento. Trata-se de uma das maiores operações no setor de varejo nos últimos anos. O Carrefour informou em comunicado que o protocolo de acordo assinado com o Atacadão, que tem uma fatia de mercado de 4% no Brasil, prevê o pagamento dos R$ 2,2 bilhões por suas 34 lojas, 17 das quais localizadas no Estado de São Paulo. Essa cadeia de estabelecimentos representa no total 214 mil metros quadrados de superfície comercial, 90% em propriedade e, no ano passado, efetuou vendas de R$ 4 bilhões, excluindo as taxas. O grupo francês destacou que essa aquisição na área dos hipermercados de desconto lhe aportará "um segmento de clientela adicional" que complementa sua oferta de estabelecimentos. O Carrefour se transforma agora no líder da distribuição alimentícia no Brasil em vendas, graças ao reforço de suas posições no Estado de São Paulo. A companhia francesa, que contava até agora com 109 hipermercados, 34 supermercados da cadeia Carrefour - Bairro e 258 lojas de desconto Dia, registrou no ano passado R$ 12,6 bilhões de faturamento. A última oferta oficial feita pelo Atacadão ocorreu há cerca de três anos, feita pelo banco Merril Lynch. À época, os donos acharam a proposta de cerca de US$ 650 milhões muito baixa. Fundado nos anos 60 pelo empresário Alcides Parizotto, o Atacadão pertencia à família Lima e aos executivos Farid Curi e Herberto Uli Schmeil. A disputa no setor de supermercados no Brasil está mais acirrada nos últimos anos. Neste mês, foi divulgado que a rede Wal-Mart ultrapassou o Carrefour em 2006 e assumiu a segunda posição, atrás apenas do grupo Pão de Açúcar. Em 2006, o faturamento do Wal-Mart pulou de R$ 11,7 bilhões para R$ 12,9 bilhões. O líder Pão de Açúcar registrou faturamento de R$ 16,1 bilhões em 2006, contra faturamento de R$ 15,8 bilhões em 2005 (quando somadas as lojas Extra Eletro, o valor de 2006 sobe para R$ 16,5 bilhões). O Carrefour, que ficou em terceiro, registrou leve alta de R$ 12,5 bilhões para R$ 12,6 bilhões de faturamento. Com a nova aquisição, o Carrefour, que liderava a lista até 2000, assume a liderança. da Efe, em Parisda Folha Online.