PENSAR "GRANDE":

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[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
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“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

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''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

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# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
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quinta-feira, julho 19, 2007

XÔ! ESTRESSE [In:] MEDALHA À INEFICIÊNCIA












[Chargistas: Santiago, João Marcos, Sinovaldo, Paulo Caruso, Sponholz].

CRISE AÉREA & "ASAS DE ÍCARO" VI

Vídeos do momento da explosão do avião da TAM

Dois vídeos divulgados nesta quarta-feira (18) pela Aeronáutica mostram os últimos momentos do avião da TAM que se chocou em Congonhas (SP) com 186 pessoas a bordo na terça-feira. O primeiro vídeo, exibido no "Jornal Nacional", mostra o momento do pouso do avião Airbus A320 da TAM, que se chocou contra o edifício da empresa TAM Express e um posto de gasolina às 18h51 da terça.






A imagem mostra que o Airbus A320 da TAM leva pouco mais de três segundos para atravessar a pista do Aeroporto de Congonhas. Segundo a Aeronáutica, isso indicaria que a aeronave estava com excesso de velocidade.




Isso porque o mesmo vídeo mostra que um avião semelhante, que pousou no Aeroporto de Congonhas no mesmo dia, precisou de 11 segundos para atravessar a pista do terminal. O segundo vídeo, exibido no "Jornal da Globo" (18), mostra o pouso do avião da TAM e o clarão da explosão provocada por sua batida. G1, JN, JG.

CRISE AÉREA & GOVERNO: ALGUMA DÚVIDA?

Planalto teme que acidente da TAM desgaste imagem do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aliados dele estão convencidos que o governo federal será responsabilizado pela oposição pelo acidente com o Airbus-A320 da TAM. Esta é a avaliação de interlocutores de Lula que afirmam que isso ocorrerá mesmo que as investigações indiquem que o acidente foi causado por problemas com a aeronave ou por falhas técnicas. Folha Online apurou que, para os aliados do Palácio do Planalto será difícil descolar a imagem do governo da ocorrência de duas tragédias aéreas em um intervalo de 10 meses --em setembro, um acidente com uma aeronave da Gol deixou 154 mortos. Assim que passar o período de luto, ministros de diversas aéreas deverão sair em defesa do governo. A idéia é aguardar o chamado momento certo. Ainda sem data definida. A orientação será transmitida por Lula que definirá a estratégia e quem falará em seu nome. Desde ontem o objetivo do presidente é conduzir de perto as investigações, tanto é que fala diretamente com o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, evitando interlocutores. Também decidiu que o ideal é deixar que algumas apurações sejam comandadas pela Polícia Federal. Paralelamente, Lula determinou que os governos de São Paulo e do Rio Grande do Sul poderão disponibilizar dos servidores funcionários que necessitarem. O assunto foi tratado pelo seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, que conversou hoje com os governadores Yeda Crusius (RS) e José Serra (SP) --ambos do PSDB. Na sexta-feira, o acidente ocorrido ontem será o tema principal da reunião do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes) e da Polícia Federal, em Brasília. Renata Giraldi, Brasília, Folha Online.

CRISE AÉREA & "ASAS DE ÍCARO" V

Câmera flagra avião da TAM arremetendo em Congonhas na manhã de hoje (19, quinta-feira), aeronave que saiu de Maringá (PR), e deveria pousar as 7:19 h.




Fonte: G1, vídeo-matéria.

CRISE AÉREA & "ASAS DE ÍCARO" [In:] A CULPADA É A "CERA"

Tragédia e incompetência

Talvez seja cedo dizer que a causa direta do acidente do vôo 3054 da TAM seja a pista do aeroporto de Congonhas, por sua falta de "grooving" (as ranhuras que escoam água e ampliam aderência na hora do pouso). Alguns especialistas estão apontando outras hipóteses como algum defeito no sistema de freio e erro do piloto ao tocar a pista. Mas que existe uma relação ao menos indireta entre a crise da aviação e a tragédia de ontem, existe. Diversos aviões derraparam na pista antes e depois das obras. A Infraero, pressionada pela seqüência de atrasos e descasos que dura desde o acidente da Gol com o jato da Embraer, no mínimo não foi prudente no trabalho de recuperação do aeroporto de Congonhas, nó maior desses sistema - e que há anos está sobrecarregado e sem margem de segurança. O governo falhou pelo menos em dois quesitos: não ampliar e reequipar o sistema para atender à demanda crescente de vôos; e não reagir à crise com firmeza, transparência e inteligência. Não se pensou no modelo (que deveria ter mais controladores civis, como é na maioria dos países), não se falou em privatizar (ou fazer concessões para construção de aeroportos, como mais um na Grande São Paulo), não se estabeleceram metas (Waldir Pires chegou a "chutar" que os transtornos durariam um ano). O mesmo governo que cortara verbas da Infraero e a ocupara com diretores sem qualificação técnica não pensou em solução que não fosse estatal, que olhasse para o mercado da aviação e, portanto, para os consumidores. Não espanta que em menos de um ano o Brasil tenha visto seus dois maiores acidentes áereos. Estadão, Daniel Piza, blogue.

CRISE AÉREA & "ASAS DE ÍCARO" IV

Lula não vê culpa no caso, mas cúpula do setor aéreo deve cair

- O governo chegou ao fim do dia de ontem convicto de que a tragédia envolvendo o Airbus A-320, do vôo 3054 da TAM, foi um desastre e não tem ligação direta com a crise da infra-estrutura aeroportuária do País. Por isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não planeja montar formalmente um gabinete de crise, mas pretende demitir em breve a cúpula da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e tirar poderes do ministro da Defesa, Waldir Pires. A idéia de Lula é reforçar o Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac), criado em 2003 para assessorar a Presidência nas questões relacionadas ao tráfego aéreo. O Planalto teme parecer ''''autista'''' na crise, que começou em setembro do ano passado, após o choque do Boeing da Gol com o jato Legacy. Lula e assessores ainda avaliam a conveniência de o presidente fazer um pronunciamento sobre o assunto. Reservadamente, Lula queixou-se do brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero, considerado fraco para desempenhar a função. Toda a responsabilidade pelo acompanhamento do caso foi transferida ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Lula sabe, porém, que é preciso adotar providências rápidas para combater a imagem de que o governo não consegue resolver a crise e já cobra resultados dos auxiliares. É com base nessa análise que ele pretende reforçar o Conac e construir uma saída honrosa para o ministro Waldir Pires. O Conac é, formalmente, presidido por Pires, mas será criada uma secretaria-executiva, como prevê seu estatuto, para gerenciar as ações referentes ao tráfego aéreo. As mudanças aumentam a expectativa sobre a primeira reunião do conselho, após anos desativado, prevista para sexta-feira.Pires não deve ser defenestrado nesta semana porque, para o Planalto, sua saída, agora, equivaleria a carimbar o governo como ''''incompetente'''' na questão aérea. Mas ninguém mais dúvida de que ele deixará a equipe. Aliados do presidente dizem, sob condição do anonimato, que Lula já deveria ter dispensado Pires, mas não o fez por vínculos de amizade. Para formar a convicção de que o acidente com o avião da TAM não foi provocado pela pista escorregadia de Congonhas, o Planalto foi abastecido ao longo do dia com informações técnicas dadas por peritos e pilotos experientes da Força Aérea Brasileira (FAB). A maioria desses pilotos avaliou que pode ter havido uma combinação de falha mecânica com falha do piloto. Lula foi informado de que mais de cem pousos e decolagens foram feitos em Congonhas, anteontem, nas mesmas condições meteorológicas enfrentadas pelo avião da TAM.A notícia da tragédia chegou ao Planalto por volta das 19h30 de anteontem. ''''Meu Deus do céu, que tragédia! Como pode?'''', reagiu Lula. A informação foi dada pelo brigadeiro Joseli Camelo, assessor da Presidência para assuntos de Aeronáutica. ''''Nossa informação é de que todos morreram.'''' . Estadão.