PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, outubro 28, 2011

XÔ! ESTRESSE [in:] O ESPORTE ENOBRECE...

.

MINISTÉRIO DO ESPORTE/ALDO REBELO [in:] ... Vôo de ÍCARO

DILMA PÕE ALDO NO ESPORTE E QUER FIM DE CONVÊNIOS SUSPEITOS

APÓS ESCOLHER ALDO, DILMA ORDENA FIM DE CONVÊNIOS COM ONGS E "FAXINA" NA PASTA

O Estado de S. Paulo - 28/10/2011

VERA ROSA , TÂNIA MONTEIRO , EDUARDO BRESCIANI / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

A presidente Dilma Rousseff escolheu ontem o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) para assumir o Ministério do Esporte no lugar de Orlando Silva e deu a ele a missão de encerrar os convênios firmados com organizações não governamentais (ONGs), foco de corrupção que provocou a queda do antecessor. Em reunião no Palácio da Alvorada, Dilma Rousseff também pediu a Aldo Rebelo que tire o Esporte "das páginas policiais" e faça uma "faxina" na pasta.

Alvo de uma crise que durou 12 dias e expôs a rota do desvio de dinheiro público para ONGs de fachada, o Ministério do Esporte já suspendeu os repasses para essas entidades no programa Segundo Tempo, mas, por ordem de Dilma, estenderá a prática. "Se desejam que me expresse com mais clareza, não pretendo fazer convênios com ONGs, mas, sim, com prefeituras", afirmou o novo ministro.

Dilma telefonou para Aldo ontem, por volta de 10h30, e pediu que ele fosse ao Palácio da Alvorada, onde lhe fez o convite para assumir o Esporte. Na conversa, ao lado do presidente do PC do B, Renato Rabelo, ela disse precisar de um gerente com o perfil político do deputado para tocar o ministério que vai cuidar da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Por mais de uma hora, Dilma discorreu sobre os problemas da pasta, lamentou que a crise tenha atingido Orlando Silva e determinou a Aldo que faça as demissões necessárias para desmontar o esquema de irregularidades no Esporte. "Certamente haverá mudanças, mas elas não significam a condenação de ninguém", insistiu ele.

Pente-fino. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que o governo prepara um decreto para suspender, por 30 dias, os repasses de recursos federais para convênios com ONGs.

Trata-se de uma operação pente-fino nos contratos. "Não queremos demonizar as ONGs, mas, se não houver um trabalho efetivo de fiscalização, os convênios ficam sujeitos a problemas e é isso que queremos corrigir", argumentou Carvalho.

Aldo foi o único nome levado à presidente pela cúpula do PC do B para substituir Orlando Silva. O comando do partido alegou que o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B), será candidato à Prefeitura de São Luís (MA), em 2012, e, por isso, não o indicou. Mesmo que o indicasse, porém, Dino sofreria veto do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), seu desafeto político no Maranhão.

Sem respaldo. Preferida por Dilma para a composição da equipe, na transição do governo, a deputada Luciana Santos (PC do B-PE), ex-prefeita de Olinda, não contou com o aval do partido. Luciana quase chegou ao ministério em janeiro, mas, à época, o PC do B cerrou fileiras em torno de Orlando, também apadrinhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Palmeirense roxo, ex-ministro da Coordenação Política no primeiro mandato de Lula (de 2004 a 2005) e ex-presidente da Câmara, Aldo Rebelo teve sério embate com a presidente Dilma na votação do Código Florestal e foi abandonado pelo Planalto quando concorreu a uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), no mês passado. Mesmo assim, sem opções no PC do B, Dilma agiu de forma pragmática.

Ela não quis entregar o ministério a outro partido para não esticar ainda mais a corda com o PC do B, tradicional aliado do PT. No Planalto, a avaliação é de que, embora o PC do B seja um partido pequeno, com 14 deputados federais, um rompimento da aliança provocaria estragos na base eleitoral governista sobretudo no movimento social. Não foi só: os comunistas ameaçaram prolongar a crise, denunciando fraudes em ministérios comandados pelo PT.

Nike. Ex-presidente da CPI da Nike, Aldo é um conciliador, conhecido por apagar incêndios até com a bancada da bola. Em 2000, comprou briga com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.

Quatro anos depois, no entanto, reaproximou-se de Teixeira por intermédio do então presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi. Hoje, os dois são próximos, apesar de Aldo negar que eles sejam amigos.

"Em nome do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da Fifa, parabenizo o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e desejo boa sorte em sua nova missão. Que o ministro conte sempre com a nossa colaboração e saiba que as portas do Comitê estarão sempre abertas", escreveu o presidente da CBF.

Em mais de uma ocasião, Dilma demonstrou contrariedade com as boas relações entre Orlando e Teixeira. O ex-ministro, no entanto, era detestado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/ENEM [In:] ... E nem ME FALE DISSO!!!

...

FIASCO DO ENEM DEIXA HADDAD EMPAREDADO

HADDAD ENFRENTA PROVA DE FOGO
Correio Braziliense - 28/10/2011

Pré-candidato à prefeitura de São Paulo, o ministro da Educação, Fernando Haddad, enfrenta um teste de fogo. Ele passou os últimos dois dias dando embaraçosas explicações sobre o novo vazamento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um vexame que se repete pelo terceiro ano consecutivo. Enquanto estudantes organizam manifestações pelo país, o Ministério Público Federal no Ceará entrou na Justiça: quer anular a prova para todos os 5,3 milhões de inscritos. Hoje, a Defensoria Pública da União deve fazer a mesma recomendação ao instituto responsável pelo exame. No Palácio do Planalto, comenta-se que o agravamento do caso - com a possível anulação do Enem, que custou RS 238,5 milhões - pode complicar o futuro político do ministro.


Pressão por um tratamento nacional às falhas no Enem põe o ministro da pasta em xeque. No Planalto, fala-se na possibilidade de ele ter que rever os planos políticos

Despachos internos e uma viagem cancelada. O ministro da Educação, Fernando Haddad, preferiu passar os últimos dois dias dando poucas explicações sobre o novo vazamento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, pelo terceiro ano consecutivo, apresenta falhas em sua organização. Apesar de algumas mudanças na agenda como ministro, ele confirmou presença no penúltimo fim de semana dos encontros entre os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo nas caravanas zonais, organizado pelo Diretório Municipal do PT. Mas o futuro como pré-candidato à prefeitura e a permanência na pasta passam por um teste de fogo. Dentro do Palácio do Planalto, a avaliação é de que, caso o problema do Enem tome proporções nacionais, Haddad poderá ter que repensar a carreira política.

O entendimento palaciano é de que, por enquanto, o ministro da Educação está blindado no episódio do Enem, já que o caso ainda está restrito ao Ceará, distante do eixo Rio-São Paulo. Mas a crônica do vazamento no exame vem ganhando fôlego. O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará entrou ontem com pedido para anular a prova em todo o país. E a Defensoria Pública da União (DPU) vai recomendar hoje ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a anulação das questões vazadas para todos os estudantes ou a anulação do exame.

O instituto responsável pelo exame, que custou R$ 238,5 milhões, deve receber a notificação do MPF no Ceará dentro de alguns dias. "O Inep quer corrigir uma violação de igualdade com uma discriminação odiosa, apontando os alunos do colégio em Fortaleza como os únicos responsáveis. Não podemos dizer que foram só esses candidatos que tiveram conhecimento antecipado da prova. Os efeitos são nacionais", ponderou Oscar Costa Filho, procurador da República no Ceará.

No caso da recomendação da DPU, o instituto terá um prazo de 10 dias para acatar as ações. Segundo o titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva, o defensor público federal Ricardo Salviano, a medida adotada pelo Ministério da Educação (MEC) — de limitar a anulação da prova aos estudantes do Colégio Christus — é injusta.

"O concurso é nacional e tem efeitos nacionais. Sempre que acontece algum problema, o MEC quer tratar de forma individualizada. Mas, a partir do momento em que o Enem deixou de ser apenas uma avaliação para ser também um processo seletivo, deve respeitar os processos de isonomia", afirma Salviano. O defensor deverá entrar com ação na Justiça Federal contra o Inep caso a recomendação não seja seguida.

Prejulgamento
A pressão pelo tratamento nacional à polêmica envolvendo o Enem deste ano vem também da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Comissão de Educação e Cidadania da seccional do Ceará afirmou ontem que o cancelamento das provas dos alunos do Christus se configurou como um prejulgamento, pois foi feito em pouco tempo. "O MEC tentou arranjar um bode expiatório para não assumir que, pelo terceiro ano consecutivo, houve alguma fraude. Trataram os alunos do Christus de forma diferenciada", afirmou o presidente da comissão da OAB-CE, Edmir Pereira Martins.

Na única entrevista que o ministro concedeu até o momento, Haddad disse ter convicção de que os cadernos do pré-teste, aplicado no Colégio Christus, foram reproduzidos e distribuídos aos alunos por funcionários da escola. "A busca por isonomia é o pilar do Enem, ele tem que garantir isso. Seja quando o aluno é prejudicado por uma ação a qual ele não deu causa, seja quando ele é favorecido por uma ação que ele não deu causa. Não se trata de punição, mas de busca de igualdade de condições", argumentou.

Os 639 alunos da escola particular de Fortaleza poderão refazer o Enem em 28 e 29 de novembro, quando a população carcerária também será submetida ao exame. Um dia antes, ocorrerá o primeiro turno das prévias do PT para a prefeitura de São Paulo. Até o momento, além de Haddad, Marta Suplicy, Eduardo Suplicy, Jilmar Tatto e Carlos Zaratini anunciaram que farão parte da sondagem.

28 de OUTUBRO. Dia do Funcionalismo Público

....
O que é ser um funcionário público?

O léxico nos diz que é aquele que presta serviço (de qualidade) ao público.

É isso que observamos no dia-a-dia? "Avis rara"!


Contudo, nossas felicitações ao poucos funcionários públicos, zelosos com a atividade, éticos e competentes, mas que são colocados na ''vala comum'' junto aos que não merecem o nosso respeito e contribuem diuturnamente ao denegrir a atividade e essa profissão.



Prof. Medeiros,
(Professor universitário e funcionário público há 31 anos).

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS


28 de outubro de 2011

O Globo


Manchete: Europa acerta calote da Grécia e bolsas disparam

Acordo perdoa dívida de € 100 bilhões. Dólar cai para R$ 1,709

Após acordo fechado na madrugada de ontem, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou que os 17 chefes de Estado e de governo da zona do euro aceitaram um calote de € 100 bilhões da dívida da Grécia. Bancos e investidores privados vão arcar com prejuízos de 50% do valor dos títulos gregos. Também será ampliado o fundo de socorro europeu, de € 440 bilhões para cerca de € 1 trilhão, e 91 bancos serão recapitalizados. Os mercados globais reagiram com euforia: as bolsas subiram até 6% e as ações dos bancos dispararam. No Brasil, a Bovespa avançou 3,72% e o dólar caiu 2,90%, fechando a R$ 1,709. Analistas, porém, têm dúvidas sobre a capacidade de o pacote resolver a crise europeia. (Págs. 1 e 27 a 30)

Substituto em campo: Aldo diz que não há garantia para PCdoB em sua equipe

Novo ministro anuncia que não fará mais convênios com ONGs

O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), anunciou ontem mudanças na equipe e disse que terá autonomia para chamar pessoas de fora do seu partido, que controla a pasta há nove anos. Também afirmou que não fará novos convênios com ONGs. As irregularidades nos contratos com essas entidades estão na raiz da crise que levou à queda de Orlando Silva. O comitê organizador da Copa disse estar pronto para colaborar com o novo ministro. (Págs. 1, 3 a 9 e editorial "Apenas troca de ministro é insuficiente")

Nada do que foi será

Inimigo de estrangeirismos, criador do Dia do Saci-Pererê, comunista e devoto de santos, Aldo Rebelo diz que não se "encaixota" em ideologias. Presidiu a UNE e hoje é próximo de militares e ruralistas. Promete relação cordial com o presidente da CBF, que investigou numa CPI. (Págs. 1 e 13)

Foto-legenda: Aldo Rebelo chega ao Congresso após aceitar o convite de Dilma.

Foto-legenda: Em seu gabinete, Aldo mantém estante com santos e líderes comunistas.

Pedida anulação do Enem no país

Após o MEC reconhecer o vazamento de 14 questões do Enem para alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, o Ministério Público Federal no Ceará ajuizou, ontem, uma ação civil pública pedindo a anulação das provas dos 4 milhões de candidatos no Brasil. O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que professores do colégio seriam os responsáveis pela cópia dos itens. (Págs. 1 e 19)

Duas uruguaias em busca de justiça

Símbolo das vítimas da Operação Condor, o plano de ação conjunta das ditaduras do Cone Sul, Macarena Gelman e Lilian Celiberti esperam reabrir processos, após a aprovação, pelo Congresso uruguaio, do fim da prescrição dos crimes da repressão. (Págs. 1, 34 e 35)


Belo Monte é ocupada por indígenas

Maior obra do PAC, a usina de Belo Monte, no Pará, ficou paralisada ontem por mais de 15 horas, após invasão de 600 pessoas, entre índios, pescadores e população ribeirinha. Moradores da região querem o embargo da usina. (Págs. 1 e 31)

Galeão fantasma

O fim dos contratos com estabelecimentos comerciais está transformando o Aeroporto Internacional Tom Jobim numa cidade fantasma. Das 111 lojas, 37 fecharam as portas e outros dez contratos estão previstos para vencer até o fim do ano. Na segunda-feira, podem fechar as sete lojas de livros, jornais e revistas. A Infraero diz que vai fazer novas licitações. (Págs. 1 e 21)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Europa aprova um calote de 50% em pacote anticrise

Credores terão de dar esse desconto a dívida grega; líderes querem que Brasil e China contribuam com fundo europeu

Após maratona que varou a noite, os líderes europeus anunciaram pacote anticrise que, entre os quatro pontos principais, prevê desconto de 50% no valor da dívida grega.

O plano agradou ao mercado. Bolsas da Europa e EUA subiram, assim como a Bovespa (3,72%). O dólar fechou em queda de 2,89%. (Págs. 1 e Mundo A18)

Principais pontos:

1. Bancos levam calote de 50% da dívida grega

2. 70 bancos terão de levantar € 106 bi para se recapitalizar

3. Fundo de estabilização europeu aumenta de € 440 bi para € 1 tri

4. Mais € 130 bi para ajudar a Grécia

PIB dos EUA cresce 2,5% no terceiro trimestre em taxa anualizada. (Págs. 1 e A20)

Vinicius Torres Freire: Alegria não deve durar nem para donos do dinheiro

É difícil não reagir com cinismo à happy hour no mercado ontem. A alegria não vai durar muito nem para os donos do dinheiro grosso.

O acordo europeu, outro remendão, é um atestado de incompetências que abre a porta para inépcias. (Págs. 1 e Mundo A19)

Aldo assume Esporte com missão de trocar cúpula

Pasta não fará repasse a ONGs, diz deputado

Dilma aceitou a indicação do PC do B e nomeou o deputado Aldo Rebelo (SP) como ministro do Esporte no lugar de Orlando Silva, suspeito de desvio de recursos.

Aldo, que não era o nome preferido do Planalto, afirmou que a pasta não fará mais convênios diretamente com ONGs. Dilma o orientou a trocar a cúpula do Esporte. (Págs. 1 e Poder A4)

Foto Legenda: O deputado Aldo Rebelo durante entrevista na Câmara

Assembleia de SP enterra apuração sobre emendas (Págs. 1 e Poder A15)



Ministro diz que colégio 'colou' as questões do Enem

O ministro Fernando Haddad (Educação) disse que foram copiados no colégio Christus (CE) 2 dos 32 cadernos com perguntas pré-testadas em 2010. Segundo ele, a escola alertou os alunos de que um simulado anteciparia questões do Enem e pediu sigilo. O colégio não se pronunciou. (Págs. 1 e Cotidiano C1)

Foto Legenda: Enrolou

No Campus da USP, cerca de 300 estudantes e funcionários enfrentaram policiais militares para impedir que 3 alunos que foram pegos fumando maconha fossem levados à delegacia; PM usou bombas de efeito moral. (Págs. 1 e Cotidiano C6)


Boa Notícia: Tarifa de telefone fixo a celular deve cair 20% até 2014

As chamadas de telefones fixos para móvel terão redução a partir de janeiro, e em 2014, ficarão 20% mais baratas, por decisão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). (Págs. 1 e Mercado B1)

Tetraplégico pede e é morto com 2 tiros pelo irmão

Um tapeceiro de 22 anos confessou ter matado a tiros o irmão tetraplégico de 28, atendendo a pedido dele.

Segundo a polícia, para disfarçar, o rapaz simulou um assalto à própria casa, em Rio Claro (173 Km de SP). (Págs. 1 e Cotidiano C9)

Editoriais

Leia "Fim do chute” sobre a mudança ministerial e os gastos da Copa do Mundo, e "A visão do BC", acerca de perspectivas para a economia. (Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Dilma põe Aldo no Esporte e quer fim de convênios suspeitos

Após denúncias que derrubaram Orlando, presidente manda encerrar relação com ONGs e cobra 'faxina'

A presidente Dilma Rousseff escolheu o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) para assumir a Ministério do Esporte no lugar de Orlando Silva. Dilma pediu a Aldo que fizesse uma “faxina" na pasta e lhe deu a missão de encerrar os convênios firmados com ONGs - centro da crise que derrubou Orlando. "Se desejam que me expresse com mais clareza, não pretendo fazer convênios com ONGs, mas sim com prefeituras", afirmou o novo ministro. A esse respeito, Aldo disse em entrevista ao Estado que "o erro veio lá atrás (a partir do governo FHC), na concepção de que era possível substituir a estrutura do Estado por ONGs". Único nome levado à presidente pelo PC do B para substituir Orlando, Aldo já teve desavenças com Dilma na votação do novo Código Florestal, do qual foi relator. (Págs. 1 e Nacional A4)

Análise
Dora Kramer

Aldo Rebelo não nega a realidade, o que é um avanço em relação aos outros substitutos de demitidos. (Págs. 1 e A6)

Foto legenda: "Não sou amigo nem inimigo do Ricardo Teixeira"
Aldo Rebelo
novo ministro do Esporte

Enem: Aluno paga por erro que não cometeu

Estudantes do Colégio Christus estão sendo hostilizados nas ruas de Fortaleza pelo fato de a escola ter feito um teste simulado com questões idênticas as do Enem, informa o enviado especial Paulo Saldaña. (Págs. 1 e Vida A20)

Fernando Haddad
Ministro da Educação

"Há indícios muito fortes de uma ação delituosa (do colégio)"

Europeus fecham pacote com calote de dívida grega

Líderes europeus e bancos decretaram a tutela da economia da Grécia e um corte de € 100 bilhões de sua dívida. O pacote de resgate para a Europa prevê um fundo de € 1 trilhão para blindar o continente e os bancos. A notícia provocou euforia nas bolsas. A UE começa a percorrer países emergentes, entre eles o Brasil, em busca de recursos para financiar o plano. (Págs. 1 e Economia B1, B3 e B4)

Análise
Jack Ewing

A Itália suplantou a Grécia como maior ameaça aos bancos e maior fonte de ansiedade entre os investidores. (Págs. 1 e B4)

Chávez negocia fazer refinaria no Maranhão sem Petrobras

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, conversou com a governadora Roseana Sarney sobre a possibilidade de construir uma refinaria no Maranhão, sem a Petrobras - com quem a estatal venezuelana PDVSA está se desentendendo. O ex-ministro José Dirceu intermediou a reunião. (Págs. 1 e Economia B10)


Israel troca 25 presos egípcios por estudante (Págs. 1 e Internacional A15)


MP libera patrocínio de cigarro em evento esportivo (Págs. 1 e Vida A22)


Investigação sobre emendas em SP para

O Conselho de Ética da Assembleia decidiu suspender a investigação sobre a acusação de venda de emendas parlamentares e enviar ao Ministério Público o que foi obtido até agora. A comissão não tomará mais depoimentos. (Págs. 1 e Nacional A10)


Uruguai revoga anistia a crimes da ditadura

O Congresso uruguaio aprovou lei que revoga a anistia em vigor e torna imprescritíveis os crimes da ditadura militar (1973-1985). O decreto deve ser sancionado pelo presidente José Mujica. (Págs. 1 e Internacional A14)

Fernando Gabeira

E o vento levou

Classificar a luta contra a corrupção como algo da direita moralista é a cereja no bolo do festival de equívocos. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Massimo D'Alema

Europa na primavera árabe

Se não quiser ficar à margem, a União Europeia deve propor alternativas para consolidar a democracia no Oriente Médio e no Norte da África. (Págs. 1 e Visão Global A18)


Notas & Informações

Um grande avanço na Europa

Líderes deram passos importantes para conter os efeitos da crise e restaurar a zona do euro. (Págs. 1 e A3)

Radar barra 44,6 mil veículos nas estradas de SP (Págs. 1 e Cidades C1)


------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Fiasco do Enem deixa Haddad emparedado

Pré-candidato à prefeitura de São Paulo, o ministro da Educação, Fernando Haddad, enfrenta um teste de fogo. Ele passou os últimos dois dias dando embaraçosas explicações sobre o novo vazamento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um vexame que se repete pelo terceiro ano consecutivo. Enquanto estudantes organizam manifestações pelo país, o Ministério Público Federal no Ceará entrou na Justiça: quer anular a prova para todos os 5,3 milhões de inscritos. Hoje, a Defensoria Pública da União deve fazer a mesma recomendação ao instituto responsável pelo exame. No Palácio do Planalto, comenta-se que o agravamento do caso - com a possível anulação do Enem, que custou RS 238,5 milhões - pode complicar o futuro político do ministro. (Págs. 1, 3 e Entrelinhas: "Virou Rotina", 4)

Aldo fará faxina no Esporte

Político com bom trânsito na base aliada e na oposição, o deputado Aldo Rebelo (PC do B/SP) foi nomeado ministro do Esporte em substituição a Orlando Silva, demitido após denúncias de corrupção. Ele anunciou mudanças na equipe da pasta. Também decidiu suspender todos os contratos com ONGs do Programa Segundo Tempo. A primeira missão de Aldo Rebelo no cargo é apaziguar as relações do governo com a Fifa em relação à Lei Geral da Copa. (Págs. 1 e 2 a 4)

Direita, volver: Nova ordem no DCE da UnB

Com discurso conservador, propostas objetivas - como mais segurança no campus e melhorias das instalações - e críticas contundentes ao reitor da Universidade de Brasília, a chapa Aliança pela liberdade venceu a eleição para o Diretório Central dos Estudantes, um reduto histórico da esquerda. O resultado deve influenciar a escolha do próximo comando da instituição, no ano que vem. (Págs. 1, 21 e 22)

Reforma no exame da OAB

Decisão do Supremo que considerou prova constitucional não acabou com polêmica. Magistrados defendem a participação de juízes e do Ministério Público na elaboração do exame. (Págs. 1, 9 e Visão do Correio, 14)

Repressão: Argentina e Uruguai acertam contas com o passado

Decisões do Judiciário argentino, como a prisão perpétua para o “anjo da morte" Alfredo Astiz, e o fim da prescrição de crimes da ditadura no Uruguai abrem caminho para punição de agentes da repressão nos dois países. (Págs. 1 e 16)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Brasil ajuda Europa, mas via FMI

O governo brasileiro admite participar de um pacote de socorro aos países da zona do euro, mas, em princípio, limitará sua colaboração a um acordo bilateral com o Fundo Monetário Internacional (FMI), como fez em 2009. Não há nenhuma intenção, no momento, de o país se unir aos governos que vão capitalizar o Fundo Europeu de Estabilização Financeira em cerca de € 1 trilhão. O aumento dos recursos do fundo foi um dos pontos do acordo entre os governos da zona do euro para debelar a crise, finalizado na madrugada de ontem.

O Brasil só usará parte das reservas cambiais para essa finalidade se a Europa consolidar um programa inquestionável de salvação dos países em dificuldades, como Grécia, Portugal, Espanha e Itália. (Págs. 1, A2, C1, C7 e C10)

Acordo europeu é recebido com euforia e ceticismo

As bolsas receberam o acordo para tentar debelar a crise do euro com fortes altas. O índice Dow Jones subiu 2,86% ontem e 11% no mês - valorização que, se mantida, será a maior em 25 anos. As ações tiveram alta de 5,4% em Frankfurt e 3,72% em São Paulo.

Mas muitos economistas encaram o plano com reservas. Eles acreditam que, apesar do desconto de 50%, a dívida da Grécia seguirá alta demais para ser paga. E as novas exigências de capitalização dos bancos tendem a provocar uma restrição ainda mais severa do crédito na região, aumentando o risco de recessão. (Págs. 1 e C1)


Foto-legenda: Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia: desconto na dívida bancária do país diminui o pagamento de juros (Pág. 1)


Missão de Aldo é limpar o ministério

A primeira missão do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que substituirá Orlando Silva no Ministério do Esporte, será avaliar os contratos e convênios assinados pela Pasta e afastar seus correligionários que estiverem envolvidos com desvios de recursos públicos. O ministério é ocupado por filiados do PCdoB, e o ex-ministro Orlando Silva já avisou seus antigos subordinados que trabalhará pela permanência deles em seus cargos.

Aldo será o interlocutor do governo no Congresso, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e na Fifa para negociar a Lei Geral da Copa de 2014. (Págs. 1, A6 e A7)

Venda de eletrodomésticos esfria

A fabricante de eletroeletrônicos LG treinou cerca de mil promotores, antes orientados a ajudar na instalação ou demonstração de produtos, para transformá-los em vendedores. Roberto Barboza, diretor de vendas da empresa, diz que agora eles vão tentar convencer o consumidor a comprar um televisor maior.

Esse é um exemplo da reação das empresas à desaceleração das vendas observada nas últimas semanas por varejistas e empresários da indústria de linha branca e de eletroeletrônicos. A combinação de pressão inflacionária com menores níveis de renda e crédito, acompanhada do maior endividamento das famílias, está levando o consumidor a adiar decisões de consumo. (Págs. 1, A4 e B1)


Levanta-se a mão pesada do CCO

Na semana passada, o diretor da Mercedes nos EUA, Ernst Lieb, foi afastado do cargo porque usou recursos da empresa para pagar gastos domésticos. Poucos dias antes, a Siemens demitiu seu presidente no Brasil pelo suposto desvio de € 6,5 milhões para uma conta pessoal.

Condutas que antes eram toleradas, vistas até como triviais, agora estão sendo rigorosamente punidas nas grandes corporações. Pode-se aceitar um convite para um almoço feito por um fornecedor? E uma garrafa de vinho? Em muitos casos, não mais. (Págs. 1 e B9)


Atrasos em obras e clima aumentam os apagões

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o governo e o setor empresarial entraram em alerta com o número de apagões registrados nos últimos três anos. Com atrasos em 48% das obras do sistema de transmissão e fenômenos climáticos que atingem com força a rede de distribuição, cada brasileiro fica, em média, 18,52 horas por ano sem energia.

Pelo terceiro ano consecutivo, a duração das interrupções no fornecimento de energia elétrica supera o número máximo de horas permitido às empresas distribuidoras. "Essa trajetória tem nos preocupado", admite Romeu Donizete Rufino, diretor da Aneel. "Houve certo descuido de algumas empresas com as ações de manutenção preventiva e com o nível de investimento", afirma. Um sintoma da deterioração na qualidade do fornecimento é que deverão ficar próximos de R$ 390 milhões, nos cálculos de Rufino, as compensações pagas aos consumidores em 2011. No ano passado, o valor foi de R$ 360 milhões. Os problemas alteram o ânimo da indústria. De acordo com levantamento feito pela Abrace, que reúne 50 grandes consumidores de energia elétrica, 64% se dizem insatisfeitos com a qualidade do serviço. (Págs. 1 e A3)

Carter e Brundtland, defesa intransigente dos direitos humanos (Págs. 1 e A16)


Escrituração Digital

O processo de migração das empresas para o novo Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) retira de cena toneladas de papel e livros contábeis. A expectativa é que todas as notas fiscais manuais sejam eliminadas, no máximo, até 2014, diz o contador Vicente Sevilha. (Págs. 1 e Especial)


Stihl aumenta exportação

A multinacional alemã Stihl, fabricante de ferramentas motorizadas, vai investir mais de R$ 500 milhões na ampliação da fábrica de São Leopoldo (RS), que passará a produzir 95% dos cilindros para motores usados nas fábricas do grupo no mundo. (Págs. 1 e B9)


SEC investiga corrupção na Avon

A Avon informou ontem ao mercado que a Securities and Exchange Commission (SEC), a comissão de valores mobiliários dos EUA, iniciou investigação sobre suspeitas de que a empresa teria subornado autoridades estrangeiras na China e América Latina. (Págs. 1 e B12)

Brasil na alça de mira dos MBAs

O Brasil está chegando ao topo da lista de prioridades das escolas de negócios dos Estados Unidos. Só nos últimos dois meses seis escolas de primeira linha estiveram em São Paulo para divulgar seus programas. (Págs. 1 e D10)


Transportes sobre Trilhos

"Até 2015, com os novos projetos que vão entrar em operação, o modal ferroviário deverá ampliar sua participação na matriz de transportes e chegar a 28% da movimentação de cargas no país", estima Rodrigo Vilaça da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. (Págs. 1 e Especial)


Ideias

Maria Cristina Fernandes

O programa mais eficaz na redução da pobreza no Brasil foi o SUS, que reduziu a mortalidade e aumentou a longevidade. (Págs. 1 e A10)


Ideias

Felipe Salto

Nossa política fiscal capenga exige um padrão necessariamente elevado de juros e de baixo investimento. (Págs. 1 e A15)

----------------------------------------------------------------ue--------------------