PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, agosto 10, 2007

XÔ! ESTRESSE: TUDO PELO "$OCIAL" !









[Chargistas: Samuca, Aliedo, Fernandes, Amarildo, Renato, Sponholz].

LULA & CACHAÇA BRASILEIRA [In:] LULA PRÓ-ÁLCOOL

Temporão não vê contradição em Lula promover cachaça

Em plena campanha de prevenção contra os riscos do consumo de bebidas alcoólicas, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, se viu tendo de apelar para um ditado popular para evitar um choque de opiniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em viagem pela Jamaica, Lula defendeu abertamente o consumo da cachaça brasileira. "O dia que o mundo experimentar a boa cachaça brasileira, o uísque vai perder mercado", declarou o presidente nesta quinta, em Kingston. Temporão, que já implicou com uma propaganda de cerveja protagonizada pelo cantor Zeca Pagodinho, tentou se explicar. “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O presidente defendeu a exportação de um produto brasileiro. Eu estou defendendo a conscientização do consumo. A campanha não é para proibir ninguém de beber. É para que a sociedade atente para o consumo precoce e abusivo de bebidas alcoólicas pelos jovens”, disse o ministro, durante o lançamento da Campanha de Prevenção dos Riscos de Consumo de Bebida Alcoólica, nesta sexta-feira (10), no Rio. Com a campanha, o Ministério da Saúde quer modificar a classificação de bebida alcoólica no país. Pela lei atual, para ser considerada alcoólica, a bebida tem de ter concentração de 13 graus ou mais de álcool em sua composição. A nova regulamentação passaria a considerar as bebidas com teor acima de 0,5 grau de álcool. “Hoje temos uma distorção grave na classificação, que deixa de fora alguns vinhos, todas as cervejas e misturas. Essa nova lei vai estabelecer que bebida alcoólica é aquela que tem 0,5 grau ou mais”, disse o ministro. Além disso, o governo também pretende proibir a venda do produto em estradas federais. E pensa numa forma de dar condições à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para coibir motoristas que transportem bebidas alcoólicas para consumo imediato em seus carros. O decreto de lei já foi O decreto de lei já foi enviado ao Congresso. Segundo Temporão, somente a partir da nova lei de classificação das bebidas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá condições legais de regulamentar horários e formas de exibição da propaganda de bebidas alcoólicas. “São medidas de extremo impacto, dentro da política do programa de segurança e cidadania que está sendo lançada pelo governo”, enfatizou. Alba Valéria Mendonça, G1, Rio.

CONSELHO DE ÉTICA & RENAN CALHEIROS

Conselho de Ética adia escolha de relator de novo processo contra Renan

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), deixou para a semana que vem a escolha do relator para o novo processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no conselho. Com poucas opções de nomes dispostos a assumirem a função, Quintanilha espera nos próximos dias conseguir encontrar um parlamentar que aceite investigar a suposta relação de Renan com a empresa Schincariol. A Folha Online apurou que Quintanilha já procurou alguns integrantes do conselho em busca de um relator, mas teria feito somente sondagens antes de definir um nome para a função. O senador quer, antes de formalizar o convite, ter a certeza de que o seu pedido será atendido para evitar novos impasses na relatoria do processo contra Renan. O primeiro processo contra o presidente do Senado --relacionado à denúncia de que o peemedebista teria usado dinheiro da empreiteira Mendes Júnior para despesas particulares-- foi marcado por uma série de percalços na escolha do relator. O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) chegou a assumir a relatoria, mas se afastou por problemas de saúde. Ele foi substituído na função por Wellington Salgado (PMDB-MG), que ficou menos de 24 horas no cargo. Os integrantes do conselho tinham resistência em relatar o processo contra Renan uma vez que o peemedebista, além de presidente do Senado, tem intenso trânsito político com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O próprio presidente do Conselho de Ética na época, senador Sibá Machado (PT-AC), renunciou ao cargo depois de encontrar dificuldades para nomear um relator para o caso Renan. O senador também foi submetido a pressões de governistas para retardar as investigações no conselho, outro motivo que o fez desistir do cargo.
Com a eleição de Quintanilha para a presidência do conselho, ele designou os senadores Marisa Serrano (PSDB-MS), Renato Casagrande (PSB-ES) e Almeida Lima (PMDB-SE) como relatores em conjunto do processo contra Renan --depois de não conseguir que um único parlamentar assumisse a função. Desta vez, Quintanilha sinalizou que, se encontrar dificuldades para achar um nome, poderá seguir o mesmo modelo da relatoria tripla para evitar novos impasses no conselho. O senador afirmou, no entanto, que não está disposto a indicar os mesmos senadores que já relatam o primeiro processo para não retardar as investigações em curso. "Um acúmulo de processo agora só iria comprometer a ação inicial", disse. (...).
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u319119.shtml

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"


Tailândia pune policiais indisciplinados com gatinha.

BANGCOC - Os policiais na Tailândia que violarem o regulamento serão obrigados a usar uma faixa cor-de-rosa no braço com a imagem da gatinha "Hello Kitty", uma popular personagem japonesa, como punição. A faixa que mostra a gatinha sobre dois corações estampados deverá ser colocada sobre o uniforme cáqui de policiais que faltam ao trabalho, estacionam seus veículos em áreas proibidas, se envolvem em briga, ou que prestam um mau serviço à população, por exemplo, de acordo com o jornal Bangkok Post. Foto matéria.

Previsão de acidente aéreo agita a internet; peritos apontam indício de fraude. Uma suposta premonição agita grupos de discussão da internet e virou assunto de mesas de bar. Ela diz que haverá um novo acidente com avião de grande porte em 29 de outubro deste ano, com ao menos 600 mortos. O autor da previsão é Jucelino Nóbrega da Luz, um professor de inglês de Águas de Lindóia (SP) que já foi acusado de fraudes, mas que possui uma corrente de seguidores. Ele afirma ter previsto as duas maiores tragédias da aviação brasileira, os acidentes com o vôo 1907, da Gol, em setembro do ano passado, e com o 3054, da TAM, em 17 de julho. Nos dois casos, diz ter enviado às empresas cartas alertando sobre os acidentes. Elas não comentam.
Criminosos levam 900 peças do Museu do Ipiranga em São Paulo. O museu do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, sofreu um furto de 900 peças de seu acervo de numismática (moedas e notas em dinheiro) no início desta semana. O furto é o maior já ocorrido com peças do museu desde século 20. As peças foram levadas de um setor fechado, onde o público em geral não tem acesso. Somente pesquisadores e funcionários entram nessas dependências. O último furto no museu ocorreu há cerca de 20 anos, quando criminosos levaram uma peça em exposição. De acordo com a vice-diretora do museu, a museóloga Heloisa Barbuy, 49, o furto foi percebido na segunda-feira (6), quando um funcionário da limpeza encontrou no banheiro um saco de lixo plástico com embalagens em seu interior.

Valério muda visual com implante de cabelo e vira "fazendeiro de aluguel".



Passados dois anos e dois meses da descoberta do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza está de visual novo. Não é mais careca e agora dirige uma fazenda localizada a 120 km ao norte de Belo Horizonte, na divisa de Paraopeba e Caetanópolis. Sócio de duas agências de publicidade que prestavam serviços ao governo, a DNA e a SMPB, ele foi acusado de pagar um "mensalão" a deputados da base aliada. Ele alega que intermediou a distribuição de empréstimos do PT. Foto Folha imagem matéria.


Primo de Renan agiu como testa-de-ferro da família Calheiros. Documentos e entrevistas concedidas por dois ex-proprietários de terras em Alagoas apontam o primo e apadrinhado político do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), Idelfonso Tito Uchôa, como testa-de-ferro da família do peemedebista, informa nesta sexta-feira reportagem da Folha (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL). Segundo a reportagem, Jorge Florentino dos Santos disse ter vendido, em 1995, a Fazenda Sítio Lagoa 3 ao senador e seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), mas o responsável pelos pagamentos e pela assinatura da escritura foi Uchôa. A Folha informa ainda que Benedito Vieira da Silva afirmou ter vendido a Fazenda Alagoas para Uchôa por R$ 600 mil em 1998. Seis anos depois, de acordo com a reportagem, Renan declarou à Receita ter comprado a mesma fazenda de seu primo por R$ 400 mil.

Agência alemã diz que Cuba ameaçou família de boxeadores. GENEBRA - A Arena Box Promotion, agência alemã que teria tentado levar os atletas cubanos do Brasil para atuar na Europa, cobra uma explicação do governo brasileiro e acusa Havana de ter atacado as famílias dos boxeadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara. Os atletas desertaram da delegação de seu país durante estada no Rio de Janeiro, para os Jogos Pan-Americanos. (...) "Os passaportes de alguns membros da família dos atletas foram levados, os carros foram tirados de seu poder e ainda alguns chegaram a ficar algumas horas detidos. Ao ouvirem isso, os atletas mudaram de idéia e decidiram voltar a Cuba. Mas sabiam que suas carreiras estavam acabadas. Nunca mais os dois serão boxeadores", disse o porta-voz. Jamil Chade, do Estadão.
Lula critica política de FHC para álcool. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) de ter se mostrado "insensível" à retomada do projeto de produção de álcool combustível no final dos anos 90 e de tratar os empresários do setor sucroalcooleiro como "marginais". Em discurso a empresários brasileiros e jamaicanos em Kingston, na Jamaica, Lula explicou a história do projeto do álcool no Brasil, elogiou a decisão "extremamente acertada" do ex-presidente general Ernesto Geisel por apostar no Proálcool, na década de 70, e insistiu que, na sua administração, os empresários do setor tornaram-se "personalidades internacionais". (...) Cachaça: Entusiasmado, Lula preferiu propagandear um clássico produto brasileiro - a cachaça - e uma possível inovação automotiva em seu discurso na inauguração - o carro verde. Ao defender a "revolução" que os biocombustíveis provocarão na indústria mundial, ele lembrou que, até 1975, o Brasil destinava sua produção canavieira para o açúcar e para a aguardente. "O dia que o mundo experimentar a boa cachaça brasileira, o uísque vai perder mercado", declarou.

EDITORA ABRIL [VEJA] & RENAN CALHEIROS

Em nota, Editora Abril diz que acusação de Renan é 'leviana'

SÃO PAULO - Após o ataque do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), à revista Veja, a Editora Abril divulgou nota no início da noite desta quinta-feira, 9, dizendo ser "leviana" a acusação do senador. Renan aponta supostas irregularidades na venda da TVA (a cabo) pela Abril à Telefônica. A nota diz ainda que o negócio está "dentro da lei" e já foi aprovado pela Anatel. E reitera que as revelações da publicação foram apuradas "rigorosamente" e que os problemas do senador "derivam de sua conduta".

Leia a íntegra da nota:

A Editora Abril informa que as revelações de Veja sobre o senador Renan Calheiros foram rigorosamente apuradas e, portanto, as confirma integralmente. As aflições e problemas do senador derivam de suas condutas. Estas foram consideradas suficientemente problemáticas pelos seus pares e pelo Procurador-Geral da República, que as encaminharam para investigação, de um lado, para o Conselho de Ética do Senado Federal e, de outro, para o Supremo Tribunal Federal.
É fruto do desespero do senador a acusação leviana de que ainda haja alguma coisa a verificar na transação entre a TVA e a Telefônica.
A Abril reitera que a parceria em questão está rigorosamente dentro da lei e já foi aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel após nove meses de tramitação e análise.
[Estadão].

AEROPORTOS & EMPRESAS: "PASSAGEIROS À PARTE"!

Infraero pode reduzir pista de Congonhas

O novo presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Sérgio Gaudenzi, admitiu ontem, em entrevista ao Estado, que estuda a idéia de os pilotos usarem uma área menor da pista principal para aterrissar no Aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo. A idéia é utilizar, por exemplo, só 1.600 dos 1.940 metros, deixando os outros 340 metros como área de escape. Essa é uma sugestão que já foi apresentada pela Aeronáutica. A solução, na opinião de especialistas, poderia aumentar a segurança da pista. Gaudenzi admite a discussão sobre o assunto porque, na sua avaliação, Congonhas tem de ser submetido a uma rigorosa limitação de peso - o que permitiria encurtar a área de pouso. Gaudenzi participa amanhã de uma vistoria nos principais aeroportos de São Paulo, ao lado do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele disse que o Aeroporto de Viracopos (Campinas) será mais uma alternativa para os passageiros que estarão sendo transferidos de Congonhas para Guarulhos. Se preciso, pode ser instalado em Viracopos um terminal de passageiros com material pré-moldado. A seguir, trechos da entrevista: "É importante que ali haja uma forte limitação de peso. Vamos estudar isso. Com menos peso, precisa de menos pista. Há várias formas de ter área de escape, e essa redução da pista é uma delas. Isso dá maior segurança já que os vôos serão programados para pistas menores. Se (as empresas) quiserem maior peso, maior carga, devem ir pousar em Guarulhos." "Faremos tudo que pudermos para antecipar. O que puder ser feito fora das férias (de verão), vamos fazer." "O ministro me deu quatro semanas para apresentar um diagnóstico. Mas tem coisas que precisam ser trabalhadas com o tráfego aéreo e com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Os aeroportos do Galeão (Rio) e de Confins (Belo Horizonte) estão subutilizados. Além das questões de São Paulo, que vamos verificar este fim de semana, já sabemos que Vitória tem um aeroporto problemático. E Brasília precisa urgentemente de outro terminal. "O passageiro precisa de mais conforto no atendimento porque ele está pagando caro pelo serviço. Tem de ter mais gente das companhias no atendimento e dando informações. A gente vê que tem 20 guichês, mas só 3 funcionam. Os passageiros não podem continuar a ter de chegar até 4 horas antes do embarque, permanecendo horas em filas imensas. Não podem ficar sentados no chão das salas de embarque." "Sou alto e tento só viajar no corredor. Tem hora em que a gente não consegue ler um jornal. Não tenho nada contra o lucro, mas as empresas têm de prestar um serviço melhor." Estadão.

CASAL GAROTINHO 'et. al.': "GURIS" LEVADOS!

TRE-RJ nega recurso a casal Garotinho

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) negou na tarde desta quinta-feira (9), por unanimidade (6 votos a 0), recurso aos ex-governadores Rosinha Matheus e Anthony Garotinho. Segundo o TRE-RJ, o deputado federal Geraldo Pudim e o ex-presidente da Fundação DER, Henrique Ribeiro, também tiveram o seu pedido negado. Os quatro foram punidos com multa e três anos de inelegibilidade, por abuso de poder político. Pudim também teve a sua cassação mantida. Eles ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão de manter a punição foi tomada com os votos do relator, juiz Marcio Mendes, dos juízes Luiz de Mello Serra, Rodrigo Candido de Oliveira e Jacqueline Montenegro, corregedora regional eleitoral, além dos desembargadores Ronald Valladares e Maria Helena Cisne. O valor da multa mantida para os réus foi de 100 mil UFIRs (aproximadamente R$ 175 mil) para cada um. O desembargador Roberto Wider disse que assim que o resultado da sessão for publicado no Diário Oficial, fará um comunicado à Câmara para a cassação do deputado Geraldo Pudim. Segundo o TRE, o relator do caso, desembargador Marcio Mendes Costa, considerou que houve uma reunião política na fazenda do médico José Carlos Araújo, em Sapucaia, no dia 12 de setembro de 2006, durante o período de campanha eleitoral, quando teria havido um acerto envolvendo obras públicas em troca de votos. Anthony Garotinho era acusado de, nessa reunião, ter promovido a barganha. Segundo a acusação, ele prometeu asfaltar ruas do município em troca de apoio para Geraldo Pudim. G1, foto vídeo imagem TVGlobo.

RENAN CALHEIROS: "ETERNO ENQUANTO DURE"

Renan diz que enviou documentos ao Conselho de Ética sobre Schincariol

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje que encaminhou ao Conselho de Ética da Casa documento da Schincariol que comprovaria sua inocência na denúncia de que teria beneficiado a cervejaria junto ao INSS. Renan afirmou que, no documento, a empresa desmente reportagem publicada pela revista "Veja" que acusa o senador de ter atuado como espécie de "lobista" da Schincariol. Renan nega que tenha procurado o INSS para reverter uma dívida de R$ 100 milhões da cervejaria depois que a empresa comprou uma fábrica de seu irmão, deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), por R$ 27 milhões --preço considerado acima da média do mercado. O valor da compra, segundo o senador, também não está de acordo com a realidade. "O documento que enviei ao Conselho de Ética da empresa Schincariol desmente a mentira publicada pela revista "Veja" de que eu tenha interferido na transação de compra de uma fábrica no Nordeste. O valor foi inflado pela revista", afirmou o senador sem revelar, no entanto, por quanto a fábrica teria sido adquirida. Renan leu um trecho da nota na qual a empresa afirma estar em dia com o governo federal, sem débitos junto à União, ao Estado de Alagoas ou ao município de Murici --onde está localizada a fábrica de Olavo Calheiros. Ao negar o seu débito, a empresa afirma na nota que "outras tantas empresas" mantém dívidas junto ao INSS. Renan reiterou ser inocente das denúncias que o ligam à Schincariol e às relacionadas ao uso de supostas notas frias para justificar a venda de gado em Alagoas. O senador disse que encaminhou hoje à Polícia Federal cópias dos primeiros lotes de cheques depositados em sua conta bancária em Alagoas que comprovariam os negócios agropecuários. O senador apresentou os documentos na tentativa de comprovar ter renda suficiente para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento. Renan é acusado de ter recorrido à empreiteira Mendes Júnior para obter recursos que teriam sido utilizados no pagamento da pensão. Na sua estratégia de manter o diálogo aberto com os senadores, caso o plenário da Casa tenha que julgá-lo por quebra de decoro, Renan fez um apelo aos parlamentares para que acreditem em suas palavras. "Reitero que os senadores podem contar com a minha absoluta integral correção. Os senhores virão que minha defesa está integralmente amparada em provas. Nunca serei algoz de ninguém. Prefiro ser vítima a ser autor de injustiça", disse. Renan afirmou que vem mantendo "diálogo fácil" com todos os senadores, independentemente de partidos políticos. "Vou fazer o possível para que esse diálogo se mantenha alto", afirmou. Esta semana, Renan trocou farpas no plenário com o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN). A Folha Online apurou que, depois do bate-boca, Renan decidiu manter o tom mais ameno para evitar que novos senadores passem a apoiar o seu afastamento da presidência enquanto estiver envolvido nas acusações. Folha Online, Gabriela Guerreiro, Brasília.