PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

XÔ! ESTRESSE [In:] "CUBA LIBRE"

















[Chargistas: Gio, Fernandes, Seri, M.Aurélio, Myrria, Pater, Bello, Sinovaldo].

LULA [In:] CARTÃO CORPORATIVO & CPI [NADA A DECLARAR...]


''Não tenho tempo a perder com CPI'', afirma Lula

Em meio aos preparativos para a instalação da comissão parlamentar que vai investigar o uso dos cartões corporativos do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que não tem tempo a perder com CPIs. Lula, que passou o dia em eventos no Espírito Santo, disse deixar para o Legislativo a tarefa de conduzir essa investigação. Enquanto isso, segundo ele, seu papel será viajar pelo Brasil e garantir que se torne uma economia global. Eu confesso a vocês que não tenho tempo a perder com CPI", disse, depois de visitar de manhã o gasoduto Cabiúnas-Vitória, no município de Serra, região metropolitana de Vitória. Lula afirmou ser adepto da tese de que o Congresso tem a tarefa de legislar, investigar e fazer CPIs e o governo "existe para trabalhar"."Enquanto as pessoas discutem lá em Brasília, enquanto as pessoas fazem investigação, fazem CPI, meu papel vai ser viajar pelo Brasil. Porque o que eu quero é que o povo possa conquistar, com crescimento e desenvolvimento, a cidadania que há séculos a gente está reivindicando." Lula disse não querer "perder a oportunidade" de aproveitar o "momento bom e extraordinário" que o País vive. Mas ressaltou que o governo vai "fazer tudo o que for possível" para contribuir com a CPI. Mais tarde, ao falar de novo do assunto, foi mais comedido. Voltou a defender os cartões como instrumento de transparência e emendou: "Acho que a CPI vai prestar um serviço à Nação, porque vai aprimorar - piorar jamais -, vai aperfeiçoar o sistema de gasto do governo." Questionado sobre a notícia de que o Planalto estaria elaborando um dossiê com informações sobre gastos do atual governo e da gestão de Fernando Henrique Cardoso, Lula negou. "Isso não procede."
Em Brasília, líderes da oposição reagiram com críticas à notícia sobre o dossiê. "Se o governo tem dados que revelam que agentes políticos do governo Fernando Henrique desviaram dinheiro público que revele", disse o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), autor do pedido de CPI. "Tem dinheiro público, não tem partido. Desviou dinheiro público, tem de repor e responder criminalmente." Para o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), o governo tenta "produzir denúncias que nunca foram feitas". "É a prática desse governo: em um primeiro momento diz que não sabia de nada. Depois começam a vazar informações", criticou. "É um despropósito esse dossiê", afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Para ele, é "uma tentativa de retornar ao passado na esperança de misturar tudo que é do presente". Ex-presidente da CPI dos Correios, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse que o governo "faz muito bem" em coletar informações sobre gastos da gestão FHC. "Todas as partes, naturalmente, se preparam para o embate político que surgirá", afirmou. Em Vitória, Lula não falou diretamente sobre a pesquisa CNT/Sensus, em que ele teve aprovação de 66,8% e seu governo, de 52,7%. Mas não escondeu o entusiasmo. Em solenidade no Palácio Anchieta para anunciar investimentos em obras, mandou um recado: disse que sua chegada à Presidência é um "sinal de alerta a qualquer cidadão", pois, até então, o posto era reservado à elite. Depois de almoçar com o governador Paulo Hartung (PMDB), Lula evitou associar seu entusiasmo à pesquisa. "Eu estou animado porque as coisas estão indo bem no Brasil."
EDUCAÇÃO
Lula disse que espera entregar o Brasil, em 2010, entre as nações que mais investem em educação no mundo. A promessa foi feita ao inaugurar uma unidade do Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet) em Cachoeiro do Itapemirim, a 130 quilômetros de Vitória. Lula disse querer passar à história como o presidente que mais investiu em educação e afirmou que a expansão do ensino médio técnico, retomada em seu governo, será importante para consolidar o desenvolvimento econômico no País.
COLABORARAM EUGÊNIA LOPES e VERA ROSA. Clarissa Oliveira, VITÓRIA, e Alexandre Rodrigues, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM. Estadão, 2002. Foto matéria.

CARNE BOVINA: AUMENTO DE PREÇOS (A VELHA "LEI DE MERCADO")

Arroba sobe, mesmo com embargo

Enquanto o governo brasileiro discute com a União Européia o tamanho da lista de fazendas que serão habilitadas a exportar carne bovina in natura para o bloco, os preços da arroba bovina aqui no Brasil seguem em alta. As cotações chegaram a ter ligeira queda no início do mês, após o anúncio do embargo europeu. Mas não durou muito. Na semana passada, os preços voltaram ao patamar anterior ao embargo, nas principais praças. Em São Paulo, a arroba era cotada em R$ 75 na sexta-feira, dia 15. E a expectativa de analistas e dos pecuaristas é a de que o preço continue subindo. Há vários fatores que explicam a reação positiva. O principal, dizem os analistas, é a regra básica do mercado: a lei da oferta e da procura. Como a pecuária está passando por um ciclo de baixa produtividade, é natural que as cotações estejam subindo. Além disso, o mercado interno consome cerca de 80% da produção, que é de 10,42 milhões de toneladas ao ano, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
VOLUME INSUFICIENTE
Dos cerca de 2,1 milhões de toneladas exportados, 25% vão para a União Européia. Fazendo as contas, o montante de carne exportado para a UE representa menos de 5% da produção brasileira. ''''Neste momento de pouca oferta, esse volume é insuficiente para influenciar os preços internos'''', afirma o analista José Vicente Ferraz, da Agra FNP. Assim que foi anunciado o embargo, ressalta Ferraz, os frigoríficos tentaram baixar os preços, mas não conseguiram comprar nada. As escalas de abate caíram para dois a três dias. Alguns frigoríficos chegaram a ficar ociosos. E as cotações voltaram a subir. Ferraz explica que, a partir do segundo semestre de 2007, a pecuária entrou no início de um novo ciclo: de baixa produção e alta de preços - conseqüência do grande número de matrizes abatidas nos últimos anos, o que causou queda da oferta de bezerros. ''''Quanto tempo vai durar esse período, depende da velocidade com que o pecuarista vai começar a reter fêmeas em grande quantidade'''', analisa.
MENOS MATRIZES
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam a tendência de redução do plantel de matrizes. Conforme o IBGE, em 1998 abateram-se 3,8 milhões de vacas, número que foi aumentando ano a ano e em 2006 chegou a 11,2 milhões.Se a oferta de gado pronto para abate estivesse em bons patamares, complementa o consultor Fabiano Tito Rosa, da Scot Consultoria, os preços poderiam ter despencado. ''''Pode-se dizer que o produtor brasileiro deu sorte que o embargo da União Européia veio num período de oferta relativamente enxuta'''', diz. ''''Sempre que ocorre algum problema na venda de carne, seja no mercado interno ou no externo, os frigoríficos iniciam as pressões baixistas. Se não há respaldo da oferta, dificilmente o mercado recua.
Niza Souza - O Estado de S.Paulo. 2002.
'''INFORMAÇÕES: Sites: www.scotconsultoria.com.br e www.fnp.com.br

CUBA: SEM FIDEL OU SEM CASTRO?


Não dá para se falar de Fidel como se fosse um morto, ainda que as idéias que ele defende tenham sido sepultadas em quase todas as partes do mundo. O comandante em chefe deixa de comandar mas, conforme escreve, continuará sendo ouvido.
Lembro-me de algumas ocasiões nas quais estive, como jornalista, nas cercanias de Fidel. Uma das mais divertidas foi durante uma conferência de cúpula ibero-americana em Oporto, Portugal. Fidel passava carrancudo pelo bolo dos jornalistas quando foi avisado por nós, repórteres, que o ditador Pinochet acabara de ser confinado à prisão domiciliar enquanto visitava a Inglaterra.
El comandante parou, virou-se para nós com um sorriso maroto e disse: “pero esto, sí, me interesa”. Nem ele disfarçou o motivo: se a moda de mandar prender ditador latinoamericano em viagem pega….
Como enviado especial a Berlim Oriental estava no camarote da imprensa dentro do Palácio do Povo, em outubro de 1989 – o último grande encontro de todos os líderes comunistas amigos da então URSS. Menos de três anos depois, estavam todos fora da foto – menos Fidel.
Sobreviveu ao maior coveiro de regimes socialistas na História recente, o Papa João Paulo II. Em visita ao Vaticano, Fidel não se importou nem um pouco em posar para a célebre pintura do Juízo Final. Sua frase mais famosa foi pronunciada ainda antes de tomar o poder em Cuba: “a História me absolverá”.
Dificilmente Fidel escapará de um julgamento bastante duro. O teste é saber que capacidade o regime cubano terá de sobreviver a quem o criou e conduziu com mão de ferro. Se a História nos ensina qualquer coisa, os exemplos a mão são contundentes. Nenhum dos regimes socialistas (a Coréia do Norte é a exceção) sobreviveu a seus criadores.
Da mesma maneira, nenhum regime socialista “reformou-se” e continuou socialista (a China que o diga). As transições parecem ter sido ditadas a) pelo tipo de sistema que o país da órbita soviética vivia antes de ter sido sovietizado; b) por cultura e religião. A regra é simples, mas ajuda em boa parte a entender os caminhos que foram tomados pelas ex-repúblicas soviéticas na Europa do leste, por exemplo, ou na Ásia Central (ou no Cáucaso).
Fidel conduziu até o ponto de quase ruptura um regime derrotado pela História. Para mim, justificar a repressão a idéias ou opiniões dissidentes com base nos avanços sociais é absolutamente inaceitável. Nossos princípios, especialmente os de direitos humanos, têm de ter aplicação universal. Caso contrário, não são princípios.
Da mesma maneira, é possível entender quais circunstâncias (especialmente a burrice de seguidas administrações americanas) levaram Fidel a percorrer os caminhos de seu socialismo de um homem só. Mas “o embargo”, “as conspirações da CIA” não servem mais, hoje, para tornar simpático um regime interessado apenas na própria sobrevivência.
Sem dúvida Fidel fez História. E foi derrotado por ela.
G1. 2002.

PETROBRAS/FURTOS: "COBRINDO O SOL..."

Gabrielli nega falha em transporte de dados da Petrobras

Após receber ordem de Luiz Inácio Lula da Silva para falar aos jornalistas, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou que não houve falha de transporte no caso do furto de computadores da estatal com informações sobre recentes descobertas de petróleo.
De acordo com Gabrielli, que acompanhou o presidente Lula numa visita ao gasoduto Cabiúnas-Vitória, o que houve foi um procedimento usual de retirada de equipamentos de sondas. "Essa retirada de equipamento de sonda não é transporte de dados, o transporte de dados é feito on-line. Não tem nada a ver com o transporte físico de dados. Foi um procedimento absolutamente normal." Gabrielli evitou se prolongar nas respostas e chegou a afirmar que não falaria com a imprensa. Conversou com os repórteres só depois que Lula afirmou: "Vá lá falar com eles". Na entrevista, o dirigente da Petrobras disse que não daria detalhes sobre os procedimentos da companhia porque isso "prejudica a investigação com especulações indevidas".
Críticas
O Superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, delegado Valdinho Jacinto Caetano, criticou ontem a segurança do sistema de transporte de dados importantes da estatal petrolífera. Na opinião de Caetano, ele é "falho". "O sistema de segurança para esse material era bastante falho. Não havia forma de controle específica e havia muita gente que tinha acesso a esse tipo de informação. Para um escritório-contênier, a segurança era adequada, mas quando há informação privilegiada, a forma de segurança passou a ser inadequada." Na segunda-feira, foi o governo federal que admitiu a fragilidade da segurança. "As investigações [sobre o furto] já estão em andamento e, independentemente da motivação do crime, elas revestem-se de importância, em função da possível fragilidade do sistema de segurança para o transporte de informações reservadas que o episódio evidenciou", afirma um comunicado assinado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, e pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Jorge Armando Felix. JANAINA LAGEenviada especial da Folha de S.Paulo a Vitóriada Folha Online, no Rio. 2002.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

Obama vence no Havaí e soma dez vitórias seguidas. O pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou a vitória nas primárias realizadas nesta terça-feira (19) no estado do Havaí. Segundo o site do Partido Democrata no Havaí, Obama venceu com 76,19% dos votos em um distrito e com 76,85 no segundo. Já Hillary Clinton teve, respectivamente, 25,24% e 22,44%. Portanto, considera-se que a vantagem de Obama é insuperável. Esta se torna ainda a 10ª vitória consecutiva do senador por Illinois na disputa democrata. Também na terça, ele venceu as prévias em Wisconsin.As próximas prévias acontecerão em 4 de março, em Ohio e Texas. Do G1, em São Paulo, com agências internacionais. 2002.
Terremoto no Ceará - Tremor com 3,5 graus atinge 13 cidades. Moradores de 13 municípios do interior do Ceará passaram por um susto na noite deste sábado (16). Um tremor de terra foi registrado por volta das 23h. Entre as cidades que registraram os abalos estão Sobral, Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Meruoca, Ubajara, Guaraciaba do Norte e Santa Quitéria. Segundo informações da Defesa Civil de Sobral, o epicentro do tremor ocorreu em Sobral e durou cerca de 30 segundos. Pesquisadores vão investigar as causas do tremor, que atingiu 3,5 graus de intensidade na escala Richter. O nível é considerado pequeno pelos técnicos da Defesa Civil, mas suficiente para assustar os moradores da região. Algumas pessoas passaram mal e foram levadas para hospitais da região. Muitas casas ficaram com rachaduras.
Detalhes sobre mega-reserva de gás estão entre dados furtados. MACAÉ, RJ - Os dados sigilosos que estavam nos computadores da empresa Halliburton e que foram furtados tinham sido coletados nos trabalhos de sonda de perfuração NS-21 conhecida também como Ocean Clipper, responsável pela descoberta gigante no campo de Jupiter, anunciada no mês passado. A informação de que os dados furtados são destas sondas foram levantadas pela investigação da Polícia Federal e já foram confirmadas em Macaé. O campo de Jupiter representa uma extensa reserva de gás natural da bacia de Campos e é a descoberta mais recente da Petrobras. Marcelo Auler, da Agência Estado.
Para empresários, projeto de reforma tributária é tímido. A proposta de reforma tributária do governo foi considerada muito tímida por empresários que se reuniram com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ontem. Eles criticaram, principalmente, o longo prazo de transição para a total desoneração de exportações e investimentos, que vai até 2016, e a manutenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Serviços (ISS).Mantega informou que a proposta será enviada ao Congresso no dia 28. Amanhã, os detalhes serão apresentados ao Conselho Político do governo. O ministro garantiu que a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) não está no projeto. Ribamar Oliveira, BRASÍLIA. Estadão.

SP/SAÚDE PÚBLICA: "APENAS" PÚBLICA!


Faltam 31 remédios na farmácia do Hospital das Clínicas de SP

Um total de 31 medicamentos está em falta no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, principal hospital da América Latina. Segundo a instituição, os problemas são pontuais e o HC "está trabalhando para resolvê-los". O HC destacou ainda que 586 tipos de remédios são entregues na farmácia central, a principal da unidade, que distribui 21 mil unidades por dia. Entre os remédios em falta, há apresentações de drogas contra a diabete, como a acarbose 50 mg, drogas largamente utilizadas para evitar distúrbios estomacais (omeprazol), analgésicos como o paracetamol e remédios de alto custo como o clopidogrel, utilizado para prevenir acidentes vasculares cerebrais - neste caso, a falta foi registrada na farmácia do Instituto do Coração.A aposentada Julia Varga, de 78 anos, saiu de casa às 4 horas para estar no HC às 5h15. Apesar de já ter quebrado o fêmur das duas pernas e o tornozelo, precisa andar da Avenida Paulista, onde o ônibus pára, até o hospital, com sua bengala. Depois de esperar quase duas horas e meia, foi chamada, mas não conseguiu retirar três dos seis remédios que toma. "Sempre falta um ou dois. Já me acostumei. Nem ligo mais", disse. Dessa vez, não estavam disponíveis a loratadina (antialérgico), paracetamol e protetor solar. Roberto de Souza, de 53 anos, de Sorocaba, está na fila para fazer uma operação de redução de estômago no HC. Para isso, precisa perder peso. Contava com a ajuda do remédio contra obesidade orlistat, mas desde dezembro não consegue retirar o medicamento na farmácia. "Já reduzi de 180 kg para 120 kg, mas se não tomar esse remédio, vou voltar a engordar", reclamava ele.A lista oficial dos remédios fica com funcionários da farmácia, mas não é divulgada. Perguntada se havia remédios em falta e quais eram, uma funcionária da farmácia afirmou: "A gente tem uma lista, mas é só para uso interno". A falta de informação leva muitos pacientes a enfrentar horas de fila à toa, como o aposentado Seiko Oshiro, de 70 anos, que não conseguiu retirar ontem de manhã os remédios clortalidona, ciclobenzaprina e losartana, a maior parte deles para tratar seu problema de hipertensão. Saiu de Vila Prudente às 4h30, pegou ônibus e metrô para ser um dos primeiros da fila. Foi o quinto a chegar, às 5h30. "Desde janeiro que não consigo esses remédios. Ligo para saber se chegaram, mas ninguém atende. Já vim três vezes." A fila vai crescendo ao longo da amanhã. Além dos pacientes com hora marcada, começam a chegar os que acabaram de ser atendidos no ambulatório. São três tipos de senha. Quem vai pela primeira vez recebe a letra N, quem retorna com hora marcada, a R, e quem tem prioridade, a P. Mesmo quem tem hora marcada precisa esperar na fila, às vezes por mais de uma hora. Arcângela Stefano da Costa, de 65 anos, espera há mais tempo pelo remédio do marido. O Carduran, segundo ela, está em falta há cinco meses. COLABOROU FABIANE LEITE. Felipe Grandin, Estadão, 2002. Foto matéria.

CUBA/BRASIL/EUA [In:] "-- O REI MORREU ! ; "-- VIVA O REI !."

Raúl pede ajuda a Lula para integração internacional

Em encontro na capital cubana, Havana, no mês passado, Raúl Castro disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que desejava acelerar o processo de transição política e econômica em Cuba. Para o sucesso dessa tarefa, observou que o Brasil seria um parceiro mais conveniente do que a Venezuela, de Hugo Chávez.
No poder desde julho de 2006, quando Fidel se afastou "temporariamente", Raúl pediu em janeiro último a ajuda de Lula para aumentar investimentos privados no país e melhorar as relações internacionais de Cuba, sobretudo com os Estados Unidos. Na opinião de integrantes da cúpula do governo brasileiro, Raúl deseja empenho de Lula para tentar convencer os Estados Unidos a pôr fim ao bloqueio econômico que teve início em 1962. Num cenário de transição mais rápida do que a atual, Lula avalia que os empresários brasileiros deveriam acelerar planos de investimento em Cuba. O brasileiro pretende estimular esses empreendimentos.
Triangulação
Nas palavras de um ministro, o Brasil é um dos poucos países do mundo capazes de dialogar com o regime cubano, Chávez e o governo norte-americano. Logo, poderá ser mais útil do que Chávez, líder em conflito com os Estados Unidos e com a Colômbia. Na disputa com a Venezuela pela liderança na América Latina, interessaria ao Brasil socorrer Cuba no cenário pós-Fidel. Na reunião com Lula, Raúl elogiou o presidente da Venezuela, dizendo que ele tem sido um bom parceiro. Raúl destacou que Chávez ajudara Cuba num momento de enfrentamento duro com a gestão do republicano George W. Bush, no poder em Washington desde janeiro de 2001.Segundo apurou a Folha, Raúl, mais moderado na economia e na política do que Fidel, vê em Lula uma forma de se descolar um pouco de Chávez sem melindrar o venezuelano. Afinal, são antigos e fortes os laços de amizade de Lula e do PT com Fidel e Cuba. Com a saída de cena de Fidel, Raúl deverá fazer acenos para a comunidade internacional, disseram à Folha auxiliares de Lula que acompanharam o brasileiro em Havana. Lula disse a Raúl que avanços econômicos deveriam ser acompanhados de maior abertura política. Para o petista, Raúl deveria fazer um gesto na área de direitos humanos (prisioneiros políticos) para demonstrar que deseja uma transição de verdade e não somente replicar o modelo chinês (abertura na economia e mão-de-ferro na política).
Impressões lulistas
Apesar de amigo de Lula, Fidel alfinetou o petista nos últimos anos em questões como os biocombustíveis e a boa relação com Bush. Chávez fez dobradinha com Fidel em algumas críticas.
A recomposição da relação com Fidel foi um dos objetivos da recente viagem de Lula à ilha. O encontro deles durou mais de duas horas. Fidel recebeu Lula de pé, o que surpreendeu o petista. Lula esperava encontrar um líder mais alquebrado, mas o achou lúcido e com boa memória. E revelou a auxiliares que Fidel lhe dera a entender que não voltaria ao poder.Lula também se surpreendeu com o bom humor de Raúl. Julgou o irmão de Fidel mais confiante do que em outros encontros que tiveram. O presidente brasileiro crê que Raúl se consolidou como o sucessor do irmão, de quem era uma sombra. KENNEDY ALENCAR. DA SUCURSAL DE BRASÍLIA, Folha Online, 2002.

SENADO/CÂMARA [In:] RE-EXAME DE VETOS PARA "INGLÊS VER"

Parlamentares começam hoje exame de vetos presidenciais

O Congresso começa a examinar hoje os 1.070 vetos presidenciais, feitos em 174 projetos de lei, que esperam votação há pelo menos dois anos. Para evitar o impasse nos mais polêmicos, os presidentes do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), e da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), decidiram restringir a sessão à votação de 13 vetos tidos como "de baixa complexidade", que devem ser mantidos. Entre eles está o que impediu a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) de se apossar da atribuição do Ministério do Trabalho de dar o registro profissional a jornalistas. Outro impede que o projeto sobre crime de assédio sexual entre em choque com o sistema de penas previsto no Código Penal. Não há data para votar os vetos polêmicos. É o caso dos que suspenderam a permissão de demissão, por incompetência, de diretores da Agência Nacional de Aviação Civil e dos que suprimiram os repasses para as recriadas Sudam e Sudene.
A retomada da votação dos vetos é um compromisso assumido por Garibaldi com a oposição durante sua campanha pela presidência do Senado. A última votação ocorreu em 2005. Com apoio do próprio presidente Lula, o Congresso derrubou o veto ao reajuste de 15% para servidores do Congresso. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Marco Maciel (DEM-PE), contou que dos 1.070 vetos apenas 885 foram lidos no plenário. Há vetos que estão há vários anos na fila de votação. O mais antigo, de 1994, é do ex-presidente Itamar Franco. Rosa Costa, BRASÍLIA, Estadão, 2002.