PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, abril 17, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] VERBAS e VERBOrragia...

...




















[Homenagem aos chargistas brasileiros].
..........

CONGRESSO NACIONAL [In:] "TODO DIA É DIA, TODA HORA É HORA...

...
Medidas oficializam "farra" das viagens no Congresso
Congresso oficializa ''farra'' das passagens


Autor(es): Denise Madueño,
Eugênia Lopes e
Luciana Nunes Leal
O Estado de S. Paulo - 17/04/2009
Em meio a denúncias de uso irregular de passagens aéreas por parlamentares, a cúpula do Congresso baixou ontem normas que oficializam a utilização de bilhetes aéreos por qualquer pessoa indicada por senadores e deputados. Concebidas como ofensiva moralizadora, as medidas abrem brecha para a continuidade de viagens a passeio e não proíbem a emissão de passagens para o exterior. As novas regras sacramentam, ainda, a prática de "poupar" - possibilidade de o parlamentar acumular créditos para usar em viagens para onde e quando quiser. Na prática, legalizou-se a farra do uso das passagens.

No Senado, o ato da Mesa Diretora permite aos parlamentares distribuir os bilhetes aéreos para seus cônjuges, dependentes ou pessoas por eles indicadas. Além disso, o uso da verba para fretar jatinhos passa a ser oficialmente permitido.

Na Câmara, onde as regras serão sistematizadas pela Mesa, além do deputado, do cônjuge e dos dependentes, a cota poderá ser usada em atividade parlamentar, o que inclui viagens de assessores e terceiros.

"Está havendo desvio, mas não é uma coisa generalizada", afirmou o primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI). O ato da Comissão Diretora manteve a cota de cinco passagens de ida e volta da capital do Estado para Brasília. Foram extintas, porém, as passagens com escala no Rio. Com isso, o gasto com o benefício deve cair 25%, calcula o Senado.

CRITÉRIO

"O critério de dar passagem depende de cada um. Quem cometer irregularidades que assuma", disse Heráclito. "Pode dar passagem para namorada?", perguntaram os jornalistas, em referência ao deputado Fábio Farias (PMN-RN), que deu sete passagens para a apresentadora de TV Adriane Galisteu. "Se for bonita pode, se não for, não pode", disse Heráclito.

Para reduzir o efeito negativo, a Câmara anunciou simultaneamente corte de 20% nos valores a que cada parlamentar tem direito. "Mas continua a critério do deputado o que pode ser entendido por atividade parlamentar", afirmou o terceiro-secretário, Odair Cunha (PT-MG), encarregado das cotas. A reunião não enfrentou a principal questão, segundo membro da Mesa da Câmara, que é definir se a cota deve ser auxílio ou verba para uso no exercício do mandato. Foi mantida a possibilidade de "poupar" créditos. Para Cunha, os créditos não usados deveriam ser devolvidos. Isso evitaria que os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, da Agricultura, Reinhold Stephanes, e de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, deputados licenciados, continuassem dispondo do excedente de suas cotas para viajar.

"Essa foi a resposta imediata. Mais para frente, vamos disciplinar de forma mais global", disse o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).

LULA: ''NO CHANGES ! "

Lula, o cara, vira personagem em episódio do desenho animado South Park
Lula na telinha dos americanos


Autor(es): Tiago Faria
Correio Braziliense - 17/04/2009

Presidente é personagem da ácida série South Park. No episódio, chefes de Estado tentam burlar polícia espacial


Reprodução
Lula e outros presidentes burlam a polícia intergalática para dividir dinheiro espacial
Lula versus alienígenas. Assim, no clima fantasioso e cômico de um filme B, o presidente estreou no programa de tevê norte-americano South Park. O desenho animado, que satiriza o american way of life, não poupou líderes mundiais como o francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel para narrar a história de uma conspiração planetária criada com o objetivo de embolsar dinheiro espacial roubado. Lula não foi excluído da piada. No episódio Pinewood derby, transmitido quarta-feira nos Estados Unidos, o brasileiro aparece em poucas cenas. Não fala em português nem dialoga com os protagonistas. Mas é tempo suficiente para, via telefone, se aliar aos representantes de algumas das nações mais poderosas do mundo e participar da mutreta internacional.

Criado em 1997 por Trey Parker e Matt Stone, o seriado é conhecido pelo tom de acidez politicamente incorreta, que já respingou em personalidades como George W. Bush, Michael Jackson e Paris Hilton. Imprópria para menores, a animação acompanha o cotidiano de quatro crianças de uma cidade montanhosa do Colorado, fictícia. A comunidade interiorana, cravada na neve, sofre de maus hábitos e conservadorismo crônico. As tiradas cruéis de episódios sobre racismo e homofobia provocaram polêmica nos anos 1990.

Não é a primeira vez que o Brasil vira alvo de paródia. Exibido em 1992, o episódio Blame it on Lisa, dos Simpsons, provocou incômodo com uma representação exótica do país. Em Pinewood derby, o sarcasmo ganha alcance global. Na trama, escrita por Trey Parker, o pai do menino Stan usa um truque ilegal para que o filho vença uma competição de carrinhos de controle remoto: furta uma invenção tecnológica do governo para turbinar o brinquedo. Envenenado, o carro alcança a velocidade de um jato e é lançado no espaço. Pouco depois, um ladrão extraterrestre, acusado de ter embolsado uma montanha de notas de dinheiro espacial, desembarca na Terra. Destruído por Stan, o monstro deixa a fortuna à mercê dos terráqueos.

Em telefonemas para presidentes (entre eles, Lula), o pai do garoto acerta um golpe para que o dinheiro seja dividido entre as nações, sem que a polícia intergalática saiba disso. Antes, o grupo decide eliminar do mapa a Finlândia, único país que contraria o acordo. Em uma das últimas cenas, Lula surge no canto inferior esquerdo da tela, ao lado de dois assessores, à frente da bandeira do Brasil. Junto com os outros líderes, ele insiste que a mentira deva ser mantida. “Sem mudanças”, ordena. No desfecho, o extraterrestre bandido revela-se uma farsa armada pela polícia espacial para testar a ética dos governantes da Terra. O planeta fracassa no teste e, como punição, acaba isolado do resto do universo.

O filme
As primeiras imagens do filme Lula, o filho do Brasil baseado no livro homônimo de Denise Paraná foram divulgadas ontem. As cenas mostram desde o nascimento de Luiz Inácio Lula da Silva, no sertão nordestino, até sua participação no sindicato dos metalúrgicos. O filme conta a trajetória do presidente até a morte de sua mãe, Dona Lindu, em 1980. Previsto para estrear em janeiro de 2010, o longa foi filmado nos últimos 2 meses e teve um investimento de R$12 milhões

LULLA/CADERNETA DE POUPANÇA: JÁ VIMOS ESTE FILME...

...
LULA CONFIRMA QUE POUPANÇA MUDARÁ, MAS NÃO DIZ COMO
LULA CONFIRMA QUE POUPANÇA TERÁ RENDIMENTO REDUZIDO


Autor(es): SIMONE IGLESIAS e LEANDRA PERES
Folha de S. Paulo - 17/04/2009

Roberto Jayme/Reuters
O presidente Lula, que confirmou mudanças na poupança

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem que o governo irá mudar o cálculo do rendimento da caderneta de poupança e reduzir os juros pagos aos poupadores.
"Daqui a pouco as grandes multinacionais vão querer colocar o dinheiro na poupança. Vamos discutir tudo com muita cautela. Primeiro, precisamos proteger o pequeno poupador. Segundo, nós não podemos permitir que pessoas que têm muito dinheiro utilizem o dinheiro para aplicar na poupança", disse o presidente.
A Folha apurou que há duas alternativas prováveis para reduzir o rendimento da caderneta. Uma delas é criar faixas diferenciadas de rendimento, dependendo dos valores depositados. A outra é passar a cobrar IR (Imposto de Renda) dos grandes poupadores. A decisão deve ser tomada em aproximadamente dois meses.
A mudança é necessária por causa da queda nos juros, que deve continuar nos próximos meses. Se a taxa fixada pelo Banco Central, hoje em 11,25%, cair abaixo de 9% ao ano, os técnicos estimam que a poupança renderá mais que os fundos de investimento.
Isso ocorre porque o rendimento da caderneta é fixado em lei -6% ao ano mais a variação da TR (Taxa Referencial)- e é isenta de impostos. Já as aplicações feitas em fundos de investimento seguem de perto a taxa de juros de mercado, mas são tributadas. Entre os desequilíbrios que essa diferença pode causar, estão a dificuldade de o governo refinanciar sua dívida e possível redução no dinheiro disponível para empréstimos pelos bancos.

Juros mais baixos
Uma medida provisória pode ser editada para criar diferentes percentuais de rendimento para os poupadores. Os grandes depositantes receberiam juros mais baixos, enquanto os menores teriam um rendimento mais elevado, mas ainda abaixo de 6% ao ano.
O problema é que, se os juros continuarem caindo, os novos percentuais também acabarão sendo elevados num cenário de taxas baixas. Também não há consenso no governo sobre o que seriam os valores de pequenos e grandes poupadores. A cobrança do IR seguiria esse mesmo raciocínio, com isenção para os depósitos de baixo valor e tributação aos mais altos.
Do ponto de vista técnico, a alternativa seria substituir os juros fixos por um percentual do que é cobrado no mercado financeiro. A dificuldade nesse caso é que, como o dinheiro da poupança é usado para financiar a compra de imóveis, uma elevação nos juros pode tornar as prestações impagáveis para os mutuários.
Diante dos problemas ganha força uma medida paliativa: a aplicação continuaria rendendo juros de 6%, mas a TR, que também compõe a correção total, seria reduzida ainda mais. Com isso, o governo poderia ganhar de seis meses a um ano antes de propor alteração definitiva no cálculo do rendimento da caderneta de poupança.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

17 de abril de 2009

O Globo

Manchete: Arrecadação do governo já é a menor em seis anos
Apesar disso, Fazenda anuncia ajuda à agricultura e prepara socorro a estados

A crise econômica mundial derrubou a arrecadação de impostos do governo, no primeiro trimestre, para o menor nível desde 2003. Até março, o recolhimento de tributos somou R$ 159,8 bilhões, uma queda real (descontada a inflação) de 6,6% em relação a 2008. Apesar disso, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem que o Conselho Monetário Nacional aprovou um pacote emergencial de R$ 12,6 bilhões para o agronegócio. O governo também prepara novas medidas para ajudar os estados: a antecipação de parcelas do Fundeb e uma linha de financiamento junto a bancos oficiais que pode chegar a R$ 4 bilhões. (págs. 1, 8 e 19)

"O cara" vira desenho nos EUA

Em episódio de 'South Park', Lula é um dos personagens

O presidente Lula - chamado de "o cara" pelo presidente dos EUA, Barack Obama - virou personagem de um dos programas de maior audiência da TV americana: o desenho animado "South Park". No episódio que foi ao ar anteontem, Lula é um dos líderes mundiais que tentam enganar a polícia intergaláctica para ficar com uma fortuna de outros planetas trazida à Terra. (págs. 1 e 8)

Desvio de passagens com verba oficial

O Ministério Público investiga a participação de deputados na venda clandestina de passagens emitidas com verba oficial. A Câmara e o Senado reduziram a cota de passagens - que seguem liberadas a cônjuges e assessores. (págs. 1, 3 e 4)

Lula cobra mais atenção de Obama

O presidente Lula pediu a Barack Obama um compromisso maior dos EUA com a América Latina. Cuba será um dos temas da Cúpula das Américas, que Hugo Chavez tenta esvaziar. Raúl Castro descartou a volta de seu país à OEA. (págs. 1 e 25)

"Preço de gasolina é político"

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou que a estatal não pode ter apenas critérios empresariais para os seus preços e que a política conta na hora de fixar os valores da gasolina. O presidente Lula, por sua vez, confirmou que o governo estuda baixar o preço dos combustíveis. "A decisão nunca é política só, nem só econômica. É sempre as duas coisas", disse Gabrielli. (págs. 1 e 20)

A língua solta de Sarkozy

Em conversa que vazou, criando embaraço diplomático, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, chamou Barack Obama de inexperiente, e Zapatero, de pouco inteligente, mas elogiou Silvio Berlusconi: "Numa democracia o importante é ser reeleito". (págs. 1 e 27)

PAC é insuficiente, afirma fundação

Além de estar atrasado, o PAC não atende às necessidades de investimentos em infraestrutura do país, diz estudo da Fundação Dom Cabral. (págs. 1 e 24)

China cresce 6%, pior nível desde 92

A economia chinesa avançou 6,1% nos três primeiros meses do ano, o pior resultado desde 92. As estimativas eram melhores: 6,3%. (págs. 1 e 22)

United cobra dois bilhetes de obesos

A United Airlines decidiu, desde ontem, cobrar mais dos obesos. Eles são obrigados a comprar dois bilhetes ou passagem na classe executiva, se a empresa não encontrar dois assentos desocupados. (págs. 1 e 23)

Ponto extra de TV a cabo será gratuito (págs. 1 e 23)


Charge Chico: Impacto Republicano

- Avanço nos transportes: chegamos às supervias de fato!

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Lula confirma que poupança mudará, mas não diz como

Governo estuda implantar faixas diferenciadas de rendimento ou cobrar IR dos grandes poupadores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o governo mudará o cálculo da poupança, o que poderá reduzir os rendimentos dos poupadores, mas não disse como. "Daqui a pouco, as grandes multinacionais vão querer colocar o dinheiro na poupança. Vamos discutir tudo com muita cautela. Precisamos proteger o pequeno poupador", afirmou.

O governo estuda a mudança em razão da queda nos juros. Se a taxa fixada pelo Banco Central cair para menos de 9% ao ano, a poupança pode render mais que os fundos de investimentos. (págs. 1 e B1)

Congresso regula passagens e oficializa viagens de parentes

Câmara e Senado divulgaram medidas para regular o uso das passagens aéreas a que os congressistas têm direito. Haverá cortes, mas a doação de bilhetes a parentes foi institucionalizada. O Senado liberou o uso da cota individual para fretar aviões.

Dois ex-presidentes da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP) e Inocêncio Oliveira (PR-PE), e quatro membros da Mesa pagaram viagens de parentes ao exterior com verba oficial. Todos disseram não ver problema. João Paulo não falou. (págs. 1 e A4)

Cassado, governador do MA diz que não sai

O TSE confirmou a cassação do mandato do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e do vice, Luiz Porto (PPS), por abuso de poder econômico e político na campanha. Lago afirmou que não entregará o cargo.

Os cassados têm de sair imediatamente, mas podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal, desde que o presidente do TSE autorize. A segunda colocada na eleição, Roseana Sarney (PMDB), assume o governo. (págs. 1 e A7)

USP muda vestibular; 1ª fase será só eliminatória

A USP aprovou modificações em seu vestibular válidas para o exame de 2010. A primeira fase, que será realizada no final deste ano, passará a valer só como seleção para a segunda, sem contar pontos no resultado final.

Além disso, a segunda etapa terá questões de todas as disciplinas, não apenas as voltadas para o curso escolhido pelo candidato, e suas provas serão aplicadas em três dias - anteriormente, eram até quatro. (págs. 1 e C1)

EUA esperam que Cuba acene com distensão, afirma Obama

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que cumpriu sua promessa de campanha ao anunciar o fim de restrições a Cuba e, agora, espera sinais de distensão do regime dos irmãos Castro, relata Sérgio Dávila.

Obama irá à Cúpula das Américas, que começa hoje em Trinidad e Tobago. Segundo Raúl Castro, os cubanos estão abertos a discutir "tudo" com os EUA. (págs. 1 e A9)

Brasil: Ministro da Cultura diz que vai rever nova Lei Rouanet (págs. 1 e A8)


Dinheiro: Cobrança de ponto extra de TV a cabo é proibida (págs. 1 e B8)


HC pediu para não receber pacientes graves em feriado

Ofício dirigido aos bombeiros e ao Samu na Páscoa pelo médico controlador de vagas do pronto-socorro do Hospital das Clínicas de SP pedia que se evitasse o envio para lá de doentes graves, relata Cláudia Collucci. O autor do ofício foi afastado para ser mais bem treinado, segundo a direção do HC. Para o hospital, a situação era "governável". (págs. 1 e C6)

Pedágio na Ayrton Senna deve ficar 52% mais barato

Os gastos dos motoristas com os pedágios do sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto deverão cair a menos da metade a partir da semana que vem, segundo o governo do Estado. A soma das tarifas no trajeto de ida e volta pelas rodovias, entre São Paulo e Taubaté, vai baixar de R$ 27 para R$13.

A mudança se deve à concessão das duas estradas à iniciativa privada, que ficará responsável por administrá-la durante 30 anos. (págs. 1 e C9)

Índex/Cúpula

Presidente dos EUA vai se reunir com a 'OEA do B' (págs. 1 e A10)

Por Cuba, Chávez faz ameaça de vetar declaração final (págs. 1 e A10)

Editoriais

Leia "Cúpula das Américas", sobre Barack Obama e Cuba; e "O nó do ensino paulista", acerca de troca de secretário. (págs. 1 e A2)

José Simão

Voo para artistas e familiares dos congressistas é o Programa Pilhagem! (págs. 1 e E13)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Congresso oficializa 'farra das passagens'

Verba sofre corte de 20%, mas deputado não precisa prestar contas

Em meio à série de suspeitas de irregularidades cometidas por deputados e senadores, a cúpula do Congresso baixou ontem normas que oficializam a utilização de passagens aéreas por qualquer pessoa indicada pelos parlamentares. Embora mostradas como moralizadoras, as medidas favorecem a continuidade das viagens a Passeio, no País ou no exterior. As novas regras permitem ao parlamentar, ainda, acumular créditos para usar em viagens para onde e quando quiser. No Senado, o ato da Mesa permite que os senadores distribuam as passagens aéreas para seus cônjuges, dependentes como filhos, ou pessoas por eles indicadas. Na Câmara, os privilégios são semelhantes e incluem viagens de assessores. Para reduzir o efeito negativo da oficialização da farra com os bilhetes, a Câmara anunciou corte de 20% nos valores a que cada parlamentar tem direito. (págs. 1 e A4)

Obama cobra abertura em Cuba após aliviar restrições

Chávez ameaça não firmar texto da Cúpula das Américas

Na véspera da Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse esperar contrapartidas de Havana, depois que Washington eliminou algumas restrições a Cuba. Para Obama, os cubanos devem ter "os mesmos direitos que o restante das Américas", relata a enviada especial Denise Chrispim Marin. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaça não firmar o comunicado do encontro porque um dos artigos elogia o papel da Organização dos Estados Americanos (OEA). Segundo Chávez, o documento final "está deslocado no tempo e no espaço, como se o tempo não tivesse passado". Ele afirmou que quer se reunir com Obama para que possam "dizer nossas verdades”. (págs. 1, A12 e A13)

EUA falam em parceria

O presidente Barack Obama disse que "os tempos mudaram" e que os EUA vão se relacionar com os países latino-americanos como parceiros, sem ditar normas. (págs. 1 e A13)

Foto legenda: Segurança – Policiais perto de hotel e navio que receberão os participantes da Cúpula das Américas

Fuvest muda e exige formação mais geral

Já neste ano, a fase dissertativa da prova terá todas as matérias do ensino médio

A USP aprovou mudanças no vestibular da Fuvest que já valem para este ano. A primeira fase segue com 90 questões, mas deixará de contar pontos para a nota final. A segunda fase, dissertativa, terá agora três dias e cobrará todas as disciplinas do ensino médio - até 2008, apenas português e redação eram obrigatórias para todos os cursos. O objetivo é exigir uma formação mais geral do candidato. (págs. 1 e A17)

Queda de arrecadação trimestral é de R$ 11,3 bi

A arrecadação da Receita no primeiro trimestre do ano caiu R$ 1l,33 bilhões em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, R$ 3,1 bilhões resultam de desonerações feitas pelo governo contra a crise. A Receita calcula em R$ 6,5 bilhões o impacto, no trimestre, da redução de impostos adotada desde 2008 e do mau desempenho da indústria. (págs. 1 e B1)

Varejo dribla crise e vendas têm alta em fevereiro

As vendas do varejo em fevereiro subiram 1,5% ante janeiro e 3,8% em relação a fevereiro de 2008. O índice foi puxado pelo consumo de alimentos. No primeiro bimestre, o varejo expandiu-se 4,9% e, em 12 meses, 8%. Para o IBGE, o desempenho reflete a continuidade do aumento da massa salarial - a alta foi de 6,2% em fevereiro ante o mesmo mês de 2008. (págs. 1 e B4)

Dantas acusa Protógenes de alterar grampos

O banqueiro Daniel Dantas afirmou, em depoimento à CPI dos Grampos, que o delegado Protógenes Queiroz enxertou diálogos obtidos de maneira ilegal em arquivos de conversas telefônicas gravadas com autorização da Justiça. (págs. 1 e A10)

Especialistas debatem pontos polêmicos do Pacto Republicano. (págs. 1 e A8)

Ambiente: Satélite vai vigiar cerrado e Pantanal

Todos os biomas do Brasil passarão a ser monitorados. (págs. 1 e A18)

Sustentabilidade: Consumidor verde já tem até games

Em busca do clientte, empresas adotam novas práticas. (págs. 1 e Caderno especial)

Notas & Informações: Contas públicas mais frouxas

Se o governo federal pouco investe, não é por falta de dinheiro, mas porque os projetos não deslancham. (págs. 1 e A3)

Dora Kramer: Ao vencedor, os abacaxis

Agora que a administração do futuro já não lhe pertence, o presidente Lula contrata uma enormidade de passivos a serem resolvidos pelo sucessor. (págs. 1 e A6)

Bruno José Daniel Fº: Até quando Celso Daniel ficará insepulto?

Ontem, Celso Daniel, meu irmão e prefeito de Santo André, teria completado 58 anos. Há algo de estranho que impede o julgamento dos responsáveis por seu sequestro, tortura e assassinato, há mais de sete anos. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil


Manchete: SuperVia tem 300 vigilantes ilegais

Funcionários não passam por um treinamento adequado para a função

A greve dos ferroviários acabou ontem, mas as agressões cometidas por funcionários da SuperVia aos passageiros revelaram outro problema. O Sindicato Municipal dos Vigilantes denuncia que a concessionária mantém em serviço, como terceirizados, 300 seguranças irregulares, que recebem R$ 200 abaixo do piso da categoria. A troca de vigilantes por funcionários não habilitados é feita desde 2001 sob nomenclaturas que não constam do Código Brasileiro de Ocupações, como "assistente de porteiro", "fiscal de acesso", "apoio ao cliente" e "agente de controle". (págs. 1 e Cidade A12)

Fórum pede mais crédito contra a crise global

A declaração final da versão latino-americana do Fórum Econômico Mundial, no Rio, alerta contra o protecionismo e sugere medidas para enfrentar a crise. O texto será apresentado a chefes de Estado e de governo na Cúpula das Américas. Entre as sugestões, mais crédito e ampliação de programas como o Bolsa Família. (págs. 1 e Economia A16 e A17)

Obama diz que Brasil é potência

Antes de iniciar pelo México sua primeira visita à América Latina, o presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou o Brasil. Em entrevista à CNN Español disse que o país "é uma potência econômica". Também enalteceu o colega brasileiro: "Minha relação com Lula é a de dois líderes que têm grandes países, que estão tentando resolver os problemas e criar oportunidades para nossos povos. Devemos ser parceiros". (págs. 1 e A21)

Foto legenda: Pelo bem global - Depois de tantos elogios de Obama, a fama de Lula lhe rendeu uma participação especial no desenho animado 'South Park', exibido na quarta-feira nos EUA. No episódio, o brasileiro é um dos líderes mundiais chamados a lidar com a chegada de um ET ladrão à Terra

TIM incorpora Intelig

A TIM incorporou a Intelig, operadora de telefonia fixa local, longa distância nacional e internacional e transmissão de dados. O negócio foi fechado ontem com a incorporação por parte da TIM da Holdco Participações, controlada pela JVCO. Assinado pela TIM Participações e por Docas Investimentos, um fato relevante foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informando o acordo de incorporação entre a TIM Participações, sua acionista controladora TlM Brasil e JVCO Participações, com a interveniência da Docas Investimentos, para o controle indireto da Intelig Telecomunicaçõcs Ltda. A fusão será consumada com a aprovação da Anatel. (págs. 1 e Economia A19)

Placas de trânsito serão de PET

As atuais placas de orientação e regulamentação do trânsito no Rio, feitas de alumínio fundido, estão sendo substituídas pelas de politereftalato de etileno, mais conhecido como PET. O material - de pouco valor - inibe o furto. (págs. 1 e Tema do Dia A2 e A3)

Cai a cobrança do ponto extra

A Agência Nacional de Telecomunicações decidiu proibir a cobrança de ponto extra nas TVs por assinatura. A Anatel informará a Justiça da decisão a fim de derrubar uma liminar obtida pelas operadoras de TV que ainda autoriza a cobrança. (págs. 1 e Economia A19)

QI é proporcional à educação

Um novo livro relança o debate: o QI está relacionado não à genética, mas à boa educação. Prova disso é que os QIs das crianças caem ou ficam estagnados no verão, quando estão de férias. (págs. 1, Vida, Saúde & Ciência A23)

Sociedade aberta

Raul Velloso
Economista

Os riscos da redução do superávit primário. (págs. 1 e A18)

Sociedade aberta

Peter DeShazo e Sidney Weintraub
Analistas políticos

As oportunidades para os EUA na AL. (págs. 1 e A21)

Sociedade aberta

Otavio Leite
Deputado federal (PSDB-RJ)

O dever dos clubes se a Lei Piva for modificada. (págs. 1 e D8)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Farra das viagens segue sem escalas no congresso

Ainda sob o clamor da revelação de que um deputado usou verba pública para pagar bilhetes aéreos usados por sua namorada famosa e outros artistas de TV, Senado e Câmara decidem anunciar medidas moralizadoras. Mas, em meio a elas, os congressistas se brindaram com uma brecha fundamental: cônjuges e filhos de Suas Excelências continuam liberados para usar a cota de passagens paga pelas duas Casas. Não há qualquer impedimento quanto ao destino, nem ao período do deslocamento. Podem ser férias na Disney, por exemplo. “A família é sagrada, é preciso deixar a família fazer qualquer viagem”, diz o segundo-secretário, Inocêncio Oliveira (PR-PE), responsável por providenciar passaportes para os colegas e suas famílias. (págs. 1, Tema do Dia, 3)

Lula, o cara, vira personagem em episódio do desenho animado South Park (págs. 1 e 7)


Caderneta de poupança vai mudar, diz Lula (págs. 1 e 14)




Marinha abre 113 vagas com salário de até R$ 8,1 mil (págs. 1 e 17)


TSE cassa Jackson Lago

Maranhense vai entregar governo a Roseana Sarney. (págs. 1 e 6)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Petrobras vai ter papel ativo na política industrial

Nenhuma outra pessoa no Brasil e poucas no mundo em crise têm nas mãos um orçamento de investimentos tão grande quanto o do geólogo Guilherme Estrella, diretor de exploração e produção da Petrobras. Até 2013, a estatal vai investir US$ 92 bilhões. E Estrella tem uma missão especial no direcionamento desses gastos: incentivar a participação de empresas nacionais no negócio do petróleo e atrair novos fornecedores estrangeiros para o país. Com o volume enorme de produção garantido nos campos da área de Tupi, na Bacia de Santos, as encomendas vão ganhar escala. E o conteúdo nacional, hoje de 65%, terá de aumentar, disse Estrella ao Valor. "O pré-sal veio dar escala para substituirmos importações".

A Petrobras será responsável por uma parte importante da política industrial, que vai promover a entrada do empresário brasileiro no segmento. A intenção é estabelecer um índice de nacionalização crescente, caminhando para o que Estrella chama de "parcerias estratégicas" com os fornecedores de equipamentos. "Vamos combinar que se encomendarmos 200 turbinas, a vigésima primeira seja produzida 50% no Brasil e assim por diante, até que a duocentésima seja nacional", explicou o geólogo, em um exemplo hipotético. (págs. 1 e A16)

Retomada da produção a caminho

Desde o início da crise, a demanda interna caiu em um ritmo muito inferior ao da produção industrial. Em fevereiro, as vendas do comércio voltaram ao nível de setembro, com pequena alta de 0,8% na comparação entre os dois meses, na série com ajuste sazonal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na mesma comparação, a indústria operou a um ritmo 13,5% menor. Esse descompasso confirma que o setor industrial foi muito mais afetado pela queda das exportações do que pela retração do mercado interno.

De acordo com os economistas, os números do varejo, o fim do processo de ajuste dos estoques, as desonerações tributárias e a forte queda das importações abrem espaço para uma retomada da indústria no segundo trimestre - ainda que as previsões apontem para uma retração da atividade industrial em torno de 4% neste ano. Para o comércio, nos próximos meses as previsões são de acomodação ou pequena queda. (págs. 1 e A3)

Cúpula destaca a cooperação energética

Assunto controverso entre os países americanos e do Caribe, a cooperação regional na área de energia será definitivamente instalada na agenda dos governos do continente na Cúpula das Américas, que começa hoje em Trinidad e Tobago. O tema causou polêmica durante as negociações do documento final do encontro.

Países como a Bolívia insistiam em vincular os biocombustíveis às ameaças contra o abastecimento de alimentos nos países mais pobres. As referências insinuando riscos à "segurança alimentar" foram eliminadas por insistência dos diplomatas brasileiros. (págs. 1 e A11)

Ministro do Brasil não vai ao G-8 agrícola

O Brasil entra prejudicado no embate entre países exportadores e importadores (protecionitas) no primeiro G-8 agrícola da história, com a ausência de seu ministro de Agricultura, Reinhold Stephanes, na discussão de estratégias para reforçar a produção e evitar futuras crises alimentares. O G-8, grupo dos países ricos, convidou para sua reunião agrícola, de sábado a segunda-feira, na Itália, os ministros do G-5 (Brasil, China, Índia, África do Sul e México), além de Argentina, Austrália e Egito, para começar a redesenhar políticas mundiais para o setor.

A ausência de Stephanes limita o papel do Brasil na negociação. A assessoria do ministro informou que a pré-agenda não exigia a participação efetiva do Ministério. O embaixador José Marcondes (FAO) representará o país. (págs. 1 e A12)

Setor de refeições coletivas da literatura em processo de consolidação

O movimento de consolidação ganha força entre as empresas de refeições coletivas. Ontem, a Gran Sapore, uma das maiores do setor no país, assumiu O controle da gaúcha BQ Benefícios, administradora de vales-refeição e alimentação com 3 mil clientes, principalmente na Região Sul. Na próxima semana, a Nutrin vai anunciar a aquisição de uma concorrente de menor porte, de Minas Gerais, e dentro de duas semanas, a líder de mercado, GRSA, deve divulgar a compra de uma empresa de refeições da Região Sudeste, com faturamento anual de R$ 60 milhões.

Os negócios fazem parte de um movimento de aquisições já esperado. No ano passado, GRSA e Nutrin antecipavam que adquirir concorrentes faria parte de suas estratégias de expansão. Com cerca de 900 empresas em operação no país, segundo a associação do setor, mais de 80% do faturamento, de R$ 9,5 bilhões, está nas mãos de cem companhias. (págs. 1 e B4)

O reencontro da literatura no século XXI

A grande novidade da ficção brasileira na primeira década do século XXI é a reafirmação da força da invenção. Os autores abdicaram do desejo de se tornar fotógrafos, roteiristas, documentaristas e voltaram a ser o que devem ser: escritores. Três lançamentos recentes - "Leite Derramado", de Chico Buarque, "O Filho da Mãe", de Bernardo Carvalho, e "A Cidade Ilhada", de Milton Hatoum - reiteram essa tendência para a autonomia e a liberdade interior que, afinal, definem a literatura. Não, nossos escritores não agem como autistas. Aprenderam, contudo, que nenhuma ficção esgota a realidade ou a fisga. Apenas se aproxima dela. (págs. 1 e Eu&Fim de Semana)

São Paulo adota penhora on-line para imóveis

O Tribunal de Justiça de São Paulo vai fechar ainda mais o cerco contra os devedores em processos cíveis e será o primeiro do Brasil a implementar a penhora on-line de imóveis. A medida entra em vigor no dia 1º de junho e será de utilização optativa pelos juízes de primeira instância. Isso deve causar uma nova revolução nas ações de cobrança, já que será o maior tribunal de Justiça do país que passará a localizar e bloquear imóveis para a venda, em um sistema interligado com os cartórios de registros pela internet. O principal objetivo da medida é trazer mais agilidade e eficácia às execuções, segundo o juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado, José Antonio de Paula Santos Neto. (págs.1 e E1)

BNDES abre linha de R$10 bi para financiar a agroindústria (págs. 1 e B12)



Com 4,6% do mercado de motos no país, a Dafra aposta em lançamentos para crescer, diz Franco (págs. 1 e B1)


Crise imobiliária

O ritmo de construção de casas nos EUA teve queda de 10,8% em março, para uma taxa anualizada de 510 mil unidades, após uma alta de 17,2% em fevereiro que surpreendeu os analistas. O resultado de março foi o segundo pior da série histórica, superado apenas pelo de janeiro. (págs. 1 e Al3)


Carros mantêm o ritmo

A venda de automóveis continua aquecida, em ritmo pouco inferior ao do mês passado, quando terminaria o incentivo fiscal com a redução do IPI. A média diária de negócios na primeira quinzena de abril foi de 11,3 mil unidades, ante 12,5 mil em março. (págs. 1 e B1)

Carrefour cresce na AL

Brasil e Argentina foram os únicos mercados onde as vendas do Carrefour cresceram no primeiro trimestre. Em reais, a receita cresceu 11,7% no Brasil, enquanto na Europa e na Ásia as quedas foram de 5% e 6,7%, respectivamente. (págs. 1 e B4)

Vale freia projetos de níquel

A Vale do Rio Doce anunciou ontem um adiamento no início da produção de níquel no projeto Onça Puma, no Pará, por no mínimo um ano. A companhia também vai paralisar a produção do metal pela ValeInco, no Canadá. (págs. 1 e B8)

Parceria antiaids

A Glaxo SmithKline e a Pfizer, dois dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo, vão unir suas operações de pesquisa e desenvolvimento de remédios contra a Aids. Juntas, terão 19% do mercado nesse segmento. (págs. 1 e B9)

Carne de frango

As exportações de frango somaram 307 mil toneladas em março, alta de 16,5% sobre fevereiro e'queda de 2% frente a março de 2008. Com preços menores no mercado externo, a receita alcançou US$ 422 milhões o que representou moa queda de 24% em relação ao mesmo mês do ano passado. (págs. 1 e B11)

Ideias

Arthur Barrionuevo e Pedro Dutra: estímulo oficial à concentração fere ordem econômica constitucional. (págs. 1 e A14)

Ideias

Maria C. Fernandes: Serra não está de braços cruzados esperando o mundo acabar para virar presidente. (págs. 1 e A10)
-------------------------