PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, outubro 30, 2007

XÔ! ESTRESSE [In:] 2014 ('YES' NÓS TEMOS BANANA & COPA!!!)










[Chargista: Amorim, Frank, Aroeira, Novaes, Sinovaldo, Fernandes, Sponholz].

CRISE AÉREA/ANAC: JOBIM vs. ZUANAZZI

Jobim dá sinais que saída de Zuanazzi da Anac é certa

RIO DE JANEIRO - O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, deve entregar o cargo na tarde desta terça-feira ou no dia seguinte, quando dará uma entrevista apresentando um relatório de sua gestão. Para o lugar de Zuanazzi, espera-se que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, indique a economista Solange Vieira, que está em viagem de lua-de-mel.
Na manhã desta terça-feira, o presidente da Anac já não foi convocado por Jobim para uma reunião que tratou do planejamento do sistema aéreo para a alta temporada, de dezembro a março. Perguntado sobre a ausência de Zuanazzi, Jobim afirmou que a Anac está em um momento de substituição. "Temos que trabalhar com quem vai para o futuro e não com quem fica no presente", respondeu Jobim, dando a entender que Zuanazzi deixaria a presidência da Anac. Diante da insistência dos jornalistas, o ministro foi ainda mais explícito. "Esta questão do Zuanazzi é pontual e será resolvida à tarde." A assessoria de imprensa da Anac não confirma a saída do presidente e diz que a entrevista marcada de quarta-feira é para divulgar um relatório de gestão. Os demais diretores da Anac no período agudo da crise aérea renunciaram aos cargos. Na noite de segunda-feira, Jobim empossou novo diretor, o major-brigadeiro-do-ar Allemander Pereira Filho. Também já foram aprovados pelo Senado os nomes dos diretores Marcelo Guaranys e Alexandre Barros, que tomarão posse assim que suas nomeações forem publicadas no Diário Oficial da União. Reuters/Estadão. 3010.

LEITE [In:] LONGA FRAUDE

Vigilância Sanitária recolhe 286 litros de leite no DF, diz TV




SÃO PAULO - A Vigilância Sanitária retirou 286 litros de leite de quatro grandes supermercados de Brasília, nesta terça-feira, 30, segundo reportagem do jornal DFTV, da TV Globo. Os lotes recolhidos foram condenados pela Polícia Federal por suspeitas de contaminação com soda cáustica e água oxigenada.
Lotes das marcas de leite Calu, Centenário e Parmalat estão sendo retirados do mercado. Na última semana, a PF desmontou uma quadrilha que adulterava leite em duas cooperativas mineiras adicionando substâncias químicas irregulares ao produto com o objetivo de aumentar seu prazo de validade. No Distrito Federal, a Vigilância Sanitária só encontrou rastro de fraude, até agora, em alguns produtos da marca Parmalat. Os lotes interditados são LCZL 01 e LCZL 06. O diretor da Vigilância Sanitária do DF, Laércio Cardoso, lembra que o número do lote, a data de fabricação e a da validade têm que estar visíveis na embalagem. O lote é um conjunto de números, letras ou os dois juntos, que identifica os produtos fabricados pela empresa em determinado dia. Caso haja alguma desconfiança sobre a mercadoria, fica mais fácil identificar e retirar do mercado apenas os lotes com problema. Na última segunda-feira, foi publicada no Diário Oficial da União resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determina a interdição cautelar de lotes de leite tipo longa-vida comercializados pelas empresas Parmalat, Calu e Centenário. Os lotes de leite que foram interditados não devem ser consumidos. Porém, até este momento, não há restrição de consumo e comercialização para outros lotes do produto. Os estoques de leite cujos lotes estão interditados não podem ser comercializados nem devem estar acessíveis à população nos pontos de venda, locais sujeitos à fiscalização sanitária. Desde quinta-feira, as Vigilâncias Sanitárias dos Estados e municípios estão orientadas a interditar preventivamente os lotes de leite que "não estão em conformidade", isto é, apresentaram acidez ou alcalinidade em desacordo com a legislação do Ministério da Agricultura. O consumidor que tiver adquirido leite cujo lote está interditado não deve, por precaução, consumir o produto. A população pode apresentar o leite (cujo lote está interditado) ao estabelecimento comercial em que o produto foi adquirido e ainda informar ou encaminhar o leite à Vigilância estadual ou municipal. A Anvisa orienta ainda que, em caso de verificação de qualquer aspecto diferente no produto - como a cor, o cheiro ou o paladar - o consumidor também comunique o fato à autoridade sanitária local. Estadão, 3010. Duke.

CPMF: COMERAM UM NACO DO MEU QUEIJO!

Ministros fecham proposta do PSDB para votar CPMF

BRASÍLIA - Nas negociações em torno da proposta do governo de aumento dos recursos para a saúde prosseguem no início da tarde desta terça-feira, 30, em reunião no Palácio do Planalto. Segundo assessores, os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, estão fechando as contas para concluir a proposta que será apresentada à Frente Parlamentar da Saúde e ao PSDB.
Dessa proposta, depende a votação do projeto de regulamentação da emenda 29, que ampliou os recursos para a saúde. O aumento dos recursos para a saúde é também um dos pontos de negociação apresentados pelo PSDB para votar a proposta de emenda constitucional que prorroga até 2011 a cobrança da CPMF. A negociação sobre a CPMF com a oposição avançou um passo na última quinta-feira, quando o ministro da Fazenda aceitou negociar cinco reivindicações apresentadas pelo PSDB . O partido já deixou claro que só votará a favor da prorrogação do imposto que garantirá cerca de R$40 bilhões ao governo se todas as suas reivindicações forem aceitas. A expectativa é de que a proposta possa ser apresentada ainda nesta terça-feira, como antecipou o ministro Mantega. Ele tinha reuniões no ministério previstas na sua agenda , mas nem chegou a ir à Fazenda. Foi direto para o Palácio do Planalto. O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, também participa das reuniões.
Redução a partir de 2008
A proposta para prorrogar a CPMF que o governo está negociando com os partidos da base aliada e da oposição no Senado prevê a redução da alíquota, que hoje é de 0,38%. Essa redução pode começar já em janeiro. Mas seu tamanho dependerá dos recursos adicionais que serão destinados à saúde com a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que define a transferências de verbas aos Estados para aplicação na área. Com esse desenho de acordo, o governo espera contar com a ajuda do PSDB para aprovar a prorrogação da CPMF - que já passou pela Câmara. Os tucanos consideram "indispensável" dar um sinal para o País do início da redução da carga tributária. Eles acreditam que o melhor caminho para isso é reduzir a alíquota da CPMF, pois seria "um gesto simbólico", como disse um senador do partido. O PSDB quer ainda a definição de um redutor para os gastos públicos. Mas o governo resiste à idéia. A área técnica dos tucanos chegou a sugerir também que se criasse um teto para a carga tributária, de tal forma que ela crescesse menos do que o Produto Interno Bruto (PIB). Essa reivindicação, no entanto, não encontra respaldo nem no governo nem na base aliada. Por acreditar que é impossível estabelecer um limite para a arrecadação, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) já propôs que seja fixado um prazo de cinco anos para que o governo não possa criar mais tributos ou aumentar as alíquotas dos impostos já existentes.
ADRIANA FERNANDES - Agencia Estado. 3010.

LULA/SUÍÇA [In:] ELEITOR. O VETOR E O VETO AO PODER

Entrave a Doha não é econômico, é eleitoral, diz Lula

ZURIQUE - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 30, em Zurique, que o maior entrave às negociações da Rodada Doha não é econômico, e sim eleitoral. Em entrevista, ao lado da presidente da Suíça, Michelline Calmy-Rey, o presidente brasileiro disse que o problema está nos interesses dos eleitores dos países envolvidos na negociação sobre subsídios agrícolas. Foi uma referência indireta aos Estados Unidos - principal adversário das propostas de redução de subsídios agrícolas - onde haverá eleições presidenciais no próximo ano. "Todo mundo está olhando mais para as próximas eleições e não para a quantidade de dinheiro que está em jogo", afirmou Lula. "Todo mundo tem cuidado político, porque o que está em jogo não é mais a questão econômica (e sim eleitoral)", acrescentou. A presidente da Suíça disse que os encontros de chefes de Estados de países desenvolvidos e países em desenvolvimento ajudam a mostrar as diferenças de interesses no assunto. Ela disse que é necessária uma série de acordos e negociações em diferentes áreas para se estabelecer um consenso. Lula recebeu de Michelline uma bola de futebol com a marca da Eurocopa de 2008, que será realizada na Suíça. Lula brincou, dizendo que o Brasil deveria participar da Eurocopa. Ao final da entrevista, o presidente, em referência à cerimônia em que a Fifa anunciará a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, disse: "Estou indo para a Copa do Mundo."
Leonencio Nossa e Jamil Chade, do Estadão. 3010.

'QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?'

Brasil assume conta bilionária para se arrumar para a Copa-2014. Quando o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciar ao meio-dia desta terça-feira o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, o país assumirá uma dívida de no mínimo US$ 10 bilhões para modernizar seus estádios e levantar a infra-estrutura necessária para um Mundial nos moldes atuais. Nenhum estádio do país tem hoje condições de receber uma partida de Copa do Mundo, segundo relatório de inspeção da Fifa publicado na semana passada, e aspectos fundamentais como segurança, transporte e acomodação também foram abordados como carentes de investimentos. "O Brasil hoje está muito despreparado se comparar com outros países neste momento, mas pode ser que daqui a sete anos esteja melhor", disse à Reuters o economista Luiz Gonzaga Belluzo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no governo José Sarney (1985-87).




Fifa oficializa Brasil como sede da Copa do Mundo-2014.


Candidato único, o Brasil foi confirmado na tarde desta terça-feira pela Fifa como sede da Copa do Mundo de 2014. Apesar de não ter concorrentes, o país poderia ser vetado se não cumprisse as exigências da entidade máxima do futebol. Nesta terça, a candidatura brasileira fez sua última apresentação, em Zurique, na Suíça, e foi elogiada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter. O Brasil mandou uma delegação de peso para apoiar a candidatura, incluindo o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 12 governadores estaduais, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o senador Marconi Perillo, representando o Congresso Nacional, o escritor Paulo Coelho, o atacante Romário e o técnico da seleção brasileira, Dunga.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u341044.shtml

Eleita, Cristina Kirchner ainda precisa conquistar Buenos Aires. Primeira mulher eleita presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner conquistou mais de 8 milhões de votos -ou 45% do eleitorado- e venceu em quase todo o país. Mas perdeu justamente na cidade mais rica, mais populosa e mais importante da Argentina, a capital Buenos Aires. Foi uma derrota localizada já esperada, mas doída para a atual primeira-dama. Tanto que horas depois de confirmada sua vitória nas urnas o chefe de gabinete de seu marido pediu aos portenhos (habitantes de capital federal) que "deixem de votar como uma ilha". "Peço-lhes que a cidade [de Buenos Aires] seja parte do país, e deixem de pensar nela como uma ilha dentro da Argentina", afirmou Alberto Fernández, um dos homens fortes do governo de Néstor Kirchner, o atual presidente e marido de Cristina. Em Buenos Aires, Cristina foi a segunda colocada na eleição presidencial, com cerca de 23,6% dos votos. A vencedora na capital federal foi Elisa Carrió, com 37,6% dos votos. Fabio Schivartche do G1, em Buenos Aires. 3010.

Enterro de estudante é marcado por protesto no PR. Parentes e amigos de Amanda Rossi fizeram nesta terça-feira (30) um protesto contra a violência depois do enterro da estudante, em Londrina (PR). Amanda, de 22 anos, que estava desaparecida desde sábado (27), foi encontrada morta segunda-feira (29) no campus da universidade onde estudava educação física. (...) Amanda desapareceu sábado à noite de um festival de dança que ajudou a organizar em um ginásio. Foi vista pela última vez saindo sozinha, por volta das 23h. O corpo só foi achado na segunda de manhã, por um zelador, na casa de máquinas da piscina da universidade. Segundo a polícia, Amanda levou uma pancada na cabeça e depois foi estrangulada. A polícia já começou a ouvir amigos que estavam no festival. Agora, espera as fitas do sistema de segurança do campus para tentar esclarecer o crime. Do G1, com informações do Jornal Hoje.

Pré-candidato do PMDB quer Romário para vice-prefeito no Rio.


ZURIQUE, Suíça - Eduardo Paes, secretário de Turismo do Rio e recém-filiado ao PMDB, afirmou nesta terça-feira, 30, que iria convidar Romário para ser vice em sua chapa para prefeitura do Rio em 2008. A revelação foi feita em Zurique, na Suíça, onde governadores e políticos participaram da cerimônia na sede da Fifa que confirmou o Brasil como sede da Copa do Mundo em 2014. "Achávamos que era brincadeira, mas tudo indica que não é", contou Jaques Wagner (PT), governador da Bahia. Questionado pelo Estado, o atacante e técnico apenas riu e deixou a Fifa sem responder à pergunta. JAMIL CHADE E LEONENCIO NOSSA - Agencia Estado. Foto AP. 3010.

CPMF: RATOS E URUBUS LARGUEM MEU SOLDO!


O entendimento tucano-governista em torno da emenda da CPMF é uma construção inacabada. Em reunião de líderes do PSDB com o ministro Guido Mantega (Fazenda), na semana passada, empilharam-se alguns tijolos. Mas, antes mesmo da fase do reboco, que seria materializada na apresentação de uma proposta formal do governo, os negociadores tucanos já preparam a demolição do projeto de entendimento. A estratégia foi explicitada entre a noite de domingo (28) e a manhã desta segunda-feira (29), em Recife (PE). Deu-se durante um jantar na casa de Sérgio Guerra (PE), futuro presidente do PSDB, e num seminário que reuniu na capital pernambucana deputados e senadores tucanos, entre eles o próprio Guerra e o líder no Senado, Arthur Virgílio (AM). O tucanato reuniu-se em Recife para fechar um ciclo de debates organizado para preparar o novo programa do partido. Foi o último seminário de uma série de onze. O tema foi “Defesa nacional, política internacional e comércio exterior”. Longe dos microfones, falou-se, porém, apenas da CPMF e do incômodo que as negociações com o governo provocam no partido, em especial na bancada de deputados do PSDB. Embora o seminário estivesse marcado para segunda, alguns congressistas tucanos chegaram a Recife no domingo. Uma dezena de deputados e a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) participaram, nesse dia, de um jantar na casa de Sérgio Guerra. O senador, que substituirá Tasso Jereissati (CE) no comando da legenda no final de novembro, foi crivado de inquietações. Os deputados mostraram-se abespinhados com a negociação de uma emenda na qual, por consenso partidário, votaram massivamente contra na Câmara. Guerra tratou de tranqüilizar os deputados. Disse que a negociação com o governo cumpre um ritual. Ao final, disse ele, a posição da bancada tucana do Senado será coincidente com a da Câmara. Revelou o seu próprio voto, contrário à renovação da CPMF até 2011, como deseja o Planalto. Marisa Serrano também disse no jantar que votará contra. De resto, Sérgio Guerra pronunciou uma frase que deixou mais tranqüilos os colegas da Câmara: “Vamos desconstruir esse governo”. Nesta segunda-feira, incorporou-se ao grupo o líder Arthur Virgílio. Nos intervalos do seminário, foi igualmente premido pelos deputados. E adotou, nas rodas de diálogos privados, discurso semelhante ao de Sérgio Guerra. Insinuou que a posição oficial do PSDB do Senado, contrária à CPMF, será explicitada publicamente antes da votação da emenda na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), prevista para o dia 9 de novembro. Virgílio informou aos deputados que fará, nesta terça-feira (30), um “ultimato” ao governo. Além do atendimento às pré-condições impostas pelo partido, que, segundo disse, não crê que o governo vá atender integralmente, disse que cobrará de Lula uma manifestação explícita –mais uma— de repúdio à articulação de deputados governistas para abrir na Constituição janelas que permitam ao presidente concorrer a um terceiro mandato em 2010. Guerra e Virgílio disseram aos deputados que a grossa maioria dos 13 senadores tucanos deseja dar fim à CPMF. E o partido, segundo disseram, convergirá para essa posição. Além da senadora Marisa Serrano, e dos dois líderes tucanos, esteve em Recife um outro senador do PSDB: Cícero Lucena (PB). Revelou-se, também ele, contrário à emenda da CPMF. Em Brasília, no plenário do Senado, outros dois tucanos reiteraram, nesta segunda, que vão votar pela derrubada do imposto do cheque: Álvaro Dias (PR) e Mário Couto (PA). Alguns deputados cobraram pressa dos senadores na oficialização da posição contrária à CPMF. Argumentaram que o prolongamento do diálogo com o governo impõe ao PSDB um desgaste grande e desnecessário. Ponderaram, de resto, que a negociação põe em dúvida os pendores oposicionistas da legenda justamente no momento em que o PSDB prepara um novo ideário, a ser aprovado num Congresso já marcado para os dias 22 e 23 de novembro.
Escrito por Josias de Souza, Folha Online, 3010.

PF/OPERAÇÃO OURO BRANCO: RATOS E URUBUS LARGUEM MEU QUEIJO!

PF apreende 16 toneladas de queijo vencido em Minas

SÃO PAULO - A Polícia Federal de Uberaba, no Triângulo Mineiro, apreendeu cerca de 16 toneladas de queijo mussarela vencido, uma semana após uma operação na mesma região prender 27 pessoas e desmontar uma quadrilha que adicionava de forma irregular substâncias químicas ao leite para estender sua validade. O queijo estava estocado em um depósito no bairro Parque das Américas, em Uberaba, e foi localizado graças a uma denúncia anônima. Segundo a PF, o produto era comprado em Goiás às vésperas da data de validade ou já vencido e levado para ser reembalado em Uberaba, com uma nova embalagem com data estendida. Além dos queijos, os policiais apreenderam também sacos com embalagens usadas. A PF irá apurar agora a responsabilidade de empresas e pessoas físicas na comercialização do produto. Na última segunda-feira, 29, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou uma alteração no sistema de fiscalização das empresas de laticínios sob controle do Serviço de Inspeção Federal (SIF). De acordo com o ministro, uma equipe formada por três fiscais federais agropecuários - dois médicos veterinários e um agente de inspeção sanitária - fará auditorias aleatórias nas empresas. As vistorias serão mensais e definidas por sorteio. Até agora, a fiscalização é de responsabilidade de um agente que trabalha permanentemente nas empresas. Aos poucos, a figura do fiscal fixo será eliminada, explicou o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Nelmon Oliveira da Costa. Segundo ele, as auditorias serão feitas num primeiro momento em Minas, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul. "Esperamos que a nova fiscalização aumente a eficiência", disse o ministro. Ele acrescentou que o grupo responsável pelas auditorias fará uma avaliação criteriosa do funcionamento da empresa, de seus processos produtivos e também do desempenho dos servidores responsáveis pelo SIF enquanto ainda trabalharem nas empresas. Na Operação Ouro Branco, um fiscal foi preso acusado de participação na fraude que envolveu cooperativas de Minas.
Fiscalização
A alteração agradou aos fiscais e à bancada ruralista da Câmara. O vice-presidente da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), Wilson Roberto de Sá, disse que a mudança permitirá o aprimoramento da fiscalização. No sistema atual, contou, cada fiscal é responsável por oito empresas, o que torna inviável o controle efetivo nas 1.700 indústrias de lácteos do País. "Não é possível acompanhar o processo como se deveria", afirmou. Do total de indústrias de laticínios, 200 são voltadas exclusivamente para a produção de leite UHT. Em entrevista coletiva tumultuada, o ministro disse que as fraudes ocorridas em Minas não têm relação com o número de fiscais federais e chamou as pessoas que fraudaram o produto em Minas de "vigaristas". Segundo números do ministério, há no País 1,3 mil fiscais federais agropecuários, dos quais 212 vistoriam estabelecimentos industriais de leite e derivados. Na entrevista, Stephanes tentou tranqüilizar a população e disse que recomendava o consumo do produto. "Pode trazer que eu bebo", afirmou ao ser questionado se continuava tomando leite. "O fato de duas dúzias de pessoas desonestas terem adulterado um produto criou a dúvida em relação à qualidade da produção brasileira, mas o leite continua sendo de ótima qualidade", disse. Em São Paulo, além dos nove lotes de leite interditados na semana passada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas as marcas de leite integral longa-vida serão fiscalizadas. Desde sexta-feira, a Fundação Procon já encaminhou 45 amostras de leite recolhidas na cidade para verificar se o produto foi adulterado.
Estadão, 3010.