PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sábado, março 14, 2009

EDITORIAL: SESSÃO "MÃE CORUJA"

...
É assim que (re)começa


Postado por Luiz Weis
em 13/3/2009
às 9:44:24 AM


O deslumbramento se derrama na primeira página do Globo desta sexta-feira, 13.
Sobre uma foto de bom tamanho do personagem – a única, por sinal, da página – um título que involuntariamente faz justiça à advertência de que aqueles que esquecem o passado estão condenados a repetí-lo:
“A volta do caçador de marajás”.
Se a intenção era fazer ironia, não deu para perceber. Nem no sub (“Collor aprova no Senado medidas para moralizar agências e fiscalizar o PAC”), nem no texto que remete para a matéria páginas adiante:
“Afastado da Presidência em 1992 por impeachment, o senador Fernando Collor (PTB) abriu a primeira sessão da Comissão de Infraestrutura, que preside, com medidas de moralização: criou uma comissão para fiscalizar o PAC e aprovou regras rígidas contra nomeações políticas nas agências reguladoras. Collor surgiu na década de 80 como o “caçador de marajás” de Alagoas. Na comissão, repetiu gestos imperativos que o notabilizaram no Planalto: olhos saltados e dedo em riste. E uma novidade: o nome da namorada (Caroline) tatuado no pulso e um broche com o seu rosto na lapela. A única petista da comissão, Ideli Salvatti, não estava quando foi votada a “despartidarização” das agências.”
Faltou destacar na chamada, como fizeram os outros grandes jornais, que ele deu início aos trabalhos da comissão com apenas seis minutos de atraso, às 8h36. Oh! Ah!
O Valor, por sua vez, ainda o premiou com uma citação em que ele se remete à condição da qual foi destituído por impeachment:
“A grande dificuldade de quem tem espírito do Executivo é se acostumar ao ritmo do Legislativo.” Note-se bem: “espírito do Executivo”. E “tem”, no presente. Em vez de teve, ou tinha.
A matéria do Valor (“Collor endurece regras para indicados às agências”) começa lembrando que ele era “especialista em marketing pessoal” quando ocupava o Planalto. Podia ter acrescentado entre travessões: com a pressurosa colaboração de uma imprensa embasbacada.
Também o Estado destaca na primeira página que ele “recicla velho estilo”, sob uma foto tomada de baixo para cima, o que agiganta o fotografado, carregando na mão esquerda uma penca de documentos, o mais visível deles, não por acaso, intitulado “Balanço do PAC”.
Dentro, sob outra foto, a legenda cita uma frase grandiloquente do protagonista do dia: “Serei parceiro dos interesses nacionais.”
A matéria registra que Collor “deixou claro que vai transformar [a Comissão de Infraestrutura que preside] na vitrine para não ser apenas mais um no plenário de 81 parlamentares”.
Até aí, tudo bem. Seguem-se palavras de rendição à marquetagem do ex:
“Armado de um sorriso sempre aberto, cabelos grisalhos meticulosamente penteados e gestos calculados…”. Oh! Ah!

A Folha, que o tem atravessado na garganta desde quando ele mandou invadir o jornal, foi apropriadamente frugal. Deu a menor matéria, em comparação com as da concorrência, uma foto modesta e a mais burocrática das legendas possíveis: “Collor durante reunião da Comissão de Infraestrutura”.

A ver se, nos outros jornais, se o deslumbramento persistirá. De qualquer forma, a julgar pela estréia, é assim que (re)começa.
Pobre jornalismo baba-ovo.
------------------
------------