PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, julho 23, 2013

XÔ! ESTRESSE [In:] VAIAS ''CON DIOS'' (... parafraseando Miguel Aceves Mejía)

###




















###

''-- QUEM BATE? -- É O FRIO! '' (antigo comercial de uma loja de departamentos)

***
  • Maringá registra menor temperatura em julho desde 2001

  • Larissa Ayumi Sato




Há 12 anos não fazia tanto frio no mês de julho em Maringá como nesta terça-feira (23), segundo o Instituto Tecnológico Simepar. Os 3,3ºC registrados das 5h às 6h de hoje só são menores do que as temperaturas de 2001 (quando a mínima do mês foi de 1,7ºC) e 2000 (menor temperatura de 0,2ºC).
Entre às 6h30 e 7h, a temperatura em Maringá era de 3,7ºC. Para esta manhã, o tempo deve passar de nublado a parcialmente nublado, com uma tarde de poucas nuvens e noite de céu claro. A máxima não deve passar de 11ºC.

Simepar
Manhã de geada no sul do Estado e tempo nublado mais ao norte








No entanto, o Simepar prevê que as temperaturas devem cair ainda mais na quarta-feira (24), variando de 1ºC a 15ºC, com geada ao amanhecer.
 Paraná
Terça-feira ainda com condição para chuvas fracas entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e litoral, principalmente no início do dia. Ainda há condição para neve durante a madrugada ao sul da RMC, mais próximo da área de divisa com Santa Catarina. No norte ainda deveremos observar muita nebulosidade. Já no oeste, sudoeste e centro-sul o tempo abre, devido ao deslocamento da massa de ar polar. Faz muito frio ao amanhecer, com condição para geadas nestes setores.
O Simepar foi informado de alguns registros de neve no Estado nestas últimas horas - eventos que ocorreram principalmente no fim da noite de segunda-feira (22) e primeira hora da madrugada desta terça-feira. Eventos foram relatados em Pinhão, União da Vitória, Guarapuava, Lapa, São Mateus do Sul, Toledo, Palmas, Paula Freitas, Irati, entre outros.
 

MAQUIAVEL DE PlanTão

23/07/2013
Dilma entre o PT e o cargo


À medida que saem pesquisas que mostram redução de apoio popular a Dilma Rousseff e cresce a possibilidade de segundo turno nas eleições do ano que vem, o PT se agita e a relação com a presidente fica tensa, enquanto cresce no partido a turma do "queremismo", pela volta de Lula. 


Muita coisa, afinal, está em jogo: 22 mil cargos de confiança, usados no aparelhamento da máquina pública, controle de estatais com ambicionados orçamentos etc.


É neste contexto que a presidente, no fim de semana, não foi à reunião da executiva nacional do partido, alegando uma agenda de trabalho sobre a visita do Papa Francisco. Em carta aos militantes, defendeu as "ruas", o plebiscito da reforma política e se colocou ao lado de Lula. 


Dilma está entre o partido e a Presidência. Como a reeleição entrou em zona de risco, surgem pressões de alas petistas para que ela seja mais militante e menos presidente do Brasil. É uma armadilha, na qual Dilma cairá se não agir como chefe da nação. Ela não deve se impressionar com pesquisas feitas a mais de um ano das urnas. Neste momento, elas refletem o clima detectado nas manifestações. A presidente deve é se concentrar em governar, ser intransigente com a corrupção, levar a inflação o mais rapidamente possível para a meta (4,5%), recuperar, enfim, a credibilidade da política econômica, por ações como a restauração da seriedade na apresentação das contas públicas.

Isso atrairá investimentos externos em geral, e, em particular, para as licitações de projetos de infraestrutura a serem feitas neste segundo semestre. Assim, poderá conseguir uma taxa de crescimento econômico mais elevada este ano. E, se tudo isso acontecer, deverá chegar ao final do primeiro semestre de 2014 com boa parte da popularidade recuperada.

Ela precisa fugir da agenda de confronto a que petistas tentam levá-la. A ideia do plebiscito surgiu da inviabilidade legal da "constituinte exclusiva", sonho de consumo destas alas do partido, para, numa assembleia sem a barreira da maioria qualificada, poder-se alterar regras eleitorais e, com facilidade, contrabandear para a Carta mecanismos de "democracia direta" de inspiração chavista.

Querer forçar Dilma e aliados a entrar em rota de colisão com o Poder Judiciário, em nome do tal plebiscito, é um desvario. Fingem esquecer a nota do Tribunal Superior Eleitoral, em que é reafirmada a barreira da anualidade para qualquer alteração na legislação eleitoral entrar em vigor. A tese de facções petistas está isolada. O deputado Candido Vaccarezza, de São Paulo, escolhido pelo presidente da Câmara, Henrique Alves, para presidir a comissão da reforma, foi alvo de manifesto de um grupo do partido por não ser muito firme na defesa do plebiscito. O PMDB, o maior aliado, nunca embarcou no projeto. Mesmo assim, forçam Dilma a tomar o rumo de uma crise político-institucional.


adicionada no sistema em: 23/07/2013 04:23

''VÁ DE RETRO..."

23/07/2013
PT já fala em 2º turno na eleição de 2014


O PT admite que Dilma Rousseff pode não vencer a eleição no primeiro turno. Proposta de resolução levada ao Diretório Nacional diz que o partido enfrentará "intensa luta política e ideológica" e os protestos criaram "nova situação".

PT já prevê dois turnos em 2014 e pede que autoridade de Dilma seja preservada

Vera Rosa / Brasília


O PT já admite que a presidente Dilma Rousseff pode não vencer a eleição de 2014 no primeiro turno, ao contrário do que previa o marqueteiro João Santana. 

Proposta de resolução levada ao Diretório Nacional, no sábado, diz que o partido enfrentará "intensa luta política e ideológica, incluindo aí dois turnos de eleições presidenciais". Para os petistas, é preciso que a autoridade de Dilma seja "preservada e defendida" com mais ênfase porque os protestos de rua geraram uma "nova situação política".


Em debates internos, os petistas, ao avaliar o significado dos protestos de junho, reconheceram "graves equívocos políticos Na prática do PT" e a necessidade de "reorientação" e "reconstrução das bases sociais e dos vínculos populares" do partido diante dos "sinais de fadiga da velha ordem institucional".

"Sabemos (...) que, para estar à altura destes desafios, nos caberá analisar o novo quadro, reconhecer com humildade os erros cometidos e reciclar nosso programa, estratégia e condutas destaca o documento.

O texto ainda não foi aprovado. A corrente majoritária do PT, a Construindo uni Novo Brasil (CNB), está rachada e não houve acordo para a votação da resolução, que ainda pode ser alterada e só passará pelo crivada Executiva Nacional em agosto, As divergências foram acentuadas com pressões de alas à esquerda do PT para que o tom de críticas ao governo Dilma - que enfrenta dificuldades na economia e queda de popularidade - fosse acentuado.

A versão preliminar da resolução afirma que o principal porta-voz da "trava ao desenvolvimento" está nos monopólios de comunicação. Além disso, os petístas veem uma "barricada de interesses" – formada pela "hegemonia conservadora sobre as principais instituições do Estado, como Congresso e Justiça" ~ erguendo obstáculos para a ação da presidente Dilma.

Eduardo Campos- Em outro documento, intitulado "O Brasil quer mais e melhor", a chapa ; que apoia a reeleição do deputa" do Rui Falcão à presidência do PT pede cuidado com os "porta: vozes dos capitais" na disputa de.2014. Mesmo sem citar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o texto faz referência indireta a ele ao argumentar que "os neoliberais e neoconservadores" querem outro bloco social no poder e podem, buscar novas opções. Seus porta-vozes, hoje, são o consórcio DEM, PSDB, PPS, o que não quer dizer que : não busquem alternativas futuras para candidaturas avulsas : ou de partidos que abriguem seus interesses", ressalva a tese do grupo de Falcão. Provável candidato à sucessão de Dilma, Campos adotou o slogan "é preciso fazer mais e bem feito",

Os dois textos do PT combatem a chamada ditadura do marketing político e eleitoral A chapa de Falcão faz uma autocrítica das ações do PT e diz que o governo Dilma ainda não cumpriu todas as tarefas. f "(».) Tudo o que foi feito não é suficiente para colocar o universo das políticas públicas em diálogo permanentemente fértil com as grandes causas de nos -so tempo", destaca o documento, que contém 48 tópicos.

A tese foi apresentada pela CNB, tendencia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com as correntes Novo Rumo e PT de Lutas e de Massas. As eleições que vão renovar a cúpula do PT estão marcadas para 10 de novembro. Falcão é o favorito para continuar no comando do partido,

Correção de rumo- Embora a tese do grupo trate Dilma como "uma estadista, uma líder que tem ouvido o País" e destaque que o Brasil viveu, nos últimos dez anos, ao melhor momento de suas políticas

''EU VIVO SEMPRE NO MUNDO DA LUA..." (G. Arantes)

23/07/2013
Dora Kramer


O grande tema que emergiu da reunião do Diretório Nacional do PT realizado no fim de semana, em Brasília, não foi a "renovação profunda" proposta dias antes pelo comandante em chefe da tropa, Luiz Inácio da Silva.O assunto foi uma briga da bancada na Câmara dos Deputados e a aprovação de um documento que repetia sugestão feita pelo PMDB sobre mudanças no Ministério e na política econômica.

Do ponto de vista do que vem acontecendo no Brasil, da virada do processo eleitoral de 2014 de cabeça para baixo, dos problemas que o partido no poder tem para resolver e os desafios que precisa enfrentar, uma reunião pífia, desconectada da realidade.


Neste aspecto, fez bem a presidente Dilma Rousseff de não comparecer ao encontro a pretexto de ter mais o que fazer em reunião de trabalho para tratar da visita do papa Francisco. Passou o recado de que o momento é de dar mais atenção ao País que ao partido, não se contaminou com divisões inter­nas e evitou ser fotografada com José Dirceu, que lá estava.


O PT engalfinhou-se na irrelevante questão: a presença de Cândido Vaccarezza no comando da comissão que vai elaborar proposta de reforma política porque não "representa" a bancada devido à sua proximidade com o PMDB. No fim, foi indicado Ricardo Berzoini como o representante do pensamento do partido sobre a reforma.

Sim, Berzoini, 
O mesmo que presidia o PT na época em que petístas foram presos com dinheiro para comprar um dossiê contra o tucano José Serra e foi apontado pelo então presidente Lula como responsável pela contratação dos por ele chamados de "aloprados"

Para a banca da petista na Câmara, esse deputado "representa" o partido que não vê nada demais em dizer isso no momento de intenso questionamento externo e nenhuma autocrítica interna. No lugar de "reformulação : profunda", o que se tem é a renovação do visto de permanência dos petistas no mundo da Lua.

Gabeira- 
Os partidos o têm procurado, o mundo político muito tem especulado sobre a possibilidade de uma candidatura de Fernando Gabeira ao governo do Rio, mas ele manterá afastado de si esse cálice.

Cético quanto à hipótese de se realizarem mudanças de fundo nos meios e modos de governar, Gabeira prefere se manter no rumo da volta ao jornalismo a se comprometer com esse ou aquele partido, cujas estruturas estão "ancoradas no século passado".

Pretende, sim, ajudar a oposição tanto no plano estadual quanto local, mas acha que pode dar maior contribuição na retaguarda analítica escrevendo artigos, fazendo palestras e reportagens sobre a complicada cena brasileira.

Aprendiz- 
Quando apareceu na sexta-feira passada para falar brevemente sobre o quebra-quebra que se se­guiu aos protestos nas cercanias do edifício onde mora no Leblon, o governador Sérgio Cabral referiu-se ao ""aprendizado" do poder público no trato desse tipo de situação.

Incorreu numa inversão de valor: governantes não têm que usar o governo para "aprender"; candidatos é que precisam estar suficientemente preparados para, urna vez eleitos, enfrentar os problemas e oferecer soluções. ,

O uso abusivo do marketing nas campanhas esconde defeitos, ressalta qualidades inexistentes e dificulta a avaliação correta por parte do eleitor.

De outro lado, o deslumbramento com as facilidades do poder leva boas ações de governo a se perderem nos desvãos do mau comportamento de governantes.

adicionada no sistema em: 23/07/2013 02:54

''EM TERRA DE CEGOS...''

23/07/2013
Papa arrasta multidão nas ruas e evita tom político no palácio


Apesar do susto com engarrafamento da comitiva no caminho da catedral, desfile no papamóvel foi tranquilo.

No Palácio Guanabara, Pontífice se limitou a falar de temas religiosos e da importância da fé católica, enquanto a presidente Dilma Rousseff vinculou a Jornada Mundial da Juventude aos desejos de mudança expressos pelos jovens nas ruas do país nas últimas semanas.

Recebido com festa por uma multidão de fiéis apaixonados, o Papa Francisco frustrou, em seu primeiro discurso em terras brasileiras, a expectativa de quem aguardava palavras de preocupações sociais com menções ao momento turbulento por que passa o país. No Palácio Guanabara, em cerimônia oficial de boas-vindas com a presidente Dilma Rousseff, o Pontífice se limitou a falar de temas religiosos e dos objetivos evangelizadores da visita. A presidente, por sua vez, fez questão de vincular a Jornada Mundial da Juventude aos desejos de mudança expressos pelos jovens nas ruas do país nas últimas semanas.

Curiosamente, ainda durante o voo para o Brasil, o Papa se queixou da crise econômica e alertou para o risco de se criar uma geração de jovens que nunca trabalhou. Ele fez um apelo para que os jovens e idosos não sejam "isolados do tecido social" o que seria uma injustiça. Logo após desembarcar, a comitiva ficou presa num engarrafamento, deixando a segurança estressada. Mais tarde, já no papamóvel, o passeio pelo Centro do Rio foi tranquilo e levou os fiéis ao delírio.


Discurso morno 


Em seu primeiro pronunciamento no Brasil, Papa evita falar sobre onda de protestos

Luiz Ernesto Magalhães

Rodrigo Rötzsch

AFP 


Recebido ontem com festa por uma multidão de fiéis apaixonados - antes mesmo do desfile em carro aberto que o protocolo oficial de sua visita previa -, o Papa Francisco frustrou, em seu primeiro discurso em terras brasileiras, a expectativa de quem aguardava algum tipo de menção ao turbulento momento pelo qual passa o país. No Palácio Guanabara, alvo de alguns dos mais violentos protestos da onda que tomou o Brasil nas últimas semanas, o líder da Igreja Católica se limitou a falar dos objetivos evangelizadores de sua visita, com algumas pitadas de preocupações sobre o futuro dos jovens em um mundo que não consegue se erguer de uma profunda crise econômica. Sobre a efervescência nas ruas do Brasil, porém, ele se calou. 



- Aprendi que para ter acesso ao povo brasileiro é preciso ingressar pelo portal de seu imenso coração. Por isso, permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a essa porta. Peço licença para entrar e transcorrer essa semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo. Venho em seu nome para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração. A paz de Cristo esteja com vocês - disse ele, no início de seu discurso de cerca de dez minutos, o último evento oficial de um dia que começou com uma longa viagem ao Brasil, seguida de um tumultuado deslocamento do aeroporto ao Centro, onde desfilou em carro aberto antes de seguir para o Palácio Guanabara.

O Papa falou depois da presidente Dilma Rousseff, única autoridade brasileira, das dezenas presentes na recepção, a discursar. Ela sim, por sua vez, fez questão de vincular a Jornada Mundial da Juventude aos desejos de mudança expressos pelos jovens nas ruas do país nas últimas semanas, que solaparam a popularidade de seu governo.

- Nós brasileiros, somos homens e mulheres de fé. A fé é parte indelével do espírito brasileiro. Falo da fé religiosa e falo também da crença que cada um de nós tem quanto à nossa capacidade de melhorar nossa vida. A crença de que o amanhã pode ser melhor que hoje. Esse foi o sentimento que moveu, por exemplo, nas últimas semanas, centenas de milhares de jovens a irem às ruas. Os jovens exigem respeito, ética e transparência. Querem que a política atenda aos seus interesses, aos interesses da população, e não seja território dos privilégios e das regalias. Desejam participar da construção de soluções para os problemas que os afetam. A juventude brasileira está engajada na luta legítima por uma nova sociedade, e este é um momento muito especial para a realização desta Jornada Mundial da Juventude - afirmou.


"Cristo bota fé nos jovens" 

Dilma, porém, tentou passar a ideia de que a pressão das ruas era um desdobramento das conquistas sociais obtidas pelos dez anos de governos do PT.

- Democracia, como sabe Vossa Santidade, gera desejo de mais democracia. Inclusão social provoca cobrança de mais inclusão social. Qualidade de vida desperta anseio por mais qualidade de vida. Para nós, todos os avanços que nós conquistamos são só um começo. Nossa estratégia de desenvolvimento sempre vai exigir mais, tal como querem todos os brasileiros e todas as brasileiras. Exigem de nós a aceleração e o aprofundamento das mudanças que iniciamos há dez anos

O Papa, que leu em português claro um discurso escrito previamente, porém, concentrou-se na sua mensagem religiosa.

- Vim para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Esses jovens provêm de diversos continentes, falam línguas diferentes, são portadores de variadas culturas, e, contanto, em Cristo encontram as respostas para as suas mais altas e comuns aspirações. Cristo abre espaço para eles, pois sabe que energia alguma pode ser mais potente que aquela que se desprende do coração dos jovens quando conquistados pela experiência de sua amizade. Cristo bota fé nos jovens, e lhes confia o futuro de sua própria causa. Também os jovens botam fé em Cristo.

Embora o forte esquema de segurança - que interditou o entorno do Palácio Guanabara horas antes de o Papa chegar ao Brasil - tenha garantido que elas não acontecessem na presença de Francisco, novas cenas de confronto entre polícia e manifestantes começaram em Laranjeiras antes mesmo de Francisco chegar ao Sumaré, onde ficará hospedado durante a semana. Isso mostra que os protestos continuarão na ordem do dia durante a Jornada, ainda que longe do discurso do Papa.


Aliança de combate à pobreza


Como já fizera em conversa com jornalistas no avião que o trouxe ao Brasil, o Papa usou parte de seu discurso para expressar preocupação com o futuro da juventude.

- A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo, e por isso nos impõe grandes desafios. A nossa geração se mostrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhes espaço?

Dilma também falou da crise em seu discurso, dizendo compartilhar das posições do primeiro Papa latino-americano de resistência à "globalização da indiferença". Ela pediu que o Brasil e a Igreja unam seus esforços numa "ampla aliança global de combate à fome e à pobreza".

- Sabemos que a fome e a sede de justiça têm pressa. A crise econômica nos obriga a um novo senso de urgência para combater a desigualdade - afirmou a presidente.

Entre os dois discursos, uma quebra de protocolo para selar a aliança: Dilma deu dois beijinhos nas bochechas do Papa.

Antes de dar início à jornada, Francisco passará ainda por Aparecida (SP). Em seu discurso, porém, ele fez questão de falar a todo o povo brasileiro "da Amazônia aos Pampas, dos vilarejos às metrópoles"

- Ninguém se sinta excluído do abraço do Papa.


adicionada no sistema em: 23/07/2013 04:29