PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, outubro 08, 2010

XÔ! ESTRESSE [In:] FÉ CEGA, FACA AMOLADA * (e/ou FÉ SEM OBRAS É MORTA) **

...


















--------
(*) FÉ CEGA, FACA AMOLADA (Milton Nascimento/Fernando Brandt).

"... Agora não pergunto mais aonde vai a estrada
Agora não espero mais aquela madrugada
Vai ser, vai ser, vai ter que ser, vai ser faca amolada
O brilho cego de paixão e fé, faca amolada...".

(**) "... assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2: 26).
---
---
---
Homenagem aos chargistas brasileiros.
---

ELEIÇÕES 2O1O/2o. TURNO [In:] LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

...

Guerra insana


Dora Kramer - Dora Kramer
O Estado de S. Paulo - 08/10/2010


Com tanto assunto para ser discutido, a curta campanha para o segundo turno da eleição presidencial começa dominada por uma agenda de caráter religioso e irrelevante do ponto de vista das preocupações nacionais.

Evidente que não há assunto proibido nem momento inadequado para se discutir o que for, inclusive aborto. Mas convenhamos que o tempo é exíguo para que se dê atenção quase exclusiva a um assunto que pode até apaixonar, mas não faz parte da pauta de prioridades do brasileiro.

Não há forças em choque querendo mudar a lei atual e, portanto, trava-se uma discussão sobre teses. Muito justo como parte do debate, mas é totalmente fora do contexto ocupação do espaço todo com a discussão sobre filosofias de vida e concepções religiosas.

E já que o tema surgiu como uma das explicações para que Dilma Rousseff não tenha conseguido se eleger no primeiro turno - por causa de uma campanha de padres e pastores nas respectivas igrejas -, caberia ao PT encerrar o assunto o quanto antes para que o baile prossiga ao som de outras melodias.

Por causa dessa (falsa) celeuma passou quase em branco a conclusão da Receita Federal de que o acesso aos dados do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas, em Minas Gerais foi ilegal e feito por um petista.

O silêncio dos filhos de Erenice Guerra na Polícia Federal, contrastando com o barulhento tom da primeira nota oficial da mãe chamando a todos de caluniadores, mereceu canto de página e nem parece que outro dia mesmo se descobriu uma central de corrupção funcionando a partir da Casa Civil da Presidência da República.

Essa questão também não causou desconforto no eleitor e não fez Dilma perder votos? Ao menos foi essa a avaliação do PT no dia seguinte.

O PT gostaria e o presidente Luiz Inácio da Silva já "ordenou" que a candidata fuja do assunto aborto. O problema é que não é assim que se vira a página. Só será possível fazê-lo mediante uma tomada definitiva de posição por parte de Dilma Rousseff.

Senão, ganha enorme relevância outro aspecto: a mudança de opinião para atender a uma conveniência eleitoral.

Dilma ao que se saiba nunca se pronunciou a favor do aborto. Ninguém é favorável à interrupção da gravidez. Apenas umas pessoas acham que quando isso acontece por alguma circunstância não pode ser punido como crime; outras consideram que equivale a assassinato e um terceiro grupo admite o aborto sob determinadas condições.

O que deu para entender até agora sobre a posição da candidata é que é favorável à descriminalização. Ela e muitas mulheres no Brasil e no mundo.

Por que, então, o escarcéu? Porque o PT resolveu incluir o assunto em seu programa de governo e porque grupos religiosos radicalmente contrários ao aborto fizeram campanha anti-Dilma.

Detectado o movimento, tentou-se contornar o problema com um remendo mal costurado, um gesto artificial, imaginando que a parada estaria ganha em 3 de outubro.

Não estava. O passivo acumulou-se e explodiu quando institutos de pesquisas atribuíram o segundo turno à pregação religiosa.

A saída seria uma manifestação coerente e convincente da candidata. Mas aí é que está o xis da questão: do modo como estão as coisas, Dilma não pode ser ao mesmo tempo coerente e convincente. Ou consegue conciliar as duas posições ou não vai superar esse insano impasse.

De uma vez. Assim que o próximo recurso de candidato ficha-suja chegar ao Supremo Tribunal Federal entidades que se organizaram em favor da Lei da Ficha Limpa pedirão que o desempate não espere o preenchimento da vaga do ministro Eros Grau.

Segundo o presidente da OAB, Ophir Cavalcanti, isso "politizaria" a nomeação.

Na prática deixaria o desempate nas mãos do presidente da República, criaria um debate político na sabatina do Senado e também abriria uma brecha para que, dependendo da escolha, favoráveis ou contrários à aplicação imediata da lei contestassem a imparcialidade do nomeado para julgar.

ELEIÇÕES 2O1O/2o. TURNO [In:] CNBB E DIREITO À VIDA

...
08/10/2010 - 17h09

CNBB pede aos católicos que votem no candidato com respeito 'incondicional à vida'

LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA/FOLHA.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou uma nota nesta sexta-feira afirmando que não indica candidatos na disputa presidencial, mas estimula os fiéis a votarem em quem apresenta "respeito incondicional à vida".

"Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana", declarou, em nota.


A CNBB afirmou também que é direito e "dever" de cada bispo orientar os fiéis de suas dioceses "sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã".

A manifestação da entidade chega no momento em que o aborto virou um dos principais temas da campanha presidencial.

Estrategistas da campanha da candidata Dilma Rousseff (PT) avaliam que a petista não venceu no primeiro turno, entre outros motivos, devido a controvérsia sobre a posição dela. Em 2007, Dilma declarou-se a favor da descriminalização e agora afirma ser pessoalmente contra o aborto.

Na volta da propaganda eleitoral na TV, nesta sexta-feira, Dilma reforçou seu discurso de defesa à vida. Seu opositor, José Serra (PSDB), afirmou na TV que sempre condenou o aborto.


RÚSSIA/PUTIN [In:] JORNALISMO

...


por Marcos Guterman

08.outubro.2010 01:30:53

O ativista russo de direitos humanos Oleg Kozlovsky publicou interessante comentário no Huffington Post sobre o “presentinho” que estudantes de jornalismo da Universidade de Moscou ofereceram ao primeiro-ministro Vladimir Putin: um calendário em que 12 alunas aparecem de lingerie, acompanhadas de frases “quentes” como “Vladimir Vladimirovich, nós te amamos”, “Vladimir Vladimirovich, o senhor só melhora com o passar dos anos” e “Vladimir Vladimirovich, quem mais senão o senhor?“. É mais uma prova do impressionante culto à personalidade dedicado ao premiê, mas o surpreendente, mostra Kozlovsky, é que tenha partido justamente de estudantes de jornalismo – profissão destruída na Rússia de Putin.

A Universidade de Moscou formou gente como Anna Politkovskaya, assassinada em 2006, e Anastasia Baburova, assassinada em 2009. Para Kozlovsky, a iniciativa sexy das estudantes mostra que a nova geração de jornalistas russos parece mais inclinada a “posar sem roupa para homenagear autoridades do que a investigar seus desmandos”.

Nem tudo está perdido, porém. Seis outras estudantes da mesma universidade publicaram outro calendário em que aparecem vestidas, com esparadrapos na boca e com perguntas incômodas: “Quem matou Anna Politkovskaya?”, “Quando será o próximo ataque terrorista?” e “A liberdade de reunião vale a qualquer tempo e em qualquer lugar?”.

“A controvérsia na Universidade de Moscou”, escreveu Kozlovsky, “mostra que a questão em foco é a própria missão do jornalismo: devemos ficar nus ante as autoridades ou devemos tornar a verdade nua?”

---
http://blogs.estadao.com.br/marcos-guterman/desnudando-o-poder-de-putin/
---

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

08 de outubro de 2010

O Globo

Manchete: Eleições 2010: Empresa de diretor de estatal tem contratos com Petrobras
Ibanês Cássel, sócio da Capacità, é ligado a Dilma; especulação derruba ações

Diretor de Gestão Corporativa da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), estatal ligada ao Ministério de Minas e Energia, lbanês César Cássel tem a Petrobras como cliente de sua empresa particular de eventos. Cássel é ligado à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, desde que ela foi secretária de Energia do Rio Grande do Sul. Sua empresa, a Capacità Eventos Ltda., assinou com a Petrobras, em 2008, dois contratos no valor total de R$ 538.755,65. Cássel está na EPE desde 2005, a convite da então ministra Dilma. Cássel disse que tem 1% de participação na Capacità. A mulher dele, Eliana Azeredo, é diretora-geral da empresa. Ontem, rumores acerca da publicação de reportagens sobre irregularidades na Petrobras derrubaram ações da companhia na Bovespa. A ação ordinária fechou em queda de 2,98%. (Págs. 1 e 3 a 9)

'Petrobras é transparente, mas não tanto', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em discurso em Angra dos Reis, que a Petrobras não é mais uma caixa-preta, como no passado, quando "ninguém sabia o que acontecia lá dentro". Lula disse que hoje a estatal é "uma caixa-branca, e transparente. Nem tão assim, mas é transparente". (Págs 1 e 4)

Ministro de Lula defende regular conteúdo da mídia

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins, disse ontem, em Londres, que o projeto do governo para um marco regulatório da radiodifusão poderá criar uma agência fiscalizadora de conteúdo. "A imprensa é livre. Não quer dizer que é boa", disse Franklin. (Págs. 1 e 18)

Votos de fé

De olho no voto dos evangélicos, o comando da campanha da petista Dilma Rousseff está procurando o deputado federal eleito Anthony Garotinho (PR). A discussão em torno do aborto continuou fortemente ontem. Em Belo Horizonte, onde foi levada por correligionários a uma capela, Dilma voltou a falar do assunto, e de novo se disse "a favor da vida". Na campanha da oposição, o candidato a vice da chapa tucana, Índio da Costa, e a mulher de José Serra, Mônica Serra, pediram apoio de pastores. (Págs. 1, 12 e 13 e Luiz Garcia)

Foto Legenda: Dilma recebe apoio de católicos mineiros dentro de uma capela

Editorial

No debate sobre o aborto que abriu o segundo turno, curvar-se ao fundamentalismo religioso, como faz Dilma, é trair o princípio da laicidade do Estado, uma conquista do Iluminismo, em um lance de esperteza eleitoreira. (Págs. 1 e 6)

Foto legenda: Eu uso óculos

Eduardo Paes, Sérgio Cabral e o presidente Lula na inauguração do Centro de Pesquisas da Petrobras. (Pág. 1)

Enfim, o Nobel para Vargas Llosa

Candidato há anos ao mais nobre prêmio literário, escritor peruano se diz surpreso com a escolha

O escritor peruano Mario Vargas Llosa ganhou ontem o Prêmio Nobel de literatura, depois de anos sendo citado entre os fortes candidatos à honraria máxima da área. A Academia Sueca justificou a escolha
"pelas incisivas imagens da resistência, da revolta e da derrota do indivíduo" que marcam a obra de Llosa. O escritor disse que sua surpresa com o anúncio do Nobel foi total e que espera ter conquistado o prêmio apenas por sua obra literária. "Agora, se minhas opiniões políticas em defesa da democracia e da liberdade, contra as ditaduras, tiverem sido levadas em conta, em boa hora, me alegra muito." (Págs. 1, 36 e 37)

Helicópteros vão atacar arrastões no Rio

A polícia vai retomar hoje o patrulhamento com helicópteros para reforçar a segurança nas áreas onde ocorreram arrastões. As vias expressas também serão monitoradas do alto.

Na Penha, bala perdida matou mais uma pessoa em tiroteio entre policiais e bandidos. (Págs. 1,19 e 21)

Danúbio Azul ou vermelho?

A lama tóxica vermelha provocada pelo vazamento de uma fábrica de alumina na Hungria atingiu o Rio Danúbio e pôs a União Europeia em alerta. O premier húngaro chamou a tragédia de "desastre ecológico sem precedentes", causado por falha humana. (Págs. 1 e 38)

PF quer fazer perícia em computadores de Erenice (Págs. 1 e 9)

Segundo Caderno
Caetano Veloso, que encerra hoje a turnê "Zil e zie", fala sobre música e faz uma análise de Serra e Dilma. (Págs. 1 e Segundo Caderno)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Rodoanel vai se ligar a Cumbica e à marginal Tietê
Construção do trecho norte, com 42,8 km, tem custo estimado em R$ 5 bi; obra deve ficar pronta em 2014

O governo do Estado definiu o traçado do trecho norte do Rodoanel. A obra ficará pronta em 2014 e vai facilitar os acessos ao aeroporto de Guarulhos e à marginal Tietê. Seus 42,8 km vão exigir R$ 5 bilhões. O trecho sul, com 57 km, não atingiu o valor de R$ 5,5 bilhões.

A Secretaria dos Transportes prevê que o novo trecho do Rodoanel leve à diminuição de 10% do tráfego na marginal. O Estado projeta economia de 34 minutos (de 125 para 91) na viagem da rodovia dos Bandeirantes à Dutra, segundo estudo de impacto ambiental.

Para evitar efeitos mais drásticos no Parque Estadual da Cantareira, prevê-se a desapropriação de 2.784 imóveis, 540/0 mais que o trecho sul. Além do dinheiro do Estado, estão em negociação um empréstimo internacional e a participação do governo federal. (Págs. 1 e C1)

Foto legenda: Presidente 40 Eleições 2010

‘Caixa-branca’. Lula em batismo de plataforma; presidente afirmou ter tornado a Petrobras transparente e disse que polícia do Rio 'bate em quem tem que bater'. (Págs. 1 e A18)

Vargas Llosa ganha o Nobel de Literatura

A Academia Sueca concedeu o Nobel de Literatura ao peruano Mario Vargas Llosa, 74, considerado um dos maiores intelectuais atuais. Ele receberá R$ 2,7 milhões. É o primeiro sul-americano a ganhar o prêmio desde García Márquez, em 1982.

Em entrevista, o escritor disse ter achado que a ligação que anunciou o Nobel fosse "trote". Ele virá a Porto Alegre (RS) no dia 14, para dar palestra. (Págs. 1, E1 e A22)

João Pereira Coutinho

Não há separação entre a obra de Vargas Llosa e seu pensamento político. (Págs. 1 e E8)

Foto legenda: O escritor dá entrevista nos EUA após o anúncio do prêmio

PF deverá convocar Erenice para depor nos próximos dias (Págs. 1 e A7)

Lula avalia que campanha do PT precisará reanimar Dilma
O presidente Lula vê abatimento na sua candidata ao Planalto, Dilma Rousseff (PT), por não ter vencido a eleição no primeiro turno e o considera injustificado, informa Josias de Souza.

Para Lula, o segundo turno deu a José Serra (PSDB) ares de "falso vitorioso", e a “prioridade zero” agora é reanimar Dilma. (Págs. 1 e A4)

Campanha de Dilma na TV vai mostrar petista como uma das mulheres "mais votadas da humanidade". (Págs. 1 e A4)

Serra exibirá FHC em seu programa de TV do 2º turno

A cúpula do PSDB exigiu que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que vinha aparecendo discretamente, tenha maior presença no programa de José Serra para o segundo turno. O horário eleitoral volta hoje.

Já na estreia, o programa do candidato tucano à Presidência pregará a "valorização da vida". (Págs. 1 e A6)

Para evitar evasão no fim de semana do 2º turno, governo tucano de SP antecipa feriado de servidor. (Págs. 1 e A15)

Franklin nega que projeto para mídia inclua censura

O ministro Franklin Martins afirmou que o governo Lula concluirá até o final do ano proposta de regulamentação dos meios eletrônicos de comunicação sem incluir censura de nenhum tipo.

"A imprensa no Brasil é livre, o que não significa que seja boa", disse. (Págs. 1 e A18)

Justiça francesa aprova veto a véu em local público

O Conselho Constitucional da França endossou a polêmica lei que proíbe o uso do véu islâmico integral, como a burca, em locais públicos. A decisão abre caminho para que o presidente Nicolas Sarkozy sancione a lei, que deve valer a partir de 2011. (Págs. 1 e A21)

Lei venezuelana obrigará registro militar de todos entre 18 e 60 anos (Págs.1 e A20)

Vacinação de cães e gatos contra a raiva é suspensa em todo o país (Págs. 1 e C7)

Editoriais

Leia "Defesa lenta", acerca do reaparelhamento das Forças Armadas; e
"Sigiloso tribunal militar", sobre o direito de acesso a documentos públicos. (Págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Petrobras perde em 3 dias R$ 28,4 bilhões de seu valor em bolsa
Relatórios bancários e rumores sobre a estatal provocam queda de 7,5%

Em dois dias marcados por intensa boataria entre operadores do mercado financeiro e pelos efeitos de relatórios bancários desfavoráveis para o comportamento de suas ações, a Petrobras perdeu R$ 24,9 bilhões de valor em bolsa. Na comparação com o início da semana, a perda foi ainda maior: R$ 28,4 bilhões. A queda foi de 7,5% ante os R$ 380,82 bilhões que a empresa valia na segunda-feira, contabilizados os ganhos da capitalização. As ações preferenciais registraram ontem a menor cotação em 18 meses, afetadas pela expectativa de supostas denúncias de irregularidades na empresa e no processo de capitalização. "O mercado acionário é movido por inúmeras variáveis difíceis de quantificar", disse o diretor financeiro da Petrobras, A1mir Barbassa. Desconsiderando as oscilações, o presidente Lula disse ontem ter orgulho de "ter participado da maior capitalização da humanidade". (Págs. 1 e Economia B1)

Estatal faz balanço positivo

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse que a relação dívida/capital caiu de 35% para 16% depois da capitalização. (Págs. 1 e Economia B1)

PF quer ver computador de Erenice

A Polícia Federal quer ter acesso aos arquivos do computador da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. O delegado do inquérito sobre a suspeita de tráfico de influência envolvendo a ex-ministra e os filhos dela também já decidiu que chamará Erenice para depor. (Págs. 1 e Nacional A13)

Nobel de Literatura: Chegou a vez de Mario Vargas Llosa

As seis décadas de carreira de Mario Vargas Llosa foram premiadas com o Nobel de Literatura. A escolha do peruano de 74 anos, colaborador do Estado, teve um lado político, segundo a Academia Sueca - além do valor literário do autor de dezenas de romances, ensaios e peças de teatro. Para Vargas Llosa, o Nobel é reconhecimento à literatura latino-americana e da Espanha. (Págs. 1, Caderno 2 e D1)

Análise

Vinícius Jatobá: Escrevinhador esquecido
Mestre do romance latino-americano, Vargas Llosa é um monumento vivo da literatura mundial. (Págs. 1 e D%)

Foto legenda: Mário Vargas Llosa

Escritor peruano
"Achei que a Academia Sueca havia me esquecido. Há muitos anos mencionou-se meu nome, mas não sabia ser era sério ou não" (Pág. 1)

Foto legenda: Lama atinge Danúbio

Vilarejo húngaro tomado pela lama tóxica que vazou após acidente em indústria e chegou ao Rio Danúbio, alarmando o Leste Europeu. (Págs. 1 e Internacional A2l)

D. Odilo cobra 'posição clara' sobre aborto

O cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Odilo Pedro Scherer, defendeu que os candidatos à Presidência tenham um "posicionamento claro" sobre o aborto. "É questão que merece consideração política." (Págs. 1 e Nacional A4)

Taxa de emplacamento no Detran foi desviada (Págs. 1 e Cidades C3)

Washington Novaes: O caminho do desperdício
Mais uma capital brasileira, Brasília, ameaça embarcar na última moda nacional em matéria de lixo, a implantação de usina de incineração. (Págs. 1 e Espaço Aberto, A2)

Dora Kramer: Guerra insana

Já que o tema teria prejudicado Dilma no primeiro turno, cabe ao PT encerrar o assunto aborto o quanto antes, para que o baile prossiga. (Págs. 1 e Nacional A5)

Notas & Informações

O fim de um tabu

A partir de hoje se saberá de que forma José Serra assumirá o legado de Fernando Henrique. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Petrobras passa por inferno astral e perde valor na bolsa

A conclusão da maior oferta de ações da história poderia ter sido um alívio para a Petrobras, que enfim se veria livre da especulação que atingiu seus papéis meses antes do fim da operação. Mas os últimos pregões têm mostrado que a expectativa era infundada.

As ações da Petrobras caíram ontem para o menor preço desde março de 2009, o maior recuo entre as principais produtoras de petróleo do mundo. No mês, perderam 7,3%, em 20 dias, 13% e no ano, 30%. A estatal passou da quarta empresa mais valiosa no mundo, no início de setembro, para a 11ª colocação, com valor de mercado de US$ 203,05 bilhões.

São várias as razões para o inferno astral da companhia. O segundo turno nas eleições presidenciais trouxe certa instabilidade ao mercado, que já colocara nos preços a vitória da candidata Dilma Rousseff. Boatos relacionados ao processo eleitoral tiveram efeito negativo. (Págs. 1 e D1)

Estados preservarão investidores

Uma boa surpresa aguarda os governadores eleitos no Paraná, Pernambuco e Santa Catarina. Os investimentos previstos na proposta de orçamento para 2011 são maiores que os planejados para 2010, ano eleitoral, quando normalmente os gastos crescem. Projetos ligados à Copa de 2014 explicam os aumentos programados no Paraná e em Pernambuco, enquanto Santa Catarina conseguiu um excedente porque prevê elevação pequena (3,23%) das despesas correntes.

Em outros Estados, como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o investimento vai perder espaço no gasto total. O governo paulista projeta queda nominal de 3,6% no orçamento de 20l0 em relação ao plano para 2011, mas o valor ainda será alto – R$ 21,2 bilhões. Rio de janeiro e Minas preveem ampliação expressiva dos gastos com pessoal. (Págs. 1 e A3)

Evangélicos avançam na Câmara

A bancada de deputados federais evangélicos cresceu de 39 eleitos em 2006 para 64 já representa 12,5% da Câmara. Por outro lado, a bancada católica foi reduzida de 30 representantes para 21. O deputado João Campos (PSDB-GO), presidente da frente Parlamentar Evangélica, diz que uma das razões para o avanço é o aumento do número de fiéis no país, que ele estima em 25% da população - no Censo de 2000, os evangélicos eram 15,4% e os católicos, 73,6%.
Os partidos que mais representam os evangélicos são o PSC, PR e PRB. O PSC é quase todo ligado à Assembleia de Deus. Todos os oito deputados do PRB são da Igreja Universal do Reino de Deus, que tem no Senado Marcelo Crivella, reeleito pelo Rio. (Págs. 1 e A7)

Marriott planeja abrir 50 hotéis no país

A rede Marriott, uma das maiores do mundo, pretende mudar seu modesto desempenho no Brasil, onde está há 13 anos e tem apenas quatro hotéis. O plano é alavancar com investidores nacionais e estrangeiros R$ 2 bilhões para aplicar no país, nos próximos dez anos, mais especificamente na construção de pelo menos 50 hotéis.
"A Marriott é uma empresa discreta. Queremos crescer no momento e na hora certa, sem fazer muito alarde", afirma o vice-presidente de desenvolvimento da rede para o Brasil, Guilherme Cesari, contratado há seis meses para elaborar e executar o plano de expansão do grupo. Uma das bandeiras que serão trazidas para o mercado brasileiro é a Fairfield Inn, marca de hotéis econômicos. Cesari enxerga potencial para a Fairfield em 25 Estados. (Págs. 1 e B1)

FMI quer contrapartida de emergentes

Se os países emergentes querem ter mais voz nas decisões do FMI, devem aceitar a valorização de suas moedas para contribuir com o reequilíbrio entre as principais economias do mundo. Esse recado foi dirigido ontem à China pelo diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, mas pode ter também consequências para o Brasil, que luta junto com o país asiático para ampliar a representação dos emergentes nos organismos multilaterais.

Segundo Strauss-Kahn, formalmente, não há nada que vincule o aumento do poder de voto dos emergentes no FMI e o tema da "guerra cambial" travada entre China e EUA. Mas ele acabou por subscrever declarações do secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, segundo as quais a China só ganhará poder no FMI se flexibilizar o câmbio. (Págs. 1 e C1)

Vargas Llosa é o sexto latino-americano a receber o Nobel de Literatura (Págs. 1 e A12)

Fernando Henrique Cardoso vai "À Mesa com o Valor" (Págs. 1 e Eu & Fim de Semana)

Argentina X múltis do agronegócio

O Fisco argentino acusa a Bunge e outras empresas do agronegócio de sonegação. A multinacional negou irregularidades e denunciou coação por parte do governo. (Págs. 1 e A9)

Dinheiro para ações climáticas

Grupo da ONU sugere leilões de crédito de carbono, taxação do transporte aéreo e marítimo e royalties do petróleo explorado por países ricos como fontes de recursos para adaptação às mudanças climáticas nos países em desenvolvimento. (Págs. 1 e A9)

Juventude digital

Pesquisa mostra que 57% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos já usaram computador e 23% se conectaram à internet. Entre os internautas com mais de 15 anos, 20% do tempo on-line é gasto em redes sociais. (Págs. 1 e B2)

Montadoras melhoram previsões

A indústria automobilística aumentou suas projeções para a produção e exportação de veículos neste ano. As vendas externas devem crescer 57,9% sobre 2009. (Págs. 1 e B8)

PIB de US$ 2 trilhões

O PIB brasileiro deve chegar neste ano a US$ 2 trilhões, segundo o FMI. O país continuará como a 7ª maior economia do mundo, mas deve ultrapassar a Itália em 2011. (Págs. 1 e Cl)

IOF não reduz demanda por títulos

O primeiro leilão de títulos públicos após a alta do IOF teve boa acolhida. O resultado pode significar que a taxação foi insuficiente para afastar o investidor externo, ou que o ingresso de recursos foi antecipado. (Págs. 1 e C2)

Debêntures do BNDESPar

O BNDESPar definiu o tamanho de sua emissão de debêntures, que poderá chegar a R$ 2 bilhões, na maior oferta de debêntures já feita pela instituição. Investidores de Varejo terão no mínimo 35% dos papéis. (Págs. 1 e C8)

Estados protestam devedores

Nos próximos dias, o Estado de São Paulo envia para protesto em cartório o nome de cem grandes devedores do ICMS e IPVA. O procedimento deverá ser intensificado no próximo ano. (Págs. 1 e E1)

Ideias

Claudia Safatle

Dos candidatos à Presidência não vieram até agora pistas sobre como pretendem remover as travas que freiam o crescimento. (Págs. 1 e A2)

Ideias

Maria Cristina Fernandes

Sempre tratados como peças de ficção, programas de governo são a melhor vacina contra a mistificação. (Págs. 1 e A5)
----------------------------
radiobras.