PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, junho 11, 2007

XÔ! ESTRESSE [In:] OPE-"RAÇÕES"







[Chargistas: Brum, Benett, Clayton, Sinovaldo].

OPERAÇÃO XEQUE-MATE: A "CHAMA" QUE NÃO SE APAGA!


Oposição quer investigar parentes de Lula na CPI da Navalha

BRASÍLIA - A oposição na Câmara já avalia que não conseguirá reunir apoio suficiente a uma CPI exclusiva para investigar o irmão e o compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acusados de ligação com a chamada máfia dos caça-níqueis. Diante da dificuldade política, a idéia é apurar eventuais irregularidades na CPI da Navalha, ainda pendente de criação. "Não temos condições de dispersar. Precisamos de foco. Estamos há três semanas tentando viabilizar a CPI da Navalha. Acho que devemos colocar todos os esforços nisso. Se conseguirmos criá-la, naturalmente poderemos chegar no Dario e no Vavá", disse à Reuters o líder do Democratas, deputado Onyx Lorenzoni (RS), referindo-se, respectivamente, ao compadre do presidente, o petista Dario Morelli, e ao irmão mais velho de Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá. Ambos são investigados pela Polícia Federal na Operação Xeque-Mate sobre a exploração de máquinas caça-níqueis e corrupção. Dario Morelli foi preso e é suspeito de envolvimento direto no esquema. Vavá foi indiciado por suposta prática de tráfico de influência. Apesar de ser um prato cheio às disputas políticas, a oposição não vê muitas brechas para impor derrotas ao presidente no Congresso. Na Câmara, o governo conta com maioria absoluta. No Senado, a correlação é mais equilibrada, e depende do humor das bancadas aliadas na Casa. "A operação Navalha é muito mais abrangente, avança sobre lobby e contratos públicos. Há lógica em criar um braço para investigar ilícitos descobertos na Operação Xeque-Mate", acrescentou Onyx. Semana passada, parlamentares obtiveram número mínimo de assinaturas para abrir a CPI mista com objetivo de investigar fraudes em licitações públicas evidenciadas na Operação Navalha, da Polícia Federal, mas não formalizaram o pedido de investigação. Havia o temor de que o Planalto organizasse uma operação para retirar alguns dos apoios. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), responsável pela coleta das rubricas, resolveu adiar a apresentação oficial da lista para a próxima terça-feira. "Se com esta da Navalha nós estamos tendo algumas dificuldades, imagine com a outra. Não temos condição de recolher assinaturas para a CPI Xeque-Mate, mas podemos tratar do Vavá e do Dario na CPI da Navalha", disse o deputado. Formalmente, Delgado faz parte da base governista, mas é considerado oposicionista pelo governo. Além das 172 assinaturas (uma a mais que o mínimo regimental) já conquistadas, ele conta com outras cinco ou seis promessas de adesão. O Senado já arrecadou 29 assinaturas, duas a mais que o necessário. Estadão, Reuters. (Ao lado de Renan, Lula recebe a chama do Pan 2007, Foto Jamil Bittar/Reuters).

BRASIL/IBGE: PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Produção industrial cai em 10 de 14 áreas pesquisadas.

A produção industrial registrou queda em dez das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em abril ante março. Todas as áreas com redução na produção tiveram taxas abaixo da média nacional (-0,1%), com destaque para Goiás (-4,0%) e Espírito Santo (-3,0%) com as quedas mais acentuadas. Entre as áreas que ampliaram a produção, Rio Grande do Sul (2,9%) e Rio de Janeiro (0,8%) alcançaram as taxas mais expressivas, enquanto Santa Catarina e São Paulo (ambas com 0,1%) praticamente "repetem" o patamar de produção do mês anterior. Na comparação com abril do ano passado, o resultado foi bem diferente e apontou crescimento em dez das 14 regiões investigadas. Nesse indicador (no qual o resultado na média nacional foi de alta de 6,0%), os destaques positivos ficaram com o Rio Grande do Sul (16,1%) e o Paraná (13,2%). Com expansão acima da média nacional estiveram ainda Minas Gerais (9,7%), Santa Catarina (8,7%) e Pernambuco (6,5%). Também com resultados positivos, porém abaixo do crescimento do país, aparecem: São Paulo (4,7%), Rio de Janeiro (4,5%), Amazonas (3,6%), Espírito Santo (2,1%) e Pará (1,3%). Entre os locais que apresentaram quedas, as reduções mais acentuadas ocorreram em Goiás (-3,1%) e na Bahia (-6,7%). A produção da indústria paulista, em abril, ficou "praticamente estável" (0,1%) frente ao mês imediatamente anterior, já descontadas as influências sazonais, voltando a repetir um desempenho semelhante ao de março (0,0%). O estado responde por cerca de 40% da produção do país. Na comparação com abril de 2006, a indústria paulista registrou expansão de 4,7%, quarta taxa positiva consecutiva nesse indicador. No acumulado do primeiro quadrimestre deste ano houve avanço de 3,4% e em 12 meses, de 3,2%. Segundo o documento de divulgação do IBGE, na comparação com abril do ano passado houve predomínio de resultados positivos, que atingem 17 das 20 atividades pesquisadas no Estado, enquanto que em março eram 12 as que cresciam nesta comparação. As principais contribuições positivas vieram de máquinas e equipamentos (16,6%), setor associado à produção de bens de capital , máquinas para escritório e equipamentos de informática (51,7%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (14,4%). Já os impactos negativos vieram de refino de petróleo e produção de álcool (-5,1%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-6,1%) e edição e impressão (-2,2%). G1, AE.

TRÁFICO DE DROGAS: BOLÍVIA & PCC/BRASIL

Jornal boliviano diz que principal comprador de cocaína boliviana é o PCC .

Mais de 80% da cocaína que se produz na Bolívia é comercializada no Brasil. De acordo com o jornal boliviano "La Razón", o percentual que tende a aumentar e pode provocar um conflito diplomático. A reportagem diz que o principal comprador da cocaína boliviana é a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). "Há grandes máfias que se encarregam de distribuir cocaína e reexportá-la para a Europa", disse ao jornal um policial brasileiro. O policial brasileiro, cuja identidade não foi revelada, afirmou que a entrada de cocaína boliviana no Brasil mais que triplicou. O entrevistado ainda disse que o governo brasileiro está muito preocupado por este motivo, que pode gerar um conflito diplomático entre os dois países. No primeiro trimestre do ano, a polícia brasileira apreendeu uma tonelada e meia de cocaína boliviana. A quantidade equivale ao total apreendido em 2006, de acordo com o jornal. No mês passado, a polícia antinarcóticos da Bolívia descobriu uma fábrica no Parque Nacional Kaa-Iya, 1.300 km ao sudeste de La Paz, na fronteira com o Paraguai, com uma capacidade de produção de 100 quilos de cocaína por dia. Segundo investigações preliminares, a fábrica abastecia provavelmente uma parte dos mercados da Argentina, Brasil e Chile. France Presse, La Paz, Folha Online.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

TCU condenou 367 por mau uso do dinheiro público em 2007. Durante o primeiro trimestre de 2007 o Tribunal de Contas da União (TCU) condenou 367 responsáveis ao recolhimento de débitos ou pagamento de multas, num total de R$ 89,3 milhões, que equivale a quase R$ 1 milhão por dia. O relatório foi concluído no dia 30 e o elevado número de condenações de gestores públicos - prefeitos e outros funcionários envolvidos com a gestão pública - mostra a alta incidência de mau uso do dinheiro público no Brasil. Estadão, Marcelo de Moraes.
Reforma política vai enfim a votação. A reforma política entra na pauta de votação do plenário da Câmara nesta semana sem que os partidos se entendam sobre os pontos básicos do projeto: o financiamento público de campanha, que será exclusivo, e o voto do eleitor em lista fechada apresentada pelos partidos em substituição ao voto direto no candidato. A discordância não é apenas entre os partidos, mas está internamente nas próprias bancadas. Disposto a enfrentar a votação, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), reconhece ser difícil prever o resultado. Estadão, Denise Madueño, BRASÍLIA .
Sarkozy é o grande vitorioso em resultado de eleições legislativas na França. Como previsto em pesquisas de opinião, a UMP, partido conservador do presidente Sarkozy, obteve a maior votação no primeiro turno das eleições para o Legislativo francês. (...) Apenas 105 deputados, quase todos da UMP, garantiram uma cadeira na Assembléia francesa, segundo dados do ministério do Interior. Na Casa francesa estão assegurados 93 assentos para a UMP. Os demais deputados, do total de 577 que compõem a casa, serão definidos no segundo turno, que ocorre no próximo domingo (17). Folha Online.
Hillary é alvo de artilharia literária. Em campanha para as eleições americanas de 2008, Hillary Clinton estréia sua versão “paz e amor”. Líder disparada nas pesquisas, a candidata aposta na estratégia zen para não tropeçar no caminho das primárias. E vem chumbo grosso por aí. Hillary será o fenômeno editorial de 2007 - está previsto o lançamento de 15 livros sobre a candidata neste ano. Na maioria, biografias não autorizadas, daquelas que dão calafrios em qualquer candidato. Estadão, Patrícia Campos Mello, WASHINGTON.
Traficantes plantam maconha em terras do governo. Agentes da Polícia Federal que participavam da Operação Prometeu encontraram plantações de maconha em terras do governo. Em muitas delas, a água que "alimentava" a droga era desviada dos projetos de irrigação de pequenos agricultores às margens do Rio São Francisco. G1.
PF: Deputado pode ter ligação com jogo ilegal. O deputado estadual pelo Mato Grosso do Sul José Ivan de Almeida (PSB), que já comandou a Polícia Militar do estado, pode estar envolvido com o esquema de exploração de jogos ilegais desarticulado na Operação Xeque-Mate, de acordo com gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal. Coronel Ivan, como é conhecido o deputado, é proprietário de 12 máquinas caça-níqueis, segundo a PF. Ele também teria reclamado do faturamento com o jogo ilegal.Uma gravação mostra ele conversando com Ari Silas Portugal, um dos presos pela PF na operação. G1, JH.
Renan entrega defesa ao Conselho de Ética do Senado. O presidente do Senado, Renan Calheiros, encaminhou hoje ao Conselho de Ética do Senado sua defesa sobre o processo aberto a pedido do PSOL sobre a acusação de suposta quebra de decoro parlamentar. A documentação de Renan Calheiros foi encaminhada ao Conselho por seu advogado Eduardo Ferrão. Renan teria o prazo de cinco sessões regimentais para entregar sua defesa ao conselho, mas decidiu se antecipar e apresentar hoje toda a documentação. O teor da defesa, porém, não foi divulgado. br.noticias.yahoo.
Delegado da PF depõe e nega vazamento. O delegado da Polícia Federal Aldo Brandão negou ter vazado informações sobre a Operação Xeque-Mate, que investiga exploração de jogos ilegais e tráfico de influência. Brandão prestou depoimento na tarde desta segunda-feira (11) à PF em Campo Grande (MS). Pela manhã, ele havia apresentado atestado médico pedindo afastamento por 30 dias. Com isso, só poderia ser interrogado após esse período. No entanto, segundo a assessoria de imprensa da PF, o delegado se apresentou à superintendência em Campo Grande (MS) e pediu para ser ouvido. G1, SP, Globonews.
PT é contra CPI sobre denúncias contra Vavá, diz líder. O líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), afirmou que comissões parlamentares de inquérito (CPIs) não são os instrumentos mais eficazes de investigação e que o seu partido é contrário à criação de uma CPI para apurar denúncias de que Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estaria envolvido em tráfico de influência e exploração de prestígio. br.noticias.yahoo.
PF realiza operação contra lavagem de dinheiro e tráfico. A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 11, a Operação Zaque, em cinco Estados, para repreender a lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, de armas, munição e de agrotóxicos. A ação acontece em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Goiás. Os 100 policiais federais cumprem 18 mandados de prisão, sendo que apenas um não havia sido cumprido até o fim da manhã desta segunda. A quadrilha alvo da ação Polícia Federal agia principalmente na fronteira com o Paraguai e tinha ramificações nos cinco Estados onde ocorre a operação. A quadrilha alvo da ação é liderada por Nasser Kadri e seu irmão, Abid Kadri. Estadão, Paulo R. Zulino.
"Dói", diz Lula sobre combate à corrupção pela PF. Após participar da reunião do Grupo dos Oito na Alemanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que a Polícia Federal está cumprindo seu papel ao investigar denúncias de corrupção e que cabe à Justiça esclarecer quem é culpado e quem é inocente. "Dói. As pessoas que aparecem sofrem, mas um dia vai a julgamento e vai aparecer quem é culpado e quem é inocente", disse Lula a jornalistas. br.noticias.yahoo.
Tarso quer evitar ir à Câmara para explicar vazamentos de operações da PF. O ministro da Justiça, Tarso Genro, está disposto a prestar os esclarecimentos que o líder do PSDB na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP), quiser sobre supostos vazamentos de informações sigilosas da Polícia Federal. A tentativa do ministro é evitar sua convocação pela Câmara para ser ouvido por uma comissão geral no plenário da Casa. A Folha Online apurou que Tarso enviará interlocutores para conversarem com Pannunzio amanhã, na Câmara. Em reunião realizada hoje, o ministro disse ter sabido da possibilidade de Pannunzio protocolar amanhã um requerimento na Mesa Diretora da Casa para sua convocação. Na conversa com assessores, Tarso disse que não considerava necessário haver uma convocação. Segundo ele, bastava uma conversa que os esclarecimentos poderiam ser fornecidos. Folha Online, Brasília, Renata Giraldi.

OPERAÇÃO XEQUE-MATE: [NÃO É] CONVERSA DE COMPADRE!

Compadre de Lula está envolvido ´até o pescoço´, diz PF.

BRASÍLIA - A Polícia Federal vai concentrar as investigações sobre o petista Dario Morelli, preso na Operação Xeque-Mate, e já estuda pedir sua prisão preventiva, por considerar que ele é sócio do empresário Nilton Cezar Servo, suposto chefe da máfia dos caça-níqueis, desmantelada na semana passada pela Operação Xeque-Mate. “Ele está envolvido até o pescoço com o chefe da organização”, disse o diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, ao Estado. Lacerda quer que Morelli fique mais tempo detido a fim de facilitar as investigações. As investigações da PF indicam que ele foi o aliciador de Genival Inácio da Silva, irmão de Lula, indiciado por envolvimento com a quadrilha. Morelli teria tido no grupo um papel mais relevante do que se imaginava. Apanhado na operação, Morelli - que é compadre de Lula - teve a prisão temporária de cinco dias renovada por mais cinco dias na sexta-feira. Com a decretação de prisão preventiva, que ainda precisa ser submetida à Justiça, ele ficará preso pelo tempo que for conveniente ao inquérito. O mesmo pedido é estudado para Servo e outros membros centrais da quadrilha. A PF descarta, por enquanto, a hipótese de pedir a prisão de Vavá, porque o andar das investigações o mostram cada vez mais como um “inocente útil”, usado pela quadrilha em pequenas tarefas. Em diálogos interceptados pela PF, membros da quadrilha tratavam Vavá como um “lobista pé-de-chinelo”, que insinuava uma importância que não tinha para embolsar uns trocados. Num desses diálogos, captado no começo deste ano, Servo orienta Morelli a não dar muita conversa para Vavá, para que ele não atrapalhe o negócio milionário do grupo com ninharias. “Não deixa o Vavá ficar conversando muito. Esse bobão vai pedir 10... 20 mil... e queimar um esquema de milhões”, alerta Servo. Morelli concorda e diz “pode deixar”. Já Morelli, conforme as investigações, se valia de suas ligações com o PT e das amizades dentro do governo federal para blindar a quadrilha e ampliar os negócios. No depoimento à PF e por meio dos advogados, o petista negou a acusação, mas foi delatado por outros membros da quadrilha presos, que concordaram em colaborar com as investigações em troca de benefícios penais. Ex-deputado estadual do PSB, Servo, segundo a PF, tem uma longa ficha e já era velho conhecido de outras investigações. As apurações mostram que ele tinha como método aproximar-se de autoridades. “Era uma figura carimbada nos meios policiais”, disse Lacerda. Assim, Servo cooptou Morelli e com ele estruturou o esquema criminoso. Ambos eram sócios na exploração de máquinas caça-níqueis e outros negócios ilícitos que incluiriam até tráfico de drogas, conforme apontam as investigações. Lacerda negou categoricamente que tenha havido algum vazamento político da operação. A cautela que alguns recomendam quanto ao uso de telefone e o medo que demonstram de estar grampeados, para Lacerda, é natural em qualquer pessoa envolvida em atividade delituosa. “É um temor óbvio ante o rigor das operações da PF e tornou-se paranóico falar ao telefone desde a Operação Furacão. Está claro que a atuação da PF é republicana e ninguém está imune à investigação pelo cargo que ocupa ou por ser parente de autoridade”, disse o delegado. Estadão, Vanildo Mendes.

OPERAÇÃO SANGUESSUGA: "MEU REINO POR UMA AMBULÂNCIA!!!"


Abel Pereira morre de infarto.

O empresário Abel Pereira, de 51 anos, morreu de infarto na tarde de sábado (9), em Piracicaba (a 162 km de São Paulo) jogando futebol. A morte foi confirmada pelo advogado do empresário, Sérgio Pannunzio. Pereira ficou conhecido em 2006 no caso da máfia dos sanguessugas. Ele passou a ser investigado após denúncia do empresário Luiz Antonio Vedoin à Justiça Federal em Cuiabá. Segundo Vedoin, em 2002, Abel Pereira havia liberado R$ 3 milhões em verbas do Ministério da Saúde após receber propina, na gestão de Barjas Negri (PSDB). Ele não chegou a ser denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF). "Abel era uma pessoa isenta. Ele foi usado politicamente. E esse assédio o colocou em um processo de depressão. Assim que passou o período eleitoral, os processos começaram a caminhar lentamente", disse o advogado. Pannunzio contou que Pereira chegou a jogar cerca de 30 minutos na partida, quando teve um infarte fulminante e caiu no chão do gramado. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital de Piracicaba, mas já chegou morto ao local. O empresário, que iria se casar em agosto, deixa três filhos. Ele completaria 52 anos no dia 7 de julho. Segundo o advogado, Pereira era uma pessoa saudável e fazia exames constantemente. O corpo está sendo velado na manhã deste domingo (10) em Piracicaba no Velório da Saudade e, segundo a administração do velório, será encaminhado por volta das 13h para São Paulo para cremação. G1, sp.

OPERAÇÃO XEQUE-MATE: ACAREAÇÃO


Xeque-Mate: PF vai fazer acareação com presos.

A Polícia Federal vai fazer nesta segunda-feira (10)acareações com os presos na Operação Xeque-Mate, em Campo Grande (MS), informou o "Fantástico" neste domingo (10). Sessenta e sete pessoas permanecem presas na sede da PF e dois estão foragidos no exterior, segundo a Interpol. A Operação Xeque-Mate investiga a exploração de caça-níqueis e corrupção. A PF chegou a prender 80 pessoas, entre elas, o ex-deputado estadual Nilton Servo e um compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dario Morelli Filho. Mas 13 pessoas foram libertadas nesse fim de semana. As investigações atingiram o irmão mais velho do presidente Lula, Genival Inácio da Silva, o Vavá. Ele foi indiciado por tráfico de influência no Executivo e exploração de prestígio na Justiça, mas não chegou a ser preso. Em entrevista coletiva neste domingo (10), o advogado Nelson Passos Alfonso, que defende Vavá, disse que seu cliente não tem preparo nem nível de instrução suficiente para fazer lobby. “Ele (Vavá) me disse que nunca esteve em um ministério. Não tem condições de se portar em frente a um ministro, não tem preparo para isso. Lobby, apresentações, credenciais, ele não fez”, disse o advogado, destacando que Vavá fez apenas o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), projeto mantido governo federal durante a ditadura militar para ensinar jovens e adultos a ler e escrever. Questionado se essa seria uma estratégia para desqualificar intelectualmente Vavá, Passos mostrou irritação. “De forma alguma. Ele é um homem simples. Não o estou desrespeitando”, respondeu. A afirmação de que Vavá não freqüentava o meio político em Brasília contradiz uma gravação telefônica da PF na qual o irmão do presidente é repreendido por um homem identificado por Roberto, supostamente ligado ao presidente Lula. "Tem umas broncas lá, porque você anda apresentando uma pessoa no ministério”, diz o homem, em trecho da gravação. O advogado disse que Vavá ouviu a gravação pela imprensa e não reconheceu a voz do interlocutor. Outro ponto não esclarecido na entrevista diz respeito a uma conversa de Vavá com o ex-deputado estadual Nilton Servo, suspeito de pertencer à máfia dos caça-níqueis. Na gravação, o irmão de Lula fala sobre "o negócio das máquinas". O filho de Vavá, Edison Inácio da Silva, que acompanhou a coletiva, disse que o pai se referia a máquinas de terraplanagem para empreiteiras, e não a caça-níqueis. No entanto, ele não esclareceu como, onde e para quem o serviço seria realizado. Edison voltou a afirmar, como fez no decorrer da semana, que a relação de seu pai com Nilton é apenas “de amizade” e negou o lobby mais uma vez. Isto porque outro trecho do grampo da PF mostra que Vavá levaria um relatório de Servo até uma pessoa que seria o presidente Lula. A conversa, acredita a PF, giraria em torno da legalização dos caça-níqueis. De acordo com o telefonema grampeado, Vavá diz: “Eu falei pra ele sobre o negócio das máquinas lá. Ele disse que só precisa andar mais rápido, né, bicho?”. Ele continua: “E eu falei com ele sobre o negócio das máquinas, né. Falou para mim (sic) pegar o relatório e levar lá para ele lá. Tá bom?”. Em certo momento, Servo insinua que é amigo do presidente e o cita nominalmente. “O Lula é meu irmão”. Apesar disso, Edison não confirmou que ‘ele’ no telefonema seria uma referência a Lula e sugeriu que o pai pode ter mentido ao amigo. “Há um pedido sobre relatório, mas meu pai não fez pedido a ninguém. Ele pode ter mentido nessa ligação”, disse. A tese do advogado é de que o parentesco com Lula criaria a ilusão nas pessoas de que favores seriam conseguidos por meio de Vavá. “Por ser irmão do presidente, é possível dizer que as pessoas se aproximavam e faziam pedidos acreditando que ia haver avanço”, informou Alfonso. A entrevista coletiva foi realizada em um hotel de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde os parentes de Lula moram. Durante todo o momento, Edison e Alfonso foram evasivos nas respostas. O criminalista, que tem um escritório em Campo Grande e estaria há dez anos no ramo, repetiu várias vezes que só teve contato com seu cliente neste domingo (10) e apenas por uma hora. Foi a justificativa para a falta de precisão em responder aos questionamentos. Disse que preferiu ver a contatar Vavá por telefone. Alfonso assumiu o caso na terça-feira (5), um dia depois de o nome de Vavá ter sido citado nas investigações. O criminalista frisou ainda que só teve acesso à parte do inquérito e aos grampos na tarde de sexta-feira (8). Quando perguntado se o irmão mais velho de Lula teria pedido dinheiro a Servo, Edison não negou. “Com dificuldade financeira, pediu dinheiro por amizade e necessidade”. Pouco depois, caiu em contradição ao dizer que não sabia se seu pai vinha passando por problemas financeiros. “Se existe dificuldade eu não sei. Ele nunca comentou. Ganha dois mil e poucos (reais) como aposentado e paga as despesas de casa”, afirmou Edison. As investigações da PF mostram que Servo teria emprestado entre R$ 2 mil e R$ 3 mil ao amigo. Mais uma dúvida pairou sobre outro empréstimo. Segundo a polícia, Vavá teria pedido R$ 2 mil a um homem identificado como Rinaldo, que, de acordo com Edison, é funcionário do Banco do Brasil em Diadema, no ABC Paulista. “Não vou comentar isso”, disse o advogado.
De acordo com Edison, desde que o caso veio à tona, Lula não teria conversado com seu irmão. Mesmo o presidente tendo passado o fim de semana em seu apartamento também em São Bernardo do Campo. G1, SP, foto vídeo-matéria.