PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

terça-feira, setembro 02, 2008

XÔ! ESTRESSE [In:] OPERAÇÃO MÃOS-LIMPAS (LEMBRAM???)

>






[Homenagem aos chargistas brasileiros].

.

LULA & PRÉ-SAL [In:] O PeTróleo É NOSSO ...

>

.
.
A viabilidade comercial da nova fronteira petrolífera do Brasil é algo que só será definitivamente demonstrado num intervalo superior a uma década.
Antes que venha o petróleo, porém, Lula move-se para extrair do “bilhete premiado” do pré-sal o único dividendo que está ao alcance das mãos: o lucro político.
Decidido a descer ao verbete da enciclopédia como um neo-Getúlio, o presidente participa nesta terça (2) de uma pajelança organizada pela Petrobras.
Será no litoral Sul do Espírito Santo, a bordo de um navio-plataforma batizado de JK, as iniciais do presidente Jucelino Kubistchek, quase um sinônimo de desenvolvimento.
Sob os olhares de Lula e de uma comitiva de ministros, vai-se extrair a primeira porção de óleo das profundezas do pré-sal.
Será, na prática, o ato inaugural de um procedimento que a própria Petrobras chama de TLD (Teste de Longa Duração). A duração prevista é de seis meses a um ano.
O litoral capixaba não foi escolhido a esmo. A plataforma de Jubarte, de onde sairá o óleo que Lula tenta revestir com o verniz da história, já produz petróleo. Desde 2006.
De resto, de toda a faixa do pré-sal –que se estende por 800 km, de Santa Catarina ao Espírito Santo—é ali que a exploração apresenta características menos inóspitas.
O grosso do petróleo e do gás do pré-sal encontra-se a 7.000 metros de profundidade e a 300 km do litoral.
Há um outro facilitador: a camada de sal a ser vencida pelas sondas, quilométrica em outros poços, é bem mais fina em Jubarte: coisa de 100 metros.
Foi graças a essas vantagens comparativas que a Petrobras pôde prover a Lula a solenidade desta terça. Uma prévia do que vai ocorrer em março de 2009.
Dentro de sete meses, em festa ainda mais grandiloquente, Lula testemunhará o início da exploração do campo de Tupi. É a jóia do pré-sal.
Concentra algo como 50 bilhões dos cerca de 80 bilhões de barris de óleo que se estima estejam armazenados no fundo do oceano.
Também ali o pontapé inaugural virá na forma de um “Teste de Longa Duração”. Será, aí sim, um teste crucial. O início de uma jornada apimentada por dois ingredientes:

1. Os riscos e incertezas próprias da atividade petrolífera;

2. A necessidade de prover dose cavalar de investimentos. Algo entre U$ 500 bilhões e US$ 600 bilhões só para os seis campos já licitados pela Petrobras.

Alheio aos desafios econômicos, Lula planeja utilizar o tradicional pronunciamente do dia 7 de Setembro, transmitido em cadeia de rádio e TV, para propagandear o pré-sal.
Esgrime uma tese lúcida: o uso dos lucros do petróleo em investimentos sociais. Que só irá viabilizar-se, contudo, se a promessa petrolífera vier a se coverter em realidade.
Também na cerimônia desta terça, Lula, como sói, subirá no caixote. Programou-se para depois do ritual marítimo, uma cerimônia em terra firme.
Será num espaço alugado à firma Cerimonial Le Buffet, no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

--------------
Escrito por Josias de Souza . Folha Online, 0209. Foto Folha Arquivo.

... POR QUE SE TER MEDO DE GRAMPOS?

>
Lula afasta cúpula da Abin por denúncias de grampos ilegais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta segunda-feira (1º) o afastamento temporário de toda a cúpula da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), após denúncias de que autoridades dos três Poderes teriam sido alvo de escutas telefônicas ilegais.
O afastamento --que atinge o diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda-- será por tempo indeterminado. Ou seja, vai até a conclusão das investigações da Polícia Federal.
A PF determinou ontem a abertura de inquérito para apurar as escutas, entre cujos alvos esteve o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes. A investigação será feita pela Superintendência da PF no Distrito Federal.
Lula anunciou afastamento temporário de Paulo Lacerda até investigação do grampo
O presidente do STF (Supremo Tribunal), Gilmar Mendes, já foi comunicado da decisão. O Palácio do Planalto ainda não confirma o afastamento. Mendes teria sido grampeado por agentes da Abin, segundo reportagem da revista "Veja".
A reação oficial de demitir a direção da agência de inteligência surgiu após um dia de reuniões no Palácio do Planalto e de cobranças públicas para que o presidente Lula adotasse medidas rigorosas, capazes de evitar uma "crise institucional".
A divulgação pela revista "Veja" de que autoridades do governo, do STF e do Legislativo estariam sofrendo monitoramento clandestino alterou a agenda do presidente Lula. A segunda-feira foi atípica no Palácio do Planalto.
Logo no início da manhã, Lula recebeu o presidente do STF, o vice-presidente do tribunal, Cezar Peluso, e o ministro Carlos Ayres Britto, que preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mendes cancelou viagem que faria à Coréia do Sul para cuidar pessoalmente do caso.
À cúpula do Supremo, o presidente Lula manifestou "indignação e preocupação" com as escutas clandestinas, segundo informou o porta-voz Marcelo Baumbach.
À tarde, Lula recebeu o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) e os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Tião Viana (PT-AC). De acordo com a revista "Veja", os três seriam alvo de escuta.
Segundo Garibaldi, o presidente teria admitido o risco de "descontrole" no uso de grampos telefônicos.
O assunto foi novamente discutido na reunião de coordenação política, quando o presidente selou o destino de Paulo Lacerda.
Monitorados
Em reportagem na edição desta semana, a revista "Veja" publicou trecho de uma conversa telefônica do presidente do Supremo, Gilmar Mendes, com o senador Demóstenes Torres, que teria sido gravada em 15 de julho.
De acordo com a reportagem, a transcrição do diálogo foi repassada por um agente da Abin, impedida legalmente de realizar interceptações telefônicas.
O suposto grampo ilegal aconteceu uma semana depois que a Polícia Federal deflagrou a Operação Satiagraha, na qual foi preso o dono do Opportunity Daniel Dantas, suposto chefe de um esquema de corrupção. O banqueiro deixou a prisão depois que o presidente do Supremo concedeu habeas corpus.
A reportagem de "Veja" sustenta ainda que os telefones dos ministros José Múcio (Relações Institucionais) e Dilma Rousseff (Casa Civil), o ministro do STF Marco Aurélio Mello, e o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, também foram grampeados.
--------------
LÍSIA GUSMÃO
colaboração para a Folha Online, em Brasília
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília . 0209.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

02 de setembro de 2008
.
O Globo
Grampo no STF faz Lula afastar cúpula da Abin
Num dia tenso e mercado por reuniões de emergências em Brasília, o presidente Lula afastou temporariamente o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, seu vice, José Milton Campana, e o diretor de Contra-Espionagem, Paulo Maurício. A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a denúncia de que a Abin grampeou os telefones do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Em reunião com Lula, Gilmar exigiu punição para os autores da escuta. Os senadores Demóstenes Torres e Tião Viana, que também teriam sido grampeados, e o presidente do Senado, Garibaldi Alves, cobraram respostas do Planalto. O afastamento da cúpula da Abin foi decidido na reunião de coordenação política. Serão investigados um sistema de escuta do Senado e o suposto envolvimento do banqueiro Daniel Dantas (págs. 1, 3,4 e 7)
Motorista que beber pode ficar sem seguro
O motorista que dirigir embriagado e se envolver em acidente pode perder o direito ao seguro de vida. Decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal da Justiça entendeu que a embriaguez pode ser um agravante que libera a seguradora de fazer o pagamento. A decisão foi tomada no processo de uma viúva que reivindicava o seguro. (págs. 1 e 5)
Serra quer construir nova Rio-São Paulo
O governador de São Paulo, Jose Serra, já acertou com o governo do Rio a proposta de construir uma nova rodovia ligando os dois estados, como alternativa a Via Dutra, que estaria saturada. A futura estrada, que teria cerca de 135 quilômetros de lado fluminense e 135 quilômetros de lado paulista, custaria cerca de R$ 3,1 bilhões. Ela começaria na Rodoviária Ayrton Senna, em São Paulo, e continuaria com uma traçado paralelo, a cerca de 10 quilômetros à direita da Via Dutra. (págs. 1 e 11)
Proposta para favelas é o que não falta
Investir em habitação e combater o crescimento irregular das favelas são algumas das propostas dos candidatos a prefeito para impedir que comunidades pobres acabem dando lucro a quem as explora irregularmente. (págs. 1 e 9)
Alckmin diz que, em 2010, unirá o PSDB
Candidato duas vezes com o PSDB dividido – em 2006, a presidente, e agora a prefeito de São Paulo -, Geraldo Alckmin diz que unirá seu partido em 2010. E que o nome mais forte hoje é o de José Serra. (págs 1 e 8)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Cúpula da Abin é afastada após grampo
O presidente Lula decidiu afastar temporariamente o diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Lacerda, e subordinados diretos pelo escândalo dos grampos telefônicos. A medida foi em resposta a cobranças de providências feitas pelos presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e do Congresso, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN). Em nota, Lula disse que a decisão foi para “assegurar a transparência do inquérito”, que investiga a autoria do grampo ilegal de conversa entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM). Também na nota, Lula referendou a ordem para que a PF entre nas investigações e manifestou a expectativa de que o Congresso aprove projeto de lei regulando e limitando as escutas telefônicas. De manhã, Lula não aceitou o pedido de demissão de Lacerda. Depois, cedeu a Mendes e Garibaldi, que cobravam resposta mais dura que uma investigação da PF e uma sindicância da Abin. Em encontros com os dois, o presidente afirmou que Lacerda fizera bom trabalho na direção da PF e que não o demitiria. Em reunião com seus auxiliares, optou por apenas afastá-lo. (págs. 1 e Brasil)
Orçamento da União não prevê verba para o metrô
A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) encaminhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso não prevê investimentos da União no metrô de São Paulo, diferentemente do que anuncia a candidata Marta Suplicy. A campanha da petista diz que a exclusão da cidade “é uma falsa questão”, pois a proposta ainda não foi aprovada. (págs. 1 e A9)
Jânio de Freitas: Este mundo é sem olhos e com ouvidos demais
A insegurança da intimidade é total no Brasil. Ninguém, em nenhuma instância do governo ou do Judiciário – o que inclui a polícia, a Abin e os serviços secretos das Forças Armadas – sabe quem foi e quem está sendo gravado. Com contrapartida de não saber quem foi gravado, há a ignorância sobre quem grava. É um mundo sem olhos e com ouvidos demais. (págs. 1 e A7)
Governo estuda criar agência para o setor nuclearO governo cogita criar agência fiscalizadora para o programa nuclear brasileiro separada da Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear), informa Marcelo Leite. A proposta responde a uma demanda internacional – o país é acusado de não dar independência a seu órgão fiscalizador, envolvido também na execução do programa. (págs. 1 e B1)
Com US$ 17,5 bi, importação do país em agosto atinge recorde
Influenciadas pela entrada de bens de consumo, preços do petróleo e dólar favorável, as importações brasileiras avançaram em agosto e atingiram volume recorde para o mês de US$ 17,48 bilhões – no ano, elas somam US$ 113,94 bilhões. No mês passado, as exportações chegaram a US$ 19,75 bilhões, produzindo um superávit da balança comercial de US$ 2,27 bilhões. (págs. 1 e B8)
STJ nega seguro de vida a viúva de motorista bêbado
O Supremo Tribunal de Justiça decidiu que a viúva de um motorista que dirigia embriagado quando morreu, em 1999, não tem direito ao seguro de vida. Os ministros da 3º Turma do STJ entenderam que a beneficiária não poderá receber a indenização prevista de R$25 mil. Para eles, a embriaguez da vítima é agravante no risco do seguro. (págs. 1 e C3)
EditoriaisLeia "Grampo no poder", que exige ação contra gravações ilegais e "Estratégia de defesa", sobre o plano militar. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Sob pressão do STF e Senado, Lula afasta cúpula da Abin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afastou toda cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), incluindo o diretor-geral, Paulo Lacerda. A decisão foi tomada para esvaziar a crise aberta pela revelação de que os telefones do presidente do STF, Gilmar Mendes, tinham sido objeto de escuta ilegal. A Abin, segundo a revista Veja, gravou pelo menos uma conversa entre Mendes e o senador Demóstenes Torres – o que levou o STF e o Congresso a cobrarem providências do Planalto. Lula não acredita no envolvimento de Lacerda com espionagem, mas avaliou que só a saída do comando da Abin reduziria as pressões. O presidente ficou irritado com as notícias de que a agência tinha grampeado autoridades como a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Queixou-se também que as escutas clandestinas se tornaram tão comuns que até seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, foi grampeado pela PF. (págs. 1 e A4 a A7)
Conflito entre agência e PF...
Um poder demasiado sobre investigações sigilosas colocou o diretor afastado da Abin, Paulo Lacerda, em rota de colisão com a direção da Polícia Federal. O conflito se agravou quando Lacerda, com ascendência sobre um grupo de delegados federais, liderou ações da Operação Satiagraha. (págs. 1 e A5)
Notas e Informações - A Abin desgovernada
É hora de o Planalto ordenar uma revisão profunda na Abin, para inibir as práticas policialescas que se beneficiam da omissão - no mínimo – dos escalões responsáveis. (págs. 1 e A3)
Preço da cesta básica cai em 15 capitais
O preço da cesta básica caiu em 15 das 16 capitais pesquisadas pelo Dieese em agosto, após aumentos consecutivos desde de o final de 2007. É a primeira vez que o total de cidades com preços em queda supera o de capitais com alta, segundo a entidade. A tendência é que o recuo se mantenha nos próximos meses. Apesar disso e da elevação dos juros, porém, o mercado segue prevendo inflação acima do centro da meta. (págs. 1, B1 e B3)
Justiça decide que motorista bêbado perde seguro de vida
Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça pode custar a cobertura do seguro de vida a motoristas embriagados. No caso julgado, o contrato previa a suspensão do seguro, mas o entendimento pode servir como referência futura. O tema deve ir à Corte especial do STJ. (págs. 1 e C1)
Presa gangue que fraudava compras de remédios em SP
A polícia de São Paulo prendeu quadrilha que forçava o governo estadual a pagar remédios de alto custo não incluídos na lista de distribuição gratuita. Integrado por três funcionários de laboratórios internacionais, o grupo é acusado de bancar advogados que processavam o Estado em nome de doentes com psoríase. O governo estima ter gasto R$ 63 milhões com esses pacientes. (págs. 1 e A16)
Artigo - Avanço do crédito
Ilan Goldfajn: A ampliação do crédito no Brasil recomenda medidas prudenciais. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Grampo derruba a cúpula da Abin
A denúncia do grampo telefônico envolvendo o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e parlamentares derrubou toda a diretoria da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Nem o diretor-geral, Paulo Lacerda, foi poupado. A decisão chegou ao fim de um dia tenso, iniciado com um ultimato do STF para que o Palácio do Planalto tomasse providências. Além do afastamento, o presidente Lula determinou uma investigação completa para descobrir quem participou da escuta clandestina. O chefe do Gabinete de Segurança Institucional , general Jorge Félix, foi convocado para depor, hoje, na CPI dos grampos (págs. 1 e A10)
Lula abre pré-sal com megaevento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre hoje a produção do pré-sal na área do campo de Jubarte, em Vitória. Deve repetir gesto feito em 2006, quando comemorou a auto-suficiência de petróleo. (págs. 1 e A17)
Nepotismo na Casa da Moeda
Uma investigação do Ministério Público Federal descobriu que a mulher de um dos diretores da Casa da Moeda é chefe de gabinete do presidente da estatal. O estatuto interno já proibia o nepotismo, mesmo cruzado, antes do STF decidir a questão. (págs. 1 e A16)
OAB intima Marlan Jr.
O advogado Marlan de Moraes Marinho Júnior será intimado hoje pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Marlan Jr. terá de prestar esclarecimentos sobre casos de tráfico de influência que opera no Tribunal de Justiça do Estado do Rio. (págs. 1 e A11)
Serviços em parques do Rio são licitados
Por decisão da União, todos os serviços prestados nos parques nacionais deverão passar por uma licitação para substituir as atuais concessões precárias. O projeto inclui os quatro parques do Rio, um dos quais a Floresta da Tijuca. Entre os serviços atingidos está o do trenzinho do Corcovado. O objetivo é arrecadar mais e melhorar a sustentabilidade das unidades em dois anos. (págs. 1 e A13)
Candidatos têm promessas iguais
Os candidatos são diferentes, mas as promessas semelhantes. Um cruzamento das idéias dos oito principais postulantes à Prefeitura do Rio mostra que pensam de modo igual em transporte, educação, saúde, favelização e segurança. Programa Saúde da Família, integração da Guarda Municipal com a PM, bilhete integrado, câmeras espalhadas pela cidade e contenção de favelas estão entre os pontos que os unem. (págs. 1, A2 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Lula afasta chefia dos espiões
Por conta do grampo sobre o presidente do STF, toda a cúpula da Abin deixará os cargos até que termine o inquérito policial. (págs. 1, 2 a 4, 20 e Visão do Correio)
Com reajuste na mão, servidores criticam governoMesmo depois de conseguirem aumento de salário que chega a 190%, servidores públicos federais reclamam da medida provisória encaminhada ao Congresso. (págs. 1 e 16)
Retire a senha e espere muito
Blitz do Procon realizada em cinco agências bancárias mostrou que a Lei da Fila no DF é largamente desrespeitada. Maria Angelina, aposentada de 81 anos, esperou 1h15 para ser atendida. O problema também ocorre em repartições como o Detran. Michel Resende esquentou o banco por 1h45 até resolver a pendência. Mas há quem recorra à Justiça. Alexandre Reis ganhou uma indenização de R$ 1.350 após duas tentativas fracassadas de descontar um cheque. (págs. 1 e 11)
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico
Gafisa compra Tenda e tira construtora da crise
Numa operação relâmpago e inusitada, desenhada e fechada no fim de semana, o Grupo Gafisa assumiu ontem o controle da Construtora Tenda e debelou uma crise que ameaçava uma das principais empresas especializadas na edificação de imóveis populares do país. Para a Gafisa, o negócio representou uma oportunidade, porque não houve desembolso financeiro.A operação envolve pouco dinheiro vivo e uma sofisticada engenharia societária. Foi chamada de "aquisição originária". A Tenda vai incorporar a companhia da Gafisa dedicada à baixa renda, chamada Fit. Novas ações emitidas pela Tenda, num total de 240,4 milhões de papéis, serão entregues à Gafisa, que assumirá 60% da companhia ao fim do processo. Ou seja, se tornará a sócia majoritária e controladora da nova empresa - soma de Tenda e Fit. Os atuais donos da Tenda, que têm 51% da empresa, ficarão com 20,3% após o negócio. Os minoritários dispersos na bolsa, que hoje detêm 49% das ações, terão 19,7%. O único desembolso da Gafisa foi a transferência de R$ 300 milhões para o caixa da Fit. Com isso, sua companhia de baixa renda pôde ficar maior antes de ser incorporada, somando um total de R$ 420 milhões em ativos. Assim, garantiu-se o controle da Tenda à Gafisa. O controlador da Tenda, Henrique Alvez Pinto, que queria fazer da empresa o "Habib's da construção", decidiu vendê-la depois de duas semanas trágicas para a companhia. Em pouco mais de 15 dias, o valor das ações caiu 40%. Até a divulgação do balanço do segundo trimestre, a companhia era uma das mais badaladas do setor, merecendo cobertura de analistas de grandes bancos internacionais. As ações rondavam a casa dos R$ 11,00 e muitos afirmavam que valiam R$ 20,00. Mas depois que a empresa divulgou que não cumpriria algumas de suas metas e que enfrentava dificuldades para obter crédito, a maré mudou, culminando com a entrega de um negócio de 33 anos de mercado à concorrência em dois dias. (págs. 1, D6 e D2)
Grampo no STF favorece defesa de Dantas
A divulgação de que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, foi grampeado deve aumentar a animosidade entre a Corte e a Polícia Federal e, indiretamente, favorecer o banqueiro Daniel Dantas. Desde que a Operação Satiagraha foi deflagrada, há dois meses, o STF se uniu para garantir amplo direito de defesa aos acusados, evitar pré-julgamentos e restringir o uso de algemas. Com a comprovação de que os grampos chegaram ao STF, aumentou a preocupação dos ministros da Suprema Corte com o que chamam de "Estado policialesco". O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afastou ontem toda a cúpula da Abin. (págs. 1, A5 e A7)
União negocia aval para empréstimos externos à Bahia e Alagoas. (págs. 1 e A2)
Importação recorde
A balança comercial registrou no mês passado importações recordes de US$ 17,478 bilhões. No ano, o superávit acumulado alcançou US$ 16,907 bilhões, uma redução de 38,4% em relação ao obtido no mesmo período de 2007. (págs. 1 e A3)
Contração mundial já reduz exportações
A crise das hipotecas nos Estados Unidos e a conseqüente desaceleração da economia dos países desenvolvidos já se refletem na balança comercial brasileira. As exportações para os EUA, em volumes, recuaram 12% nos 12 meses até junho, queda mais acentuada que os 7% em 2007, conforme dados da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) elaborados a pedido do Valor. Para a União Européia, a quantidade exportada ainda cresceu - 3% em 12 meses até junho -, mas o ritmo é bem inferior aos 14% de 2007. No primeiro semestre em relação a igual período do ano passado, a quantidade exportada para a UE já recuou 4,5%. Fernando Ribeiro, da Funcex, ressalta que os dados de volume permitem excluir o efeito dos preços das commodities, que inflam as exportações. Com a alta de insumos como o aço, as empresas conseguem reajustes de preços. Em valores, as exportações brasileiras até agosto cresceram 14% para os EUA e 26% para a Europa em relação ao mesmo período do ano passado. Em outro segmento do comércio com o exterior, a indústria brasileira de bens de capital espera comemorar este mês a edição de decreto presidencial que regulamentará a volta da operação conhecida como "drawback nacional", mecanismo pelo qual os projetos de investimento que adquiram 60% das máquinas e equipamentos no Brasil podem importar os outros 40% com isenção de impostos federais. O benefício está suspenso desde o segundo trimestre de 2005 e seu retorno virá com a regulamentação da Lei nº 11.732, de 30/6/08, que, entre outras medidas, restabelece também o chamado "drawback verde-amarelo". (págs. 1, A3 e A4)
Idéias
Delfim Netto: desafios do pré-sal em relação à política monetária. (págs. 1 e A2)
Idéias
João A. De Negri e João C. Ferraz: a influência do BNDES na melhora do desempenho das empresas. (págs. 1 e A10)
------------------------------------------------------------------------------------
Gazeta Mercantil
Torneira do pré-sal é aberta hoje com testes de Jubarte
Em meio às discussões sobre o rumo dado ao petróleo brasileiro descoberto na camada pré-sal, a Petrobras abre hoje, oficialmente, a torneira da nova fronteira petrolífera. A bordo da plataforma P-34, o presidente Lula e o principal executivo da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, anunciam nesta manhã a extração, ainda em fase de teste, dos primeiros volumes de óleo do pré-sal, retirados do campo de Jubarte, na bacia de Campos, no Espírito Santo. Embora o evento marque, segundo o diretor da estatal Guilherme Estrella uma nova era na história da indústria do petróleo no Brasil e no exterior, a atividade exploratória na região ainda é permeada por incertezas. Ontem, Estrella afirmou que a Petrobras ainda não tem informações precisas de que os blocos do pré-sal, que se estendem do Espírito Santo a Santa Catarina, estejam interligados. “Para saber se tem unitização temos de perfurar mais, e temos dois anos e meio para fazer isso”, afirmou. Segundo ele, a Petrobras precisa primeiro começar os testes em Tupi, na bacia de Santos, para que se verifique se a faixa de petróleo realmente tem continuidade. O diretor não teme enfraquecimento da Petrobras se o governo criar uma nova estatal para gerenciar o pré-sal .“É do maior interesse do governo ter a Petrobras forte”, disse. As descobertas, porém, não contribuem para o desempenho das ações da empresa. Em novembro de 2007, quando foi anunciado Tupi, a ação preferencial da petrolífera chegou a R$ 39,85. Dez meses depois, valem R$ 34,21 — retração de 14,15% no período. (págs. 1, C4 e B1)
Lula afasta Lacerda da Abin
Pressionado pelo STF e pelo Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afastou ontem à noite o diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, e toda a diretoria do órgão. (págs. 1 e A7)
Cobrança de impostosGoverno federal aperta o cerco a pequenas empresas com dívidas tributárias. (págs. 1 e A8)
Analistas projetam IPCA de 6,32% para 2008
Os analistas consultados pelo Banco Central (BC) projetam novo corte na inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O mercado estima que o indicador fechará 2008 em 6,32%, de acordo com o relatório do BC. Na semana passada, a previsão era de 6,34%. Para o ano de 2009, as previsões se mantêm em 5%, sem alteração há sete semanas. Os indicadores inflacionários, como o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), confirmam esta tendência de desaceleração. O IPC-S, apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), fechou agosto com alta de 0,14% e ficou 0,10 ponto percentual abaixo do índice da semana anterior. (págs. 1 e A6)
Tecnologia brasileira de ponta
Com mais de 2% de investimentos do PIB em tecnologia da informação, o Brasil é o líder dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) no setor. É o que mostra uma pesquisa da consultoria IDC. (págs. 1 e INVESTNEWS.COM.BR)
------------------------------------------------------------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
.