A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
terça-feira, setembro 02, 2008
LULA & PRÉ-SAL [In:] O PeTróleo É NOSSO ...
.

A viabilidade comercial da nova fronteira petrolífera do Brasil é algo que só será definitivamente demonstrado num intervalo superior a uma década.
Antes que venha o petróleo, porém, Lula move-se para extrair do “bilhete premiado” do pré-sal o único dividendo que está ao alcance das mãos: o lucro político.
Decidido a descer ao verbete da enciclopédia como um neo-Getúlio, o presidente participa nesta terça (2) de uma pajelança organizada pela Petrobras.
Será no litoral Sul do Espírito Santo, a bordo de um navio-plataforma batizado de JK, as iniciais do presidente Jucelino Kubistchek, quase um sinônimo de desenvolvimento.
Sob os olhares de Lula e de uma comitiva de ministros, vai-se extrair a primeira porção de óleo das profundezas do pré-sal.
Será, na prática, o ato inaugural de um procedimento que a própria Petrobras chama de TLD (Teste de Longa Duração). A duração prevista é de seis meses a um ano.
O litoral capixaba não foi escolhido a esmo. A plataforma de Jubarte, de onde sairá o óleo que Lula tenta revestir com o verniz da história, já produz petróleo. Desde 2006.
De resto, de toda a faixa do pré-sal –que se estende por 800 km, de Santa Catarina ao Espírito Santo—é ali que a exploração apresenta características menos inóspitas.
O grosso do petróleo e do gás do pré-sal encontra-se a 7.000 metros de profundidade e a 300 km do litoral.
Há um outro facilitador: a camada de sal a ser vencida pelas sondas, quilométrica em outros poços, é bem mais fina em Jubarte: coisa de 100 metros.
Foi graças a essas vantagens comparativas que a Petrobras pôde prover a Lula a solenidade desta terça. Uma prévia do que vai ocorrer em março de 2009.
Dentro de sete meses, em festa ainda mais grandiloquente, Lula testemunhará o início da exploração do campo de Tupi. É a jóia do pré-sal.
Concentra algo como 50 bilhões dos cerca de 80 bilhões de barris de óleo que se estima estejam armazenados no fundo do oceano.
Também ali o pontapé inaugural virá na forma de um “Teste de Longa Duração”. Será, aí sim, um teste crucial. O início de uma jornada apimentada por dois ingredientes:
1. Os riscos e incertezas próprias da atividade petrolífera;
2. A necessidade de prover dose cavalar de investimentos. Algo entre U$ 500 bilhões e US$ 600 bilhões só para os seis campos já licitados pela Petrobras.
Alheio aos desafios econômicos, Lula planeja utilizar o tradicional pronunciamente do dia 7 de Setembro, transmitido em cadeia de rádio e TV, para propagandear o pré-sal.
Esgrime uma tese lúcida: o uso dos lucros do petróleo em investimentos sociais. Que só irá viabilizar-se, contudo, se a promessa petrolífera vier a se coverter em realidade.
Também na cerimônia desta terça, Lula, como sói, subirá no caixote. Programou-se para depois do ritual marítimo, uma cerimônia em terra firme.
Será num espaço alugado à firma Cerimonial Le Buffet, no bairro Jardim Camburi, em Vitória.
Escrito por Josias de Souza . Folha Online, 0209. Foto Folha Arquivo.
... POR QUE SE TER MEDO DE GRAMPOS?
O afastamento --que atinge o diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda-- será por tempo indeterminado. Ou seja, vai até a conclusão das investigações da Polícia Federal.
A PF determinou ontem a abertura de inquérito para apurar as escutas, entre cujos alvos esteve o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes. A investigação será feita pela Superintendência da PF no Distrito Federal.
Lula anunciou afastamento temporário de Paulo Lacerda até investigação do grampo
O presidente do STF (Supremo Tribunal), Gilmar Mendes, já foi comunicado da decisão. O Palácio do Planalto ainda não confirma o afastamento. Mendes teria sido grampeado por agentes da Abin, segundo reportagem da revista "Veja".
A reação oficial de demitir a direção da agência de inteligência surgiu após um dia de reuniões no Palácio do Planalto e de cobranças públicas para que o presidente Lula adotasse medidas rigorosas, capazes de evitar uma "crise institucional".
A divulgação pela revista "Veja" de que autoridades do governo, do STF e do Legislativo estariam sofrendo monitoramento clandestino alterou a agenda do presidente Lula. A segunda-feira foi atípica no Palácio do Planalto.
Logo no início da manhã, Lula recebeu o presidente do STF, o vice-presidente do tribunal, Cezar Peluso, e o ministro Carlos Ayres Britto, que preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mendes cancelou viagem que faria à Coréia do Sul para cuidar pessoalmente do caso.
À cúpula do Supremo, o presidente Lula manifestou "indignação e preocupação" com as escutas clandestinas, segundo informou o porta-voz Marcelo Baumbach.
À tarde, Lula recebeu o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN) e os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Tião Viana (PT-AC). De acordo com a revista "Veja", os três seriam alvo de escuta.
Segundo Garibaldi, o presidente teria admitido o risco de "descontrole" no uso de grampos telefônicos.
O assunto foi novamente discutido na reunião de coordenação política, quando o presidente selou o destino de Paulo Lacerda.
Monitorados
Em reportagem na edição desta semana, a revista "Veja" publicou trecho de uma conversa telefônica do presidente do Supremo, Gilmar Mendes, com o senador Demóstenes Torres, que teria sido gravada em 15 de julho.
De acordo com a reportagem, a transcrição do diálogo foi repassada por um agente da Abin, impedida legalmente de realizar interceptações telefônicas.
O suposto grampo ilegal aconteceu uma semana depois que a Polícia Federal deflagrou a Operação Satiagraha, na qual foi preso o dono do Opportunity Daniel Dantas, suposto chefe de um esquema de corrupção. O banqueiro deixou a prisão depois que o presidente do Supremo concedeu habeas corpus.
A reportagem de "Veja" sustenta ainda que os telefones dos ministros José Múcio (Relações Institucionais) e Dilma Rousseff (Casa Civil), o ministro do STF Marco Aurélio Mello, e o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, também foram grampeados.
LÍSIA GUSMÃO
colaboração para a Folha Online, em Brasília
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília . 0209.
"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"
.
Grampo no STF faz Lula afastar cúpula da Abin
Motorista que beber pode ficar sem seguro
Serra quer construir nova Rio-São Paulo
Proposta para favelas é o que não falta
Alckmin diz que, em 2010, unirá o PSDB
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Cúpula da Abin é afastada após grampo
Orçamento da União não prevê verba para o metrô
Jânio de Freitas: Este mundo é sem olhos e com ouvidos demais
Governo estuda criar agência para o setor nuclearO governo cogita criar agência fiscalizadora para o programa nuclear brasileiro separada da Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear), informa Marcelo Leite. A proposta responde a uma demanda internacional – o país é acusado de não dar independência a seu órgão fiscalizador, envolvido também na execução do programa. (págs. 1 e B1)
Com US$ 17,5 bi, importação do país em agosto atinge recorde
STJ nega seguro de vida a viúva de motorista bêbado
EditoriaisLeia "Grampo no poder", que exige ação contra gravações ilegais e "Estratégia de defesa", sobre o plano militar. (págs. 1 e A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Sob pressão do STF e Senado, Lula afasta cúpula da Abin
Conflito entre agência e PF...
Notas e Informações - A Abin desgovernada
Preço da cesta básica cai em 15 capitais
Justiça decide que motorista bêbado perde seguro de vida
Presa gangue que fraudava compras de remédios em SP
Artigo - Avanço do crédito
------------------------------------------------------------------------------------
Jornal do Brasil
Grampo derruba a cúpula da Abin
Lula abre pré-sal com megaevento
Nepotismo na Casa da Moeda
OAB intima Marlan Jr.
Serviços em parques do Rio são licitados
Candidatos têm promessas iguais
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Lula afasta chefia dos espiões
Com reajuste na mão, servidores criticam governoMesmo depois de conseguirem aumento de salário que chega a 190%, servidores públicos federais reclamam da medida provisória encaminhada ao Congresso. (págs. 1 e 16)
Retire a senha e espere muito
------------------------------------------------------------------------------------
Valor Econômico
Gafisa compra Tenda e tira construtora da crise
Grampo no STF favorece defesa de Dantas
União negocia aval para empréstimos externos à Bahia e Alagoas. (págs. 1 e A2)
Importação recorde
Contração mundial já reduz exportações
Idéias
Idéias
------------------------------------------------------------------------------------
Gazeta Mercantil
Torneira do pré-sal é aberta hoje com testes de Jubarte
Lula afasta Lacerda da Abin
Cobrança de impostosGoverno federal aperta o cerco a pequenas empresas com dívidas tributárias. (págs. 1 e A8)
Analistas projetam IPCA de 6,32% para 2008
Tecnologia brasileira de ponta
------------------------------------------------------------------------------------
.