PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, março 15, 2007

HAPPY-HOUR2 [in:] "LOCKER-ROOM" ... OPS!





[Chargistas: Sponholz; Thomate; Fausto; Guinho].

HAPPY-HOUR: REFORMA MINISTERIAL







[Chargistas: Tiago, Ique, MBorges, Duke, Cláudio].

REFORMA MINISTERIAL: "´CENAS´ DOS PRÓXIMOS EPISÓDIOS..."


Lula diz que encerra reforma ministerial na próxima semana: Presidente busca empresário para substituir Furlan no Ministério do Desenvol-vimento;
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou aos partidos aliados nesta quinta-feira, 15, durante a reunião do Conselho Político que a reforma ministerial será concluída na semana que vem. A informação foi confirmada pelo líder do governo na Câmara, deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE). Nesta sexta-feira, 16, devem tomar posse os ministros José Gomes Temporão, da Saúde, Tarso Genro, da Justiça, e Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional. A posse do novo titular da Agricultura, Odílio Balbinotti, foi adiada para a próxima quinta-feira, 22. De acordo com o presidente do PMBD, deputado Michel Temer, no entanto, Lula confirmou Balbinotti como ministro da Agricultura. Havia dúvidas acerca da nomeação, pois o indicado é réu em processo que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica. Ao sair da reunião desta quinta-feira, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), disse que "tudo indica" que a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) deve assumir o Ministério do Turismo. De acordo com Berzoini, Lula continua buscando um empresário para ocupar o cargo de Luiz Fernando Furlan no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O presidente do PT não descartou a possibilidade de o presidente nomear o atual ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, para o posto. Porém, pouco antes, o líder do PDT na Câmara, deputado Miro Teixeira (RJ), que também participou da reunião, disse que Tarso, atual ministro das Relações Institucionais, havia confirmado Mares Guia como seu sucessor na pasta e o presidente do PDT, Carlos Lupi, como ministro da Previdência. Apesar das informações desencontradas, Mares Guia disse nesta quinta-feira que Lula é a única pessoa que pode decidir seu destino no segundo mandato. "A minha vontade é servir onde ajude mais o governo", afirmou o ministro. De acordo com Berzoini, a reunião entre Lula e os representantes dos partidos aliados terminou sem uma definição acerca do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ele disse também que Paulo Vanucchi será mantido na Secretaria Especial de Direitos Humanos. (O Estadão; Leonencio Nossa e Tânia Monteiro, foto Reuters).

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: "... O SERTÃO VAI VIRAR MAR" (*)


Protesto contra transposição do São Francisco acaba em tumulto:

Brasília - A manifestação de cerca de 500 pessoas na manhã de hoje (15) contra o projeto de integração do Rio São Francisco foi tumultuada. O grupo deixou o acampamento onde está desde o início da semana e seguiu em passeata até o Congresso Nacional. No caminho, os manifestantes passaram pelo Ministério da Integração Nacional, que está à frente do projeto, entraram no prédio e ocuparam o hall de entrada. Os manifestantes levavam um caixão e rezaram pelo “morto”, que seria o projeto. Durante o protesto, uma porta de vidro acabou quebrada por um dos manifestantes, que foi preso. “Há dano ao patrimônio. Uma reivindicação tão ordeira, quanto a deles não pode terminar assim”, disse o major Moretto, da Polícia Militar de Brasília. Segundo ele, o manifestante foi detido por dano ao patrimônio. O advogado do movimento Isac Tolentino acompanha o caso. O rapaz, Roney Vagner da Silva Fonseca, feriu a mão durante o protesto e foi levado para a Polícia Federal por ter danificado prédio de um órgão federal. Ele é morador de Taguatinga, uma região administrativa do Distrito Federal. O destino final da caminhada foi a Câmara dos Deputados, onde os ribeirinhos participam de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Na terça-feira (13), o Ministério da Integração Nacional publicou no Diário Oficial da União o aviso de licitação para a execução da primeira etapa das obras de transposição do Rio São Francisco, com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional. (Yara Aquino e Luciana Vasconcelos Repórteres da Agência Brasil, foto na matéria).
________________
(*) Sobradinho (Sá e Guarabira). [O homem chega e já desfaz a natureza/ Tira a gente põe represa, diz que tudo vai mudar/ O São Francisco lá prá cima da Bahia/ Diz que dia menos dia vai subir bem devagar/ E passo a passo vai cumprindo a profecia/ Do beato que dizia que o sertão ia alagar/ O sertão vai virar mar (...)].

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"


Turbulências nos mercados internacinais são temporárias, diz BC. [Brasília. As turbulências que atingiram os mercados internacionais há duas semanas são temporárias e há baixa probabilidade de deterioração dos cenários externos. A avaliação faz parte da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada nesta terça-feira], Folha Online, Ana Paula Ribeiro.
Maior feira de tecnologia do mundo, Cebit começa hoje na Alemanha (Hannover). [A Cebit, maior feira tecnológica do mundo, começa nesta quinta-feira trazendo como destaque as novidades em sistemas de recepção de televisão no telefone celular e pela internet, mas sem a presença de algumas das grandes empresas do setor]; Folha Online, Efe.
Futebol é usado para tráfico humano na Europa, diz estudo. [O futebol está sendo usado como mecanismo para o "tráfico de seres humanos" na União Européia e tem como vítimas jovens pobres da América do Sul e da África, atraídos por promessas de contratos milionários, segundo um estudo feito pelo Parlamento Europeu e que será apresentado ao plenário em Bruxelas no final de março]. Folha Online, Márcia Bizzotto, da BBC, em Bruxelas.
Lula defende sistema de avaliação nacional do ensino antes da 4ª série. [Brasília - Ao apresentar as linhas gerais do Plano de Desenvolvimento da Educação para educadores do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu hoje (15) que o acesso à educação cresceu no Brasil, porém o ensino continua com baixa qualidade.“Nós estamos entre os piores do mundo”, afirmou o presidente, em cerimônia no Palácio do Planalto. “O Estado Brasileiro nas últimas décadas não deu resposta para isso.”Lula defendeu que o Prova Brasil seja aplicado antes da 4ª série como forma de mapear as condições do ensino fundamental]. Carolina Pimentel Repórter da Agência Brasil .
Fernando Collor (PTB-AL), 17 anos depois, diz que errou ao confiscar poupança. [Brasília. Houve “excesso de voluntarismo”, alega senador, que hoje apóia Lula. (...) reconheceu que, em sua passagem na Presidência, errou em pelos três momentos: ao confiscar o dinheiro da poupança dos brasileiros, ao entrar em confronto com o Congresso e ao optar em morar na Casa da Dinda, e não na Granja do Torto]. O Estadão; Expedito Filho.
Biocombustíveis do Brasil são exemplo para EUA, diz Obama [Washington. O presidenciável democrata americano Barack Obama disse à BBC Brasil que ''o Brasil fez um excelente trabalho em estimular a sua indústria de combustíveis alternativos'']. BBC Brasil, Bruno Garcez.
OCDE diz que subsídios agrícolas aumentaram no Brasil (...de 4% em 2004 para 6% em 2005). [Um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta quinta-feira, vê um aumento da "pressão protecionista" nos países emergentes, apesar de destacar que o nível de subsídios agrícolas nas oito nações pesquisadas continua muito inferior ao dos países ricos. BBC Brasil.
Papa diz que celibato é benção e segundo casamento, 'praga'. O papa Bento 16 reafirmou a necessidade do celibato para os sacerdotes e a proibição a divorciados que se casaram de novo de receber a comunhão no Sacramentum Caritatis, documento divulgado pelo Vaticano, nesta terça-feira, que rege a celebração de missas. BBC Brasil.
Premiê palestino anuncia equipe do governo de coalizão. O primeiro-ministro palestino, Ismail Haniya, anunciou seu novo gabinete nesta quinta-feira após meses de complicadas negociações entre seu grupo, o Hamas, e o partido Fatah, do presidente Mahmoud Abbas. BBC Brasil.
MST invade Ministério da Integração Nacional em Brasília. [Manifestantes protestam contra projeto de transposição do rio São Francisco]. O Estadão.
_______
foto: FotoSearch, royalty free.

14 DE MARÇO: "DIA DO CONSUMIDOR"


Maria Inês Dolci participa de bate-papo hoje sobre o Dia do Consumidor:

A advogada Maria Inês Dolci, 50, coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), participa nesta quinta-feira, às 17h, de bate-papo da Folha sobre o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março. No chat, a advogada fará um balanço das conquistas do consumidor brasileiro desde a implantação do Código de Defesa do Consumidor em 1990. Maria Inês atua há cerca de 20 anos na área de direito do consumidor. É autora e co-autora de várias publicações e participou ativamente dos debates em torno do Código do Consumidor. Formada pela USP, ela é especializada em direito empresarial pela Universidade de Miami (EUA). Já trabalhou no Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e na Fundação Procon de São Paulo. (Folha Online, foto FotoSearch royalty free).
_______________
N.B.: Na Economia (Ciências Econômicas) discute-se teoricamente o "comportamento do consumidor" através da "Teoria do Consumidor". Nas abordagens da evolução da Ciência Econômica, através da "História do Pensamento Econômico", apresenta-se o consumidor investido de "soberania" no ato de consumo ("soberania do consumidor).

GASOLINA: ESTABILIDADE NOS PREÇOS EM 2007


Preço da gasolina ficará inalterado em 2007, diz Copom:

Brasília. O Copom (Comitê de Política Monetária) prevê que o preço da gasolina não sofra reajuste neste ano. O mesmo deve ocorrer com o gás de cozinha. O "exercício" de previsão de reajustes de tarifas é um dos mais importantes nos cálculos da chamada expectativa de inflação do Copom. Apesar do recuo na cotação do petróleo no mercado internacional a partir do segundo semestre, a Petrobras descartou, no mês passado, reduzir o preço da gasolina caso o barril continue entre US$ 59 e US$ 60. (Folha Online; Ana Paula Ribeiro, foto FotoSearch royalty free).

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA: "PARANAENSE NO PLANALTO"



Planalto adia posse de novo ministro da Agricultura:


Brasília. O Palácio do Planalto adiou para quinta-feira a posse do novo ministro da Agricultura, o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR). O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), disse ontem que Balbinotti tomaria posse amanhã, junto com os novos ministros do partido: José Gomes Temporão (Saúde) e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). Segundo o Palácio, a posse de Balbinotti foi adiada porque o atual ministro Luís Carlos Guedes Pinto está viajando. Por conta disso, a transmissão de cargo não poderia ser feita antes da próxima quinta-feira. Nos bastidores, entretanto, há rumores de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha ficado descontente com as denúncias que existem contra Balbinotti, réu em dois processos no STF (Supremo Tribunal Federal). O blog do Josias informou que o primeiro processo deu entrada no Supremo em 18 de novembro de 1996. "Refere-se a uma ação penal por crime de responsabilidade. Conforme o protocolo disponível no sítio do STF, sabe-se apenas que Balbinotti foi acusado de deixar de realizar licitação ao tempo em que foi prefeito do município de Barboza Ferraz". "O segundo processo, mais recente, foi protocolado no STF em 18 de maio de 2006. Teve origem na Justiça Federal de Mato Grosso, onde o novo ministro concentra as atividades que o tornaram o maior produtor individual de grãos de soja do país", diz Josias de Souza. Balbinotti não quis dar detalhes ontem da investigação. Ele disse para a reportagem da Folha que iria se explicar hoje para o presidente Lula. "Vamos ter a oportunidade de esclarecer. Só tenho a dizer que sou pessoa inocente, sou limpo", disse ele. Ele também admitiu que tem dívidas com o Banco do Brasil. "Qual o agricultor que não tem? Mas só as tenho porque tenho crédito", afirmou. (Folha Online, Andreza Matais; foto site Camara).
.../
Novo ministro de Lula, Balbinotti já pertenceu à Arena: A partir de 1988, o futuro ministro iniciou uma ciranda por partidos bastante diferentes. De 1988 a 1992, Balbinotti ficou no PFL, passando depois por PDC, PDT, PTB, PSDB e PMDB, onde está desde 2003.
Além da passagem pela Arena, Balbinotti também se destaca pela sua riqueza. Na declaração de bens apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, no ano passado, ele listou nada menos do que 224 bens, incluindo fazendas, aviões e caminhões. (O Estadão).

CANA-DE-AÇÚCAR: CONDIÇÕES DO TRABALHO


'Escravos' sustentam 'boom' do etanol no Brasil, diz 'The Guardian'

A indústria brasileira do etanol está apoiada sobre um exército de 200 mil migrantes pobres que trabalham como cortadores de cana em condições que muitos classificam como similar à escravidão, segundo afirma reportagem publicada nesta sexta-feira pelo diário britânico The Guardian. O texto, que acompanha outra reportagem sobre a visita do presidente George W. Bush à América Latina, que no Brasil tem o etanol como principal ponto da agenda, relata a realidade dos trabalhadores sazonais que buscam trabalho nas zonas de plantação de cana durante a época de colheita. A reportagem, feita na cidade de Palmares Paulista, no interior do Estado de São Paulo, comenta que “no ano passado, o açúcar e o álcool ficaram em segundo lugar na lista dos produtos agrícolas de exportação do Brasil, com uma receita estimada em US$ 8 bilhões”. O jornal afirma que os produtores esperam que a produção cresça 55% nos próximos seis anos, por conta da demanda crescente da Europa e dos Estados Unidos, mas que “com um passeio pela periferia de Palmares Paulista, aparece uma imagem muito mais sombria do que o presidente Lula classificou como ‘revolução energética brasileira’”. “De um lado, densas plantações verdes de cana-de-açúcar que se estendem até onde os olhos podem ver; de outro, casebres tortos de tijolo aparente amontoados, abrigando centenas de trabalhadores empobrecidos que arriscam suas vidas e seus membros para prover cana-de-açúcar para as usinas locais”, diz a reportagem. O texto relata que ativistas dizem “que os cortadores de cana são efetivamente escravos e reclamam que a indústria brasileira do etanol é, de fato, um mundo obscuro de aliciadores e abusos aos direitos humanos”. A reportagem diz que, entre os problemas enfrentados pelos trabalhadores estão “turnos de 12 horas sob o calor escaldante e ganhando apenas cerca de R$ 2 pela tonelada de cana cortada, antes de regressarem aos abrigos superlotados alugados para eles a preços extorsivos por proprietários de terra inescrupulosos, muitas vezes eles mesmos ex-cortadores de cana”. “Diante de um trabalho exaustivo em temperaturas de mais de 30º C, alguns deles morrem”, diz a reportagem, citando um levantamento da Pastoral do Migrante que indica que 17 trabalhadores morreram entre 2004 e 2006 como resultado de excesso de trabalho ou exaustão. “Mas o êxodo anual do nordeste continua, e conforme aumenta o investimento estrangeiro na indústria do etanol, os números devem subir ainda mais”, afirma o Guardian. (BBC Brasil, foto idem).

BOA TARDE!

:. [NÓS] ESTIVEMOS FORA-DO-AR (OFFLINE) DESDE AS 16:00 h DO DIA DE ONTEM (14), POR MOTIVOS TÉCNICOS/OPERACIONAIS.