PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, julho 29, 2011

XÔ! ESTRESSE [In:] O MELHOR DA DEFESA É O ATAQUE

...






Homenagem aos chargistas brasileiros.
---

BRASIL/JUÍZES & PROMOTORES [In:] ''Oh! HAPPY DAY..." *


Férias de 60 dias de juízes causam revolta



Dirigentes sindicais criticam férias prolongadas; projeto prevê redução


Autor(es): agência o globo:Demétrio Weber
O Globo - 29/07/2011

Proposta de Suplicy que abrevia para 30 dias está parada no Congresso


BRASÍLIA. Dirigentes de centrais sindicais criticaram ontem o fato de juízes e promotores terem férias mais longas do que as demais categorias. Para o vice-presidente da Força Sindical, Antonio de Sousa Ramalho, magistrados e membros do Ministério Público deveriam desfrutar de 30 dias - e não 60, como ocorre atualmente. A redução foi defendida esta semana pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, em entrevista ao GLOBO.

- Acaba sendo um privilégio - disse Ramalho. - Se na iniciativa privada são 30, acho que juiz e promotor também deveriam ter 30 dias.

Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique condena o privilégio. Segundo ele, a duração das férias deve ser igual para funcionários públicos e privados.

- Nossa defesa é pela igualdade de direitos - afirmou Henrique, lembrando que a CUT já propôs, sem sucesso, a concessão de 45 dias de férias anuais, divididos em três períodos de 15 dias, para todos os trabalhadores.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) é outro que critica o período mais longo de férias para a magistratura. Ele apresentou projetos de lei que fixam em 30 dias a duração das férias de juízes e promotores. As propostas, porém, estão paradas no Congresso.

- Compreendo a tarefa tão significativa dos juízes e dos promotores, mas há tantas outras profissões que exigem extraordinária dedicação e, nem por isso, têm férias maiores do que é normal para toda a população - disse o petista.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, disse que a entidade ainda não se posicionou sobre o tema. Mas, pessoalmente, afirmou ser favorável à redução.

- Fere a igualdade que deve existir entre os cidadãos. A Justiça brasileira é morosa por problemas estruturais, como falta de servidores e juízes, mas também porque há muita paralisação na atividade judicante em função das férias, do recesso e dos feriados regimentais.

O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, César Mattar Jr., defende a regra atual. Segundo ele, juízes e promotores não têm carga horária semanal, compensação por horas extras e nem por plantões.

- O debate não é tão simples quanto o discurso político do presidente Peluso. Ele não representa a massa de magistrados. Fala por si.

====

(*) Canção do filme ''MUDANÇA DE HÁBITOS''.

---

POF/IBGE [In:] BRASIL OBESO


O PERIGO CHEGA À MESA DO BRASILEIRO



A DIETA BRUTA DA VIDA MODERNA
Correio Braziliense - 29/07/2011

Bombardeada pela publicidade, nova classe média troca o feijão com arroz por produtos industrializados que antes não consumia. Professora da UnB alerta para a necessidade de uma política alimentar no país

Nos últimos anos, quase 40 milhões de brasileiros passaram a integrar a classe média. A ascensão, porém, não foi assim tão benéfica no que diz respeito à alimentação. À medida que a renda cresce, revela pesquisa do IBGE, o consumo de alimentos de alto teor calórico e baixo valor nutritivo entre essas pessoas vai subindo. "Elas são bombardeadas pela publicidade, o que gera um anseio de consumo por produtos dos quais eram privadas", avalia Elizabetta Recine, professora do curso de nutrição na UnB. Entre os principais problemas alimentares no país está a ingestão excessiva de açúcar e gordura saturada e o consumo insuficiente de fibras. Esse padrão alimentar de baixo teor nutricional, encontrado principalmente em estabelecimentos de fast food, pode acarretar consequências danosas, como obesidade e doenças crônicas.

Sociedade


Alegando falta de tempo e facilidades financeiras, brasileiros enchem os pratos de comidas com muita caloria e pouco teor nutritivo, segundo o IBGE. Especialistas alertam que o hábito pode virar um problema de saúde pública

Júnia Gama

Larissa Leite



Os quase 40 milhões de brasileiros que passaram a integrar a classe média, nos últimos anos, não estão se alimentando bem. A renda vem aumentando com o consumo de alimentos com alto teor calórico e baixo valor nutritivo. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que a população está abandonando componentes de uma dieta saudável, como arroz, feijão e verduras, e os substituindo por pizzas, salgados, doces e refrigerantes.

Segundo especialistas, o aumento da renda é seguido pela globalização, que facilita o acesso a refeições rápidas e pouco nutritivas. Para a nutricionista Joana D"Arc Pereira Mura, autora do livro Tratado de alimentação, nutrição & dietoterapia, a multiplicação das redes de fast food alterou a relação das pessoas com a alimentação. O Brasil estaria caminhando, segundo ela, em direção a um cenário visto em países onde a obesidade é um problema generalizado de saúde pública.

O estudo realizado pelo IBGE mostra o consumo excessivo de açúcar (61% da população), sódio (90%) e gorduras saturadas (82%). As fibras, importantes para o bom funcionamento do sistema digestivo, são insuficientemente ingeridas por 68% dos brasileiros. A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, alerta para a gravidade do problema entre os adolescentes. Segundo ela, o padrão alimentar de baixo teor nutricional pode trazer consequências como obesidade e doenças crônicas.

A estudante Luciana Brasil, 18 anos, encaixa-se no perfil que preocupa os agentes do ministério. Ela conta que seus pais têm uma alimentação saudável e que brigam com ela por conta de suas preferências alimentares. "Fast food é mais barato, mais prático, vale mais o prazer da comida gostosa que a saúde", diz a jovem, que costuma ir a lanchonetes com as amigas Renata Teixeira, Talitha Adnet e Fernanda Vargas.

O aumento do consumo de alimentos pouco nutritivos é seguido pelo crescimento do consumo de alimentos saudáveis, o que pode parecer uma contradição. A professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB) Elizabetta Recine explica o motivo. É preciso, segundo ela, atentar para o momento atual, em que o movimento de ascensão social é recente. As camadas de renda menor, que têm protagonizado a formação da nova classe média, tendem a consumir mais produtos industrializados, aos quais não tinham acesso. Elizabetta relata que a velocidade de incorporação desses alimentos na dieta dos brasileiros deve-se em parte ao apelo publicitário. "Essas pessoas são bombardeadas pela publicidade, o que gera um anseio de consumo por produtos de um mercado do qual antes eram privadas", diz.

Nas camadas de renda mais elevadas, onde a ascensão social não resulta de um processo tão recente, a informação sobre a qualidade nutritiva dos alimentos tende a ser maior, o que explica o alto consumo de frutas, verduras e legumes. "Pessoas com mais informação incluem itens saudáveis na dieta", afirma a professora.

===

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?''

SINOPSES - RESUMO DOS JORNAIS


29 de julho de 2011

O Globo


Manchete: Ficha limpa? - Mulher de novo coordenador do Dnit representa empresas

Marcelino e Sonia Rosa são chamados em Brasília de 'casal Dnit'

Promovido a coordenador-geral de Operações Rodoviárias do Dnit, o servidor de carreira Marcelino Augusto Rosa comanda serviços milionários no órgão com empresas representadas por sua mulher, Sônia Lado Duarte Rosa. Ele também responde a processo disciplinar na Controladoria Geral da União (CGU) por suposto favorecimento a empreiteiras. Sônia é procuradora de oito empresas, a maioria responsável por sinalização de rodovias. Graças a aditivos, algumas conseguiram dobrar o valor de seus contratos nos últimos anos. Sônia e Marcelino são chamados de "casal Dnit" em Brasília. Ela nega favorecimento e diz que "é uma coisa comum" parentes de servidores do Dnit atuarem no órgão. Ontem, mais um diretor foi afastado, e a autarquia hoje está sem um diretor sequer. (Págs. 1, 3 e 4)

Filme sérvio é vetado agora em todo o país

Ministério da Justiça recusou-se a dar uma classificação indicativa para o filme sérvio "A Serbian film - Terror sem limites", o que, na prática, impede sua exibição no país. Uma decisão definitiva dependerá de parecer da Consultoria Jurídica da pasta sobre o filme, acusado de incentivar a pedofilia e que já tivera sua exibição suspensa no Rio, por liminar obtida pelo DEM. (Págs. 1 e 11)

Férias de 60 dias de juízes causam revolta

Estudiosos do sistema judiciário, trabalhadores em geral e centrais sindicais reagiram ontem à defesa, por associações de juízes, das férias de 60 dias para a categoria. Todos acham que magistrados são trabalhadores como os demais e não podem ter privilégios. (Págs. 1, 9 e Dos Leitores)


Presidente da Petrobras diz que 'o problema do Rio são os cariocas' (Págs. 1 e 23)


BC admite que inflação só ficará perto de centro da meta em 2013 (Págs.. 1 e 19)


Vendas para China puxam alta de 126% no lucro da Vale no 1º semestre (Págs. 1 e 24)


Peru: oposição vaia Humala em posse

O novo presidente do Peru, Olanta Humala, tomou posse jurando sobre a Constituição de 1979, e não a vigente, elaborada durante a ditadura de Alberto Fujimori, sendo vaiado por opositores. Alan García, que deixou o governo, polemizou ao não entregar a faixa a Humala. (Págs. 1 e 26)

Prato do brasileiro tem feijão, arroz e poucos nutrientes (Págs. 1 e 28)


César Maia e Gabeira devem ser candidatos a vereador do Rio (Págs. 1 e 10)


------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo


Manchete: Dilma teme 'insensatez' e vê ameaça de crise global

Presidente critica 'incapacidade' de EUA e Europa e pede união a vizinhos

Em meio a turbulência econômica no hemisfério Norte, a presidente Dilma Rousseff disse que a "insensatez" e a "incapacidade política" dos EUA e da União Europeia para resolver suas crises são "ameaça global".

"Esse quadro onde a insensatez é a regra só reforça a necessidade de nossa união", afirmou Dilma a nove presidentes sul-americanos, em encontro da Unasul em Lima. Países do grupo farão na próxima semana reunião para discutir ação conjunta contra a crise. (Págs. 1, Poder A4 e Mundo A16)

Aviação doméstica do país é a que mais cresce

O Brasil foi o país que teve maior alta em receita com passageiros na aviação doméstica no primeiro semestre deste ano em relação a 2010. O crescimento (19%) superou o da Índia (17,7%) e o da China (7,8%). A média mundial ficou em 4%.

A oferta de assentos no período também subiu, mas em ritmo menor - 11,7%. (Págs. 1 e Mercado B1)

Brasileiro ingere muita caloria e pouco nutriente

A dieta do brasileiro é rica em calorias e pobre em nutrientes, aponta pesquisa do IBGE. O cardápio tem menos frutas, verduras, leite e fibras que o recomendado e excesso de biscoitos e refrigerantes - combinação que eleva risco de hipertensão o brasileiro precisa diminuir consumo de sódio e açúcar, avalia André Martins, do IBGE. Segundo ele, um dos "vilões" é o refrigerante, um dos cinco mais consumidos. (Págs. 1 e Saúde C12)

Foto legenda: Birra

Alan Garcia dá faixa presidencial a militar e não vai a posse de Ollanta Humala, que depois a recebe do chefe do Congresso peruano. (Págs. 1 e Mundo A12)

Apagão atinge 700 mil na zona oeste paulistana

Um apagão de uma hora afetou 700 mil pessoas em Pinheiros, Perdizes e Vila Madalena, na zona oeste de SP. Passageiros ficaram presos na linha 4 do Metrô.

A Eletropaulo atribuiu o corte de energia a uma falha em uma subestação de outra empresa. (Págs. 1 e Cotidiana C1)

Gilberto Kassab

PSD lamenta e repudia coleta ilegal de apoios. (Págs. 1 e Opinião A3)

Poder

Com alta de 55%, lucro da Vale vai a R$ 10,27 bilhões (Págs. 1 e A1l)


Mônica Bergamo

Convênios terão de bancar mais 50 procedimentos médicos. (Págs. 1 e E2)


Editoriais

Leia "Brasil moreno", sobre a classificação oficial do IBGE para definir a cor da pele, e "Tutela descabida", acerca de censura a um filme sérvio no Brasil. (Págs. 1 e Opinião A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo


Manchete: Desaceleração faz BC acenar com fim da alta dos juros

Ata do Copom diz que as medidas para conter a inflação terão impacto acentuado; mercado duvida

O Banco Central sinalizou que o ciclo de alta dos juros pode ter chegado ao fim diante de um quadro "mais favorável" para a inflação no curto prazo, da desaceleração econômica em curso e das incertezas "crescentes" sobre o ritmo de recuperação global. A ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem, diz que as medidas já tomadas para controle dos preços e do crédito vão ter impacto mais acentuado nos próximos meses. Economistas não entenderam a mensagem desse jeito e apostam que o Copom só vai cumprir sua tarefa de entregar a inflação na meta em 2013. Fontes do governo, entretanto, consideraram exagerada essa avaliação. (Págs. 1 e Economia B1)

Dólar volta a se valorizar

Desde que o governo agiu no câmbio, na quarta, a moeda subiu 2% e fechou a R$ 1,569. (Págs. 1 e Economia B4)

País lidera expansão global do setor aéreo

Com taxa de 19% ao ano, o Brasil tem a maior expansão do setor aéreo no mundo, à frente de China, Índia, EUA e Europa. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), porém, alerta que para evitar paralisia do setor e continuar crescendo, o País deve se organizar e investir pesadamente. (Págs. 1 e Economia B14)

Brasileiros comem muito e mal, mostra IBGE

O brasileiro não abre mão do feijão com arroz e tem carne no prato, mas combina o trivial com uma alimentação de alto índice calórico e baixo teor nutritivo. E ainda abusa do sal e do açúcar. É o que revela a Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, realizada pela primeira vez pelo IBGE. Segundo a pesquisa, apenas um entre dez brasileiros come as 400 gramas diárias de frutas, verduras e legumes recomendadas pelo Ministério da Saúde. (Págs. 1 e Vida A16)

Colunista: Ignácio de Loyola Brandão

Fritando linguiça na banha de porco

Pobres têm o sentido aguçado para comida, com um impacto jamais esquecido. A cozinha de uma época em que nada havia no Brasil. Matava-se frango na hora. Era corriqueiro. O politicamente correto não existia. (Págs. 1 e Caderno 2, D8)

Internação de menor drogado tem aval jurídico

Um parecer da Procuradoria Geral do Município deu aval jurídico para a adoção da internação compulsória de meninos de rua usuários de droga em São Paulo. A decisão depende agora do prefeito Gilberto Kassab. (Págs. 1 e Cidades C1)


Novo presidente do Peru toma posse e copia Lula (Págs. 1 e Internacional A15)


Fifa se exime no uso de verba pública em sorteio (Págs. 1 e Esportes E1)


Honda anuncia recall de 102 mil carros Civic (Págs. 1 e Economia B14)


Nelson Motta

Sindicato dos estudantes

Se o futuro do Brasil está nas mãos dos estudantes e quem os representa é a UNE, então é bom começar a pensar em um plano B. (Págs. 1 e Nacional A10)

Notas & Informações

O novo pacote cambial

As novas medidas podem funcionar em caráter emergencial, mas o governo tem de fazer sua parte. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: O perigo chega à mesa do brasileiro

Bombardeada pela publicidade, nova classe média troca o feijão com arroz por produtos industrializados que antes não consumia. Professora da UnB alerta para a necessidade de uma política alimentar no país

Nos últimos anos, quase 40 milhões de brasileiros passaram a integrar a classe média. A ascensão, porém, não foi assim tão benéfica no que diz respeito à alimentação. À medida que a renda cresce, revela pesquisa do IBGE, o consumo de alimentos de alto teor calórico e baixo valor nutritivo entre essas pessoas vai subindo.“Elas são bombardeadas pela publicidade, o que gera um anseio de consumo por produtos dos quais eram privadas”, avalia Elizabetta Recine, professora do curso de nutrição na UnB. Entre os principais problemas alimentares no país está a ingestão excessiva de açúcar e gordura saturada e o consumo insuficiente de fibras. Esse padrão alimentar de baixo teor nutricional, encontrado principalmente em estabelecimentos de fast food, pode acarretar consequências danosas, como obesidade e doenças crônicas. (Págs. 1 e 6)

BC interrompe alta dos juros. Dólar sobe de novo (Págs. 1, 8, 9 e Visão do Correio, 12)


A cada dia, 32 mulheres são espancadas em Brasília

Foram oito anos de agressões, um dedo e 13 dentes quebrados pelo marido. Mas, no dia em que ele agarrou a filha mais nova e ameaçou jogá-la contra a parede, a mulher de olhos verdes resolveu dar um basta e o denunciou. Dramas como o de Sabrina*, de 27 anos, se repetem com frequência assustadora no DF. Em média, por dia, 32 vítimas de violência procuram a Delegacia da Mulher para denunciar o companheiro. (Págs. 1, 22 e 23)

STJ exige valorização dos concursos

Ministro que determinou a substituição de um funcionário terceirizado propõe mudanças na lei, reduzindo a contratação de temporários. (Págs. 1 e 10)

UnB suspende a segunda chamada

A nova convocação do vestibular foi adiada para 1º de agosto devido ao elevado número de liminares para registro de alunos sem diploma do ensino médio. (Págs. 1 e 24)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico


Manchete: Concessões de elétricas devem ser prorrogadas

Mesmo com todo o desgaste político que poderia advir da decisão, que encontra resistências na área empresarial, o governo está convencido de que o melhor caminho para o setor energético é mudar a legislação e prorrogar as concessões de hidrelétricas, distribuidoras e redes de transmissão que vencem a partir de 2015.

O próprio presidente da estatal Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, deixou de lado a neutralidade e passou a defender no governo a prorrogação das concessões. "Para o benefício do país, a renovação é o melhor caminho", disse Costa ao Valor. (Págs. 1 e A3)


Tesouro dos EUA vai pagar títulos antes

O Tesouro dos EUA dará prioridade ao pagamento de juros aos detentores de títulos governamentais no vencimento, caso o Congresso não chegue a acordo para elevar o teto de endividamento do país, segundo uma fonte do governo. O Tesouro informou que cerca de US$ 90 bilhões em dívidas vencem em 4 de agosto e a conta total de vencimentos no próximo mês chega a US$ 500 bilhões. Autoridades do governo Obama falarão hoje publicamente, após o fechamento dos mercados, sobre as prioridades para pagamento do Tesouro, caso o limite de US$ 14,3 trilhões não seja elevado. (Págs. 1 e A11)

Mercado surpreso e desorientado

O pacote cambial focado no mercado de derivativos surpreendeu e desorientou o sistema financeiro. Por isso, o Ministério da Fazenda decidiu adiar para 5 de outubro o recolhimento do IOF sobre as posições vendidas em derivativos cambiais. A postergação, embora a cobrança tenha entrado em vigor ontem, foi um pleito de instituições financeiras em reunião na quarta-feira com integrantes da equipe econômica. BM&FBovespa e Febraban, que lideram a interlocução, deixaram em Brasília uma lista de dúvidas sobre a abrangência, objetividade e operacionalidade da medida. As fontes do mercado financeiro consultadas pelo Valor afirmam que há muitas dificuldades técnicas e jurídicas para a execução do pacote. (Págs. 1, C1 e C3)

Dilma deu sinal verde a medidas duras

Na terça-feira, quando o dólar bateu em R$ 1,537, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, foram ao Palácio do Planalto, almoçaram com a presidente Dilma Rousseff e saíram de lá autorizados a agir duro no mercado de derivativos cambiais.

A Medida Provisória 539 já estava rascunhada. Pela sua natureza sigilosa, não seria possível consultar agentes do mercado nem câmaras de compensação (BM&F e Cetip) para saber das dificuldades para cobrar o novo tributo. Editou-se a MP com vigência imediata para, após conversa com os representantes do sistema financeiro, se fixar um período de adaptação. O governo tem pressa, pois prevê que o agravamento da crise europeia trará riscos para o Brasil. (Págs. 1 e A2)

Credit Suisse paga mais por 49% da Griffo

O banco Credit Suisse terá de desembolsar duas vezes mais em real ou três vezes mais em dólar, dependendo da moeda usada, para adquirir os 49% da gestora Hedging-Griffo que restam nas mãos de acionistas minoritários, comparado ao que pagou há cinco anos.

O grupo suíço adquiriu 50% mais uma ação da gestora Hedging-Griffo por US$ 294 milhões ou cerca de R$ 635 milhões, e ficou com a opção de comprar o restante em cinco anos. Agora, o Credit Suisse estima que o custo para exercitar sua opção este ano seja de R$ 1,27 bilhão ou US$ 856,2 milhões. O banco explica que os acionistas têm o direito de vender as ações a um preço baseado no desempenho da subsidiária - que tem sido bom. (Págs. 1 e C10)

Foto legenda: Plano ambicioso

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, diz que o novo programa de investimentos da companhia é "o maior plano de negócios do mundo". Ele admitiu que pode voltar à política. (Págs. 1 e D5)

Bases sólidas para Dilma no Senado

O esforço do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para eleger maioria estável no Senado, sua maior fonte de problemas, deu resultado. A média de apoio aos projetos de interesse do governo de sua sucessora, Dilma Rousseff, fechou o semestre em 55,18% dos votantes. A média do segundo mandato de Lula foi de 48,66%. Das 18 votações no plenário do Senado, o governo ainda não perdeu uma sequer. Na Câmara, a presidente manteve o apoio obtido pelo ex-presidente com um índice também superior aos 50%. Dos partidos da base, o PDT, do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, foi o segundo menos fiel ao governo. Na análise das bancadas dos Estados, aqueles governados pela oposição, como São Paulo e Rio Grande do Norte, estiveram entre os que mais votaram contra o governo. (Págs. 1 e A14)

Rússia e Brasil perto de acordo para carnes

O Brasil deverá aceitar a nova oferta da Rússia para a entrada de suas carnes no mercado desse país, em troca do apoio brasileiro para Moscou ingressar na OMC. O acordo pode ajudar a pôr fim ao embargo temporário a carnes de 85 frigoríficos brasileiros.

Pela oferta, a Rússia acaba com a discriminação geográfica nas cotas para carne suína e cria cota de 400 mil toneladas/ano até 2020. Para bovinos, oferece cota de 410 mil toneladas para "outros países", da qual o Brasil pode abocanhar quase tudo. Para o frango, a cota global será de 250 mil toneladas. (Págs. 1 e B12)

Presos na alfândega

Minimizados pelos governos, continuam os problemas comerciais com a Argentina. Há 6,5 mil aparelhos eletroeletrônicos retidos na alfândega argentina. Cristina Kirchner visita hoje o Brasil. (Págs. 1 e A4)


Desaceleração paulista

A atividade da indústria de transformação paulista teve forte desaceleração no primeiro semestre do ano, ao crescer apenas 3,4% sobre mesmo período de 2010. A variação é praticamente um terço da registrada no ano passado. (Págs. 1 e A4)

Investimentos no Ceará

Até o fim de 2014, os investimentos no Ceará devem ultrapassar R$ 30 bilhões, incluindo US$ 11 bilhões para a instalação da refinaria premium II, da Petrobras. (Págs. 1 e Relatório Especial Ceará)

Emergentes ajudam Casino

Os países emergentes já representam 44% das vendas do grupo francês Casino, sócia do Pão de Açúcar. Foram justamente esses mercados que permitiram a forte progressão de 18,8% do faturamento da varejista francesa. (Págs. 1 e B4)

Interesse pela América Latina

A economia europeia em crise e o mercado de emergentes em expansão fizeram a Veolia, de tratamento de água, se voltar à América Latina, que responde por apenas 8,1% das receitas globais. (Págs. 1 e B8)

Empresas menores exportam

Apesar do câmbio, pequenas e médias empresas buscam elevar suas exportações, principalmente para países ricos. Um dos caminhos é exportar com ajuda de companhias de serviços de logística, como a DHL, diz Juliana Vasconcelos. (Págs. 1 e Relatório Pequenas e Médias Empresas)


Credores do Banco Santos

O comitê de credores do Banco Santos pediu a Justiça que marque uma assembleia geral para as 1.944 empresas e pessoas que aguardam a quitação de seus créditos pela massa falida da instituição. (Págs. 1 e C10)

Ideias

Luiz Carlos Bresser-Pereira

Governo deveria enviar projeto de lei ao Congresso proibindo que o Estado assine contratos com cláusula de indexação. (Págs. 1 e Al3)

Ideias

Yu Yongdint

Problemas econômicos da China são mais estruturais que cíclicos e, sem mudanças, os próximos cinco anos serão difíceis. (Págs. 1 e A13)

------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------