PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, janeiro 16, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] ALIE-NAÇÃO TOTAL

>



>
[Homenagem aos chargistas brasileiros].
>

BRASIL & BRASILEIROS: ATOS & FATOS

>

8 DE CADA 10 BRASILEIROS NÃO OUVIRAM FALAR DO AI-5


O Brasil tem fama de país sem memória. Deve ser verdade.

O brasileiro lida com o seu passado como um garçom de lanchonete.

O sujeito é capaz de guardar um lote de pedidos sem anotá-los.

Memória prodigiosa? Não. O bom garçom é um mestre na arte de esquecer.

Só retém o essencial. Apaga de suas sinapses o que já não lhe é útil.

O famigerado AI-5 está fazendo aniversário. Quarenta anos.

Tinha tudo para passar à história como um passado que não passa.

No entanto, o país o trata como se ele não tivesse existido.

82% dos patrícios ignoram completamente o Ato Institucional nº 5.

Esquece-se que lembrar é, por vezes, tão essencial à vida quanto esquecer.

Não é à toa que Joaquim Nabuco criou a Nossa Senhora do Esquecimento.

"Notre Dame de l'Oubli", eis como ele a chamava, assim, em francês.

A santa do esquecimento protege os deserdados da história.

Permite que protagonistas de um passado sujo desfilem pelo presente com prontuários limpos.

Muitos deles estão aí mesmo, ao lado de Lula, posando de heróis da resistência.

Se você não quer bancar o garçom de lanchonete, convém inteirar-se.

Pressionando aqui, chega-se ao áudio da reunião que mergulhou o Brasil nas trevas.

-------------

Escrito por Josias de Souza, Folha Online.
--------------------

SENADO & SENADORES [In:] ASSENTOS DELICADOS

>

Senado pretende gastar R$ 2 mi em cadeiras e sofás


da Folha de S.Paulo, em Brasília


A crise econômica internacional não inibiu, até agora, os gastos do Senado Federal. Ontem, o "Diário Oficial" da União anunciou abertura de licitação para escolher a empresa que renovará o estoque de cadeiras e sofás da Casa, a um custo estimado de R$ 2.490.961,42, de acordo com o edital.

Por meio da assessoria de imprensa, a direção do Senado informou que há muitos anos a Casa não adquiria cadeiras novas e que a compra se destinará à reposição de "material desgastado".

O edital prevê a compra de centenas de unidades de diferentes modelos, entre eles 85 cadeiras com assento "anatômico e estruturado em concha", revestimento de couro preto, com base giratória de "movimentos silenciosos".

O Senado também quer adquirir outras 268 unidades com apoio de braço de aço e revestimento de tecido de fibra natural. Do mesmo material devem ser os sofás, que variam de um a três lugares, na cor azul.

----------------------

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u490281.shtml

-----------------

DIPLOMACIA: ESTADO DE DIREITO OU ''STATU" DE ESQUERDA ?

>
Lula diz que Itália terá que respeitar refúgio a Battisti

RODRIGO VARGAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LADÁRIO (MS)
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

A decisão de conceder o status de refugiado ao terrorista italiano Cesare Battisti, 54, foi defendida ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma "questão de soberania nacional". Lula disse que o ministro Tarso Genro (Justiça) "cumpriu com sua obrigação".

Ao decidir pelo refúgio, Tarso desconsiderou a posição do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), no qual prevalecera, por 3 votos a 2, a tese da extradição. Os três votos foram do Itamaraty, do Ministério da Justiça e da Polícia Federal. Ou seja: Tarso decidiu conceder o asilo contra a diplomacia e contra seu próprio ministério.

Em seu parecer de 12 páginas, ele justificou que Battisti foi condenado à revelia por ações políticas numa época conturbada na Europa e já há muitos anos tem família e vive pacatamente como escritor.

Segundo Lula, as autoridades italianas têm o direito de não concordar com a posição adotada, mas devem "respeitá-la".
"Nós tomamos uma decisão de entender que esta pessoa italiana [Battisti] não precisaria voltar à Itália e poderia ter status de exilado", disse Lula. Segundo ele, o Brasil é um "país generoso" e tem na sua história "muitos exemplos de pessoas que aqui chegaram exilados e aqui viveram a sua vida".
"Esse cidadão é acusado de um crime cometido em 1978, portanto já faz 32 anos. O acusador fez um processo de delação premiada, depois tirou novos documentos e hoje nem existe para provar estas acusações." Ao chegar ao Brasil, disse Lula, Battisti "trabalhou e hoje é escritor": "O ministro da Justiça entendeu que este cidadão deveria ficar no Brasil e tomou a decisão, que é do Estado brasileiro. Portanto, alguma autoridade italiana pode não gostar, mas tem de respeitar".
Lula disse que a França também concedeu asilo a outro acusado de envolvimento com "as mesmas coisas". E afirmou não acreditar que o caso afete as relações com a Itália. "Os dois países têm uma relação histórica tão forte que não é um problema de um exilado que vai trazer alguma animosidade. O Brasil entendeu que a decisão era correta e eu acho que os italianos precisam respeitar."

Amorim
Ao conversar com seus assessores, na volta do Oriente Médio, ontem às 4h30, o chanceler Celso Amorim classificou o processo para conceder refúgio a Battisti de "absurdo", porque desconsidera todas as demais instâncias e é tomado por uma só pessoa, Tarso Genro, que convenceu o presidente.
À tarde, em entrevista, Amorim disse que "os procedimentos foram cumpridos [por Tarso]", mas deixou claro seu desconforto ao admitir que o Itamaraty tinha votado contra o asilo, não teve nenhuma participação na decisão de Tarso e que discordava do processo, que chamou de "parajudicial".

O desconforto ficou claro nos gestos. A assessoria de Amorim avisou que a entrevista seria apenas sobre Oriente Médio e que ele não responderia perguntas "sobre outros assuntos". Quando a Folha lhe perguntou sobre Battisti, ele primeiro não quis responder, depois falou rapidamente e se levantou, ameaçando sair da sala.
A diplomacia brasileira avalia porém que o atrito entre o Brasil e a Itália terá vida curta.

A explicação é que o ex-premiê italiano Romano Prodi fazia pressão muito maior pela extradição de Battisti que o atual, Silvio Berlusconi. Ele reclamou porque tinha de dar eco à pressão da opinião pública italiana, mas não fará um cavalo-de-batalha por Battisti, como ouviu a Folha no Itamaraty.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas quando liderava o PAC (Proletários Armados pelo Comunismo). Para o governo italiano, é um "criminoso comum" e deveria ser extraditado. Para o brasileiro, é "criminoso político", com direito a asilo.


Colaborou SOFIA FERNANDES, da Sucursal de Brasília
-----------------------
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1601200902.htm
-----------------

'QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?'

16 de janeiro de 2009

O Globo

Manchete: Israel faz 110 ataques e atinge ONU, jornalistas e um hospital
Em seu maior ataque à Faixa de Gaza, com 110 bombardeios, forças israelenses atingiram ontem a sede das Nações Unidas, um hospital e dois prédios usados pela imprensa. Toneladas de ajuda humanitária foram destruídas pelo fogo no complexo da ONU, deixando revoltado o secretário-geral Ban Ki-moon, que estava em Israel. O porta-voz da agência da ONU em Gaza, Chris Gunness, afirmou à repórter Renata Malkes que todos os sinais indicam que o complexo foi atingido por bombas de fósforo. O premier Ehud Olmert afirmou que Hamas disparou de dentro do prédio, o que foi negado pela ONU. "Este é um incidente infeliz, e peço desculpas", disse. Em outro ataque, Israel matou o ministro do Interior do Hamas, Said Slam. Fontes diplomáticas disseram que Israel analisa os termos para um cessar-fogo aceitos pelo Hamas, que lançou 20 foguetes contra o Sul. (págs. 1, 25 e 26)

Refúgio a italiano opõe Lula e Amorim

O presidente Lula e o chanceler Celso Amorim divergem sobre a concessão de refúgio ao ex-terrorista italiano Cesare Battisti. Lula elogiou a medida, mas Amorim queria a extradição, como o Itamaraty. (págs. 1, 3 e editorial "Folha corrida")

Emprego: negociação é suspensa por 10 dias

Após reunião com outras quatro centrais, a Força Sindical decidiu suspender por dez dias as negociações com empresários para redução de jornada e salário como forma de conter demissões. A idéia agora é pressionar governos federal e estadual para redução de tributos. Na próxima segunda-feira, o presidente Lula se reunirá com dirigentes de todas as centrais. (págs. 1, 19, 20 e Negócios & Cia)

Libertado pelo STF, Valério deixa prisão (págs. 1 e 8)

Vestibular de medicina da Unig é anulado
A pedido do MEC, a Justiça Federal anulou o último vestibular para o curso de medicina da Universidade Iguaçu (Unig), em Itaperuna, que selecionou candidatos para ingresso em 2009. A Unig foi reprovada em avaliações do MEC. (págs. 1 e 5)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Presidente sai em defesa de asilo a terrorista italiano
A decisão de conceder asilo político ao terrorista italiano Cesare Battisti foi defendida como “questão de soberania nacional” pelo presidente Lula. Para ele, a Itália deve “respeitá-la”. No Brasil, Battisti responde a uma ação penal. (págs. A4 e A6)

Lula admite demissão mais alta desde 1999

O presidente Lula admitiu que o número de demissões em dezembro pode chegar a 800 mil. A assessoria do Planalto corrigiu para 600 mil – ainda assim, seria o maior desde 1999. O mês historicamente tem “de 300 mil a 400 mil”, segundo Lula. O presidente disse que se reunirá na segunda-feira com as centrais sindicais. A Força Sindical, que discutia com a Fiesp medidas para evitar corte de vagas na indústria, anunciou a suspensão por dez dias da negociação com a entidade. (págs. 1 e Dinheiro)

Editoriais

Leia "Agitações de oratória", sobre ações antidesemprego; e "Nova aposta chavista", acerca de referendo na Venezuela. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Decisão desastrada
Ao dar refúgio a um italiano condenado por assassinato em sua atividade terrorista, Tarso Genro provocou, desnecessariamente, uma crise diplomática entre o Brasil e a Itália. (págs. 1 e A3)

Protógenes espionou advogado de Dantas

Peritos da Polícia Federal encontraram em dois pen drives do delegado Protógenes Queiroz fotos e vídeos do advogado Nélio Machado, que defende o banqueiro Daniel Dantas. Os arquivos indicam que o delegado manteve Machado sob severo monitoramento. A PF avalia que o procedimento viola a Constituição, o Estatuto da OAB e a jurisprudência dos tribunais superiores. Pelas normas, é proibido vigiar advogados de réus e suspeitos. Protógenes não foi localizado para comentar a descoberta .(págs. 1 e A4)

Centrais ameaçam paralisar empresas

Cinco centrais de trabalhadores, entre elas a Força Sindical, decidiram reagir às demissões na indústria com uma onda de paralisações em empresas. Só serão retomadas daqui a dez dias as negociações com a Fiesp, que defende o corte de salários. A CUT não participa das discussões e pretende definir uma lista de propostas para reduzir os efeitos da crise econômica. ( págs. 1 e B1)

Anac adota regra rígida para voos de jatinhos

Autoridades aeronáuticas passarão a negar a liberação de voo para aeronaves e pilotos cujos certificados ou habilitações tiverem pendências na Anac, informa Bruno Tavares. O alvo da operação, batizada de Decolagem Certa, são táxis aéreos e jatos executivos. Aviões desse tipo compõem 90% das 12 mil aeronaves do País e responderam por 98% dos 102 acidentes de 2008 .(págs. 1 e C1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Montadoras do Rio dão férias coletivas
Com o setor automobilístico retraído pela crise, as montadoras instaladas no Rio têm optado pelas férias coletivas para não demitirem. É o caso da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, e a Peugeot-Citröen, em Porto Real. Em São Paulo, as centrais sindicais suspenderem as negociações com empresários. Querem a presença da CUT, que não aceita reduzir os salários. (pág. 1 e Tema do dia, págs. A2 a A4)

Italianos ampliam críticas ao Brasil

A decisão de conceder asilo político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti abriu uma crise diplomática. Para o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, a medida põe “em risco a amizade” entre os países. O presidente Lula exigiu respeito à decisão. (págs. 1 e A10)

José Sarney

É um janeiro sem sol, com céu de sangue em Gaza. (págs. 1 e A8)

Marcos Cintra

A torcida contra o projeto de reforma tributária. (págs. 1 e A8)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Como é caro manter os filhos na escola
Principais colégios particulares de Brasília reajustaram em até 14% as mensalidades. Pais que discordarem dos preços cobrados pelas instituições podem recorrer ao Ministério Público. Procon divulga hoje pesquisa com 127 produtos vendidos em estabelecimentos comerciais do DF. Na escolha entre os artigos mais caros e baratos, é possível economizar até R$ 301,58. (págs. 1, 14 e 15)

Lula quer pacote contra demissões

Diante da onda de dispensas e da agitação do mercado, presidente manda Ministério do Trabalho preparar levantamento com os nomes das 100 empresas que mais mandaram gente embora desde outubro. Mas, diferentemente das ameaças do ministro Carlos Lupi, a ideia é implantar medidas para ajudá-las a recuperar o terreno perdido com a crise internacional. (págs. 1 e 9 a 12)

No Senado... R$ 2,5 milhões para trocar as cadeiras

Licitação de compra de móveis para Suas Excelências exige assento estruturado em concha com regulagem pneumática ou a gás e revestimento de couro legítimo. Cada uma custará pelo menos R$ 1,1 mil. (págs. 1 e 4)

Doações do Brasil sob fogo

Na maior ofensiva do conflito, tropas de Israel destroem prédio da ONU, inclusive as seis toneladas de remédios doados pelo Brasil. Estádio de futebol em Gaza (foto) ficou arruinado. (pág. 1 e Tema do dia, págs. 18 e 19)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Citi é pressionado a vender ativos e encolhe no Brasil
A crise profunda da matriz deixou suas marcas no Citigroup no Brasil. No fim do terceiro trimestre, sua participação no mercado de crédito era menos da metade do que no início da década. A carteira somava R$ 8,9 bilhões em setembro, equivalentes a 0,86% do mercado, ligeiramente superior à do BicBanco, de R$ 8,7 bilhões, por exemplo. Com pouco mais de um terço do patrimônio do Citi, o BicBanco produz quase o mesmo total de crédito.

No terceiro trimestre, os depósitos totais do Citi caíram para R$ 6,9 bilhões, em comparação com R$ 7,2 bilhões em junho. Ainda assim, ficou com 0,6% do mercado, o dobro de sua participação no início da década, indicando que o Citi ainda tem uma marca bastante respeitada no mercado brasileiro. A base de clientes de alta renda e de cartões de crédito também são muito cobiçadas, disse o presidente da consultaria Roland Berger, Paul Gruppo.

Esses ingredientes mais a difícil situação da matriz e sua necessidade desesperada de fazer caixa tomaram o Citi no Brasil alvo do assédio de outros bancos. E a expectativa cresceu com o anúncio, hoje, do plano de reestruturação do banco, que terá a missão de dourar a pílula amarga de mais um trimestre de perdas, estimadas em US$10 bilhões.

Analistas acreditam que os negócios no Brasil são um dos ativos que podem ser vendidos. A direção do banco no país evita comentários e apega-se ao que o presidente do Citigroup, Vikram Pandit, disse quando visitou o país em novembro. Ele afirmou que o banco no Brasil não estava à venda. Mas ele também não queria vender a Smith Barney, grande fonte de receita, que selou nesta semana joint venture com o Morgan Stanley.

A direção do Citi está sob forte pressão dos reguladores americanos, analistas e investidores para vender ativos e reforçar o capital. Contrariando a posição até agora adotada, Pandit deve divulgar um plano que praticamente desmonta o império financeiro. Desde que a nova estratégia foi anunciada, na terça-feira, as ações do Citi caíram 32%. (págs. 1 e C3 a C8)

Braskem volta a pensar na Bolívia

A Odebrecht voltará a discutir com o governo da Bolívia a instalação no país de um pólo gás-químico da Braskem para industrializar o gás boliviano, segundo decidiram ontem os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales em almoço com o presidente do grupo, Marcelo Odebrecht. Na próxima semana, a Braskem enviará à Bolívia uma missão técnica para discutir as condições de instalação do pólo, que depende de garantias de fornecimento regular de gás pelos bolivianos e pode representar investimento de até US$ l,5 bilhão.

A decisão de retomar as conversas sobre o pólo, com possível ajuda do BNDES, foi acompanhada de outros sinais de reaquecimento das relações bilaterais, que passaram por atritos devido a ameaças a imigrantes brasileiros na fronteira e queixas contra a frustração de investimentos da Petrobras. Lula deu apoio explícito a Morales, cuja proposta para a Constituição será submetida a referendo no dia 25. (págs. 1 e A4)

Idéias

Claudia Safatle: Fazenda prevê que PIB estará crescendo em até 6% no último trimestre do ano. (págs. 1 e A2)

Deflação permite corte maior no juro

O IGP-10 de janeiro mostrou a maior deflação da história. A queda foi de 0,85%, mais que o dobro das projeções dos analistas. O IPA, o índice que deveria estar acusando com mais intensidade as pressões cambiais, é justamente o que mais recua, caiu 1,5% no mês. Os juros declinaram pesadamente ontem no mercado futuro. A taxa para o fim do ano cedeu de 11,59% para 11,41%.O juro do swap de 360 dias baixou de 11,56% para 11,45%. Amplia-se a cada dia o contingente de analistas que passa a ver no corte imediato da Selic em 1 ponto uma providência natural e inescapável. Duas das mais importantes consultarias do país, a AC & Pastore e a MB Associados, revisaram suas expectativas de corte para 0,75 ponto. (págs. 1, A2 e C2)

Restrição a PIS/Cofins afeta exportadores

A Medida Provisória nº 449, que regulou a lei contábil, trouxe embutida uma alteração que atinge principalmente os exportadores. Na prática, a medida impede que a partir deste ano os créditos de PIS/Cofins e IPI sejam usados para pagar o Imposto de Renda e a CSLL recolhidos mensalmente pelo lucro real por estimativa. Para os exportadores, diz José Augusto de Castro, da Associação de Comércio Exterior do Brasil, a nova regra afetará o fluxo de caixa durante todo o ano de 2009, exatamente em um momento de falta de crédito. "Sem a compensação, a empresa terá de tirar do caixa recursos para pagar o IR e a CSLL no decorrer do ano". O problema atingirá entre 20% e 30% das mil empresas responsáveis por 90% das exportações em valor e prejudica principalmente os fabricantes de produtos manufaturados. (págs. 1 e A5)

Crise chega ao Vale do São Francisco

A crise econômica mundial chegou às cidades sertanejas de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. Com a demanda externa por frutas em queda, os produtores do pólo agrícola do Vale do São Francisco, maior exportador brasileiro de uvas e mangas, começam a demitir funcionários, reduzir a escala das culturas ou substituí-las por outras.

A uva é a cultura mais atingida. Segundo estimativas da Câmara de Fruticultura de Juazeiro, cerca de 10 mil pessoas envolvidas com as plantações foram demitidas na região desde novembro - quase um terço da força de trabalho fixa. (págs. 1 e B10)

Busca por agilidade

Em vigor desde agosto, a lei dos recursos repetitivos já reduziu pela metade o volume de recursos especiais ajuizados no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O volume caiu 51,4% em dezembro, frente ao mesmo período de 2007. (págs. 1 e El)

Idéias

Antônio Ioris: desvario econômico e pilhagem ambiental têm de acabar. (págs. 1 e A8)

Fim da usina capixaba

A chinesa Baosteel e a Vale do Rio Doce podem anunciar hoje o fim dos planos para construção de uma usina de placas em Anchieta (ES), em razão de problemas ambientais levantados pelo governo capixaba. (págs. 1 e B7)

------------------------------------------------------------------------------------

Gazeta Mercantil

Manchete: Crise força empresas a reinventar função do RI
Operações de derivativos, crise financeira internacional e virada repentina do câmbio promoveram uma agitação incomum no departamento de relações com investidores (RI) das empresas de capital aberto. Se a missão desses profissionais parecia restrita a viagens internacionais na atração de investidores e à divulgação de balanços a cada trimestre, os acontecimentos recentes lhes reservaram a missão de reter acionistas e até ajudar na captação de crédito bancário.
“Os times de RI tiveram de repensar suas atividades para não haver efeito manada”, diz Andrea Pereira, diretora de RI do grupo EBX.
A empresa de diagnósticos Dasa trocou o discurso sobre potencial de crescimento para a defesa de sua capacidade de atravessar a turbulência mundial, enquanto na Portobello até acompanhar a previsão do tempo tornou-se necessário, já que a empresa está sediada em Santa Catarina. “A maior preocupação dos investidores foi provocada pelas enchentes no estado”, conta Mário Baptista, diretor financeiro e de RI da companhia. Já a Brascan Residential Properties formatou o “kit crédito”, com todas as informações que os bancos precisam para avaliar a empresa, em caso de tomada de empréstimo.
Mas esses executivos também recebem solicitações inusitadas que ajudam a tornar a rotina mais divertida, até na crise. “O RI virou o canal alternativo ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)”, diz Ricardo Garcia, do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores. Quando trabalhou no Itaú e no Paraná Banco, Garcia recebia consultas sobre empréstimo pessoal e dica de investimento e, na Metal Leve, a lista incluía dúvidas na instalação de pistão. (págs. 1 E B1)

Força Sindical interrompe negociações com a Fiesp

Após uma semana de tentativas de acordo para minimizar as demissões, a Força Sindical interrompeu as negociações com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) por dez dias. O objetivo da pausa é negociar primeiro com o governo, intensificando os pedidos para um corte substancial na taxa básica de juros. O recuo da Força abre espaço para a unificação do discurso das centrais sindicais e para a adesão da Central Única dos Trabalhadores, que não aceita negociar enquanto os empresários não garantirem a manutenção dos empregos, independentemente de redução de jornada. (págs. 1 e A5)

O poder “parajudicial” de Tarso

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, atribuiu ao poder “parajudicial” do ministro da Justiça, garantido em lei, a decisão do governo brasileiro de conceder refúgio ao italiano Cesare Battisti. (págs. 1 e A7)

Opinião: Marcos Cintra

Na proposta de reforma tributária patrocinada pelo governo, o que é tecnicamente justificável é politicamente inviável. E vice-versa. (págs. 1 e A3)

Opinião: Klaus Kleber

Depois das medidas adotadas no início da crise, tem-se a impressão de que o imobilismo toma conta do governo. Parece que só o BC trabalha. (págs. 1 e A3)

Saneamento básico será acelerado

Os investimentos em projetos de saneamento básico serão acelerados durante este e o próximo ano, informou o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Sérgio Antônio Gonçalves. (págs. 1 e C3)

Teles pedem redução de tributos sobre serviços

No Brasil, os serviços de telecomunicações são tributados com o peso dos produtos supérfluos, como cigarros ou perfumes, embora sejam reconhecidos como essenciais a pessoas físicas e jurídicas de qualquer origem e condição econômica.
A soma dos tributos atinge em média 43%, mais que o dobro da alíquota que incide nos vizinhos Argentina (21%) e Chile (18%), ou nos europeus Portugal (17%), Espanha (16%) e Itália (9%), sem contar os americanos México (15%) e Estados Unidos (12%).
Por não respeitar o princípio da “seletividade”, que define alíquotas menores para serviços essenciais à população, os tributos das telecomunicações são alvo de críticas e campanhas recorrentes.
A associação das operadoras móveis, a Acel, pede postergação do Fistel, imposto de fiscalização que vence em março e prevê arrecadação de R$ 2 bilhões.
Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica, defende a redução dos impostos sobre os serviços nascentes de acesso à internet e tráfego de dados, ainda que os da telefonia sejam exagerados e excluídos do contexto mundial. “Estamos cientes da alta dependência dos estados”, justificou o executivo. (págs. 1, C1 e C2)

Varejo mantém juros e prazos

Ao contrário do que se imaginava, a crise financeira ainda não provocou alteração significativa nas taxas de juros de crediário e nos prazos de financiamento do varejo. Levantamento feito pela Shopping Brasil, empresa de inteligência de mercado, entre os dias 15 de dezembro do ano passado e 11 de janeiro de 2009, mostra que os dois indicadores vêm mantendo a estabilidade. “Esperava-se uma alteração pelo impacto emocional da crise no mercado. Mas na prática os juros não sofreram nenhum aumento significativo. Pelo contrário, já estiveram até mais altos”, afirma a gerente de Negócios da Shopping Brasil, Renata Gonzalez.
A análise foi feita com base no monitoramento de tablóides, jornais e revistas de mais de 300 redes em todo o País, referentes a ofertas de eletrônicos, eletrodomésticos, portáteis, informática e telefonia.
De acordo com o levantamento, a taxa de juros média na primeira semana pesquisada, de 15 a 19 de dezembro, foi de 4,93%. Subiu para 4,99% na semana seguinte, para 5,65% na posterior, e caiu para 5,44% entre os dias 5 e 11 deste mês. Já os prazos, passaram de 181 dias, na primeira semana, para de 183 dias nas duas semanas seguintes e de 189 na última semana do levantamento. (págs. 1 e C2)

------------------------------------------------------------------------------------

http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
-------------------------------------------