PENSAR "GRANDE":

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[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
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“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

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''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

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# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
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quarta-feira, julho 25, 2007

XÔ! ESTRESSE [In:] "LOST"













[Chargistas: Sinovaldo, Ique, Lane, Mariosan, Sponholz, Lézio, Cláudio].

WALDIR PIRES: "PIJAMAS & HAVAIANAS"

'Troca é momento mais difícil', diz Lula

Em discurso na posse de Nelson Jobim como ministro da Defesa na tarde desta quarta (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o "momento mais difícil" como presidente "é a troca de um companheiro por outro companheiro". A referência é ao ministro da Defesa, Waldir Pires (PT), demitido em razão da crise aérea e substituído por Jobim (PMDB), ex-ministro do Supremo Tribunal Federal. "Na política, isso [a troca] muitas vezes se faz necessário", afirmou Lula. Segundo Lula, "não é segredo para nenhum brasileiro que temos uma crise no setor aéreo, numa combinação de várias coisas que vêm acontecendo nos últimos meses". Mas disse que, por antecedência, ninguém pode ser considerado culpado pelo acidente. "Precisamos não transformar tragédias como essa em disputas menores, condenar pessoas à pena de morte antes do julgamento, [antes] de saber concretamente o que aconteceu. Isso é da cultura brasileira: primeiro condena-se, depois, analisa-se", afirmou.
Por duas vezes durante o discurso, Lula afirmou que Waldir Pires pediu demissão. Durante o dia, segundo informou o blog de Cristiana Lôbo, Pires disse ter sido demitido. "Depois que você me comunica a sua decisão de sair, e eu aceitei, compreendo. O companheiro Waldir deixa o governo após prestar os mais relevantes serviços. Sou eternamente grato por poder trabalhar com você. Certamente ‘haverão’ [sic] aqueles que vão dizer que o companheiro Waldir está saindo por causa da crise aérea, da tragédia do avião da TAM, mas esse fato permitiu que você tomasse a decisão de pedir o afastamento", declarou o presidente. Ao se referir ao novo ministro, Lula brincou, dizendo que resolveu tirá-lo de casa, onde estava "atrapalhando a esposa". "[Nelson Jobim] estava sem fazer nada, atrapalhando a esposa. Falei: está na hora de Waldir, que é um pouco mais velho, descansar e o Jobim trabalhar", afirmou. De acordo com o presidente, devido ao momento de crise, Jobim terá chances que os antecessores não tiveram, segundo ele. "O Jobim terá a oportunidade que o Waldir, o Alencar e o Viegas, e possivelmente outros ministros, não tiveram. Nós precisamos de momentos de crise, precisamos sofrer internamente para tirar lições e fazer as coisas que precisam ser feitas", declarou o presidente. G1, SP.

NELSON JOBIM (PMDB): MINISTRO DA DEFESA

Cerimônia de posse de Jobim como novo ministro da Defesa

Começou por volta das 16h30 desta quarta-feira, com o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cerimônia de posse do ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Nelson Jobim (PMDB) como novo ministro da Defesa, em substituição a Waldir Pires (PT). A informação sobre a substituição de Pires, desgastado por dez meses de crise aérea e pelo acidente com o Airbus-A320 da TAM que matou quase 200 pessoas no último dia 17A Folha informou ainda que Jobim ouviu de Lula que terá liberdade para fazer as mudanças que considerar necessárias na Infraero e na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). As orientações sobre as últimas decisões do governo federal para o setor aéreo foram transmitidas a Jobim, nesta quarta-feira, pelos ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Rousseff (Casa Civil).
Gaúcho de Santa Maria (RS), Nelson Jobim, 61, é um político experiente, que traz em sua trajetória passagens pelo Congresso, Ministério da Justiça --no governo Fernando Henrique Cardoso-- e STF (Supremo Tribunal Federal). Antes de aceitar o convite para assumir o Ministério da Defesa, Jobim chegou a sofrer um embate com o governo. Ele desistiu de disputar a presidência do PMDB com o deputado federal Michel Temer (SP) por sentir que sua candidatura havia perdido o apoio do Planalto. Jobim foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul (1987-1995), durante duas legislaturas. Ele foi levado por FHC do Ministério da Justiça para o Supremo em 1997. Após assumir a presidência do STF, em junho de 2004, dedicou grande parte de sua agenda a audiências com parlamentares, governadores e prefeitos. Ficou conhecido como o mais político dos 11 membros da Corte. Filiado ao PMDB, Jobim teve seu nome cotado para ser candidato pela legenda nas últimas eleições presidenciais. Mas sem consenso entre os peemedebistas, perdeu a indicação interna para os ex-governadores Anthony Garotinho (RJ) e Germano Rigotto (RS). Nas eleições de 2002, o ex-ministro Jobim teria planejado concorrer na chapa do então candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, como vice-presidente. Porém, as negociações não evoluíram. Parlamentares atribuem a esse desejo a decisão de Jobim de pedir precocemente aposentadoria do STF. Jobim é apontado como um político hábil e com trânsito no Congresso. É também apontado como um jurista atento. , foi antecipada com exclusividade por Renata Lo Prete, editora do "Painel" da Folha. Folha Online.

MINISTÉRIO DA DEFESA: NELSON JOBIM [PMDB]



“O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim (PMDB) aceitou na noite de ontem o convite para assumir o Ministério da Defesa em substituição a Waldir Pires (PT), desgastado por dez meses de crise aérea e pelo acidente com o Airbus-A320 da TAM que matou quase 200 pessoas na terça-feira da semana passada. O anúncio será feito hoje. Foi a terceira abordagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Jobim desde a tragédia em Congonhas. Nos dois primeiros convites - feitos em março e na semana passada -, ele recusara a proposta. Antes de dizer sim, Jobim ouviu de Lula que terá liberdade para fazer as mudanças que considerar necessárias na Infraero e na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A estatal e a agência reguladora estão no centro do transtorno vigente nos aeroportos desde o acidente com o Boeing da Gol, em outubro passado. Aliados de Jobim consideram que, embora pouco "jeitoso" para se movimentar num setor conflagrado, o ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso tem a qualidade de se aprofundar nos assuntos a que se dedica, o que poderá ser útil em suas novas atribuições. A pressa de Lula para fazer a troca no Ministério da Defesa explica-se pela necessidade de encontrar um nome capaz de gerenciar e acompanhar o pacote emergencial lançado para Congonhas na sexta-feira passada, após o acidente. Para o presidente, seria necessário nomear rapidamente um gestor permanente para traçar os próximos passos, como a definição do local para funcionar o novo aeroporto de São Paulo (além de Congonhas e de Cumbica), daqui a 85 dias. Até ontem, o pacote estava sendo tocado em caráter provisório pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já responsável pela coordenação das obras incluídas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Devido às primeiras recusas de Jobim, Lula havia cogitado outros dois nomes para a Defesa, dos ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União). Agora, os auxiliares do presidente avaliam que será preciso encontrar uma saída honrosa para Waldir Pires. O Palácio do Planalto estuda também um novo desenho para fortalecer o Conac (Conselho de Aviação Civil), que seria o principal responsável pelo acompanhamento da implementação do pacote. Uma das idéias radicais estudadas pelo governo é a alteração do órgão para tirar a presidência do Conac do ministro da Defesa. O governo já decidiu que o Conac será ampliado. Hoje é formado por seis ministérios (Fazenda, Relações Exteriores, Defesa, Casa Civil, Turismo e Desenvolvimento) e pelo comandante da Aeronáutica. Vão entrar também os ministérios da Justiça e do Planejamento, que poderiam passar a ocupar a presidência do Conselho de Aviação Civil. Junto com a mudança no Ministério da Defesa virá também a troca do comando na Infraero. Uma possibilidade é nomear Fernando Bezerra (PTB-RN), ex-senador e ex-ministro de Fernando Henrique, tido como um político experiente. A saída do atual presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, é considerada tão certa como a de Pires”. Folha Online, Escrito por Josias de Souza. Foto Alan Marques/Folha.

TAM & INFAERO: A VERSÃO E OS FATOS!

À polícia, pilotos da TAM atribuem acidente do vôo 3054 à pista

A Polícia Civil de São Paulo ouviu nesta terça-feira dois pilotos que haviam conduzido, nos dias 15 e 16, o mesmo Airbus-A320 que se chocou com o prédio da TAM Express após pousar em Congonhas, no dia 17. Cerca de 200 pessoas morreram. Segundo o delegado Antônio Carlos Menezes Barbosa, do 27º DP (Campo Belo), ambos disseram que o avião estava em boas condições e atribuíram o acidente à pista do aeroporto --que havia sido reformada recentemente. Os pilotos teriam dito ainda que é possível pousar o avião com um só reverso funcionando. O equipamento serve para ajudar a reduzir a velocidade. Depois da tragédia, a TAM admitiu que a aeronave tinha um defeito no equipamento. Dois técnicos da Infraero --estatal que administra os aeroportos do país-- também foram ouvidos na delegacia. Eles afirmaram que fizeram uma "inspeção ocular" da pista, ou seja, sem nenhum aparelho. O objetivo da inspeção era determinar se a pista deveria ser fechada, o que ocorre sempre que a lâmina d'água no asfalto tem mais de três milímetros de profundidade. Segundo Barbosa, os dois técnicos contrariaram os pilotos. "Segundo o relato deles, não havia lâmina de água na pista." Folha, Ag. Brasil.

CRISE AÉREA: TUDO, "MENOS ISSO"!

"Caos aéreo virou rotina no Brasil", diz jornal argentino

Uma matéria do jornal argentino "La Nación" afirma nesta quarta-feira que "o caos aéreo virou rotina no Brasil". Como outros jornais internacionais, o diário argentino noticiou a jornada de atrasos e cancelamento de vôos registrada no país desde o acidente com o Airbus-A320 da TAM. O "La Nación" afirma que o aeroporto de Congonhas está em uma situação "melancólica", depois que um barranco entre a cabeceira da pista e a avenida Washington Luiz desabou com as chuvas. O jornal reproduziu as declarações do presidente da Infraero, José Carlos Pereira, que afirmou que o panorama do setor aéreo pode ficar "caótico" se os atrasos persistirem. "Mais caótico, parece difícil", observa o diário argentino. A situação nos aeroportos brasileiros também ganhou espaço no "The New York Times", para quem "os tumultos aumentam nos aeroportos" do país. Já o "Clarín" destacou que a aeronave que se chocou contra um terminal de cargas e matou quase 200 pessoas fazia sua sétima viagem "em condições pouco adequadas", o que "parece consolidar a hipótese de um defeito no Airbus como causa principal [do acidente]". Mais otimista, o diário "El Cronista Comercial" traz uma matéria em que afirma: "A exportação de aviões brasileiros levanta vôo". O texto noticia contratos de venda de aviões da Embraer com grandes companhias aéreas como Lufthansa e Japan Airlines. Para o jornal, apesar da crise no setor aéreo, "os aviões brasileiros marcam seu bom momento". Folha Online, BBC Brasil.

CRISE AÉREA: "SÃO PEDRO" É O CULPADO!

Anac suspende venda de passagens em Congonhas

Uma semana após o maior acidente da história da aviação civil, que deixou pelo menos 199 mortos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou ontem a suspensão total da venda de passagens para vôos partindo de Congonhas, em São Paulo, e informou que essa proibição temporária poderá estender-se a outros aeroportos "se houver necessidade". A crise é tão séria que o governo chegou a oferecer ontem aviões da FAB para ajudar as companhias a fazerem transporte de emergência dos passageiros e a desafogar os aeroportos. As empresas não aceitaram a ajuda, mas a Gol chegou ao extremo de pedir aos clientes que adiem as viagens até segunda-feira. Já a TAM suspendeu todas as vendas de passagens em Congonhas e em Guarulhos. Juntas as duas dominam 90% do mercado brasileiro. No dia seguinte ao boicote de pilotos, que se recusam a pousar na pista paulistana com chuva, Congonhas teve o dia mais fraco do ano - dos 272 vôos programados, 221 foram cancelados (81,2%) e 30 tiveram atrasos superiores a uma hora (11%). A culpa foi mais uma vez atribuída às condições climáticas: das 6 horas às 8h56, nenhum avião comercial pousou. Inicialmente, a suspensão da venda de passagens durará de 24 a 48 horas. O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, espera que esse período seja suficiente para controlar o caos em Congonhas, com as companhias atendendo os passageiros que têm bilhetes em mãos e não conseguiram embarcar. Haverá ainda a proibição, a partir deste final de semana, de todas as operações de vôos fretados no Aeroporto de Congonhas. A restrição durante a semana já estava em vigor.A Anac ainda aproveitou para anunciar uma série de medidas que regulamentam as determinações do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) de sexta-feira. A principal medida segue a idéia de transformar o aeroporto paulistano em pista regional: todos os vôos a partir de Congonhas terão duração máxima de duas horas. Esse limite é para obrigar as companhias a usarem o aeroporto paulistano com menos carga, menos passageiros e menos combustível. Na prática, vôos a partir de Congonhas só alcançarão cidades distantes até 1.800 quilômetros. A medida, assim como as demais anunciadas, deve ser adotada até setembro.Zuanazzi lembrou que a suspensão da venda de passagens não é inédita e já foi tomada no Natal passado, quando houve outro apagão aéreo. Na época, houve suspeita de overbooking (venda de assentos acima da capacidade das aeronaves) e de excesso de vôos charters.Outra medida adotada no fim do ano pela Anac está na lista de seis providências anunciada ontem por Zuanazzi: o monitoramento do sistema de reservas das companhias. Ainda ontem, funcionários da agência voltaram a se instalar nas centrais das empresas para monitorar o atendimento aos passageiros, a venda de passagens e o comprometimento da malha. COMPANHIASA TAM suspendeu as vendas de passagens para vôos com saída ou chegada nos Aeroportos de Congonhas e Cumbica. Segundo a companhia, a medida foi tomada para que os passageiros que tiveram vôos cancelados na segunda e na terça possam ser reacomodados. A empresa continua operando hoje em Guarulhos, mas apenas para atender esses passageiros. A TAM recomendou aos passageiros com vôos marcados para São Paulo nas próximas semanas - sem urgência em viajar - que remarquem as passagens, com isenção da taxa administrativa.A Gol foi mais radical: pediu aos clientes que adiem as viagens até segunda-feira. Todos os vôos com embarque ou desembarque em Congonhas foram suspensos na terça-feira. Nos próximos dias, os passageiros serão deslocados para Cumbica, em Guarulhos.A OceanAir suspendeu a venda de bilhetes em Congonhas. A BRA informou que tinha 12 vôos em Congonhas, que foram transferidos para Guarulhos. Milton Zuanazzi também informou que o Aeroporto de São José dos Campos poderá receber os passageiros que terão de deixar Congonhas. Também são alternativas Guarulhos e Viracopos. Tânia Monteiro, BRASÍLIA, Estadão.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

Quadrilha faz arrastão ao lado da sede do governo. Uma quadrilha composta por pelo menos dez homens realizou, por volta de 22h de terça-feira (24), um arrastão em um condomínio com casas de luxo no Bairro Paineiras, na região do Morumbi, na Zona Oeste de São Paulo. A rua está localizada a cerca de 300 metros do Palácio dos Bandeirantes. É a segunda vez este ano que um grupo age e assalta residências nas proximidades da sede do governo estadual. G1, SP.
TAM anuncia o cancelamento de 36 vôos para esta quarta. Devido à previsão de mais chuva para esta quarta-feira, a TAM comunicou no início desta quarta que está previsto o cancelamento de 36 vôos que partiriam do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), além do remanejamento de outros 25 vôos para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). A empresa aérea pede aos passageiros que não se dirijam ao aeroporto antes de confirmarem seus vôos, já que outros cancelamentos e alterações de vôos podem ser anunciados ao longo do dia em função do mau tempo. Folha Online.
TAM suspende venda de passagens em São Paulo. SÃO PAULO - A TAM informou na noite desta terça-feira em nota à imprensa que suspendeu as vendas para vôos com saída ou chegada nos Aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. A medida ocorre para que os passageiros que tiveram seus vôos cancelados na segunda e terça-feira, devido às condições meteorológicas adversas em Congonhas, sejam reacomodados. Estadão.
À polícia, pilotos da TAM atribuem acidente do vôo 3054 à pista. Folha, Ag.AB.

TAM: Mecanismo seria consertado na noite do desastre. O reverso direito do avião que provocou o maior acidente aéreo da história do país seria consertado na noite da tragédia. A informação foi revelada pelo diretor-técnico da TAM, Sérgio Novato, e pelo vice-presidente da empresa, Ruy Amparo, em encontro com os deputados que integram a CPI do Apagão Aéreo na Câmara. O mecanismo, que ajuda a parar a aeronave no momento do pouso, estava com defeito havia quatro dias -- estava travado no momento da queda em São Paulo. Veja Online.
Fazenda de irmão de Renan é invadida. Cerca de 400 famílias invadiram na terça-feira (24) a Fazenda Boa Vista, em Murici (AL), a 60 quilômetros de Maceió. A propriedade é do deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), irmão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que é alvo de processo no Conselho de Ética. Entre os invasores, há membros do Movimento dos Sem-Terra (MST), da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) e do Movimento Terra Trabalho Liberdade (MTL). A ocupação abre os protestos desta quarta (25) pelo Dia do Trabalhador Rural. Haverá passeata e ato público em Murici - cidade do clã Calheiros, governada por Renan Calheiros Filho, filho do presidente do Senado - contra a grilagem e a violência no campo. G1, AE.
Jobim já trabalha como ministro da Defesa. O novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, teve sua primeira atividade do cargo logo depois de confirmado oficialmente na pasta. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele se reuniu nesta quarta-feira (25) com seis especialistas do setor aéreo para discutir saídas para a crise. Na audiência de cerca de uma hora, estiveram o professor da Escola Politécnica da USP, Jorge Eduardo Leal Medeiros, a presidente do sindicato nacional dos aeronautas, Graziella Baggio, o ex-presidente do sindicato José Caetano Lavorato Alves, além dos comandantes José Stuppiello, Ricardo Rodrigues Amares, ambos da TAM, e Sérgio Quito, da Gol. Antes do encontro, Jobim esteve com a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para ouvir relatos de suas novas atribuições. Logo após a reunião, Dilma teve um encontro reservado com os presidentes da TAM, Marco Antonio Bologna, e da Gol, Constantino Oliveira Júnior. Tiago Pariz, G1, Brasília.
CPI adia votação sobre investigação na Anac. A CPI do Apagão Aéreo da Câmara deixou para o começo de agosto, após o fim do recesso parlamentar, a votação de um requerimento que determina que o Ministério da Defesa abra um processo administrativo contra a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por conta da crise no setor aéreo do país. O requerimento foi apresentado pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). O presidente em exercício da CPI, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no entanto, avisou que o pedido de investigação contra a Anac será analisado depois do recesso, quando o quórum de deputados será bem maior. "É um requerimento que precisa ser analisado pela CPI como um todo", explicou. Leandro Colon, G1, Brasília.

Teto do setor de desembarque desaba em Viracopos.

Parte do acabamento do teto do setor de desembarque do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, desabou na manhã desta quarta-feira (25). Ninguém ficou ferido. Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), a equipe de manutenção e engenharia do aeroporto detectou que um metro quadrado de gesso do teto cedeu porque a tubulação que escoa água da chuva apresentou vazamento. A área foi isolada e funcionários trabalham para reparar o dano. G1, AE. Foto vídeo-matéria EPTV.
Lula diz ter medo de avião e que reza para não haver novos acidentes aéreos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que tem medo de voar de avião. A declaração foi dada na cerimônia de posse do novo ministro da Defesa, Nelson Jobim --que entra no lugar de Waldir Pires. "Não sei se tem alguém aqui [na platéia] que não tenha medo de avião. Eu entrego minha sorte a Deus. Entrego porque estou na mão de um comandante, de uma máquina, das intempéries que nem sempre o ser humano consegue controlar. Mesmo assim, sou medroso de andar de avião. Confesso isso publicamente porque não é vergonha de dizer que tem medo", disse Lula no discurso de posse de Jobim. O presidente disse que pede a Deus que não ocorram novos acidentes aéreos no país. Mas admitiu que isso não é uma coisa com que se pode contar. "Se pudesse pedir a Deus, pedia para ser o último acidente [com o avião da TAM, na semana passada]. Não será. Deus queira que não aconteça, mas pode acontecer em função de dezenas de coisas." Renata Giraldi, Folha Online, Brasília.
Revestimento de turbina do avião da FAB cai durante vôo. Um avião a serviço da FAB (Força Aérea Brasileira) teve parte do revestimento externo de uma das turbinas solto em pleno vôo. Em nota, a Aeronáutica informa que o avião conseguiu pousar e que nenhum ocupante ficou ferido. Segundo a Aeronáutica, o avião é uma versão militar do Boeing-707, um KC-137. Ele realizava missão de transporte de estudantes universitários do Projeto Rondon. Ainda segundo a Aeronáutica, a aeronave sobrevoava a cidade de Cruzeiro do Sul (AC) por volta das 14h40 de terça-feira (24) quando apresentou o problema. Ela retornou à cidade e conseguiu pousar. Clayton Freitas, Folha Online.

CRISE AÉREA: UMA CAIXA-PRETA (DE PANDORA?)

Airbus pousou a 250 km/h e bateu a 175 km/h
O avião da TAM que se chocou contra o prédio da TAM Express no último dia 17, tocou a pista a uma velocidade aproximada de 250 km/h, considerada normal para um Airbus A-320 lotado. No entanto, em quase 1,5 Km de pista, reduziu-a em apenas 75 km/h, atingindo o prédio da TAM Express de lado – e não de nariz, a 175 km/h. As novas informações são dos deputados da CPI da crise aérea que acompanham a análise da caixa-preta do avião nos Estados Unidos. Eles passaram duas horas no laboratório da Agência Americana de Segurança de Transportes, em Washington, e preferiram não ouvir os diálogos registrados na caixa-preta. “Primeiro porque elas são protegidas por uma convenção internacional e também em respeito às famílias nós preferimos não ouvir as gravações”, disse o presidente da CPI na Câmara, Marco Maia. Nesta terça-feira, a Polícia Civil ouviu dois comandantes que pilotaram o Airbus com o reversor da turbina direita travado e dois técnicos da Infraero que liberaram a pista pouco antes do acidente. "Segundo o relato dos funcionários da Infraero não havia lâmina d'água na pista. Ela estava molhada, mas não havia lâmina, motivo pelo qual ela foi liberada para os pousos seguintes”, disse o procurador Antonio Carlos Batista. A análise se baseou apenas no olhar, sem uso de equipamento. Os investigadores querem saber se era possível enxergar uma lâmina de água de três milímetros - o que determinaria o fechamento da pista. Três milímetros é pouco mais que a espessura de uma moeda de cinqüenta centavos. Na segunda-feira (23), o deputado da CPI do Apagão Aéreo Efraim Filho (DEM-PB) chegou a afirmar que os pilotos da TAM não teriam tentado arremeter (recuperar altitude) no momento do acidente, mas a Aeronáutica negou que qualquer informação das caixas-pretas tivesse sido divulgada. Entre as possíveis causas do acidente levantadas por especialistas até o momento estão: a pista escorregadia, versão contestada pela Infraero; o reversor direito travado, o que não impediria o uso da aeronave por 10 dias segundo TAM e Airbus; e falha humana. A pressão para acelerar a obra foi registrada na ata da audiência pública que aconteceu em 2 de abril, antes do início da reforma. O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas manifestou a preocupação de que as obras fossem concluídas até o final de junho, antes do início da alta temporada. A pista foi reinaugurada no dia 29 de junho e bastou chover para que, pelo menos, três aviões derrapassem. G1, JG.

RENAN CALHEIROS: "ETERNO ENQUANTO DURE"

Defesa de Renan Calheiros apresenta irregularidades, diz Conselho de Ética.

Antes mesmo do início da perícia da Polícia Federal, exames feitos pelo Conselho de Ética do Senado apontam graves irregularidades na documentação apresentada como defesa pelo senador Renan Calheiros, acusado de ter gastos pessoais bancados pelo lobista de uma empreiteira. Técnicos do Conselho de Ética que estiveram em Alagoas constataram que pelo menos duas empresas compradoras de gado de fazendas do senador são fantasmas. Uma denúncia feita pelo Jornal Nacional no mês passado mostrou que estas mesmas empresas GF da Silva Costa e Carnal - Carnes de Alagoas, apesar de inexistentes, aparecem nos recibos entregues pelo senador ao Conselho de Ética. Com a confirmação dos técnicos, um dos relatores do caso, o senador Renato Casagrande, disse que o conselho poderá pedir ao Plenário do Senado que quebre o sigilo destas empresas. E cobrou uma investigação imediata das autoridades fiscais. “Essa constatação de empresa fantasma comprando gado em Alagoas é um trabalho que a própria Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas deve tomar providência para que verificar quem são os responsáveis pela utilização dessas empresas”, disse Casagrande. O senador Renan Calheiros afirmou, nesta terça-feira (24), que "estamos pedindo que as empresas que compraram as carnes sejam investigadas". Segundo ele, os cheques depositados na conta dele foram descontados normalmente. O Conselho de Ética fez um pedido oficial para que quatro empresas e cinco pessoas que aparecem nos recibos colaborem com a investigação apresentando notas fiscais dos negócios com o senador. Até agora, apenas o deputado Olavo Calheiros, irmão de Renan, entregou comprovantes dos negócios. A Polícia Federal enviou ofício ao Conselho de Ética informando que começará nesta quarta-feira (25) a perícia nos documentos da defesa de Renan. Ela tem o prazo de 20 dias para dizer se os papéis que o senador apresentou para comprovar sua renda agropecuária são autênticos ou não. G1, JG.