PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] REFÉM, RENDO!!!

\o/
>




[Homenagem aos chargistas brasileiros].

PMDB [In:] "É MENTIRA, TERTA?" *

...
PMDB discute punição após declarações de Jarbas Vasconcelos


Portal Terra

BRASÍLIA - A cúpula do PMDB reagiu contra as declarações do senador do partido Jarbas Vasconcelos (PE) à revista Veja, em que afirma que o PMDB é 'um partido sem bandeiras, sem propostas, sem norte' e boa parte dos filiados 'quer mesmo é corrupção'. A legenda deve se reunir nesta segunda-feira para decidir se pune ou não o senador. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) antecipou que defenderá a saída do senador do partido. O líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), também questionou a presença de Jarbas na sigla, mesmo sem pedir diretamente sua saída. - É uma incoerência: ele fala tudo isso e fica no partido? Não dá para entender - afirmou, de acordo com o jornal.

Alves lembrou que o seu partido só chegou ao comando da Câmara e do Senado por ter apoio de outras legendas e ressaltou que o PMDB elegeu um grande número de prefeitos em 2008 e passou a controlar 1.313 prefeituras.

------------
http://jbonline.terra.com.br/nextra/2009/02/16/e160212890.asp
-----
(*) Bordão utilizado pelo personagem Pantaleão Pereira Peixoto, criado por Chico Anisio.
-------

VENEZUELA: CHÁVEZ & REFERENDO


Chávez ganha referendo da reeleição

O Estado de S. Paulo - 16/02/2009

O presidente Hugo Chávez saiu vitorioso no referendo sobre a reeleição ilimitada na Venezuela. Com 94,20% das urnas apuradas, o "sim" estava vencendo por 54,36%, enquanto o "não" tinha 45,63%, segundo o primeiro boletim do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), divulgado às 21h35 locais (23h05 em Brasília). A abstenção foi de 32,95%, considerada baixa para os padrões da Venezuela.


Logo depois do anúncio, Chávez começou a celebrar cantando o hino nacional diante de milhares de partidários, na sacada do Palácio Miraflores, sede do governo. "A partir de hoje, me consumirei a vida toda ao serviço do povo venezuelano", disse o presidente, citando uma carta de São Paulo. Chávez anunciou que, com a aprovação da reeleição ilimitada, "começa o terceiro ciclo da revolução, entre 2009 e 2019".

Chávez, cujo segundo mandato sob a Constituição de 1999 termina em 2013, lançou-se "pré-candidato" para a eleição de 2012, para o período de 2013 a 2019. "A partir de hoje, consagro-me inteiramente ao povo venezuelano", enalteceu. "Hoje vocês escreveram meu destino político, que é igual ao meu destino de vida." Ele reafirmou seu compromisso com o socialismo e prometeu transformar a Venezuela numa "potência".

O presidente disse que a primeira mensagem de felicitações que recebeu foi a do líder cubano Fidel Castro. "Esta vitória é sua também, Fidel, e do povo cubano e dos povos da América Latina", declarou Chávez.

Enquanto Chávez monopolizava as atenções em cadeia nacional, líderes oposicionistas se abraçavam, alguns chorando, na sede da campanha pelo "não" em Caracas. A maioria saiu sem dar declarações. "Nós aceitamos este resultado", disse o líder estudantil David Smolansky. "Continuamos de pé. Temos um compromisso com a Venezuela."

Na sua primeira tentativa de introduzir a reeleição ilimitada, em dezembro de 2007, Chávez foi derrotado por 50,71% a 49,29%. Ele declarou, no sábado, que perdeu o referendo de 2007 porque nos meses que o antecederam se dedicou muito mais à sua intermediação para a libertação de reféns da guerrilha colombiana do que à campanha pela reforma constitucional. "Dessa vez, me meti de cabeça nessa campanha." Em seu estilo literário-filosófico, Chávez citou ontem o personagem Hamlet, de William Shakespeare: "Aqui, estamos jogando o ser ou não ser, um velho dilema", disse o presidente. "Nós, bolivarianos, patriotas, temos um projeto que está devolvendo a essência à Venezuela, que lhe haviam tirado."

Chávez repetiu que, com o referendo, a Venezuela está "criando uma nova doutrina constitucional" e assumindo a "vanguarda da América Latina". Na sua visão, a limitação da eleição a um ou dois mandatos é uma imposição de fora: "Estamos rompendo paradigmas que nos impuseram como se fossem imutáveis. Estamos num processo revolucionário."

Chávez foi saudado na porta da escola onde vota no bairro popular 23 de Enero por uma multidão febril que gritava: "O comandante não vai embora." Em Caracas e noutras partes do país, praticamente só havia propaganda em favor do "sim".

A votação transcorreu em clima tranquilo. Ao longo do dia, líderes da oposição e do movimento estudantil fizeram apelos para que os eleitores comparecessem às urnas. José Albornoz, secretário-geral do partido Pátria para Todos, contestou as insinuações de Chávez e de outros membros do governo, de que as pesquisas indicavam a vitória do "sim". "As informações que temos são diferentes", disse Albornoz. "O povo não é tonto. Reconheçam o resultado. Não inventem." Já Andrés Velásquez, ex-governador do Estado Bolívar, afirmou que a oposição tinha "milhões de razões" para festejar.

Os líderes estudantis afirmaram ter mobilizado mais de 50 mil estudantes, entre secretários de mesas de votação e fiscais. Assim como os representantes do governo, os oposicionistas enfatizaram que o sistema de votação é confiável.

Essa é também a opinião dos observadores internacionais, entre eles o brasileiro Max Altman, membro da Secretaria de Relações Internacionais do PT, para quem o sistema venezuelano "é o mais blindado do mundo". Mas a oposição se queixa do uso da máquina do Estado.


FRASES

Hugo Chávez

Presidente da Venezuela

"Vitória, vitória do povo. Ganhou a verdade contra a mentira"

"A partir de hoje, consagro-me inteiramente ao povo venezuelano. Hoje vocês escreveram meu destino político, que é igual ao meu destino de vida"

''Começa o terceiro ciclo da revolução, entre 2009 e 2019''

"Estamos rompendo paradigmas que nos impuseram como se fossem imutáveis"
-------------

SENADO/SENADORES [In:] 'TÔ ME GUARDANDO P'RÁ QUANDO O CARNAVAL PASSAR... *

...
Em um Senado parado, briga só pelas comissões

Autor(es): Leandro Colon
Correio Braziliense - 16/02/2009

Enquanto o plenário da Casa espera o carnaval passar, senadores disputam cargos para garantir visibilidade até 2010, ano de eleições

Gustavo Moreno/Esp. CB/D.A Press - 15/10/08
Azeredo (dir.), ao lado do petista Tião Viana: Tucano trabalha para assumir a presidência da Comissão de Relações Exteriores

Desde que retornou aos trabalhos legislativos no último dia 2 para eleger seu novo presidente, o Senado parou. Ou melhor, nem começou. Foram duas semanas de muita guerra nos bastidores e pouco resultado prático. A disputa pelo comando das principais comissões transformou-se num palco de egos, promessas e cobranças. Enquanto isso, o plenário continua vazio.

O que está em jogo não é nem a comissão em si, mas a necessidade de um senador ter visibilidade até 2010, quando terá que disputar mais uma eleição para continuar na Casa ou ser governador em seu estado. A regra é que a escolha dos presidentes das comissões respeite o princípio da proporcionalidade das bancadas. Mas nem todos os partidos pensam assim. O PTB, por exemplo, quer o comando da Comissão de Relações Exteriores. Já indicou o ex-presidente Fernando Collor (AL) para a vaga. Teoricamente, a cadeira pertence ao PSDB, que já escolheu Eduardo Azeredo (MG), um parlamentar de olho nas eleições de 2010.

A guerra interna foi aberta: o PTB cobrou do PMDB apoio nessa briga por ter apoiado a candidatura de José Sarney (AP) à Presidência do Senado, enquanto os tucanos ficaram com o petista Tião Viana (AC). Não adiantou muito. O próprio Sarney entrou em campo e deixou claro que o PMDB não vai se envolver. Se o PTB quiser a vaga, terá que disputá-la no voto. Collor, uma figura apagada dentro do Senado, sonha com as Relações Exteriores porque avalia que é uma pasta perfeita para um ex-presidente da República.

O PTB sabe que Collor deve perder. Pressionado pelo colega, o líder da legenda, Gim Argello (DF), procurou o líder da bancada petista, Aloizio Mercadante (SP), e propôs um acordo: o PT apoiaria Collor e, em troca, os petebistas ajudariam a impedir a eleição de Demostenes Torres (DEM-GO) para o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O Palácio do Planalto não esconde a preocupação de ter um ferrenho opositor na comissão mais importante do Senado. Demostenes é outro que precisa de visibilidade e holofote nos próximos meses. É candidato à reeleição ao Senado. O apelo de Gim não deu certo. Mercadante não topou a oferta. Por uma simples razão: não quer colocar em risco a indicação de Ideli Salvatti (PT-SC) para presidir a Comissão de Infraestrutura.

Conversa
Ideli é candidata ao governo do seu estado em 2010 e não abre mão de comandar uma comissão. O PMDB chegou a tentar emplacar Valdir Raupp (PMDB-RO) para a vaga. Ideli endureceu o discurso com Roseana Sarney (PMDB-MA) numa conversa presenciada por quem estava ao redor. “Se o PMDB tem débito com alguém do PT, essa pessoa sou eu”, disse, referindo-se ao apoio que deu para impedir a cassação de Renan Calheiros em 2007.

Ao ser informado da proposta feita por Gim a Mercadante, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), mandou um recado em tom de ameaça: ou o petebista aceita a proporcionalidade das bancadas, ou o tucano começará a usar a tribuna do Senado para questionar o passado do senador. A turma do “deixa-disso” entrou em ação e acalmou os ânimos.

Na semana passada, o senado Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) comemorava a indicação para presidir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Candidato à reeleição em 2010, Garibaldi tentou continuar na Presidência do Senado. Foi atropelado pela candidatura de José Sarney. Ganhou a promessa de comandar a CCJ. O DEM não abriu mão da vaga. E, agora, o PMDB articula a CAE para o senador. No ano que vem, Garibaldi terá dois adversários de peso para brigar por apenas duas vagas ao Senado pelo Rio Grande do Norte: José Agripino (DEM) e a governadora, Wilma de Faria (PSB).

O que está em jogo

Comissão de Relações Exteriores
Dentro da regra da proporcionalidade das bancadas, a presidência pertence ao PSDB. O partido já indicou Eduardo Azeredo (MG), que disputará as eleições de 2010. O PTB, porém, quer a vaga para Fernando Collor (AL). A disputa pode ir para o voto.

Comissão de Constituição e Justiça
Considerada a principal do Senado, deve ser presidida pelo senador Demostenes Torres (DEM-GO). O Palácio do Planalto está preocupado já que o parlamentar é um duro opositor ao governo Lula. O PTB tentou um acordo com o PT para derrotar Demostenes em troca de eleger Collor nas Relações Exteriores. Mas os petistas recusaram. O parlamentar do DEM é candidato à reeleição como senador em 2010.

Comissão de Assuntos Econômicos
O PSDB sonhava com a vaga, e chegou a indicar Tasso Jereissati (CE), mas aceitou negociar para garantir Relações Exteriores. O posto ficou então para o PMDB, que deve optar por Garibaldi Alves (RN), candidato à reeleição para senador em 2010. O acordo só será descumprido se o DEM não conseguir emplacar Demostenes Torres na CCJ.

Comissão de Infraestrutura
A presidência do órgão deve ficar com a petista Ideli Salvatti (SC). O PMDB queria indicar Valdir Raupp (RO), mas Ideli cobrou o apoio para livrar Renan Calheiros da cassação em 2007 e, a princípio, obteve sucesso. A petista precisa de visibilidade porque é candidata ao governo de Santa Catarina em 2010.
----------------
Justificarhttp://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2009/2/16/em-um-senado-parado-briga-so-pelas-comissoes
-------------------
(*) Quando o Carnaval chegar (Chico Buarque).
"Quem me vê sempre parado, distante garante que eu não sei sambar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
Eu tô só vendo, sabendo, sentindo, escutando e não posso falar
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar ...".
-------------
http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45165/
---

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

16 de fevereiro de 2009

O Globo

Manchete: Prefeitura recruta mães para reforçar salas de aula

O fraco desempenho de alunos de escolas situadas em favelas dominadas pelo tráfico de drogas levou a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, a anunciar que mães de crianças e jovens das comunidades serão convidadas a atuar nas salas de aula, como auxiliares dos professores. A prefeitura dará uma ajuda de custo para transporte e alimentação. Em outras frente para afastar crianças do crimes, o Ministério Público vai investigar a exploração de mão-de-obra estudantil para trabalhar como cobradores em vans exploradas por milícias na Zona Oeste, como denunciou O Globo ontem. (págs. 1, 8 e 9)

PMDB é acusado e caciques se calam

O PMDB, atualmente no comando da Câmara e do Senado, foi acusado pelo senador Jarbas Vasconcelos (PE), um de seus mais antigos integrantes, de “querer mesmo a corrupção” e de manipular licitações, em entrevista à revista “Veja”. (págs. 1 e 3)

Brasileiros recorrem a empréstimos mais caros

Com o crédito escasso devido à crise global, os brasileiros têm recorrido a empréstimos mais caros nos bancos, como as linhas pré-aprovadas do cheque especial e cartão de crédito. Nesta modalidade, a alta foi de 8% em janeiro, alcançado R$ 13,5 bilhões. Com medo de calote, os bancos reduziram o limite de crédito disponível dos clientes. No Japão, a economia encolheu 3,3% no último trimestre de 2008, o que corresponde à queda anual de 12,7%, a maior desde 1974. Já a China atacou o protecionismo do pacote dos EUA: “É veneno que prejudica países pobres. “ (págs. 1, 14, 15 e 18)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Chávez obtém direito a reeleição ilimitada

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, venceu o referendo sobre emenda constitucional que permite reeleições ilimitadas no país. Com isso, poderá se candidatar pela quarta vez consecutiva em 2012. (págs. 1 e A8)

Infraero quer Viracopos maior que Congonhas

A Infraero planeja investir R$ 6,4 bilhões até 2025 para que o aeroporto de Viracopos, em Campinas, receba 61 milhões de passageiros por ano e se torne o mais movimento do país. Hoje, ele é usado principalmente para transporte de cargas.

O número equivale a 30 vezes a sua capacidade atual e a 4,6 vezes o total de passageiros que passaram por Congonhas em 2008. As obras devem começar no mês de setembro. (págs. 1 e C1)

Remédio terá bula técnica e outra didática

Os remédios vendidos no Brasil terão dois tipos de bula até o final do ano: uma com linguagem técnica, para médicos, e outra mais didática, voltada ao paciente, relata Cláudia Collucci. (págs. 1 e C7)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Obama faz pressão sobre GM e Chrysler

A General Motors e a Chrysler têm até amanhã para apresentar ao governo americano seus planos de recuperação, para justificar a injeção de US$ 17,4 bilhões aprovada em dezembro. Se não forem convincentes, terão de devolver o que já receberam e correm o risco de quebrar. Segundo a imprensa dos EUA, a GM estuda pedir ainda mais dinheiro à Casa Branca ou até mesmo declarar falência. Assessores do presidente Barack Obama dizem que as montadoras têm de passar por reestruturação significativa. (págs. 1 e B1)

China cobra acordo com Brasil

A China cobrará do Brasil o reconhecimento do país como economia de mercado, conforme acertado pelo governo Lula em 2004. A medida retiraria barreiras aos chineses. (págs. 1 e B5)

PMDB decide se pune Jarbas por apontar corrupção

A cúpula do PMDB vai se reunir hoje e avaliar se pune ou não Jarbas Vasconcelos (PE) pelas declarações do senador à revista Veja desta semana. Ele declarou que o PMDB é “um partido sem bandeiras, sem proposta, sem norte”, no qual boa parte dos filiados “quer mesmo é corrupção”. (págs. 1 e A5)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: US$ 100 bi sonegados

O Ministério da Justiça reforça sua estrutura de investigação para repatriar dinheiro de brasileiros, guardado em bancos do exterior, mas não declarado ao Imposto de Renda. As estimativas extraoficiais chegam a US$ 100 bilhões. O governo já sabe que, mesmo fora do Brasil, o dinheiro escondido deixa rastro que pode ser seguido. E bloqueou, sob suspeita, mas de US$ 2 bilhões do banqueiro Daniel Dantas e US$ 200 milhões do deputado Paulo Maluf (PP-SP). (págs. 1 e A5)

“Crise foi desculpa para demissões”

O empresário do setor de supermercados Abílio Diniz afirmou em São Paulo que muitas empresas utilizaram a crise econômica internacional como desculpa para demitir e ajustar a produção. “Após uma retração inicial, o consumo está normalizado, até crescendo”, declarou, ao final de evento, com a participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega. “O pior já passou”, afirmou Mantega. (págs. 1 e Economia A17)

Partidários de Chaves cantam vitória

O resultado do referendo sobre a reeleição ilimitada do presidente Hugo Chávez, da Venezuela, somente terá divulgação oficial hoje. Situação canta vitória e oposição quer ver a apuração final. (págs. 1 e Internacional A20)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Valério terá que pedir proteção contra PCC

Promotores que trabalham em investigações contra o Primeiro Comando da Capital (PCC) aguardarão uma denúncia formal do empresário Marcos Valério para abrir processos em São Paulo e Minas Gerais. O objetivo é apurar as ameaças de morte feitas pela facção criminosa ao pivô do mensalão, vítima de agressões dentro do presídio de Tremembé (SP). (pág. 1, Tema do dia e pág. 2)

Chávez Eterno – Presidente agora pode ficar até 2021

Com 54,36% dos votos, presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vence referendo que lhe dá direito de se reeleger indefinidamente. (págs. 1 e 14)

AIDS - Terapia de células-tronco detém avanço do vírus

Pesquisa de cientistas norteamericanos com 74 pessoas portadoras do HIV mostra que, num futuro próximo, pacientes poderão controlar a infecção sem precisar recorrer a medicamentos antirretrovirais. (págs. 1 e 14)

O desafio de oferecer educação para todos

Perto de universalizar o ensino fundamental, o país amarga altos índices de distorção idade-série, que no Nordeste passam de 40%. Problema faz diploma superior virar apenas um sonho para milhares de jovens brasileiros . (págs. 1 e 6)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Governo vai criar estatal para projeto do trem-bala

O governo vai criar uma empresa estatal para cuidar do processo de absorção de tecnologia nas futuras obras do trem de alta velocidade entre Rio, São Paulo e Campinas. O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, informou ao Valor que estão praticamente prontos um projetos de lei que constituir a empresa e um decreto presidencial regulamentando seu funcionamento. (págs. 1 e A3)

Bancos de montadoras puxam vendas

Levantamento, os prazos são ampliados e as taxas caem para o financiamento de veículos. A melhora decorre, principalmente, das promoções e de bancos de montadoras. Enquanto a taxa média para carros novos varia entre 1,5% e 2% ao mês, essas instituições já praticam juros abaixo de 1% para alguns modelos. (págs. 1 e B1)

Previdência capta, mas saque cresce

Os fundos de previdência aberta, em que são aplicadas as contribuições feitas nos planos PGBL e VGBL, começaram o ano com desempenho positivo, porém ainda bem abaixo do registrado no mesmo período de 2008. A captação líquida em janeiro foi de R$ 372 milhões, 27% menor do que a verificada um ano antes. O volume é o menor registrado em um mês de janeiro desde 2003. (págs. 1 e D1)

------------------------------------------------------------------------------------

Gazeta Mercantil

Manchete: Saúde financeira de hospitais em crise

Os hospitais privados de menor porte, em sua maioria familiares, enfrentam uma dura realidade para sobreviver aos novos tempos. Com os altos investimentos para manter a estrutura atualizada e ainda tendo que enfrentar a competição voraz das empresas de medicina de grupo — que, a fim de reduzir custos, criam suas próprias unidades hospitalares e de medicina diagnóstica —, muitos hospitais acabam fechando as portas ou sendo vendidos a preços módicos. (págs. 1 e C1)

Brasil precisa avançar no uso do carbono

O desenvolvimento de tecnologia com fibra de carbono é limitado. O elemento tem ampla aplicação e constitui, por exemplo, o diamante e a grafite, diz o engenheiro químico Luiz Depine de Castro, como um alerta para a importância dessa pesquisa. Castro preside a Associação Brasileira de Carbono (ABCarb) e ressalta que no País o único centro de pesquisa desses materiais é o Centro Tecnológico do Exército. (págs. 1, C8 e C9)

Mercado debate manutenção do conselho fiscal

A revisão de regras do Novo Mercado, nível mais alto de governança corporativa da BM&FBovespa, reacendeu a discussão sobre a exigibilidade ou não de um conselho fiscal permanente. Conforme a Lei das S.A., a instalação é obrigatória em caso de demanda dos acionistas e a concepção é de fiscalização das ações dos administradores. (págs. 1, B1 e B5).
----------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
---------------
---