PENSAR "GRANDE":

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[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
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“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

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''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

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# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
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valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

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quarta-feira, abril 04, 2007

HAPPY-HOUR II: OH, CÉUS !!!






[Chargistas: Frank, Xalberto, Paixão, Heringer].

HAPPY-HOUR: EDIÇÃO EXTRA!!!








[Chargistas: Clauro, Quinho, Fred, Clériston].

HAPPY-HOUR: "VOU PASSAR CEROL NA MÃO..." (*)







[Chargistas: Pelicano, Aliedo, Glauco, Miguel].
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(*) Furacão 2000 - O Bonde do Tigrão. [Quer dançar?/ Quer dançar?/ O tigrão vai te ensinar/Vou passar cerol na mão/ Assim, assim ... /Vou cortar você na mão /Vou sim, vou sim ... /Vou aparar pela rabiola /Assim, assim ... /(...) Eu vou cortar você na mão /Vou mostrar que eu sou tigrão / (...) É o bonde do tigrão]. (www.vagalume.uol.com.br).

CONTROLADORES DE VÔOS: MOTIM E INQUÉRITO POLICIAL MILITAR

Plano B pode incluir remanejamento de até 1.500 oficiais. [Governo quer se precaver em caso de nova paralisação dos controladores de vôo. Em casos extremos, oficial ouvido pelo Estado diz poder deslocar 60 de imediato].
O plano B que o governo diz ter em caso de nova paralisação dos controladores pode incluir o remanejamento de cerca de 1.500 militares que, segundo oficiais ouvidos pelo Estado, seriam capazes de atuar nessa função. Nem todos trabalham diretamente no monitoramento do espaço aéreo, de acordo com a avaliação desses mesmos oficiais, mas foram treinados e atuaram nos centros de controle (Cindactas). A questão é que eles acabaram migrando para outros setores, por força da carreira militar e, numa situação emergencial, poderiam passar por cursos de reciclagem e assumir os consoles dentro de um mês. Cada um dos quatro Cindactas possui, em média, 60 sargentos controladores no setor de defesa aérea, totalizando 240 profissionais. Em casos extremos, lembra outro oficial, também seria possível deslocar outros 60 praças que atuam no Grupo de Comunicação e Controle, área de suporte operacional em funcionamento nas bases aéreas de Natal (RN), Fortaleza (CE), Santa Maria e Canoas (RS). "Todos esses sargentos e suboficiais que trabalham como controladores de vôo têm a mesma formação. Por isso, a adaptação a novas funções é simples e rápida", esclarece o militar da Aeronáutica. Na visão de oficiais, a medida poderia ser implementada com sucesso, pois os únicos focos de insubordinação estão nos quartéis de Brasília, Manaus e Rio. "É uma minoria que, depois do acidente com o avião da Gol (em setembro do ano passado), começou a insuflar os demais", acusa o militar da FAB. "Por que não foram registrados motins em São Paulo, por exemplo?", questiona.
A possibilidade de remanejar oficiais chegou a ser discutida pela Alto Comando durante a operação-padrão deflagrada no ano passado por sargentos do centro de controle aéreo de Brasília (Cindacta-1). "É uma alternativa possível, sim. O que não podemos aceitar em hipótese alguma é um controlador recém-formado peitando comandantes que têm 35 de FAB (Força Aérea Brasileira)", protesta um oficial da Aeronáutica. Na prática, diz ele, o controlador que hoje exerce funções de defesa aérea teria apenas de trocar de sala. Tanto o controle da Circulação Aérea Geral - deslocamento de aeronaves civis, militares e estrangeiras - quanto o monitoramento do espaço aéreo brasileiro são feitos dentro dos quatro centros de controle (Cindactas) de Brasília, Curitiba, Recife e Manaus, só que em salas distintas.
Por questões de segurança, alguns dados repassados aos monitores da defesa aérea são restritos aos controladores envolvidos no monitoramento do espaço aéreo - os rádio, por exemplo, funcionam em freqüências diferentes. No dia-a-dia, explica outro militar, o controlador envolvido com a defesa aérea observa o comportamento dos aviões em rota, fiscaliza vôos com autorizações especiais emitidas pelo Estado Maior ou pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e coordena aeronaves em missões militares. "É muito simples: em vez de trabalhar agrupando os aviões em manobras de defesa, esses controladores teriam de se preocupar em dar um espaçamento entre as aeronaves comerciais", resume um oficial da FAB.
Na última terça-feira, 3, a Câmara aprovou uma medida provisória que cria 172 cargos de técnicos para o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) do Comando da Aeronáutica. Desse total, 137 vagas são para técnico de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo, carreira que exige nível superior. Mas não há vagas para controladores de vôo. Sobre as punições, o motim da última sexta-feira resultou em pelo menos três Inquéritos Policiais Militares (IPMs), abertos pelo Comando da Aeronáutica em Brasília, Curitiba e Recife. Um quarto IPM poderá ser instaurado ainda no Recife. A Aeronáutica está atenta a qualquer movimentação dos controladores: se decidirem voltar a parar, receberão imediatamente voz de prisão e os sargentos da Defesa Aérea assumiriam sues postos de controle. (Colaboraram Tânia Monteiro, Marcelo de Moraes e Isabel Sobral) , Bruno Tavares, SP, O Estadão.

CONTROLADORES DE VÔOS: O RETORNO!

Controladores ameaçam parar de novo após a Páscoa. [Após pressão do comando militar, governo resolveu que não vai cumprir acordo feito na sexta-feira, 30, para colocar fim à greve que parou os aeroportos do País].

Contrariados com o rumo das negociações com o governo, controladores de vôo civis e militares ameaçam aumentar a temperatura do caos aéreo depois da Páscoa. Internamente, as associações estão organizando uma nova paralisação dos controladores civis. O dia do novo apagão aéreo ainda está sendo mantido em absoluto sigilo. Pelo plano em gestação, o passo seguinte é outra ação para forçar o governo a retomar as negociações: desencadear um processo de pedidos de baixa coletivos dos controladores militares mais antigos - o que representaria, segundo um líder sindical ouvido pelo Estado, a retirada de pelo menos 40% dos 1.500 que atuam no País. “Isso seria o caos e o governo é que teria de resolver sozinho”, disse um sindicalista. “Os controladores, em sua grande maioria, não teriam problemas, já que todos têm mais de um emprego. Com as baixas, eles deixariam de sofrer e tocariam suas vidas em outras profissões, já que muito de nós somos médicos, dentistas, professores, vidraceiros e até taxistas.” As duas ameaças - a de greve ampla e a de baixa coletiva - são a resposta dos sindicalistas para o recuo do governo. Mas, para demonstrar que ainda estão abertos ao diálogo, os controladores sustentam que não suspenderão as atividades de controle do tráfego aéreo durante o feriado da Páscoa. Para os controladores, o governo e as autoridades aeronáuticas ainda não perceberam o nível de insatisfação do setor. Na avaliação das lideranças, o último motim que gerou o apagão aéreo de sexta-feira, 30, foi feito de forma intempestiva por grupos independentes de controladores, que acabaram passando por cima da orientação das próprias lideranças. “Esse recuo do governo somente favorece aos radicais, que se fortaleceram muito com a última greve”, alertou um sindicalista. De acordo com um dos articuladores do movimento, a suspensão das negociações, como estratégia para enfraquecê-lo, pode acabar provocando efeito contrário. Nesse cenário, os independentes teriam seu projeto de radicalização consolidado. Expedito Filho, Brasília, O Estadão.

CONTROLADORES DE VÔOS: OS VÔOS E OS OVOS

Governo espera Páscoa tranqüila; diálogo recomeça após feriado.

O governo federal espera que o feriado prolongado de Páscoa seja tranqüilo nos aeroportos, após o motim dos controladores de tráfego aéreo --ocorrido na sexta-feira (30)-- e o recuo do governo federal nas negociações com a categoria. O governo deverá retomar as conversas com a categoria após a Semana Santa, caso não ocorram novos problemas no controle do tráfego aéreo. Na última sexta-feira (30), o motim dos controladores começou no Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília, e atingiu outras regiões do país. Na ocasião, os amotinados não foram presos --como prevê o regimento militar--, mas, agora, o governo ameaça endurecer a negociação e diz que os profissionais que voltarem a cruzar os braços poderão ser detidos. Em meio ao motim, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo --designado para negociar com os controladores--, chegou a anunciar um acordo com os amotinados, que causou mal-estar entre os militares. Oficiais deixaram os Cindactas e o controle chegou a ficar nas mãos dos sargentos. Com o recuo do acordo e a carta-branca para prisões, Lula agradou os militares, em especial o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, que passa a liderar os diálogos; e enfraqueceu Bernardo e seu colega, o ministro da Defesa, Waldir Pires. Com o anúncio da nova postura, Bernardo deu razão ao governo e disse que ele não pode negociar "com a faca no pescoço". Em reunião com congressistas que integram o consórcio governista, Lula chegou a dizer que os controladores o "apunhalaram pelas costas", informa o "Blog do Josias". Embora estejam insatisfeitos, os representantes dos controladores de tráfego aéreo dizem estar comprometidos com a normalidade no feriado de Páscoa. Na terça-feira (3), após uma reunião com o ministro do Planejamento, Ulisses Fontenele, representante da associação de controladores da área militar, afirmou que "não houve negociação", mas que a categoria irá "esperar o ministro ligar para conversar novamente". De acordo com Fontenele, Bernardo iniciou a reunião com reclamações sobre o clima de ameaça dos controladores. As ameaças seriam referência ao fato de os controladores civis terem decretado estado de greve na noite de segunda-feira (2) e o advogado da associação que representa os militares ter indicado que a categoria poderia parar novamente, caso o governo não cumpra a parte no acordo. Na segunda-feira (2), em nota, a ABCTA (Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo) disse que o advogado falou em um "momento de nervosismo" e que "não há intenções de paralisações para a Semana Santa".
O teor do acordo que pôs fim à greve dos controladores, distribuído à imprensa pelo Palácio do Planalto, diz o seguinte sobre a não-punição aos controladores envolvidos na paralisação: "O governo federal vai fazer revisão dos atos disciplinares militares, tais como transferências, afastamentos e outros, envolvendo representantes de associações de controladores de tráfego aéreo ocorridos nos últimos seis meses, assim como assegura que não serão praticadas punições em decorrência da manifestação ocorrida no dia de hoje (30)."Na terça-feira, porém, após a mudança na postura do governo federal, Bernardo negou que tenha feito um acordo com o movimento para a não-punição dos envolvidos. "Então ele não sabe ler o que escreveu", afirmou Fontenele. Folha Online.

MINISTÉRIO DA DEFESA: PIRES SEM DEFESA

Lula admite trocar Pires e quer convocar Conselho de Defesa [Presidente avalia que CPI do Apagão pode agravar ainda mais os atuais problemas].

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está disposto a substituir o ministro da Defesa, Waldir Pires, como parte da solução para a crise do setor aéreo, informaram à Reuters senadores do PT que estiveram com Lula na noite de terça-feira, 3. Na avaliação de Lula, porém, é preciso encontrar uma forma de mexer na pasta sem desmoralizar o atual ministro. Lula reuniu-se com a bancada petista num jantar oferecido na residência do senador Eduardo Suplicy (SP), em Brasília. Aos colegas, o presidente teria afirmado que, para "concluir a reforma ministerial", precisa "construir uma saída digna" ao ministro da Defesa, criticado dentro e fora do governo por má gestão na crise aérea. "O problema dos controladores não pode ser debitado exclusivamente na conta do Waldir", afirmou o presidente, segundo o relato de dois senadores presentes ao jantar. "Ele é um homem de 80 anos, com importantes serviços prestados ao país", teria completado. Lula antecipou aos senadores de seu partido que pretende convocar nos próximos 20 dias o Conselho de Defesa Nacional para discutir um plano de valorização das Forças Armadas. Órgão consultivo, o conselho é composto pelo vice-presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, e os ministros Justiça, Relações Exteriores, Fazenda e Planejamento, além dos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. O CDN atua, sobretudo, nos assuntos relacionados à soberania nacional e à defesa do estado democrático. A disposição de Lula é elaborar uma espécie de "PAC das Forças Armadas", com elevação das taxas de investimento no Exército, na Marinha e na Aeronáutica. Segundo fontes disseram à Reuters, o presidente avaliou que não há saída para a crise no setor de aviação sem o fortalecimento da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com os relatos, repassados à Reuters sob condição do anonimato, Lula estaria "decepcionado" com a gestão anterior da Aeronáutica, do brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno, mas "satisfeito" com a atuação do atual comandante, o brigadeiro Juniti Saito, encarregado de encontrar uma solução para a crise.
Durante o encontro, o presidente avaliou que uma CPI do Apagão Aéreo, proposta pela oposição, ajudaria a agravar ainda mais os atuais problemas. "O país não ganharia em nada em mostrar fragilidades da Aeronáutica. O que precisa é superar a crise", afirmou a jornalistas o senador Aloizio Mercadante (PT-SP). O governo calcula que está cada vez mais difícil evitar a instalação de comissão parlamentar de inquérito. Com maioria na Câmara, tentará concentrar as investigações o máximo possível para que não se transforme em mais uma "CPI do Fim do Mundo", nas palavras de um deputado da base aliada. O presidente afirmou no jantar que a Controladoria Geral da União (CGU) está apurando eventuais irregularidades na Infraero para que o governo não seja pego de surpresa. Reuters, Brasília, O Estadão.

CRISE AÉREA: ... E QUE CRISE!

Comandante da FAB sai fortalecido.

A posse do brigadeiro José Américo, na chefia do Estado-Maior da Aeronáutica, transformou-se ontem em uma cerimônia de desagravo ao comandante da Força Aérea, brigadeiro Juniti Saito. Depois de garantir, em discurso, que não vai se afastar do cumprimento dos “princípios basilares da hierarquia e disciplina”, o brigadeiro Saito foi forte e longamente aplaudido por um auditório repleto de militares da ativa e da reserva, na Base Aérea de Brasília, no qual estavam presentes e lhe prestando solidariedade quase todos os ex-comandantes e ministros da Aeronáutica. O desagravo ao comandante deixou o ministro da Defesa, Waldir Pires, impressionado. Agência Estado, Paraná Online.

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

Diplomata vai substituir Singer como porta-voz de Lula. O diplomata Marcelo Baumbach, 40, será o novo porta-voz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele vai substituir André Singer, que deixou o governo federal na reforma ministerial. (...) O ministro Franklin Martins (Secretaria de Comunicação Social) vai controlar as áreas de imprensa e publicidade do governo, enquanto o porta-voz será responsável por repassar as informações do Palácio do Planalto para a imprensa. Folha Online, Gabriela Guerreiro, Brasília.
Lula nega saída de Pires e diz que poder para trocar ministro é do presidente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou hoje a substituição do ministro Waldir Pires do comando da Defesa. "O ministro vai continuar no cargo. Ministro sou eu que ponho e eu que tiro. Eu que escolho. Se um dia eu tiver que tirá-lo, eu tirarei. Por enquanto, não é essa a questão", disse ele após almoçar com o presidente do Equador, Rafael Correa.
Em encontro com ACM, Lula pede diálogo com parlamentares. O senador oposicionista Antonio Carlos Magalhães se encontrou nesta quarta-feira, 4, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na conversa, segundo o senador baiano, o presidente explicou em tom amigável que pretende conversar com todos os parlamentares, adversários ou não, sobre matérias que o Congresso precisa aprovar com urgência. Lula teria citado como exemplo a construção de usinas de biodiesel, sobretudo no Nordeste, onde gerariam inúmeros empregos.
http://www.estadao.com.br/ultimas/nacional/noticias/2007/abr/04/123.htm
ACM: Lula não precisaria dar tanto espaço a aliados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, um de seus principais rivais políticos, o senador dos Democratas (ex-PFL), Antônio Carlos Magalhães (BA). Durante o encontro, que durou cerca de 1 hora e 30 minutos, o líder baiano também aproveitou para dar conselhos ao presidente Lula e deu a entender que não concorda com o modo como o presidente age com os seus ministérios, cedendo muito espaço a seus aliados. - Eu disse a ele que um presidente que ganha com 20 milhões de votos de diferença, na minha opinião, não precisa se submeter a ninguém, a nenhum partido político - disse Antonio Carlos Magalhães.
Franklin Martins, de estilingue a vidraça. O programa televisivo do Observatório da Imprensa, exibido na terça-feira (3/4), voltou a debater a criação da nova rede pública de TV que o governo pretende instituir. O tema já havia sido abordado quando o OI na TV recebeu o ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da presidência da República, e o assunto continua na pauta da mídia. A posse do jornalista Franklin Martins como ministro-chefe da Secretaria da Comunicação Social, na quinta-feira (29/3), também serviu para reavivar o debate sobre a comunicação do Estado.
Safra de grãos 2006/07 bate recorde. O clima favorável em todas as etapas de cultivo das culturas agrícolas de verão eleva mais uma vez os números da safra de grãos no ciclo 2006/07. A estimativa já aponta uma produção de 131,1 milhões de toneladas, de acordo com o sétimo levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e anunciado hoje.
ROMÁRIO, 1.000. Mídia tem medo de checar números. Num país onde pessoas envolvidas em casos de corrupção se elegem para gozar do chamado "foro privilegiado" e onde denúncias do arco-da-velha têm sido tratadas como "fatos normais", a falta de profissionalismo de grande parte da mídia esportiva em relação ao suposto milésimo gol do atacante Romário, do Vasco, acaba se tornando algo menor, compreensível, na visão de muitos.
Caos aéreo. ‘Traídos’, controladores estudariam reação. Contrariados com os rumos das negociações com o governo, controladores de vôo civis e militares estudam em sigilo a realização de uma nova paralisação após o feriado de Páscoa, segundo informa nesta quarta-feira reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Desta vez, a greve seria encabeçada pelos profissionais civis – ao contrário do que ocorreu na última sexta-feira, quando os militares cruzaram os braços e pararam as operações em todo o país.

WALDIR PIRES: "ATÉ TU, LULA, MEU FILHO!"


Lula enfraquece Waldir Pires e Aeronáutica assume crise:

O ministro da Defesa, Waldir Pires, saiu de cena. Ontem, na cerimônia de apresentação de novos oficiais-generais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva transferiu a gestão da crise no setor de aviação ao comando da Aeronáutica e expôs por completo a avaliação do governo de que o titular da pasta perdeu todas as condições de conduzir uma solução para o problema. O sentido político de transferir ao brigadeiro Juniti Saito a administração da crise é devolver autoridade à Aeronáutica, após o presidente ter impedido a prisão de controladores militares na semana passada. Com esse movimento, no entanto, Lula não se esforça mais para esconder o desgaste do ministro da Defesa no controle da crise aérea. Desde sexta-feira, Pires desapareceu por completo das articulações sobre o assunto. O presidente chegou a pensar em tirá-lo do cargo durante a reforma ministerial, mas desistiu da idéia por não querer desmoralizá-lo. Ainda não corre nos gabinetes do Palácio o rumor de que Waldir Pires está demissionário, mas fontes do governo dizem que sua saída da pasta “é só uma questão de tempo”. Para dar força à Aeronáutica, o presidente também acertou com o brigadeiro Juniti Saito a realização de concursos públicos para a contratação de novos controladores de vôo e o recrutamento de servidores com experiência no controle de tráfego aéreo já aposentados. Lula também reafirmou o empenho do governo em buscar recursos para reaparelhar as três Forças Armadas. Em discurso de cerca de quinze minutos no Palácio do Planalto, Lula não citou diretamente a crise do setor aéreo, mas destacou a importância da “lealdade” e “profissionalismo” dos militares. “Acredito ser oportuno reforçar o meu compromisso público com o ministro da Defesa, os três comandantes das forças e todos os oficiais de que não medirei esforços para continuar buscando recursos necessários para avançar no reaparelhamento das três forças”, disse.
Em caso de um novo motim dos controladores de vôo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocará uma rede nacional de televisão para pedir apoio e dar esclarecimentos aos passageiros. Lula, que comentou essa possibilidade numa reunião na segunda-feira com ministros, voltou a discutir o assunto num encontro na manhã de ontem com líderes de partidos aliados no Palácio do Planalto. “Ele pode convocar uma cadeia de televisão para explicar possíveis medidas duras para garantir a tranqüilidade nos aeroportos”, relatou um deputado que participou da reunião. Agência Estado, Brasília, Folha Online. Charge Samuca.

CONTROLADORES DE VÔOS: "ATÉ TU, BRUTUS?"

Lula: ‘Controladores me apunhalaram pelas costas’:

Em reunião com congressistas que integram o consórcio governista, Lula disse, nesta terça-feira, que os controladores fizeram “jogo baixo” com o presidente da República. “Eles me apunhalaram pelas costas”, disse o presidente, segundo relataram ao blog deputados que participaram do encontro. “Só esperaram eu sair do país para causar confusão.” Lula reportava-se à crise da última sexta-feira (30). Naquele dia, enquanto voava para os EUA, sargentos que cuidam do controle de vôo amotinaram-se no Cindacta 1, em Brasília. A bordo do Aerolula, o presidente foi comunicado sobre o caos, que provocou a paralisação dos aeroportos brasileiros por cinco horas.
Referindo-se à negociação feita, em seu nome, pelo ministro Paulo Bernardo (Planejamento), Lula disse não ter autorizado o auxiliar a comprometer-se com o cancelamento de punições impostas aos controladores pela Aeronáutica. Tampouco o autorizara a prometer que os sargentos sublevados não sofreriam sanções por conta do motim de sexta-feira. Nesse ponto da reunião, Lula tentou isentar Paulo Bernardo de responsabilidade por promessas que o governo tratou de romper nesta terça-feira (3). Disse que o ministro fez o que lhe pareceu correto num instante de crise. Porém, com um atraso de quaro dias, condenou o acordo. Disse que não faz sentido premiar com o cancelamento de sanções os militares que não respeitam nem o presidente da República nem a sociedade brasileira. Segundo o relato dos parlamentares que estiveram com Lula, o presidente declarou que considera adequado qualquer tipo de protesto. Mesmo aqueles que são organizados contra ele próprio. Mas não pode admitir que a sociedade seja prejudicada por “militares irresponsáveis”. Disse claramente que autorizou para a Páscoa o que desautorizara dias atrás. No auge da crise de sexta-feira, quando o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, preparava-se para mandar à prisão os sargentos amotinados, o presidente desautorizou a providência. Agora, diz ter dado carta branca à Força Aérea para prender os controladores de vôo que ousarem causar problemas no feriado de Páscoa. De resto, Lula informou aos congressistas que devolveu ao comandante Saito a atribuição de coordenar a transição do regime militar para um sistema de controle civil da aviação civil. Diferentemente da disposição que exibia até domingo, o presidente agora não tem pressa. Disse que o processo será feito com "toda a calma necessária". Condicionou as mudanças à normalização da situação aeroportuária. Escrito por Josias de Souza, Folha Online.