PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, junho 25, 2008

RUTH CARDOSO: CLASSE, CULTURA E POSTURA DE UMA ''1a. DAMA'' [e podia ser diferente?]

>
'Ruth Cardoso deu novo sentido ao papel de primeira-dama'
.

>
SÃO PAULO - Nascido em Araraquara, conterrâneo de Ruth Cardoso, o escritor Ignacio de Loyola Brandão diz que a antropóloga "deu novo sentido" ao papel de primeira-dama no País, e promoveu um avanço ao lançar ações sociais que levam a "olhar para o outro, mas num sentido moderno, sem esmola".


Ele se refere ao programa Comunidade Solidária e às ONGs que o sucederam na rede Comunitas, com projetos de geração de renda e desenvolvimento sustentável em comunidades carentes. "Tem tudo a ver com a cabeça dela", observa Loyola.

A cabeça de Ruth, segundo o escritor, era a de uma mulher autêntica, objetiva e simples. "Há um ano e pouco, fui encarregado de convidá-la para uma vaga na Academia Paulista de Letras, e ela me disse: 'Não sou autora, não sou escritora'.


Argumentei que as academias convidam pessoas de notório saber, que engrandecem a cultura, mas Ruth disse simplesmente que isso não era para ela."

Loyola lembra de Ruth na adolescência, nos idos de 1945, e da família "fantástica" da qual ela fazia parte. A mãe, dona Mariquita, foi professora de biologia do escritor. "Era bem-humorada e severa, uma ótima professora", recorda. E Ruth cresceu "uma moça muito bonita, que todo homem queria namorar".


Autor de Zero, Não Verás País Nenhum e outros títulos consagrados, Loyola conta que dedicou um capítulo a Ruth em A Altura e a Largura do Nada, de 2006.


"Estive distante dela por muitos anos, mas recentemente havíamos nos aproximado." O Brasil, diz ele, perde uma grande mulher.
--------------------
David Moisés - do estadao.com.br [Foto: Renata Jubran/AE - 24/04/1996].

RUTH CARDOSO: ''MULHER DE ATENAS'' E ''AMAZONA''

>
Antropóloga, Ruth Cardoso era intelectual reconhecida


SÃO PAULO - A antropóloga Ruth Corrêa Leite Cardoso nasceu em 1930 em Araraquara, interior de São Paulo, filha de um contador e de uma bióloga. Até 1945 estudou na cidade quando, aos 15 anos, decidiu se mudar para a capital para estudar no aristocrático colégio de freiras Des Oiseaux.
Em 1950, aos 19 anos, estava determinada a cursar Filosofia na Universidade de São Paulo (USP). Em 1952, começa a trabalhar na USP, no setor de RH. Conheceu Fernando Henrique Cardoso em 1951, e dois anos depois, em 1953, casaram-se. Tiveram três filhos.

Se formou em 1952, recebeu seu mestrado e doutorado em antropologia também pela USP em 1959 e 1972, respectivamente. Cursou seu pós-doutorado na Universidade de Columbia.

Depois do golpe, enfrentou o exílio ao lado do marido: primeiro, no Chile, onde Fernando Henrique trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) e ela deu aula na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), que recebia alunos de muitos países. Depois foram para a França.

Era professora aposentada da USP e diretora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Atuou em instituições como Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade de Berkeley (Califórnia) e Universidade de Columbia (Nova Iorque).

Academicamente, não teve produção cultural extensa. "Ela escreveu pouca coisa, mas tudo que escreveu é importante", disse Roberto DaMatta, antropólogo da Universidade de Notre Dame, Indiana.

Em 1978 escreveu 'Sociedade e poder: representações dos favelados em São Paulo', trabalho considerado um marco do estudo das estruturas de poder nas grandes cidades. Além disso, publicou outros trabalhos de expressão como Bibliografia sobre a juventude e Mudança sociocultural e participação política nos anos 80.

Fundou em 1995 a ONG Comunidade Solidária, hoje conhecida como Comunitas, em que atuou até sua morte. A iniciativa é considerada embrião de diversas iniciativas sociais, das mais bem sucedidas.

Feminista declarada, a favor do aborto (que considerava uma liberdade feminina), apaixonada pela cozinha e, a princípio, contra a carreira política de FHC (com quem não se mudou para Brasília quando ele trocou a carreira de acadêmico pela de político em 1982), Ruth Cardoso defendia firmemente seu direto à privacidade.

Em diversas ocasiões, discutiu a obsessão da mídia por sua vida. "Vou resistir à imprensa até o fim. Por que essa mistura do público e do privado?", disse em 1994, no auge do assédio durante a campanha do marido.
---------------------
Estadão. 2506.