PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, agosto 14, 2009

XÔ! ESTRESSE [In:] (R)ATOS SECRETOS

...











[Homenagem aos chargistas brasileiros];
...

SARNEY [In:] NOVOS ''CARAS PINTADAS" ?

Com pizzas, estudantes protestam contra arquivamento de denúncias contra Sarney

Grupo tentou entrar no Senado, mas foi impedido pela Polícia Legislativa.
Denúncias contra presidente da Casa foram arquivadas em conselho.

Do G1, em São Paulo

Foto: Ed Ferreira/Ag. Estado

Estudantes levaram pizzas ao Senado para protestar contra o arquivamento de denúncias e representações contra Sarney. Eles foram barrados pela Polícia Legislativa; regimento da Casa proíbe manifestações dentro do prédio (foto: Ed Ferreira/Ag. Estado)

----------------
http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1263283-5601,00-COM+PIZZAS+ESTUDANTES+PROTESTAM+CONTRA+ARQUIVAMENTO+DE+DENUNCIAS+CONTRA+SAR.html
-----------------------

ILHA DE SANTA CRUZ: MARINA, MORENA MARINA... III

Os limites do barulho-Marina

Rodrigo de Almeida rodrigo.almeida@jb.com.br


A POSSÍVEL CANDIDATURA DA SENADORA MARINA SILVA (PV) à Presidência da República emite um forte cheiro de novidade, reaquece o debate pré-eleitoral, anima personagens esmorecidos, estimula certo pretendente a sair da toca e, por fim, tem potencial para estremecer o governo e sua candidata Dilma Rousseff (PT). O Palácio do Planalto sabe que acende a luz amarela do campo governista. Um exemplo: pesquisa coordenada pelo cientista político Antonio Lavareda, no confronto direto entre Marina e Dilma, em quatro cenários, a senadora perde em um, empata em outro e ganha em dois.

Novidade, todos gostam, mas convém ter prudência. Há muita torcida e pouca consistência na ideia de que o “fator Marina” termine por “implodir” a candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT), como chegou a afirmar esta semana o também pré-candidato Ciro Gomes (PSB). Se desembarcar do PT e mudar-se para o PV, se decidir mesmo virar candidata, se, enfim, vingar como nome para 2010, a senadora poderá fazer algum barulho. Mas por ora não passa disto: um barulho.

Experimentado observador do impacto do atual governo sobre o eleitorado, o cientista político Candido Mendes, reitor da universidade que leva o seu nome, mostra-se ainda menos condescendente com a novidade. O professor acha que há uma superestimação do nome de Marina e do efeito de uma eventual candidatura na sucessão do presidente Lula – sobre quem, aliás, publicou nada menos do que seis livros, dois dos quais na França. “Estão superestimando-a, como há uma superestimação da mensagem ecológica”, diz Candido Mendes. “Não creio que a candidatura tenha condições de implodir coisa alguma”.

O cientista político reconhece, no entanto, que a candidatura da senadora será o “teste final” para as “condições morais” do presidente Lula de pretender continuar o legado do seu governo. Reconhece ainda certa carga simbólica posta sobre os ombros de Marina. Por exemplo, a senadora é uma mulher aguerrida, como Dilma, exibe um prontuário político de considerável apelo popular, seu discurso pode ganhar eco entre insatisfeitos com o pragmatismo lulista e acende uma bandeira emergente no cenário internacional, a sustentabilidade.

Mas, segundo o professor, não vai muito além. Sua maior fragilidade, diz, é temática.

“A mensagem ambiental é inoportuna e ultrapassada. Marina levanta prioridades muito discutíveis do que seja uma política de desenvolvimento”, defende. Ele se refere, no caso, à falsa dicotomia, infelizmente não resolvida no país, entre desenvolvimento e sustentabilidade. “Sua passagem no Ministério do Meio Ambiente não capturou as prioridades de uma nova forma de desenvolvimento: a visão de uma Amazônia produtiva, a eficácia no licenciamento de obras relevantes, a atenção necessária do país para a geração de emprego, ampliação da renda e correção das injustiças sociais. Foi ultrapassada inclusive pelo realismo responsável da política de Carlos Minc (sucessor de Marina no ministério)”. Segundo Candido Mendes, o discurso ambiental – nos moldes de Marina Silva, ressalte-se – atrasou o desenvolvimento brasileiro. O risco do PV, afirma, é tornar-se uma alternativa tão radical quanto virou, em outra esfera, o PSOL. Diz mais: “A superestimação da ecologia é fruto da subcultura do Brasil”.

Tanto o PV quanto Marina, no entanto, parecem conscientes desse risco. Há dois dias, a senadora e o deputado Fernando Gabeira, principal nome do partido, almoçaram juntos em Brasília e começaram a traçar uma estratégia de campanha para 2010. Do encontro, Gabeira saiu otimista. E sublinhou: “A nossa potencial campanha não será monotemática. Precisamos dar respostas também para os outros problemas do Brasil”. Ambos trazem à memória talvez o que foi Cristovam Buarque (PDT) em 2006: o candidato da educação. Discurso bonito, mas pouco empolgante.

Não está escrito nas estrelas, porém, que a novidade em curso se resumirá indefinidamente a uma desarrumação momentânea. Não à toa, a possibilidade preocupa o PT e o Palácio do Planalto. O melhor dos mundos, na visão do governo, é uma disputa plebiscitária – um confronto entre Dilma e José Serra. Segundo tal premissa, é quando se tornam mais profícuos os embates entre o que foram os oito anos tucanos e os oito anos petistas. No fim das contas, o “fator Marina” é música para os ouvidos da oposição e para Ciro, até poucos dias atrás pressionado a abandonar o sonho de disputar novamente a Presidência.

Como sempre, os eleitores dirão que prognósticos se confirmarão.

“Marina levanta prioridades muito discutíveis para o desenvolvimento”

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

14 de agosto de 2009

O Globo

Manchete: Lula veta limite de gastos com diárias e publicidade em 2010

Verba destinada à propaganda já subiu 42,3% em relação ao ano passado

O presidente Lula vetou artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010 que estabelecia limites aos gastos do governo federal com publicidade, passagens e locomoção no ano eleitoral. Durante a negociação no Congresso, foi incluído na lei um dispositivo que restringia esses gastos aos valores empenhados em 2009 exceção aberta para áreas de interesse social, como segurança pública, vigilância sanitária e ações do PAC. O governo alegou que esse limite poderia acabar inviabilizando a execução e o acompanhamento de obras, além de prejudicar campanhas publicitárias de utilidade pública. Também afirmou que, por recomendação da CPI dos Cartões Corporativos, vem reestruturando os gastos com diárias. Na LDO de 2009, outra tentativa de limitar gastos, fixando-os em 90% dos de 2008, fora vetada pelo Planalto. A verba prevista para publicidade no Orçamento de 2009 cresceu 42,3%. "O veto dá indicação clara que vão derramar dinheiro em publicidade com fins eleitorais", reclama o líder da minoria, Otávio Leite (PSDB-RJ). O líder do governo na Comissão de Orçamento, Gilmar Machado, diz que o limite da austeridade foi respeitado e que o governo não irá gastar mais. (págs. 1 e 3)

BC sobe no palanque

Meirelles participa com Lula de atos no estado que pretende governar

O presidente Lula levou o presidente do Banco Central à um palanque em Goiás e foi só elogios a Henrique Meirelles, confirmando que trabalha por uma ampla aliança em torno de sua candidatura ao governo do estado. "Meirelles não pode ser candidato para perder as eleições", disse Lula. Em outro ato, ao defender a Norte-Sul, obra que foi a menina dos olhos do governo Sarney, Lula criticou o TCU. (págs. 1 e 3)

BB decide fundar banco nos EUA

Instituição lucra R$ 4 bi no semestre e volta à liderança no país, que perdera para Itaú Unibanco

O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, anunciou ontem que vai abrir um banco de varejo nos EUA - "vai se chamar Banco do Brasil mesmo" - para ampliar atuação no exterior. Ontem, o BB anunciou lucro de R$ 4 bi no primeiro semestre e retomou a liderança no país, perdida para o Itaú Unibanco no ano passado. A expansão da carteira de crédito e a compra de bancos estaduais de Santa Catarina, Piauí e Nossa Caixa (SP) foram decisivas para o resultado. O ministro Mantega disse que agora os bancos privados vão “comer poeira”. (págs. 1, 21 e 22 e Negócios & Cia)

Guerra de versões: 2 º ato

Erenice, assessora de Dilma, desmente Iraneth, ex-assessora de Lina

A entrada em cena de Iraneth Weiler, chefe de gabinete da Receita Federal, e de Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil, aumentou o mistério na guerra de versões entre a ministra Dilma Rousseff e a ex-secretária da Receita Lina Vieira. lraneth disse à "Folha de S.Paulo" que, no fim de 2008, Erenice foi ao gabinete de Lina. E contou que, após o encontro, Lina disse que fora chamada para uma audiência com Dilma. Nesse encontro, segundo Lina, a ministra pediu rapidez nas investigações sobre a família Sarney. Em nota, Erenice disse ontem que jamais esteve no gabinete de trabalho de Lina. Dilma também nega o encontro. O DEM pediu ao Planalto gravações do circuito interno de onde a ministra trabalha. (págs. 1, 4 e 5)

Sub de Lina é novo chefe da Receita

Depois de passar com bom desempenho pelo teste da CPI da Petrobras defendeu a estatal ao dizer que as regras para compensação tributária não são claras -, Otacílio Cartaxo foi confirmado por Guido Mantega como novo secretário da Receita. (págs. 1 e 25)

Dinheiro da Universal teria ido para imóveis

O Ministério Público de São Paulo investiga se o dinheiro arrecadado de fiéis, em cultos da Igreja Universal, foi usado para a compra de imóveis. Segundo relatório do Coaf, anexado à ação, de 1996 a 2007, a Rádio e TV Record, ligada à Universal, movimentou R$ 25,6 milhões na compra de edifícios, terrenos e casas. (págs. 1, 10 e 11)

Chavistas espancam jornalistas

Aliados do presidente venezuelano atacaram 50 jornalistas que distribuíam folhetos sobre a polêmica reforma da educação, que divide o país. Cinco se feriram gravemente. (págs. 1 e 27)

Gripe adia campanha contra pólio

O Ministério da Saúde transferiu para setembro a vacinação que aconteceria no dia 22, para não sobrecarregar os postos de saúde, lotados de pessoas com gripe suína. (págs. 1 e 14)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Ministros atacam bancos privados por mais crédito

Quem não seguir instituições públicas vai "comer poeira", diz Mantega

Os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (planejamento) aproveitaram a volta do Banco do Brasil ao topo do ranking de maiores bancos do país para atacar instituições privadas e pressionar pelo corte de juros de empréstimos e pela maior oferta de crédito.

Mantega disse que os bancos que não seguirem a política das instituições públicas de expansão do crédito após a crise "vão comer poeira". (págs. 1 e B1)

Vinicius Torres Freire
Bancões podiam dormir sem essa (págs. 1 e B4)

Foto legenda: Casa tomada

Estudantes protestam contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), perto da entrada do plenário; com a indefinição do PT, o PMDB busca votos na oposição para livrar Sarney de responder a um processo de cassação no Conselho de Ética (págs. 1 e A6)

Receita efetiva secretário que apoia ato fiscal da Petrobras

Otacílio Dantas Cartaxo foi nomeado secretário da Receita Federal após quase um mês como interino.

Na terça-feira, Cartaxo negou irregularidades na Petrobras na CPI que investiga a empresa. Seu papel foi o de esfriar o clima de embate entre a estatal e o fisco. (págs. 1 e A4)

Erenice Guerra, da Casa Civil, nega ter convidado a ex-chefe da Receita, Lina Maria Vieira, para reunião com Dilma. (págs. 1 e A4)

Investigação mostra que fisco reprovou contas da Universal

Investigação da Receita concluída em 1997 indica que as contas da Igreja Universal e de seus líderes foram reprovadas. Segundo o fisco, o dinheiro da igreja foi desviado para o patrimônio dos líderes e para empresas.

O documento foi anexado ao processo criminal aberto contra Edir Macedo e mais nove integrantes da igreja. (págs. 1 e A11)

Estrangeiros poderão deter controle total dos aeroportos

A presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira, informou que estrangeiros poderão adquirir até 100% do controle dos aeroportos que o governo pretende transferir à iniciativa privada por meio de concessão.

De acordo com ela, as companhias aéreas poderão participar da concessão de aeroportos, mas com investimento restrito. (págs. 1 e C1)

STF dá vitória ao governo na questão do crédito do IPI

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, por unanimidade, que o crédito-prêmio do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) foi extinto em 1990.

Se a decisão fosse diferente, as empresas exportadoras poderiam compensar as dívidas com a União com créditos antigos do IPI até 2002 e o impacto poderia chegar a R$ 288 bilhões.

O presidente Lula deve agora vetar medida que autoriza essa operação. (págs. 1 e B5)

Entidade de bancos recomenda afastar grávidas do serviço

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomendou aos filiados que as grávidas, mais vulneráveis ao vírus H1N1, sejam afastadas do trabalho devido à gripe suína e só retomem caso seus médicos autorizem.

Segundo o governo, o país já registra 277 mortos pela gripe. Exame revelou que a estudante que morreu num voo de volta da Disney não tinha a doença. (págs. 1 e C7)

Kassab gasta em anúncios mais que corte na limpeza

A gestão Gilberto Kassab (DEM) desembolsou mais em publicidade da Prefeitura de São Paulo neste ano do que o valor que será cortado da varrição de ruas e da retirada de entulhos - o corte é de 20% (R$ 58,4 milhões).

Kassab já comprometeu R$ 69,5 milhões com propaganda - prevê gastar no ano R$ 78.8 milhões, 134% mais que o previsto. Ele diz que a limpeza não será prejudicada e que o gasto com publicidade é necessário. (págs. 1 e C4)

Editoriais

Leia “Sem privilégios", que critica proposta de tratado entre Brasil e Vaticano; e "Mudança na Infraero". (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Grupo de Agaciel tentou legalizar atos secretos

Lote descoberto foi publicado por funcionário ligado ao ex-diretor do Senado

A publicação dos 468 atos secretos recém-descobertos no Senado, para tentar evitar a caracterização do sigilo, partiu de um integrante do grupo de funcionários ligados a Agaciel Maia, ex-diretor geral da Casa e pivô do atual escândalo. Promovido a diretor de Recursos Humanos em março passado, Ralph Siqueira, que participou da comissão encarregada de investigar a existência de atos secretos, ordenou a introdução dos boletins no sistema administrativo do Senado para legalizá-los. A ação foi detectada por um grupo de servidores não-alinhados com a chamada “turma do Agaciel”. Siqueira admitiu a responsabilidade pela publicação, mas negou que tenha feito isso às escondidas e mesmo que os atos sejam secretos. (págs. 1 e A4)

Frase
“Considero sabotagem, ou até molecagem, por parte de servidores”
Heráclito Fortes
Primeiro-secretário do Senado

Decisão judicial mantém 'Estado' sob censura

Juiz diz precisar de mais informações

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal manteve ontem a censura ao Estado, ao não acolher pedido de liminar do jornal contra a ordem do desembargador Dácio Vieira. Em 30 de julho, Vieira proibiu o jornal de divulgar reportagem sobre Fernando Sarney, filho do senador José Sarney (PMDB-AP). O desembargador Waldir Leôncio Cordeiro Lopes Júnior disse que precisa ter mais informações de Vieira para observar “o devido processo do direito". O jornal vai recorrer. (págs. 1 e A7)

Foto legenda: Eleições: Lula lança Meirelles

Em Anápolis, terra natal do presidente do Banco Central, Lula disse que Goiás só terá a ganhar se Meirelles governar o Estado. (págs. 1 e A5)

Chefe interino é efetivado e alivia tensão na Receita

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a efetivação na Receita Federal do secretário interino Otacílio Cartaxo, auditor fiscal de carreira. A escolha não agrada totalmente aos superintendentes regionais, mas alivia o clima de tensão que se instalou no órgão depois que Lina Maria Vieira foi demitida sem que Mantega desse uma explicação pública para a sua substituição. (págs. 1 e B1)

Gripe faz ministério adiar vacina contra pólio

Diante da epidemia de gripe suína, o Ministério da Saúde decidiu adiar a 2ª etapa de vacinação contra pólio de 22 de agosto para 19 de setembro. O objetivo é evitar o aumento da demanda nos serviços de atenção básica, já sobrecarregados. Para infectologistas, o adiamento não trará prejuízos. (págs. 1 e A18)

Despachantes são detidos por facilitar visto dos EUA

A polícia paulista cumpriu mandado de busca e apreensão em cinco escritórios de despachantes suspeitos de fornecer documentos falsos a brasileiros que querem vistos para os EUA. Segundo a polícia, os acusados abordavam interessados na entrada do consulado americano, que fez a denúncia. (págs. 1 e C1)

Afeganistão: Taleban intimida eleitor

O presidente afegão, Hamid Karzai, ofereceu cargos a seus principais adversários na disputa presidencial do dia 20, relata o enviado especial a Cabul, Lourival Sant’Anna. A idéia é criar clima de união diante da campanha do Taleban contra a eleição – o grupo anunciou que 200 suicidas vão se explodir nos locais de votação. (págs. 1 e A15)

Foto legenda:
Campanha – Comício de Abdullah Abdullah, candidato afegão

Após um ano, Alemanha e França voltam a crescer

Os PIBs da Alemanha e da França cresceram 0,8% no segundo trimestre de 2009, quebrando a espiral de queda que já durava quatro trimestres. As duas maiores economias da União Européia puseram fim, ao menos tecnicamente, à recessão, mas o bloco ainda enfrenta desaceleração, com recuo de 0,8% no período. (págs. 1 e B10)

Notas e Informações: A resistência ao acordão

A "paz" política que o governo e a oposição têm pretendido estabelecer no Senado tem um alto preço ético: a anistia recíproca de todas as indecências dos parlamentares. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Menos gripe em setembro

Fim do inverno deve reduzir números de caso no país

A expectativa do Ministério da Saúde é que, com o fim do inverno em meados de setembro, cairá o número de casos de gripe suína no país, da mesma forma como ocorreu no México e nos EUA a partir da chegada do verão no Hemisfério Norte. Mas os especialistas avisam que, até a próxima semana, o vírus ainda estará em avançada circulação e todo cuidado continua sendo fundamental. Por isso foi importante a prorrogação das férias escolares. E, para não sobrecarregar serviços que atendem os pacientes com suspeita de gripe suína, o governo decidiu transferir de 22 de agosto para 19 de setembro a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Guerra das TVs

O ‘Jornal da Record’ e o ‘Jornal Nacional' apresentaram ontem mais um round da guerra entre as TVs Globo e Record com denúncias contra o monopólio Global e a Igreja Universal. (págs. 1, A4, B1 e B4)

Brasil brilha no setor energético

A matriz energética brasileira é exemplo para o resto do mundo, e o país está em posição de vanguarda no setor no século 21. Essas foram duas das principais conclusões apresentadas por especialistas, como os presidentes da Petrobras Biocombustivel, Miguel Rossetto, e da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, na conferência A educação ambiental e o futuro do mercado de biocombustíveis no Brasil, organizada pelo JB e pela Casa Brasil. (págs. 1 e Tema do Dia A2 e A3)

Bancos públicos mostram poder

O robusto lucro do Banco do Brasil no segundo trimestre aprofundou o embate entre bancos privados e o governo quanto ao papel do setor financeiro ante a crise global. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que se os bancos privados não seguirem o exemplo das instituições públicas "vão comer poeira". (págs. 1 e Economia A18)

Taiwan pede ajuda mundial

O governo de Taiwan fez um apelo internacional por ajuda para resgatar as mais de 2 mil pessoas isoladas após a passagem do tufão Morakot no sul da ilha. A tempestade causou uma avalanche de lama que derrubou casas, prédios e pontes. (págs. 1 e Internacional A20)

Coisas da Política

Os limites do barulho-Marina. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Lula prega eleição plebiscitária. (págs. 1 e A4)

Hilde

Palacete no Jardim Botânico é doado ao Exército. (págs. 1 e B5)

Anna Ramalho

Produtor de 'Heroes' dará palestra no Rio. (págs. 1 e A16)

Sociedade Aberta

Renata Pallottini
especialista em TV

Record e Globo lutam entre presente e passado. (págs. 1 e B4)

Sociedade Aberta

Romero da Costa Machado e Artur Lavigne

Especialistas discutem posição das emissoras. (págs. 1 e A4)

Sociedade Aberta

André Luís Woloszyn
analista de Inteligência Estratégica

A ameaça invisível do terror cibernético, até no Brasil. (págs. 1 e A23)

Sociedade Aberta

Fabiano Santos
cientista político

A tese do fosso entre eleitores e políticos é armadilha. (págs. 1 e A9)
----------------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
------------