PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, setembro 16, 2010

XÔ! ESTRESSE [In:] -- TRUCO ! -- SEIS, LADRÃO !!!

...





O SEMI DEUS

...

Solução final



Dora Kramer - O Estado de S.Paulo


A alternância está fora dos planos de poder do cidadão Luiz Inácio da Silva, atual e em breve ex-presidente da República Federativa do Brasil.
Há muito isso é uma suspeita, mas a partir desta campanha eleitoral tornou-se mera constatação. Inebriado pelo sucesso, Lula deixa à mostra sua grande fera: a obsessão pela unanimidade que se traduz em vocação para o totalitarismo.
Quem diz isso é o próprio Lula. Quando prega a destruição de um partido de oposição, como fez em relação ao DEM em cima de um palanque em Santa Catarina, e quando manda sua tropa investir forças na eleição de um Senado "mais amigo" para a possível sucessora, Dilma Rousseff.

Lula pretende que o eleitorado "extirpe" o DEM da política brasileira porque o partido fez oposição cerrada a ele. Note-se que não fala em derrota eleitoral nem política, mas em extinção, destruição, aniquilamento.

Quer dizer, assim como imprensa boa é imprensa inerte, na visão dele oposição boa é oposição morta.

Quanto ao Senado, note-se que o presidente não deseja para o País um Parlamento de melhor qualidade, mas um Poder Legislativo mais dócil ao Poder Executivo. A falta de preocupação com a qualificação de cada um ficou patente quando da prisão do candidato ao Senado pelo Amapá, Waldez de Góes, no dia seguinte ao presidente ter aparecido no horário eleitoral pedindo votos para ele.

Para que Lula necessita de um Senado "amigo", qual o projeto inovador, de fundamental importância que seu grupo político está pensando em apresentar ao Congresso que é repudiado pela oposição, que esteja acima de qualquer possibilidade de negociação política e, portanto, que precise de um batalhão de obedientes?

Especula-se que sem entraves na Casa revisora teria caminho livre para aprovar plebiscitos e alterações na Constituição que de outro modo não passariam, mas de concreto ninguém sabe de coisa alguma e de objetivo nada que seja benéfico para o conjunto da sociedade está fora do alcance da articulação política entre a base do governo e a oposição.

Sobram duas hipóteses: ou está sendo engendrado algo inegociável e que teria o repúdio da opinião pública, ou Lula quer construir uma maioria política acachapante para o deleite de exercitar a hegemonia de maneira absoluta, sem nunca mais precisar disputar coisa alguma de verdade, podendo entrar nas contendas com a parada ganha por antecipação.

De certo modo isso já mais ou menos acontece porque, se o detentor do poder não respeita a regra do jogo, tem dupla vantagem: os instrumentos e a falta de escrúpulos. E é exatamente assim que Lula se conduz na Presidência, usando a máquina e passando por cima da lei.

Nesse patamar de autoencantamento o risco é a pessoa perder de vez o senso de que o mundo não obedece a ordens dos homens e comece a atuar na lógica da insensatez, construindo um processo de dilapidação do próprio patrimônio.

Lula está no ápice e ficará no ápice e meio se conseguir eleger no primeiro turno uma pessoa sobre a qual pouquíssimo se sabe e sobre quem há mais referências negativas que positivas.

Significará que nem o céu é o limite.

Ocorre, porém, conforme a História nos conta, que ninguém pode tudo acima de tudo o tempo todo e o excesso dá expediente na antessala dos erros fatais.

Por um fio. Basta uma vírgula a mais no caso da ministra da Casa Civil que abria o governo aos negócios da família, para Erenice Guerra ser demitida ou pedir demissão do cargo.

Mineiro. Correligionários de Aécio Neves mostram pesquisas para argumentar que não teria efeito prático a exibição de José Serra na propaganda do ex-governador.

Da mesma forma, as pesquisas provavam que Aécio ajudaria muito mais sendo candidato ao Senado do que integrando a chapa presidencial.

Pesquisas do Instituto Vox Populi, que trabalha para os dois palácios: do Planalto e da Liberdade.



-----
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100915/not_imp610101,0.php
------------

CASA CIVIL/GOVERNO LULA [In:] ''AMIGOS PARA SEMPRE É O QUE NÓS IREMOS SER..."

...

Entre fraldas e fraudes


Roberto da Matta - O Estado de S.Paulo


Quando virei avô, um papel social para o qual eu contribui apenas indiretamente, pois como sabe o óbvio mais ululante quem faz os netos são os nossos filhos, entendi a força daquilo que chamamos de "graça". A graça de ter uma filhinha e dois filhos que repetiam o lado mais humildemente humano do meu trajeto, correndo o risco de gerar filhos e, mais que isso, de honrá-los neste mundo; a graça de viver o papel de "pai com açúcar" ou de ser "pai duas vezes" porque os elos entre os avós e os netos têm aquela mesma obliquidade ou distância da dos tios: eles passam por uma outra pessoal, são sempre indiretos. Por isso, permitem o resgate de uma igualdade insuspeita, marcada por uma liberdade graciosa e, às vezes, repleta de humor, que permite falar com os netos sobre coisas impossíveis de serem tocadas com os filhos. Outro dia, perguntei ao meu neto mais velho, Samuel, se ele estava amando muito. Ouvi um bom e sonoro sim como resposta e, em seguida, a pergunta inesperada que só ocorre entre iguais: e você vovô, como vai de vida amorosa?
Bill Cosby, um genial comediante americano negro, contava como, aos 10 anos, foi visitar o avô que, engravatado, lhe ofereceu uma cerveja, deu-lhe um charuto, sentou-o numa confortável cadeira de balanço e, em seguida, perguntou-lhe sobre o que ele achava da política do Partido Democrata. Cosby discutia política nacional dando gostosas baforadas com o pai do seu pai, quando o genitor chegou e liquidou a farra de uma igualdade que só pode existir entre as gerações alternadas, como sabiam os antropólogos da minha tribo. Os laços entre pais e filhos contêm uma rígida autoridade que se alterna e compensa pelo tratamento chistoso e livre entre avós (ou tios) e netos (e sobrinhos), esses papéis que eram semelhantes em Roma e em muitos outros sistemas de família e parentesco.

Podemos ser fraudes como genitores, mas é impossível fraudar o papel de avô. Num caso, exige-se muito; noutro, a fraude é substituída pelas fraldas. Ora, fraudar é mais do que mentir: é criar ilusões, é inventar competências, é encobrir malfeitos com imagens e propaganda enganosa. Fraldar, porém, diz respeito a fazer exatamente o oposto. Trata-se de vestir o infante, dando-lhe aquela primeira tintura de um traço que temos como básico na nossa sociedade: a diferença essencial entre o sujo e o limpo. Se as regras forem realmente honradas, as fraudes devem ser punidas; fraldas, entretanto, são jogadas fora. Mas tanto a fralda quanto a fraude implicam alguma "sujeira", no sentido popular do termo. Fraudes remetem a falcatruas e hipocrisias (por exemplo: eu falo que vou fazer isso ou aquilo só para ter votos); fraldas têm tudo a ver com mamadas e banhos que fazem crescer. Ademais, elas limpam e separam o sujo do limpo. Entende-se, portanto, o ato falho auditivo da candidata Dilma quando, ao ser indagada sobre "fraldas", entendeu que era questionada sobre "fraudes". Estas mal traçadas sobre o que significa ser avó ou avô, esses papéis nos quais - dizem - o sexo e a sexualidade não têm mais importância, talvez ajudem a compreender a falha da audição de uma candidata tão preocupada em pretender ser o que obviamente não é; que a fralda da avó se confunde com a fraude tão comum na política do partido que ela representa.

Um dia eu escrevi um texto teorizando sobre o "voto amigo", no qual justificava por que não ia votar motivado ideologicamente, mas por simpatia pessoal. A nota, que foi recebida furiosamente por uma esquerda que sempre espuma de ódio com os outros, mas vive debaixo de uma ética de condescendência consigo mesma, foi escrita com o intuito de politizar os elos pessoais. Os laços de amizade e reciprocidade que até hoje nos obrigam a escolher mais pessoas amigas do que representantes de posicionamentos políticos ou movimentos sociais como motivos para o voto. Se tudo - inclusive e, sobretudo, o sexo - é política, como me ensinava um professor ativista nos idos de 1960, então por que os amigos não são também "politizáveis" e, assim assumidos, transformados em figuras capazes de trazer à nossa consciência, que se quer transformadora, as eventuais desarmonias entre partidos e ideologias; entre as incoerências dos hábitos praticados sem pensar e das instituições desenhadas para transformar o mundo? Afinal de contas, eis o que eu dizia: se exigimos uma politização do mundo, como deixar de fora os amigos, a casa, os parentes e os compadres? Se a coerência é impossível, não seria o caso de discuti-la e, assim, politizá-la no sentido mais produtivo dessa palavra?

Fiquei muito feliz descobrindo que muitos brasileiros geniais, ilustres e sábios, como Caetano Veloso e Oscar Niemeyer, vão votar em amigos. O arquiteto vai votar em Marco Maciel, um neoliberal que, para muitos, deveria queimar no inferno, porque, diz Niemeyer, "eu o conheço há muito tempo e ele é inteligente, discreto, honesto, honestíssimo".

Haveria algum problema entre o desejo de mudar, permanecendo leal àqueles que "eu conheço"? A amizade suspende todos os juízos, leis e normas? Afinal, pelos amigos podemos fazer tudo. E se Judas, Stalin, Fidel, Chávez ou Hitler fossem meus amigos?

Eu acho que é preciso distinguir fraudes e fraldas. E essa distinção é o projeto mais básico no nosso momento político-eleitoral.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100915/not_imp609962,0.php
.............

VIDA E SAÚDE [In:] VÍDEO E SAÚDE II

...
15/09/2010 - 16h22

Médicos americanos satirizam McDonald's com vídeo polêmico; veja

DE SÃO PAULO


Uma propaganda de televisão que se opõe à rede de fast-food McDonald's acaba de ser divulgada pelo Physicians Committee for Responsible Medicine [PCRM, Comitê de Médicos para a Medicina Responsável, em tradução livre] de Washington.

O comercial, que mostra um homem obeso de meia idade morto segurando um Big Mac, é finalizado com o slogan "I was lovin'it" ("Eu estava amando isso" --em tradução livre), que remete ao "I'm lovin'it" ("Amo muito tudo isso", no Brasil), usado pela marca.



---------------

+ Notícias em Multimídia

CASA CIVIL/GOVERNO LULA [In:] ''ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA..."

...

Lula assume operação para blindar Erenice e culpar Serra por denúncias


Tânia Monteiro, João Domingos BRASÍLIA -
O Estado de S.Paulo

Coube ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o comando da contraofensiva do governo e da coordenação da campanha da petista Dilma Rousseff para inocentar a ministra Erenice Guerra e jogar no tucano José Serra a culpa pela repercussão das denúncias de envolvimento da auxiliar, de um filho dela e de familiares em tráfico de influência na Casa Civil.

Ed Ferreira/AE
Ed Ferreira/AE
Apoio. Dilma só falou sobre o caso após saber o que os ministros haviam dito

Erenice Guerra, que sempre atuou como braço direito de Dilma, animou-se com o apoio do presidente. Ao saber que ficaria no governo, divulgou nota à imprensa com ataques a Serra, qualificando-o de "aético" e "derrotado".

"Chamo a atenção do Brasil para a impressionante e indisfarçável campanha de difamação que se inicia contra minha pessoa, minha vida e minha família, sem nada poupar, apenas em favor de um candidato aético e já derrotado, em tentativa desesperada da criação de um fato novo que anime aqueles a quem o povo brasileiro tem rejeitado", disse ela.

Lula e o comando da campanha de Dilma mostravam muita preocupação com a possibilidade de as denúncias contra Erenice tirarem votos de Dilma. Por isso, decidiram pela rápida reação. Pela manhã, o presidente chamou os ministros mais próximos para uma conversa. Concluíram que o melhor seria anunciar que a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) vão investigar se Israel Guerra, filho da ministra, está envolvido num esquema de tráfico de influência dentro da Casa Civil e cobrança de propina de empresários, como revelou a revista Veja.

Entrevistas. Lula determinou que o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, convocasse entrevista coletiva, para informar a entrada da PF no caso, e que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciasse uma medida positiva em sua área, para se contrapor às denúncias de quebra de sigilo fiscal de contribuintes, fato muito explorado pela campanha de Serra.

A exemplo de Barreto, Mantega convocou entrevista coletiva. Anunciou que o sigilo fiscal de políticos ficará mais protegido do que o dos demais cidadãos.

Em seguida, a defesa do governo ficou por conta do ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União. Ele afirmou que a CGU vai auditar contratos mencionados nas reportagens sobre supostas irregularidades na Casa Civil. A respeito dos pedidos feitos formalmente por Erenice para que a PF e a CGU analisem as reportagens, Hage comentou: "É importante que ela manifeste interesse em esclarecer o caso e isso influencia na prioridade da apuração." Mas não há prazo para as respostas. O governo trabalha com calendário curto - 18 dias - para abafar o tema, pois a eleição presidencial será no dia 3 de outubro.

Já Dilma, que no debate entre os candidatos na RedeTV!, no domingo, se recusou a pôr a mão no fogo por Erenice, além de pedir que todas as denúncias fossem apuradas da forma mais severa possível, também concedeu entrevista para defender sua ex-auxiliar tanto no Ministério de Minas e Energia quanto na Casa Civil.

Marcada para as 15h30, a entrevista de Dilma só ocorreu duas horas depois. Desta vez, a candidata apoiou Erenice e também acusou Serra de estar por trás das acusações.

A ministra da Casa Civil não se contentou apenas com a nota à imprensa. Divulgou outras duas, nas quais apresentou cópia dos ofícios encaminhados ao Ministério da Justiça e à Controladoria-Geral da União em que pede para ser investigada.

No primeiro, solicitou a adoção de "procedimentos cabíveis" para averiguar as denúncias contra ela e sua família (no dia anterior a própria Polícia Federal já havia anunciado que iria entrar no caso); no segundo, requereu à CGU auditoria em contratos e procedimentos que passaram por ela. /

COLABOROU MARTA SALOMON


Reação

ERENICE GUERRA
MINISTRA DA CASA CIVIL
"Chamo a atenção do Brasil para a impressionante e indisfarçável campanha de difamação que se inicia contra minha pessoa"

JORGE HAGE
MINISTRO DA CGU
"É importante que ela manifeste interesse em esclarecer o caso"


AS NA CASA CIVIL

Domingo
Reportagem de "Veja" revela que Israel Guerra, filho de Erenice, está envolvido em tráfico de influência

Segunda-feira
Denúncia atinge outros parentes de Erenice e um funcionário da Casa Civil, que é demitido

Ontem
Ministra divulga nota negando envolvimento

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100915/not_imp610072,0.php
---

GOVERNO LULA [In:] ''AIR BAG'' DUPLO

...


por Marcos Guterman

15.setembro.2010 00:44:22

Há um crescente debate no Brasil sobre o suposto caráter autoritário do presidente Lula. O último episódio foi protagonizado pelo ex-presidente FHC, que, em entrevista, chegou a sugerir uma comparação de seu sucessor com Mussolini. Disse o tucano: “Faltou quem freasse Mussolini. Claro que o Lula não tem nada a ver com o Mussolini, mas o estilo ‘eu sou tudo e quero o poder total’ não pode. Ele tem de parar”.

Embora movido pela situação dramática de seu candidato na campanha presidencial, FHC está essencialmente correto. Num resumo rápido dessa tragédia, Lula pulverizou a lei e a liturgia de seu cargo para viabilizar Dilma Rousseff como sua sucessora; ao longo de seu governo, deu seguidas demonstrações de desprezo pelos mecanismos de controle e fiscalização, como o Tribunal de Contas da União; e expressou desrespeito pela própria existência da oposição, ao ponto de defender que um desses partidos fosse “extirpado” da política nacional, como se os eleitores desse partido não fossem brasileiros como os que dão apoio ao lulismo.

Inebriado por sua popularidade, Lula realmente está convencido de que pode tudo. Em torno dessa imagem, construiu-se um consenso segundo o qual a corrupção, o tráfico de influência, o desrespeito aos direitos individuais (como o sigilo fiscal) e outras inúmeras violações cometidas pelo governo Lula, ou com sua bênção, são aceitáveis ante o formidável projeto de incorporar brasileiros miseráveis à “classe média” – ainda que seja pela via do endividamento no crediário, e não pela verdadeira distribuição de renda. Como resultado, tem-se a apatia política, que absorve gente de todas as extrações sociais e intelectuais, dando respaldo quase bovino ao líder carismático – que, em troca, oferece a segurança de que tudo fará sentido, agora ou no futuro.

Ao longo da história, vários regimes autoritários foram construídos assim.

------------

VIDA E SAÚDE [In:] VÍDEO E SAÚDE

...
15/09/2010 - 16h23

Vídeo contra McDonald's que mostra morto segurando sanduíche causa polêmica nos EUA


>

Um vídeo de 30 segundos que faz parte de uma campanha contra a rede de fast food McDonald's está causando uma grande polêmica em Washington DC, nos Estados Unidos.

Veja o vídeo.

O comercial --produzido por um grupo independente de médicos americanos-- tenta tirar o apetite dos telespectadores ao mostrar um homem de meia idade e acima do peso deitado sobre uma maca em um necrotério. Em uma das mãos, ele segura um sanduíche pela metade.

A música de fundo, tensa, dá lugar a uma mulher chorando sobre o corpo. O famoso "M" amarelo aparece sobre os pés do cadáver, seguido pelo slogan "Eu estava amando muito tudo isso" ["I was lovin' it", no original], em um trocadilho com a versão "Amo muito tudo isso" [I'm lovin' it] da rede de fast food McDonald's. O comercial termina com o narrador dizendo: "Colesterol alto, pressão alta, ataques cardíacos. Hoje à noite, seja vegetariano".

O vídeo foi produzido pelo grupo Physicians Committee for Responsible Medicine [PCRM, Comitê de Médicos por uma Medicina Responsável, em tradução livre]. Deve ir ao ar em Washington DC durante o intervalo do popular "The Daily Show" nesta quinta-feira, e no intervalo de outros shows da programação local.

A propaganda tem como alvo "o menu de elevadas calorias do McDonald's, com o objetivo de chamar a atenção dos moradores de Washington para os altos índices de mortes ligadas a doenças cardíacas na cidade e a alta densidade de restaurantes de fast food", defende a PCRM em comunicado. Estudos mostram que pessoas que consomem fast food apresentam um risco maior de obesidade, fator que contribui para as doenças cardíacas, afirma.

Como era de se esperar, a iniciativa não foi bem recebida pelo McDonald's. Em comunicado publicado em seu site, a rede respondeu ao comercial que "culpa o McDonald's pelas doenças cardíacas".

"Esse comercial é ultrajante, enganoso e injusto com todos os consumidores. O McDonald's confia que seus consumidores vão colocar essa propaganda bizarra em perspectiva, e fazer escolhas de alimentação e estilo de vida que são corretos para eles."

VÍCIO EM BIG MACS

Segundo a PCRM, uma pesquisa mostrou que Washington tem mais lanchonetes do McDonald's, Burger King e KFC por quilômetro quadrado que outras oito cidades com população de tamanho semelhante.

"O vício de nossa cidade em Big Macs e outras comidas rápidas de elevadas calorias está literalmente quebrando nossos corações", afirmou Susan Levin, diretora da PCRM.

A entidade planeja divulgar o comercial também em outras cidades americanas "viciadas em fast food" e com elevado índice de doenças cardíacas, como Chicago, Detroit, Houston e Los Angeles.

Maior rede mundial de restaurantes, o McDonald's tem visto seus lucros crescerem nos últimos meses apesar da crise econômica global, e lançou uma série de alternativas a seus tradicionais sanduíches.

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA''

16 de setembro de 2010

---------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Filho de Erenice pediu 5% por crédito do BNDES, diz empresa
Além de comissão sobre empréstimo, contrato cobrava R$ 240 mil

Consultor diz ter recebido proposta de repassar R$ 5 mi para eleição de Dilma

Governo nega envolvimento de atual ministra


Empresa de SP acusa Israel, filho da ministra Erenice Guerra, sucessora de Dilma Rousseff (PT), de cobrar pela liberação de empréstimo do BNDES, relatam Rubens Valente, Fernanda Odilla e Andreza Matais.

A EDRB procurou a Capital, consultoria do filho da ministra, e foi recebida na Casa Civil. Segundo a empresa campineira, para liberar R$ 9 bilhões do BNDES, a Capital quis R$ 240 mil mais 5% sobre o empréstimo.

Em entrevista gravada à Folha, sócio da EDRB diz que não concordou. A empresa afirma que, depois disso, recebeu a proposta de doar R$ 5 milhões para a eleição de Dilma e garantir o crédito, também negada.

A Casa Civil confirmou a reunião com a empresa, mas disse que a ministra não foi. Acusado de pedir os R$ 5 milhões, o ex-diretor dos Correios Marco Antônio Oliveira negou. Israel não ligou de volta. (Págs. 1 e Eleições 2010)

E-mail da Casa Civil confirma audiência com a EDRB

Para Lula, ministra errou em tom de nota

Auxiliares diretos do Planalto definiram como um "total desastre" o tom da nota com timbre da Casa Civil em que Erenice Guerra atacou o candidato tucano José Serra. A ministra perdeu apoio para ficar no cargo.

Erenice divulgou o texto sem o conhecimento de Lula. Para ele, a ministra "errou" no conteúdo e ao não consultar colegas. Segundo o governo, a situação dela ficará "insustentável" se houver fatos novos. (Págs. 1 e Pág. Esp. 4)

Caso do sigilo não muda voto, aponta Datafolha

Apesar do noticiário do escândalo da Receita, o Datafolha aponta estabilidade na disputa presidencial. Dilma Rousseff (PT) tem 51% (57% dos votos válidos), José Serra (PSDB), 27%, e Marina Silva (PV), 11%.

Entre os entrevistados, 57% afirmaram saber do caso das quebras de sigilo de tucanos. Na faixa dos mais bem informados, Dilma tem 46%, Serra, 33%, e Marina, 14%, números que levariam a segundo turno. (Págs. 1 e Pág. Esp. 6)

Foto legenda: Carrão suspeito

Ferrari de Ney Santos, candidato à Câmara pelo PSC, apreendida pela polícia; ex-detento e dono de postos na Grande SP, Santos é investigado por suposta ligação com a facção criminosa PCC, o que ele nega (Págs. 1 e Pág. Esp. 9)

Brasil fica fora da lista de melhores universidades

Harvard (EUA) é a melhor universidade do mundo, aponta o reformulado ranking 2010/11 do "Times Higher Education", que a Folha traz com exclusividade.

Os EUA abrigam 72 das 200 instituições top. Em ascensão, a Ásia tem 27. Em 232º lugar, a USP é a melhor latino-americana. (Págs. 1 e C8)

Mortalidade materna caiu 34% de 1990 a 2008, segundo a ONU (Págs. 1 e A16)

CEF terá que pagar R$ 500 mil a caseiro que teve conta violada (Págs. 1 e A7)
Editorias
Leia "A ilha se move", sobre corte de funcionários públicos em Cuba; e "Dois anos depois", acerca do aniversário da falência do Lehman Brothers. (Págs. 1 e A2)

Mônica Bergamo: Presidente do BB compra imóvel com dinheiro vivo (Págs. 1 e A4)

Alckmin evita duelo com Mercadante em debate
Líder na disputa estadual com 49% segundo o Datafolha, o tucano Geraldo Alckmin evitou confronto com Aloizio Mercadante (PT) no debate Folha/Rede TV!.

Numa tática para levar a disputa pelo governo de SP ao segundo turno, o petista, que está com 23%, buscou se colar à popularidade do presidente Lula. (Págs. 1 e Pág. Esp. 8)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Inquérito da PF contraria tese de crime político na Receita
Investigação não descobre motivos da quebra de sigilo de tucanos e caminha para versão de delito comum

O conteúdo do inquérito da Polícia Federal sobre a violação do sigilo de quatro tucanos e da filha e do genro do presidenciável tucano, José Serra, mostra que a hipótese de crime político está sendo esvaziada. O resultado da apuração, por enquanto, está longe de descobrir os motivos que levaram à quebra dos dados fiscais dos adversários do PT e caminha para a versão de crime comum, sustentada pela Corregedoria da Receita. As duas lideranças do PT nacional ouvidas, Rui Falcão e Fernando Pimentel, negaram qualquer ligação com a violação. Além disso, a PF não aprofundou as contradições nos depoimentos dados pelas cinco pessoas que participaram de reunião em abril para supostamente discutir a elaboração de um dossiê contra os tucanos. (Págs. 1 e Nacional A4)

Advogado de Verônica faz investigação própria

O advogado Sérgio Rosenthal, que representa Verônica Serra, informou que abrirá uma “investigação paralela” sobre a quebra de sigilo fiscal da filha do presidenciável José Serra (PSDB). Ele disse que vai levantar tudo o que foi publicado sobre o assunto para estabelecer o alcance do vazamento. "O uso político dessas informações é muito claro", afirmou. (Págs. 1 e Nacional A4)

PMDB reage a Dirceu sobre maior poder do PT

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, disse que Dilma Rousseff (PT), se eleita, terá de governar com os peemedebistas. Foi reação à pregação de José Dirceu, deputado petista cassado, de que o PT terá mais poder com Dilma do que teve com o presidente Lula. O secretário de Comunicação petista, deputado André Vargas, cobrou silêncio de Dirceu e disse que ele "não é o porta-voz do PT". (Págs. 1 e Nacional A12)

Amapá: Sarney indicou pivô de escândalo

A nomeação de Aldo Ferreira para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá foi acertada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e seria a retribuição do governador Waldez Góes (PDT) a um favor feito pelo senador, de acordo com um depoimento prestado à Polícia Federal. Sarney nega. Ferreira, um dos pivôs do escândalo no Amapá, foi preso por policiais federais na sexta-feira. (Págs. 1 e Nacional A8)

R$ 540 mil foram apreendidos por policiais federais no gabinete de Aldo Ferreira em Macapá.

MP apura quebra de sigilo para Petrobrás

O Ministério Público Estadual quer saber ainda se outras empresas, a exemplo da Petrobrás, tiveram acesso a dados de fichas criminais fornecidos por policiais paulistas. (Págs. 1 e Nacional A18)

Governo quer barrar valorização do real

o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo fará tudo o que puder para impedir valorização excessiva do real. O mercado especula, agora, o que pode ser feito. (Págs. 1 e Economia B1)Crianças até 3 anos estão fora da creche
Levantamento mostra que 80% dos brasileiros de o a 3 anos estão fora da creche. País tem 13,6 milhões de crianças com até 4 anos. Para educadores, faltam investimentos. (Págs. 1 e Vida A26)

Horário de verão começa em 17/10 (Págs. 1 e Cidades C5)

Demétrio Magnoli: Ogro, sim, senhor!
Lula quer erguer um partido mais amplo que o PT. A indicação de Dilma foi apenas o primeiro golpe. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Dora Kramer: Pronta entrega

Preocupado com a repercussão do caso Erenice, o governo rabisca às pressas um pacote para dividir atenção. (Págs. 1 e Nacional A6)

Notas & Informações: Os arreganhos do lulismo

Estado e governo se amalgamaram com a campanha de Dilma com uma desfaçatez sem precedentes nessa matéria. (Págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Oferta frustra estrangeiro e acentua queda da Petrobras

A frustração do investidor estrangeiro com a estrutura da megaoferta de ações da Petrobras está pesando sobre os papéis da estatal no mercado e contribuindo para o tradicional movimento de baixa dos preços que antecede às grandes colocações. Ontem, as preferenciais caíram 1,49% e as ordinárias, 0,53%. Desde o anúncio oficial da operação, a companhia perdeu R$ 22 bilhões em valor de mercado, passando de RS 272 bilhões para R$ 250 bilhões.

A oferta traz uma combinação de temores sobre o aumento da participação do governo no capital da empresa e os riscos de exploração do pré-sal com um custo elevado para o acionista internacional. (Págs. 1, D1, D2 e D11)

Stanley, um embaixador informal de Lula nos EUA

Mauro Vieira é o embaixador do Brasil em Washington. Mas para tratar de alguns temas políticos, trabalhistas e sindicais, o melhor é procurar Stanley Gacek, advogado de Harvard que, em seu currículo, define-se como "amigo e conselheiro do presidente Lula por 27 anos".

Quase todas as vezes em que foi aos EUA, durante seus dois mandatos, para se reunir com George Bush, Barack Obama ou discursar na ONU, Lula deu um jeito de falar com o amigo "Stan". Foi ele quem ajudou Lula a atrair investimentos dos ricos fundos de pensão americanos. Quando Bill Clinton foi eleito presidente, em 1992, Gacek arranjou o primeiro contato de Lula com o novo governo Democrata. Em vários momentos, ajudou a apagar a imagem de que Lula pertenceria ao "eixo do mal" na América Latina. (Págs. 1 e A16)

Dinheiro de sobra atrás de títulos

Há dinheiro sobrando em busca de bônus de dívida corporativa, cuja oferta é insuficiente. "Muitos investidores estão ficando descontentes por não conseguir comprar o volume de títulos que desejam durante as emissões", diz Martin Scheck, presidente-executivo da International Capital Markets Association (ICMA), que reúne os participantes do mercado de renda fixa internacional. A visão é confirmada pelas últimas transações feitas por emissores brasileiros. Ontem, o banco Cruzeiro do Sul fechou transação de US$ 400 milhões que teve demanda de US$ 3,8 bilhões. A Vale captou neste mês US$ 1,75 bilhão, com demanda dez vezes superior à oferta, diz. José Olympio Pereira, do Credit Suisse. A Telemar Norte Leste, operadora da Oi, também obteve US$ 1 bilhão neste mês, com demanda cinco vezes maior. As empresas até evitam visitar os investidores para não aumentar mais a procura. (Págs. 1 e C1)

Avança a concentração de laticínios

Se concretizadas, duas negociações para fusão de empresas podem concentrar de vez o setor de lácteos no país. Estão em tratativas a aliança entre Leitbom e Bom Gosto e a união de quatro grandes cooperativas - entre elas a Itambé - que poderão levar à criação de duas companhias com capacidade para captação de leite semelhante à da Nestlé e da Brasil Foods, líderes do mercado. Nesse cenário, o país passaria a ter quatro grandes empresas com captação na casa dos dois bilhões de litros de leite por ano cada uma.

As conversações entre as cooperativas, iniciadas há um ano, envolviam as mineiras Itambé, Minas Leite e Cemil, a Centroleite, de Goiás, e a Confepar, do Paraná. Em agosto, a Cemil, de menor porte, retirou-se do projeto. (Págs. 1 e B12)

Argentina quer dividir lucro por lei

Entre hoje e segunda-feira, será apresentado no Congresso argentino um projeto de lei que está deixando as empresas brasileiras de cabelo em pé. De autoria do deputado peronista Héctor Recalde, advogado da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), aliada do casal Kirchner, o projeto estabelece a distribuição obrigatória de 10% dos lucros líquidos aos funcionários. Só serão excluídos funcionários que ocupam cargos gerenciais e de diretoria.

O governo relutou em apoiar abertamente a proposta. Mas, na semana passada, ela foi defendida por lideranças governistas no Congresso e pelo ex-presidente Néstor Kirchner. Sem se pronunciar publicamente, por temor de represálias, as filiais de empresas brasileiras já manifestaram preocupação às câmaras empresariais. Elas criticam a impossibilidade de se condicionar o benefício a metas ou por acordo sindical, como no Brasil. (Págs. 1 e A13)

TV digital favorece exportações

A adesão dos países da América do Sul ao sistema japonês de TV digital- à exceção de Colômbia e Uruguai - abre mercado para empresas brasileiras de equipamentos e serviços. (Págs. 1 e B3)

Transporte aéreo nas alturas

O transporte aéreo de passageiros no Brasil cresceu 34,13% no mês passado, frente a agosto de 2010. É o 15º mês consecutivo de expansão e o 13º com taxa superior a 10%, além do melhor agosto desde 2001. (Págs. 1 e B4)

Imóveis disparam em Santos

A expansão do maior porto da América Latina e, principalmente, a expectativa quanto ao início da exploração do pré-sal aquecem a economia santista e geram um boom imobiliário na cidade. (Págs. 1 e B8)

Ameaça à exportação de carne

Autoridades da UE notificaram os países do bloco sobre rejeição de um lote de carne da Bertin (JBS) produzida em Lins (SP) devido à presença de vermífugo não autorizado. (Págs. 1 e B12)

BC e os economistas

O cenário externo deflacionário e o nível do juro neutro no Brasil serão os principais temas do encontro trimestral do BC com economistas, que deve subsidiar o Relatório de Inflação do terceiro trimestre. (Págs. 1 e C5)

FIDC com garantia do Bird

O BicBanco captou R$ 250 milhões num fundo de direitos creditórios com característica inédita. A International Finance Corporation garantirá até 25% das aplicações caso a inadimplência se torne elevada. (Págs. 1 e C7)

Dívidas trabalhistas

Tribunais Regionais do Trabalho sediados no Estado de São Paulo passam a protestar dívidas trabalhistas em cartório e inscrever o nome dos devedores em cadastros de proteção ao crédito. (Págs. 1 e E1)

Ideias

Ribamar Oliveira
A criativa engenharia de capitalização da Petrobras permitirá à União financiar o forte crescimento das despesas. (Págs. 1 e A2)

Ideias

Pedro Dutra
Edição do Plano Nacional de Banda Larga e recriação da Telebrás por decreto contrariam regras constitucionais. (Págs. 1 e A14)

-----------------