PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

domingo, junho 03, 2007

A HORA DO "ÂNGELUS"

N.B.: O EDITORIAL DE ONTEM NÃO PODE SER CONCLUÍDO, EMBORA INICIADO, PELO EXCESSO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DESENVOLVIDAS, INCLUSIVE FORA DO HORÁRIO DE EXPEDIENTE.
OPORTUNAMENTE, ELE SERÁ EDITADO, AINDA QUE, PARA CONFIGURAR EM ARQUIVOS.

NELE, ESTÁ CONTIDO O MESMO SENTIDO DO "TEXTO" QUE ESTAMOS ANEXANDO, CUJO OBJETIVO É LEVAR À REFLEXÃO SOBRE OS ACONTECIMENTOS QUE ESTÃO OCORRENDO, DIUTURNAMENTE EM NOSSO PAÍS, EM TERMOS DE CORRUPÇÃO.
CONTINUAMOS VIVENCIANDO OS MESMOS "ATOS" DOS "VENDILHÕES DO TEMPLO".
.../ TE[RE]MOS CONDIÇÕES DE "EXPULSÁ-LOS", VIA URNAS [???].
****************************





"JESUS CRISTO;
Expulsai os vendilhões do Templo (Jo, 13-25)*.


Ao chegar ao Templo e se deparar com a quantidade de vendedores que ali comercializavam mercadorias Jesus toma um chicote e expulsa os comerciantes daquele local sagrado. A atitude de Jesus, mais que seu impacto agressivo, demonstra o zelo pela casa do Senhor e também a dor por ver desvirtuada a destinação própria do lugar.
O Templo deixava de ser o local sagrado para se tornar lugar de comércio e – pior – de exploração. As práticas religiosas perdiam, assim, o caráter místico ou sagrado para se tornarem fonte de jugo e com isso alimentavam aquele comércio espúrio e imoral. A atitude de Jesus vem em resgate do verdadeiro sentido do espaço destinado à oração e ao encontro com Deus.
A tradição cristã nos fala desse episódio como “a expulsão dos vendilhões do Templo”. E nos fala com propriedade. Segundo o dicionário Aurélio, vendilhão significa (em seu sentido figurado) aquele que trafica coisas de ordem moral. Essa era a prática dos vendedores que viviam do comércio do Templo. Ainda que apresentassem para comercialização mercadorias que seriam utilizadas nos cultos, o sentido da apresentação dos sacrifícios ao Senhor havia sido totalmente deturpado com o passar dos anos e com a interpretação errônea e maldosa da Lei. Assim, aquele comércio simbolizava o tráfico moral, a transmutação da idéia amorosa de um povo que se oferece ao Seu Deus e a Ele se apresenta com oblações para a idéia da exploração, onde as pessoas eram incitadas a comprar para que não fossem excluídas de seus pares" (...).
____________________
(*) Ver também, Marcos (11: 15-17).