A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
segunda-feira, maio 14, 2007
GREVE NO IBAMA & LULA: GREVE? ISSO É "GRAVE"?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 14, que a greve dos servidores do Ibama não vai prejudicar a execução do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme previsão de alguns setores empresariais. Em rápida entrevista coletiva concedida após cerimônia de inauguração das novas instalações do setor de geração, transmissão e distribuição de energia da fábrica da Siemens, em Jundiaí, Lula disse também que a greve é uma injustiça com a ministra do meio ambiente, Marina Silva. "O Ibama está sendo injusto com a ministra Marina", afirmou. Além de descartar prejuízos na liberação de licenças ambientais, Lula disse não entender as razões da greve dos servidores do Ibama, que estão paralisados desde hoje por tempo indeterminado. A greve é em protesto contra a MP 366, que estabelece a divisão do Ibama. Na avaliação do presidente, a ministra fez uma proposta de inovação e de melhoria do Instituto com essa divisão. "Compreendo que todo mundo tem dificuldades de mudança, mas ninguém vai perder salário nem ser mandado embora. Não sei qual a preocupação dos companheiros do Ibama", reiterou Lula. Ao falar da greve dos servidores, que atinge 24 estados mais o Distrito Federal, Lula disse também que está certo de que a relação deles com a ministra Marina Silva "é suficientemente democrática para eles chegarem a um acordo". Até o final desta manhã, funcionários do Ibama do Rio Grande do Sul e da Paraíba realizavam assembléias para oficializar a paralisação. A estimativa é que a greve atinja 6,5 mil trabalhadores do Ibama. Elizabeth Lopes, O Estadão.
LULA & RELIGIOSIDADE: PELA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

O presidente Lula disse nesta segunda-feira, no programa semanal de rádio Café com o Presidente, que além da integração energética e social, a América Latina precisa integrar-se religiosamente. Ele informou que conversou sobre o assunto com o papa Bento XVI. - Conversei com o papa sobre a necessidade da integração religiosa na América Latina, porque a Igreja Católica na América Latina também tem um peso muito importante. Nós estamos, já há algum tempo, falando em integração da América Latina, integração cultural, integração social, integração energética, integração de ferrovia, tudo. É importante que haja uma integração religiosa, afirmou. Para Lula, a realização da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida (SP), contribui para que a gente tenha mais harmonia na região. Na quinta-feira passada, quando encontrou-se com o papa, o presidente disse que buscará manter no Brasil um Estado laico, ou seja, separado da Igreja. No programa de rádio, Lula afirmou que o Estado Laico é a melhor forma de respeitar todas as manifestações religiosas existentes no país. - É importante que a gente tenha sempre como princípio aqui no Brasil respeitar as mais diferentes religiões existentes. Tem muitas religiões no Brasil. Nós precisamos conviver com todas elas da forma mais respeitosa e mais democrática possível. Portanto, eu estou convencido de que o Estado laico é uma garantia da sustentação democrática também para o Brasil. Depois de cinco dias de visita ao país, o papa Bento XVI embarcou no último domingo à noite para o Vaticano. Agência Brasil, JB Online. Foto, G1 via clipe.
PAPA BENTO XVI & LULA: ECLESIÁSTICO & LEIGO (LAICO)
LULA & ABORTO: UMA DECISÃO PARA O CONGRESSO!
TRABALHADOR BRASILEIRO: MAIOR CONHECIMENTO, MENOR SALÁRIO.
Os trabalhadores brasileiros estão mais instruídos, mas ganhando menos. Em 22 anos - entre 1982 e 2004 - a média de estudo do proletariado urbano cresceu dois anos e cinco meses, enquanto a renda média encolheu 33,62%. Em 1982, um terço dos trabalhadores das cidades não tinha o ensino fundamental completo. O índice caiu para 15%, mas não garantiu a melhoria da qualidade de vida. Quem tinha diploma do chamado primário há 25 anos ganhava em média 12% a mais do que os analfabetos. Em 2004, o salário dos dois grupos se equiparou. Os números são de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), elaborado pelos economistas Anna Crespo e Maurício Cortez Reis. - Os resultados mostram uma redução no efeito diploma entre 1982 e 2004, indicando que a conclusão de um ciclo educacional no Brasil vem perdendo valor ao longo do tempo - dizem os economistas do Ipea. Os trabalhadores que estudaram mais estão ganhando proporcionalmente salários mais altos [?]. Pelo estudo do Ipea, quem tinha 17 anos de estudo em 1982 recebia o dobro daqueles que estudaram 10 anos. Em 2004, a diferença dos salários subiu para 172%. Em compensação, a diferença salarial entre os trabalhadores com 10 anos de estudo e os que não haviam concluído o primeiro grau caiu de 123% para 75%. Para os economistas Anna Crespo e Maurício Cortez Reis, as significativas mudanças no mercado de trabalho nos últimos 20 anos, decorrentes da abertura da economia, da globalização e do desenvolvimento tecnológico, exigiram profissionais mais habilitados. Valderez Caetano, JB Online, Brasília.
"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"
