PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

domingo, abril 04, 2010

A HORA DO "ÂNGELUS" [In:] A FÉ QUE MOVE MONTANHAS (on line)

Internet

Líderes e fiéis tentam alimentar a fé na web

1 de abril de 2010

Por Cecília Araújo


(Foto: Getty)

"Deveria haver um equilíbrio entre avanços materiais e espirituais, um equilíbrio obtido por meio de princípios baseados no amor e compaixão." Reflexão ou pregação, essas palavras, escritas pelo Dalai Lama na última sexta-feira, podem ter alcançado instantaneamente 200.000 pessoas - 209.356, na verdade, número de seguidores do perfil do líder espiritual do Tibete no Twitter àquela altura.


Budistas ou cristãos, judeus ou muçulmanos, praticantes de várias religiões abraçaram a rede. Confira no quadro abaixo depoimentos de líderes e fiéis sobre o assunto. Eles tentam ampliar os caminhos da fé utilizando ferramentas como YouTube, Orkut e Facebook. E a pregação eletrônica suscita também discussões e dúvidas em relação ao credo. Confira a análise dos estudiosos.

Em 2009, o Vaticano lançou seu canal próprio no YouTube, que desde então divulga atividades da Igreja Católica. O conteúdo se concentra nos discursos do Papa Bento XVI, em vídeos produzidos pela TV oficial do Vaticano. Embora ainda não tenha lá arrebanhado muitos simpatizantes, são cerca de 22.000, suas pregações já foram assistidas mais de 2 milhões de vezes. O curioso: quem coordena o serviço não é um jovem aficionado em tecnologia, mas sim uma freira sexagenária, a americana Judith Zoebelein. Ela foi responsável também pelo site do Vaticano - considerado um sucesso para o gênero, somando mais de 1 milhão de pageviews ao mês.

Os religiosos querem, é claro, arrebanhar fiéis. Contudo, antes da evangelização, é preciso algumas vezes ensiná-los a ler - ou melhor, utilizar as ferramentas da rede. Pastores da evangélica Westwinds Community Church, do estado americano de Michigan, investiram duas semanas ensinando integrantes de sua congregação a usar o Twitter. Todos levaram laptops, iPhones e BlackBerrys à oficina para aprender a criar perfis e a atualizá-los com suas próprias mensagens. Os fiéis, então, foram orientados e elaborar perguntas relativas aos sermões da igreja. Os pastores aceitaram até uma prática em tese temerária: a postagem durante o culto. Grandes telas foram instaladas nos locais de encontro, os tweets (textos publicados via Twitter) podem, inclusive, ser lidos por todos ali reunidos em tempo real.

Em outros locais, as igrejas tentam combater com a tecnologia os obstáculos à prática da fé. Para os religiosos declarados que não frequentam a igreja, por exemplo, a Northland Church, de Chicago, lançou um aplicativo para o iPhone que permite que os sermões de seus pastores cheguem aos telefones de seus seguidores. Se o fiel não vai à igreja.... o pastor vai até o fiel.

A rede a serviço das religiões

Clique nas abas e, a seguir, nas fotos para ler depoimentos de fiéis e líderes religiosos

'Fui batizada na Igreja Adventista do Sétimo Dia, mas aos 17 anos passei a questionar alguns preceitos dela. Cheguei a procurar outras religiões, porém passei anos sem me identificar com nenhuma delas. Mais tarde, ao começar a estudar inglês, fiz contato com um indiano muçulmano. Toda vez que ele recitava o Corão, eu sentia uma emoção muito forte. A partir de então, passei a buscar informações sobre o Islã na internet, até encontrar a mesquita que frequento agora. Também comecei a participar de comunidades virtuais. Conheço inúmeros sites, pelos quais tenho acesso ao Corão e a músicas relacionadas, além de fóruns que esclarecem mitos e verdades sobre o assunto e estimulam as pessoas a conhecerem a religião.'

'Perdi um amigo em um acidente de carro quando era mais jovem e tive muita dificuldade em administrar essa perda. Buscava explicações, e algumas pessoas me falaram da possibilidade de a missão dele nesta encarnação ser de fato mais breve - uma interpretação espírita para o fato. Eu quis entender melhor isso e passei a buscar informações em um portal da internet. Achei interessante o que li, pois fazia com que as pessoas conhecessem Evangelho de uma forma mais leve, através de palestras virtuais. É possível também tirar dúvidas on-line. Foi um incentivo para procurar livros e DVDs sobre o assunto e passar a frequentar um centro espírita.'

'Ouvi falar de Dalai Lama em um período de grande tensão, em que vivia entre um doutorado em São Paulo e a coordenação de um programa de saúde do Rio. Não sou aficionada por internet, mas nesse processo a pesquisa on-line foi inevitável. A partir da busca por palavras como 'meditação' e 'budismo', conheci a lógica dos termos. Depois das leituras, participei de um retiro de três dias, com mais dez pessoas que nunca havia visto, em completo silêncio. Voltei às minhas rotinas diárias com uma nova dimensão do cotidiano. Percebi que precisava dialogar com alguém sobre o assunto, mas nenhum amigo era budista: então, procurei na internet uma sangha - comunidade espiritual de praticantes budistas. Hoje, recebo mensagens de grupos virtuais de Porto Alegre, São Paulo e Curitiba.'
---------------------
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologia/religioes-fieis-tentam-alimentar-fe-via-web-545389.shtml
--------------