PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quinta-feira, abril 08, 2010

XÔ! ESTRESSE [In:] FICHAS LIMPAS

....


[Homenagem aos chargistas brasileiros].
...

ELEIÇÕES 2010 [In:] JOAQUIM OU JUDAS?

...

Em Minas, Dilma prefere o traidor Joaquim Silvério dos Reis


08/04/2010 - 10h57m

Joaquim Silvério dos Reis

Do Blog do Reinaldo:

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ficou longe das obras alagadas do PAC no Rio. Instalou-se em Minas – sua terra natal, mas onde não fez carreira política; não na legalidade ao menos –, visitou o túmulo de Tancredo Neves, que o PT tratava a pontapés quando vivo, e concedeu uma entrevista à rádio Itatiaia em que fez a apologia da traição.

Ou, para ficar numa simbologia cara às Minas Gerais: Dilma voltou à terra de Tiradentes para aplaudir Joaquim Silvério dos Reis. O PT é assim: entre o cordeiro e o lobo, escolhe o lobo, apesar de estar sempre com um chapeuzinho vermelho.

Ontem, Dilma estava mais mansinha. Na entrevista, elogiou o ex-governador Aécio Neves — “exemplar”, segundo ela — e fez a apologia da traição.

Indagada sobre a chapa “Dilmasia”, acabou defendendo que os mineiros votem nela para presidente e no tucano Antonio Anastasia para governador. E ainda tentou fazer uma graça, com aquele seu humor muito característico: disse preferir o nome “Anastadilma”.

Numa única resposta, traía seus anfitriões do PT e ainda convidava os tucanos de Minas a trair o seu partido. Como sabem, Dilma andou falando esses dias sobre “cordeiros e lobos”.

A grande Cecília Meireles imortalizou o movimento nativista da Inconfidência Mineira no magistral “Romanceiro da Inconfidência”, o melhor livro de poesia brasileira — como unidade — publicado no século passado.

Não me estenderei sobre os motivos dessa afirmação aqui, o que pode ficar para outro texto. Quero lembrar duas estrofes magistrais com que brindou o traidor Joaquim Silvério dos Reis:

Melhor negócio que Judas
fazes tu, Joaquim Silvério:
que ele traiu Jesus Cristo,
tu trais um simples Alferes.
Recebeu trinta dinheiros…
- e tu muitas coisas pedes:
pensão para toda a vida,
perdão para quanto deves,
comenda para o pescoço,
honras, glórias, privilégios.
E andas tão bem na cobrança
que quase tudo recebes!

Melhor negócio que Judas
fazes tu, Joaquim Silvério!
Pois ele encontra remorso,
coisa que não te acomete.
Ele topa uma figueira,
tu calmamente envelheces,
orgulhoso e impenitente
com teus sombrios mistérios.
(Pelos caminhos do mundo,
nenhum destino se perde:

há os grandes sonhos dos homens,
e a surda força dos vermes.)

Está tudo aí, leitor. Não há nada mais que se possa acrescentar sobre a censura à traição. Noto, antes que comente um outro aspecto da entrevista, que Dilma dá a entender que, fosse Aécio o candidato tucano, então o PT não teria por onde fazer a sua campanha, não é mesmo?, já que ele, segundo Dilma, é “exemplar”. Parece-me infantil supor que o ex-governador de Minas caia em tal truque.

Há dias, os petistas mobilizaram manifestantes a soldo, pagando uns trocados mesmo, para fazer arruaça na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Eis o PT: à luz do dia, flores para o ex-presidente; à socapa, financiamento ilegal de “protestos”…

-------------
By Reinaldo.
--------

RJ/NITERÓI [in:] ... SÃO AS ÁGUAS DE ABRIL...

TRAGÉDIA SE AGRAVA COM MAIS 50 CASAS SOTERRADAS EM NITERÓI

MORTE E DOR DEPOIS DA CHUVA


Autor(es):
Agencia O Globo/Antônio Werneck,
Claudio Motta,
Vera Araújo e
Waleska Borges
O Globo - 08/04/2010


Mortos no estado já são 149; Rio recebe uma das menores verbas contra enchentes

A tragédia no Estado do Rio — que até ontem à noite registrava 149 mortes — foi agravada com novo deslizamento de terra que soterrou cerca de 50 casas em Niterói. Quatro corpos foram resgatados, elevando para 83 o número de vítimas no município.

Vinte e duas pessoas foram resgatadas dos escombros. No Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, os bombeiros lamentaram não ter conseguido salvar um menino de 8 anos, que sobreviveu por uma noite, soterrado.

Auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que o Rio, apesar dos temporais, ficou com apenas 0,9% das verbas do governo federal. A análise dos repasses confirmou que a Bahia foi, sem histórico ou análise de risco justificáveis, o estado mais favorecido pelo Programa de Prevenção e Preparação para Desastres (64,6% do total das verbas) na gestão do exministro Geddel Vieira Lima (PMDB), que vai concorrer justamente ao governo baiano. Mesmo que as chuvas deem trégua nos próximos dias, continuarão interditadas vias importantes como a Estrada da Grota Funda, a Grajaú-Jacarepaguá, a Linha Amarela, a Avenida Niemeyer e o Alto da Boa Vista. Moradores de condomínios e comunidades de Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona Oeste, ainda ontem estavam ilhados por causa do temporal de segunda-feira e da chuva que continuava caindo na região.

Número de óbitos sobe para 149, mas novo deslizamento em Niterói pode agravar muito mais a tragédia



Pelo menos quatro corpos foram retirados, no fim da noite de ontem, no deslizamento de terra do Morro do Bumba, no bairro de Viçoso Jardim, em Niterói. A informação é do secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Niterói, Marival Gomes. Vinte e duas pessoas foram retiradas com vida dos escombros e levadas para o Hospital Azevedo Lima, no município, inclusive duas crianças de uma creche que funcionava no lugar. Com esse deslizamento, sobe para 149 o número de mortos por causa das chuvas no estado. A tragédia deixou pelo menos 135 feridos e mais de 15 mil desabrigados.

A avalanche carregou cerca de 50 casas, e o morro foi praticamente todo abaixo. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, não sabe o número exato de desaparecidos. De acordo com o militar, antes de o morro ter sido ocupado irregularmente, o local serviu de vazadouro de lixo, há 30 anos, e não era considerado área de risco.

No momento em que houve o deslizamento, as pessoas contaram que ouviram pequenas explosões, provavelmente de gás metano.

Segundo Machado, além dos 80 bombeiros que trabalham no resgate das vítimas, parentes e vizinhos auxiliaram nas buscas aos sobreviventes.

Também há policiais militares, técnicos da Defesa Civil do município e do estado e integrantes da Força Nacional ajudando nas buscas.

‘Está caindo tudo aqui.... Caiu tudo’

Os bombeiros utilizaram pás, retroescavadeiras e, principalmente, as mãos. A falta de energia elétrica dificultou o trabalho de resgate. Os bombeiros tiveram que usar holofotes e as luzes de um helicóptero.

Abalado, o funcionário de um supermercado, Wilder Jaime de Almeida, de 25 anos, procurava a noiva, a operadora de caixa, Poliana Carla Felizberto, de 24. Wilder contou que Poliana chegou a telefonar para ele, desesperada, na hora do deslizamento.

“Está caindo tudo aqui”, teria dito Poliana.

Ela encerrou a ligação gritando: “ Caiu tudo”. O rapaz tentou falar com a noiva de novo, mas não conseguiu.

Segundo o coronel Alves Souza, que comanda a operação de resgate, o trabalho é muito difícil, devido ao grande volume de terra: — A remoção tem que ser feita com cuidado — disse.

O jornalista Brener Lemos, morador do local, contou que tinha acabado de jantar com a família quando ouviu o barulho da avalanche, por volta das 21h. Ele conseguiu sair de casa com a família.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, foi ao local e disse que o policiamento foi reforçado para ajudar no isolamento da área.

Outro lugar de Niterói onde a tragédia das chuvas se abateu com força foi o bairro de Santa Rosa. Ali, na Travessa Beltrão, 11 casas desabaram, arrastadas por uma queda de barreira.

O pintor Igor Brito de Moura, de 30 anos, perdeu três filhas — de 3, 5 e 10 anos — no deslizamento. Igor e a mulher estavam em Friburgo, na Região Serrana, quando souberam do deslizamento. As filhas do casal tinham ficado na comunidade com a avó, retirada viva dos escombros.

Sem esperanças de encontrar vivos o cunhado e o sobrinho soterrados, Arlindo da Silva Filho, de 32 anos, acompanhava desolado o trabalho dos bombeiros ontem à tarde.

— Diferentemente de um terremoto onde tudo fica seco, o deslizamento da chuva traz uma avalanche de lama e água. É muito difícil sobreviver a uma situação dessas — lamentou Arlindo contando que sua sobrinha, de 17 anos, e a cunhada morreram soterradas.

Irmã de Arlindo, Ana França era exmulher de José Carlos de Paula, de 39 anos, e tia de Márcio dos Santos Silva, de 24. Até ontem à tarde, ambos continuavam soterrados. Ana conta que, na madrugada de terça-feira, quando soube que a casa dos parentes tinha desabado tentou ir de ônibus de Caxias, onde mora, para Niterói.

No Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, até bombeiros choraram.

Quando viu o filho Marcos Vinícius Vieira França da Mata, de 8 anos, sendo retirado morto ontem de manhã dos escombros no Morro dos Prazeres, o pai, Valmir França da Mata, não se conteve. Depois de quase 40 horas do deslizamento, chorando muito, ele tirou o corpo das mãos dos bombeiros e o abraçou.

— Meu filho, minha vida, eu te amo — gritou Valmir.

Outros parentes que acompanhavam o drama de perto também se emocionaram com o resgate, que não pôs fim à espera da família. Geucilanda da Silva, de 42 anos, tia do menino, ainda estava sob a lama e, até o fim da tarde de ontem, não tinha sido encontrada.

A morte de Marcos Vinícius engrossa a estatística das vítimas dos temporais que castigam o estado desde a segunda-feira. Niterói é a cidade que mais sofreu, registrando até agora 86 mortes confirmadas. O Rio já tem 46 mortos, enquanto em São Gonçalo há 16 mortes e pelo menos cinco mil desabrigados.

Só no Morro dos Prazeres já são 22 mortes, sendo que quatro corpos foram resgatados ontem. O sargento bombeiro Luiz Carlos dos Anjos Lira ficou inconsolável por não conseguir retirar o menino com vida.

Cheio de lama, ele abraçou Valmir.

— Era a razão da minha vida tirar este garoto hoje (ontem). Não consegui.

Era uma criança, isso toca a gente — disse o bombeiro.

Vinícius morava a cerca de 200 metros da casa onde foi soterrado.

Como lá também houve queda de barreira, a família achou mais seguro levá-lo até a casa das tias. Meia hora depois de chegar, aconteceu o desastre. Além de Geucilanda, que era professora em Niterói, a irmã dela, Ana Lúcia dos Santos, de 30, também foi atingida. Seu corpo fora resgatado pouco antes do menino.

De acordo com bombeiros, Ana Lúcia estava sentada numa cadeira e, na hora do deslizamento, o menino teria corrido em sua direção para obter proteção. Eles foram achados abraçados.

Ela era recepcionista do Hospital dos Evangélicos, na Tijuca.

— Ele jogava futebol, brincava com meu filho de 4 anos que era louco por ele. Era um bom menino. A vida continua, mas vai ser muito difícil viver sem eles — disse a tia Raquel Brito Leite Silva, que mora no segundo andar do prédio em cujo térreo o menino morava.

Durante os trabalhos de resgate anteontem, os bombeiros chegaram a localizar e conversar com Vinícius, dando esperança de que ele seria retirado com vida. Mas, no início da noite de anteontem, um deslizamento e as chuvas interromperam os trabalhos.

Bombeiros relatam, ainda, que foi detectado um vazamento de gás, o que também atrapalhou as buscas.

A família de Maria de Lourdes Barreto, que mora há 18 anos nos Prazeres, escapou por pouco da tragédia.

A casa dela foi totalmente destruída. Mas, por estar em obras, não havia ninguém no local: — Voltaríamos no domingo. Perdi 15 amigos e vizinhos.

-----------

PT/ELEIÇÕES 2010 [In:] EM TEMPOS DE '' FÚRIA DE TITÃS; ''HYDRA'' DE SETE CABEÇAS... *

...

Dilma faz elogio a Aécio e prega 'união' entre PT e PSDB em MG

Dilma elogia Aécio e prega "dobradinha" PT-PSDB em MG


Autor(es): PAULO PEIXOTO e ANA FLOR
Folha de S. Paulo - 08/04/2010

Petista admite voto "Anastadilma", com tucano Anastasia para o Estado e ela para o Planalto


Pré-candidato de Lula em Minas, Hélio Costa (PMDB) reage e afirma que seria "tão estranho como "Serrélio", em referência a ele e Serra


Marlene Bergamo/Folha Imagem

Alunos cercam Dilma em sua visita a colégio onde estudou quando era adolescente, em MG

No segundo dia de sua viagem a Minas Gerais, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abandonou o tom beligerante que vinha dirigindo ao PSDB, elogiou o ex-governador Aécio Neves e defendeu que o eleitor mineiro vote nela e no tucano Antonio Anastasia para o governo -compondo a chapa "Dilmasia", ou "Anastadilma", que ela disse preferir.
O elogio a Aécio, que deixou o governo para concorrer ao Senado, foi feito em entrevista à rádio Itatiaia: "Respeito muito o governador Aécio Neves".
Ela o chamou de "governador exemplar", disse esperar que em Minas o PT e Aécio tenham "a melhor relação possível" e admitiu a possibilidade de o eleitor mineiro votar em uma dobradinha PT-PSDB para presidente e para governador.
Dilma falava sobre a eventualidade de ocorrer algo semelhante a 2002 e 2006, quando Aécio foi eleito governador, mas Lula foi o mais votado para presidente em Minas -o voto "Lulécio". Agora, a dobradinha seria entre ela para o Planalto e Anastasia para o governo, o que vem sendo chamado pela mídia mineira de "Dilmasia".
"A gente não escolhe a forma pela qual o povo monta as alianças. É possível que ocorra: como houve o "Lulécio", [é possível] a "Dilmasia". Eu acho até melhor a inversão, né? "Dilmasia" é meio esquisito. "Anastadilma", qualquer coisa assim", afirmou Dilma.
Ao defender a chapa híbrida, Dilma aposta no desgaste da relação entre Aécio e José Serra, seu adversário na disputa pela Presidência. O ex-governador de São Paulo ainda sonha atrair o mineiro para sua chapa.
O flerte com os tucanos, por outro lado, cria um embaraço para a própria Dilma, uma vez que o PT tem dois pré-candidatos em Minas: o ex-ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. Além disso, o partido discute a possibilidade de apoiar o peemedebista Hélio Costa para o governo.
A declaração da petista repercutiu mal. Hélio Costa afirmou que uma eventual chapa "Anastadilma" faria tanto sentido quanto uma hipotética parceria entre ele e Serra. "Isso [o "Anastadilma'] é tão estranho como um "Serrélio'",disse.
Ontem, Dilma voltou a atacar Serra, afirmando que não há como ele ficar desvinculado do governo FHC, pois foi ministro do Planejamento e da Saúde na era tucana: "Acho que o ex-ministro José Serra vai ter que ser analisado no quadro do governo FHC. Eu não escondo o Lula. Espero que ele não esconda o governo do qual participou".
Dilma tem procurado reforçar a sua origem mineira -nasceu em Belo Horizonte e depois foi para o Rio Grande do Sul- e diz que agora costuma usar interjeições gaúchas e mineiras, como "barbaridade, uai".
Após 42 anos, ela voltou ontem à escola onde cursou em BH o atual ensino médio. Ouviu apelos de professores -que reivindicaram aumento- e de alunos -que querem a sua ajuda para evitar uma greve.
Depois, numa livraria na zona sul, onde foi rever três amigos, ganhou um livro e uma foto de quando tinha 12 anos.
Na rádio, ela foi questionada sobre sua participação no combate ao regime militar e, ao falar do assunto, citou uma ficha apócrifa que circulou na internet com acusações a ela.
Essa ficha foi motivo de uma reportagem da Folha, a qual Dilma citou, acrescentando que o jornal "retificou o que tinha escrito" e que ela agradecia isso ao ex-ombudsman Carlos Eduardo Lins da Silva.
Também foi questionada se estava namorando: "Infelizmente, não. As pessoas devem se apaixonar. É muito bom".
------------
(*) FÚRIA DE TITÃS. (Clash of Titans). Warnes Bross, 2010.
----------

CÂMARA ''DOS'' DEPUTADOS [In:] PETRALHAS, ''AGAIN''...

Deputados sujam projeto da ficha limpa

Deputados sujam projeto


Autor(es): Josie Jeronimo
Correio Braziliense - 08/04/2010

Parlamentares tentam adiar a votação de proposta da Ficha Limpa de forma que não valha para disputas deste ano

Antônio Cruz/ABr - 17/3/10
Michel Temer (D) recebe representantes do movimento da Ficha Limpa: frustração entre apoiadores do projeto

Com o apoio de toda a base do governo, parlamentares que são contra o projeto da Ficha Limpa fizeram ontem o primeiro movimento da manobra orquestrada para engavetar a proposta que impede candidatos condenados judicialmente de concorrerem a cargos eletivos. Nove líderes da base governista se recusaram a assinar o pedido de urgência que possibilitaria a votação ontem no plenário da Câmara. Sem a urgência, a proposta recebeu emendas e foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que tem prazo de até 10 sessões para apreciar o texto. O movimento foi o primeiro passo para enterrar a possibilidade de a proposta valer para as eleições deste ano.

Se a Câmara não votar o projeto até meados de maio, mesmo aprovada pelo Congresso a regra não valerá para o pleito de 2010. A base governista pretende empurrar o prazo para que o veto a candidatos com ficha suja só passe a vigorar nas eleições de 2012. “Se não aprovar até o fim de maio, não tem vigência”, lamenta o deputado Chico Alencar (PSol-RJ). Os parlamentares da base contam com o esvaziamento da Câmara durante o início das convenções partidárias para adiar a análise da Ficha Limpa.

Por determinação do presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), o plenário iniciou as discussões da Ficha Limpa na noite de ontem para reduzir a frustração dos defensores do projeto. Apesar de a maioria dos parlamentares rejeitar a proposta, apenas quatro deputados se inscreveram para criticar a iniciativa. “Ninguém quer colocar a cara para bater. Tem gente falando na Casa que é mais fácil eleitor voar do que esse projeto ser aprovado em plenário”, afirmou o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).

Para que o projeto fosse analisado ontem em plenário, seria preciso a adesão de pelo menos 257 deputados, mas apenas os líderes do DEM, do PSDB, do PV, do PHS, do PPS e do PSol defenderam a urgência da proposta na reunião das lideranças. PMDB, PT, PMN, PSB, PCdoB, PR, PTB e PP rejeitaram a votação da Ficha Limpa. O PDT assinou o pedido de urgência na noite de ontem, depois do encontro que selou o adiamento da votação, mas mesmo com a adesão pedetista os defensores da Ficha Limpa não conseguiram reunir a maioria necessária para votar a proposta.

Cronograma
Michel Temer tenta fechar acordo com os líderes para estabelecer um cronograma e votar o projeto até a primeira quinzena de maio. Temer afirmou que conversará hoje com integrantes da CCJ para que a comissão analise as emendas apresentadas até 29 de abril. Se a CCJ não votar o projeto até a data, líderes do PT e do PMDB se comprometeram a aprovar a urgência da proposta. Segundo o presidente da Câmara, se a Ficha Limpa fosse submetida ontem ao plenário, seria derrubada. “Se votasse, o projeto seria rejeitado. Quero fazer o melhor para a imagem da Casa.”

Na reunião que adiou a votação da proposta, os principais argumentos dos representantes partidários para não apoiar a Ficha Limpa foram “problemas no texto”, que enquadraria parlamentares sem histórico criminal relevante como “ficha suja”, e a utilização política do projeto. O líder do PP, João Pizzolatti (SC), afirmou que a legenda não apoiaria a iniciativa antes de discutir detalhes do texto. “O PP quer votar, mas identificamos problemas sérios. O partido não vai ser açodado por interesses políticos. E se eu for condenado por um crime ambiental? Se eu acabar com um ninho de passarinho e for penalizado, eu perco meu mandato?”

Mudanças no texto

Daniel Ferreira/CB/D.A Press - 3/12/09
Chico Alencar: “Só quatro partidos participaram das discussões”

Parlamentares da oposição e dos partidos que apoiam o projeto Ficha Limpa temem que a proposta seja “desidratada” na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os partidos que rejeitaram votar a urgência para que a proposta fosse apreciada ontem no plenário da Câmara preparam profundas mudanças para que o texto seja aprovado pela base do governo.

Os governistas defendem detalhado enquadramento dos crimes que poderiam vetar a participação de candidatos com histórico judicial para que delitos considerados “pequenos” não sejam considerados no julgamento da ficha política. A possibilidade de defesa também é contemplada pelos contrários à Ficha Limpa. Líderes partidários querem incluir prazo para que candidatos com histórico rejeitado possam recorrer da decisão.

PT, PP e PR só apresentaram ontem propostas para o substitutivo relatado pelo deputado Índio da Costa (DEM-RJ). O grupo de trabalho que discute o projeto de lei de iniciativa popular, que conta com 1,6 milhão de assinaturas, se reúne desde setembro, mas muitos parlamentares deixaram para indicar mudanças no texto na última hora, para entravar a tramitação da proposta.

De acordo com o deputado Chico Alencar (PSol-RJ), os partidos da base do governo não indicaram representantes para participar das discussões do projeto. “Só quatro partidos participaram do grupo de trabalho que discutiu o texto do substitutivo.”

O deputado Paes de Lira (PTC-SP) afirmou que muitos parlamentares que rejeitaram o Ficha Limpa compararam a proposta às “leis de exceção”, em referência às normas produzidas durante o período da ditadura. “É um absurdo o que ouvimos aqui. A Ficha Limpa é uma proposta de defesa social.” (JJ)


De volta ao Planalto

O senador José Sarney (PMDB-AP) poderá voltar a se sentar na cadeira de presidente da República 20 anos depois de deixar o Planalto e nove meses após protagonizar um escândalo de corrupção. Ele poderá assumir o cargo como interino no próximo domingo, com o início de uma viagem de três dias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Washington, onde participará da Cúpula de Segurança Nuclear.

Os primeiros na linha sucessória — o vice José Alencar e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) —vão disputar as eleições de outubro e por isso não podem ocupar a interinidade da Presidência. Alencar, que deve concorrer ao Senado por Minas Gerais, marcou uma viagem oficial ao Uruguai para justificar a ausência do país. Temer, cotado para ser o vice na chapa da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência, ainda não definiu para onde irá durante a viagem de Lula.


Opinião do internauta

Leitores comentaram no site do Correio o adiamento da votação do projeto Ficha Limpa. Confira algumas opiniões:

Mário Moura Filho
“A votação do projeto Ficha Suja deveria ser aberta. Saberíamos, então, o nome dos ‘santinhos’ que votaram contra. Por favor, que seja aberta a votação desse projeto, que é do povo.”

André Pelegrini
“Novo slogan: Congresso Nacional trabalhando mais uma vez contra o cidadão e contra o Brasil! Vejam só, apoiam a aprovação de bingos (sinônimo de desvios e lavagem de dinheiro) e contra a Ficha Limpa (que é lei de nossa autoria). Isso, para mim, equivale a um tapa na cara.”

Luiz Guerra
“Caso os deputados da base governista (PT, PMDB e PR) barrem a aprovação do Projeto Ficha Limpa no Congresso, eu juro que nunca mais votarei em nenhum candidato desses partidos e tentarei de todas as formas influenciar toda pessoa que eu conheça ou venha a conhecer para
não votar nessa
turma da sujeira.”

Fabrício Feitosa
“Quem estiver interessado em obter a lista completa dos políticos fichas sujas, entre em contato comigo no fabricio.marcio@globo.com. Já que os políticos e o TSE não divulgam tal lista, poderemos nós mesmos exercer cidadania e expor os maus candidatos!”

Lucas Evangelista
“Político corrupto não aceita o projeto, pois sabe que não conseguirá se
candidatar. Este
Brasil é podre!”

Marcos Melo
“Quem diria, hein, PT!!!! Deveria mudar o nome para Partido dos Trambiqueiros ou PI: Partidos dos Imorais!”

Elias Rodrigues
“A culpa é nossa! Afinal de contas nós os colocamos no Congresso! Outubro está chegando! Devemos dar o troco nas urnas. Chega de propaganda bonita e propostas ao vento! Sejamos sinceros em nossos votos!
Só ele poderá mudar a situação atual.”

Edson Dezan
“Os eleitores precisam saber quem vota contra o Projeto Ficha Limpa. Se o projeto não for aprovado agora, pelo menos os eleitores terão a oportunidade de alijá-los da política nas eleições de outubro deste ano. Basta
não votar em quem não votou a favor do projeto na Câmara dos Deputados. Moralidade, já!”

Wilson Ramos Neto
“É verdade, esse negócio de ‘ficha limpa’ assusta muito quem está no poder. A ideia do anonimato da vida suja, protegido pelas ações de marketeiros experientes facilita muito a entrada desses inescrupulosos na vida pública.”

Bruno Gonzaga
“Por que o PT tem medo? Onde começa e onde acaba o discurso da moralidade?”

PF/PT [In:] ALOPRADOS PETRALHAS

...

Aloprado do PT volta a ser preso em esquema de desvio de verba


07/04/2010 - 23h57m

O ex-tesoureiro do PT em Mato Grosso, Valdebran Padilha, juntamente com seu irmão Valdenir Padilha, e os coordenadores das Ocips Instituto Creatio, Luciano do Carvalho Mesquita e do Idheas, Valério do Nascimento, foram presos durante a operação Hygea desencadeada nesta quarta-feira, 7, pela Polícia Federal.

Os quatro formariam o núcleo intelectual, segundo agentes federais, de uma organização especializada no desvio de verbas federais da Funasa, Ministério da Saúde e Ministério das Cidades destinados à área da saúde em Mato Grosso e com ramificações nos estados de Minas Gerais, Rondônia e Brasília.

O presidente do diretório regional do PT em Cuiabá, Carlos Abicalil, informou que Valdebran Padilha já deixou o partido, sendo portanto um ex-petista.

Esta não é a primeira vez que Padilha tem problemas com a Justiça. Durante a campanha eleitoral de 2006, Padilha foi preso junto com os também petistas Gedimar Passos e Hamilton Lacerda, em posse de R$ 1,75 milhão. Os três tentavam comprar um suposto dossiê que incriminaria o então candidato ao governo do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB).

Após a malfadada operação, Lula apelidou os três “aloprados”.

A operação em parceria com a CGU desmontou um esquema que teria causado um prejuízo comprovado através de auditorias internas da Controladoria Geral da União (CGU) de R$ 52 milhões. Segundo coordenador geral da CGU em Mato Grosso, Israel Carvalho, o valor total pode ultrapassar R$ 200 milhões.

Ao todo, a PF cumpre 35 mandados de prisão temporárias e 76 de busca e apreensão. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de contas, apreensão de dinheiro, jóias e automóveis.

Os acusados responderão pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato, fraude em licitações, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, prevaricação. Quatro pessoas estão foragidas. Os advogados tentarão revogar as prisões. Todos alegam inocência dos clientes e entraram com pedido de revogação das prisões temporárias.

----------

Fátima Lessa, Agência Estado

>

>

O aloprado voltou

Um aloprado na cadeia,de novo

Autor(es): EDSON LUIZ
Correio Braziliense - 08/04/2010

Empresário acusado de comprar dossiê falso contra tucanos é preso pela Polícia Federal por suspeita de fraudes de até R$ 250 milhões na Funasa

Uma investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) descobriu um grande esquema de fraudes em licitações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e levou à prisão, novamente, Valdebran Carlos Padilha Silva, que ficou conhecido por ser um dos “aloprados” que tentaram comprar um falso dossiê contra o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), em setembro de 2006 (veja memória ao lado). Além dele, outras 30 pessoas foram detidas em Brasília, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Rondônia, onde foi desencadeada ontem a Operação Hygeia. O esquema, que envolve políticos,

ONGs e empresários, teria desviado R$ 51 milhões dos cofres públicos, mas a suspeita dos investigadores é de que a fraude pode chegar a R$ 250 milhões.


Valdebran era tido como um dos principais envolvidos no esquema de fraudes em licitações para obras da Funasa, principalmente no interior de Mato Grosso. Empresário ligado ao PT — era tesoureiro do partido em Mato Grosso quando foi preso em 2006 —, mantinha parte de seus negócios em nome de terceiros (a empreiteira Saneng estava em nome de seu irmão), e apontava, junto com políticos do PMDB, quem deveria assumir as chefias da Fundação Nacional de Saúde no estado. Isso viria a facilitar as ações da quadrilha. “A extensa peça requisitória relata a existência de fatos que envolvem, notadamente, a disputa política entre o PT e o PMDB, pela presidência da Funasa”, ressaltou o juiz da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, citando um depoente no inquérito que relata o fato.

Segundo o depoente, havia um acordo político firmado entre políticos, Valdebran e o empresário Evandro Vitório, também preso durante a Operação Hygeia — uma alusão a um escritório de assessoria envolvido nas irregularidades. “Tendo por objeto (o acordo) a indicação do cargo de Coordenador Regional da Funasa/MT, beneficiando-se o grupo com repasse de percentual sobre as obras conseguidas”, revela o juiz. No decorrer das investigações, e depois de uma auditoria feita pela CGU, a Polícia Federal constatou que as fraudes eram além de obras.

O esquema envolvia empresas de táxi aéreo, de locação de carros e de venda de passagens de avião. Todos fraudavam a Funasa, mas atuavam de forma independente e sem ligações entre si. Os relatórios produzidos pela CGU mostram que havia também a participação de ONGs, que faziam intermediações nas negociações, principalmente com prefeituras. As principais delas, o Instituto Creatio e o Instituto de Desenvolvimento Humanos, Econômico e de Ação Social (Idheas) faziam gestões de saúde em Santo Antônio do Leverger, Cáceres, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra, no interior de Mato Grosso, e em Timóteo (MG), onde também foram presas duas pessoas ligadas às ONGs. De acordo com a investigação, somente em Tangará da Serra, Cuiabá e Timóteo, a Idheas teria se beneficiado de R$ 6,4 milhões do Fundo Federal de Saúde.

Conforme a CGU, muitos dos preços praticados pela Funasa eram superfaturados e tinham como objetivo embutir apadrinhados de políticos e parentes de servidores das prefeituras que eram empregados nas organizações. O trabalho deveria ser para o Programa de Saúde da Família, para Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (Samu) e para as Unidades Municipais de Saúde, porém, apesar dos altos salários, cerca de 80% dos supostos funcionários não atuavam.

Além de Valdebran, foram presas outras 30 pessoas — outras quatro permanecem foragidas — incluindo o secretário municipal de saúde de Porto Velho (RO), Williames Pimentel de Oliveira, que chefiou uma diretoria da Funasa. Dos detidos, 17 são servidores públicos e responderão por crimes de formação de quadrilha, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva e prevaricação.

Apelido
Valdebran ganhou o apelido de aloprado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputava a reeleição em 2006. Em uma entrevista coletiva, ele condenou a ação do empresário. “Porque um bando de aloprados decidiu comprar um dossiê, porque tem uma denúncia, eu quero saber do conjunto da obra. Se tem um candidato que não precisava de sarna para se coçar era eu”, afirmou Lula.


Memória
Pasta com R$ 1,7 milhão

Valdebran Padilha foi preso pela Polícia Federal, pela primeira vez, em setembro de 2006, quando tentava negociar um dossiê contra o então governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o então candidato tucano à presidente da República, Geraldo Alckmin. O empresário acabou detido junto com o ex-agente da PF Gedimar Pereira Passos, que atuava como advogado, em um hotel próximo ao Aeroporto de Congonhas, com uma pasta contendo R$ 1,7 milhão que seria destinado ao também empresário Luiz Antônio Vedoin, dono da Planam, principal firma envolvida no escândalo dos sanguessugas, como ficou conhecido o esquema de venda de ambulâncias superfaturadas.

A prisão de Valdebran ocorreu depois de a Polícia Federal interceptar um telefonema de Vedoin, que oferecia o dossiê, que continha acusações e vídeos supostamente fraudados de Serra e Alckmin. A negociação seria fechada em São Paulo por Paulo Roberto Trevisan, primo de Vedoin, que também foi detido pouco antes de tentar embarcar de Cuiabá para a capital paulista. A prisão do empresário do caso sanguessuga também ocorreu em Mato Grosso. Apesar da repercussão do caso, não houve punições e o dinheiro foi depositado em conta judicial.

Na época, um delegado da PF, lotado em São Paulo, fotografou a grande quantidade de dinheiro e distribuiu as imagens para a imprensa. O policial foi afastado de suas funções alegando problemas de saúde, mas não chegou a ser punido.




Cópia do relatório da CGU: “licitação direcionada para a Saneng”, construtora do irmão de Padilha
-------------
----------

''QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

08 de abril de 2010

O Globo

Manchete: Tragédia se agrava com mais 50 casas soterradas em Niterói

Mortos no estado já são 148; Rio recebe um das menores verbas contra enchentes

A tragédia no Estado do Rio - que até ontem à noite registrava 148 mortes - foi agravada com novo desabamento de pelo menos 50 casas em Niterói. Três corpos foram resgatados, elevando para 82 o número de vítimas naquele município. No Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, os bombeiros lamentaram não ter conseguido salvar um menino de 8 anos, que sobreviveu por uma noite, soterrado. Auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que o Rio, apesar dos temporais, ficou com apenas 0,9% das verbas do governo federal. A análise dos repasses confirmou que a Bahia foi, sem histórico ou análise de risco justificáveis, o estado mais favorecido pelo Programa de prevenção e Preparação para Desastres (64,6% do total das verbas) na gestão do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), que vai concorrer justamente ao governo baiano. Mesmo que as chuvas deem trégua nos próximos dias, continuarão interditadas vias importantes como a Avenida Borges de Medeiros, a Estrada da Grota Funda, a Grajaú-Jacarepaguá, a Linha Amarela, a Avenida Niemeyer e o Alto da Boa Vista. Moradores de condomínios e comunidades de Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona Oeste, ainda ontem estavam ilhados por causa do temporal de segunda-feira e da chuva que continuava caindo na região. (págs. 1, 12 a 27 e Carlos Alberto Sardenberg)

Após a tempestade, as ondas gigantes

Especialistas preveem uma ressaca que pode ser a maior da história do Rio com ondas de até cinco metros de altura, a partir de amanhã. Com um agravante: a ondulação é de sudeste e não encontrará obstáculos para entrar na Baía de Guanabara. (págs. 1 e 26)

Paes agora tem plano para remoção em áreas de risco

Após ter sido surpreendido pela tragédia da chuva que era prevista, o prefeito Eduardo Paes apresentou ontem plano para a remoção de moradores do Morro dos Prazeres e de parte da Rocinha, contenção de encostas e drenagem de rios e canais, entre outras obras, no total de R$ 370 milhões. Ele disse que o plano de emergência foi acionado, mas falhou porque a meteorologia não previu chuvas tão intensas. (págs. 1 e 14)

'Ilha de Guaratiba', enfim, vira ilha

Morador da Ilha de Guaratiba, o repórter Ruben Berta ficou realmente ilhado num bairro que de ilha só tinha o nome, herança de um morador chamado William. "É um cenário de devastação: postes e árvores caídos, muita lama, e todos ilhados", relata Ruben. (págs. 1 e 22)

Pressão do Fla libera Maracanã para jogo

Após anunciar que não haveria jogo no Maracanã, que foi tomado por lama após o temporal, o governo do estado cedeu à pressão do Flamengo e liberou o estádio para a partida do rubro-negro hoje, às 16h, contra o Universidad de Chile, pela Copa Libertadores. (págs. 1, 39 e 40)

Foto legenda: No ombro de Valmir, pai de Marcos Vinicius, de 8 anos, o sargento bombeiro Dos Anjos chora por não ter conseguido resgatar o menino, estendido no chão, ao fundo

Empreiteiras desistem de Belo Monte

Odebrecht e Camargo e Corrêa estão fora do leilão da hidrelétrica de Belo Monte, previsto para o dia 20, por discordarem da tarifa do edital. O leilão pode ter só um grande interessado: o consórcio da Andrade Gutierrez. O Ministério Público pedirá a anulação da licença dada pelo Ibama. (págs. 1 e 29)

Garzón vai para o banco dos réus

O Supremo Tribunal da Espanha determinou que Baltazar Garzón, juiz que ficou famoso ao mandar prender o ex-ditador Augusto Pinochet, seja julgado por abuso de poder por abrir uma investigação sobre crimes do franquismo. Se condenado, pode ser suspenso por 20 anos. (págs. 1 e 35)

Aloprado do PT e tesoureiro do PMDB presos

O ex-petista Valdebran Padilha, um dos aloprados envolvidos no escândalo do dossiê contra tucanos, foi preso novamente ontem pela PF, agora numa operação que apura fraudes em licitações em Mato Grosso. Outro detido é o tesoureiro do PMDB no estado, Carlos Miranda. (págs. 1 e 3)

Miriam Leitão

O problema com Lula não é o que ele diz, mas combinar com o que disse ou fez no dia anterior. (págs. 1 e 30)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Morro desaba e amplia tragédia no Rio

Cerca de 30 casas foram atingidas em Niterói; prefeitura carioca reteve verba para favelas onde houve mortes

Novo deslizamento em Niterói (RJ), ontem à noite, atingiu cerca de 30 casas no morro do Bumba. O resgate mobilizou três equipes dos Bombeiros. Até a conclusão desta edição, foram contabilizados dois mortos, elevando o total de mortes provocadas pelas chuvas para 81 na cidade e 147 no Estado.

Para especialistas, falhas em coleta de lixo, no planejamento e na manutenção de obras agravaram a tragédia. Na capital, todas as favelas em que houve mortes foram urbanizadas pelo programa Favela-Bairro, considerado modelo pela ONU. A Prefeitura do Rio, porém, reteve parte das verbas.

No morro dos Prazeres, onde 22 morreram, houve retenção de R$ 2,6 bilhões de complemento à urbanização, até hoje não concluída. A coleta de lixo não tem controle da prefeitura, e a manutenção das redes de drenagem é feita raramente.

A Secretaria Municipal de Habitação não comentou. O ex-prefeito Cesar Maia (DEM) afirmou que 15% do Favela-Bairro foi investido em contenção de encostas.

Em reunião com o ministro da Integração Nacional, João Santana, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes (ambos do PMDB) estimaram os danos em R$ 370 milhões. (págs. 1 e Cotidiano)

Carlos Heitor Cony
Temporal expõe a dicotomia humana

Há justos que salvam vidas e dão exemplos de solidariedade. Há vândalos que aproveitam a tragédia.

Enquanto alguns arriscaram a vida para salvar feridos, os congestionamentos facilitaram assaltos. (págs. 1 e A2)

Janio de Freitas
Momento é local; problema é nacional

As águas desabaram sobre o Rio com uma sede de catástrofe acumulada desde as suas maldades de 1966.

É oportunidade de atentar para problemas urbanos do país: momento local de uma tragédia nacional. (págs. 1 e A6)

Foto legenda: Moradores e agentes da Defesa Civil procuram vítimas após deslizamento que atingiu casas e carros no morro do Bumba (Niterói)

Consórcio desiste de usina; governo busca concorrente

O consórcio das empreiteiras Camargo Corrêa e Odebrecht desistiu do leilão da usina de Belo Monte, no rio Xingu, relatam Marcio Aith e Agnaldo Brito.

O leilão para a construção da hidrelétrica, considerada vitrine da pré-candidata do PT à Presidência, a ex-ministra Dilma Rousseff, está marcado para o dia 20.

O governo tenta convencer outro grupo a entrar na licitação. Uma opção, segundo a Folha apurou, é estimular a associação entre OAS, Alupar e grupo Bertin.

Até agora, se registrou apenas um consórcio, formado por Andrade Gutierrez, Neoenergia e dois auto-produtores de energia: Vale e Votorantim. (págs. 1, B1 e B3)

Arrecadação do FGTS atinge recorde e chega a R$ 3,75 bilhões

A arrecadação do FGTS no primeiro trimestre alcançou a marca recorde de R$ 3,752 bilhões, 54% do valor apurado no ano passado. A Caixa estima que em 2010 o saldo atinja R$ 10 bilhões.

Segundo Wellington Moreira Franco, vice-presidente da Caixa, é a primeira vez que o total de trabalhadores com carteira assinada contribuindo para o FGTS supera 50% da população economicamente ativa do país, de 99,5 milhões. (págs. 1 e B4)

Dilma faz elogio a Aécio e prega 'união' entre PT e PSDB em MG

No segundo dia de sua viagem a Minas Gerais, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, elogiou o ex-governador tucano Aécio Neves e disse ser possível que os eleitores mineiros votem nela e no PSDB para o governo do Estado.

Nota de tucanos, com apoio do DEM e do PPS, classificou de
"oportunismo" o roteiro de Dilma em Minas, que incluiu visita ao túmulo de Tancredo Neves, avô de Aécio. (págs. 1, A4 e A6)

Projeto dá mais prazo para aviso de corte de luz

Projeto aprovado pelo Senado determina que fornecedoras de serviços públicos como água, luz e telefonia suspendam o abastecimento em caso de inadimplência só após notificação prévia de 30 dias. Ele ainda tem de ser aprovado na Câmara. (págs. 1 e B7)

Brasileiro come menos feijão e mais frutas, aponta pesquisa (págs. 1 e C10)

Editoriais

Leia "Contagem sinistra", sobre a chuva no Rio; e "A evolução do lixo", acerca de detritos e reciclagem no país. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Rio tira moradores de 2 favelas

Total de mortos por temporal no Estado chega a 133, e havia mais de 50 desaparecidos; na capital, prefeito ataca 'demagogos' que criticam sua decisão de remover habitantes de áreas de risco

O número de mortos por causa do temporal que atingiu o Estado do Rio entre segunda e terça-feira subiu para 133, e ainda havia ao menos 53 desaparecidos até o fechamento desta edição. A maioria das vítimas morreu em deslizamentos de terra. Por essa razão, o prefeito da capital, Eduardo Paes (PMDB), anunciou a decisão de remover todos os moradores do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa (centro), e de uma parte da favela da Rocinha (zona sul). Paes estimou que 2 mil famílias serão transferidas para local ainda indefinido. O prefeito criticou os "demagogos de plantão" contrários à medida. Afirmou que impedir novas ocupações é sua prioridade. "Não vou ficar com esses urubus da política, esperando essas pessoas morrerem para que eles possam se divertir." Mas Lisa Brandão, presidente da associação de moradores do Morro dos Prazeres, afirmou que "ninguém vai sair". "O que a gente precisa é do poder público trabalhando para melhorar, e não para retirar." (págs. 1 e Cidades C1 e C3 a C7)

Eduardo Paes - Prefeito do Rio
'Não serei responsável por pessoas morrerem ou passarem o verão sem dormir!'

Quatro museus da capital são fechados

Castigados pelas chuvas, os museus da Chácara do Céu, do Açude, de Arte Naif e a Casa do Pontal estão fechados desde segunda-feira. O Ministério da Cultura anunciou a liberação de R$ 2 milhões para ações de emergência e de recuperação nos museus. (págs. 1 e Cidades C7)

O desespero de um pai

Valmir França da Matta recebe o corpo do filho, Marcus Vinicius, de 8 anos. Na véspera, ele ainda ouvira os gritos abafados do garoto, soterrado na lama no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Rio. O drama da família emocionou os bombeiros, que durante horas se empenharam, sem sucesso, para tentar resgatar Marcus Vinicius com vida. (págs. 1 e Cidades C5)

Governo vai perdoar dívidas de agricultores

A menos de seis meses da eleição, o governo prepara medida provisória que dará o perdão a todas as dívidas de até R$ 10 mil dos agricultores do Semiárido com o Banco do Brasil e com o Banco do Nordeste. O benefício soma R$ 1 bilhão e atingirá cerca de 270 mil agricultores, de uma região que inclui o Nordeste e áreas de Minas Gerais e Espírito Santo. "Muitos pegaram o dinheiro para comprar uma ou duas vacas; hoje elas nem existem mais", diz o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). (págs. 1 e Nacional A4)

MEC corta mais de 500 vagas em Medicina

O Ministério da Educação cortou vagas de Medicina em oito instituições, porque os cursos foram mal avaliados. Em outro caso, o MEC acabou com o curso na Universidade Iguaçu (RJ). Mais de 500 vagas serão fechadas. (págs. 1 e Vida A16)

Empreiteiras desistem de Belo Monte

O consórcio Odebrecht/Camargo Corrêa anunciou que não entrará na disputa pela megausina de Belo Monte (PA). A alegação é que as condições impostas pelo governo tornam o projeto inviável. (págs. 1 e Economia B1)

Após 20 anos, Sarney voltará à Presidência (págs. 1 e Nacional A11)


Aliado-chave da Otan, Quirguistão sofre golpe (págs. 1 e Internacional A12)


No País, 27,9% bebem refrigerante sempre (págs. 1 e Vida A18)


Fifa vai cobrar Brasil por obras atrasadas

Assim que acabar a Copa da África do Sul, a Fifa pretende cobrar do Brasil resultados concretos do planejamento para a Copa de 2014, relata Jamil Chade. (págs. 1 e E1)

Veríssimo: Nazistas

Quando direita e esquerda se xingam de "fascista", o termo perde o significado. (págs. 1 e Caderno 2 D14)

Eugênio Bucci: Polarização eleitoral

A imprensa tem hoje a grande chance de se apresentar como fator de equilíbrio. (págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Visão Global: O 'terrorismo'

Os diversos usos da palavra assumem caráter político, escreve SCOTT SHANE. (págs. 1 e Internacional A15)

Gilles Lapouge: Ainda os mortos de Katyn

Será possível que a Rússia de Putin vá reconhecer o erro do massacre de 1940? (págs. 1 e Internacional A14)

Notas & Informações: A candidata pessoa jurídica

À falta da Dilma pessoa física, só resta a seus mentores fazer dela representação de Lula. (págs. 1 e A3)

-------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Dez candidatos na corrida ao Buriti
Ex-aliados de Arruda, de Roriz e de Cristovam se inscrevem para a eleição indireta do governador do DF, marcada para o dia 17. Partidos avaliam as coligações viáveis e estudam até a troca de vice na composição da chapa. Com a disputa pulverizada, negociações vão se estender pelos próximos dias (págs. 1, 31 e 32)

Deputados sujam projeto da ficha limpa

Com apoio da base de sustentação do governo Lula, os deputados penduraram o projeto de lei que impede candidatos condenados judicialmente de concorrer a cargo eletivo. Nove líderes dos partidos aliados se recusaram a assinar o pedido de urgência na votação da proposta e tornaram remotas as chances de a nova regra valer para as eleições de outubro. “Tem gente falando na Casa que é mais fácil eleitor voar do que esse projeto ser aprovado em plenário”, afirma o tucano Vanderlei Macris (SP). (págs. 1 e 6)

O aloprado voltou

Valdebran Padilha, preso em 2006 no episódio do dossiê falso contra Serra, é detido novamente pela PF. Desta vez, por fraude em licitações da Funasa. Desvio pode chegar a R$ 250 milhões (págs. 1, 2 e 3)

Foto legenda: Rio de tragédias

Marcus da Matta, 8 anos, foi retirado sem vida dos escombros, ontem, em Santa Teresa, um dos bairros mais atingidos pelos temporais no Rio de Janeiro. Ele é um dos 145 mortos da tragédia no estado. Ainda há desaparecidos. Mesmo com a redução das chuvas, várias áreas estão sob risco. No fim da noite, um deslizamento soterrou pelo menos 40 casas em Niterói. (pág. 1)

Violência: Bandidos já desafiam os shoppings

Assaltos e tiroteios à luz do dia fizeram os comerciantes do Plano Piloto reforçar a segurança. Muitos fecham as portas às 18h. Mas não há limites para os criminosos. Ontem, um deles foi preso ao tentar roubar uma lotérica num shopping da Asa Sul. (págs. 1 e 33)

Custo de vida: Indústria prevê onda de reajustes

Alta no custo de matérias-primas como o minério de ferro e o aço será repassada para o preço dos produtos nas próximas semanas. Fim da redução do IPI de vários setores da economia também levará ao aumento no valor das mercadorias. (págs. 1 e 16)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Grupo Bertin forma consórcio para Belo Monte

Saem a Camargo Corrêa e a Odebrecht e entra o grupo Bertin. A empresa, junto com as construtoras Queiroz Galvão, OAS, Mendes Júnior, Serveng e ainda com apoio de um grupo chinês, formou um consórcio para disputar a usina hidrelétrica de Belo Monte. O grupo atendeu a chamada pública da Eletrobras, encerrada ontem às 17h, para ter a estatal como sócia. Essa pode ser uma saída para o governo federal, que viu ontem as duas maiores construtoras do país anunciarem oficialmente que estão fora da disputa por considerar o projeto economicamente inviável.

A pressão, no entanto, continua forte e fontes importantes do grupo formado por Andrade Gutierrez, Vale, Votorantim e Neoenergia, que há mais de uma semana se apresentou para ser sócio da Eletrobras, afirmam que com a tarifa imposta de R$ 83 por megawatt-hora o governo terá de ceder em alguns pontos se quiser uma disputa no leilão. Isso porque seria grande a dificuldade para obter o retorno do capital investido nas condições atuais. (págs. 1 e A16)

Demanda aquece importações

As importações de bens intermediários e de consumo, principalmente não duráveis, mantiveram forte ritmo de crescimento no primeiro trimestre. A tendência é estimulada pelo mercado interno aquecido, pelo câmbio e pela queda de preços. As matérias-primas e os bens intermediários já representam 48% do valor das importações totais do país. O volume de intermediários importados cresceu 39,2% no primeiro bimestre, em comparação com o mesmo período de 2009, e o de bens de consumo não duráveis praticamente dobrou na mesma comparação.

Apesar do crescimento das importações, o forte reajuste nos preços do minério de ferro já faz bancos e consultorias revisarem para cima suas estimativas para o saldo comercial. O Bradesco, por exemplo, que previa superávit de US$ 5,5 bilhões no ano, passou a estimar US$ 18,4 bilhões. (págs. 1 e A3)

Foto legenda: Com asas nos pés

A alta da demanda faz a TAM elevar investimentos na frota para US$ 800 milhões neste ano, diz Líbano Barroso. Ele testa em voo internacional tarifa maior por assento mais confortável. (págs. 1 e B5)

Parmalat reduz multa de R$ 14 bi

A Parmalat conseguiu reduzir de R$ 14 bilhões para R$ 12 milhões uma autuação aplicada em 1999 pela Receita Federal, referente ao pagamento de IR, CSLL, PIS e Cofins. A revisão do valor bilionário foi concedida pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), instância administrativa para a qual os contribuintes podem recorrer de multas fiscais. Trata-se do maior auto de infração de que se tem notícia em relação ao faturamento de uma empresa. Na época, a companhia - hoje em recuperação judicial - estava em concordata e registrou faturamento de R$ 1,4 bilhão. A discussão vinha causando problemas práticos para a Laep, controladora da empresa, como na venda de bens. (págs. 1 e E1)

A recente crise global pode ser chamada de Grande Recessão?

O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, a chama de "pior crise financeira da história moderna". Seu antecessor, Alan Greenspan, diz que foi "a mais virulenta crise financeira mundial de todos os tempos". A recessão resultante foi mais longa e profunda que qualquer outra que os EUA tenham vivido desde a Segunda Guerra Mundial. Mas será que ela merece o pesado epíteto de "Grande Recessão" que parece estar adquirindo? "Grande" é uma palavra de peso, uma marca de enorme significado histórico. A Primeira Guerra Mundial foi a Grande Guerra até que houve a segunda.

A Grande Depressão da década de 30 certamente merece o nome. A produção industrial caiu 45% entre 1929 e 1932. A recente recessão durou 18 meses, mais que qualquer outra no pós-guerra. A produção industrial caiu 16%, muito mais do que em qualquer recessão depois da Depressão. "Está bem claro que esta é a mais severa recessão do pós-guerra", diz Mark Watson, de Princeton. Mas "grandeza", acrescenta, implica algo mais que "severo". (págs. 1 e A13)

Corretora ajuda investidor em ações a pagar IR

Corretoras estão investindo em ferramentas para auxiliar os investidores em ações a recolher o Imposto de Renda e a preencher a declaração anual. A Receita tem apertado os controles sobre o IR da pessoa física e a fiscalização recai cada vez mais sobre aplicadores em bolsa. Muitos acham que as corretoras são responsáveis por recolher o imposto, mas a apuração do tributo, que é mensal, deve ser feita pelo investidor. (págs. 1, D1 e D2)

Cuba quer ressuscitar açúcar

Governo cubano reorganiza a outrora próspera indústria açucareira da ilha para tentar recuperar sua produção, inclusive com investimentos estrangeiros. (págs. 1 e A12)

OSI mira o Brasil

A OSI Systems, fabricante americana de equipamentos para segurança, saúde e componentes eletrônicos, abre escritório em São Paulo e avalia a produção local, com fábrica própria ou por meio de aquisição. (págs. 1 e B3)

Receita de sucesso

Para encarar um ano de crise, a BFK - que detém as redes Bob's, KFC, Pizza Hut São Paulo e Doggis - reformulou a gestão e viu o lucro operacional crescer mais de 100% em 2009. Neste ano, vai abrir mais 200 lojas, com destaque para o Bob's, diz Antonio Detsi. (págs. 1 e B6)

Merck estuda fechar fábrica

Como parte do processo de união com a Schering-Plough, a Merck Sharp & Dolune deve definir nos próximos meses o fechamento de uma de suas seis fábricas no Brasil, provavelmente na área de saúde animal. (págs. 1 e B7)

Suzano foca a China

A Suzano Papel e Celulose prepara-se para aumentar as vendas ao mercado chinês, com site em mandarim e executivos treinados especialmente para a tarefa. Em 2014, a China deverá responder por 60% das vendas. (págs. 1 e B8)

Uberaba vence disputa

Durante evento com empresários em Belo Horizonte, o vice-presidente, José Alencar, confirmou a construção de uma fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba (MG). (págs. 1 e B11)

Novo recorde no campo

As políticas de apoio à comercialização da safra passada, a queda no preço dos insumos, o aumento da área de soja, o clima favorável e o crescimento da produção de milho de inverno vão garantir ao país uma colheita recorde neste ano. (págs. 1 e B12)

Financiamento de automóveis

Enquanto os grandes bancos andaram de lado no financiamento de automóveis no ano passado, os bancos ligados a montadoras ampliaram suas carteiras em 30%, na média. O estoque chegou a R$ 44 bilhões. (págs. 1 e C1)

Ideias

José Roberto Campos: montadoras enfrentam dura reorganização no mercado mundial de automóveis. (págs. 1 e A2)

Ideias

Carlos Lessa: discursos ideológicos para tolher o crescimento. (págs. 1 e A14)
--------------------------
RADIOBRAS.