PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

sexta-feira, junho 12, 2009

BRASIL: "MEU MULATO INZONEIRO..." *

No país dos feriados


Carlos Eduardo Novaes **,

Jornal do Brasil


RIO - Não sei se já fizeram um levantamento dos países com mais feriados, mas o Brasil com certeza está entre os primeiros. Na véspera do Corpus Christi, Marta me surpreendeu ao chegar mais cedo do consultório:

– Todos os clientes da tarde desmarcaram! – explicou.

– O que houve? – interrompi meu texto no computador. – Um complô contra você?

– Amanhã, quinta-feira, é feriado. Esqueceu?

Como haveria de lembrar? Diferente da maioria dos mortais, realizo meu trabalho em casa, o que faz com que todos os dias se pareçam, seja segunda, domingo ou feriado.

– Reservei uma pousada no Pico de Itatiaia – continuou ela.

– Não podia arranjar um lugarzinho mais frio? – ironizei.

– Vamos embora! Levanta daí e vai arrumar sua mala.

– Já está pronta desde o último feriado.

– Ótimo! Sairemos mais depressa. Vombora! Vombora, que tem 3 mil ônibus e 320 mil carros deixando o Rio e eu não quero passar o fim de semana prolongado num congestionamento!

Salvei o texto no computador e tentei argumentar:

– Já viajamos no Carnaval, Semana Santa, Tiradentes, São Jorge, Primeiro de Maio... não dá para ficarmos em casa dessa vez?

– Fazendo o quê? Todo mundo está indo para fora! A cidade vai ficar um deserto. Vombora! Precisamos relaxar!

Não adiantou dizer que eu estava relaxado, relaxadíssimo. Levantei-me sem ânimo, praguejando contra o calendário. Irrita-me esse clima que antecede os feriados prolongados, as pessoas excitadas como que preparando uma fuga em massa da cidade. Desci a garagem, enquanto Marta fazia sua mala, uma mala para dois meses de feriados. Encontrei um vizinho arrumando a bagagem da família no carro. Sua aparência não era das melhores, expressão cansada, olheiras profundas, ele gemeu:

– Mais um feriado prolongado...

– Está viajando também?

– Que jeito? Sou sempre voto vencido na família. Eu não aguento mais! Não aguento mais ir para fora. Quero ficar em casa coçando o saco, olhando para o teto, mas minha mulher diz que precisamos viajar ou os vizinhos vão pensar que a crise nos pegou e estamos sem dinheiro.

– Quatro dias passam rápido – reconfortei-o. – Procura se manter ocupado. Pega uma enxada, tira leite da vaca, levanta um muro... Você nem vai notar o tempo passar!

– Ando à beira de um estresse de tanto feriado – lamentou-se.

Nisso, apareceu a mulher dele com os três meninos. Cumprimentou-me com cara de poucos amigos, enfiou os filhos no carro e berrou para o marido:

– Vamos, Mateus! Vamos logo para essa droga desse feriado!

Ele despediu-se e percebi seus olhos brilharem quando consolei-o informando que não haveria mais feriados até setembro.

– Agora só no Dia da Independência. É uma segunda-feira!

– Putz! – abateu-se. – Outro prolongado! É por isso que nosso PIB está caindo. Ninguém mais trabalha nessa terra!

Ao chegarmos à pousada, recuperei o ânimo ao ver um cartaz anunciando que a pizza era feita em forno caipira. Marta dirigiu-se ao quarto e eu chamei a recepcionista a um canto:

– Escuta. Vocês não precisam de alguém para fazer as pizzas?

– Temos um excelente pizzaiolo – disse ela. – Mas... o senhor não veio para descansar?

– Descansar? Estou exausto de tanto descansar. Quero é trabalhar! Posso ajudar a cortar lenha?

-----------------

** Carlos Eduardo Novaes é escritor

----------------

(*) AQUARELA DO BRASIL (Ary Barroso).

--------------

Nenhum comentário: