A proposta deste blogue é incentivar boas discussões sobre o mundo econômico em todos os seus aspectos: econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais (Acesse Comentários). Nele inserimos as colunas "XÔ ESTRESSE" ; "Editorial" e "A Hora do Ângelus"; um espaço ecumênico de reflexão. (... postagens aos sábados e domingos quando possíveis). As postagens aqui, são desprovidas de quaisquer ideologia, crença ou preconceito por parte do administrador deste blogue.
PENSAR "GRANDE":
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.
----
''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).
"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).
"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br
=========valor ...ria...nine
folha gmail df1lkrha
***
quinta-feira, outubro 29, 2009
JOGOS OLÍMPICOS: OS DIFERENTES ''PODIUNS''
Londres X Rio
Londres e Rio de Janeiro vão sediar as duas próximas olimpíadas. Para a capital britânica, será a oportunidade de reviver as duas Olimpíadas que sediou em 1908 e 1948 e colocar em ação um plano antigo de revitalização de uma região degradada da cidade. No caso do Rio, será a chance de o Brasil provar que é capaz de organizar um evento de tal grandeza. As obras de Londres já estão a todo vapor; algumas do Rio já começam ainda em 2009. Saiba as diferenças das propostas e os desafios que as duas cidades têm pela frente.
Londres

• Londres | ||
• População: 7.6 milhões | ||
• Renda média do trabalho por pessoa em 2007: 4.197 reais | ||
• Gastos com os jogos: 5,6 bilhões de libras (15,9 bilhões de reais) |
Rio

• Rio de Janeiro | ||
• População: 6.5 milhões | ||
• Renda média do trabalho por pessoa na região metropolitana em 2008: R$ 1.297 | ||
• Gastos com os jogos: 23,2 bilhões de reais |
Propostas

Em julho de 2005, Londres bateu Paris, por 4 pontos, e foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2012. Uma das vantagens do projeto apresentado pela capital britânica era a de que 64% dos 29 locais de competição já existiam, ou estavam em construção, ou previstos independentemente dos jogos.

Parque Olímpico
Cronograma


Desafios

A construção do parque olímpico e todo o seu complexo de obras foi visto como uma das grandes oportunidades que o governo britânico tinha para revitalizar uma parte degradada da cidade, na zona leste, estimulando o desenvolvimento sócio-econômico da região. O Centro Internacional de Radiodifusão, por exemplo, está sendo projetado para se tornar um complexo de escritórios após a olimpíada. Uma ampla escola de ensino primário e secundário próximo à vila olímpica também faz parte dos planos de “herança” olímpica.

Segurança
Transporte e hospedagem

O sistema de transporte de Londres é um dos mais antigos do mundo. O metrô, que hoje conta com 402 quilômetros de extensão, distribuídos em 11 linhas e 270 estações, foi inaugurado no final do século XIX. Desde 2002, o governo britânico trabalha para modernizar o sistema de metrô e trem. Segundo os organizadores, o objetivo é fazer com que 100% das viagens feitas pelos londrinos, turistas e atletas para os locais de competição sejam feitas por metrô, bicicleta ou a pé. Para isso, a cidade contará com o primeiro metrô de alta velocidade, que estará em funcionamento até os jogos. Voar não será problema: o Aeroporto Internacional de Heathrow é o maior da Europa. E Londres tem 100.000 quartos e terá mais 30.000 camas em acomodações estudantis para os jogos.

Nem dá para comparar o sistema de transporte público das duas cidades que sediarão as duas próximas olimpíadas. Com apenas duas linhas de 36,5 quilômetros de extensão de metrô, a cidade investirá cerca de 5 bilhões de dólares na ampliação e convergência desse sistema com o trem metropolitano e um sistema de ônibus. Em 2010, a linha 1 do metrô começará a ser expandida, crescendo quatro quilômetros até 2014. Os dois terminais do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim também estão nos planos de ampliação, com previsão de aumentar a capacidade de 15 milhões para 25 milhões de passageiros por ano. Hoje, o Rio tem pouco mais de 20.000 quartos e deverá chegar em 2016 com pouco mais de 48.000, segundo os organizadores.
Recursos
Cronograma de construções
Estádio olímpico
Início: Maio de 2008
Previsão até 27 de julho de 2010: Toda a estrutura incluindo a cobertura deverá estar pronta para acabamento.
Parque aquático
Início: Julho de 2008
Previsão até 27 de julho de 2010: Estrutura e telhado terminados e início das três piscinas.
Velódromo
Início: Março de 2009
Previsão até 27 de julho de 2010: A estrutura e o telhado estarão conluídos, começando a colocação
Centro de internacional de transmissão e estacionamento
Início: Abril de 2009
Previsão até 27 de julho de 2010: Estrutura concluída com teto e paredes levantados.
Ginásio de basquete e handebol
Início: julho de 2009
Previsão até 27 de julho de 2010: A estrutura dos ginásios deverão estar prontas.
Vila olímpica
Início: Maio de 2008
Previsão até 27 de julho de 2010: A maioria dos apartamentos estarão com suas estruturas finalizadas.
Escola-campus
Início: Junho de 2009
Previsão até 27 de julho de 2010: A infraestrutura do centro de educação deverá estar pronta.
fonte: Olympic Delivery Administration
Centro olímpico de treino
Início: 2009
Fim: 2011
Centro olímpico de tênis
Início: 2013
Fim: 2015
Estádio olímpico de desportos aquáticos
Início: 2013
Fim: 2015
Estádio olímpico de canoagem
Início: 2012
Fim: 2015
Centro olímpico de BMX
Início: 2012
Fim: 2015
Centro Internacional de Radiodifusão
Início: 2013
Fim: 2015
Fonte: Comitê Rio-2016
-----------------------
http://veja.abril.com.br/quem/londres-rio-janeiro.shtml
------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário