PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, novembro 25, 2009

"QUEM LÊ TANTA NOTÍCIA?"

25 de novembro de 2009

O Globo.

Manchete: Light já tem três versões, mas não explica novo apagão
Aneel dá 48 horas para empresa descobrir causas e tomar medidas contra novas panes

Apesar de deixar 40 mil cariocas sem luz durante quase 24 horas, a Light ainda não tem uma explicação convincente para o apagão, que atingiu principalmente Ipanema, Leblon e Lagoa. A empresa já apresentou três versões: excesso de calor, apesar de o fenômeno se repetir todo ano; maior consumo por causa do aumento de eletrodomésticos, embora o efeito da redução do IPI venha do início do ano e os novos aparelhos serem mais econômicos; e o roubo de equipamentos - fato já corriqueiro na cidade que teria causado o alagamento de uma galeria. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu 48 horas para a Light explicar o apagão e tomar medidas. (págs. 1 e 15 a 17)

Foto legenda: Num cruzamento da Avenida Vieira Souto totalmente às escuras, os faróis de uma viatura oficial ajudam o guarda municipal a orientar o tráfego

As três versões

Segundo a Light, o problema foi gerado pela conjução de três fatores:
- Vandalismo na rede (roubo de cabos e outros equipamentos)
- Aumento de 27% do consumo entre a quinta-feira da semana passada e anteontem por causa das altas temperaturas, na região afetada.
- Aumento da carga na rede, atribuído a um crescimento no número de eletrodomésticos na casa dos clientes.

Foto legenda: Com a luz do sol, tornam-se visíveis os prejuízos do apagão, lojas fechadas, alimentos estragados e serviços, como corte de cabelo, sendo feitos na rua

Cabral: 'Querem roubar o Rio'

Governador não consegue barrar medida do pré-sal capitaneada por políticos do Nordeste

O governador do Rio, Sérgio Cabral, esteve ontem no Congresso e não conseguiu barrar emenda da bancada nordestina que estende para as áreas já concedidas do pré-sal (28% do total) a nova partilha dos royalties, mais favorável aos estados produtores. O Rio começará a receber, em 2010, royalties do campo de Tupi, no pré-sal. Cabral viajou a Brasília com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, que representa outro grande estado produtor, e saiu irritado:
"Querem roubar o Rio de Janeiro. É perder absolutamente o respeito federativo, é abrir um precedente perigoso no Congresso Nacional (...) Peço a solidariedade dos governadores nordestinos em nome do povo nordestino que mora no Rio." (págs. 1, 23 e Merval Pereira)

Isenções fiscais às vésperas da eleição

Na Educação, Lula diminui preço de material escolar; Cultura financia panfleto que orienta voto

O presidente Lula prepara um pacote de benesses eleitorais para 2010, o último ano de seu mandato. Serão anunciadas isenções fiscais para baratear o material escolar, logo no início do ano letivo, e o gás de cozinha. A Receita Federal está calculando o impacto nas contas do governo. No Ministério da Cultura, o dinheiro público foi gasto na produção de um panfleto que orienta o voto em 250 parlamentares considerados amigos do setor. Criticado pela oposição, o ministro Juca Ferreira inicialmente negou ter financiado o folder, mas depois teve de se desmentir. (págs. 1 e 3)

Planalto não diz quem voou com Lulinha

A oposição cobrou do Planalto explicações sobre o uso de um avião da FAB para levar Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, e mais 15 pessoas, de São Paulo a Brasília. No voo também estava o presidente do BC, Henrique Meirelles. O Planalto não divulgou os nomes dos passageiros, alegando que o grupo era convidado do presidente Lula e que não há irregularidade. (págs. 1 e 4)

Carta de Obama amplia tensão com o Brasil

Uma carta de Obama a Lula, tratando de temas controversos como Irã e Honduras, elevou a tensão entre os países. Assessor de Lula disse que Obama causa frustração. (págs. 1 e 30)

CO2: Amazônia gerou até 2% das emissões

O desmatamento da Floresta Amazônica entre 2007 e 2008 gerou até 2% das emissões globais de CO2, o principal gás do efeito estufa, segundo estudo do Inpe. (págs. 1 e 32)

Carro flex continuará com IPI menor

Mesmo com a indústria automobilística batendo recorde de vendas, o governo anunciou ontem que o IPI continuará menor para carros flex 1.0 até 31 de março de 2010. (págs. 1 e 25)

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Carro flex terá IPI mais baixo até fim de março

Incentivo acabaria em janeiro; governo se diz preocupado com o ambiente

O governo federal anunciou incentivos à venda de carros "verdes" a duas semanas da cúpula da ONU sobre clima, na Dinamarca.

Até 31 de março de 2010, veículos flex (que funcionam com álcool ou gasolina) ou a álcool ficarão com as atuais alíquotas reduzidas de IPI, que iriam até janeiro. A prorrogação inclui a venda de caminhões, que terão alíquotas zeradas até junho. (págs. 1 e B1)

Vinicius Torres Freire
Governo estimula o que já acontece por conta própria

Quase 89% dos automóveis licenciados no Brasil neste ano foram flex. Ao prorrogar o IPI menor, o governo quer incentivar os consumidores a fazer o que fazem por conta própria.

Justificar o IPI menor como medida para reduzir a emissão de gases danosos ao ambiente não cola. (págs. 1 e B3)

Foto legenda: Pausa forçada

Funcionárias de loja em Ipanema esperam a luz voltar durante apagão que afetou a zona sul do Rio por 23 horas e, segundo a Light, foi causado por problema em três cabos subterrâneos; no país, 60% passam mais tempo sem energia que há 5 anos, diz Aneel (págs. 1 e C6)

Maioria dos jovens já viu corpo de vítima de homicídio
A violência se incorporou à rotina do jovem brasileiro. A maioria (55%) diz ter visto corpos de vítimas de homicídio nos últimos 12 meses e 30% relatam que sofreram algum tipo de violência, apontam pesquisas feitas a pedido do Ministério da Justiça, uma do Datafolha e outra da Fundação Seade.

Para especialistas, os dados preocupam, pois os jovens podem passar a eleger a violência como meio de resolver seus conflitos. (págs. 1 e C1)

Cresce total de cidades no país com risco de casos de dengue

O número de cidades do país em estado de alerta e com risco de desenvolverem casos de dengue no ano que vem aumentou em relação a 2008, segundo levantamento do Ministério da Saúde.

Larvas do mosquito transmissor da dengue em quantidade "preocupante" foram encontradas em 112 municípios neste ano, ante 76 em 2008. Para o ministério, dez cidades têm risco de surto, entre elas Barretos e Presidente Prudente (SP). (págs. 1 e C5)

Direção do PT anuncia Dutra como presidente

Com quase 70% dos votos apurados, a direção do PT confirmou o ex-senador José Eduardo Dutra como novo presidente do partido.

"Ao que tudo indica, a tendência de uma definição no primeiro turno se confirmou", disse Ricardo Berzoini, presidente da sigla. Defensores de alianças venceram em 16 Estados. (págs. 1 e A9)

Editoriais

Leia "Recepção equilibrada", sobre Ahmadinejad no Brasil, e "A evolução da Aids", acerca da queda em novas infecções. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Assessor de Lula critica política externa de Obama

Para Marco Aurélio Garcia, posição dos EUA sobre Honduras é 'equivocada'

O governo Lula considera "equivocada" a posição dos EUA sobre a crise em Honduras, disse o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia. A irritação manifestada por Garcia refere-se à decisão de Washington de considerar legítima a eleição deste domingo em Honduras, mesmo sem a restituição do presidente deposto, Manuel Zelaya - como quer o Brasil. "Achamos lamentável que se queira limpar um golpe de Estado com um processo de eleição num país que vive sob estado de sítio há meses, com repressão diária e manifestações", afirmou Garcia. Ao fazer um balanço dos dez meses do governo de Barack Obama e da relação dos EUA com a América Latina, Garcia disse que há "certa decepção" e "certa frustração" com a política externa do presidente americano. (págs. 1 e A11)

Planalto toma partido no Uruguai

Pela segunda vez em 6 anos, o presidente Lula toma partido por um candidato à presidência do Uruguai. Depois de apoiar Tabaré Vázquez, em 2003, Lula declara simpatia pelo ex-guerrilheiro tupamaro José "Pepe" Mujica no segundo turno das eleições, no próximo domingo. (págs. 1 e A16)

Ministério alerta para risco maior de dengue

Levantamento do Ministério da Saúde sobre uma possível epidemia de dengue mostra que 71,8% das cidades analisadas foram consideradas de risco ou em estado de alerta para a doença. Em 2008, 47,8% das cidades estavam nessas duas categorias. Há cerca de 2 milhões de pessoas nas áreas vulneráveis. Apesar dos indicadores, o ministro José Gomes Temporão (Saúde) afirmou que ainda há como evitar uma epidemia no próximo verão. (págs. 1 e A24)

Venda de carros supera produção

Pela primeira vez em 14 anos, a indústria automobilística nacional prevê produção menor que as vendas. Importações em alta e declínio de exportações também levarão o setor ao seu primeiro déficit na balança em dez anos. (págs. 1 e B3)

Foto legenda: Seca no Amazonas: prejuízo com mudança climática

Seca atinge Careiro da Várzea (AM); estudo mostra que o Brasil pode perder R$ 3,6 trilhões até 2050 por causa do clima. (págs. 1 e A20 a A22)

Aliados usam pesquisa para fazer pressão sobre Serra

DEM, PSDB e PPS vão usar as pesquisas para pressionar José Serra (PSDB-SP) a definir rapidamente sua candidatura ao Planalto. A cúpula desses partidos prevê queda do governador ante Dilma Rousseff (PT). (págs. 1 e A4)

Investimento estrangeiro em ações bate novo recorde

O Brasil recebeu US$ 14,45 bilhões em aplicações de investidores estrangeiros para a compra de ações brasileiras em outubro, um novo recorde desde 1947. Boa parte foi direcionada à compra de ações do Santander. (págs. 1 e B8)

44% já viram um assassinato

Porcentual diz respeito a jovens que estão mais expostos à violência no País, mostra pesquisa. (págs. 1 e C4)

Notas e Informações: O gol contra de Lula

O ponto da diplomacia lulista para justificar Ahmadinejad: confraternizar com qualquer regime que prestigie o País. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: “Querem roubar o Rio”

Pressão do Nordeste por fatia maior dos royalties do pré-sal enfurece Sérgio Cabral

A proposta de Pernambuco de mudar a divisão dos royalties do pré-sal das áreas já licitadas, prejudicando o Rio, fez o governo estadual reagir. Para Sérgio Cabral, a tentativa do colega Eduardo Campos (PSB), com apoio da bancada nordestina na Câmara, é "um roubo" e contraria acordo feito com o Planalto. O governador do Rio ameaça discutir a continuidade da Zona Franca de Manaus e dos fundos para o Norte e o Noroeste. A União promete compensar a mordida com parte do que lhe couber. (págs. 1 e País A6 e Informe JB A4)

Os jovens na mira da violência (págs. 1 e País A4)

Mudanças para evitar o câncer

Duzentos mil novos casos de câncer no país poderiam ser evitados anualmente com mudanças no comportamento dos brasileiros. Em relação à Aids, um estudo da ONU revela queda no avanço da doença no mundo. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

Governo segura o IPI dos flex

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem que os carros movidos a álcool e gasolina - os conhecidos flex fuel - continuarão com alíquotas menores do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até o fim de março. (págs. 1 e Economia A17)

Abbas quer Lula como mediador

O líder da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria um excelente mediador para os conflitos no Oriente Médio. Abbas criticou os Estados Unidos, por não estarem “fazendo nada” sobre a questão. (págs. 1 e Internacional A21)

Coisas da política

Lula busca a boa-fé entre interlocutores. (págs. 1 e A2)

Informe JB

Em almoço com Temer, um alento para Cabral. (págs. 1 e A4)

Editorial

Riscos na aproximação com Ahmadinejad. (págs. 1 e A8)

Sociedade Aberta

José Flávio Sombra Saraiva
Professor titular da UnB

Brasil ganha com a visita de Ahmadinejad. (págs. 1 e A19)

Sociedade Aberta

Antonio Carlos Lemgruber
Ex-presidente do Banco Central

Bandas cambiais, um dilema ainda sem solução. (págs. 1 e A18)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense

Manchete: Crack: A praga que consome o país

A “pedra da morte” custa R$ 5. Atrai, indistintamente, ricos e pobres, crianças e adultos, desempregados e trabalhadores. Há registros de índios que usam o entorpecente. Repórteres do Correio Braziliense, do Estado de Minas e do Diário de Pernambuco percorreram 6.729 km por todas as regiões do Brasil. Eles mostram que o crack, surgido há pouco mais de 20 anos nas ruas de São Paulo, invadiu as cidades do interior e as fazendas, espalhando-se pelos grotões do país. Subproduto da cocaína, a droga virou uma epidemia nacional, que causa dependência e morte aos usuários. (págs. 1, 7 a 10 e QR Code com galeria de fotos da série)

7 jovens mortos

Na pequena Santa Cruz De Minas (MG), o tráfico e o vício levaram o flagelo a uma escola (págs. 1 e 8)

Endemia no sul

No Rio Grande Do Sul, de cada 10 viciados atendidos nos hospitais públicos, sete usam o crack (págs. 1 e 9)

Fronteiras abertas

Produção da droga começa na Bolívia e tráfico utiliza mão de obra barata. Há refino no centro-oeste (págs. 1 e 10)

Governo federal vai abrir 2.650 vagas

Presidente Lula sanciona lei que cria a carreira de desenvolvimento de políticas sociais. Selecionados deverão ter curso superior e irão trabalhar com assistência técnica em projetos e programas nas áreas de saúde, previdência, segurança pública e alimentar, e emprego e renda. (págs. 1 e 15)

Condomínios: Avaliação sob suspeita

Perito calcula que a venda de lote no Jardim Botânico, em 2006, foi supervalorizada. Com isso, põe em xeque cálculo adotado pela Terracap. (págs. 1 e 27)

Consumo: Carro com IPI menor

Quem comprar carro 1.0 bicombustível só pagará 3% desse imposto.
Medida acaba em março. Para os demais, tributo volta de forma escalonada. (págs. 1 e 14)

Combustíveis: Luta pelo mais barato

Grupo de Taguatinga faz campanha para estimular a população a abastecer em postos de Goiás. No DF, preços são altos e quase idênticos em todos os lugares. (págs. 1 e 34)
-------------------------------
http://clipping.radiobras.gov.br/clipping/novo/Construtor.php?Opcao=Sinopses&Tarefa=Exibir
---------------------

Nenhum comentário: