PENSAR "GRANDE":

***************************************************
[NÃO TEMOS A PRESUNÇÃO DE FAZER DESTE BLOGUE O TEU ''BLOGUE DE CABECEIRA'' MAS, O DE APENAS TE SUGERIR UM ''PENSAR GRANDE''].
***************************************************


“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...” (Abraham Lincoln).=>> A MÁSCARA CAIU DIA 18/06/2012 COM A ALIANÇA POLÍTICA ENTRE O PT E O PP.

----

''Os Economistas e os artistas não morrem..." (NHMedeiros).

"O Economista não pode saber tudo. Mas também não pode excluir nada" (J.K.Galbraith, 1987).

"Ranking'' dos políticos brasileiros: www.politicos.org.br

=========
# 38 RÉUS DO MENSALÃO. Veja nomes nos ''links'' abaixo:
1Radio 1455824919 nhm...

valor ...ria...nine

folha gmail df1lkrha

***

quarta-feira, junho 02, 2010

CIÊNCIAS ECONÔMICAS e ECONOMISTAS [In:] UM CURSO AINDA ELITIZADO...

...
Guia de profissões

Com características que misturam ciências sociais e matemática, a Economia atrai pelas várias possibilidades de atuação


publicada em 01/06/2010 às 12h53m

Leonardo Cazes


RIO - Durante os anos em que deu aula para os períodos iniciais, a professora Maria Silvia Possas, diretora-adjunta de graduação do Instituto de Economia da UFRJ, sempre perguntava o motivo que tinha levado os alunos para lá. Eles respondiam, em sua maioria, que escolheram o curso por se tratar de uma "ciência social com matemática". Mais do que isso, a professora considera a economia uma maneira de compreender o mundo em que vivemos. E que deveria ser oferecida até na escola:

" Infelizmente, as pessoas têm muito pouca noção do que seja economia "

- Infelizmente, as pessoas têm muito pouca noção do que seja economia. Ela é muito importante para a cidadania. Defendo, inclusive, uma licenciatura em Ciências Sociais aplicadas. Tanto que as primeiras pessoas para quem se ensina economia são os pais, avós, tios, amigos, que têm dúvidas sobre como as coisas funcionam - conta.

Para ela, se, no colégio, o aluno gosta de geografia e história econômica e também de matemática, provavelmente vai se dar bem no curso. Mas o mais importante, é gostar de ler jornal. E a professora não está falando do caderno de esportes ou de cultura.

- O jovem tem que gostar de ler jornal, especialmente o caderno de economia. Para saber se gosta, ele precisa ler o caderno econômico de um jornal e ver se tem interesse em entender aquilo, estudar o assunto a fundo, pensar o que significa para o país - afirma Maria Silvia.

Sobre a confusão feita muitas vezes entre as funções de um economista, de um administrador e de um engenheiro de produção, ela diz que as atividades não são concorrentes, e sim complementares.

" O jovem tem que gostar de ler jornal, especialmente o caderno de economia "

A professora explica que o administrador recebe uma formação na área de humanas, com cadeiras de psicologia e sociologia, que o economista não tem. Em compensação, este está mais preparado para construir cenários de mercado, levando em conta aspectos como concorrência e novos negócios. Já os engenheiros são atraídos para o mercado financeiro por seu conhecimento de matemática.

O CURSO

Os primeiros períodos do curso são dedicados a disciplinas teóricas que deem conta de três áreas principais : macroeconomia, que estuda aspectos mais gerais, como taxa de juros e a economia de um país; microeconomia, ligada a setores específicos; e finanças. É neste momento também que os alunos veem a parte mais pesada de matemática. Com esta base, eles passam a ter aulas sobre assuntos mais específicos, e a maioria começa a estagiar. Fazer disciplinas de Administração também é uma boa para quem quer trabalhar na área de gestão.

A CARREIRA

Os diferentes campos de atuação são atrativos para estudantes procurarem a área. O setor bancário é o que mais contrata, mas esse profissional pode trabalhar em outros tipos de empresa, onde avalia o mercado de atuação, seus desafios, riscos e potenciais. As consultorias são outra alternativa, assim como o setor público. A área acadêmica, onde o economista pode se dedicar a lecionar e a pesquisas, seja em órgãos públicos ou universidades, também é procurada. E estudos relacionados a recursos naturais devem ganhar cada vez mais importância.

Nenhum comentário: